5º ANO/Turmas A e B - AULA 17

Semana de 22 a 29 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda as questões de interpretação de texto e de regras gramaticais.

O ORELHÃO QUE FICOU MUDO
(Sandra de Oliveira Calazam)

Orelhão é um apelido simpático que o povo me deu porque eu pareço uma orelha bem grande.
Dentro de mim fica um telefone que eu guardo como se fosse meu coração. Na verdade, eu sou um telefone público.
As coisas públicas são aquelas que servem para todo mundo usar, como os bancos das praças, os jardins, as caixas de correio, os postes de iluminação e eu: o orelhão.
Minha história começou quando fui instalado na esquina da Rua Primavera com a Rua das Flores. Em pouco tempo eu fiquei conhecendo a vizinhança: dona Irene, que vinha quase todo o dia telefonar para saber notícias da família; a Rosana, muito apaixonada, que estava sempre ligando para o namorado; os operários que estavam trabalhando na fábrica Nobel e, principalmente o Toninho. Esse era o garoto mais legal que já conheci. Vez ou outra ele aparecia aqui para combinar umas peladas com os amigos.
Eu me sentia importantíssimo ajudando o pessoal. O único problema era quando aparecia um tagarela que ficava batendo papos sem fim. Em pouco tempo se formava uma fila e a gente só ouvia reclamação: "Será que ainda vai demorar ?" " Vamos, cara estou com pressa !" Nesses dias eu trabalhava muito, mas gostava de ouvir as conversas e ficava por dentro de todas as fofocas. Para falar a verdade, estava a-do-ran-do aquele lugar.
Minha felicidade foi por água abaixo quando conheci os bagunceiros do bairro. Era um bando de mal-educados que me deixava indignado. Bastava eu demorar a dar linha ou a completar uma ligação e lá vinha soco, tabefe e xingamento: "Vai funcionar ou não, orelhudo?" "Essa porcaria não serve para nada!" "Fala, vagabundo!"
Eu bem que tinha vontade de brigar com eles, mas quem disse que orelhão pode se defender?
Depois de aguentar um monte de palavrões e agressões, fiquei pensando num jeito de ir à forra. Foi aí que resolvi: sendo maltratado daquela maneira eu não ia funcionar mesmo. Os amigos que me desculpem, mas de agora em diante sou um orelhão mudo.

Responda:
1) Conforme o texto o que é: 
a. Orelhão:

b. Coisas públicas:

2) Numere a 2ª coluna conforme a 1ª:
(1) Dona Irene                    ( ) não podia se defender, nem brigar, era maltratado 
(2) Rosana                          ( ) ligava para o namorado. 
(3) Os operários                 ( ) mal-educados, falavam palavrões. 
(4) Toninho                         ( ) trabalhavam na fábrica Nobel. 
(5) Orelhão                         ( ) queria saber notícias da família. 
(6) Bagunceiros do bairro  ( ) combinava algumas peladas com os amigos.

3) Em que local estava instalado o Orelhão?

4) O orelhão estava adorando o local onde ficava, mas sua felicidade foi embora. Por quê?

5) Após ser maltratado e não aguentando mais as ofensas, qual a decisão que o Orelhão tomou?

6) Numere dentro dos parênteses conforme com as palavras que são o significado das palavras sublinhadas nas frases: 
(1) Gostava de ouvir as conversas e ficar por dentro das fofocas
(2) Um bando de mal-educados me deixava indignado
(3) Lá vinha soco, tabefe e xingamento.
(4) Fiquei pensando num jeito de ir à forra

( ) tapa                                     ( ) vingar 
( ) intriga                                  ( ) revoltado

7) Marque um ( x ) na resposta correta. Quem está contando a história que você acabou de ler? 
( ) Dona Irene                        ( )Os bagunceiros do bairro 
( ) O orelhão                           ( ) Toninho

8) Separe em sílabas as palavras abaixo:
importantíssimo
principalmente
iluminação
jardins
públicas
apaixonada
bagunceiros
bairro
completar
agressões

9) Escreva no singular as palavras sublinhadas:
a. Ouvia um monte de palavrões e agressões.

b. Os operários estavam trabalhando na fábrica.

c. As coisas públicas são aquelas que servem para todo mundo usar, como os bancos das praças, os jardins, as caixas de correio, os postes de iluminação.

