6º ANO/Turmas A e B - AULA 17
Semana de 22 a 29 de junho de 2020
HISTÓRIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Na aula anterior, falamos sobre o povoamento da América e observamos o mapa–múndi que demonstra a separação do nordeste da Ásia e do noroeste da América do estreito de Bering, agora iremos realizar a identificação das rotas de povoamento, estudar e observar as teorias da ocupação da América.
Leia atentamente os tópicos abaixo:
- A teoria da ocupação da América pelo Estreito de Bering é uma das mais aceitas pelos cientistas que estudam o povoamento da América. Atualmente, acredita-se que houve mais de uma onda de migração pelo estreito e outras possíveis rotas de migração para a América. A última era do gelo terminou há dez mil anos. Durante toda a era do gelo, o atual Mar de Bering estava congelado, o que possibilitou a travessia de humanos e animais entre a Ásia e a América. Após o fim da era do gelo, a Beríngia derreteu, separando os dois continentes.
- Em 1590, o missionário espanhol Fray José de Acosta imaginou uma ponte de gelo entre a América e a Ásia como possível caminho para a chegada do ser humano à América. A chegada dos seres humanos à América era um tema amplamente debatido no século XVI. No século XIX, se iniciaram as escavações arqueológicas nos Estados Unidos, o que levou muitos estudiosos do período a defenderem a teoria de ocupação da América via Bering. Atualmente, existem outras teorias para a ocupação da América, como a Malaio-Polinésia e a do Oceano Atlântico. Muitos cientistas apontam diversas ondas migratórias, por diversos caminhos, que trouxeram o ser humano à América. (Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4960/povoamento-da-america-bering Acesso em 16 de Junho de 2020.)
- Para alguns cientistas, isso se deve ao fato de o povoamento do continente americano ser mais antigo do que muitos acreditam. Teria ocorrido de fato há cerca de 14 mil anos e por meio de duas levas de populações distintas: a dos não mongoloides (14 mil anos) – com traços semelhantes ao de Luzia – e a dos mongoloides (11 mil anos), com características físicas semelhantes às dos povos indígenas encontrados atualmente na América. (SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Págs. 31).
Vamos assistir as videoaulas abaixo.
Aula 01: Teorias sobre a ocupação da América
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3qC6Jjc8GtE
Aula 02: Pré história Sul Americana, desenho animado
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=i37k0Kty6XI
Aula 03: Como o homem chegou a América?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-oEF_y2-fdQ
Observe no mapa as possíveis rotas utilizadas pelo ser humano para chegar à América.
O ser humano no início do povoamento do continente era nômade, ou seja, não se fixava por muito tempo em um lugar, estava sempre se movimentando em busca de alimento e abrigo. É possível supor que os grupos que chegaram ao continente americano, seja cruzando o oceano, seja por uma passagem de gelo, eram caçadores perseguindo sua caça que aos poucos foram fixando-se no continente americano.
Agora é a Hora das atividades!
Reponda o link abaixo:
👇
Continuando:
Responda às questões em seu caderno:
9) Realize uma pesquisa sobre os sambaquis que contemple as seguintes questões:
a) cinco sítios arqueológicos de sambaquis.
b) Vestígios encontrados nesses sambaquis e a data que foram descobertos.
c) Faça uma ilustração do sambaqui que você mais gostou.
10) Pesquise sobre o povo de Lagoa Santa, os Principais Sítios Arqueológicos do Brasil e cite cada um deles.
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
GEOGRAFIA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Na aula de hoje, estudaremos o ciclo da água, a distribuição as bacias hidrográficas. Vamos começar?
Assista às videoaulas:
Aula 01: Formação e transformação do relevo terrestre
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hkmQ36YyyPU
Aula 02: O Ciclo da Água
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4
Aula 03: Planeta Terra, Planeta Água
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=C-U6wg8xC7g
Aula 04: O que são Bacias Hidrográficas?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OtUuK6nELGg
Leia atentamente os textos e realize as observações das imagens.
