6º ANO/Turmas A e B - Aula 15
Semanas de 01 a 12 de Junho de 2020
GEOGRAFIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Olá estudantes,
Vimos na aula anterior sobre as características, representação dos mapas e a planta baixa. Na aula de hoje, daremos início ao assunto sobre a Formação Territorial e Povoamento de Mato Grosso.
Vamos ler atentamente os tópicos abaixo!?
- Durante os primeiros 300 anos de colonização portuguesa nas Américas se desenvolveu essencialmente margeando a costa do Atlântico, de modo que o célebre sociólogo Darci Ribeiro comentou: “Os portugueses promoveram uma colonização que se assemelha á ações dos caranguejos, pois se restringiram a arranhar as areias das praias por mais de dois séculos de ocupação”;
- Por fim, estes dominadores coloniais, estavam limitados pelo “Tratado de Tordesilhas” – Acordo diplomático que dividiam os territórios coloniais do novo mundo entre Portugal e Espanha. Até meados do século XVIII, o interior do território colonial brasileiro era completamente desconhecido pelas autoridades lusitanas, e parcamente ocupadas por quilombolas, nações indígenas e missões jesuítas... Na região da bacia do Rio Prata-Paraná e no Chaco Paraguaio (e na Amazônia) multiplicaram-se as reduções, sendo que em pouco tempo, com o desenvolvimento do trabalho servil dos ex-selvagem para os padres, a economia dessas missões religiosas superaram e muito as de algumas Capitanias oficiais do Estado Monárquico Português;
- Em 1674, a bandeira de Fernão Dias Falcão encontrou em Minas Gerais uma pequena quantidade de ouro, atraindo muitos aventureiros a região. As bandeiras consistiam em grupos de homens que saiam organizados em expedições particulares com o objetivo de penetrar pelos sertões a procura de, índios, de negros foragidos da escravidão e posteriormente à procura de metais preciosos.
- Os paulistas diante da derrota resolveram continuar as suas incursões pelo interior. Foi nesse contexto histórico que se deu a chegada dos paulistas ao atual Estado de Mato Grosso. A chegada desses aventureiros causou um descontentamento nos paulistas, que passaram a chamar os forasteiros de “emboabas” e a ganância pelo ouro acabou provocando um conflito entre os paulistas e os portugueses que vieram em busca do ouro em Minas Gerais; a Guerra dos Emboabas. Após o conflito, o governo português passou a controlar as minas.
Agora que realizou a leitura atenta, responda as atividades sobre os tópicos clicando no link abaixo:
👇
Agora vamos observar os mapas e responder as questões:
1) Esses mapas representam quais estados?
2) Qual desses mapas representa seu estado?
3) Qual região está seu estado?
4) Quais são os estados que tem na sua região?
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
HISTÓRIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Olá estudantes,
Na aula anterior falamos sobre o tempo histórico e o tempo cronológico, estudamos as diferenças entre eles e vimos também que existem outros povos que têm suas formas de contar o tempo. Agora, iremos realizar atividades para trabalhar a noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Bons estudos!!!
Atividades:
1) Copie o calendário abaixo em seu caderno, preencha com as datas comemorativas e o inicio de cada estação do ano:
Observação: Poderá pintar e criar desenhos no seu calendário.
2) Realize a leitura do trecho a seguir:
“O tempo faz parte do fundamento da história. Os grupos humanos registravam e percebiam o tempo de formas diferentes. Entender essa especificidade é imprescindível para a compreensão da dinâmica social. Os gregos, por exemplo, compreendiam o tempo de forma cíclica, como um eterno retorno aos mesmos acontecimentos; sua concepção de tempo era marcada por uma sequência de ciclos que se repetiam. O tempo na tradição cristã traz uma concepção linear, em que há uma sucessão de eventos, logicamente, que não se repetem e que caminham para um fim dos tempos tendo, portanto, um começo e um fim.”
Referência: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4956/percepcoes-de-tempo
a) O que os gregos compreendiam?
b) Por que o tempo na tradição cristã chamava-se linear?
3) Observe o calendário que completou na questão 1º e responda:
a) Esses eventos se repetem?
b) De quanto em quanto tempo cada um desses eventos se repetem?