10) Agora é sua vez de produzir uma história com as regras de acentuação como pontos, vírgulas e acentos. Produza uma história e use sua criatividade.

MATEMÁTICA

IGUALDADE E EQUIVALÊNCIA

Vamos iniciar a nossa aula assistindo ao vídeo abaixo que explica sobre propriedades de igualdade e noção de equivalência:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Hedgj8wvDQQ

Igualdade é uma equivalência de duas expressões ou quantidades. Para obtermos uma igualdade é necessário o uso do símbolo "=".
Dois objetos matemáticos são iguais se e somente se são precisamente o mesmo em todo caminho. Isto define uma relação binária, igualdade, denotada pelo sinal de igualdade "=" em tal modo que a sentença "x = y" significa que x e y são iguais.

Equivalência, em sentido mais geral, é provido pela construção de uma relação de equivalência entre dois conjuntos. Uma sentença que duas expressões denotam quantidades iguais é uma equação.

Para melhor visualizarmos uma igualdade, vamos observar a balança de dois pratos.


Na balança acima temos uma balança equilibrada (igual), pois a quantidade de cubos que tem em um prato é a mesma que tem em outro. 
Os cubos verdes e laranja têm massas iguais. 
Agora, se pegarmos essa mesma balança e somarmos ou retirarmos cubos? O que irá acontecer?

Para que a balança continue em equilíbrio o mesmo peso que colocarmos em um lado deverá ser colocada do outro, então:

Acrescentei 3 cubos laranjas em cada lado. 

Se retirarmos algum cubo, devemos retirar a mesma quantidade de cada lado para que a balança continue equilibrada.
Princípio aditivo da igualdade: adicionando ou subtraindo um mesmo número nos dois membros de uma igualdade obtém-se outra sentença que ainda é uma igualdade.
Observe a balança abaixo:

Se dobrarmos a quantidade de cubos em cada lado teremos:

Concluímos que 2 + 3 = 1 + 4  e 2 . (2 + 3) = 2 . (1 + 4) são duas igualdades.

Princípio multiplicativo da igualdade: Multiplicando ou dividindo por um mesmo número (diferente de zero) os dois membros de uma igualdade obtém-se uma nova sentença que ainda é uma igualdade.

Exemplos:
Observe que ambos os membros da igualdade indicam o mesmo valor, sendo considerados igualdades.
Em toda igualdade é possível alterar cada um de seus membros, porém é importante que a mesma operação seja feita em ambos os membros para manter a equivalência.
Exemplos:
Ao adicionar 5 no primeiro membro:
10 + 5 = 10, porém a igualdade não está equivalente.
Para manter a igualdade é necessário adicionar 5 aos dois membros.
Nesse caso, a operação será multiplicar por 3.
Note que ambos os membros foram multiplicados por 3, e que a ordem dos fatores não altera o produto, mantendo-se a equivalência.
Equações Equivalentes

Para obter duas equações equivalentes partiremos do mesmo princípio da igualdade.

Por exemplo, observe essas igualdades:

3X + 2 = X + 10 (equação 1)
Para que seja verdadeira essa igualdade o X nos dois lados irá assumir o mesmo valor:

Então:
3 . 4 + 2 = 4 + 10
12 + 2 = 4 + 10
14 = 14

2X = 8 (equação 2)
2 . 4 = 8
8 = 8

X = 4 (equação 3)

Nas equações 1, 2, 3, o valor da incógnita (raiz da equação) é o mesmo, dizemos que elas são equivalentes entre si.

Para acharmos mais facilmente a raiz de uma equação transformamos a equação inicial em outras equações mais simples até chegar ao valor da incógnita.

Para transformar as equações em outras equivalentes utilizamos:
O princípio aditivo da equivalência de equações – conseqüência do princípio aditivo da igualdade.
O principio multiplicativo da equivalência de equações – conseqüência do princípio multiplicativo da igualdade.
 
 
Vamos agora responder alguns exercícios sobre igualdade e equivalência.
 
1) X + 3 = 14, qual o valor de X?

2) 2 = 14 – X, qual o valor de X?

3) 20 = 7 + X, qual o valor de X?
 
 4) 24 = Y x 3, encontre o valor de Y.
  
5) 42 = Y x 6, encontre o valor de Y.
 

