3º Ano/ Turmas A e B - aula 15

Semana de 22 a 26 de junho

NESSA SEMANA VAMOS APRENDER MUITO!


EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL 

ü  Aulas 4 - lição 01

ü  Qual a diferença entre a vontade de ter algo e  a inveja?

Superando a inveja

👇

Videoaula: https://vimeo.com/414308196/efdce93ab2 (lição 3: aula1)

👆

       📖     As páginas para essa semana são: 106 a 125.

           📖      Atividades nas páginas: 111, 122, 123 e 124.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DAS ATITUDES POSITIVAS DURANTE AS AULAS


Durante a realização dos jogos ocorrem muitas interações entre os jogadores. Algumas brincadeiras deve-se pegar na mão do colega, outras é necessário correr atrás do colega, formar duplas, trios com os colegas de turma. No esporte, temos adversários de outra equipe, ou seja, pessoas que jogam tentando nos vencer. Na dança, existem diversos ritmos diferentes, onde cada um dança o ritmo que mais gosta.


Todo exercício físico deve motivar o aluno para melhorar suas capacidades físicas, intelectuais e sociais. Quem joga, deve respeitar os demais jogadores. Nas brincadeiras de roda, os alunos devem dar as mãos de maneira generosa e com cuidado para não machucar o colega. No esporte, deve-se respeitar o adversário. Na dança, deve-se respeitar o gosto de   cada um e a forma de se expressar.   

                                                                              (Fonte: Imagens Google)





FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Também conhecido como "jogo limpo", o “fair play” pode ser ensinado nas atividades físicas e servir para o dia a dia dos alunos. Você sabe o que é “fair play”? A expressão americana, que em Português significa “jogo limpo”, se popularizou em todo o mundo com a campanha FIFA “Fair Play”, criada para incentivar os jogadores de futebol a cumprirem as regras e respeitarem os adversários, árbitros e torcedores. Desde então, esta filosofia esportiva passou a ser empregada em diversos segmentos da sociedade para valorizar uma conduta ética e justa.

 

👍Agora, responda com a sua opinião as seguintes situações ocorrentes nas aulas:

-Nas brincadeiras de roda, quando o professor pede para todos darem as mãos, você pega na mão do seu colega?👍👎

 Você vê algum problema em dar as mãos?👍👎

-Se algum colega cai no chão durante o jogo, você o ajudaria a se levantar?👍👎

 Você considera importante ajudar o seu colega?👍👎

-

👉Marque com ‘X’, as alternativas que você considera importantes e positivas durante as aulas:👍

(     ) Temos que respeitar o adversário de jogo.

(     ) Ajudar o colega durante a brincadeira é uma boa atitude.

(     ) Xingar o colega é uma ação normal.

(     ) É importante deixar todos os colegas brincarem juntos.

(     ) É importante respeitar as formas de expressão do colega durante as aulas de dança.

(     ) Meninos e meninas podem jogar futsal em times misturado.

 

👉-O que é “fair play”?


👉Você utiliza atitudes positivas na hora das brincadeiras, jogos e esportes?👍👎


👉-Dê exemplos de atitudes que você considera positivas durante brincadeiras, jogos ou esportes.

Ritmo corporal/ Parte 3   

Nosso corpo humano foi programado para movimentar,

ENTÃO CRIANÇADA VAMOS MOVIMENTAR!!!!!!!!!

Definitivamente, não foi programado para ficar parado. (Carvalho,2020)

 Vivenciar Pulso Rítmicos

 

VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁÁÁ!

ATIVIDADE MUSICAL DE PALMAS PALMA PÉ (BRINCADEIRA MUSICAL) - MARCELO SERRALVA

 

BRINCADEIRA MUSICAL “YAPO”, COM A MÚSICA “YAPO” (DP TRANSMITIDO POR LUIS PESCETTI). PARTE DO LIVRO E DVD BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA - VOLUME 1.

