3º Ano - Turmas A e B - Aula 16
1º
Momento: Baixar o aplicativo EI music e cadastrar uma conta com login e senha.
2º
Momento: Ouvir a narrativa e a canção da lição 3, disponíveis no aplicativo EI Play
Music.
3º
Momento: Realizar leitura e ás atividades da lição 2.
(Lição 03; aula 02)
👇
https://vimeo.com/414308269/2fdf23a920
👆
As
páginas para essa semana são: 126 a 129.
Livro da família: páginas 19 a 31.
Atividades nas páginas: 128 e 129.
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: TRAVA
LÍNGUA
Trava-línguas é um conjunto de palavras formando uma frase que seja de
difícil pronunciação Os trava-línguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia,
servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e
alegria.
https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI[m1]
Prestem muita atenção e no final digam quais vogais vocês
ouviram nas palavras do trava-línguas.
Vamos agora LER até a sexta linha do trava línguas
*t* qu* t* b*m t* m* c*t*c*
T# t#c# d#q##, q## ## t#c# d# l#
ΩtΩ qΩΩ tΩ bΩm tΩ mΩ cΩtΩcΩ
T💙 t💙c💙 d💙q💚💚 q💙💙 💚💚 t💙💙c💙 d💚 l💙
=t= q==
t= b=m, t= b=m, t= b=m
T& m& c&t&c&, t& m&
c&t&c&
Até que tá bom tu me cutuca
Tu toca daqui que eu toco de lá
Eu te cutuco, não cutuca
Eu te cutuco, não cutuca
Eu te cutuco, não cutuca
Eu te cutuco, não cutuca
Eu te cutuco sim
Não me cutuca não
Eu te cutuco sim
Não me cutuca não
Até que tá bom tu me cutuca
Tu toca daqui, que eu toco de lá
Até que tá bom tu me cutuca
Tu toca daqui que eu toco de lá
👉RESPONDA:
É possível ler o texto? Por quê?
Quais letras estão faltando? Quais são os nomes delas?
👀Agora leia os trava línguas abaixo e responda as perguntas
A RATA ROEU A
ROLHA DA GARRAFA DA
RAINHA. |
TRÊS PRATOS DE
TRIGO PARA TRÊS TIGRES
TRISTES. |
O QUERO-QUERO QUER PRO QUATI O QUE O QUATI QUER
PRA TI. |
VOCÊ SABIA QUE O SÁBIO SABIÁ SABIA ASSOBIAR? |
Quais letras não podem
faltar na escrita das palavras?
Quais vogais aparecem nas
palavras?
Quantas vezes as vogais se
repetem na mesma palavra?
👉As sílabas formam palavras. Junte as sílabas, forme palavras e descubra de qual grupo elas pertencem. Registre no seu caderno.
RA |
TA |
TA |
TU |
LI |
XO |
RA |
BO |
RA |
I |
NHA |
SA |
BI |
Á |
VI |
U |
VA |
VI |
O |
LA |
TEM |
PO |
PER |
GUN |
TOU |
MES |
MO |
RES |
PON |
DEU |
RO |
LHA |
PRA |
TOS |
LE |
NHA |
MU |
LHER |
PRA |
ÇA |
TRI |
GO |
RE |
PLE |
TA |
TI |
GRE |
ES |
CON |
DI |
DO |
AS |
SO |
BI |
AR |
RO |
EU |
DO |
EU |
QUA |
TI |
QUE |
RO |
LOU |
CA |
TRO |
VÃO |
|
MATEMÁTICA
DIVISÃO
👇
Resolver por meio de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartir em partes iguais
👆
A qual ideia matemática você associa a imagem?
Sobrou algum carrinho?
Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?
AGORA VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES
DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “ A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3º ANO” PÁGINAS 178
A 183.
CIÊNCIAS
OBSERVAÇÃO DO CÉU DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE!
APESAR DE O CÉU SER O MESMO, NÃO CONSEGUIMOS
VER AS ESTRELAS DURANTE O DIA PORQUE O SOL É A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DA TERRA E
SUA LUZ OFUSCA A LUZ DAS ESTRELAS QUE ESTÃO MAIS AFASTADAS.