HISTÓRIA

CIDADANIA EM AÇÃO: PROJETO DE LEI
Para a convivência em comunidade, são necessárias regras ou leis. Elas garantem o funcionamento de diversos setores, como educação, saúde, transporte, segurança, entre outros. Quem elabora e aprova as leis é o Poder Legislativo. Esse poder é representado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que, juntos formam o Congresso Nacional, localizado em Brasília, capital do país.
Antes de ser aprovada pelo Congresso Nacional uma lei é chamada de projeto. Ou seja, é uma ideia que pode ou não ser transformada em lei no futuro. A aprovação de um projeto de lei depende de sua aceitação pelos representantes eleitos pela população. Todos os projetos de lei apresentados precisam estar de acordo com a Constituição Federal, a lei máxima do país. Qualquer cidadão pode propor um projeto de lei.
Veja no esquema a seguir o caminho que um projeto de lei percorre até ser aprovado e transformado em lei no Brasil.
1. Leia o texto a seguir, sobre um projeto de lei elaborado por João Pedro de Souza Melo, um estudante de 13 anos.

Autor de um dos projetos de lei aprovados na Câmara Mirim 2009, o estudante de uma escola particular de Brasília, João Pedro de Souza Melo, de 13 anos, considera a participação no evento uma experiência única, que contribuiu para seu aprendizado e o ajudou a ter uma visão mais clara do trabalho dos deputados.
Seu projeto proíbe o fumo de cigarros perto de menores de 18 anos em lugares habitualmente frequentados por crianças, como os parques de diversão. “A Câmara Mirim é uma verdadeira aula de cidadania. Depois que participei, tive uma visão mais clara de como funciona a aprovação de um projeto de lei. Isso despertou meu interesse por projetos de lei. Pesquisei e aprendi muito” declara.
C MARA DOS DEPUTADOS. Crianças se candidatam a deputados na Câmara Mirim. Disponível em: <ww2.camara.leg.br/comunicação/assessoria-de-imprensa/noticias/crianças-se-candidatam-a-deputados-na-camara-mirim>. Acesso em: janeiro de 2018.

a) Qual é o tema do projeto de lei elaborado por João Pedro de Souza Melo?
b) Qual é a importância do projeto de João Pedro para a melhoria da vida das pessoas que vivem em uma comunidade?

GEOGRAFIA

Rede de cidades
No processo de urbanização no Brasil, o ritmo de crescimento das cidades foi diferenciado. Algumas cresceram bastante porque possui um Porto ou por que faziam conexão entre outras áreas produtoras de mercadorias e portos de exportação. Essas cidades concentraram atividades econômicas e atraíram pessoas de outras cidades e também do campo. Surgiram também novos centros urbanos.
As grandes cidades que concentram muitas e diversificadas atividades econômicas, universidades, importantes centros médicos e financeiros, atraindo pessoas de diferentes locais para serem atendidas por seus serviços, são chamadas metrópoles.
Fonte: Livro Didático

Com a modernização do território, ocorreu uma conexão maior entre as cidades da rede urbana, cada uma desenvolvendo um papel, ou função, nessa rede. Isso configura uma hierarquia urbana: cidades de diversos tamanhos e níveis de importância para a economia do país. Observe o mapa abaixo.
1. O que determina a hierarquia urbana apresentada no mapa?
2. Em sua opinião, além das rodovias, o que mais promove a conexão entre as cidades? O que circula entre elas?
3. Existe uma metrópole na unidade da federação em que você mora? Se sim, qual?

Vamos retomar
1. Porque as cidades são polos de atração de pessoas? Será que todas as pessoas que moram nas cidades têm as mesmas condições de vida? Explique.

2. Observe os gráficos a seguir.
a) Use as palavras rural e Urbana para preencher corretamente os espaços em branco nas legendas.
b) Qual era aproximadamente o número de habitantes do Brasil em 1940? E em 2013?
c) O que explica o fato de a população urbana ter crescido em ritmo muito maior do que a população rural?

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta
Palavras novas : New words.

Vocabulary

1)Com a ajuda do google traduza as palavras.
Happy music:
Baby:
Little star:
Wonder:
Worid:
High:
Sky:
Night:

Vamos assistir e ouvir a música Twinkle Twinkle Little Star
Fonte: https://youtu.be/3gAZTtCiQc8

2) Escreva 5 palavras da música em inglês e em seguida faça o desenho que representa cada palavra que você escolheu.

