3º Ano / Turmas A e B- AULA 13
Em música, batida ou batimento refere-se a uma pulsação de breve intensidade e uniforme que é resultado da interferência entre duas ondas sonoras de frequências levemente diferentes. A frequência das batidas será igual a diferença entre as frequências das ondas sonoras. Assim como as batidas desaparecerão se as duas frequências se tornam idênticas, o fenômeno resulta de uma grande utilidade na afinação dos instrumentos musicais. A batida pode se produzir através da nota fundamental e o harmônico superior da outra, assim como também como das duas notas fundamentais. A batida é, portanto, útil para afinar intervalos diferentes do uníssono. Se, por exemplo, você afinar uma corda para que ela não produza uma batida com a terça harmônica de outra corda cuja fundamental é uma quinta mais grave, a quinta será acusticamente mais pura e não uma quinta temperada. A manifestação de um intervalo desafinado é demonstrada por pulsos ou batidas que podem ser ouvidas juntas com o tom do intervalo. Estas batidas são o resultado de ondas sonoras fora de fase que são transmitidas no ar até os nossos ouvidos.
Uma batida é intrinsecamente relacionada com entonação
sonora. A batida é produzida em bater, chacoalhar, sacudir, bater uma das
partes integrantes do instrumento uma na outra (Bater Palmas) ou esfregando
dispositivos).
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Batida_(m%C3%BAsica)
Vivenciar Pulso Rítmicos
VIVENCIANDO JÁAAA!
ATIVIDADE MUSICAL DE
PALMAS/ PALMAS/ PÉ
(BRINCADEIRA MUSICAL)
- MARCELO SERRALVA
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4
BRINCADEIRA TODO MOVIMENTO
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=FI6Sv4W-at8[m2]
BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA
VAMOS APRENDERRRRR!!!!!!!!!!!!!
1.
Quadrado bater na mesa ou peito (corpo)
2. Triangulo bater o Pé
4. Retângulo em silêncio
VAMOS VIVENCIAR AS FIGURAS ALTERNATIVAS!!!!!!!!!!
Com as figuras alternativas você irá vivenciar as sequências rítmicas abaixo. Inicia os movimentos bem lento quando memorizar e tiver seguro, aumente a velocidade gradativamente. Observação repita quatro vezes cada sequência.
BOA AULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 🙌
ESPORTES: BENEFÍCIOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
(Fonte: Imagens Google)
Como vimos na aula
anterior, os esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins
competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras. A
maioria dos esportes está relacionada à atividade física, como o futebol, a corrida
e o basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado
um esporte, pois no xadrez existem regras fixas que não podem ser modificadas.
Para a prática de
esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem
premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro.
Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como
ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.
A prática esportiva
possui diversos benefícios ao praticante. Podemos citar alguns benefícios:
- Melhora o humor;
- Aumenta a concentração;
- Reduz o estresse e a depressão;
- Melhora a qualidade do sono;
- Mantém o peso saudável;
- Melhora a confiança;
- Estimula a liderança;
- Melhora o desempenho escolar.
Os esportes
podem ser classificados em esporte individual ou esporte coletivo. Esporte
individual é formado por apenas 1 atleta por equipe na disputa, como por
exemplo, o Xadrez. O esporte coletivo possui 2 ou mais atletas na equipe, como
por exemplo, o futebol, que possui 11 jogadores da equipe em campo, contra 11
jogadores de outra equipe.

Fonte: Imagens Google
HORA DO REGISTRO
Agora
vamos refletir um pouco mais sobre o Esporte. Responda as questões:
1-
Quais são os benefícios do Esporte, citados no texto?
2- O
que é Esporte individual?
3- O
que é Esporte coletivo?
4-Dentro
dos parênteses, coloque a
letra “C” para os esportes Coletivos e a letra “i” para os esportes
Individuais:
( ) NATAÇÃO
( ) VOLEIBOL
( ) FUTEBOL
( ) XADREZ
( ) TÊNIS DE
MESA ( ) BASQUETE
( ) GINÁSTICA ( ) FUTEBOL AMERICANO
( )
FUTSAL
( ) CORRIDA
( ) TÊNIS
( ) GOLFE
( ) CANOAGEM
( ) JUDÔ
( ) CAPOEIRA ( )
SALTO
( )
BOXE
( ) PATINAÇÃO
5- Quais são os esportes individuais que você mais
gosta?