Leitura e observação da imagem: 01
“Terra, Planeta Água” é um dos versos de uma música do início da década de 1980. Até hoje essa canção é muito lembrada quando o tema é a importância da água e da preservação desse recurso natural. Muitas vezes se diz que a Terra poderia ser chamada de "Planeta Água", como na música, porque 70% da superfície terrestre é coberta por água. A porção restante corresponde às terras emersas (continentes e ilhas). De toda a água que existe na Terra, apenas uma pequena parcela corresponde às águas doces e está disponível para o consumo imediato. A maior parte, quase a totalidade, corresponde às águas salgadas. Observe a ilustração abaixo.
PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais.— 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Pág. 152
Leitura e observação da imagem: 02
Água em movimento A quantidade de água no planeta é a mesma há bilhões de anos. Isso só é possível porque a água está em constante movimento. As diferenças de temperatura fazem com que a água circule constantemente entre terras emersas, oceanos e atmosfera, promovendo o ciclo da água – ou ciclo hidrológico. Ao utilizar a água e desenvolver diversas atividades, os seres humanos interferem nesse ciclo. Observe o infográfico abaixo.
PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais.— 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Pág. 154
Observe mais imagens. Clique no link abaixo:
Vamos reforçar!?
Assista ao vídeo no link:
Leitura e observação da imagem: 03
As cores nos mapas As cores nos mapas podem ser usadas com diferentes finalidades. Nos mapas hipsométricos, por exemplo, as cores são usadas para diferenciar as faixas de altitude, transmitindo uma ideia de hierarquia entre as altitudes mais baixas e as mais elevadas.
Agora é a Hora das atividades!
Anote as respostas das questões em seu caderno.
Leitura e observação da imagem: 01
1) Qual o percentual de água salgada e de água doce no planeta Terra?
2) Por que nem toda água doce da Terra está disponível para consumo imediato?
Leitura e observação da imagem: 02
3) Anote em seu caderno os nomes dos processos representados pelas letras A, B, C e D.
4) Compare o processo de escoamento da água nos ambientes urbano e rural. Depois, explique, em seu caderno, a diferença entre eles.
Leitura e observação da imagem: 03
5) Leia as legendas nos mapas. Que regiões hidrográficas estão representadas no mapa?
6) Que cores foram utilizadas para representar as regiões hidrográficas:
A) do Parnaíba
B) do Atlântico Leste
C) do São Francisco
7) Em sua opinião, por que a escolha da cor azul para representar os rios que constituem as regiões hidrográficas?
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Luciany
Alô, pessoal!
Bem-vindos a nossa aula de Língua Portuguesa!
O QUE VAMOS ESTUDAR HOJE:
O que é concordância;
O que é concordância nominal;
Regra geral e casos específicos de concordância nominal.
PARA COMEÇAR, VAMOS OBSERVAR A TIRINHA A SEGUIR:
Fonte: https://pt.slideshare.net/gfloures/aula-concordncia-verbal-e-nominal
- No 2º quadrinho, os adjetivos “viva” e “cintilante” se referem a qual substantivo?
- No 3° quadrinho, o adjetivo “brilhenta” se refere a qual substantivo?
Você percebeu que no 2º quadrinho os adjetivos “viva” e “cintilante” se referem ao mesmo substantivo: “partícula”. A palavra PARTÍCULA está no singular, por isso o adjetivo VIVA e o adjetivo CINTILANTE também estão no singular para concordarem com o substantivo a quem se referem.
Observou que no 3º quadrinho o adjetivo “brilhenta” se refere a “as coisa”. Podemos perceber que o adjetivo BRILHENTA está no singular, porém “AS COISA” não está concordando: AS (plural) COISA (singular).
Fonte: https://pt.slideshare.net/gfloures/aula-concordncia-verbal-e-nominal/5
Regra Geral:
O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.
Observe que o artigo os, o pronome nossos, o numeral dois e o adjetivo preferidos, referem-se ao substantivo (masculino/plural) BRINQUEDOS. Por isso é que eles estão todos no masculino plural. Este mecanismo se deve à regra de concordância nominal.
Veja a frase a seguir:
Meu filho é bonito.