Que tal fazermos uma linha do tempo!?
4) Observe o exemplo abaixo:
Agora desenhe sua linha do tempo em seu caderno:
5) Observe o calendário de Kayaby e responda as questões abaixo:
a) Todos os anos os Kayaby fazem a colheita do mel em qual mês?
b) Quais fatos se repetem na vida dos Kayaby?
c) De quanto em quanto tempo ocorre essa repetição?
d) O tempo vivido pelos Kayaby é cíclico ou linear? Justifique.
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
Até a próxima aula!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Lucianny
Dando continuidade aos nossos estudos, nesta aula vamos estudar sobre o gênero textual notícia.
O gênero notícia tem como objetivo informar um fato, por isso precisa ser verdadeiro, importante, breve, interessante e estar atualizado. Ao escrever uma notícia, é fundamental responder a algumas perguntas sobre o ocorrido: o que, quem, quando, onde, como, qual objetivo, etc.
A notícia apresenta uma estrutura em que há um título, que é a manchete da notícia, um parágrafo chamado lead, logo abaixo do título, que fornece a principal informação sobre o ocorrido para chamar a atenção do leitor e o corpo da notícia. Em geral, deve ser escrita em 3ª pessoa, quando o fato não for presenciado por quem o escreveu.
Veja:
- A fonte: é necessário saber quando e em qual jornal a notícia foi publicada.
- O título da notícia (chamado de MANCHETE) é um chamamento para o leitor que pode se interessar, ou não, pelo seu conteúdo.
- A imagem (é um recurso que pode ou não estar presente) é uma estratégia para chamar atenção dos leitores e de registrar o fato em forma de imagem.
- O assunto é o corpo da reportagem e apresenta um fato ocorrido em algum lugar e em uma data específica.
Qual a diferença entre NOTÍCIA e REPORTAGEM?
Para compreender melhor este assunto, assista ao vídeo desta aula:
Fonte: https://youtu.be/pmFmC4wGYFU
ATIVIDADES
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
Leia a notícia para responder as questões:
1 – Qual é o assunto desta notícia, ou seja, sobre o que ela trata?
2 – Transcreva a Lide da notícia que acabou de ler.
3 – Onde você acha que poderíamos encontrar esta notícia?
Leia a notícia abaixo:
4 – Preencha o quadro sobre a notícia acima:
5 – Assista um jornal na TV e escolha uma notícia para transcrevê-la no caderno.
a) Inicie pela manchete, título da notícia;
b) Crie a “lide” da notícia: com 2 linhas em destaque, que forneça ao leitor informação básica sobre o conteúdo;
c) Por fim, relate os fatos da notícia, com o maior número de informações que você tenha.
MATEMÁTICA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Apreciados discentes, sejam muito bem-vindos a mais uma etapa de valorosas e significativas aprendizagens! Para esta semana em matemática temos; triângulos e quadriláteros. Como já vimos na aula sobre polígonos, as formas geométricas são muito comuns em nosso cotidiano, afinal, somos rodeados por elas. Tanto o triângulo e o quadrilátero, são polígonos, ou seja, como já vimos, são compostos por uma reunião de uma linha fechada simples, formada apenas por segmentos de reta, com sua região interna.
O Triângulo e seus elementos
Como já vimos anteriormente, triângulo é um polígono de três lados. No triângulo ABC abaixo, podemos destacar:
- Os pontos A,B e C, que são os vértices do triângulo.
- Os segmentos AB, AC e BC, que são os lados do triângulo.
- Os ângulos a,b e c que são os ângulos internos do triângulo
Classificação dos triângulos quanto aos lados
Considerando as medidas dos lados de um triângulo, temos a classificação a seguir:
- O triângulo que tem os três lados com a mesma medida como o da figura abaixo) é chamado de triângulo equilátero.
- O triângulo que tem dois lados com a mesma medida (como o da figura abaixo) é chamado de triângulo isósceles.
- O triângulo que tem os três lados com medidas diferentes (como o da figura a seguir) é chamado triângulo escaleno.
Classificação dos triângulos quanto aos ângulos
Quando consideramos as medidas dos ângulos internos de um triângulo, temos a seguinte classificação:
- O triângulo com os três ângulos internos agudos ( menores que 90º) é chamado triângulo acutângulo.
