3º Ano / Turmas A e B- AULA 13

Semana de 08 a 12 de junho

VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA SUPER ANIMADA!


Pulso Rítmico/Batida   

Em música, batida ou batimento refere-se a uma pulsação de breve intensidade e uniforme que é resultado da interferência entre duas ondas sonoras de frequências levemente diferentes. A frequência das batidas será igual a diferença entre as frequências das ondas sonoras. Assim como as batidas desaparecerão se as duas frequências se tornam idênticas, o fenômeno resulta de uma grande utilidade na afinação dos instrumentos musicais. A batida pode se produzir através da nota fundamental e o harmônico superior da outra, assim como também como das duas notas fundamentais. A batida é, portanto, útil para afinar intervalos diferentes do uníssono. Se, por exemplo, você afinar uma corda para que ela não produza uma batida com a terça harmônica de outra corda cuja fundamental é uma quinta mais grave, a quinta será acusticamente mais pura e não uma quinta temperada. A manifestação de um intervalo desafinado é demonstrada por pulsos ou batidas que podem ser ouvidas juntas com o tom do intervalo. Estas batidas são o resultado de ondas sonoras fora de fase que são transmitidas no ar até os nossos ouvidos.

Uma batida é intrinsecamente relacionada com entonação sonora. A batida é produzida em bater, chacoalhar, sacudir, bater uma das partes integrantes do instrumento uma na outra (Bater Palmas) ou esfregando dispositivos).

 As notas de qualquer intervalo vão ter parciais comuns, ou coincidentes. Se as notas fundamentais do intervalo não interagem, as parciais coincidentes irão, e será possível ouvir batidas nos pontos das parciais coincidentes (os harmônicos). Eliminação das batidas vai ajustar o intervalo em sua afinação. Isto é possível se ajustando as notas do intervalo para que as parciais coincidentes combinem em tom e se tornem harmoniosos. Um intervalo afinado não vai ter batidas presente sobre o som das notas do intervalo.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Batida_(m%C3%BAsica)

 Vivenciar Pulso Rítmicos

VIVENCIANDO JÁAAA!

ATIVIDADE MUSICAL DE PALMAS/ PALMAS/ PÉ

 

(BRINCADEIRA MUSICAL) - MARCELO SERRALVA

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4

  

BRINCADEIRA TODO MOVIMENTO

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=FI6Sv4W-at8[m2] 

 

 

BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA

 

VAMOS APRENDERRRRR!!!!!!!!!!!!!

 GEOMETRIA MUSICAL!


1.      Quadrado bater na mesa ou peito (corpo)

 

 

2.      Triangulo bater o Pé

 

 3.      Círculo bater  palmas

 

4.      Retângulo em silêncio

      

VAMOS VIVENCIAR AS FIGURAS ALTERNATIVAS!!!!!!!!!!

       Com as figuras alternativas você irá vivenciar as sequências rítmicas abaixo. Inicia os movimentos bem lento quando memorizar e tiver seguro, aumente a velocidade gradativamente. Observação repita quatro vezes cada sequência. 


      


      


              


        





DEIXE A CRIATIVIDADE FLUIR, CRIE SUA PRÓPRIA SEQUÊNCIA RÍTMICA E BRINQUE À VONTADE. FILME E NOS ENVIE NO GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA.

BOA AULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 🙌


 

 ESPORTES: BENEFÍCIOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

(Fonte: Imagens Google)


        Como vimos na aula anterior, os esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras. A maioria dos esportes está relacionada à atividade física, como o futebol, a corrida e o basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte, pois no xadrez existem regras fixas que não podem ser modificadas.

Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro. Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.

 

A prática esportiva possui diversos benefícios ao praticante. Podemos citar alguns benefícios:

- Melhora o humor;

- Aumenta a concentração;

- Reduz o estresse e a depressão;

- Melhora a qualidade do sono;

- Mantém o peso saudável;

- Melhora a confiança;

- Estimula a liderança;

- Melhora o desempenho escolar.

 

Os esportes podem ser classificados em esporte individual ou esporte coletivo. Esporte individual é formado por apenas 1 atleta por equipe na disputa, como por exemplo, o Xadrez. O esporte coletivo possui 2 ou mais atletas na equipe, como por exemplo, o futebol, que possui 11 jogadores da equipe em campo, contra 11 jogadores de outra equipe.