(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)
Caso o substantivo da frase passe para o feminino, os termos que o acompanham terão que fazer a mesma transição para que haja concordância nominal. Veja:
Minha filha é bonita.
(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)
O mesmo acontece se alterarmos o número do substantivo (do singular para o plural):
Minhas filhas são bonitas.
(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)
O substantivo pode ser acompanhado por adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais. Esses termos devem estar de acordo com o gênero e o número do substantivo que eles acompanham. Bastante simples, certo?
Embora algumas palavras da língua portuguesa não sigam a terminação mais comum (-o, -a, -os, -as), a regra da concordância nominal tende a ser a mesma sempre: o gênero e o número do substantivo definem o gênero e o número dos termos que o modificam.
CASOS ESPECÍFICOS
OBRIGADO/OBRIGADA
Como o agradecimento sugere certa adjetivação, obrigado ou obrigada devem concordar com a pessoa que fala, ou seja, com aquela que está agradecendo. Mulheres dizem obrigada, homens dizem obrigado.
Exemplo: Mariana disse obrigada a todos os convidados.
MENOS
Tanto na função de pronome adjetivo quanto na função de advérbio, 'menos' é sempre invariável. Isso significa que a flexão de gênero não é possível e, portanto, a palavra “menas” não existe na nossa língua.
Exemplo: Ela é menos questionadora do que ele.
MESMO E PRÓPRIO
Os pronomes de reforço, como são chamados, devem concordar em gênero e número com a pessoa a que fazem referência.
Exemplos: As alunas mesmas que organizaram o evento.
Eles próprios construíram suas casas neste condomínio.
MEIO/MEIA
A palavra 'meio' pode ser utilizada como numeral ou como advérbio, dependendo da palavra que a modifica.
a) Quando determina um substantivo, ela funciona como um numeral adjetivo e, portanto, deve concordar em gênero com o substantivo.
Exemplo: Adicione meia colher de açúcar.
b) Quando modifica um adjetivo, sua função é de advérbio e, portanto, é invariável.
Exemplo: Marisa é meio gastadeira, e seu marido está desempregado.
BASTANTE
A palavra 'bastante' pode ocupar a função de adjetivo ou advérbio, dependendo da palavra que a modifica.
a) Quando modifica um substantivo, tem valor de adjetivo e, portanto, deve concordar em número com o substantivo a que se refere.
Exemplo: Os meninos ficaram bastantes doentes com a mudança no clima.
b) Quando ela modifica um adjetivo, sua função e de advérbio e, portanto, é invariável.
Exemplo: João considerou bastante difíceis as questões do simulado.
ANEXO E INCLUSO
Anexo e incluso são adjetivos que devem concordar com o substantivo que modificam.
Exemplos: Segue anexo o documento solicitado.
Segue anexa a fotografia para cadastro.
Os alunos estão inclusos no programa de assistência estudantil.
A pasta de materiais está inclusa no valor da matrícula.
É PROIBIDO, É BOM E É NECESSÁRIO
Essas expressões adjetivas devem concordar com o substantivo que as modifica. Existem dois casos.
a) O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo caso o substantivo, que atua como núcleo do sujeito da oração, venha precedido de artigo ou outro elemento determinante.
Exemplos: A sabedoria é necessária, sobretudo nos momentos mais difíceis.
É proibida a entrada de crianças com menos de 1,20 m.
A receita do frango caipira com polenta é muito boa.
b) O adjetivo deve permanecer no masculino singular quando o substantivo, que atua como núcleo do sujeito da oração, não é precedido por qualquer outro elemento que o determine.
Exemplos: É proibido bebida destilada na festa.
É necessário inteligência na resolução do problema.
