3º Ano/Turmas A e B - Aula 14
LUIZ GONZAGA
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como o Rei do Baião,
foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música
popular brasileira.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950)
Fonte:https: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO MUSICAL
(I MOSTRA DE VÍDEOS) - ASA BRANCA
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GnPGq4jEDsE
👉VAMOS COPIAR A LETRA DA MÚSICA NO CADERNO.
EM SEGUIDA, VAMOS CANTAR JUNTO COM O VÍDEO!
ASA BRANCA
“Quando olhei a
terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Quando olhei a
terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que
fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água
perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa
branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse,
adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe,
muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão
Espero a chuva
cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão
Quando o verde
dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro
não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”
ASSISTA
AO VÍDEO
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=0fmYoKiOKU0
Jardim |
Garden |
Cor |
Color |
Árvore |
Tree |
Verde |
Green |
Marron |
Brown |
||
Sol |
Sun |
Amarelo |
Yellow |
Nuvem |
Cloud |
Branco |
White |
Céu |
Sky |
Azul |
Blue |
Grama |
Grass |
Verde |
Green |
Flor |
Flower |
Laranja |
Orange |
Joaninha |
Ladybug |
Vermelho |
Red |
Borboleta |
Butterfly |
Rosa |
Pink |
Passarinho |
Bird |
Roxo |
Purple |
Agora é com você...
GÊNERO TEXTUAL: TEXTO
INFORMATIVO
Os textos informativos têm o
objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema,
transmitir dados e conceitos. Isso é o que acontecem em reportagens de revistas
e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação
cientifica e livros didáticos.
A maioria dos leitores quando
tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com
a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo:
jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias,
reportagens, artigos diversos, anúncios etc.).
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=8n3qgdWljfQ
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=RAsur9YE1M8
Fonte: https://www.unimed.coop.br/ 👉De acordo com o texto quais são os cuidados elencados para se evitar o contágio de coronavírus? 👉De acordo com o texto “o que é coronavírus e quais os principais cuidados para evitá-lo? (covid-19)”, assinale o que é correto afirmar: ( ) é um resfriado. ( ) faz parte de uma pequena família de vírus. ( ) é uma doença antiga. ( ) é preciso evitar aglomerações. 👉O texto “o que é coronavírus e quais os principais cuidados para evitá-lo? (covid-19) trata-se de: ( ) Poesia ( ) Texto Informativo ( ) Uma fábula ( ) Um texto instrucional ( ) Uma biografia ( ) Um bilhete
HISTÓRIA
AS
PESSOAS E OS GRUPOS QUE COMPÕEM A CIDADE E O MUNICÍPIO A memória se constitui como forma de preservação e retenção do tempo, salvando-o do esquecimento e da perda. Assim, por meio de uma inter-relação dinâmica, sendo suportes das identidades individuais e coletivas, os patrimônios vem significar a lembrança da própria ação humana em diferentes tempos e lugares. As pessoas, em geral, possuem numerosas relações com algumas partes de sua cidade, e as imagens destas relações estão cheias de memórias e significações, então, um patrimônio cultural se transforma em um lugar de memória. Observe a imagem abaixo:
|
Catedral metropolitana basílica Senhor Bom Jesus, esse patrimônio cultural faz parte da vida de todos nós, é importante para a nossa cidade e conta uma parte da nossa história.
GEOGRAFIA
A paisagem é compreendida
e conceituada por Milton Santos, no livro metamorfoses do espaço habitado
(2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta
pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é
formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.
[...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes,
pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir
as coisas, de construir o espaço.
Dessa
forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que
podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de
construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e
percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos
tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou
iguais umas às outras.
Alguns exemplos de paisagens que podemos citar, são: rios, prédios, parques, aldeias, cachoeiras, viadutos, pessoas atravessando faixas de pedestres, o pai levando a criança para a escola, etc. Paisagens que conseguem perceber no dia a dia.
👉QUAIS PAISAGENS VOCÊ VÊ OU OBSERVA NO SEU DIA A DIA?
OBSERVE UM TRECHO DA MÚSICA REGIONAL : A
LUA, BANDA STRAUSS.
[...] "VEM CÁ, MORENA, SAI NA
JANELA
VENHA VER A LUA COMO ESTÁ TÃO BELA
A LUA QUANDO VEM SAINDO
POR DETRÁS DA MONTANHA" [...]
A letra da
música revela a descrição do que o sujeito da música vê a
partir da janela.
👉“quais características da paisagem descrita
na canção, estão presentes no seu dia a dia?”
👉 “Quando você olha pela janela do seu quarto, ou de outro lugar da sua casa, você vê as mesmas paisagens descritas na canção? são diferentes?”. Como é?
