4º ANO/Turmas A e B - AULA 17

Semana de 22 a 29 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras Andréia e Verônica

Gênero textual "Fatura"

Fonte: https://creditoedebito.com.br/wp-content/uploads/2011/10/fatura-cartao.gif

A fatura é um documento comercial que representa a compra, uso ou aquisição de algo que ainda não foi pago. A fatura também pode ser usada como controle. Vamos pegar como exemplo a fatura de cartão de crédito acima. Nela é possível visualizar detalhes de uso, lançamento das compras,  valores das compras, vencimento da fatura, bem como todos os detalhes do serviço contratado.

É importante lembrar que este documento é emitido sempre pela empresa prestadora de serviços e, geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento.
Resumindo, a fatura é um documento comercial de cobrança que representa uma conta. Pode também ser utilizada como controle, com informações sobre os serviços ou itens adquiridos.

Vamos analisar uma fatura de energia elétrica de sua casa?
1) Junto com sua família, pegue uma fatura da conta de energia elétrica da sua casa e responda as questões. 
a) Qual a empresa que assume o controle da concessionária de energia elétrica de Mato Grosso?
b) Qual a unidade consumidora do boleto?
c) Perceba que na fatura aparecem diferentes datas, escreva o que representa cada uma delas.
d) Na fatura da conta de energia elétrica da sua casa tem o boleto para pagamento?
e) Observando as informações da fatura da conta de energia elétrica da sua casa, escreva o que mais tem de importante nela.

Fonte: Imagem do Google

Bibliografia:
https://www.google.com/search?q=charge+com+boleto+de+luz&tbm=isch&ved=2ahUKEwiWpISGt4vqAhWpBrkGHUzXABAQ2-cCegQIABAA&oq=charge+com+boleto+de+luz&gs_lcp=CgNpbWcQA1C8MVjwVWCIXWgCcAB4AIABhwGIAYQJkgEDMC45mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ei=wmbrXpa7LamN5OUPzK6DgAE&bih=657&biw=1366#imgrc=d9s-Oy7LfRYbPM

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta

Palavras novas : New words.

Vocabulary

1)Com a ajuda do google traduza as palavras.
Happy music:
Baby:
Little star:
Wonder:
Worid:
High:
Sky:
Night:

Vamos assistir e ouvir a música Twinkle Twinkle Little Star

Fonte: https://youtu.be/3gAZTtCiQc8

2) Escreva 5 palavras da música em inglês e em seguida faça o desenho que representa cada palavra que você escolheu.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professor Jeymeson

No livro O eu como autor da história: A cidade da Memória (Escola da Inteligência) ler e realizar as atividades das páginas 93 a 105. (Lição 3, aula 1)/Atividades nas páginas: 103.


HISTÓRIA

Professoras Andréia e Verônica

Você já observou que a partir do descobrimento da agricultura o ser humano iniciou a organização em grupos, as primeiras comunidades que evoluíram e continuam evoluindo. 
No Brasil, por cerca de 300 anos, a cana-de-açúcar foi a principal fonte de riqueza, muitas cidades como Olinda, Recife (Pernambuco) e Salvador na Bahia. No início os trabalhos utilizavam a mão de obra escrava para produção do açúcar e os grandes lucros eram dos proprietários, os chamados senhores de engenhos. 
Com o avanço da tecnologia, a produção de açúcar modernizou-se. Atualmente é produzido por grandes usinas, que também produzem álcool a partir da cana de açúcar. Isso já iniciou uma interferência no modo de vida dos habitantes.

Fonte: Google Imagens

Hoje as cidades estão vivendo um crescimento exponencial e mais da metade da população do mundo já vivem em áreas urbanas, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) seremos 70% até 2050. 
Portanto, a relação entre a industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. Assim, ampliam-se os chamados fatores atrativos das cidades, ou seja, o conjunto de características do meio urbano que atrai os migrantes advindos do campo, transformando assim o modo de vida dos habitantes e no meio ambiente. 

ATIVIDADES
Responda em seu caderno, conforme o texto
1) Conforme o texto o que levou os derivados da cana-de-açúcar serem produzidos nas grandes usinas?
2) Por que as populações do campo estão vindo para as cidades?
3) Pesquise o que significa a palavras êxodo rural e faça uma breve descrição.
4) Em que parte do texto fala que ocorrerá um grande êxodo rural?

Assista ao vídeo para compreender melhor.


Bibliografia
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nomadismo.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm
https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=AwrC3L5fh.tevWsAxggf7At.;_ylu=X3oDMTB0N2Noc21lBGNvbG8DYmYxBHBvcwMxBHZ0aWQDBHNlYwNwaXZz?

