4º ANO/Turmas A e B - AULA 16

Semana de 15 a 19 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras Andréia e Verônica

POEMAS CONCRETOS OU CINÉTICO

Os poemas concretos ou cinéticos são aqueles criados não só para serem lidos, mas para serem vistos, como uma fotografia, uma pintura. 
Por que poema cinético? É um gênero de poesia que dá ideia de movimento, velocidade. Esses poemas também chamados de poemas concretos ou figurativos, têm uma disposição especial de versos e palavras, que dão a impressão de formas concretas e movimento, onde a própria disposição dos elementos ajuda na transmissão da mensagem.
Você já conhece as características do poema, eles são compostos por versos, estrofes, rimas e o ritmo. Logo, o agrupamento dos versos são as estrofes. A rima é representada pelos resultados de sons iguais no meio ou final dos versos e o ritmo dando o tempo correto das frase, observamos o ritmo ao ler o poema.
Observe no vídeo, o ritmo na leitura do poema
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PD0Ik1d8UsY

Fonte: Imagem do Google

QUESTÕES PARA RESPONDER EM SEU CADERNO.
1) Você observou as rimas e a musicalidade do poema? O que você achou?
2) Quais são as palavras que rimam no poema Bola de Cecília Meireles?

Agora observe os poemas abaixo, ambos têm como tema central a bola.
A)
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJyHYZ31AwibbyZXVEo-Q-74U-vZUeyslabXGnsAgDvemiS9hWTF9beq3MwtAOHAv4yU_WK0NnCTBgHPy-k49vVpefZKV47XlnlU5z900R7u7rLdooBcQpG2IFQFDWFbsi7tblMEOKYwtA/s1600/bola+poema+cinetico.jpg

A emoção do futebol.com
Esta bola sentimos.

B)
JOGO DE BOLA

A bela bola
rola:
a bela bola do Raul.

     Bola amarela,
a de Arabela.

A do Raul,
azul.

Rola a amarela
e pula a azul.

A bola é mole,  
é mole e rola.

A bola é pula  
é bela e pula.

É bela, rola e pula, 
é mole, amarela, azul.

A de Raul é de Arabela
   e a de Arabela é de Raul.
(Cecília Meireles)

QUESTÕES PARA RESPONDER EM SEU CADERNO
1) Qual dos poemas acima possui estrofes e versos?
2) Qual deles dá a sensação de movimento?
3) Qual deles faz com que você tenha vontade de jogar futebol?  
4) Qual deles pertence a poesia concreta?
5) Para você o futebol é, de fato, uma emoção? Explique por quê?


Agora é a sua vez de criar uma poesia concreta.
Pense em algo que você gosta, pode ser uma brincadeira, um animal, uma árvore, um alimento ou outro artefato. Faça uma poesia concreta. Lembre-se de que deve desenhar o objeto com palavras. 

ORTOGRAFIA
Observe as palavras azul e Raul e preste atenção no som do fonema /l/ tem o mesmo som do fonema /u/. Assim como caracol, calda de doce, calma, Brasil, mal, entre outras palavras. Agora pesquise palavras que apresentam o som do fonema /u/ porém, são grafadas com /l/.

BIBLIOGRAFIA 
https://loucosportecnologias.blogspot.com/2016/05/poema-cinetico-ou-concreto-ou.html ,https://loucosportecnologias.blogspot.com/2016/05/poema-cinetico-ou-concreto-ou.html ,https://www.youtube.com/watch?v=qJxSXCMPD0c       pesquisado dia 09/06/2020

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta

DO YOU LIKE? (VOCÊ GOSTA?)

AFIRMATIVO: YES, I DO
NEGATIVO: NO, I DON’T

VOCABULARY
LASAGNA: LASANHA
MILK SHAKE: MILK SHAKE
AVOCADOS: ABACATE
LOLLIPOS: PIRULITOS
ASPARAGUS: ASPARGOS
CAKE: BOLO
BUTTER: MANTEIGA
JELLY: MARMELADA

Vamos assistir ao vídeo para ouvir a pronuncia das palavras.
Fonte: https://youtu.be/13mftBvRmvM

ATIVIDADES

1) COLE FIGURAS OU DESENHE AS PALAVRAS DO VOCABULARY EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME EM INGLÊS.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professor Jeymeson


Olá estudantes vamos usar os livro da Escola da Inteligência?

