Educação Infantil- Aula 13
.
Assista ao vídeo da Fábula " A Cigarra e a formiga"
Preste bastante atenção em cada estação do ano que aparece na história.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=_UdOh8gGruE.
O que a formiga fazia durante o verão?
O que a cigarra sentiu
quando o inverno chegou?
AGORA É A SUA VEZ!
👉Mostre que você prestou bastante atenção no vídeo "A formiga e a cigarra " e faça um desenho bem bonito para representar a história.
👉 Vamos aprender a fazer uma dobradura da cigarra? Acompanhe o passo a passo, ou
se preferir assista o vídeo.
Siga o passo a passo da dobradura da cigarra conforme demostra as imagens de 1 a 7.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=n1KZG26N9D8
RODA DE CONVERSA
Estamos na quarentena para nos proteger contra o corona vírus que provoca o covid-19.Tudo isso vai passar e vamos em breve estar todos juntinhos novamente.
Hoje vamos propor uma roda e conversa entre você e as pessoas da sua família.
Solicitamos que a família filme esse momento e nos envie no grupo de whatsapp da turma.
ROTEIRO PARA A RODA DE CONVERSA
1 - O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NESSA QUARENTENA?
2- O QUE VOCÊ FAZ PARA COLABORAR COM SUA FAMÍLIA EM CASA?
3 - DO QUE VOCÊ SENTE FALTA NESSE MOMENTO QUE ESTAMOS EM QUARENTENA?
4 - DO QUE VOCÊ MAIS GOSTAVA DE FAZER NA ESCOLA?
5 - O QUE VOCÊ FAZ EM CASA QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
OBA! HORA DA BRINCADEIRA!
VOCÊ VAI PRECISAR
Revista velha ou algum papel de rascunho que possa ser amassado para virar uma bolinha;
Feito as bolinhas de papel, no primeiro momento você pegará um balde ou bacia que será o cesto onde você deverá acertar as bolinhas, é o seu alvo.
COMO FAZER?
Amasse o papel até formar uma bolinha (fazer pelo menos cinco bolinhas de papel). Se preferir pode usar alguns brinquedos de borracha ou plástico.
Marcar uma distância de dois metros do alvo com uma linha ou demarcação no chão e acertar as bolinhas u os brinquedos dentro do balde ou bacia.
DESAFIOS
- Na segunda
tentativa utilizar a mão esquerda
- Tentar acertar
o alvo de costa
OBS.: Se estiver
muito fácil para acertar aumentar um pouca a distância do alvo e se estiver
difícil aproximar do alvo.
· Sugestão: Os pais brincando junto com os filhos poderá ser feito uma competição para ver quem acerta mais bolinhas no alvo.
Vamos
assistir uma história muito legal! É a história da dona Maricota
👈VEJA A CAPA DO LIVRO, COMO ELA É COLORIDA E CHEIA DE COISAS DELICIOSAS
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=szXKv48GcpE
👉 Agora, que você já assistiu sobre a cesta da dona
Maricota, desenhe em uma folha ou no caderno, quais eram os legumes e frutas
que estavam na cesta da dona Maricota.
👉 Agora, circule no seu desenho as suas frutas preferidas?
👉 Faça um x nos seus legumes e verduras preferidas.
Registre através de vídeo nos contando quais foram as frutas, verduras e legumes que você desenhou.
Circule
todas as letras M. da Música boa alimentação.
Batidão da alimentação
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jcnKwCK7-A4
Vamos
fazer uma deliciosa salada de frutas? Convide um adulto, para realizar esta
atividade lúdica e saborosa com você, sabemos da importância da boa alimentação
saudável. Utilize os ingredientes que você tem em casa, e as frutas de sua
preferência. Registre este delicioso momento com fotos e vídeo.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=U8_D9kDwP5Y
VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO MUSICAL
Fonte: https://youtu.be/G2oBnsAZW3g
VOCÊS SABEM O QUE É RIMA?
-AS RIMAS SE CARACTERIZAM-SE PELA REPETIÇÃO DE SONS NO
FINAL DE DUAS OU MAIS PALAVRAS DE UM TEXTO.
Exemplo: Jacaré – rima com pé;
Tubarão rima com mão; etc.
👇
Após assistir ao vídeo “A boca
do jacaré” o desafio é prestar atenção e dizer as rimas desta música.
👆
👉Grave com ajuda de um adulto, um vídeo/áudio dizendo quantas e quais rimas você conseguiu descobrir nesta música.
