3º Ano- Turmas- A e B- AULA 12

Semana de 01 a 05 de junho

NESSA SEMANA VAMOS APRENDER MUITO!


AS DIFERENÇAS ENTRE JOGO E ESPORTE

O QUE É JOGO?

Jogos são atividades, físicas ou não, realizadas como forma de entretenimento. Pode existir competição em um jogo, porém, as suas regras podem ser criadas e modificadas pelos próprios jogadores. Os jogos podem envolver apenas estratégia e raciocínio, como jogos de cartas ou jogos de tabuleiro. Porém, alguns esportes podem ser considerados jogos, quando realizados para fins lúdicos e de forma amadora, como o futebol de rua, ou “pelada”.

Para a prática de jogos, não é necessário o uso de uniformes, e apesar de em muitos casos também existir competitividade e vencedores, não há premiações. Os jogos podem ser praticados em qualquer lugar, não necessitando um espaço específico.



(Futebol de rua. Fonte: Imagens Google)                                                         (tabuleiro do jogo de Dama Fonte: Imagens Google)


 

O QUE É ESPORTE?


         Esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras. A maioria dos esportes está relacionada à atividade física, como o futebol, a corrida e o basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte, pois no xadrez existem regras fixas que não podem ser modificadas.

Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro. Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.

                                                      

(Voleibol. Fonte: Imagens Google)

Agora vamos para as atividades sobre Jogo e Esporte. Responda no caderno as questões:

-O que é Jogo?

- O que é Esporte?

- Classifique os itens abaixo como JOGO ou ESPORTE. Se for jogo, coloque no parênteses a letra ‘J’. Se for esporte, coloque a letra ‘E’ no parênteses:

(     ) BASQUETE                                                (     ) DAMA                                                    

(     ) FUTEBOL                                                   (     ) ROUBA BANDEIRA                                

(     ) MEMÓRIA                                                   (     ) XADREZ

(     ) VIDEOGAME                                               (     ) BOLITAS

(     ) GINÁSTICA                                                 (     ) QUEIMADA

(     ) MÍMICA                                                       (     ) BOXE

(     ) VOLEIBOL                                                   (     ) DOMINÓ

(     ) NATAÇÃO                                                    (     ) PATINAÇÃO

 

- Quais são os esportes que você mais gosta?

- Quais são os jogos que você mais gosta?

- Desenhe o esporte que você mais gosta.

- Faça um desenho do jogo que você mais gosta.


🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐🏐


NOSSO ASSUNTO AGORA É ...



                                                            GÊNERO TEXTUAL



Receita 1

BOLO DE MILHO

Ingredientes:

3 ovos

1 pacote de queijo ralado tipo parmessão

1 lata de milho verde

1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar

1 lata de fubá

1 lata de leite

1/2 lata de óleo

1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o fubá, o açúcar, o milho verde, o leite , o óleo e o queijo ralado por 2 minutos.

Em seguida, coloque o fermento em pó.

Mexa com uma colher e coloque para assar em forno médio por 40 minutos.

Fonte: Sítio: Tudo Gostoso. Bolo de Milho. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/24452-bolo-de-milho.html>.


Receita 2

 BRIGADEIRO

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de margarina sem sal

7 colheres rasas das de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó

chocolate granulado para fazer bolinhas

 

Modo de preparo:

Colocar em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.

Cozinhar em fogo médio e mexer sem parar com uma colher de pau.

Cozinhar até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.

Deixar esfriar bem,  untar as mãos com margarina, fazer as bolinhas e envolvê-las em chocolate granulado. As forminhas você pode encontrar em qualquer supermercado. 

 Fonte:<http://www.tudogostoso.com.br/receita/114-brigadeiro.html>.

Receita 3

 

 


Fonte :<http://soumaeemecuido.blogspot.com.br/2012/06/receita-bolo-de-chocolate-na-caneca.html >.

O QUE ESTES TEXTOS TÊM EM COMUM? VAMOS OBSERVAR OS DETALHES...


ELES SÃO DIVIDIDOS EM DUAS PARTES.

Parte 1- Ingredientes;

Parte 2- Modo de preparo.


Eles usam  os verbos  quase sempre no modo imperativo (o modo verbal que expressa ordem, conselho, etc.), pois essa parte indica, passo a passo, a seqüência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita. Às vezes, o modo verbal imperativo é substituído pela forma nominal infinitivo.

Se observarmos as  receitas 1  e 2 acima poderemos analisar perfeitamente os verbos no imperativo e no infinitivo:

IMPERATIVO                                       INFINITIVO

bat                                     colocar

   coloque                                  cozinhar

       mexa                                   deixar esfriar


. Os textos acima das receitas, nos ensina a fazer um bolo por meio de imagens e também outros por meio de texto escrito. Como é chamado esse gênero textual?