Refletindo sobre o significado de contemplar o belo

Páginas: 69 A 92  (lição 2; aulas 2 e 3)
Atividades nas páginas: 75, 76, 77, 78, 79, 83, 84, 86, 87 e 88.


Aula em PDF:

HISTÓRIA

Professoras Andréia e Verônica

  TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS AO LONGO DA HISTÓRIA

A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
A sociedade moderna caracteriza-se por mudanças de grande porte nos campos da economia, da política e da cultura, com repercussões significativas em todos os aspectos da existência pessoal e social. Estas mudanças assumem, no Brasil, um ritmo particularmente acelerado nos maiores centros urbanos. Trata-se de mudanças profundas e permanentes, que dizem respeito à atividade produtiva e à organização do trabalho, aos processos educativos e de comunicação, até a socialização das novas gerações, ao universo de valores e critérios que orientam a conduta no cotidiano. Essas mudanças, concentradas e aceleradas, repercutem significativamente na vida familiar

Pré-história, desenhos rupestre, antes da escrita

Aparecimento da escrita marca o início da história

Os grupos sociais sofreram transformações muito significativas ao longo da história. Antes, o homem era nômades, vivia da caça e da pesca, explorando uma região e após haver consumido o que a natureza lhes oferecia, espalhava-se pelo território à procura de outro local para sobreviver.  Quando descobriram que podiam plantar e colher, surgiu a agricultura isto permitiu descobrir diferentes técnicas para o plantio, o que causou uma mudança permanente na vida social da humanidade.


Conforme o ser humano evoluía suas ações passaram a causar impactos negativos no meio ambiente, ganharam força nos últimos 250 anos com o desenvolvimento da indústria. 


A produção industrial e o estímulo cada vez maior ao consumo fizeram com que houvesse a necessidade de se aumentar a matéria-prima para as indústrias, visto que a maioria dos produtos tem vida útil reduzida. Consequentemente, ações como poluição de mares e rios com esgoto industrial e agrotóxicos; empobrecimento dos solos, poluição atmosférica têm provocado uma intensa degradação do meio ambiente e um crescente 

Transformação dentro da família, cujo pai (homem) era a mais alta autoridade que poderia ser também do filho ou ascendente homem adulto. Hoje é comum encontrar mulheres como como chefe de família em qualquer lar.

A mudança dos Meios de Comunicação, hoje conseguimos obter informações no momento em que o fato acontece, pesquisando pela internet por meio de um notebook, celular, computador ou tablet é possível conversar, trabalhar, conhecer o mundo e ainda preparar aula. Tudo isso ao mesmo tempo. Há poucas décadas, era necessário ir à biblioteca fazer pesquisa manuscrita, passar na lousa para que aluno a copiasse, ou usar outros recursos tecnológicos totalmente ultrapassados. Estas mudanças são permanentes na vida do homem. 


Como você já observou em nossas aulas, o mundo vem sofrendo transformações ao longo da história. Descobrimos que o Brasil e o mundo não foi mais o mesmo com o início da navegação marítima, com fim da escravidão, com chegada dos imigrantes, com a evolução dos meios de comunicação. Tudo isso prova que o ser humano está evoluindo e buscando desenvolver novas técnicas para deixar a vida mais fácil. Porém, nota-se também, a devastação das nossas florestas, o desequilíbrio ambiental, a poluição dos rios e das matas, o surgimento de doenças como o novo Coronavírus e de outras. Para a maioria dessas doenças já existem vacinas, outra mudança permanente, uma vez que, já não se morre tanta gente com doenças como sarampo, febre-amarela entre outras.
CONVERSE COM SUA FAMÍLIA

QUESTÕES PARA COPIAR E RESPONDER EM SEU CADERNO
1) Quando seus pais eram crianças, seria possível realizar aulas à distância?
2) Que tecnologia havia na sala de aula que eles estudavam?
3) Os alunos costumavam frequentar biblioteca, sala de vídeo, passeios promovidos pela escola?
4) Quais mudanças ocorreram no seu bairro do ano que você nasceu até hoje?