HISTÓRIA

Professoras Andréia e Verônica

Territórios étnico-culturais existentes no Brasil


O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.
O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória. Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida a partir de requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988. 
As terras indígenas são porções do território brasileiro habitadas por povos indígenas. Essas estão diretamente relacionadas à garantia dos direitos à reprodução física, econômica, social e cultural destes grupos, de acordo com seus costumes, tradições e usos.

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. 
Com a abolição os ex-escravizados enfrentaram a falta de iniciativa governamentais para sua inclusão social, então, muitos deles juntaram-se às populações dos quilombos espalhados pelo território brasileiro. No entanto, os quilombolas ainda sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à educação.

ATIVIDADES
1) Por que alguns escravos alguns ex-escravizados buscaram os quilombos para viver?
2) Os quilombos foram uma forma de resistência durante o período em que durou a escravidão no Brasil. O aconteceu com ele após a abolição?
3) Quais são os maiores problemas que atingem a comunidade quilombola?
3) Com aquisição das terras, quais direitos são garantidos às comunidades indígenas?
4) Assista ao vídeo e explique com suas palavras o que você entendeu sobre os quilombos

BIBLIOGRAFIA
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm

MATEMÁTICA

Professor Ludney

O sistema métrico decimal
O sistema métrico decimal, como o nome já diz, é um sistema internacional de medição, que reúne códigos que designam medidas de maneira mais simples e fácil de identificar em qualquer parte do mundo.
Adotado oficialmente pela maioria dos países, com exceção de nações como Estados Unidos e Inglaterra, o sistema métrico decimal permite a mensuração padronizada de unidades como comprimento, volume, distância, altura, peso, etc. 
A criação do sistema métrico decimal foi uma proposta da França, por volta de 1790, em plena época de Revolução Francesa (1789-1799).  
A ideia surgiu como tentativa do governo francês de unificar as medidas, para acabar com as dificuldades do comércio e da indústria.
Então, em 1795, os cientistas Delambre e Méchain definiram o metro como uma unidade de comprimento correspondente à décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre (linha imaginária que corta o globo de maneira vertical). Isto é, para chegar à unidade do metro, os cientistas dividiram o comprimento do meridiano por 40.000.000.
Contudo, Delambre e Méchain cometeram um erro durante os cálculos sobre o meridiano da terra. Dessa forma, uma nova comissão de cientistas foi convocada pelo governo francês para reconsiderar o sistema métrico. 
Em 1889 foi solicitado à Academia de Ciência que desenvolvesse um sistema de medição baseado em uma constante “neutra” e não arbitrária, ou seja, uma forma de mensuração que fosse justa para todos. Nesta nova reunião foi construída uma barra de platina e irídio, com duas marcas que estabeleceram o novo comprimento do metro. 
As medidas iniciais a fazerem parte do sistema métrico decimal foram o metro, o litro e o quilograma.

Medidas de comprimento
No sistema métrico decimal, a unidade fundamental é o metro, abreviado como m, e que possui seus múltiplos e submúltiplos como mostra a tabela abaixo:
Existem, também, outras unidades de comprimento que não pertencem ao sistema métrico decimal. Perceba suas relações através de valores aproximados:
1 polegada = 25,4 milímetros
1 milha      = 1 609 metros
1 légua      = 5 555 metros
1 pé          = 30 centímetros

Medidas de massa
  • Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, sendo portanto constante em qualquer lugar da terra ou fora dela. 
  • Peso de um corpo é a força com que esse corpo é atraído (gravidade) para o centro da terra. Varia de acordo com o local em que o corpo se encontra.
Múltiplos e submúltiplos do grama

                              Múltiplos

Unidade principal

                    Submúltiplos

quilograma

hectograma

decagrama

grama

decigrama

centigrama

miligrama

kg

hg

dag

g

dg

cg

mg

1.000g

100g

10g

1g

0,1g

0,01g

0,001g


Medidas de capacidade
A quantidade de líquido é igual ao volume interno de um recipiente. Afinal, quando enchemos este recipiente, o líquido assume a forma do mesmo. Capacidade é o volume interno de um recipiente.
A unidade fundamental de capacidade chama-se litro(L).
Múltiplos e submúltiplos do litro

                            Múltiplos

    Unidade Fundamental

                  Submúltiplos

quilolitro

hectolitro

decalitro

        litro

decilitro

centilitro

mililitro

      kl

      hl

    dal

            l

        dl

  cl

      ml

  1000 l

    100 l

    10 l

          1 l

      0,1 l

  0,01 l

  0,001 l


Atividades
1) Qual é a unidade de medida usada para:
a) Medir  uma rodovia : _______
b) Medir um tecido :  ________                   
c) Medir um lápis:______
d) Medir um terreno : _______
 
2) Complete as lacunas como se pede:
a) 5 km = ___________ m
b) 0,5 km = _________ m
c) 50 cm = __________ m
d) 1,5 km = _________ m
e) 5 km = ___________ m
f) 9 m = ___________ cm
3)Calcule o perímetro da figura abaixo, considerando que as medidas são dadas em cm.(perímetro é soma das medidas de todos os lados da figura).