👉 Com base nas respostas da entrevista, desenhe no seu caderno, a representação da paisagem descrita pelos entrevistados. Por exemplo: “a paisagem que eu vejo da janela do meu quarto tem um prédio muito alto, uma estrada e várias casas”; ou “a paisagem que eu vejo tem serras, um rio e animais”; entre outras. Assim, cada um fará o desenho descritivo como forma de registro da paisagem.
EDUCAÇÃO FÍSICA
JOGOS COOPERATIVOS

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que
têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as
pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro
que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a
pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu
lado.
Os jogos Cooperativos
têm o objetivo de unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos
outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder
não é o que realmente importa, e sim a participação. Assim, estimulam a vontade
de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.
O jogo cooperativo
também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de
todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão,
trabalhando em prol do grupo. O que mais importa nesses tipos de jogos é a
colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no
momento da atividade. É reforçada a noção de grupo, porque uma determinada
tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da
equipe.
Embora a vitória não seja garantida, um
jogo cooperativo garantirá que cada participante possa se divertir muito do
começo ao fim. Como bônus, ajuda a ensinar às crianças a importância do
trabalho em equipe, e os jogos são um cenário divertido para a lição. Alguns
desses jogos podem até dobrar como atividades de construção de confiança para
adultos no local de trabalho.
Agora, na leitura a seguir, vamos
conhecer 3 jogos cooperativos:
Lençolbol
Objetivo
geral: Exercitar a
contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.
Objetivo
específico:
Controlar e arremessar a bola ao cesto.
No Lençolbol, os integrantes da equipe
seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol.
A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado
percurso.
O
Troféu
Objetivo
geral: Exercitar a
destreza, a sincronia e o trabalho em equipe.
Objetivo
específico:
Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo percurso determinado.
Cada
participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível
equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que a
junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a
bola. A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos
conjuntamente para manter a bola em equilíbrio.
Desenho
às cegas
Objetivo geral: Exercitar a comunicação, dar e receber
orientações e instruções.
Objetivo
específico:
Reproduzir um desenho sem conhecê-lo e de olhos vendados, seguindo apenas as
orientações do companheiro.
Para a atividade, devem-se formar
duplas. Cada dupla recebe uma folha de papel, caneta ou lápis e uma venda (pode
pedir para os participantes, simplesmente fecharem os olhos). Um integrante da
dupla deve fechar ou ter olhos vendados, o outro recebe um desenho, que deverá
ser reproduzido por seu companheiro vendado. Os desenhos variam seu grau de
complexidade de acordo com a idade dos participantes. Podem ser trazidos e
distribuídos pelo professor/mediador ou desenhados no quadro para os
participantes videntes. Cabe ao integrante vidente dar orientações para a
reprodução do desenho pelo companheiro vendado. Ao final, as duplas
compartilham o resultado com a turma e invertem-se os papéis.
E então, você gostou de aprender um pouco sobre os Jogos Cooperativos? Espero que sim.
Agora, vamos para as atividades sobre os Jogos Cooperativos. Responda as questões no caderno e nos envie pelo grupo de whatsapp da turma.
Segundo o texto, o que são jogos cooperativos?
Qual é o objetivo dos jogos cooperativos?
O que é mais importante no jogo cooperativo: Competir
ou se Divertir? Explique.
Qual dos jogos cooperativos citados no texto, você
gostaria de participar? Explique
Você já participou de algum jogo cooperativo? Se sim,
qual o nome do jogo?
O jogo cooperativo deve ter a participação de todos,
sendo assim, deve ter a inclusão de todos os alunos. Você acha importante que
todos joguem juntos, meninos e meninas, altos e baixos? Por quê?
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
ü Aulas
4 da lição 01
Qual
a diferença entre a vontade de ter algo e
a inveja?
Superando a inveja
ü Lição 02; aula 04
Videoaula: https://vimeo.com/404153294/064e2717e3
MATERIAL
Lição 2. Aula 4. Sentir inveja X desejar ter: sabia que existe uma diferença entre as duas situações? Invejar é quando você não aceita que o outro tenha algo que você não tem ou quando você deseja que o outro perca algo mesmo que você não ganhe nada com isso. Já desejar ter é quando você se esforça, treina e se empenha para conquistar algo que ficou feliz em ver no outro.
Agora que entendemos a diferença, vamos criar uma história em quadrinhos com uma cena em que apareça uma situação de inveja? Depois, vamos refazer o desenho pensando em como poderia ter sido a situação tendo uma atitude saudável, ou seja, de “desejar ter” ao invés de “invejar”. Compartilhe a sua história em quadrinhos com todos da família e envie no whatsapp da turma.
Fonte: https://drive.google.com/file/d/1U4T7FHuVaApyh_Y8VjCl76F8q03bW5On/view?usp=sharing
As páginas para essa semana são: 98 a
105.
Atividades nas páginas: 100, 101, 102,
103.
UM ABRAÇO E ATÉ NOSSA PRÓXIMA AULA!🙋
Comentários
Postar um comentário