6º ANO/Turmas A e B - AULA 16

Semana de 15 a 19 de junho de 2020

GEOGRAFIA

Professorxs Jeymeson e Fabiane

Olá estudantes, 

Na aula de hoje, daremos início ao assunto sobre as paisagens modificadas ao longo do tempo. Leia atentamente os textos e observe as imagens.
PAISAGENS MODIFICADAS

Às vezes, alguns elementos da paisagem não são modificados ou sofrem pequenas alterações com o passar dos anos. Esses elementos são permanências da paisagem, “marcas” das ações dos seres humanos que nos ajudam a entender a história do lugar e como as pessoas viviam em outras épocas. Algumas construções que permanecem em uma paisagem podem mudar de função devido às transformações que ocorrem na sociedade. Em muitas cidades brasileiras, por exemplo, fábricas desativadas passaram a abrigar lojas, supermercados, centros culturais, entre outros. Isso aconteceu porque as atividades de comércio, lazer e outros serviços passaram a ser mais importantes que as atividades industriais nessas cidades, empregando grande parte dos trabalhadores. 
PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais.— 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Pág. 23 - 38

Em muitos lugares do Brasil e do mundo construções antigas passaram a ter uma função diferente daquela que tinham no passado. 

1. Observe as fotografias, leia e responda as questões em seu caderno.
Fonte: Livro Didático

2. Que mudanças aconteceram nas funções das construções retratadas? Descreva em seu caderno.

3. Faça uma pesquisa sobre as construções antigas do bairro ou município onde você vive. Escolha uma ou duas construções e procure descobrir quando foram construídas, se foram restauradas ou reformadas, se mudaram de função, quando ocorreu essa mudança e por quê. Providenciem imagens e escrevam um texto de 10 linhas sobre o que descobriu nas pesquisas.

4. Observe as imagens e explique quais foram as principais mudanças ocorridas na paisagem e os elementos que permaneceram ao longo do tempo.
Fonte: Livro Didático

5. Imagine que você é um turista no Rio de Janeiro e quer visitar os Arcos da Lapa. Cite meios e instrumentos que podem auxiliá-lo a se localizar e chegar até lá.

6. As paisagens serão sempre modificadas, por quê?

7. As sociedades adaptam as paisagens de acordo com suas necessidades? Como podemos enxergar essas adaptações?

8. As modificações feitas mostram como as sociedades viviam? Quais características você observa?
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós, a foto das atividades no grupo ou privado (WhatsApp). Até a próxima aula! 

HISTÓRIA

Professorxs Jeymeson e Fabiane

Hoje falaremos sobre o povoamento da América, que trata-se da origem do homem americano até meados dos anos 1990, que predominava na literatura a ideia de que a ocupação da América pelo Homo sapiens teria se dado por três levas distintas. Uma primeira, conhecida como Ameríndia, teria dado origem à esmagadora maioria dos índios das três Américas; uma segunda, aos Na-Dene da costa pacífica do Canadá e dos Estados Unidos. 

Observe a imagem e leia atentamente o texto:
Fonte: Livro Didático

O POVOAMENTO DA AMÉRICA

Como podemos observar no mapa acima, o nordeste da Ásia e o noroeste da América estão separados apenas pelo estreito de Bering. Há cerca de 14 mil anos, essa paisagem era diferente. A temperatura era mais baixa do que hoje, e grandes áreas da Europa, Ásia e América do Norte estavam cobertas de gelo. Essa época distante é hoje chamada de Era Glacial. As águas do mar haviam baixado, deixando descoberto o fundo do estreito de Bering. Dessa maneira, o nordeste da Ásia e o noroeste da América estavam unidos por uma ponte de terra e permitia a passagem de um continente ao outro. 
Até o final da década de 1990, a maior parte dos cientistas considerava que a América havia sido povoada apenas por pessoas de origem mongoloide que teriam atravessado a pé o estreito de Bering. Para muitos especialistas, esses primeiros ocupantes da América teriam partido do nordeste da Ásia e chegado à América pela região do Alasca há cerca de 11,4 mil anos e, de lá, teriam ido em direção ao Sul, seguindo a costa do Pacífico. Seriam eles os ancestrais dos atuais povos indígenas.