- O triângulo com um ângulo interno reto (medida igual a 90º) é chamado triângulo retângulo. Os outros dois ângulos internos são agudos.
- O triângulo com um ângulo obtuso (a medida é maior que 90º e menor que 180º) é chamado triângulo obtusângulo. Os outros dois ângulos internos são agudos.
Assista o vídeo e depois faça as atividade:
Fonte: https://youtu.be/xAD1cJXTntY
ATIVIDADES
1) Classifique os triângulos a seguir quanto às medidas dos lados:a)



O paralelogramo que tem os quatro lados retos é chamado de retângulo.



Assista o vídeo e em seguida faça as atividades:
a)

b)

b)
Os quadriláteros e seus elementos
Quadrilátero é um polígono de quatro lados. No quadrilátero ABCD da figura abaixo, podemos destacar:
- Os pontos A,B,C e D são vértices do quadrilátero.
- Os segmentos AB, BC, CD e DA são os lados do quadrilátero.
- Os ângulos internos A, B, C e D assinalados na figura são os ângulos internos do quadrilátero.
Quadriláteros especiais: paralelogramos
O paralelogramo é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos, dois a dois.
O paralelogramo que tem os quatro lados congruentes é chamado losango.
O paralelogramo que tem os quatro lados e os quatro ângulos congruentes, sendo que todos esses ângulos são retos (ou seja, têm 90º), é o quadrado.
Trapézios: O trapézio é o quadrilátero que possui apenas dois lados paralelos. Esses dois lados paralelos são as bases do trapézio.
Fonte: https://youtu.be/GNOKqFULBSE
ATIVIDADES
1) Observe os quadriláteros abaixo e os classifiquea)
b)
CIÊNCIAS
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Observando o sol, a terra, a luz e a sombra
Você já deve ter ouvido falar que a terra é redonda ou visto imagens que abordam esse aspecto de nosso planeta. Veja a imagem abaixo.
Mas desde quando o homem sabe que a terra é redonda? Bem, fotos da terra vista do espaço só foram possíveis depois de 1950.Todavia, bem antes disso algumas investigações foram realizadas com base na observação dos efeitos entre a luz solar e as sombras na terra.
Um dos instrumentos usado para essas investigações, é o gnômon, você já ouviu falar?
Ele é um objeto muito antigo, mas com uma lógica muito simples de seu funcionamento, e é usado até os dias de hoje.
Para conhecer esse objeto milenar, veja o vídeo a seguir:
Fonte: https://youtu.be/X4MaFYJUYYk
Devemos entender então que, quando o gnômon mostra sombras maiores, isso significa que o sol está em posição mais inclinada no céu, ou seja, mais longe do topo, da parte mais alta. E quando ele produz sombras menores , é porque está mais ao alto. Verifica-se ausência de sombra quando ele se encontra exatamente no ponto mais alto do céu.
Bem, por que isso acontece? Porque a terra gira em torno de si mesma, fazendo um movimento de rotação, que origina o dia e a noite.
Há também o movimento de translação que dá origem ao ano, e está relacionado ao movimento que o planeta faz em torno do sol, e esse movimento é o que possibilita as estações do ano.
Veja as imagens abaixo:
Veja o vídeo sobre rotação e translação:
Fonte: https://youtu.be/TUy6SC2MRig
Agora ficou claro entender formação do dia, da noite, do ano e as estações climáticas, não é verdade? Se você ainda não entendeu, reveja novamente o vídeo, até que consiga realmente entender!
Depois de entendermos o que é o movimento de translação do planeta terra, vamos conseguir entender as imagens abaixo:
Lembra que a translação é a volta que a terra dá em volta do sol, e essa volta dura cerca um ano? Então, nas datas das imagens a intensidade da luz solar varia de acordo com a época do ano e da posição do planeta terra, observe o esquema abaixo, para conseguir compreender:
Caro estudante, esse conhecimento é incipiente, e se você tiver acesso a internet e um dispositivo para acessar, vá mais fundo, tenho a certeza que você ficará ainda mais fascinado com o nosso universo.