Fonte: Imagens Google

HORA DO REGISTRO

 

Agora vamos refletir um pouco mais sobre o Esporte. Responda as questões:

 

1- Quais são os benefícios do Esporte, citados no texto?

2- O que é Esporte individual?

3- O que é Esporte coletivo?

4-Dentro dos parênteses, coloque  a letra “C” para os esportes Coletivos e a letra “i” para os esportes Individuais:

(    ) NATAÇÃO                                               (    ) VOLEIBOL

(    ) FUTEBOL                                                (    ) XADREZ

(    ) TÊNIS DE MESA                                     (    ) BASQUETE

                   (    ) GINÁSTICA                                              (    ) FUTEBOL AMERICANO

(     ) FUTSAL                                                   (     ) CORRIDA

(     ) TÊNIS                                                      (     ) GOLFE

(     ) CANOAGEM                                            (     ) JUDÔ

(     ) CAPOEIRA                                              (     )  SALTO

                             (     ) BOXE                                                     (     ) PATINAÇÃO

 

5- Quais são os esportes individuais que você mais gosta?

6- Quais são os esportes coletivos que você mais gosta?

7- Desenhe o esporte individual que você mais gosta.

8- Desenhe o esporte coletivo que você mais gosta.

Faça tudo com capricho no seu caderno e nos envie no grupo de whatsapp da turma.

ABRAÇOS VIRTUAIS DA PROFESSORA AMANDA 🙋


GÊNERO TEXTUAL: CANÇÃO

O GÊNERO TEXTUAL “CANÇÃO” CORRESPONDE A UM TEXTO ESCRITO EM VERSO OU EM PROSA, DESTINADO AO CANTO. DIFERENTE DA MÚSICA QUE CORRESPONDE À COMBINAÇÃO DE SONS QUE PRODUZ MELODIA, POR MEIO DE INSTRUMENTO MUSICAL.

CANÇÃO É UMA COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA A VOZ HUMANA, ESCRITA, NORMALMENTE SOBRE UM TEXTO, E ACOMPANHADA POR INSTRUMENTOS MUSICAIS. AS CANCÕES TAMBÉM SÃO SEMELHANTES DAS "CANTIGAS" DE AMOR e DE AMIGO


GAROTA DE IPANEMA

TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES


Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor

“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”

VAMOS PRIMEIRO RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS

 QUEM SÃO OS AUTORES DA CANÇÃO?

 

LEIA A CANÇÃO E DEPOIS MONTE O TÍTULO, USANDO AS PALAVRAS QUE ESTÃO NOS QUADRINHOS.

COLOQUE OS VERSOS DA CANÇÃO NA ORDEM CORRETA, PEÇA AJUDA A UM RESPONSÁVEL OU FAMILIAR (NUMERE DE 1 A 15)

( ) O MUNDO INTEIRINHO SE ENCHE DE GRAÇA

( ) OLHA QUE COISA MAIS LINDA

( ) E FICA MAIS LINDO POR CAUSA DO AMOR

( ) É ELA MENINA QUE VEM E QUE PASSA

( ) AH, POR QUE ESTOU TÃO SOZINHO?

( ) O TEU BALANÇADO É MAIS QUE UM POEMA

( ) QUE TAMBÉM PASSA SOZINHA

( ) NUM DOCE BALANÇO A CAMINHO DO MAR

( ) AH, POR QUE TUDO É TÃO TRISTE?

( ) MOÇA DO CORPO DOURADO, DO SOL DE IPANEMA

( ) AH, SE ELA SOUBESSE QUE QUANDO ELA PASSA

( ) A BELEZA QUE NÃO É SÓ MINHA

( ) MAIS CHEIA DE GRAÇA

( ) É A COISA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI PASSAR

( ) AH, A BELEZA QUE EXISTE

AGORA É A VEZ DA LETRA R...

NESTA ATIVIDADE, VOCÊ VAI APRENDER A OBSERVAR QUANDO SE USA “R” E “RR”.

VEJA TAMBÉM COMO ESSA LETRA SE COMPORTA.