Para compreender melhor este assunto, assista aos vídeos desta aula:
AULA 1 - Concordância Nominal
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=wtYgEDzjcWM
AULA 2 - Concordância Nominal
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ISPEMEtMprA ()
ATIVIDADES
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
1) Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses.
a) Será que é _________ essa confusão toda? (necessário/ necessária)
b) Houve ________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes) c) Encontrei _______ a sala e os quartos. (vazia/vazios)
d) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia)
2) Assinale a sequência que completa estes períodos:
I. Ela _________ disse que não iria.
II. Vão ________ os livros.
III. A moça estava _________ aborrecida.
IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.
a) mesmo - anexos - meia – necessário.
b) mesma - anexos - meio – necessária.
c) mesmo - anexo - meio – necessário.
d) mesma - anexos - meio – necessário.
e) mesma - anexos - meia – necessário.
3) Observe a concordância das frases abaixo:
I. É necessária a virtude dos bons.
II. Coalhada é bom para a saúde.
III. A coalhada dessa padaria é boa.
IV. Pimenta é bom para tempero.
Quais estão corretas?
a) I e III
b) I, II e IV
c) II e III
d) III e IV
e) Todas
4) Observe as frases abaixo e procure concordar as palavras que estão entre parênteses com as palavras que as acompanham:
Sandra passeia no jardim. Ela vai se encontrar com a mãe ao meio-dia e ___________ (meio/meia), pois está ____________triste (meio/meia). É que ela brigou com o namorado e não quer ficar sozinha.
5) Construa agora uma frase em que apareça a palavra MEIO e outra frase com a palavra MEIA, de acordo com as regras de concordância que estudamos.
1 -
2 -
Leia agora o poema “Medo”, de Carlos Martins, e faça a atividade que vem a seguir.
"Rua escura
Alta madrugada
Dois homens
Quatro passos idênticos e silenciosos
Duas bocas fechadas."
(In: A poesia dos anos 70 – Literatura comentada. São Paulo: Abril Educação,1980.)
6) Retire do texto acima:
a) Os substantivos:
b) Os adjetivos:
c) Qual a relação que você vê entre o nome do poema “Medo” e os substantivos, os adjetivos e os numerais usados em sua construção?
7) As frases abaixo apresentam erros de concordância. Reescreva-as, corrigindo-as:
a) Água sanitária é boa para a limpeza.
b) Era necessário a autorização dos pais.
c) Disseram meios verdades.
d) É necessário a virtude dos bons.
e) Bebida alcoólica não é boa para o fígado.
MATEMÁTICA
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Estimados alunos, sejam bem-vindos a mais uma aula de Matemática! Essa semana iremos colocar em prática o que vimos na última semana, esperamos que vocês gostem, se tiverem dúvidas ou dificuldades, nos contate!
Para iniciar o nosso diálogo de hoje, assista o vídeo a seguir e depois observe os exercícios resolvidos.
Vídeo: Múltiplos e Divisores
Fonte: https://youtu.be/-DxJXs_yP9s
Exercícios resolvidos:
Observe o número a seguir:
40302n
Colocando 0 (zero) no lugar do n, o número será divisível por:
3?
4?
5?
8?
9?
10?
Então, para resolvermos esse exercício precisamos primeiramente substituir o número 0 onde está a letra n, então, de 40302n, o número passará a ser 403020, para respondermos item a item precisamos saber os critérios de divisibilidade de cada um dos números acima. Então vamos lá; arregaçar as mangas.
Vejamos, como saber se 403020 é divisível por 3? Precisamos realizar a soma dos seus algarismos e se o resultado dessa soma for um número divisível por 3, a resposta nesse primeiro item será sim!
4 + 0 + 3 + 0 + 2 + 0 = 9
9 é um número divisível por 3, então no primeiro item a resposta é sim, 403020 é divisível por 3.
Vamos para o segundo item, será que 403020 é divisível por 4? Vejamos:
Relembrando, um número para ser divisível por 4 precisa terminar em 00, ou quando o número formado por seus dois últimos algarismos da direita for divisível por 4.
403020, os dois últimos algarismos formam o número 20 que é divisível por 4.
Então no segundo item, a resposta também será sim, 403020 é divisível por 4.
3º item: Será que 403020 é divisível por 5? Vejamos quais são os critérios de divisibilidade por 5:
Um número natural será divisível por 5 quando terminar em 0 ou 5.
403020 termina em 0, portanto é divisível por 5.
