3º Ano/Turmas A e B - Aula 14

Semana de 15 a 19 de junho

PARA ESTA SEMANA TEREMOS MUITAS NOVIDADES!

ARTE

LUIZ GONZAGA

Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu13 de dezembro de 1912 – Recife2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.

Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950)

Fonte:https: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga

  VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!

ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO MUSICAL

 

(I MOSTRA DE VÍDEOS) - ASA BRANCA 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GnPGq4jEDsE

 

👉VAMOS COPIAR A LETRA DA MÚSICA NO CADERNO.

EM SEGUIDA, VAMOS CANTAR JUNTO COM O VÍDEO!

 

ASA BRANCA

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”

 

VAMOS COLORIR A IMAGEM DE LUIZ GONZAGA!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


LÍNGUA INGLESA


ASSISTA AO VÍDEO

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=0fmYoKiOKU0

 

Jardim

Garden

Cor

Color

Árvore

Tree

Verde

Green

Marron

Brown

Sol

Sun

Amarelo

Yellow

Nuvem

Cloud

Branco

White

Céu

Sky

Azul

Blue

Grama

Grass

Verde

Green

Flor

Flower

Laranja

Orange

Joaninha

Ladybug

Vermelho

Red

Borboleta

Butterfly

Rosa

Pink

Passarinho

Bird

Roxo

Purple

 Agora é com você...




LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNERO TEXTUAL: TEXTO INFORMATIVO

Os textos informativos têm o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isso é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação cientifica e livros didáticos.

A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.).

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=8n3qgdWljfQ


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=RAsur9YE1M8



TEXTO 1: (COVID-19)

O que é Coronavírus e quais os principais cuidados para evitá-lo? 

O Coronavírus, na verdade, faz parte de uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados – que podem passar despercebidos pelo corpo – até mesmo síndromes respiratórias mais graves.
Uma pessoa contaminada pelo Coronavírus pode apresentar sintomas variados, desde infecções em vias aéreas superiores bem parecidas com um resfriado comum ou até casos de pneumonia ou insuficiências respiratórias agudas. Por se tratar de uma doença nova, quaisquer indícios de dificuldades respiratórias merecem atenção especial. 
Os principais cuidados para evitá-lo são: 
· Cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir. 
· Lavar as mãos com água e sabão, após utilizar álcool gel. 
· Evitar aglomerações. 
· Não compartilhar objetos pessoais. 
· Manter os ambientes bem ventilados. 
 

Fonte: https://www.unimed.coop.br/



👉De acordo com o texto quais são os cuidados elencados para se evitar o contágio de coronavírus? 👉De acordo com o texto “o que é coronavírus e quais os principais cuidados para evitá-lo? (covid-19)”, assinale o que é correto afirmar:

( ) é um resfriado. ( ) faz parte de uma pequena família de vírus.

( ) é uma doença antiga. ( ) é preciso evitar aglomerações.

👉O texto “o que é coronavírus e quais os principais cuidados para evitá-lo? (covid-19) trata-se de:

( ) Poesia

( ) Texto Informativo

( ) Uma fábula

( ) Um texto instrucional

( ) Uma biografia

( ) Um bilhete




Qual é o assunto deste cartaz?

Você tem algum animal de estimação?

 

👇VEJA ESSAS CHARGES, OU SEJA, IMAGENS CHEIA DE HUMOR E DE INFORMAÇÃO. COMO UM DESENHO CHEIO DE GRAÇA, NOS INFORMA O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO.



MARQUE COM X O QUE AS CHARGES INDICAM:

(     ) UMA FESTA.

(      ) UMA BRINCADEIRA.

(      ) SOBRE O MUNDO DOENTE PELA COVID 19.

(      ) UMA MÚSICA.

Onde está o humos nas charges acima?

(   ) a bola é muito grande

(   ) o planeta terra é tratado como um paciente doente

(   ) pessoas brasileiras gostam de jogar futebol

(   ) o planeta terra pensa que é uma pessoa e dorme na cama


MATEMÁTICA

SITUAÇÕES PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO

 

👉     Existem várias maneiras de resolver problemas, sendo que uma delas é a multiplicação. Veja o exemplo abaixo:

 

Se um gatinho tem 4 patas, quantas patas terão 5 gatinhos?