Porém, diversos vestígios arqueológicos indicam que os humanos já estavam na América antes mesmo dessa data. No Chile, por exemplo, pesquisadores encontraram restos de fogueira e de comida datados de 12,3 mil anos. Além disso, no Brasil, pesquisadores encontraram o crânio de uma mulher que viveu há 11,5 mil anos. Ela recebeu o nome de Luzia e seus traços físicos seriam típicos de populações negroides. Para alguns cientistas, isso se deve ao fato de o povoamento do continente americano ser mais antigo do que muitos acreditam. Teria ocorrido de fato há cerca de 14 mil anos e por meio de duas levas de populações distintas: a dos não mongoloides (14 mil anos) – com traços semelhantes ao de Luzia – e a dos mongoloides (11 mil anos), com características físicas semelhantes às dos povos indígenas encontrados atualmente na América.

Fonte: Livro Didático

Agora que realizou a leitura e a observação atenta, assista e responda as questões que estão no link abaixo
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LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Luciany


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Vamos dar continuidade aos nossos estudos?


Na última aula nós aprendemos um pouco sobre o gênero notícia. Então, nesta semana, vamos nos aprofundar no gênero notícia e conhecer um pouco sobre a REPORTAGEM.

A Reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundados por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Diferentemente do que acontece com a notícia, cujas características formam outro gênero textual, a reportagem não tem como objetivo noticiar um assunto pontual, algo que esteja acontecendo, por exemplo, no dia de hoje. A reportagem pode escolher como tema um assunto que faça parte da realidade das pessoas e que seja de interesse de uma comunidade.

A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo.

MANCHETE: compreende o título da reportagem, que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

LEAD (OU OLHO): Pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais a atenção do leitor.

CORPO: desenvolvimento do assunto abordado, com linguagem direcionada ao público-alvo.


Além da reportagem escrita, também podemos encontrar as reportagens televisivas. Veja a seguir:

Atividades
1. Na reportagem apresentada, a linguagem utilizada é formal ou informal? Expliquem essa escolha.
 
2. Qual é o assunto abordado nesta reportagem?

Para compreender melhor sobre o gênero textual REPORTAGEM, assista ao vídeo desta aula:

ATIVIDADES
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
 
Leia a reportagem a seguir para responder as questões:

Bigodudos!

Saiba que os bigodes são muitos úteis para os gatos e até revelam o humor desses animais.
Na história do Gato de Botas, o bichano convence seu amo a lhe comprar um calçado e um saco com a promessa de ajudá-lo. Mas, na vida real, os gatos precisam mesmo é da ajuda dos bigodes para fazer uma porção de coisas! Quem me contou isso foi a bióloga Débora Boccacino.
 
Os pelos que formam os bigodes dos gatos, acredite, são de um tipo especial e se chamam vibrissas. Mas, se você reparar, verá que pelos assim não estão apenas sobre os lábios desses felinos. Também estão presentes sobre os olhos, no queixo e na ponta das orelhas dos bichanos. Observe só!
 
Na raiz de cada vibrissa, existem células sensoriais que enviam informações do ambiente para o cérebro. E é por isso que

esses pelos são tão úteis aos felinos. Essas células são bastante sensíveis e ajudam os gatos a se orientar, pois captam mínimas vibrações do ar. É por isso que mesmo com os olhos fechados os bichanos sentem a nossa presença!
 
Por serem um pouco mais largos que o corpo, as vibrissas dos gatos avisam se o bichano vai caber ou não em algum espaço, se o bigode dele não esbarrar em nada ele sabe que pode passar sem problemas! (reprodução).
A largura dos bigodes dos gatos também os auxilia bastante. Afinal, eles são mais largos do que o corpo do animal. “Com isso, o felino consegue medir os locais por onde quer passar, como se fosse uma régua natural”.
 
Apesar de os bigodes serem tão úteis, existe uma raça de gato chamada Sphynx que pode nascer sem bigodes. Isso porque esses felinos praticamente não têm pelos no corpo: eles são tão curtinhos que mal dá para notar. Não ter bigodes não afeta muito a vida desses bichanos, criados para ficar dentro de casa. Mas fique sabendo que, na vida selvagem, os bigodes são essenciais. Não apenas para os gatos, mas para os felinos em geral!
 
Ah! E você sabia que os bigodes também revelam o humor dos gatos? “Quando estão mais baixos e para frente, eles demonstram relaxamento”, conta Débora. “Já se estiverem mais eriçados e próximos ao rosto, representam uma postura defensiva ou agressiva”. Bom saber! Agora toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!
 Fonte: https://pt.scribd.com/document/412459592/Atividade-Reportagem-5-Ano

1) Qual o título da reportagem? Por que você acha que esse título foi dado para ela?