4) Suponha que o perímetro do polígono representado pela figura abaixo meça 240 cm. Se todos os lados tem a mesma medida , qual é a medida de cada lado?

A) 20 cm.
B) 30 cm.
C) 40 cm.
D) 50 cm.

5)ESCREVA A UNIDADE DE MASSA QUE USAMOS PARA MEDIR OS OBJETOS ABAIXO:

 A) UM PACOTE DE ARROZ: kg  G) UM PACOTE AÇÚCAR:__________ 
 B) UM COMPRIMIDO:__________    H) UM POTE DE SORVETE:________
 C) UMA TELEVISÃO:____________  I) UM PACOTE DE MACARRÃO:_____
 D) UM CAMINHÃO:____________ J) UM SOFÁ:__________
 E) UM CACHO DE UVA:__________   L) UMA GELADEIRA:__________
 F) UM ANEL:_________________ M) UMA PANELA:___________

6) Observe as imagens e marque X  na indicação correta do quanto pesa cada um?
Mais de 1kg (  ) Mais de 1kg (   ) Mais de 1kg (  )Mais de 1kg  ( )  
Menos de 1kg ( )Menos de 1kg (  )Menos de 1kg (  )Menos de 1kg (  )

7)Transforme litros em  mililitros:
1 l  corresponde à 1000 ml

a) 10 l =  
b) 5 l =
c) 2,5 l =
d) 0,5 l =
e) 6 l =
f) 7,5 l = 

8) 
9) 
O iogurte, o leite, o suco e o refrigerante são substâncias líquidas que possuem sua capacidade, respectivamente, dadas em :
 
(   ) litros e decilitros
(   ) litros e quilolitros
(   ) litros e decalitros
(   ) litros e mililitros 

CIÊNCIAS

Professoras Andréia e Verônica

MICRORGANISMO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 
Como esses microrganismos pode ser usado para ajudar na saúde de todos?
No vídeo abaixo você vai entender como o microrganismo foi usado pra ajudar o cientista a descobrir um dos maiores antibiótico que é a penicilina. 
Fonte: https://youtu.be/BzW-kUbmpv4

É um milagre!
Imagine uma descoberta que possibilitasse a cura de várias doenças fatais e que permitisse salvar a vida de milhões de pessoas de uma só vez. Pensou? Pois essa descoberta já aconteceu! A penicilina é um remédio tão fantástico que seus efeitos chegaram a ser comparados com milagre.
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – não contra a nossa vida, mas contra a vida das bactérias, é claro. 
Antes do desenvolvimento da penicilina, muitas pessoas morriam de doenças que, hoje, não são mais consideradas perigosas. Só para você ter uma ideia, apenas machucar-se num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorreia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais. Hoje, sabe-se que a penicilina que já salvou tantas vidas também pode provocar reações alérgicas sérias em algumas pessoas e, inclusive, levar à morte. Apesar disso, a penicilina ainda é o antibiótico mais usado em todo o mundo.”

Agora é com você...pesquise e responda
1-Será que os microrganismos são vilões ou heróis?
2-Você já ouviu falar em penicilina? Se sim quando?
3-Quem aqui já precisou tomar um antibiótico, por exemplo, para garganta inflamada?
4- Qual o nome do cientista que descobriu a  penicilina?
5- O que podemos fazer para se prevenir contra as doenças causadas por microrganismos?

Bibliografia:
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2709/microrganismos-na-industria-farmaceutica

ARTE

Professor Alessandro

RÁDIO, TEATRO E FUTEBOL
GRAVAÇÃO DE UM RÁDIO-TEATRO NOS PAÍSES BAIXOS 1949
Fonte:Wikipédia

Capa do livro “Menina Não Entra”(Telma R. Castro Andrade).

Olá, estimados pais, responsáveis e alunos, nesta aula vamos falar sobre uma arte que anda um pouco esquecida é a dramaturgia via rádio. Para isso, quero convidá-los a abdicar um pouco da imagem visual e trabalhar a os sentidos auditivos e a imaginação? Espero que gostem, pois na aula de hoje além de ouvir, também vamos falar sobre um tema polêmico que é o preconceito no futebol.