(           )  POEMA

(           )  RECEITA

(           )  HISTÓRIA EM QUADRINHO

 

2. Observe os passos da receita 1 e ordene de acordo com as instruções do modo de preparo.

3. Reescreva a receita 3, substituindo as imagens por palavras.

4. Copie no quadro abaixo os verbos das 3 receitas acima nos seus devidos lugares.

imperativo          infinitivo
  
 
  
  
  

Pulso Rítmico/Batida   👏

Em música, batida ou batimento refere-se a uma pulsação de breve intensidade e uniforme que é resultado da interferência entre duas ondas sonoras de frequências levemente diferentes. A freqüência das batidas será igual a diferença entre as frequências das ondas sonoras. Assim como as batidas desaparecerão se as duas frequências tornam-se idênticas, o fenômeno resulta de uma grande utilidade na afinação dos instrumentos musicais. A batida pode se produzir através da nota fundamental e o harmônico superior da outra, assim como também como das duas notas fundamentais. A batida é, portanto, útil para afinar intervalos diferentes do uníssono. Se, por exemplo, você afinar uma corda para que ela não produza uma batida com a terça harmônica de outra corda cuja fundamental é uma quinta mais grave, a quinta será acusticamente mais pura e não uma quinta temperada. A manifestação de um intervalo desafinado é demonstrada por pulsos ou batidas que podem ser ouvidas juntas com o tom do intervalo. Estas batidas são o resultado de ondas sonoras fora de fase que são transmitidas no ar até os nossos ouvidos.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Batida_(m%C3%BAsica)

 

Uma batida é intrinsecamente relacionada com entonação sonora. A batida é produzida em bater, chacoalhar, sacudir, bater uma das partes integrantes do instrumento uma na outra (Bater Palmas) ou esfregando dispositivos).

 

As notas de qualquer intervalo vão ter parciais comuns, ou coincidentes. Se as notas fundamentais do intervalo não interagem, as parciais coincidentes irão, e será possível ouvir batidas nos pontos das parciais coincidentes (os harmônicos). Eliminação das batidas vai ajustar o intervalo em sua afinação. Isto é possível se ajustando as notas do intervalo para que as parciais coincidentes combinem em tom e se tornem harmoniosos. Um intervalo afinado não vai ter batidas presente sobre o som das notas do intervalo.


VIVENCIANDO JÁAAA

Vídeos; ATIVIDADE MUSICAL DE PALMAS PALMA PÉ (BRINCADEIRA MUSICAL) - MARCELO SERRALVA

 Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ueWjn7541s4


  BRINCADEIRA TODO MOVIMENTO

        Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=FI6Sv4W-at8

BATIDAS REPRESENTADAS PELAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESCRITA ALTERNATIVA

 

VAMOS APRENDERRRRR!!!!!!!!!!!!!

 

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=jogo+do+silencio+figuras+geometricas&bih=608&biw=1366&hl=pt-BR&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=zHFVOPM060GAPM%253A%252CjQvp26GLMMr0kM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSFbRZTG42hoAuP6JIxL110T7uYmw&sa=X&ved=2ahUKEwiimfyMyeHpAhWkB9QKHTCKDE4Q9QEwAHoECAYQBQ#imgrc=zHFVOPM060GAPM:

VAMOS MOVIMENTAR O CORPO!!!!!!

       Para desenvolver o sentido de pulsação, trabalharemos os movimentos corporais e os estudantes irão marcar o pulso batendo palmas. Utilizaremos também a escrita alternativa para representar o pulso: Círculo = Palmas;

Triângulo = Pé;

Quadrado = estalo com o dedo

Retângulo = intervalo/ pausa

Conforme a imagem geométrica faremos assim...

estalo, estalo;

palma, palma;

pausa, pausa;

pé, pé;

estalo, estalo;

palma, palma;

pausa, pausa;

pé, pé;

estalo, estalo;

palma, palma.


Assim será realizada a atividade. No segundo período da aula, realizaremos a atividade inserindo as músicas "Borboletinha"  e “Marcha Soldado” para acompanhar com as palmas, seguindo o ritmo e a pulsação..

 

 

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=LETRA+DA+MUSICA+MARCHA+SOLDADO&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjSl8n1yuHpAhVTGbkGHS2xBMkQ_AUoAXoECA4QAw&biw=1366&bih=608#imgrc=jIbIeS06oWjJrM

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Vqel837vdJs

Boa aula!!!!Cuide-se e até nossa próxima aula🙋


Comentários