6- Quais são os esportes coletivos que você mais
gosta?
7- Desenhe o esporte individual que você mais gosta.
8- Desenhe o esporte coletivo que você mais gosta.
ABRAÇOS VIRTUAIS DA
PROFESSORA AMANDA 🙋
GÊNERO TEXTUAL: CANÇÃO
O GÊNERO
TEXTUAL “CANÇÃO” CORRESPONDE A UM TEXTO ESCRITO EM VERSO OU EM PROSA, DESTINADO
AO CANTO. DIFERENTE DA MÚSICA QUE CORRESPONDE À COMBINAÇÃO DE SONS QUE PRODUZ
MELODIA, POR MEIO DE INSTRUMENTO MUSICAL.
A CANÇÃO É
UMA COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA A VOZ HUMANA, ESCRITA, NORMALMENTE SOBRE UM TEXTO,
E ACOMPANHADA POR INSTRUMENTOS MUSICAIS. AS CANCÕES TAMBÉM SÃO SEMELHANTES DAS
"CANTIGAS" DE AMOR e DE AMIGO
GAROTA DE IPANEMA
TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”
VAMOS PRIMEIRO RESPONDER
ALGUMAS PERGUNTAS
QUEM SÃO OS AUTORES DA CANÇÃO?
LEIA A CANÇÃO E DEPOIS MONTE
O TÍTULO, USANDO AS PALAVRAS QUE ESTÃO NOS QUADRINHOS.
COLOQUE OS VERSOS DA CANÇÃO NA ORDEM CORRETA, PEÇA AJUDA A UM RESPONSÁVEL OU FAMILIAR (NUMERE DE 1 A 15)
( ) O MUNDO INTEIRINHO SE
ENCHE DE GRAÇA
( ) OLHA QUE COISA MAIS LINDA
( ) E FICA MAIS LINDO POR
CAUSA DO AMOR
( ) É ELA MENINA QUE VEM E
QUE PASSA
( ) AH, POR QUE ESTOU TÃO
SOZINHO?
( ) O TEU BALANÇADO É MAIS
QUE UM POEMA
( ) QUE TAMBÉM PASSA SOZINHA
( ) NUM DOCE BALANÇO A
CAMINHO DO MAR
( ) AH, POR QUE TUDO É TÃO
TRISTE?
( ) MOÇA DO CORPO DOURADO, DO
SOL DE IPANEMA
( ) AH, SE ELA SOUBESSE QUE
QUANDO ELA PASSA
( ) A BELEZA QUE NÃO É SÓ
MINHA
( ) MAIS CHEIA DE GRAÇA
( ) É A COISA MAIS LINDA QUE
EU JÁ VI PASSAR
( ) AH, A BELEZA QUE EXISTE
AGORA É A VEZ DA LETRA R...
NESTA ATIVIDADE, VOCÊ VAI
APRENDER A OBSERVAR QUANDO SE USA “R” E “RR”.
VEJA TAMBÉM COMO ESSA LETRA
SE COMPORTA.
OBSERVE AS PALAVRAS DO QUADRO
ABAIXO. TODAS ELAS SÃO ESCRITAS COM
“R” OU “RR”.
VAMOS TRABALHAR APENAS AS
PALAVRAS QUE TÊM O “R” OU “RR” NO MEIO DA PALAVRA. SEU NOVO DESAFIO SERÁ
SEPARAR EM GRUPOS AS PALAVRAS QUE SE ESCREVEM DE MODO SEMELHANTE.
LOTERIA DO R
BASEADO EM SUAS DESCOBERTAS,
ASSINALE A COLUNA DO “R” OU A COLUNA DO “RR”, INDICANDO A OPÇÃO CORRETA PARA
COMPLETAR AS PALAVRAS:
PALAVRAS | R | RR |
GA ----- OTA | ||
CHU----- ASCO | ||
GA-----AGEM | ||
DE-----ETER | ||
FE-----AMENTA | ||
FA-----INHA | ||
SO-----INDO | ||
DOU-----ADO | ||
DINOSSAU-----O | ||
BA-----ACO |
👉VAMOS PESQUISAR EM LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E INTERNET PALAVRAS COM “R” E “RR” RECORTAR OU ESCREVER NO CADERNO.