2) Qual o lead (abaixo do título) ou olho da reportagem acima?

3) O que explica melhor o conteúdo da reportagem: o título ou o olho? Por quê?

4) Que imagem está presente no texto? Que relação há entre ela e o texto lido?

5) Como se chamam os pelos que estão presentes no nariz do gato? Eles estão presentes em outras partes? Quais?

6) Como as vibrissas ajudam os felinos a perceberem o que acontece no lugar em que eles estão?

7) Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados?

8) Por que as vibrissas são como “réguas naturais”?

9) Em uma raça de gatos, as vibrissas podem estar ausentes. Isso afeta a vida desses gatos?

10) Por que o repórter diz que “toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!”?

Estamos em casa esperando este momento de pandemia passar. Convido você a viajar nesta leitura que nos trará esperança de dias melhores! É a história real de uma menina chamada Malala. Não vou contar a história para não acabar com o mistério, mas garanto que vale e muito a leitura! Vamos nessa?!
Acesse o link abaixo e se deleite.
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MATEMÁTICA

Professorxs Jeymeson e Fabiane

Estimados alunos, sejam bem-vindos a mais uma aula de matemática! Essa será uma aula muito importante, pois abordaremos saberes indispensáveis para a construção de uma sólida base matemática! Recordaremos quais são os números que fazem parte do conjunto dos números naturais, aprenderemos o que é um número primo e conheceremos os múltiplos e divisores. Recomendamos que vocês assistam os vídeos recomendados e tentem fazer às atividades, e contem conosco para sanar dúvidas e ajudá-los com quaisquer dificuldades que surjam em sua jornada acadêmica.

A sequência dos números naturais

Iniciando pelo zero e acrescentando sempre uma unidade, teremos a sequência dos números naturais:

0, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ...

Os números naturais constituem um conjunto numérico denominado conjunto dos números naturais, que se indica pela letra N:

N = {0, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ...}

Quando se exclui o zero do conjunto N, temos o conjunto dos números naturais não nulos, indicado por N*:

N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ...}

Essa sequência numérica é utilizada no cotidiano para fazermos contagens, por exemplo, dos dias do mês, da quantidade de alunos em uma sala de aula, entre outros.

Noção de divisibilidade

Pense e responda em seu caderno:

1) Considere o número 36
A – Quantas vezes o 2 cabe em 36?

B – E o 3, quantas vezes cabe em 36?

C – Quantas vezes o 4 cabe em 36?

D – E o 6, quantas vezes cabe em 36? 

E – Quantas vezes o 12 cabe em 36?

F – E o 18, quantas vezes cabe em 36?

G – E  o 36, quantas vezes cabe em 36?

H – E o 1, cabe quantas vezes em 36?

2) Considere, agora o número 23.

A – Quantas vezes o 1 cabe nesse número?

B – E quantas vezes o 23 cabe nesse número?

C – Que outros números cabe um número exato de vezes em 23?


Considere as duas divisões a seguir:


Como o resto é 0, a divisão é exata. Então, dizemos que 60 é divisível por 5 ou 5 é o divisor de 60.

 
Como no último exemplo o resto é diferente de 0 (no caso, o resto 1), a divisão não é exata. Logo, 61 não é divisível por 5, ou seja, 5 não é divisor de 61.

Um número natural a é divisível por um número natural b quando a divisão de a por b é exata.

ATIVIDADES
1. Obtenha o resto das divisões:
a) 42:5
b) 43:5
c) 44:5
d) 45:5
e) 46:5

2. Verifique se:
a) 109 é divisível por 3.
b) 119 é divisível por 9.
c) 202 é divisível por 11.
d) 310 é divisível por 5.

Divisores e múltiplos de um número natural

Observe as multiplicações abaixo:

1 X 10 = 10
2 X 5 = 10

Note que multiplicando 1 por 10 obtemos 10 e multiplicando 2 por 5 também obtemos 10. Chamamos 1 e 10 como 2 e 5 de fatores de 10, ou seja, são números que, quando multiplicados, resultam no produto 10.

Os número 1, 2, 5 e 10 são divisores de 10.
Outro exemplo: quais são os fatores de 30?

1 x 30 = 30    2 x 15 = 30
3 x 10 = 30    5 x  6  = 30

Os divisores de 30 são  1, 2, 3, 5, 6, 10, 15 e 30.