4º item: 403020 é divisível por 8? Lembremos quais são os critérios de divisibilidade por 8.
Um número será divisível por 8 quando terminar em 000 ou quando o número formado por seus três últimos algarismos da direita for divisível por 8.
403020 termina em 020, então pelo primeiro critério 403020 não é divisível por 8, vejamos agora pelo segundo critério:
020, ou seja, 20:8 = 2,5 , o resultado não é um número natural, portanto 403020 não é divisível por 8.
Vejamos agora se 403020 é divisível por 9. Para um número natural ser divisível por 9, precisa que a soma de seus algarismos seja um número divisível por 9.
Já vimos lá em cima que a soma dos algarismos de 403020 é igual a 9, e 9 é um número divisível por 9, portanto 403020 é divisível por 9.
Será que 403020 é divisível por 10? Bem, um número natural para ser divisível por 10 precisa terminar em 0. E 403020 termina 0, portanto 403020 é divisível por 10.
Agora é a sua vez, copie e responda às questões em seu caderno, mãos à obra.
1) Usando apenas o 0 e o 3, escreva sete números de quatro algarismos e entre eles identifique:
a) Os que são divisíveis por 4.
b) Os que são divisíveis por 8.
c) Os que são divisíveis por 1000.
Veja agora mais um exercício resolvido
- (Saresp – SP) Indique, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta todas as afirmações corretas
a) 12 é múltiplo de 2, de 3 e de 9.
b) 2,3 e 7 são divisores de 7.
c) 2,3 e 6 são divisores de 12.
d) 12 é múltiplo de 24 e de 39.
Vamos tirar a prova dessas afirmações.
a) 2 X 6 = 12, então 2 é múltiplo de 12.
3 X 4 = 12, então 3 é múltiplo de 12
Todavia 9 quando multiplicamos com outro número natural não resulta em 12.
Portanto a letra a é incorreta.
b) 7 : 2 = 3,5, e 3,5 não é um número natural, portanto 2 não é divisor de 7
7 : 3 = 2,33.., 2,33.. não é um número natural, portanto 3 não é divisor de 7
7 : 7 = 1, e 1 é um número natural, portanto 7 é divisor de 7.
Portanto a letra b é incorreta.
c) 12 : 2 = 6, portanto 2 é divisor de 12
12 : 3 = 4, portanto 3 é divisor de 12.
12 : 6 = 2, portanto 6 é divisor de 12.
Portanto a letra c está correta,
d) 12 é múltiplo de 24, porém por agora estamos trabalhando apenas com o conjunto dos números naturais, e para 24 ser múltiplo de 12 precisa ser multiplicado por 0,5,e este número não faz parte do conjunto dos números naturais, consideramos assim errada a assertiva d.
Agora novamente é a sua vez, copie responda o exercício abaixo:
2) Qual é o menor múltiplo de 13 maior que 100?
3) Quantos múltiplos comuns de 3 e 5 há de 0 a 30?
4) Entre os múltiplos comuns de 3 e 5 que você achou, qual é o menor deles diferente de 0?
Muito bom que você chegou até aqui!
CIÊNCIAS
Professorxs Fabiane e Jeymeson
Olá querido estudante, seja muito bem-vindo a mais uma aula de Ciências! Nessa aula iremos relembrar e adquirir novas aprendizagens, esperamos que vocês gostem!
Hoje aprenderemos sobre o citoplasma, que é constituído por água , sais minerais e outras substâncias. Ele tem consistência gelatinosa e nele estão mergulhadas as organelas, estruturas muito pequenas que desempenham importantes funções na vida da célula.
Veja a imagem abaixo:
Fonte: Livro Didático
Núcleo
Presente nas células eucariotas, o núcleo é a estrutura onde se encontra o material genético (DNA), que controla e regula todas as atividades celulares, sedia as informações que comandam a célula e determinam ou influenciam várias características do ser vivo. Ele é separado do citoplasma pelo envoltório nuclear ou carioteca.
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Livro Didático
A divisão celular
As células são originadas de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo material genético da célula. Existem dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
Na mitose, uma célula inicial divide-se , formando duas células idênticas. Antes dos processos de divisão celular, as células duplicam seu material genético. Por meio da divisão celular, esse material é transmitido ás células-filhas.