AGORA É COM VOCÊ 
5) Você conhece algum lar sustentado apenas por mulheres?
6) Na sua opinião, como era o mundo antes da escrita e da agricultura?
7) Como se chamava o estilo de vida quando o homem não tinha residência fixa?
8) Na sua opinião, quais outras transformações ocorreram ao longo da história? Sugestão: transporte, saúde, vestimenta, calçados, assessórios e outro que você achar melhor. 
9) Na sua opinião, como será a agricultura daqui a 50 anos?

Bibliografia
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/acao-antropica.htm
https://www.infoescola.com/historia/nomadismo/
https://www.webartigos.com/artigos/mudancas-sociais-na-familia-atual/164352
https://conhecimentocientifico.r7.com/escrita-origem-historia/
http://br.innatia.com/c-organizacao-familiar/a-organizacao-familiar-patriarcal-2330.html

GEOGRAFIA

Professoras Andréia e Verônica

RELAÇÕES ENTRE O CAMPO A E CIDADE
O campo e a cidade têm uma relação de dependência. O processo vem da criação das cidades. Na pré-história humana, ainda não Homo sapiens, o homem morava em árvores, depois; em cavernas quando era nômade. Uma época sem estruturas fixa de moradia. Com o passar do tempo houve a necessidade da fixação no lugar. E os homens criaram os primeiros aglomerados humanos.
Dessa forma, aos poucos foram surgindo os primeiros povoados, as primeiras cidades e hoje a relação entre zona urbana e zona rural é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo, e este também se beneficiam dos produtos produzidos na cidade. Criou-se uma interdependência, pois o agricultor necessita adquirir insumos para produção, medicamentos para uso pessoal e veterinários, produtos eletrônicos e até mesmo alimento industrializados.  Por isso, o homem do campo do campo e da cidade devem valorizar o trabalho desenvolvido em ambas as partes, já que necessitam desse relacionamento.

Figura 1 - Produção de vegetais

Figura 2 - Criação de bovinos

Figura 3 - Produtos vegetais em mercado

Figura 4 - Produtos animais em açougue

Nesta aula, você observou o quanto a cidade e o campo têm uma relação de dependência. Agora vamos dialogar sobre o que você compreendeu.

Observe as figuras acima e responda as questões abaixo em seu caderno.

1) Quais são atividades econômicas mostradas na fotografia 1 e 2?
2) Essas atividades são praticadas geralmente praticadas na zona urbana ou rural?
3) Qual a importância dessas atividades para a sociedade?
4) Explique a relação existente entre as atividades da figura 1 com a figura 2 e depois da figura 3 com a 4.

Converse com sua família e responda as questões.
1) Na sua família há produtores rurais?
2) Se houver produtor rural, explique a importância dele para a sociedade. 
3) Sua família é oriunda da zona urbana ou rural?

BIBLIOGRAFIA.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm

MATEMÁTICA

Professor Ludney

Sistema de numeração decimal

O sistema de numeração que usamos é um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A palavra decimal tem origem na palavra latina  decem, que significa 10. Ele foi inventado pelos hindus, aperfeiçoado e levado para a Europa pelos árabes. Daí o nome indo-arábico. Além disso, ele serve para contar objetos.

Neste sistema os números são representados por um agrupamento de símbolos que chamamos de algarismos ou dígitos.
Esse sistema de numeração apresenta algumas características:

Utiliza apenas os algarismos indo-arábicos 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 para representar qualquer quantidade.

Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe.
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
 
Outra característica é que ele segue o princípio do valor posicional do algarismo, isto é, cada algarismo tem um valor de acordo com a posição que ele ocupa na representação do numeral.

Temos, então, o seguinte quadro posicional (ou de ordens):

4º ordem

3º ordem

2º ordem

1º ordem    

Unidade de m

Milhar

Centena de Unidades

Dezena de Unidades

Unidades


Exemplo:
o algarismo 2 representa 2 unidades e vale 2 (1º ordem);
o algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem);
o algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3º ordem).
Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois.
Neste número: 7.156 o algarismo 6 representa 6 unidades e vale 6 (1º ordem).
o algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2º ordem).
o algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3º ordem).
o algarismo 7 representa 7 unidades de milhar e vale 7000 (4º ordem).