SITUAÇÕES PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
A) QUAL É O RESULTADO DA SOMA DE 217+153?
B) UM JARDINEIRO RECEBEU PARA O DIA DAS MÃES
987 FLORES: DESSAS, 321 ERAM ROSA, 132 ERAM MARGARIDAS E O RESTANTE ERAM
CRAVOS. QUANTOS ERAM OS CRAVOS?
C) TIA PAULA FEZ MUITOS DOCES. 133 BRIGADEIROS, 234
CAJUZINHOS E 314 PÉS DE MOLEQUE. JÁ VENDEU 444 DOCINHOS. QUANTOS DOCINHOS
FALTAM PARA VENDER?
CIÊNCIAS
FONTES DE LUZ
AS
FONTES DE LUZ PODEM SER NATURAIS OU ARTIFICIAIS. O SOL É UMA FONTE PRIMÁRIA DE
LUZ NATURAL ENQUANTO QUE AS LÂMPADAS SÃO FONTES DE LUZ ARTIFICIAIS. A LUZ É UMA ONDA
ELETROMAGNÉTICA QUE, NO CASO DA NATURAL, TEM O SOL COMO FONTE E, NO CASO DA
ARTIFICIAL, É UMA ENERGIA GERADA A PARTIR DE FONTES ALTERNATIVAS.
FONTE DE LUZ NATURAL
A LUZ NATURAL É AUTO GERADA E DIVIDE-SE EM UM ESPECTRO DE CORES,
AS CORES VISÍVEIS DOS RAIOS. O ESPECTRO CONTÉM LUZ COM COMPRIMENTOS DE ONDAS
MAIS CURTOS E PRÓXIMOS AO VIOLETA EM UMA DAS EXTREMIDADES E LUZ COM
COMPRIMENTOS DE ONDA MAIS LONGOS E PRÓXIMOS AO VERMELHO EM OUTRA.
ESSES
RAIOS SÃO CHAMADOS DE:
ULTRAVIOLETA;
INFRAVERMELHO.
AMBOS
OS RAIOS NÃO SÃO VISÍVEIS AO OLHO HUMANO. O ESPECTRO COMPLETO DA LUZ DE FONTES
NATURAIS É O IDEAL PARA A VIDA ANIMAL E VEGETAL NO PLANETA TERRA, É ESSE TIPO
QUE PERMITE QUE PLANTAS E ANIMAIS SE DESENVOLVAM.
O SOL É
UMA FONTE DE LUZ NATURAL, TAMBÉM É CONHECIDO COMO FONTE DE LUZ PRIMÁRIA. A LUA
NÃO É CONSIDERADA UMA FONTE DE LUZ PRIMÁRIA, POIS TRABALHA DIFUNDINDO A LUZ DE
UMA FONTE PRIMÁRIA.
NESTE
CASO DÁ-SE O NOME DE CORPO ILUMINADO OU FONTE DE LUZ SECUNDÁRIA.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA LUZ NATURAL PARA OS SERES VIVOS?
A
EXPOSIÇÃO MODERADA À LUZ SOLAR É SAUDÁVEL E BENEFICIA TODOS OS SERES VIVOS DO PLANETA
TERRA.
A LUZ NATURAL AUMENTA A ENERGIA E O
METABOLISMO, IMPULSIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO E AJUDA A PRODUZIR A VITAMINA D,
ELEMENTOS ESSENCIAIS AO CORPO HUMANO.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESCURO NOS SERES VIVOS?
A
ESCURIDÃO É UM FATOR INERENTE À FOTO ATIVIDADE NOS ORGANISMOS, AJUDA A
REJUVENESCER E A RESTAURAR AS FORMAS DE VIDA EM NÍVEL CELULAR.
FONTE DE LUZ ARTIFICIAL
A LUZ ARTIFICIAL É GERADA POR FONTES DE ENERGIA
NÃO NATURAIS. A MAIORIA DAS ATIVIDADES HUMANAS SERIAM PRATICAMENTE IMPOSSÍVEIS
SE NÃO EXISTISSEM FONTES ALTERNATIVAS DE LUZ. ELA PODE SER CONTROLADA DE ACORDO
COM AS VONTADES E AS NECESSIDADES DO HOMEM. É POSSÍVEL MONITORAR ADEQUADAMENTE
A INTENSIDADE, A QUALIDADE E A QUANTIDADE DE LUZ PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.
