3º Ano - Turmas A e B - Aula 16

Semana de 29 de junho a 03 de julho

VAMOS LÁ GALERINHA PARA MAIS UMA SEMANA DE AULAS EAD

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

1º Momento: Baixar o aplicativo EI music e cadastrar uma conta com login e senha.

2º Momento: Ouvir a narrativa e a canção da lição 3, disponíveis no aplicativo EI Play Music.

3º Momento: Realizar leitura e ás atividades da lição 2.

4º Momento: Responsável/aluno deverá enviar fotos das atividades concluídas ao professor.A leitura é importante para a nossa inteligência.

(Lição 03; aula 02)

Videoaula: 

👇

https://vimeo.com/414308269/2fdf23a920 

👆

         As páginas para essa semana são: 126 a 129.

         Livro da família: páginas 19 a 31.

         Atividades nas páginas: 128 e 129.

LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNERO TEXTUAL: TRAVA LÍNGUA

Trava-línguas é um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil pronunciação Os trava-línguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e alegria.

Vamos ver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI[m1] 

Prestem muita atenção e no final digam quais vogais vocês ouviram nas palavras do trava-línguas.

Vamos agora LER até a sexta linha do trava línguas

*t* qu* t* b*m t* m* c*t*c*

T# t#c# d#q##, q## ## t#c# d# l#

 ΩtΩ qΩΩ tΩ bΩm tΩ mΩ cΩtΩcΩ

 T💙 t💙c💙 d💙q💚💚 q💙💙 💚💚 t💙💙c💙 d💚 l💙

 =t= q== t= b=m, t= b=m, t= b=m

T& m& c&t&c&, t& m& c&t&c&

Até que tá bom tu me cutuca

Tu toca daqui que eu toco de lá

Eu te cutuco, não cutuca

Eu te cutuco, não cutuca

Eu te cutuco, não cutuca

Eu te cutuco, não cutuca

Eu te cutuco sim

Não me cutuca não

Eu te cutuco sim

Não me cutuca não

Até que tá bom tu me cutuca

Tu toca daqui, que eu toco de lá

Até que tá bom tu me cutuca

Tu toca daqui que eu toco de lá

👉RESPONDA:

É possível ler o texto? Por quê?

Quais letras estão faltando? Quais são os nomes delas?

👀Agora leia os trava línguas abaixo e responda as perguntas

A RATA ROEU A ROLHA     

DA GARRAFA DA RAINHA.

 

TRÊS PRATOS DE TRIGO

PARA TRÊS TIGRES TRISTES.

O QUERO-QUERO QUER

 PRO QUATI

O QUE O QUATI QUER PRA TI.

VOCÊ SABIA

QUE O SÁBIO SABIÁ

SABIA ASSOBIAR?

 

Quais letras não podem faltar na escrita das palavras?

Quais vogais aparecem nas palavras?

Quantas vezes as vogais se repetem na mesma palavra?


👉As sílabas formam palavras. Junte as sílabas, forme palavras e descubra de qual grupo elas pertencem. Registre no seu caderno.

        

RA

TA

TA

TU

LI

XO

RA

BO

RA

I

NHA

SA

BI

Á

VI

U

VA

VI

O

LA

TEM

PO

PER

GUN

TOU

MES

MO

RES

PON

DEU

RO

LHA

PRA

TOS

LE

NHA

MU

LHER

PRA

ÇA

TRI

GO

RE

PLE

TA

TI

GRE

ES

CON

DI

DO

AS

SO

BI

AR

RO

EU

DO

EU

QUA

TI

QUE

RO

LOU

CA

TRO

VÃO

 


REGISTRANDO AS DESCOBERTAS

Todas as palavras da Língua Portuguesa apresenta pelo menos uma vogal na sílaba;

As sílabas podem ser compostas de:

 consoante + vogal;

consoante+vogal+consoante;

vogal+consoante+ consoante+ vogal+ vogal;

vogal+ consoante;


vogal+vogal;

consoante+vogal+vogal

MATEMÁTICA

DIVISÃO

👇

 Resolver por meio de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartir em partes iguais


👆














 




         A qual ideia matemática você associa a imagem?
         Todos os carrinhos foram distribuídos?
         Sobrou algum carrinho?
          Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos                  carrinhos faltam? 







AGORA VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “ A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3º ANO” PÁGINAS 178 A 183.

 

CIÊNCIAS


OBSERVAÇÃO DO CÉU DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE!

APESAR DE O CÉU SER O MESMO, NÃO CONSEGUIMOS VER AS ESTRELAS DURANTE O DIA PORQUE O SOL É A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DA TERRA E SUA LUZ OFUSCA A LUZ DAS ESTRELAS QUE ESTÃO MAIS AFASTADAS.