Números Racionais
Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita(escrito com vírgula) ou decimal infinita(escrito com vírgula) e periódica.

Exemplos :

 = forma de fração (lê-se: três quartos)

= 0,75 → forma decimal (números escritos com vírgula)


 0,252525... forma periódica (infinita)

  = 0,2 forma de fração (lê-se: dois décimos)

 = 0,05 forma de fração (lê-se: cinco centésimos)

Atividades no caderno:
1) Utilizando uma só vez cada um dos algarismos 2, 4, 6 e 7, escreva:

a) o maior número natural;
 
b) o maior número ímpar;
  
c) o menor número par.  
 
2) Ex: 843 = 8 centenas + 4 dezenas + 3 unidades, agora é a sua vez complete. 
a) 742 = ____ centenas + ____ dezenas + ____ unidades
b) 598 = ____ centenas + ____ dezenas + ____ unidades
c) 217 = ____ centenas + ____ dezenas + ____ unidades
d) 532 = ____ centenas + ____ dezenas + ____ unidades
e) 711 = ____ centenas + ____ dezenas + ____ unidades
 
3) Cássio tem 87 moedas de 10 centavos e quer trocar por moedas de 1 real.
 
a) Qual a quantia que Cássio receberá em moedas de 1 real?
 
b) Quantos centavos sobrou?
 
c) Escreva por extenso a quantia que Cássio possui ?
 
4) Marcelo conferiu o dinheiro que tem em sua carteira: 2 cédulas de 20 reais, 4 cédulas de 10 reais, 5 cédulas de 2 reais e 5 moedas de 25 centavos. E descobriu que tem:
a)(   ) Cento e dois reais e cinquenta centavos.
b)(   ) Noventa e um reais e vinte e cinco centavos.
c)(   ) Oitenta e um reais e vinte e cinco centavos.
d)(   ) Noventa e um reais e cinco centavos.
 
5) Escreva como deve ser feita a leitura dos preços dos produtos abaixo:


A __________________________________________
B __________________________________________
C __________________________________________
D __________________________________________ 

6)Luciana tem duas cédulas de R$5,00, quatro moedas de R$1,00, oito moedas de R$0,10 e cinco moedas de R$0,50. Somadas as cédulas e as moedas, quantos reais Luciana possui?
a) (   ) R$ 6,60
b) (   ) R$ 12,30
c) (   ) R$ 17,30
d) (   ) R$ 16,60

CÊNCIAS

Professoras Andréia e Verônica


CONHECENDO MELHOR FUNGOS E BACTÉRIAS
Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

FUNGOS 
Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.
Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.


Nos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies. Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.
Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.

Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos. Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.

PARA ENTENDER MELHOR SOBRE OS FUNGOS ASSISTA O VÍDEO
Fonte: https://youtu.be/a2OYT5hq8Jc

BACTÉRIAS
As bactérias são organismos microscópicos que apresentam apenas uma célula e não possuem núcleo delimitado por membrana (seres procarióticos). São organismos extremamente bem-sucedidos, sendo encontrados nos mais variados ambientes.
Normalmente as pessoas associam as bactérias a doenças, uma vez que existem várias espécies causadoras de infecções graves. Entre as bactérias patogênicas, podemos citar o Streptococcus pyogenes, relacionada com a amigdalite, Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose, Mycobacterium leprae, causadora da hanseníase, e Clostridium tetani, que provoca o tétano.
     Vale destacar, no entanto, que as bactérias não provocam apenas danos, sendo responsáveis por vários benefícios aos seres humanos e ao meio ambiente. Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres. Além do processo de decomposição, as bactérias são importantes para o meio por participarem do ciclo do nitrogênio, elemento essencial para os seres vivos que é encontrado principalmente na atmosfera, mas de uma forma que não pode ser absorvido. As bactérias disponibilizam o nitrogênio para as plantas e para o solo para que ele possa ser assim utilizado.
As bactérias também são encontradas na natureza em associação mutualística com outros organismos. A Escherichia coli, por exemplo, vive normalmente em nosso intestino grosso e atua na produção de vitamina K e algumas vitaminas do Complexo B. Vale destacar, em contrapartida, que algumas bactérias E. coli provocam doenças em humanos.
As bactérias também podem ser usadas economicamente pelo homem, como é o caso da Lactobacillus bulgaris e da Streptococcus thermophilus, usadas na produção de iogurte. Além disso, elas são usadas na produção de vacinas, antibióticos e até mesmo de hormônios, como é o caso da insulina. No que diz respeito ao campo estético, as bactérias são usadas para diminuir rugas de expressão por meio do uso da toxina botulínica. As bactérias atualmente estão sendo usadas também na despoluição de ambientes e no controle biológico de pragas, sendo inseridas para matar insetos sem causar poluição.
Percebemos, portanto, que as bactérias são organismos extremamente importantes em todos os campos da nossa vida e que esses pequenos seres são essenciais para a nossa sobrevivência e de outros seres. Lembre-se: Todas as formas de vida são importantes, até mesmo as microscópicas!
ASSISTA O VÍDEO PARA ENTENDER MELHOR SOBRE BACTÉRIA:
Fonte: https://youtu.be/WqrkP7QTDQQ