ATIVIDADES
1) Em que década o homem teve acesso as primeiras fotos da terra vistas do espaço?
2) Qual a função do gnômon?
3) Explique o que é o movimento de rotação e de translação:
Estrutura Interna da terra
A parte sólida da terra é dividida em três camadas: a crosta, que é a camada mais externa, o manto, que é uma camada intermediária, e o núcleo, que é a camada mais interna. Veja a foto abaixo e seguida veja as características de cada uma dessas camadas
Características das camadas da terra
Crosta
A crosta tem aproximadamente entre 30 e 70 quilômetros de espessura nas regiões continentais, isto é, onde estão os continentes, e entre 5 e 10 quilômetros sobre os oceanos.
Por ser a camada mais superficial, é a única camada realmente conhecida, onde são encontrados todos os relevos e seres vivos conhecidos. Ela é formada por rochas e, na sua parte continental, encontramos o solo.
Manto
Logo abaixo da crosta, encontramos o manto com suas duas camada. O manto superior é sólido e forma, com a crosta, uma região de aproximadamente 150 quilômetros de espessura denominado litosfera.
Abaixo está o manto inferior, que é muito maior que o manto superior. Nele encontramos rochas derretidas e rochas sólidas; tem cerca de 2900 quilômetros de espessura. Quanto mais profunda é a região do manto, maior é a temperatura, podendo chegar até 3000º C. Nessa região encontramos o magma, que é formado por rochas derretidas.
Núcleo
Ainda mais abaixo se encontra o núcleo terrestre. Ele também é dividido em duas parte. No núcleo externo, que é líquido, podemos encontrar temperaturas de ordem de 4000º C, ou ainda mais altas. Acredita-se que a última camada da terra, o núcleo interno, seja sólida. Apesar de as temperaturas podem passar de 5000º C, a pressão sobre o núcleo interno é tão grande que faz com que sua constituição seja totalmente sólida, formada basicamente de ferro e níquel.
Estrutura e composição da atmosfera terrestre
Atmosfera é a camada gasosa que existe em torno de toda a terra, e essa camada é composta de diferentes gases. (a palavra atmosfera significa “esfera de ar”). E essa atmosfera exerce uma pressão sobre a superfície terrestre e assim como a estrutura interna da terra, tem camadas.Vejamos a seguir:
Pressão atmosférica
Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre
Troposfera
A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre. Nela formam-se as nuvens e ocorrem as chuvas, os ventos e os relâmpagos.
Estratosfera
Nessa camada, que se situa entre, aproximadamente, 15 e 50 quilômetros de altitude, encontramos a importantíssima camada de ozônio. Essa camada filtra grande parte dos raios ultravioleta do sol, evitando assim danos aos seres vivos.
Mesosfera
Apresenta baixas temperaturas, chegando a menos de 100º C negativos. Apesar dessa temperatura baixa, a quantidade de ar que existe nessa camada provoca a combustão de meteoros, que muitas vezes são chamados de estrelas cadentes. Isso ocorre porque o atrito entre o ar e o objetos em alta velocidade produzem aquecimento. Essa camada da atmosfera está situada numa faixa de altitude que varia aproximadamente de 50 a 80 quilômetros.
Termosfera
O ar que existe nessa camada absorve os raios solares que chegam com muita intensidade. Essa camada está situada numa faixa de altitude entre 80 até 600 quilômetros aproximadamente.
Exosfera
É a camada mais alta da atmosfera, isto é, o limite entre nosso planeta e o espaço sideral, numa altitude de mais de 600 quilômetros. Nessa camada, o ar é muito rarefeito, e seus componentes eventualmente “escapam” para o espaço por conta da pouca gravidade. Na exosfera geralmente estão localizados os satélites artificiais.
Fonte: Livro Didático
Biosfera: onde há vida
A região da terra onde encontramos seres vivos chama-se biosfera. Existe um número muito grande de formas de vida. Todas elas estão adaptadas às regiões do planeta onde vivem. Assim, podemos dizer que biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas encontrados na terra. Ecossistema é o conjunto formado pelos seres vivos e pelos fatores não vivos do ambiente, como luz, água, ar e solo, entre outros, que estão relacionados entre si. Ele pode ser aquático, terrestre ou misto.