OBSERVE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO. TODAS ELAS SÃO ESCRITAS COM

“R” OU “RR”.

VAMOS TRABALHAR APENAS AS PALAVRAS QUE TÊM O “R” OU “RR” NO MEIO DA PALAVRA. SEU NOVO DESAFIO SERÁ SEPARAR EM GRUPOS AS PALAVRAS QUE SE ESCREVEM DE MODO SEMELHANTE.

LOTERIA DO R

BASEADO EM SUAS DESCOBERTAS, ASSINALE A COLUNA DO “R” OU A COLUNA DO “RR”, INDICANDO A OPÇÃO CORRETA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS:


 PALAVRAS R RR
 GA ----- OTA  
 CHU-----  ASCO  
 GA-----AGEM  
 DE-----ETER  
 FE-----AMENTA  
 FA-----INHA  
 SO-----INDO  
 DOU-----ADO  
 DINOSSAU-----O  
 BA-----ACO  

👉VAMOS PESQUISAR EM LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E INTERNET PALAVRAS COM “R” E “RR” RECORTAR OU ESCREVER NO CADERNO.

CALCULANDO MENTALMENTE A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO

SITUAÇÕES PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  

A) QUAL É O RESULTADO DA SOMA DE 217+153? 

 

B) UM JARDINEIRO RECEBEU PARA O DIA DAS MÃES 987 FLORES: DESSAS, 321 ERAM ROSA, 132 ERAM MARGARIDAS E O RESTANTE ERAM CRAVOS. QUANTOS ERAM OS CRAVOS? 

 

 

C) TIA PAULA FEZ MUITOS DOCES. 133 BRIGADEIROS, 234 CAJUZINHOS E 314 PÉS DE MOLEQUE. JÁ VENDEU 444 DOCINHOS. QUANTOS DOCINHOS FALTAM PARA VENDER? 

 

 

DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA A CONQUISTA DA MATEMÁTICA PÁGINAS 96 A 107 RELATIVOS AOS CÁLCULOS MENTAIS DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO .

 

CIÊNCIAS

FONTES DE LUZ

 

AS FONTES DE LUZ PODEM SER NATURAIS OU ARTIFICIAIS. O SOL É UMA FONTE PRIMÁRIA DE LUZ NATURAL ENQUANTO QUE AS LÂMPADAS SÃO FONTES DE LUZ ARTIFICIAIS. A LUZ É UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA QUE, NO CASO DA NATURAL, TEM O SOL COMO FONTE E, NO CASO DA ARTIFICIAL, É UMA ENERGIA GERADA A PARTIR DE FONTES ALTERNATIVAS.

 

FONTE DE LUZ NATURAL

 

A LUZ NATURAL É AUTO GERADA E DIVIDE-SE EM UM ESPECTRO DE CORES, AS CORES VISÍVEIS DOS RAIOS. O ESPECTRO CONTÉM LUZ COM COMPRIMENTOS DE ONDAS MAIS CURTOS E PRÓXIMOS AO VIOLETA EM UMA DAS EXTREMIDADES E LUZ COM COMPRIMENTOS DE ONDA MAIS LONGOS E PRÓXIMOS AO VERMELHO EM OUTRA.

ESSES RAIOS SÃO CHAMADOS DE:

 ULTRAVIOLETA;

 INFRAVERMELHO.

AMBOS OS RAIOS NÃO SÃO VISÍVEIS AO OLHO HUMANO. O ESPECTRO COMPLETO DA LUZ DE FONTES NATURAIS É O IDEAL PARA A VIDA ANIMAL E VEGETAL NO PLANETA TERRA, É ESSE TIPO QUE PERMITE QUE PLANTAS E ANIMAIS SE DESENVOLVAM.

O SOL É UMA FONTE DE LUZ NATURAL, TAMBÉM É CONHECIDO COMO FONTE DE LUZ PRIMÁRIA. A LUA NÃO É CONSIDERADA UMA FONTE DE LUZ PRIMÁRIA, POIS TRABALHA DIFUNDINDO A LUZ DE UMA FONTE PRIMÁRIA.

NESTE CASO DÁ-SE O NOME DE CORPO ILUMINADO OU FONTE DE LUZ SECUNDÁRIA.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LUZ NATURAL PARA OS SERES VIVOS?