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4

        Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=rcBvsH7jqnc

          

BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA

 


ESSE ESPAÇO É PARA VOCÊ CRIAR SUA PRÓPRIA SEQUÊNCIA E COMPARTILHE COM OS COLEGAS NO WHATSAPP

 

    
    
    
    


LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNERO TEXTUAL: REPORTAGEM

A reportagem, gênero textual de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital) e portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Uma reportagem deve trazer sempre o nome do autor do texto, a data e em alguns casos, o horário de publicação. O título de uma reportagem apresenta letras maiores, cor diferente do corpo do texto e um pequeno resumo do assunto que será abordado; essas características têm o objetivo de atrair a atenção do leitor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CDaxVeQShL8


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=hlZkUFRGyi8



VAMOS CONVERSAR SOBRE REPORTAGEM!

Qual é o nome do veículo de comunicação (televisão¿ jornal¿ internet¿ WhatsApp¿ blog¿) que está a reportagem:

(      )   Televisão                                    (       ) JORNAL                             (      ) RÁDIO

 

A Reportagem trata sobre:

(       ) RECEITA                  (       ) JOGOS                     (         ) VACINA         (       ) ESPORTES



A IMAGEM ESTÁ ILUSTRANDO :

(           ) CARTA.                 (           ) CONTO.        (         ) REPORTAGEM.

 

A REPORTAGEM FALA SOBRE:

(           ) RECEITA.              (           ) VACINA.                (           ) ESCOLA.

 

*LER E FAZER AS ATIVIDADES SOBRE REPORTAGEM DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA VEM VOAR 3º Ano - PÁGINAS 198 A 201.

MATEMÁTICA

MULTIPLICAÇÃO 

DESENHE 8 GRUPOS COM 3 PIRULITOS EM CADA UM. DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES


.









a)      Qual é a adição correspondente ao seu desenho?

 

3+3+3+3+3+3+3+_____: 24

 

b)     Qual é a multiplicação correspondente?

_____X 3= 24

 

 

DESENHE 3 GRUPOS COM 3 PIRULITOS EM CADA UM. DEPOIS, RESPONDA AS QUESTÕES.























👉a)      Qual é a adição correspondente ao seu desenho?

 

3+_____+_____= 9




👉b)     Qual é a multiplicação correspondente?       3 X ____= 9

  

AGORA VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “ A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3º ANO” PÁGINAS 146 A 151.



CIÊNCIAS

 

NOSSO PLANETA

 

👀Faça a leitura com atenção

 

 

Vivemos  no  planeta  chamado Terra,  também  conhecido  como  mundo,  e  até onde sabemos, trata-se do  único  planeta habitável do Sistema  Solar. Também conhecido como  “planeta  água”  (nosso  planeta  possui  70% da  sua  superfície coberta por água), a Terra  possui características  bastante peculiares quando comparadas aos demais planetas. Sua  posição  em  relação  ao Sol é um  dos  principais  motivos  para  a  existência  de vida  e para a existência de água em seus três estados físicos, e, por isso, precisamos entender seu lugar no Universo.

Nós não a habitamos por acaso. A localização da Terra no Universo possibilita que nela haja água em seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso, assim como também influencia na presença de gases que colaboram para que sua temperatura média seja mantida por volta dos 14 ºC.

Os seres vivos que habitam a Terra retiram dela tudo aquilo que precisam para sobreviver. Os recursos naturais, renováveis ou não renováveis, permitem que os seres humanos, animais e vegetais mantenham-se vivos. Ao longo da história, mecanismos de adaptação foram desenvolvidos para que esses recursos pudessem ser  aproveitados. Contudo, o uso excessivo e irracional desses tem provocado grandes danos ao planeta.

O meio ambiente tem sido constantemente degradado, comprometendo a vida das gerações futuras. A busca por um modelo de desenvolvimento sustentável é um dos principais temas de discussões em todas as regiões da Terra

 



Veja    o          vídeo para     ampliar            seus conhecimentos!


Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=JvSOLL9dvt4 


Agora vamos lá, responda as perguntas abaixo em seu caderno:

 

1-     Nosso planeta tem diferentes nomes, oficialmente ele é chamado de Terra. Quais os outros nomes que ele recebe?

 

2-     Qual um dos principais motivos para a existência de vida em nosso planeta?

 

3-     Porque nosso planeta também é conhecido como ‘planeta água’ ou ‘planeta azul’?

Quais recursos permitem que os seres humanos, animais e plantas se mantenham vivos no planeta?

 

 

 

HISTÓRIA

 

CONSUMO E DESPERDÍCIO 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc

 

 

O CONSUMO É UMA NECESSIDADE DE TODO SER HUMANO, PORÉM NÃO PODEMOS DEIXAR DE PENSAR NOS IMPACTOS GERADOS PELO EXCESSO DESSE CONSUMO.



 

                                                                   Fonte: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc


Consumismo é a ação de comprar algo que não precisamos, sem que percebamos os problemas ambientais que esse comportamento traz. O consumismo, por exemplo, é uma das causas do excesso de lixo na natureza, então, evite o consumismo e pratique o consumo consciente.

 

👉Após assistir o vídeo e ler o texto acima, pense um pouco e responda:

·         Você se considera um consumidor?

 

(     )  SIM                                (      ) NÃO

 

 

     👉 Você já comprou algo de que não precisava?

______________________________________________________________


       👉Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou?_________________________________________________________

 

    👉Em caso afirmativo. Quais são os motivos que te leva a ter esse tipo de atitude?________________________________________________________

      

 

    👉Já pensou como todos esses produtos serão descartados?

______________________________________________________________

 

 

  👉   Mas afinal o que é o consumo consciente pra você?

______________________________________________________________

 

  •       POR QUE ALGUÉM COMPRA ALGO QUE NÃO PRECISA?

 

 

TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - 


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU

 

  •      👍👎Você concorda com o vídeo sobre a necessidade em consumir com responsabilidade?

      (    ) SIM           (     ) NÃO

 

 

  1. 👉         Faça uma lista do que você consome em seu dia a dia.
  2. 👉      Desta lista, enumere os itens que são essenciais a qualquer pessoa.

 👇

 

Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf

👆

 

GEOGRAFIA


DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS CIDADES

 

O LUGAR EM QUE VIVE


             


Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU .

 

·         Observando as imagens e levando em consideração o que assistimos no vídeo, o que podemos observar?

______________________________________________________________

·         Há ruas nos dois espaços? Como são?

______________________________________________________________

·         Há vegetação nos dois espaços? Como é?

______________________________________________________________

·         Há moradias nos dois espaços? Como são?

____________________________________________________________________________________________________________________________

·         Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 HORA DA PESQUISA

 

Você será o pesquisador e nossa pesquisa será por meio da observação e das suas memórias sobre o tema: ambiente rural e ambiente urbano.

 

 

Você irá escolher um deles para observar. Para isso analise as imagens aqui, faça um estudo detalhado de tudo que tem em cada ambiente aqui das imagens e também vale trazer as imagens que você tem na memória sobre esse espaço que você escolheu para pesquisar ou ainda você pode recortar e colar de revistas e livros de recorte aí da sua casa. Outra opção é você desenhar esse espaço.

Feita a opção de qual espaço irá observar e como vai usar a imagem  desse espaço, complete a ficha do seu observatório.





Espaço observado: ( ) Rural      ou            ( ) Urbano

 

 

COLE OU DESENHEAQUI A IMAGEM DO ESPAÇO QUE VOCÊ ESCOLHEU PESQUISAR

 

Quais comunidades ocupam este espaço:

O que observamos nesse espaço. Como ele é?

Você acredita que esse espaço já foi diferente?

 

As mudanças ocorridas neste espaço foram: ( ) positivas                           ( ) negativas




NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR AS FOTOGRAFIAS E VÍDEOS DE TODA A TAREFA REALIZADA NO GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA. 

ÓTIMA SEMANA E ATÉ NOSSA PRÓXIMA AULA!🙋

Comentários