 


4+4+4+4+4=20 ou 4x5 = 20       

 

R: Cinco gatinhos terão 20 patas.

 

 

·         Agora, faça você:

                                             


                 Se uma joaninha tem 6 patas. Quantas patas terão 2 joaninhas?




 

        



 Em uma caixa de lápis de cor tem 6 lápis. Quantos lápis há em 4 caixas?





 

   

  Se em uma mão há 5 dedos, quantos dedos terão em 5 mãos?



  

    

       Uma galinha tem 2 pés, quantos pés terão 6 galinhas?







AGORA VAMOS PENSAR UM POUCO E AJUDAR SEU MAURÍCIO:

 

 

O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?

 

Quantas caixas ele tem?

 

Qual a utilidade das caixas?

 

Quantas maçãs são ao todo?

 

Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?

 

O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?



 Explica melhor?

 


CIÊNCIAS



Vá no quintal de sua casa ou no jardim da varanda para saírem à “caça” de animais, lembre-se que os insetos também são animais.

SIGA AS INSTRUÇÕES:

 1. Façam silêncio, pois muitos animais  se escondem com o barulho; 

2. Não toque em nenhum bichinho encontrado, esta visita é apenas para observação; 

3. Observe pelo menos dois animais diferentes e tome nota de suas características e comportamento seguindo o roteiro. Ao término, volte para dentro de casa para organizar os resultados da pesquisa.

COLOQUE O RESULTADO NA TABELA ABAIXO:



HISTÓRIA

 

            AS PESSOAS E OS GRUPOS QUE COMPÕEM A CIDADE E O MUNICÍPIO

 

A memória se constitui como forma de preservação e retenção do tempo, salvando-o do esquecimento e da perda. Assim, por meio de uma inter-relação dinâmica, sendo suportes das identidades individuais e coletivas, os patrimônios vem significar a lembrança da própria ação humana em diferentes tempos e lugares. As pessoas, em geral, possuem numerosas relações com algumas partes de sua cidade, e as imagens  destas relações estão cheias de memórias e significações, então,  um patrimônio cultural se transforma em um lugar de memória. Observe a imagem abaixo:

                                            

 

Catedral metropolitana basílica Senhor Bom Jesus, esse patrimônio cultural faz parte da vida de todos nós, é importante para a nossa cidade e conta uma parte da nossa história.


GEOGRAFIA

 

 A paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro metamorfoses do espaço habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço.

 

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

 


 Alguns exemplos de paisagens que podemos citar, são: rios, prédios, parques, aldeias, cachoeiras, viadutos, pessoas atravessando faixas de pedestres, o pai levando a criança para a escola, etc. Paisagens que conseguem perceber no dia a dia.

👉QUAIS PAISAGENS VOCÊ VÊ OU OBSERVA NO SEU DIA A DIA?

OBSERVE UM TRECHO DA MÚSICA REGIONAL : A LUA, BANDA STRAUSS.

 

[...] "VEM CÁ, MORENA, SAI NA JANELA
VENHA VER A LUA COMO ESTÁ TÃO BELA

A LUA QUANDO VEM SAINDO
POR DETRÁS DA MONTANHA" [...]

A letra da música revela a descrição do que o sujeito da música vê a partir da janela.

Agora entreviste seus pais, responsáveis, irmãos, tios, avós, primos com as seguintes questões:

👉“quais características da paisagem descrita na canção, estão presentes no seu dia a dia?”

👉  “Quando você olha pela janela do seu quarto, ou de outro lugar da sua casa, você vê as mesmas paisagens descritas na canção? são diferentes?”. Como é?

 

👉 Com base nas respostas da entrevista, desenhe no seu caderno, a representação da paisagem descrita pelos entrevistados. Por exemplo: “a paisagem que eu vejo da janela do meu quarto tem um prédio muito alto, uma estrada e várias casas”; ou “a paisagem que eu vejo tem serras, um rio e animais”; entre outras. Assim, cada um fará o desenho descritivo como forma de registro da paisagem.

EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS COOPERATIVOS



           Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado.

Os jogos Cooperativos têm o objetivo de unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim a participação. Assim, estimulam a vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.

O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, trabalhando em prol do grupo. O que mais importa nesses tipos de jogos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade. É reforçada a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe.                                             

Embora a vitória não seja garantida, um jogo cooperativo garantirá que cada participante possa se divertir muito do começo ao fim. Como bônus, ajuda a ensinar às crianças a importância do trabalho em equipe, e os jogos são um cenário divertido para a lição. Alguns desses jogos podem até dobrar como atividades de construção de confiança para adultos no local de trabalho.

Agora, na leitura a seguir, vamos conhecer 3 jogos cooperativos:

 

Lençolbol

Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.

Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto.

No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.

 

O Troféu

Objetivo geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho em equipe.

Objetivo específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo percurso determinado.

Cada participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a bola. A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos conjuntamente para manter a bola em equilíbrio.

 

Desenho às cegas

Objetivo geral: Exercitar a comunicação, dar e receber orientações e instruções.

Objetivo específico: Reproduzir um desenho sem conhecê-lo e de olhos vendados, seguindo apenas as orientações do companheiro.

Para a atividade, devem-se formar duplas. Cada dupla recebe uma folha de papel, caneta ou lápis e uma venda (pode pedir para os participantes, simplesmente fecharem os olhos). Um integrante da dupla deve fechar ou ter olhos vendados, o outro recebe um desenho, que deverá ser reproduzido por seu companheiro vendado. Os desenhos variam seu grau de complexidade de acordo com a idade dos participantes. Podem ser trazidos e distribuídos pelo professor/mediador ou desenhados no quadro para os participantes videntes. Cabe ao integrante vidente dar orientações para a reprodução do desenho pelo companheiro vendado. Ao final, as duplas compartilham o resultado com a turma e invertem-se os papéis.





E então, você gostou de aprender um pouco sobre os Jogos Cooperativos? Espero que sim.

Agora, vamos para as atividades sobre os Jogos Cooperativos. Responda as questões no caderno e nos envie pelo grupo de whatsapp da turma.

 

Segundo o texto, o que são jogos cooperativos?

Qual é o objetivo dos jogos cooperativos?

O que é mais importante no jogo cooperativo: Competir ou se Divertir? Explique.

Qual dos jogos cooperativos citados no texto, você gostaria de participar? Explique

Você já participou de algum jogo cooperativo? Se sim, qual o nome do jogo?

O jogo cooperativo deve ter a participação de todos, sendo assim, deve ter a inclusão de todos os alunos. Você acha importante que todos joguem juntos, meninos e meninas, altos e baixos? Por quê?


EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

 ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

ü  Aulas 4 da lição 01

 Qual a diferença entre a vontade de ter algo e  a inveja?

Superando a inveja


ü  Lição 02; aula 04

Videoaula: https://vimeo.com/404153294/064e2717e3  

         MATERIAL 

Lição 2. Aula 4. Sentir inveja X desejar ter: sabia que existe uma diferença entre as duas situações? Invejar é quando você não aceita que o outro tenha algo que você não tem ou quando você deseja que o outro perca algo mesmo que você não ganhe nada com isso. Já desejar ter é quando você se esforça, treina e se empenha para conquistar algo que ficou feliz em ver no outro. 

Agora que entendemos a diferença, vamos criar uma história em quadrinhos com uma cena em que apareça uma situação de inveja? Depois, vamos refazer o desenho pensando em como poderia ter sido a situação tendo uma atitude saudável, ou seja, de “desejar ter” ao invés de “invejar”. Compartilhe a sua história em quadrinhos com todos da família e envie no whatsapp da turma.

Fonte: https://drive.google.com/file/d/1U4T7FHuVaApyh_Y8VjCl76F8q03bW5On/view?usp=sharing

         As páginas para essa semana são: 98 a 105.

         Atividades nas páginas: 100, 101, 102, 103.

         

 UM ABRAÇO E ATÉ NOSSA PRÓXIMA AULA!🙋

Comentários