 

A EXPOSIÇÃO MODERADA À LUZ SOLAR É SAUDÁVEL E BENEFICIA TODOS OS SERES VIVOS DO PLANETA TERRA.

A LUZ NATURAL AUMENTA A ENERGIA E O METABOLISMO, IMPULSIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO E AJUDA A PRODUZIR A VITAMINA D, ELEMENTOS ESSENCIAIS AO CORPO HUMANO.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESCURO NOS SERES VIVOS?

 

A ESCURIDÃO É UM FATOR INERENTE À FOTO ATIVIDADE NOS ORGANISMOS, AJUDA A REJUVENESCER E A RESTAURAR AS FORMAS DE VIDA EM NÍVEL CELULAR.

 

FONTE DE LUZ ARTIFICIAL

 

A LUZ ARTIFICIAL É GERADA POR FONTES DE ENERGIA NÃO NATURAIS. A MAIORIA DAS ATIVIDADES HUMANAS SERIAM PRATICAMENTE IMPOSSÍVEIS SE NÃO EXISTISSEM FONTES ALTERNATIVAS DE LUZ. ELA PODE SER CONTROLADA DE ACORDO COM AS VONTADES E AS NECESSIDADES DO HOMEM. É POSSÍVEL MONITORAR ADEQUADAMENTE A INTENSIDADE, A QUALIDADE E A QUANTIDADE DE LUZ PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.

ESSA NÃO TEM UM ESPECTRO DE CORES OU COMPRIMENTOS DE ONDA TÃO VARIADOS QUANTO A LUZ NATURAL, FAZENDO COM QUE SEJA MENOS BENÉFICA.

COMO EXEMPLOS, PODEMOS CITAR COMO FONTES DE LUZ ARTIFICIAL A VELA EM CHAMAS, A LÂMPADA E AS LANTERNAS.




 

 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TQOqoQOs_jo

 

 

A PRESENÇA DA LUZ NO AMBIENTE

A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO

A LUZ E A SOMBRA SÃO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA LINGUAGEM VISUAL. COM ELAS PODEMOS CRIAR NO DESENHO, NA PINTURA E ESCULTURA BELÍSSIMOS EFEITOS COMO O DE DILATAÇÃO DO ESPAÇO, O DE PROFUNDIDADE E O DE VALORIZAÇÃO DA PARTE MAIS ILUMINADA.      LUZ NATURAL: É QUANDO O OBJETO RECEBE LUZ DO SOL.


DURANTE MUITOS ANOS, A ÚNICA FONTE DE ILUMINAÇÃO QUE AS PESSOAS TINHAM ERA O SOL. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, APRENDERAM USAR A LUZ PROVENIENTE DO FOGO. ESSE É O PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DE VELAS E DE LAMPIÕES. A VELA É UM INVENTO MUITO ANTIGO, E AINDA O UTILIZAMOS QUANDO HÁ AUSÊNCIA DE LUZ ELÉTRICA.

👉DE ACORDO COM NOSSOS ESTUDOS E COM O TEXTO ACIMA, RESOLVA AS QUESTÕES PROPOSTAS.

a)     EXPLIQUE COMO OS AMBIENTES ERAM ILUMINADOS QUANDO NÃO EXISTIAM LÂMPADAS OU ENERGIA ELÉTRICA?

 

b)     O SOL É UMA FONTE DE ENERGIA NATURAL.

ESCREVA DOIS EXEMPLOS DE FONTES DE ENERGIA CRIADAS PELOS SERES HUMANOS.

1)

2)

c)      ATUALMENTE, QUAL É A PRINCIPAL FONTE DE ILUMINAÇÃO UTILIZADA POR NÓS?

 

👉OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA SE É FONTE DE LUZ NATURAL OU ARTIFICIAL





HISTÓRIA

NOSSOS RIOS: DESENVOLVIMENTO URBANO

A HISTÓRIA VAI ESTUDAR AS AÇÕES DOS HOMENS E MULHERES NO TEMPO, QUE MODIFICAM OS ESPAÇOS, AS PAISAGENS E SUAS REPRESENTAÇÕES




Nestas fotografias há o ponto em comum: a água dos rios. A água dos rios é a água que consumimos. 