Esse tipo de divisão acontece na maioria das células de nosso corpo. Isso possibilita o crescimento do organismo e a reposição de células que se desgastam e morrem.
Os seres unicelulares, isto é, constituídos por uma única célula, reproduzem-se por mitose.
A divisão por meiose origina células sexuais, também chamadas de gametas. Elas são células especializadas, destinam-se à reprodução , ou seja, gerar novos indivíduos.
Nessa divisão também ocorre a duplicação do material genético, porém, ao invés de dar origem a duas células, origina quatro células, cada uma com metade do material genético geralmente encontrado nas demais células do corpo.
Fonte: Livro Didático
Vídeo 1: COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JzvBnjQJRKs
Vídeo 2: MITOSE VS MEIOSE - DIVISÃO CELULAR
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=EkRs9kL5Kw4
ATIVIDADES
1) Qual é a constituição do citoplasma?
2) Qual é a função do complexo golgiense?
3) Explique o que é o núcleo.
4) Quais são os dois tipos de divisão celular?
ARTE
Professor Ricardo Kalan
Olá caros estudantes e artistas! Na aula de hoje convido vocês a discutir sobre o tema “Dança”. A ideia inicial era fazer uma roda de conversa, mas pelo motivo de estarmos no período de quarentena vocês farão a atividade desta aula individualmente. Antes vamos ler o texto a seguir para nos inteirarmos um pouco do assunto. Me acompanhem por favor.
Leitura do Texto
O que é dança?
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo.
Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical.
Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.
História da dança
A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu ainda na pré-história, como consequência de experimentações corpóreas que homens e mulheres realizavam, como bater os pés no chão e bater palmas.
A partir das descobertas de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, as pessoas foram combinando movimentos do corpo. São as chamadas danças primitivas.
Portanto, é muito provável que a dança tenha surgido juntamente com a música, também como uma forma de comunicação. Além disso, estava bastante relacionada a cerimônias ritualísticas e espirituais.
Há registros de pinturas rupestres do período paleolítico que representam figuras humanas realizando movimentos que foram interpretados como danças.
Pintura rupestre que representa pessoas dançando
Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-danca/
As danças milenares são aquelas que ocorreram em civilizações da antiguidade, como Índia, Egito, Grécia e Roma. Para esses povos, dançar tinha um caráter sagrado e seu maior objetivo era reverenciar as divindades.
Já na Idade Média, a dança sofreu um empobrecimento devido à moralidade imposta pelo período. Nesse contexto, as manifestações corporais foram consideradas profanas. De qualquer forma, a população do campo continuou exercendo as danças camponesas.
Pintura milenar representando a dança no Egito e manuscrito exibindo a dança de camponeses no séc XV
Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-danca/
No renascimento, a dança retoma sua importância, sendo bastante valorizada pela nobreza. Nesse momento, ela torna-se mais complexa e surgem estudos e organizações a fim de sistematizá-la; é quando desponta o chamado balé.
Posteriormente, aparece a dança moderna, um estilo mais livre e espontâneo, mais relacionado com a vida real e cotidiana.
Essa vertente ganhou impulso com o trabalho de uma bailarina norte-americana chamada Isadora Duncan (1877-1927). Outro grande nome da dança moderna é a dançarina Martha Graham (1894-1991), também nascida nos EUA.
À esquerda, Martha Graham, à direita, Isadora Duncan - grandes responsáveis por transformar a dança ocidental
Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-danca/
Com o tempo, outras maneiras de expressar-se corporalmente foram criadas e hoje temos a chamada dança contemporânea.
Nesse estilo, é suprimida uma estruturação clara, importando mais as ideias, conceitos e emoções do que propriamente a estética.
Tipos de dança
Há diversos tipos de danças e maneiras de dançar. Podemos classificar essa expressão artística a partir de alguns critérios, a saber:
Tabela sobre os tipos de dança.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-danca/
São várias as vertentes da dança no mundo. Esse é um breve resumo sobre a dança no Ocidente.