ATIVIDADES
- Como é chamada a camada da terra sobre a qual vivemos?
- Qual é o nome da camada gasosa que envolve totalmente o planeta com os diversos gases que formam o ar?
- Uma das camadas da terra é formada por rochas derretidas e por rochas sólidas. Qual é o nome dessa camada?
- Como é chamada a região do planeta onde estão todos os seres vivos?
- Cite duas camadas da estrutura interna da terra:
- Cite duas camadas da atmosfera:
Caro aluno, que bom que chegou até aqui, parabéns! É muito importante que você COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO, E AO CONCLUIR NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS E NOS ENVIAR.
Obrigado e bons estudos!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Flávia
Olá, Bom dia Estudantes e Família! Lembramos a todos que estamos à disposição para ajudá-los nas dúvidas e as dificuldades. Hoje a atividade será da disciplina de Educação Física, bem simples para que todos possam estar me dando o retorno das atividades.
Hoje o Tema da nossa aula é:
"Algumas formas de brincadeiras indígenas"
Os povos indígenas possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como Peteca e a perna de pau. Já outros são curiosos e originais.
Hoje apresento a brincadeira chamada:
A corrida do saci
Como brincar?
• Trace uma linha na terra ou na areia para definir o local da largada.
• A uns 100 metros de distância, para definir a meta a ser atingida.
• O participante deverá correr em um só pé, sem poder trocar durante a corrida.
• Quem conseguir ultrapassar a linha da meta ou chegar mais longe é o vencedor. Peço para enviarem um vídeo ou um desenho desenvolvendo a atividade, do jeitinho que cada um de vocês.
# Fico no aguardo da atividade para que eu possa estar arquivando, orientando e avaliando cada estudante.
Obs: Não deixem de entregar a atividade!
Gente estou disponível a qualquer dúvida, podem me ligar, chamar no privado ou por aqui mesmo.
Ótima brincadeira à todos.
Estamos juntos nessa ❤💪
Abraços da Professora Flávia!
ARTE
Professor Ricardo
Olá caros estudantes e artistas!
Nesta aula continuaremos no campo das artes visuais e, desta vez, vamos aprender um pouco sobre o movimento impressionista. Vamos lá? Me acompanhem por gentileza.
Primeiramente vamos ler atentamente o curto texto abaixo.
Leitura do Texto
O Impressionismo foi um movimento que se manifestou, especialmente nas artes plásticas no fim do século XIX na França. Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em diferentes horários do dia.
Impressionismo: Nascer do Sol, obra de Claude Monet (1872).
O termo “impressionista” deriva de uma das obras mais significativas obras desse movimento - Impressão: Nascer do Sol, de Monet. Outra explicação diz que o termo foi usado pela primeira vez pelos caluniadores do movimento, que consideravam as obras inacabadas e o nome foi aceito e adotado pelos artistas desse estilo.
Paul Cézanne (1839-1906), Edgar Degas (1834-1917), Claude Monet (1840-1926), Camille Pissarro (1830-1903), Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) estão entre os principais expoentes do Impressionismo.
Esses artistas estavam interessados em confinar com a tinta as impressões sensoriais de cor, luz, som e de movimento, por meio de cores claras e brilhantes bem como pinceladas mais livres e distintas. Assim como é do conhecimento de todos, as cores da natureza mudam conforme a luz incidente em determinado horário do dia, e eram essas impressões que os impressionistas queriam capturar. Os impressionistas estudavam muito sobre os efeitos ópticos, para isso usavam com frequência recursos fotográficos. Em função disso preferiam trabalhar ao ar livre, bem como, não se prenderam ao uso da perspectiva e ao uso de modelos. As figuras representadas não possuíam contornos nítidos, as sombras deveriam ser coloridas e as cores deveriam ser usadas puras, evitando a mistura de tonalidades.
Claude Monet, principal expoente do Impressionismo, costumava afirmar que só é possível conhecer um objeto plenamente se for possível experenciar toda gama de possibilidades e impressões que ele provoca. Ao pintar a tela Catedral de Rouen, Harmonia em azul, de 1893, o artista pintou a catedral trinta vezes, tentando capturar os as variações de cores em sua fachada.