ESSA
NÃO TEM UM ESPECTRO DE CORES OU COMPRIMENTOS DE ONDA TÃO VARIADOS QUANTO A LUZ
NATURAL, FAZENDO COM QUE SEJA MENOS BENÉFICA.
COMO
EXEMPLOS, PODEMOS CITAR COMO FONTES DE LUZ ARTIFICIAL A VELA EM CHAMAS, A
LÂMPADA E AS LANTERNAS.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TQOqoQOs_jo
A PRESENÇA DA LUZ NO AMBIENTE
A
HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO
A LUZ E A SOMBRA SÃO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA LINGUAGEM VISUAL. COM ELAS
PODEMOS CRIAR NO DESENHO, NA PINTURA E ESCULTURA BELÍSSIMOS EFEITOS COMO O DE
DILATAÇÃO DO ESPAÇO, O DE PROFUNDIDADE E O DE VALORIZAÇÃO DA PARTE MAIS
ILUMINADA. LUZ NATURAL: É QUANDO O
OBJETO RECEBE LUZ DO SOL.
DURANTE MUITOS
ANOS, A ÚNICA FONTE DE ILUMINAÇÃO QUE AS PESSOAS TINHAM ERA O SOL. DEPOIS DE ALGUM
TEMPO, APRENDERAM USAR A LUZ PROVENIENTE DO FOGO. ESSE É O PRINCÍPIO BÁSICO DE
FUNCIONAMENTO DE VELAS E DE LAMPIÕES. A VELA É UM INVENTO MUITO ANTIGO, E AINDA
O UTILIZAMOS QUANDO HÁ AUSÊNCIA DE LUZ ELÉTRICA.
👉DE ACORDO COM NOSSOS ESTUDOS E COM O TEXTO ACIMA, RESOLVA
AS QUESTÕES PROPOSTAS.
a) EXPLIQUE COMO OS
AMBIENTES ERAM ILUMINADOS QUANDO NÃO EXISTIAM LÂMPADAS OU ENERGIA ELÉTRICA?
b) O SOL É UMA FONTE DE
ENERGIA NATURAL.
ESCREVA DOIS EXEMPLOS DE FONTES DE ENERGIA CRIADAS PELOS
SERES HUMANOS.
1)
2)
c) ATUALMENTE, QUAL É A
PRINCIPAL FONTE DE ILUMINAÇÃO UTILIZADA POR NÓS?
👉OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA SE É FONTE DE LUZ NATURAL OU ARTIFICIAL
HISTÓRIA
NOSSOS RIOS:
DESENVOLVIMENTO URBANO
A HISTÓRIA VAI ESTUDAR AS AÇÕES DOS HOMENS E MULHERES NO TEMPO, QUE
MODIFICAM OS ESPAÇOS, AS PAISAGENS E SUAS REPRESENTAÇÕES
O RESERVATÓRIO DO MANSO (ESSA PARTE QUE VOCÊ VIU NO VÍDEO ACIMA DA BARRAGEM) ATINGE UMA ÁREA DE 427 KM2 NOS MUNICÍPIOS DE CHAPADA DOS GUIMARÃES E NOVA BRASILÂNDIA - MT. ANTES ERA UM ESPAÇO DE MORADA DE PESSOAS, PLANTAS E ANIMAIS.
👉DEPOIS DE VER A ILUSTRAÇÃO ACIMA E LER O TEXTO VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES:
O QUE VEMOS?
- QUAL O NOME DESTE RIO?ESTA IMAGEM FOI FEITA EM QUAL LOCALIDADE?
- O QUE PODEMOS PERCEBER DE DIFERENTE ENTRE AS FOTOS?
- PARA QUE SERVE AQUELA CONSTRUÇÃO POR ONDE A ÁGUA DO MANSO PASSA?
- PODEMOS DIZER QUE ESTE AMBIENTE PERMANECE NATURAL? POR QUÊ?
- A CONSTRUÇÃO É ALGO QUEFOI CRIADA PELO SER HUMANO, ISTO MODIFICOU A NATUREZA?
- OLHANDO ESTA FOTOGRAFIA, COM O DECORRER DO TEMPO O QUE ACONTECE COM OS LUGARES?