👉VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO
O que vemos nestas fotografias? O que está acontecendo nelas? O que estas pessoas estão fazendo? Que lugar é este? 
Na primeira fotografia o que podemos observar? Estas pessoas estão com quais possíveis sentimentos? Por que elas estão fazendo isto? 
Na segunda foto o que há de diferente com a primeira? Estão com as mesmas atitudes? Há o uso de algo, algum recurso, material? O que as pessoas da segunda foto estão fazendo? Por que jogam redes no rio? Estes peixes servirão como alimento? Vocês já comeram peixe? Já pescaram ou viram alguém pescar? 
E nesta terceira foto, esta criança está em qual lugar? É o mesmo lugar das pessoas da primeira e segunda foto? O que esta criança faz? O que esta terceira foto tem em comum com as outras duas? O que há em comum nas três fotos? A água que esta criança bebe vem de onde? 
Alguma foto lembra algo de sua rotina? Já fez algo que estas pessoas fazem? Os rios são importantes? Por quê? 

VOCÊ SABIA?
Usinas de eletricidade são instalações industriais que produzem energia elétrica. Uma usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros .

A ÁGUA PARA UMA USINA HIDRELÉTRICA VEM DOS RIOS. A ÁGUA É FATOR FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS SERES VIVOS. SÃO POR MEIO DAS ÁGUAS DOS RIOS QUE BUSCAMOS PARTE DOS ALIMENTOS E DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS. ÁGUA APROPRIADA PARA CONSUMO É A ÁGUA DOCE E SEM CONTAMINAÇÃO. OS RIOS, ALÉM DE ATRAIR OUTRAS VIDAS, COMO OS ANIMAIS QUE BUSCAM SUA PROXIMIDADE, POIS É FONTE DE VIDA PARA TODOS OS SERES VIVOS, É AINDA UMA FONTE DE ALEGRIA PARA OS POVOS QUE PODEM BRINCAR E NADAR EM SUAS ÁGUAS. 

A Usina de Manso, construída em parceria com a iniciativa privada, está localizada no estado de Mato Grosso, localizado a 86 km de Cuiabá, principal afluente do rio Cuiabá. O consórcio PROMAN, formado pelas empresas Odebrecht, Servix e Pesa, participa como parceiros com 30% do total dos investimentos. A partir de fevereiro de 1999, FURNAS ficou responsável pelos outros 70% até então administrados pela Eletronorte. Com potência instalada de 212 MW, a usina foi projetada para atender ao conceito de usos múltiplos do reservatório e da água. Entre os benefícios do Aproveitamento Múltiplo de Manso, destaca-se o de regularizar os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá, contribuindo para reduzir os danos socioeconômicos. A barragem foi inaugurada no ano de 2000 e tem extensão de 3680 metros.









O RESERVATÓRIO DO MANSO (ESSA PARTE QUE VOCÊ VIU NO VÍDEO ACIMA DA BARRAGEM) ATINGE UMA ÁREA DE 427 KM2 NOS MUNICÍPIOS DE CHAPADA DOS GUIMARÃES E NOVA BRASILÂNDIA - MT. ANTES ERA UM ESPAÇO DE MORADA DE PESSOAS, PLANTAS E ANIMAIS. 


👉DEPOIS DE VER A ILUSTRAÇÃO ACIMA E LER O TEXTO VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES:

O QUE VEMOS?

  • QUAL O NOME DESTE RIO?ESTA IMAGEM FOI FEITA EM QUAL LOCALIDADE?
  • O QUE PODEMOS PERCEBER DE DIFERENTE ENTRE AS FOTOS?
  •  PARA QUE SERVE AQUELA CONSTRUÇÃO POR ONDE A ÁGUA DO MANSO PASSA?
  • PODEMOS DIZER QUE ESTE AMBIENTE PERMANECE NATURAL? POR QUÊ?
  • A CONSTRUÇÃO É ALGO QUEFOI CRIADA PELO SER HUMANO, ISTO MODIFICOU A NATUREZA?
  • OLHANDO ESTA FOTOGRAFIA, COM O DECORRER DO TEMPO O QUE ACONTECE COM OS LUGARES?
  • ESTA MODIFICAÇÃO FOI POSITIVA? TROUXE DESENVOLVIMENTO? CONTRIBUIU COM AS PESSOAS?
  • QUAIS  ASPECTOS NEGATIVOS PODEMOS IDENTIFICAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA COMO ESSA? 
  • COMO UMA USINA COMO ESTA CONTRIBUI COM A SUA VIDA? COMO TAMBÉM PODE CAUSAR ALGUM MALEFÍCIO?