Para ver mais detalhes sobre o tema estudado, assista o vídeo abaixo.
Vídeo - O que é dança? Movimento, linguagem, estilo, interpretação!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=pfHjmcKZNHk
Vamos agora à atividade! Procurando evitar estereótipos e preconceitos, após lerem o texto e assistirem o vídeo vocês responderão algumas perguntas e farão um curto texto. Vamos lá? Sigam-me por gentileza.
Perguntas
1) Escreva com suas próprias palavras o que é dança.
2) Conte um pouco sobre a história da dança e seu surgimento.
3) Cite alguns tipos de danças que vocês conhecem e também aprenderam nesta aula.
Produção de Texto
4) Escreva um texto de 5 à 10 linhas contando uma experiência que você teve com algum ou qualquer tipo de dança, seja individual ou coletivamente, na escola ou em outros contextos fora do ambiente escolar. É válido ressaltar que este texto não pode apresentar conteúdos com estereótipos e preconceitos, pois o objetivo é manter o respeito e a ética.
Boa atividade para vocês e até a próxima pessoal!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AIDAR, Laura. O que é dança? Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/o-que-e-danca/>. Acesso em 19, jun. 2020.
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoeta
VERBO TO BE
Be quiet: fique quieto
Be happy: seja feliz
Be good: seja bonzinho
Be nice: seja gentil
Be smart: seja inteligente
Be careful: seja cuidadoso
Be cool: fique frio
1) Com ajuda do google transcreva ao inglês.
a) Seja inteligente
b) Lave os pratos
c) Feche a porta
d) Abra a janela
e) Pare
f) Vá
Vamos assistir ao vídeo para entender melhor.
Fonte: https://youtu.be/YisKnQwFBGg
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Professora Luciana Frateschi
Atividades do Livro da Escola da Inteligência
1. DINAMICA: “TRIBUNAL DO EU”
Para que eu não seja vítima da história (acontecimentos, experiências ruins passadas) tenho que definir o que devo colocar em cena no tribunal do EU. Para isso, utilizo a seguinte ferramenta: D.C.D. (DUVIDAR, CRITICAR E DETERMINAR). Acompanhe a leitura DO TRIBUNAL DO EU NA PAGINA 29 PARA EFETUAR A SEGUINTE DINÂMICA.
Pergunte para um parente ou colega, seu pai ou algum familiar e peça a ele para dizer algum pensamento negativo. Quando ele disser você irá argumentar, ou seja, lançar uma afirmação que contradiga essa problemática negativa ou de inferioridade.
TREINANDO PARA PRATICAR O D.C.D (DUVIDAR, CRITICAR, DETERMINAR) – TEMOS QUE PRATICAR BASTANTE O D.C.D. e essa prática tem que se tornar cotidiana. Duvidar, Criticar, Determinar deve ser feita várias vezes ao dia, com coragem e emoção. Tudo que você crê o controla, duvide de tudo que você crê que o perturba. Duvide de que não consegue superar seus conflitos e das mentiras do seu pensamento negativo
PENSAMENTO NEGATIVO
CONTRA ARGUMENTAÇÃO
EX: Ninguém gosta de mim
Quem disse que ninguém gosta de você. Você tem amigos e família que gostam de você
EX 2: Eu sou feio
O que é ser belo? Cada ser humano tem a sua beleza única.
EX 3: Eu não conseguirei realizar essa prova
Eu sou uma pessoa inteligente e conseguirei, sim, realizar a prova, vou dar o melhor de mim.
EX 4: Todo Brasileiro é corrupto
Não é uma atitude inteligente generalizar, cada caso deve ser pensado e julgado individualmente.
2. Escreva uma negativa ou problema e apresente o seu D. C. D: RETIRE A FOTO E ENVIE para a Prof. Luciana no grupo
3. O que você deseja DETERMINAR? Escreva em seu livro nos espaços das paginas 35-36 TIRE A FOTO E ENVIE para a Prof. Luciana no grupo
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também!
Bom Trabalho!!!!
NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!
Comentários
Postar um comentário