Ação decompositora do fungos e bactérias
PARA ENTENDER MELHOR ASSISTA O VÍDEO:
Fonte: https://youtu.be/89CmR5QVrvM

AGORA É COM VOCÊ LEIA O  TEXTO E RESPONDA
Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”
1- Será que essas frutas do chão já estavam maduras?
2-O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?
3-Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas frutas?
4- O que ocasionou essa transformação?
5-Para onde vão essas partículas após essa transformação?
6-Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma pessoa aconteceria o mesmo?
7- PESQUISE E RESPONDA:
a)  Qual será a função da decomposição?
b) Será que a decomposição tem alguma importância para a manutenção da vida ou poderíamos viver sem?
BOA AULA E FIQUE EM CASA!

Bibliografia
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/fungos.htm
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=VIDEO+PARA+CRIAN%C3%87AS+SOBRE+BACTERIAS
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2371/acao-decompositora-do-fungos-e-bacterias

ARTE

Professor Alessandro

Chico Buarque e o futebol

CHICO BUARQUE

Vídeo 01: Chico Buarque - O Futebol
Dados :Music video by Chico Buarque performing O Futebol (Para Mane, Didi, Pag¦o, Pelé E... (Pseudo Video). (C) 1989 BMG BRASIL LTDA.

Letra da música
 
Para estufar esse filó
Como eu sonhei
Só se eu fosse o rei

Para tirar efeito igual ao jogador
Qual compositor
Para aplicar uma firula exata
Que pintor
Para emplacar em que pinacoteca, nega
Pintura mais fundamental
Que um chute a gol
Com precisão de flecha e folha seca

Parafusar algum João na lateral
Não quando é fatal
Para avisar a finta enfim
Quando não é
Sim no contrapé
Para avançar na vaga geometria o corredor, no corredor
Na paralela do impossível, minha nega
No sentimento diagonal do homem-gol
Rasgando o chão e costurando a linha

Parábola do homem comum
Roçando o céu
Um senhor chapéu
Para delírio das gerais no coliseu
Mas que rei sou eu
Para anular a natural catimba do cantor
Paralisando esta canção capenga, nega
Para captar o visual do chute ao gol
E a emoção da ideia quando ginga, ia ia

AGORA LEIA O RECORTE DO TEXTO RETIRADO DA INTERNET

“Francisco Buarque de Hollanda  mais conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB).Escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda.

Além da notabilidade como músico, desenvolveu ao longo dos anos uma carreira literária, sendo autor de peças teatrais e romances. Foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010. Em 2019, foi distinguido com o Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa, pelo conjunto da obra.