Múltiplos de um número natural

A palavra múltiplo está ligado à operação multiplicação. Assim, quando queremos determinar os múltiplos de um número natural, por exemplo, do 4, multiplicamos o 4 pela sucessão de números naturais:

4 X 0 = 0 4 X 4 = 16 4 X 8 = 32
4 X 1 = 4 4 X 5 = 20 4 X 9 = 36
4 X 2 = 8         4 X 6 = 24 4 X 10 = 40
4 X 3 = 12       4 X 7 = 28 4 X 11 = 44

O conjunto dos múltiplos naturais de 4 é:
M (4) = { 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, ...}

E, dessa forma, obtemos o conjunto dos múltiplos de um número natural.

Vídeo 01 - Múltiplos
 
ATIVIDADES
1 – Verifique se 6 é um divisor de:

a) 26 b) 48 c) 72 d) 86

2 – Escreva os seis primeiros múltiplos naturais de 15.

3 – Qual é o maior múltiplo de 13 menor que 300.

NÚMEROS PRIMOS

Um número natural que possui apenas dois divisores naturais distintos (o número 1 e ele mesmo) é denominado número primo. Ou seja, número primo é aquele que ao ser dividido por outro número natural, e para que essa divisão dê um número exato, ou seja um número sem decimal, ele precisa ser dividido por 1 ou por ele mesmo. Assista o vídeo abaixo e entenda claramente o que são os números primos.

Vídeo 02 - Números Compostos e números Primos

Assim, os números 2, 3, 5, 7 são exemplos de números primos.
A sucessão dos números primos é infinita.
Os números naturais que possuem mais de dois divisores distintos são chamados números compostos. Assim, 4, 6, 8 e 9 são números compostos

Observações:
  • Os números 0 e 1 não são primos nem compostos.
  • O único número natural par que é primo é o 2.
ATIVIDADES

1 – Quais dos números abaixo são primos?

a) 47
b) 51
c) 69
d) 83
e) 91
f) 97
g) 39
h) 24
i) 99

Que bom que você chegou até aqui! Até a próxima semana!

CIÊNCIAS

Professorxs Jeymeson e Fabiane

Olá querido/a estudante, seja muito bem-vindo/a a mais uma aula de Ciências!

Organização celular – As células constituem os seres vivos

Consideramos célula a menor parte com forma e função definida que constitui um ser vivo. É a unidade básica da vida. As células, em geral, têm tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio do microscópio. Todas as células têm em comum a membrana plasmática, o citoplasma, ribossomos e o material genético. Dentro das células ocorrem inúmeros processos que são fundamentais para a manutenção da vida.
Nos seres vivos pluricelulares há grande diferenciação celular, isto é, existem muitos tipos específicos de célula, e eles estabelecem correspondência com a espécie a qual pertencem e ao tecido que formam, ou seja, células diferentes têm funções diferentes.
Por exemplo, há diferença entre as células de nossos músculos e as dos nossos ossos, em cada um desses órgãos existem tipos específicos de célula que desempenham diferentes funções. As diferenças, em forma e função, entre células também depende da parte ou órgão do ser vivo em que se encontram e do tipo de atividade que realizam.
Fotografia de células do sangue, leucócitos e hemácias, obtida por microscópio eletrônico e colorizada artificialmente. Ampliação aproximada de 4400 vezes.
Fonte: Livro Didático

Células procariotas e células eucariotas

A bactéria, um ser microscópico, é formado por um tipo de célula muito simples, a célula procariota. A principal característica da célula procariota é que seu material genético fica solto, disperso no citoplasma. Outros seres, como animais, plantas, fungos e vários microrganismos, têm células eucariotas, que são mais complexas e geralmente maiores que a célula procariota.
Na célula eucariota, o material genético fica no interior de um núcleo, que é delimitado por uma película que o separa do citoplasma. No citoplasma são encontradas estruturas especializadas, as organelas, que podem ter estruturas membranosas ou não.
Organismos como bactérias, protozoários e alguns tipos de fungo como as leveduras do fermento, são compostos de apenas uma célula (procariota ou eucariota), ou seja, são seres unicelulares.

Fonte: Livro Didático

Célula animal e célula vegetal

Mesmo as células eucariotas apresentam diferenças entre si. Pode-se identificar a existência dessas diferenças quando comparamos a célula animal com a célula vegetal.
Na observação de uma célula vegetal ao microscópio, podemos observar a presença de “bolinhas” verdes em seu interior. São os cloroplastos, organelas membranosas com clorofila – pigmento que capta a energia a energia do sol no processo de fotossíntese -, e que são responsáveis pela coloração verde dos vegetais e pela produção de alimentos para as plantas. Além disso, a célula vegetal tem parede celular, um reforço externo de celulose – um tipo de açúcar. Essa parede protege e dá forma regular a célula. A célula vegetal apresenta ainda um grande vacúolo central, que armazena líquido.
As principais características que diferenciam as células vegetais e animais são os cloroplastos, o vacúolo central e a parede celular, estruturas que existem apenas nas células vegetais.

Fonte: Livro Didático

Membrana celular

Chamada também de membrana plasmática, controla o que entra e o que sai da célula, facilitando a entrada de substâncias importantes para a célula, como a glicose, que é um tipo de açúcar, e a saída de resíduos das funções que a célula realiza e substâncias que ela produz.
Na célula vegetal, além da membrana plasmática, existe, mais externamente, a parede celular, formada de celulose. A parede celular da célula vegetal constitui um reforço externo que evita, por exemplo, seu rompimento por entrada excessiva de água
Fonte: Livro Didático

Assista o vídeo para  e em seguida responda as questões. 


1 – O que é a célula?
2 – O que todas as células têm em comum?
3 – O que é o núcleo?
4 -  O que são os cloroplastos que são encontrados nas células vegetais? Explique também o que é clorofila?
5 – Explique o que é a membrana plasmática e qual a sua função:

QUE BOM QUE CHEGOU ATÉ AQUI!

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Flávia

Olá Estudantes e Família! 

Hoje a atividade é bem fácil!
Peço para que faça um texto de no MÍNIMO 10 LINHAS, falando sobre:
 “ A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO” 
  • Observação: Vocês podem pesquisar ou apenas usar de suas próprias palavras.
# Fico no aguardo da atividade para que eu possa estar arquivando, e avaliando cada aluno para elaborar o relatório.

Obs: Neste momento precisamos de todo esforço e entendimento de que tudo vai passar.
Gente estou disponível a qualquer dúvida, podem me ligar, chamar no privado ou por aqui mesmo. 
Estamos juntos nessa❤💪 
Ótima atividade à todos e todas.
Abraços da Professora Flávia!

ARTE

Professor Ricardo

Olá meus caros estudantes e artistas! Que tal conhecer um pouco sobre a arte indígena? Vamos lá? Me acompanhem por favor.
Leitura do Texto

Arte Indígena Brasileira

A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, que é resultado da miscigenação de vários grupos, dentre eles os povos indígenas - os primeiros habitantes do território nacional.
Atualmente, existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil. Cada uma delas é detentora de comportamentos diferentes, por conta do desenvolvimento de costumes próprios. Entretanto, existem várias características comuns encontradas em diversas tribos.
Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria e plumagem resultam em uma arte tradicional compartilhada: a arte indígena.
Vale lembrar que a utilização de partes de animais no artesanato é exclusiva dos povos das florestas, mas sua comercialização é proibida.
Além disso, é preocupante constatar que tal arte - tão importante e de valor inestimável - vem sendo destruída vertiginosamente, assim como a própria população indígena.

Cerâmica Indígena

Peça de cerâmica da etnia Assurini, Xingu – PA
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira

A cerâmica é um exemplo de arte que não está presente em todas as tribos indígenas, sendo ausente entre os Xavantes, por exemplo.
É possível notar os costumes diversos dos povos indígenas através da observação desse tipo de arte.
Importante referir também que os índios não utilizam a roda do oleiro e, ainda assim, conseguem desenvolver impressionantes peças.
A cerâmica é produzida principalmente pelas mulheres, que criam recipientes, bem como esculturas. Para torná-las mais bonitas, costumam usar a pintura com padrões gráficos próprios.
A cerâmica do povo Marajoara, cujo nome advém do local onde ela teve origem (a Ilha de Marajó) é conhecida no exterior e foi a primeira arte de cerâmica brasileira.

Máscaras Indígenas

Máscara indígena que faz parte do acervo do Museu de Arte Indígena (MAI), inaugurado em 2016 em São Paulo
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira

As máscaras indígenas apresentam um simbolismo sobrenatural. Elas são feitas de cascas de árvores ou outros materiais como palha e cabaças e podem ser enfeitadas com plumagem.
Normalmente, são utilizadas em ritos cerimoniais. Um exemplo é a tribo dos Karajá, que se serve das máscaras durante a dança do Aruanã com o objetivo de representar heróis que conservam a ordem mundial.
Diz a lenda que as máscaras indígenas, de um modo geral, representam as entidades que conflitavam com os índios no passado. Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar e acalmar essas mesmas entidades.
Há máscaras grandes, feitas com palhas compridas, que chegam a cobrir o corpo todo. A máscara de cerâmica é exclusiva dos índios da etnia Mati.

Pintura Corporal Indígena

Pintura corporal em mulheres da etnia Kayapó
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira

A pintura corporal é usada em certos rituais e de acordo com o gênero e a idade. Sua finalidade é indicar os grupos sociais ou a função de cada indivíduo na tribo.
As tintas usadas nessa arte são naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais utilizado para fazer tinta. Os índios o utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum, por sua vez, dá o tom vermelho. Já o branco é conseguido através da tabatinga.
São as mulheres que pintam os corpos, cujos desenhos carregam valor simbólico, visando retratar um momento ou um sentimento específico.
Os padrões gráficos mais elaborados fazem parte da cultura Kadiwéu. Já em 1560, essa pintura impactou os colonizadores, os quais ficaram deslumbrados com tamanha destreza e beleza.
Infelizmente, hoje em dia essa tribo não realiza mais esse tipo de pintura corporal, empregando tais padrões em peças de cerâmicas para vender aos turistas.

Cestaria Indígena

Exemplos de cestaria indígena
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira

Os cestos são utilizados para uso doméstico, na manutenção e transporte de alimentos. É mais confeccionado pelas mulheres, que desenvolvem variadas formas de trançados em diferentes formatos.
Os tipos mais comuns de utensílios são:
  • Cestos-coadores - para coar líquidos;
  • Cestos-tamises - para peneirar farinha;
  • Cestos-recipientes - para guardar diferentes materiais;
  • Cestos-cargueiros - para transportar cargas.
Arte Plumária Indígena
Exemplo de cocar indígena - ornamento decorativo para ser usado na cabeça
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira

As plumas são utilizadas nos rituais e coladas diretamente no próprio corpo. Elas servem também para ornamentar máscaras, colares, braçadeiras, brincos, pulseiras e cocares, os quais são feitos de penas e de caudas de aves.
Tal como a pintura corporal, a arte plumária serve também para indicar os grupos sociais.
Na maior parte são os homens que desenvolvem a arte plumária. Essa arte passa por um ritual: primeiro a caça, passando pelo tingimento (a chamada tapiragem), pelo corte nas formas desejadas, e por fim, a amarração.
Há tribos que destinam as pinturas ao uso cotidiano, deixando as plumas para as comemorações e rituais indígenas, inclusive funerais.

Para saber mais sobre o assunto, assistam o vídeo abaixo.

Vídeo - Arte Indígena

Agora é com vocês! Vamos relaxar e nos divertir reproduzindo e pintando os vasos de barros dos povos indígenas, seguindo os modelos apresentados logo abaixo.
Boa atividade à todos e divirtam-se bastante! Até a próxima aula!
Grande abraço
Profº Ricardo

BIBLIOGRAFIA:
AIDAR, Laura. Arte indígena brasileira. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/arte-indigena-brasileira/>. Acesso em: 13, jun. 2020.
CANNALONGA, Cristina. Arte indígena. Disponível em: <https://br.pinterest.com/ccannalonga/arte-indígena/>. Acesso em: 13, jun.2020.

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta

PRESENT CONTINUOS
                  
VERBO TO BE: I AM, YOU ARE, HE IS, SHE IS, IT IS, WE ARE, YOU ARE, THEY ARE. + STUDY + ING:  STUDYING

AFIRMATIVO: I AM STUDYING  (EU ESTOU ESTUDANDO)

INTERROGATIVO: YOU ARE: ARE YOU?   HE IS: IS HE?

PRESENT CONTINUO

READ: I AM READING
STUDY: I AM STUDYING
SING: I AM SINGING

Vamos acompanhar a explicação do vídeo para entender melhor?

ATIVIDADES

MUITO BEM, ENCERRAMOS MAIS UMA SEMANA DE AULA REMOTA!
SE CUIDEM E CUIDEM DE QUEM VOCÊS AMAM!




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