👉Agora desenhe e diga o nome de dois animais que você viu no vídeo.
Mãos à obra!
MAIS DESAFIOS!
Agora que já ouvimos a música "A boca do Jacaré", vamos ao desafio?
Vamos fazer um jacaré?
Sim, Vamos fazer um jacaré usando rolo de papel toalha.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=KApJmTn4xnA
Vamos precisar de:
Rolo de papel toalha;
Tinta guache verde ou ainda pintar com lápis de cor ou giz de cera;
Papel branco;
Cola;
Canetinha
preta ou lápis de cor preto.
👉Não se esqueça de mandar fotos ou filmar.
Vamos aprender
brincando? A brincadeira é Engole - o- Gude
O jogo consiste em passar as bolas do espaço maior
para o menor. Basta fazer o brinquedo com duas garrafas pet, bolas de gude e
fita adesiva.
Com a ajuda de um adulto você vai precisar de:
2 garrafas PET iguais,;
Tesoura ou Estilete;
Caneta permanente;
Fita adesiva larga colorida ou comum;
Bolinhas de gude, mas pode ser miçangas grandes e até mesmo botões de camisa.
Na primeira garrafa PET faça uma linha 2-3 dedos abaixo da linha onde fica a parte do rótulo.
E também na parte de baixo.
Corte as duas extremidades. Jogue fora a parte do meio. Junte o fundo com o pedaço de cima.
Una com fita adesiva larga, se tiver colorida melhor.
Na outra garrafa, desenhe uma linha quase na base, uns 2-3 dedos (de baixo pra cima).
Corte fora, mas reserve a base.
Encaixe a segunda garrafa sem fundo, na outra parte menor.
Use fita adesiva para unir ambas as partes.
Na parte superior novamente desenhe uma linha reta onde o plástico começar inclinar.
Corte na linha, todo ao redor.
Coloque as bolinhas de gude dentro das garrafas.
Encaixe a outra parte de baixo (que você tinha reservado), na abertura de cima.
Feche com bastante fita adesiva, se tiver colorida, melhor.
Fica assim! O objetivo é conseguir colocar as bolinhas dentro da garrafa menor! Agora é só se divertir
Olá turminha hoje
vamos brincar de “Tá quente, Tá frio”
Para essa
brincadeira precisaremos de alguns objetos e alguém que os esconda e dê o
comando da brincadeira.
Você não pode saber
onde foram escondidos hem!
Para iniciar a
brincadeira é só começar a caça e ir perguntando se está ficando quente ou
frio, quem escondeu vai dizer, se está perto (falando quente) ou se
estiver longe (falando Frio).
Me diz ai, você conseguiu achar todos os brinquedos?
ESSA AULA É APENAS PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ I
AULAS EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL:
Vídeo-Poesia: “Aprendendo com
gentileza”.
Atividade da página 208, colorir e recortar a flor e entregar para uma
pessoa especial.
Vídeo “A ONÇA SAÇÁ, LARA E MINA APRENDENDO COM GENTILEZA!”.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=XgAkTYia8OE
Assista
ao vídeo e no final terá uma brincadeira para você, responda e nos envie no grupo, por vídeo ou áudio.
página 39/41, com a ajuda
de um adulto, pinte e recorte a flor
do elogio e escolha uma pessoa muito especial e lhe dê de presente, grave um
vídeo entregando a flor e nos envie no grupo.
ESSA AULA É APENAS PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ II
Educação
Sócio Emocional
Terceira lição,
livro: APRENDENDO A PERCEBER A NECESSIDADE DO OUTRO, atividade aprendendo a
compartilhar página 247, atividades páginas 248/249.
Atividade página 58: Aprendendo a compartilhar.
A professora Joelil irá compartilhar uma mágica com você e você
irá compartilhar com seus colegas. Obá! Vai ser muito legal!
Materiais necessários:
Uma folha de papel toalha;
Tesoura sem ponta;
Canetinha e um recipiente com água
Um adulto irá ajudar a cortar o papel toalha.
“A MÁGICA DO PAPEL TOALHA!”
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jBLsHT-GuP4
BOA MÁGICA! NÃO SE ESQUEÇAM DE COMPARTILHAR CONOSCO, ENVIE O VÍDEO DA SUA MÁGICA.
👉Atividade página 59/61, a Saçá não quer compartilhar
os presentes com seus irmãos, você irá ajudá-la.
Comentários
Postar um comentário