No Brasil, alguns pintores se destacaram nesse estilo como Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro, Vicente do Rego Monteiro e Alfredo Andersen.
O Impressionismo também teve suas manifestações na música e na literatura. Na música seus nomes mais marcantes foram Debussy e Ravel. Na literatura destacam-se os escritores Marcel Proust, Graça Aranha e Raul Pompeia.
Para melhor ilustrar o que estamos aprendendo, assistam o vídeo abaixo.
Vídeo – O que é impressionismo?
Agora é com vocês! Lendo e seguindo as instruções, vamos consolidar o que aprendemos sobre o movimento impressionista nos divertindo através do preenchimento da cruzadinha abaixo.
Depois de conhecer um pouco sobre o movimento impressionista, agora vamos fazer o mesmo com o artista francês Claude Monet. Vamos lá?
Leitura do Texto
BIOGRAFIA CLAUDE MONET
CLAUDE OSCAR MONET NASCEU EM PARIS, NA FRANÇA, EM 1840. QUANDO TINHA CINCO ANOS A FAMÍLIA SE MUDOU PARA LE HAVRE, UMA CIDADE PORTUÁRIA NA DESEMBOCADURA DO RIO SENA.
TANTO OS PAIS COMO OS PROFESSORES O CONSIDERAVAM UM MENINO INDISCIPLINADO. GOSTAVA MUITO DE DESENHAR. NA ESCOLA FAZIA CARICATURAS DOS PROFESSORES. AOS QUINZE ANOS JÁ GANHAVA ALGUM DINHEIRO COM ISSO, COBRAVA 10 FRANCOS POR CADA DESENHO.
MUITOS QUADROS DE MONET RETRATAM A ÁGUA, BARCOS, OCEANOS, LAGOAS E LAGOS. ERAM ALGUNS DE SEUS TEMAS FAVORITOS.
EM LE HAVRE, JUNTO AO MAR, MONET GOSTAVA DE GANHAR DINHEIRO COM SEUS DESENHOS. E CONTINUOU DESENHANDO, ATÉ QUE UM CONHECIDO O CONVENCEU A TENTAR PINTAR.
O PINTOR BOUDIN E MONET SE TORNARAM GRANDES AMIGOS. BOUDIN VIU SEUS DESENHOS E O ENCORAJOU A PINTAR. COM BOUDIN, MONET APRENDEU TAMBÉM A PINTAR AO AR LIVRE.
ENTUSIASMADO COM A IDÉIA DE SER PINTOR MONET FOI PARA PARIS COM O PROPÓSITO DE ESTUDAR PINTURA, MATRICULANDO-SE NA ACADÉMIE SUISSE. EM PARIS CONHECEU PISSARO E COUBERT, QUE TAMBÉM ESTAVAM COMEÇANDO A PINTAR. O SERVIÇO MILITAR O OBRIGOU A INTERROMPER OS ESTUDOS. FOI ENVIADO PARA A ARGÉLIA , NO NORTE DA ÁFRICA, ONDE PERMANECEU POR QUASE UM ANO, ATÉ QUE UMA TIA CONSEGUIU O SEU DESLIGAMENTO. PORÉM ELA EXIGIU UMA CONDIÇÃO: QUE COMPLETASSE SEUS ESTUDOS.
MONET COMO ERA CHAMADO,TORNOU-SE UM GRANDE PINTOR E UM DOS MAIS IMPORTANTES REPRESENTANTES DO IMPRESSIONISMO. FOI UMA DE SUAS PINTURAS, "IMPRESSÃO: NASCER DO SOL", QUE DEU NOME AO MOVIMENTO ARTÍSTICO IMPRESSIONISTA.
VIDA ARTÍSTICA
O COMEÇO DE SUA CARREIRA ARTÍSTICA FOI MARCADO POR DIFICULDADES FINANCEIRAS. PORÉM, NA DÉCADA DE 1870, COMEÇOU A OBTER SUCESSO. SUAS OBRAS DE ARTE SEGUIAM, COMO TEMÁTICA PRINCIPAL, AS PAISAGENS DA NATUREZA. TRABALHAVA DE FORMA HARMÔNICA AS CORES E LUZES, CRIANDO IMAGENS BELAS E FORTES.