Musicou as peças Morte e vida severina e o infantil Os Saltimbancos. Escreveu também várias peças de teatro, entre elas Roda Viva (proibida), Gota d'Água, Calabar (proibida), Ópera do malandro e cinco livros: Estorvo, Benjamim, Budapeste, Leite Derramado e O irmão Alemão.[23]
Chico Buarque sempre se destacou como cronista nos tempos de colégio; seu primeiro livro foi publicado em 1966, trazendo os manuscritos das primeiras composições e o conto Ulisses, e ainda uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre A Banda. Em 1974, escreve a novela pecuária Fazenda modelo e, em 1979, Chapeuzinho Amarelo, um livro-poema para crianças. A bordo do Rui Barbosa foi escrito em 1963 ou 1964 e publicado em 1981. Em 1991, publica o romance Estorvo (vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance em 1992[25]) e, quatro anos depois, escreve o livro Benjamim. Em 2004, o romance Budapeste ganha o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.[26] Em 2009, lança o livro Leite Derramado, que também recebe o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.[26] Em 2016, é anunciada a estreia da versão teatral deste romance pelo Club Noir, estrelada por Helena Ignez e Luiz Päetow.[27] Oficialmente, a vendagem mínima de seus livros é de 500 mil exemplares no Brasil.

Respondendo as perguntas

1) Qual é o nome da música?
2) Qual é o nome do compositor?
3) A música fala sobre qual assunto?
4) Você ouviu a música?O que achou?
a. Gostei
b. Não gostei
5) Quanto ao andamento da música:
a. Muito rápido
b. Muito lento
6) Se batermos ‘palmas’ o que percebemos quanto a pulsação/compassos?
a. É binário com um grupo de dois tempo.
b. É ternário com grupo três tempos.
c. É quaternário com grupo de quatro tempos.
7) Qual é nome da canção mais famosa do compositor? Dica: leia o texto.
8) Quais eram outras áreas artísticas que ele desenvolvia além da música. Dica: leia o texto.
a. Dança e música contemporânea
b. Escritor de livros, musicais e Peças Teatrais.
c. Escritor de livros, musicais e Peças Teatrais.
d. Escritor de livros, musicais e ator.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Danielle Batista

ESPORTE COLETIVO X ESPORTE INDIVIDUAL
Fonte: Google Imagens

ESPORTE INDIVIDUAL

Fonte: Google Imagens
Os esportes individuais, como o próprio nome diz, são aqueles praticados por um único atleta. Logo, são aqueles em que o praticante atua sozinho, dependendo basicamente de si mesmo para alcançar seus objetivos. Os esportes em geral e principalmente os individuais atuam no desenvolvimento:
-Da personalidade, pois exigem uma melhor preparação psicológica para a sua prática.
-Envolve um aumento da confiança, da perseverança, da motivação intrínseca e da segurança.

Benefícios dos Esportes Individuais
Participar de atividades que tenham as práticas individuais como proposta de vivência leva você alunos, a vivenciar possibilidades de novas experiências onde aprende a compreender os limites e possibilidades de si e do outro. Deve considerar também que o trabalho corporal com os esportes individuais, por envolver tempo, espaço, força, velocidade, resistência, coordenação, habilidades motoras, determinação, esforço, abre grandes possibilidades de desenvolvimento tanto psicomotor quanto social.

Lista dos principais esportes coletivos
Futebol, Futebol de Areia ou de Praia, Futebol Society, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Futevôlei, Basquete, Futsal, Handebol, Futebol Americano, Futebol Society, Rugby, Rugby de Praia ou de Areia, Beisebol, Peteca, Vela e Iatismo, Badminton, Críquete, Polo, Polo Aquático, Curling, Hóquei no Gelo, Paintball, Bocha.

ESPORTE COLETIVO 
Fonte: Google Imagens

São atividades essencialmente de ataque e defesa que se estruturam na disputa entre duas equipes com enfoque no grupo dentro de uma organização técnico e tática. Eles podem ser realizados em seus diferentes ambientes como o campo, gelo, quadra, areia, entre outros. O que desenvolve? Os esportes coletivos desenvolvem principalmente o “espírito social”, de colaboração e de equipe, no qual o participante está inserido.
Além de atividade física com o objetivo de recreação, o esporte passou a ser um instrumento de desenvolvimento social. O esporte também é tratado de maneira educativa e pode influenciar de forma positiva o indivíduo e suas interações coletivas. Além da disciplina física e manutenção do corpo, melhora a mente de quem os pratica e promove qualidade de vida das pessoas.
Benefícios dos Esportes coletivos
Praticados tanto de forma competitiva como atividade recreativa e de lazer, os esportes coletivos têm como um dos objetivos principais a dinâmica de equipe, agilidade, coordenação, além da organização técnica e estratégica do jogo. 