ARTE

Professora Angela Demarco

Instrumentos musicais convencionais e alternativos
  • O universo musical é realmente incrível. São tantos instrumentos e tipos de sons que ficamos ate perdidos em meio a tudo isso.
  • Nossa aula de hoje é para conhecermos a classificação dos tipos de instrumentos musicais.
  • Falaremos dos cordofones, idiofones, membranofones e aerofones, além dos instrumentos alternativos.
O que é instrumento convencional e alternativo?
  • Convencional é o instrumento que nasceu com a finalidade de ser um instrumento musical. Ex: violão, bateria, violino e etc.
  • Alternativo é algo que não nasceu para ser instrumento musical, mas tenho essa alternativa de usa lo como instrumento musical. Ex: copo, colher, o próprio corpo, mesa, caneta e etc.

Classificação musical de Hornbostel-Saschs
  • Divide em 4 classes de instrumentos.
  • Cordofones: instrumentos feitos de corda. A vibração das cordas friccionadas, seja percutidas, seja dedilhadas.
  • Ex: violão, viola, alaúde, cavaquinho, piano, harpa e etc.
Idiofone
  • Som produzido ao ser percutido, batido.
  • Ex: bateria, triangulo, agogô, sinos e etc
Membranofone
  • Também instrumentos percussivos, porem que possuem uma membrana esticada que produz o som. Essa membrana pode ser uma pele, animal ou sintética.
Aerofones
  • Instrumentos de sopro.
  • Instrumentos que necessitam de ar para a produção de som.
  • Ex: flauta, sanfona, sax, clarinete trombone e etc.
Atividades
1. Como podemos classificar esses instrumentos aqui? 
A)
Uma imagem contendo música, bateriaDescrição gerada automaticamente
B)
C)
D)

E)

F)

2. Crie um instrumento musical alternativo com o que você tiver em casa e tente reproduzir um som legal pra gente.

EDUCAÇÃO FÍSICA

DANÇAS DO BRASIL

Fonte: https://www.ebc.com.br/sites/_portalebc2014/files/atoms_image/quadrilha_0.jpg

1-LEIA ATENTAMENTE:
Ao analisar a origem de qualquer civilização, desde os mais antigos até os dias de hoje encontraremos atividades culturais como jogos, desportos e dança. Para manifestar suas emoções, o ser humano recorreu ao movimento, ao gesto, que de acordo com Fahlbusch (1990) citado por Gariba (2005) é a dança, em sua forma mais elementar.
A dança faz parte da civilização humana desde os tempos de seu surgimento, quando ainda não se comunicavam verbalmente e sim só por gestos e movimentos expressivos. Era por meio da dança que o ser humano se comunicava, caçava, agradecia seus deuses e se expressava. Com o passar do tempo, a dança tornou uma atividade elitista (academia), ou dançada esporadicamente em datas comemorativas nas escolas.
Hoje o ser humano necessita se comunicar e se expressar dentro da sociedade, mas essa capacidade de expressão precisa ser trabalhada. Porém, quando usamos a dança na escola percebemos a rejeição dos alunos em aceitar o conteúdo e entender a dança como expressão, discussão, problematização e questionamento sobre corpos.
Segundo Marques (2007), não se pode ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade. Através do corpo aprendemos quem somos; os caminhos a percorrer; as diferentes formas do corpo se expressar perante diversas situações; etc. Aprendemos a não deixar com que imponham o que temos e podemos fazer com nossos corpos, como padrões de beleza e mídia. Sendo assim, as aulas de Educação Física são um espaço para o conhecimento da cultura corporal do movimento através da dança. Apesar de, muitas vezes, negligenciada no ambiente escolar, a dança pode se tornar ferramenta de trabalho com a cultura e com a diversidade, valorizando as diferentes manifestações e motivando a luta contra a discriminação e o preconceito, independentemente qual for.

2- RESPONDA:
A)QUAIS AS DANÇAS REGIONAIS DO BRASIL VOCÊ CONHECE?

B)VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA AULA DE DANÇA?

C) QUAIS AS HABILIDADES FÍSICAS É POSSÍVEL DESENVOLVER  ATRAVÉS DA DANÇA?

3- SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
ASSISTA OS VÍDEOS: REFLITA E REGISTRE EM SEU CADERNO, OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA UM.
DEPOIMENTO DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM
DE UM PROJETO DE DANÇA
Fonte: https://youtu.be/gUqI_Q2daPI

CIÊNCIAS

SISTEMA URINÁRIO
Nós já vimos que é por meio do sangue que o corpo elimina compostos como o gás carbônico, produzido na respiração. Além do gás carbônico, as células também precisam eliminar outros resíduos, como a ureia, que são recolhidos pelo sangue.
O sangue então passa pelo sistema urinário, que funciona como um filtro, retirando o sangue dos resíduos. Com esses compostos, o corpo também elimina água e o excesso de sais.
O sistema urinário é formado pelos rins, que filtra o sangue, e pela bexiga urinária, que armazena a urina produzida. Os ureteres conduzem a urina dos rins para a bexiga, e a uretra é o canal por onde a urina sai do nosso corpo.
Fonte: Livro Didático

A ÁGUA EM NOSSO CORPO
A água é um componente fundamental no nosso corpo. Ela compõe o sangue, as células e outras estruturas do corpo.
Ao longo do dia, perdemos água pela transpiração, pela urina e pelas fezes. Essa água perdida precisa ser reposta, para que o nosso organismo continue funcionando de forma adequada.
A água que perdemos é reposta pelos alimentos e pela água que ingerimos. Dessa maneira, o equilíbrio hídrico do organismo é mantido.
Para garantir o equilíbrio hídrico, nosso organismo tem mecanismos que regulam a quantidade de água e evitam a desidratação, que pode ocorrer quando há a quantidade de água no corpo fica baixa.
Vamos ver, de maneira simplificada, quais são e como funcionam esses mecanismos.
Imagine que você e seus amigos fizeram uma caminhada de uma hora em uma praia. O dia estava muito quente e vocês Se esqueceram de levar água para beber.

De maneira simplificada, nosso sistema nervoso “percebe” que a quantidade de água no organismo diminuiu. Assim, ele dá dois comandos, que tendem a restabelecer o equilíbrio:
  1. Ele nos faz sentir sede (por exemplo, ficamos com a boca seca). A sede é um aviso eficiente de que está na hora de beber água para repor o líquido perdido. A sensação de sede vai perdurar até tomarmos água.
  2. A produção de urina diminui automaticamente. A urina fica mais amarela porque contém menos água. Essa é outra maneira de economizar água e evitar a desidratação.
ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS
Os rins são os órgãos do sistema urinário que filtram o sangue, eliminando os resíduos produzidos pelas células em suas atividades.
Cada rim tem aproximadamente 12 cm de altura. Em seu interior, há cerca de um milhão de filtros microscópicos por onde o sangue passa. Na passagem por esses filtros, alguns componentes do sangue, como células e vitaminas, voltam para a circulação sanguínea; outros, como a ureia, o excesso de água e o excesso de sais, em conjunto, constituem a urina.
Ao sair dos rins, a urina é encaminhada pelos ureteres até chegar à bexiga.
Fonte: Livro Didático

A bexiga é um órgão elástico que aumenta de tamanho: à medida que se enche de urina, seu volume aumenta e sentimos vontade de urinar. A vontade passa quando conseguimos esvaziar a bexiga, diminuindo seu volume.
A urina sai do nosso corpo por um tubo chamado uretra.

1) Escreva as ações a seguir na coluna correta.
Fonte: Livro Didático

2) Descreva a função do sistema urinário relacionando-o ao sistema circulatório.

3) Observe a ilustração e escreva na página seguinte o nome da estrutura do sistema urinário relacionada a cada função.
Fonte: Livro Didático

a. Canal que conduz a urina para fora do corpo:
b. Filtra o sangue produzindo a urina:
c. Conduz a urina dos rins para a bexiga:
d. Armazena a urina:

4) Complete a cruzadinha.
Vertical
1) Órgão muscular elástico que armazena a urina.
2) Tubo do sistema urinário que leva a urina da bexiga ao exterior.
4) Tubos que levam a urina dos rins até a bexiga.
5) Situação grave em que a perda de água pelo corpo é do que o ganho.
6) Perda de água por evaporação da superfície da pele.
Horizontal
3) A quantidade de urina que produzimos quando bebemos muita água.
7) Importante resíduo tóxico do sangue que é eliminado na urina.

NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!

Comentários