A LUA, NA VERDADE, SEMPRE PODE SER VISTA DE DIA. O QUE OCORRE É QUE, POR ELA NÃO APRESENTAR LUZ PRÓPRIA, SÓ É POSSÍVEL VÊ-LA QUANDO ELA É, DE ALGUM MODO, REFLETIDA PELA LUZ DO SOL.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=43vyS9CIa1c


RESPONDA:

  •     Durante o dia, o que vemos no céu? 
  •     E durante a noite?
  •     Será que à noite só vemos estrelas no céu?
  •     O que mais vemos?
  •     O que acontece durante o dia com as estrelas que vemos à noite?
  •       Elas desaparecem?
  •      Onde elas estão?
  •      E com o Sol à noite? O que acontece com ele?

  •       Além dos astros que aparecem na fotografia há outros que podemos ver no céu nestes períodos do dia?
  •      Há astros que estão no céu e não podemos ver?
  •      Há astros que aparecem no céu tanto de dia como de noite?



HISTÓRIA

 


O LUGAR EM QUE VIVE

A história dos nomes

 Responda no caderno:


👉QUAL O NOME DA CIDADE ONDE VOCÊ MORA

👉POR QUE ELA RECEBEU ESSE NOME?

                   👀Leia com atenção

 NO BRASIL OS NOMES DAS CIDADES NA MAIORIA DAS VEZES TEM ORIGEM RELIGIOSA, " Por ser um país de tradição católica, o Brasil conta com mais de 2,5 mil cidades que homenageiam santos em seus nomes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)."

"Outra forte influência para a escolha dos nomes das cidades  foi a cultura indígena. É o caso da capital Curitiba (derivado do tupi Ku’ri, que significa pinheiro; e tüba, que quer dizer muito) e Guarapuava (que em guarani significa "lobo guará arisco"). Já Bituruna leva o nome da tribo que habitava o local."

Há várias versões para a origem do nome Cuiabá, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá:lugar) o nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/retratos-parana/como-nascem-os-nomes-das-cidades-9dvzty3441m3i11k5tgvysqj2/

Fonte:Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.




 Responda no caderno


·      👉   Sua cidade se parece em algum aspecto com a retratada?


·        👉 Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a sua cidade atual?

·         

       👉Quais as informações é possível destacar em relação a fotografia.

·         Vocês acham a sua cidade um local importante? 

        

        👉O nome desta cidade é Chapada dos Guimarães. Por que você acha que ela recebeu esse nome? O que seria uma chapada?

 

👉O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DO NOME DA SUA CIDADE?

👉O QUE SABE SOBRE A HISTÓRIA DELA?

👉VOCÊ ACHA QUE O NOME DA SUA CIDADE ESTÁ REFLETINDO A HISTÓRIA DO LOCAL? POR QUE?

👉DESENHE UM LOCAL DA SUA CIDADE, QUE SEJA IMPORTANTE PARA A SUA HISTÓRIA DO SEU NOME.

 

GEOGRAFIA

O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO

 

O dia em que faltou água. 

Diana mora com os seus pais e avós maternos. Um dia, observando a sua rua, amenina percebeu inúmeras atitudes dos seus vizinhos e da sua família, que mostravam o desperdício de água. A sua vizinha Maria estava lavando o carro com uma mangueira, e enquanto ela não estava usando, a água derramava pela rua. Seu vizinho da esquerda, Carlos, estava lavando a calçada utilizando a mangueira do quintal, desperdiçando uma grande quantidade de água enquanto Carlos esfregava sabão na calçada. Dentro de casa, Diana percebeu que seu pai demorava bastante no banho, e sua mãe deixava a torneira aberta enquanto passava sabão na louça da pia.

Diana ficou pensativa com tudo aquilo, mas não comentou com a sua família.

Passados alguns dias, Diana escutou a sua avó reclamando do alto valor da conta de água, e sua mãe afirmou que todo o bairro estava sofrendo com a falta de água nas torneiras, por isso, eles precisariam economizar.

Diana não sabia exatamente o que poderia fazer para consumir menos água, mas se interessou em pesquisar e compartilhar as informações com os seus vizinhos e familiares. Para tanto, buscou ajuda na escola, com as professoras e com os seus colegas.

👉Vamos ajudá-la?

👉Se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água?

Sugiro a leitura do texto Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício”, disponível no link: https://www.ecycle.com.br/3646-consumo-consciente-de-agua

 

 

A água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva.
Apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na agricultura, na indústria ou nas casas. O Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. O consumo doméstico é responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente.

 

 👉 Façam uma pequena lista com as atividades domésticas que dependem do uso da água para serem realizadas. Anote no seu caderno e escreva como você pode contribuir para o bom uso desse recurso.

Por esta semana nossa aula termina aqui!Até a próxima aula. Se 

cuide e ajude a cuidar do nosso planeta.🙋


Comentários