Os benefícios do esporte coletivo são muitos e vão desde o bem-estar à comunicação entre os esportistas. Além disso, o exercício regular contínuo para quem compete diminui muito o risco de doenças graves, especialmente doenças cardiovasculares crônicas. O esporte melhora, também, o raciocínio, a disposição física, colabora para o aumento da autoestima, bem como outras atribuições fundamentais para o indivíduo.
Lista dos principais esportes individuais
Atletismo, Natação, Tênis, Golfe, Hipismo, UFC (MMA), Automobilismo, Motovelocidade, Motocross, Judô, Taekwondo, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Esgrima, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Ginástica Artística e Rítmica, Ginástica Aeróbica e Acrobática, Canoagem de Velocidade, Saltos Ornamentais, Triatlo, Capoeira, Jiu-Jitsu.

VAMOS CONHECER AGORA SOBRE O JOGO. E NESSA AULA QUERO TE APRESENTAR OS:

JOGOS COOPERATIVOS
Fonte: Google Imagens

Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado.

Qual é o objetivo dos jogos cooperativos?
O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, trabalhando em prol do grupo.
O que mais importa nesses tipos de jogos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade. É reforçada a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe.
Quais são os benefícios dos jogos cooperativos?
Embora a vitória não seja garantida, um jogo cooperativo garantirá que cada participante possa se divertir muito do começo ao fim. Como bônus, ajuda a ensinar às crianças a importância do trabalho em equipe, e os jogos são um cenário divertido para a lição.

VAMOS AO NOSSO DESAFIO PRÁTICO!!!
Sobre o Jogo:
Hoje convido você a experimentar um jogo cooperativo simples chamado: “Caneta na garrafa”. Observe as imagens abaixo:
Fonte: Google Imagens

Os materiais necessários para essa atividade são bem simples. Você vai precisar:

-Uma garrafa pet
-Barbante ou linha
-Uma caneta

Modo de Jogo: 
-Coloque a garrafa no centro.
-Para a realização desta atividade, você precisará de pelo menos mais uma pessoa para jogar com você, então chame a família para te ajudar.
-Cada integrante vai ter um pedaço de barbante que precisa ter o mesmo tamanho dos outros integrantes. Cada uma amarra uma ponta do barbante na caneta e estica o mesmo.
-O objetivo do jogo é colocar juntos a caneta dentro da garrafa, para o barbante deve ser esticado em grupo, um ajudando o outro, coloque a caneta na garrafa. 

Assista este vídeo e faça as varições do presente jogo:

Sobre o Esporte:

Volte ao texto onde mostra a lista dos principais esportes individuais e dos principais esportes coletivos. Escolha um esporte diferente que faz parte de cada estilo (um individual e um coletivo) e os desenhe aqui embaixo. Isso mesmo, pesquisa imagens desse esporte e desenhe aqui embaixo.

ATIVIDADE DE ASSIMILAÇÃO: QUEBRANDO A CUCA!
1. Qual a principal diferença entre esporte individual e esporte coletivo?

2. Quais os benefícios que o esporte coletivo pode proporcionar para seus praticantes? 

3. Dentre todos os esportes citados acima, descreve abaixo:
a) Quais você conhece?
b) Quais você já jogou?
c) Quais você não conhecia e foi pesquisar sobre ele?

4. O que é o jogo cooperativo? Descreva

5. Quais são os objetivos dos jogos cooperativos? Descreva.

6. Você conseguiu fazer o jogo da “caneta na garrafa”? Sim, descreva pra mim como foi? Fez alguma outra variação do jogo? Relate abaixo.

7. Frente a tudo que você estudou na aula de hoje, como você ente a diferença entre esporte e jogo?

NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!

Comentários

  1. Parabéns professora Andréia e Veronica, as imagens são interessantes, daria para fazer uma aula de Arte só com elas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da poesia concreta, as vezes as imagens falam mais do que as palavras, nesse caso, com as palavras, mas já perceberam que somos mais visuais que auditivos?Eu costumo entender só quando vejo, isso me limita, preciso trabalhar mais minha percepção auditiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário