4º ANO/Turmas A e B - Aula 15
LÍNGUA PORTUGUESA
A INVENÇÃO DA CANÇÃO
Pato Pateta
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoetta
Likes
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Professor Jeymeson
Olá pessoal vamos pegar o livro da Escola da Inteligência
Páginas: 43 a 68 (lição 1: aulas 3 e 4; lição 2: aula 01)
Atividades nas páginas: 44, 49, 53, 54..
Videoaula: https://vimeo.com/401916333/910f7ef5ae
Videoaula: https://vimeo.com/401916494/a665af68fe
Aula em PDF:
https://drive.google.com/file/d/1wJiZa9qmtUg3OKsFioiWrve7P9Gy-60_/view?usp=sharing
HISTÓRIA
Professoras Andréia e Verônica
A vida dos imigrantes europeus no sul do Brasil
GEOGRAFIA
Professoras Andréia e Verônica
Divisões político-administrativas do Brasil
Acre - Rio Branco (AC)
Alagoas – Maceió (AL)
Amapá – Macapá (AP)
Amazonas – Manaus (AM)
Bahia – Salvado (BA)
Ceará – Fortaleza (CE)
Espírito Santo – Vitória (ES)
Goiás – Goiânia (GO)
Maranhão – São Luís (MA)
Mato Grosso – Cuiabá (MT)
Mato Grosso do Sul – Campo Grande (MS)
Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
Pará – Belém (PA)
Paraíba – João Pessoa (PB)
Paraná – Curitiba (PR)
Pernambuco – Recife (PE)
Piauí – Teresina (PI)
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte – Natal (RN)
Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)
Rondônia – Porto Velho (RO)
Roraima – Boa Vista (RR)
Santa Catarina – Florianópolis (SC)
São Paulo – São Paulo (SP)
Sergipe – Aracaju (SE)
Tocantins – Palmas (TO)
Questões
Observe o mapa e responda as questões.
1. Pinte os estados brasileiros que fazem divisa com Mato3. Pesquise as capitais dos estados que você pintou.
4. Pesquise também os governadores.
MATEMÁTICA
Professor Ludney
As pirâmides são sólidos formados por uma base, que pode ser qualquer polígono, e por faces laterais que são obrigatoriamente triângulos. A planificação da pirâmide sempre terá um polígono e alguns triângulos.
Num prisma Numa pirâmide
Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir dessas planificações?
( ) prisma de base pentagonal e pirâmide.
( ) prisma de base hexagonal e prisma base retangular.
( ) pirâmide e pirâmide.
( ) tronco de pirâmide e prisma.
( ) prisma e pirâmide de base quadrada
2) Um enfeite em formato de pirâmide regular e de base quadrada tem o lado da base medindo 10 cm e uma das arestas mede 15 cm. Quantos centímetros (cm) de fita serão necessários para confeccionar esse enfeite?
( ) 200 cm ( ) 150 cm ( ) 250 cm
( ) 100 cm ( ) 200 cm ( ) 300 cm
3) As figuras abaixo representam planificações de prismas e de pirâmides.
3.1) Separe as figuras acima em dois grupos de acordo com a indicação do quadro:
3.2) De acordo com as figuras do item 3, complete a tabela abaixo :
Gráfico de Linhas
Apresenta a evolução de um dado. Eixos na vertical e na horizontal indicam as informações a que se refere e a linha traçada entre eles, ascendente, descendente constante ou com vários altos e baixos mostra o percurso de um fenômeno específico.
Evolução do desmatamento na região Amazônica
Gráfico de Colunas
Usado para comparar dados quantitativos e formado por barras de mesma largura e comprimento variável, pois dependem do montante que representam. A barra mais longa indica a maior quantidade e, com base nela, é possível analisar como certo dado está em relação aos demais.
Os prédios mais altos do mundo
Pictograma
A fim de tornar os gráficos mais atraentes, os meios de comunicação, como revistas, jornais, entre outros, costumam ilustrá-los com imagens relacionadas ao contexto do qual as informações fazem parte. Essa forma de representação é denominada pictograma ou gráfico pictórico.
Tabela Simples
Usada para apresentar a relação entre uma informação e outra (como produto e preço). É formada por duas colunas e deve ser lida horizontalmente.
Tabela de dupla entrada
Útil para mostrar dois ou mais tipos de dado (como altura e peso) sobre um item (nome). Deve ser lida na vertical e na horizontal simultaneamente para que as linhas e as colunas sejam relacionadas
Atividades
1)Observe o gráfico e veja o números de turistas que visitaram o litoral durante a semana e, depois responda:
a)Em que dia houve mais turistas no litoral? __________________________________
b)Qual foi o total de turistas durante a semana? _______________________________
c)Quantos turistas foram a mais na quinta-feira que na quarta-feira? _______________________
d)Quantos turistas a mais teriam que visitar o litoral na segunda- feira para ficar com o mesmo número de turistas da terça-feira? __________________________________
e) Qual o total de turistas que visitaram o litoral na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira ? ____________________
f) Qual dia houve menos turistas no litoral? ___________________________________
2)O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas foram iguais é:
a) 2ª feira
b) 4ª feira
c) 6ª feira
d) Sábado
e) Domingo
3)Uma pesquisa com estudantes de duas turmas do 5° ano sobre os programas de televisão preferidos registrou o resultado na tabela abaixo.
a)De acordo com essa tabela, quantos alunos tem a turma A? Quantos alunos tem a turma B ?
b)Qual programa de televisão é o mais preferido?
c)A turma B tem quantos alunos a mais que a turma A?
d)Desses programas de televisão na sua opinião qual é o mais importante?
CIÊNCIAS
Professoras Andreia e Verônica
A LUA É O SATÉLITE NATURAL DA TERRA QUE AO CONTRÁRIO DO SOL, NÃO TEM LUZ PRÓPRIA. A LUZ QUE VEMOS VEM DO SOL, A LUA RECEBE A LUZ SOLAR E A REFLETE. ESSA LUMINOSIDADE QUE A LUA RECEBE NÃO É SEMPRE A MESMA, POIS ÀS VEZES A TERRA ENTRA NA FRENTE DO SOL E ISSO MUDA A QUANTIDADE DE LUZ QUE A LUA RECEBE.
-LUA CRESCENTE OU LUA MINGUANTE: APENAS METADE DA SUA FICA VISÍVEL.
AGORA RESPONDA AS QUESTÕES
1) O QUE É A LUA
2) O QUE É A LUZ DA LUA?
3) QUANTAS E QUAIS SÃO AS FASES DA LUA?
4) QUANTOS DIAS DURA CADA FASE DA LUA?
5) QUANTOS DIAS A LUA LEVA PARA COMPLETAR TODAS AS FASES?
Kika quer saber de onde vem o dia e a noite. Kika descobre que a Terra completa uma volta em torno dela mesma em 24 horas criando o dia e a noite com o movimento de ...
ASSISTAM
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1989/fases-e-movimentos-da-lua
https://www.google.com/search?q=PORQUE+TEMOS+O+DIA+EA+NOITE+PARA+4+ANO&client=firefox-b-d&sxsrf=ALeKk01CPw7fJdPMPcUwCuJwIe4DNUhH6g:15910
ARTE
Professor Alessandro Correa
APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Danielle Batista
JOGO X ESPORTE, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

2º JOGO: Jogo da Velha
O jogo da velha é um jogo tão tradicional quanto o jogo da forca. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal. O mais legal desse jogo é que ele é de fácil aplicação, podemos desenhar ele em um papel, utilizar tampinha de garrafa ou desenhar o X e a O nos espaços em branco e impedir que seu adversário faço isso primeiro que você. Observe as imagens abaixo:
Para o Jogo ficar mais interessante, te desafio a inserir o “vira garrafa” para poder marcar o X ou O no jogo da velha. Para isso, você vai precisar de uma ou duas garrafas pequenas, encher com um pouco de água (não pode ser muito, viu?), inserir no jogo. Vai ficar assim:
-Após montar o jogo da velha, escolha o seu adversário
-Se tiver duas garrafas, os dois jogam ao mesmo tempo, se tiver uma garrafa, um joga de cada vez. (com uma garrafa, cada participante pode jogar tentar virar até 3x)
-Ao jogar a garrafa, ela precisa dar um giro e cair em pé com tampinha pra cima. Conseguiu este feito, está liberado para marcar o X ou O.
-O participante que fizer a sequência em diagonal, ou horizontal, ou vertical primeiro, vence.
IMPORTANTE: você pode inventar novas regras e formas de jogar.
Este jogo demanda estratégia, raciocínio, coordenação motora, agilidade
Fonte: Google Imagens
VAMOS AO QUEBRA CUCA: RESPONDA!
Para ver se você realmente entendeu me diga, o que diferencia o jogo do esporte? O que você entendeu?
Quais são os tipos de esportes que você conhece? Quais você já vivenciou? Escreva aqui.
E sobre os jogos, quais você já vivenciou na escola?
Faça uma entrevista com seus familiares e pergunte quais foram os jogos que eles brincaram quando eram crianças. Veja se você conhece algum.
Você já ouviu falar sobre o termo Fair Play? Este termo faz parte do mundo dos esportes que significa “jogo justo”. É uma filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes. Como eu sei que você é curioso, pesquise e descubra qual é o seu objetivo e conte aqui pra mim.
SOBRE A VIVÊNCIA DOS JOGOS SOLICITADOS AQUI NA AULA.
Vamos falar da primeira atividade: O Tapete do Movimento. Você conseguiu fazer o jogo? Caso a resposta seja sim, conte pra mim como foi vivenciá-lo? Quais os desafios para acompanhar a dinâmica dos passos nas cores?
Você poderia tirar fotos ou gravar um vídeo jogando e me enviar no whats? Adoraria ver como você jogando.
E a segunda atividade: O Jogo Velha, conseguiu jogar na dinâmica que pedi, incluindo o vira garrafa? Conte pra mim como foi a experiência.
Você poderia tirar fotos ou gravar um vídeo jogando e me enviar no whats? Adoraria ver como você jogando.
Olá, galerinha, as atividades estão superinteressante, você vai aprender e divertir-se muito. Um grande abraço.
ResponderExcluir