👉 Pesquise outros possibilidades de 

 

GEOGRAFIA

 

ASPECTOS DA POPULAÇÃO DE MATO GROSSO👇

 

CUIABÁ, CAPITAL E CIDADE MAIS POPULOSA DE MATO GROSSO.

O MATO GROSSO É UM ESTADO BRASILEIRO LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRO-OESTE. A MAIORIA DOS MATO-GROSSENSES RESIDE EM ÁREAS URBANAS (82%), A POPULAÇÃO RURAL COMPREENDE 18%. O ESTADO POSSUI 141 OUTROS MUNICÍPIOS COM GRANDE CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL. OS MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES MAIS POPULOSOS SÃO: VÁRZEA GRANDE, RONDONÓPOLIS, SINOP, CÁCERES, TANGARÁ DA SERRA.

A POPULAÇÃO DO ESTADO É FORMADA POR PESSOAS DE DIFERENTES

COMPOSIÇÕES ÉTNICAS. DE ACORDO COM DADOS DO IBGE, A DISTRIBUIÇÃO É A SEGUINTE:

PARDOS – 55,2%. (MISCIGENAÇÃO)

BRANCOS – 36,7%. ( EUROPEUS)

NEGROS – 7%. ( AFRICANOS)

INDÍGENAS – 1,1%. ( INDÍGENAS)

 A POPULAÇÃO INDÍGENA DE MATO GROSSO SE CONCENTRA NO PARQUE NACIONAL DO XINGU, ALI VIVEM  INDÍGENAS QUE PRESERVAM A TRADIÇÃO DO KUARUP, RITUAL REALIZADO EM HOMENAGEM AOS MORTOS.

 

O ESTADO APRESENTA GRANDE PLURALIDADE CULTURAL, ENTRE OS ELEMENTOS DA CULTURA MATO-GROSSENSE ESTÃO: O CURURU, O SIRIRI, O RASQUEADO CUIABANO, O BOI A SERRA, A DANÇA DE SÃO GONÇALO, A DANÇA DOS MASCARADOS E O CONGO.

Francisco, Wagner de Cerqueira e. & quot; aspectos da população de mato grosso & quot;; brasil escola. disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-mato-grosso.htm. ACESSO EM 01 DE JUNHO DE 2020.

 

👉AGORA LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA:

.MATO GROSSO LOCALIZA-SE EM QUE REGIÃO DO BRASIL:

( ) REGIÃO SUL

( ) REGIÃO NORTE

( ) REGIÃO CENTRO-OESTE

 

👉MAIORIA DA POPULAÇÃO MATO-GROSSENSE RESIDE EM ÁREAS URBANAS.

( ) SIM ( ) NÃO

👉AGORA COMPLETE AS ALTERNATIVAS CONFORME INFORMAÇÕES DO TEXTO ACIMA:

O ESTADO POSSUI _______ MUNICÍPIOS.

AS MAIORES CIDADES SÃO: __________________,

__________________,

___________________, _________________, __________________.

O POVO DAQUI DESTE ESTADO É FORMADO POR DIFERENTES POVOS:

MISCIGENADOS SE DENOMINAM _________________________.

BRANCOS ORIGEM ______________________________.

 

NEGROS ORIGEM ______________________________.

INDÍGENAS ORIGEM ___________________________.

O ESTADO TEM UMA GRANDE PLURALIDADE CULTURAL, DENTRE ESSES

ELEMENTOS DESTACA-SE: _________________,

____________________,

___________________, _________________, __________________,

___________________, _________________, __________________.

👉AGORA ESCOLHA UM DESSES ELEMENTOS ACIMA E FAÇA UMA PESQUISA.

 FILME E OU FOTOGRAFE E ENVIE NO GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA. 


ABRAÇOS VIRTUAIS DAS PROFESSORAS ANA E IZA🙋


Comentários