NESTE CONTEXTO ARTÍSTICO, PODEMOS CITAR A SÉRIE DE PINTURAS QUE REALIZOU SOBRE A CATEDRAL DE ROUEN (1892-1894), ONDE O ARTISTA RETRATOU A CONSTRUÇÃO EM DIVERSOS MOMENTOS DO DIA, COM VARIAÇÕES DE LUMINOSIDADE.
EM 1907 O PINTOR COMEÇA A TER PROBLEMAS COM A VISÃO. MONET TEVE CATARATA NO FIM DA SUA VIDA. A DOENÇA O ATACOU POR CAUSA DAS MUITAS HORAS COM SEUS OLHOS EXPOSTOS AO SOL, POIS GOSTAVA DE PINTAR AO AR LIVRE EM DIFERENTES HORÁRIOS DO DIA E EM VÁRIAS ÉPOCAS DO ANO, O QUE FOI OUTRA CARACTERÍSTICA DO IMPRESSIONISMO.
DURANTE SUA DOENÇA MONET NÃO PAROU DE PINTAR, USOU NESSA ÉPOCA DE SUA VIDA CORES MAIS FORTES COMO O VERMELHO-CARNE E VERMELHO GOIABA, COR TIJOLO, ENTRE OUTROS VERMELHOS E CORES MAIS FORTES.
COM A EVOLUÇÃO DA DOENÇA SUAS TELAS TORNAM-SE QUASE ABSTRATAS. EM 1923, MONET JÁ QUASE CEGO É OPERADO DA CATARATA E PASSA A USAR ÓCULOS.
MONET VIVEU ATÉ OS 86 ANOS, E NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DE SUA VIDA PASSOU PINTANDO CENAS DE SEU JARDIM AQUÁTICO. ESSAS PINTURAS ESTÃO ENTRE AS MAIS BELAS QUE ELE JÁ FEZ.
Agora é com vocês! Lendo e seguindo as instruções, vamos consolidar o que aprendemos sobre o artista francês Claude Monet, nos divertindo através do preenchimento da cruzadinha abaixo.
Boa sorte e divirtam-se bastante! Qualquer dúvida estou à disposição para esclarecimentos.
REFEFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JÚNIOR, Fábio M. Melhor que Toque de Mágica é PINTART: Apostilas com Atividades de Artes!. Disponível em: <https://apostilapintart.com/#v1>. Acesso em: 25, mai. 2020.
OLEQUES, Liane Carvalho. Impressionismo. Disponível em: <https://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/impressionismo/>. Acesso em: 29, mai. 2020.
Biografia – Claude Monet. Disponível em: <https://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/shared/upload/minhalicao_3ano/47/Biografia.htm?>Acesso em: 30, mai. 2020.
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoetta
Falsos cognatos em Inglês.
1) Vocabulary
Cafeteria: refeitório
Library: biblioteca
Actually: na verdade
Fabric: tecido
Sensible: racional (que pensa)
Notebook: caderno
Compromisse comprometer
Comprehensive: abrangente
Costume: fantasia
Curse: maldição
2) Busque mais 10 palavras cognatas em Inglês com a ajuda do Google.
3) Assista ao vídeo para entender o que são falsos cognatos.
Fonte: https://youtu.be/hwhWX64N_ys
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Professora Luciana Frateschi
Atividades do Livro da Escola da Inteligência
MENTES BRILHANTES EMOÇÕES SAUDÁVEIS
APRENDENDO A LIMPAR A MENTE- FAXINA MENTAL
Prezado estudante, agora que você efetuou os combinados de convivência vamos papear entre amigos e adotarmos algumas formas novas de entender nossos pensamentos. Quais são as nossas JANELAS KILLERS E NOSSAS JANELAS LIGHT
Tomar ducha, escovar os dentes, limpar o quarto esses cuidados são importantes para manter a higiene do nosso corpo e do local em que vivemos, mas que outro tipo de FAXINA devemos fazer!? Responda de acordo com a pagina 26 do seu livro.
Nossa mente registra tudo que vivemos, vemos, sentimos e pensamos. Tudo fica armazenado em forma de memória. Esses registros formam “janelas”.