- ESTA MODIFICAÇÃO FOI POSITIVA? TROUXE DESENVOLVIMENTO? CONTRIBUIU COM AS PESSOAS?
- QUAIS ASPECTOS NEGATIVOS PODEMOS IDENTIFICAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA COMO ESSA?
- COMO UMA USINA COMO ESTA CONTRIBUI COM A SUA VIDA? COMO TAMBÉM PODE CAUSAR ALGUM MALEFÍCIO?
👉 Pesquise outros possibilidades de
GEOGRAFIA
ASPECTOS DA POPULAÇÃO DE MATO GROSSO👇
CUIABÁ, CAPITAL E CIDADE MAIS POPULOSA DE
MATO GROSSO.
O MATO GROSSO É UM ESTADO BRASILEIRO
LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRO-OESTE. A MAIORIA DOS MATO-GROSSENSES RESIDE EM
ÁREAS URBANAS (82%), A POPULAÇÃO RURAL COMPREENDE 18%. O ESTADO POSSUI 141
OUTROS MUNICÍPIOS COM GRANDE CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL. OS MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES MAIS POPULOSOS SÃO: VÁRZEA GRANDE, RONDONÓPOLIS, SINOP,
CÁCERES, TANGARÁ DA SERRA.
A POPULAÇÃO DO ESTADO É FORMADA POR PESSOAS
DE DIFERENTES
COMPOSIÇÕES ÉTNICAS. DE ACORDO COM DADOS DO
IBGE, A DISTRIBUIÇÃO É A SEGUINTE:
PARDOS – 55,2%. (MISCIGENAÇÃO)
BRANCOS – 36,7%. ( EUROPEUS)
NEGROS – 7%. ( AFRICANOS)
INDÍGENAS – 1,1%. ( INDÍGENAS)
A POPULAÇÃO INDÍGENA DE MATO GROSSO SE
CONCENTRA NO PARQUE NACIONAL DO XINGU, ALI VIVEM INDÍGENAS QUE PRESERVAM A TRADIÇÃO DO KUARUP,
RITUAL REALIZADO EM HOMENAGEM AOS MORTOS.
O ESTADO APRESENTA GRANDE PLURALIDADE
CULTURAL, ENTRE OS ELEMENTOS DA CULTURA MATO-GROSSENSE ESTÃO: O CURURU, O
SIRIRI, O RASQUEADO CUIABANO, O BOI A SERRA, A DANÇA DE SÃO GONÇALO, A DANÇA DOS
MASCARADOS E O CONGO.
Francisco, Wagner de Cerqueira e. & quot; aspectos da população de mato grosso & quot;; brasil escola. disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-mato-grosso.htm. ACESSO EM
01 DE JUNHO DE 2020.
👉AGORA LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA:
.MATO GROSSO LOCALIZA-SE EM QUE REGIÃO DO
BRASIL:
( ) REGIÃO SUL
( ) REGIÃO NORTE
( ) REGIÃO CENTRO-OESTE
👉MAIORIA DA POPULAÇÃO MATO-GROSSENSE RESIDE
EM ÁREAS URBANAS.
( ) SIM ( ) NÃO
👉AGORA COMPLETE AS ALTERNATIVAS CONFORME
INFORMAÇÕES DO TEXTO ACIMA:
O ESTADO POSSUI _______ MUNICÍPIOS.
AS MAIORES CIDADES SÃO: __________________,
__________________,
___________________, _________________,
__________________.
O POVO DAQUI DESTE ESTADO É FORMADO POR
DIFERENTES POVOS:
MISCIGENADOS SE DENOMINAM
_________________________.
BRANCOS ORIGEM
______________________________.
NEGROS ORIGEM ______________________________.
INDÍGENAS ORIGEM ___________________________.
O ESTADO TEM UMA GRANDE PLURALIDADE CULTURAL,
DENTRE ESSES
ELEMENTOS DESTACA-SE: _________________,
____________________,
___________________, _________________,
__________________,
___________________, _________________,
__________________.
👉AGORA ESCOLHA UM DESSES ELEMENTOS ACIMA E
FAÇA UMA PESQUISA.
FILME E OU FOTOGRAFE E ENVIE NO GRUPO DE WHATSAPP DA TURMA.
ABRAÇOS VIRTUAIS DAS PROFESSORAS ANA E IZA🙋
Comentários
Postar um comentário