A LUA, NA VERDADE, SEMPRE PODE SER VISTA DE
DIA. O QUE OCORRE É QUE, POR ELA NÃO APRESENTAR LUZ PRÓPRIA, SÓ É POSSÍVEL
VÊ-LA QUANDO ELA É, DE ALGUM MODO, REFLETIDA PELA LUZ DO SOL.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=43vyS9CIa1c
RESPONDA:
- Durante o
dia, o que vemos no céu?
- E durante a noite?
- Será que à noite só vemos estrelas no céu?
- O que
mais vemos?
- O que
acontece durante o dia com as estrelas que vemos à noite?
- Elas
desaparecem?
- Onde elas
estão?
- E com o Sol à noite? O que acontece com ele?
- Além dos astros que aparecem na fotografia há outros que podemos ver no céu nestes períodos do dia?
- Há astros que estão no céu e não podemos ver?
- Há astros que aparecem no céu tanto de dia como de noite?
HISTÓRIA
O LUGAR EM QUE VIVE
A história dos nomes
👉POR QUE ELA RECEBEU ESSE NOME?
👀Leia com atenção
"Outra forte influência para a escolha dos nomes das cidades foi a cultura indígena. É o caso da capital Curitiba (derivado do tupi Ku’ri, que significa pinheiro; e tüba, que quer dizer muito) e Guarapuava (que em guarani significa "lobo guará arisco"). Já Bituruna leva o nome da tribo que habitava o local."
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá:lugar) o nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar.
Leia mais em:
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/retratos-parana/como-nascem-os-nomes-das-cidades-9dvzty3441m3i11k5tgvysqj2/
Fonte:Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos
os direitos reservados.
Responda no caderno
· 👉 Sua cidade se parece em algum aspecto
com a retratada?
· 👉 Quais as diferenças e semelhanças que
vocês observam entre a fotografia e a sua cidade atual?
·
👉Quais as informações é possível destacar
em relação a fotografia.
· Vocês acham a sua cidade um local importante?
👉O nome desta cidade é Chapada dos Guimarães. Por que você acha que ela recebeu esse nome? O que seria uma chapada?
👉O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DO NOME DA SUA CIDADE?
👉O QUE SABE SOBRE A HISTÓRIA DELA?
👉VOCÊ ACHA QUE O NOME DA SUA CIDADE ESTÁ REFLETINDO A HISTÓRIA DO LOCAL? POR QUE?
👉DESENHE UM LOCAL DA SUA CIDADE, QUE SEJA IMPORTANTE
PARA A SUA HISTÓRIA DO SEU NOME.
GEOGRAFIA
O USO CONSCIENTE DA
ÁGUA
LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO
O dia em que faltou água.
Diana mora com os seus pais e avós
maternos. Um dia, observando a sua rua, amenina percebeu inúmeras atitudes dos
seus vizinhos e da sua família, que mostravam o desperdício de água. A sua
vizinha Maria estava lavando o carro com uma mangueira, e enquanto ela não
estava usando, a água derramava pela rua. Seu vizinho da esquerda, Carlos,
estava lavando a calçada utilizando a mangueira do quintal, desperdiçando uma
grande quantidade de água enquanto Carlos esfregava sabão na calçada. Dentro de
casa, Diana percebeu que seu pai demorava bastante no banho, e sua mãe deixava
a torneira aberta enquanto passava sabão na louça da pia.
Diana ficou pensativa com tudo aquilo,
mas não comentou com a sua família.
Passados alguns dias, Diana escutou a
sua avó reclamando do alto valor da conta de água, e sua mãe afirmou que todo o
bairro estava sofrendo com a falta de água nas torneiras, por isso, eles
precisariam economizar.
Diana não sabia exatamente o que poderia
fazer para consumir menos água, mas se interessou em pesquisar e compartilhar
as informações com os seus vizinhos e familiares. Para tanto, buscou ajuda na
escola, com as professoras e com os seus colegas.
👉Vamos ajudá-la?
👉Se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água?
Sugiro a leitura do texto Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício”, disponível no link: https://www.ecycle.com.br/3646-consumo-consciente-de-agua
Comentários
Postar um comentário