- JANELAS KILLERS – EXPERIENCIAS RUINS que assassinam a nossa inteligência
- JANELAS LIGHT – experiências que iluminam a nossa inteligência
Através das janelas que abrimos “killers” ou “light” enxergamos as pessoas como boas ou más, os acontecimentos da nossa vida.
Se, constantemente lembramos fatos ruins e ficamos remoendo esses acontecimentos estamos assassinando a nossa inteligência. Se, ao contrario, aprendo a deixar os pensamentos e sentimentos ruins, trabalho o tema que me incomoda eu faço uma limpeza mental que libera a minha mente para aprender coisas boas e significativas. Leio melhor e aprendo diversas coisas novas e legais!
Então, vamos fazer uma lista de coisas que aconteceram e que eu inteligentemente tomei a decisão de limpar a minha mente. Deixei estas experiências ruins e abri a JANELA LIGHT!!!!!
DESAFIO
Escreva abaixo uma situação que mostra a sua JANELA KILLER e tente escrever junto da experiência ruim como você pode iluminar a situação e ter uma atitude que resolva o problema, para que você possa abrir a JANELA LIGHT, liberar sua mente para iluminar a sua inteligência.
SOMOS AUTORES DA NOSSA VIDA, ENTÃO, não somos dominados por experiências ruins, nos tornamos donos da nossa historia!!!!
Na página 27 do seu livro anote em um papel e escreva com letras grandes o que é necessário para fazer a sua higiêne mental. Lembre-se que é tão importante quanto escovar os dentes. Ou seja, você não gosta que uma casca de feijão esteja nos seus dentes enquanto ri. Não gosta também que maus pensamentos atrapalhem o seu sorriso.
(ESTE EXERCÍCIO DEVE SER ESCRITO NO PAPEL DESENHADO E PINTADO. DEPOIS FOTOGRAFADO E ENVIADO NO GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA OU DIRETAMENTE PARA A PROFESSORA).
2. FAÇA agora uma lista de soluções para fazer uma faxina mental. O que você pode fazer quando uma coisa ruim te incomoda?
3. DINÂMICA: “TRIBUNAL DO EU”
Para que eu não seja vítima da história (acontecimentos, experiências ruins passadas) tenho que definir o que devo colocar em cena no tribunal do EU. Para isso, utilizo a seguinte ferramenta: D.C.D. (DUVIDAR, CRITICAR E DETERMINAR). Acompanhe a leitura DO TRIBUNAL DO EU NA PAGINA 29 PARA EFETUAR A SEGUINTE DINÂMICA.
Pergunte para um parente ou colega, seu pai ou algum familiar e peça a ele para dizer algum pensamento negativo. Quando ele disser você irá argumentar ou seja, lançar uma afirmação que contradiga essa problemática negativa ou de inferioridade.
PRATICANDO O D.C.D (DUVIDAR, CRITICAR, DETERMINAR)
PENSAMENTO NEGATIVO X CONTRA ARGUMENTAÇÃO
EX: Ninguém gosta de mim X Quem disse que ninguém gosta de você. Você tem amigos e família que gostam de você.
EX 2: Eu sou feio X O que é ser belo? Cada ser humano tem a sua beleza única.
EX 3: Eu não conseguirei realizar essa prova. X Eu sou uma pessoa inteligente e conseguirei, sim, realizar a prova, vou dar o melhor de mim.
EX 4: Todo Brasileiro é corrupto X Não é uma atitude inteligente generalizar, cada caso deve ser pensado e julgado individualmente.
Escreva a negativa ou problema do seu colega ou familiar e apresente o seu D.C. D:
4. Agora vá ate o final do livro na pagina 107 e encontre o espaço TEEN nele você vai escrever:
1. O que significa limpar a mente
2. Vire a pagina (108) um dia, um pensamento negativo me controlou e eu...
3. Mas eu consegui confrontar um dos pensamentos negativos que me perturbava através do D. C.D. da seguinte forma:
Retorne para a página 38 e leia o texto sobre quanto de lixo o brasileiro produz, se não cuidarmos do nosso lixo externo e interno corremos o risco de sermos soterrados por ele:
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também!
Bom Trabalho!!!!
POR ENQUANTO É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
Comentários
Postar um comentário