1º momento
Convido-lhes a ouvir o recorte do áudio “Menina não entra” de Carol Levy, que deu vida ao texto de “Telma Rodrigues Castro Andrade”. Disponível no grupo de WhatsApp:

2º momento
  • Crie e grave um áudio fazendo uma dramatização falada, sobre uma situação de preconceito nos esportes.
  • Atenção não é vídeo é um áudio; 
  • Faça as vozes dos personagens: menino, menina, pai, ou mãe, cada um com uma característica diferente. Sugestões: Pai com voz grave, grossa. Mãe com voz média, mais suave. Menino e menina com voz aguda, fina, ou sua voz natural. 
  • Não esqueça dos sons: da canção! Oras Bolas, dos momentos de suspense, de alegria de início e fim.
  • Escolha uma das sugestões abaixo:
EXEMPLO 1 - Menino

O menino inicia cantando a música “Oras Bolas” (Palavra Cantada), depois pede para o pai ou para mãe.
-Pai! Mãe!
-Vocês podem me levar para jogar bola no time de futebol da escola?
-Hoje é aula de educação física.
-Podem?
O pai, ou a mãe, ficam zangados e batem nas pernas e reclamam dizendo:
-O que?
-De novo, mas esse professor Alessandro acha que nós não temos o que fazer não? 
-Há! Sinto muito.
-Outra coisa, jogar bola é coisa de malandro e hoje você não vai não, pronto acabou.
-Oras! Vai deitar.
Ouve um som da criança a chorar baixinho assistindo um filme sobre futebol.

EXEMPLO 2 - Menina

A menina inicia cantando a música “Oras Bolas” (Palavra Cantada), depois pede para o pai e para a mãe.
-Pai! Mãe!
-Vocês podem me levar para jogar bola no time da escola?
-Hoje é aula de educação física. Podem?
O pai, ou a mãe, ficam zangados e batem nas pernas e reclamam dizendo:
-O que?
-De novo, mas esse professor Alessandro acha que nós não temos o que fazer não? 
-Há! Sinto muito.
-Outra coisa, jogar bola é coisa de menino e hoje você não vai não, pronto acabou.
-Oras! Vai deitar.
Ouve um som da criança a chorar baixinho assistindo um filme sobre futebol.

3º momento: leia os textos abaixo
TEXTO 1
Menina Não Entra (Telma Rodrigues Castro Andrade).
Quando um grupo de amigos resolve formar um time de futebol, convidam vizinhos e parentes. Mesmo assim falta um jogador. Começa o dilema - quem poderia se o jogador? Surge a idéia de convidar uma menina. Uma menina no time? Nem pensar! - é o que a maioria acha da idéia. Mas logo mudam de opinião. Assim que vêem Fernanda mostrar suas habilidades, percebem que estavam completamente equivocados e que o preconceito não leva a vitória alguma, dentro e fora de campo.
Fonte: https://www.skoob.com.br/menina-nao-entra-342024ed383685.html

RECORTE DE TEXTO 2
Rádio-drama ou rádio-teatro é uma performance dramatizada e puramente acústica. Sem nenhum componente visual, o drama radiofônico depende do diálogo, da música e dos efeitos sonoros para ajudar o ouvinte a imaginar os personagens e a história.
O drama de rádio alcançou ampla popularidade em uma década de seu desenvolvimento inicial na década de 1920. Na década de 1940, era um entretenimento popular internacional. Com o advento da televisão na década de 1950, no entanto, o drama radiofônico perdeu parte de sua popularidade e, em alguns países, nunca recuperou grandes audiências. Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Drama_radiof%C3%B4nico

4º momento: respondendo às perguntas
1. Olhando para as duas figuras, qual das duas é sobre o “Rádio-drama ou rádio-teatro”? 

 IMG_258 Menina Não Entra

a) DIREITA
b) ESQUERDA

2. Estereótipo é um tipo de preconceito, onde julgamos a pessoa sem conhecê-la. Sabendo disso, na história “Menina não entra”.Qual é o estereótipo?
a) Por ser menina não seria capaz de jogar bola igual aos meninos;
b) Por ser gorda não aguentaria correr; 

3. “Rádio-drama ou rádio-teatro é uma performance dramatizada e puramente acústica. Sem nenhum componente visual, o drama radiofônico depende do diálogo, da música e dos efeitos sonoros para ajudar o ouvinte a imaginar os personagens e a história”.
Conforme esse parágrafo o “Rádio-drama ou rádio-teatro” é para:
a) Assistir na televisão;
b) Assitir no salão do teatro;
c) Ouvir no rádio;
Estas questões estão disponíveis para serem respondidas também pela internet, basta acessar o link a seguir:
👇

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Danielle Batista

FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Também conhecido como "jogo limpo", o fair play pode ser ensinado nas atividades físicas e servir para o dia a dia dos alunos.
 
Você sabe o que é “fair play”? A expressão americana, que em Português significa “jogo limpo”, se popularizou em todo o mundo com a campanha FIFA Fair Play, criada para incentivar os jogadores de futebol a cumprirem as regras e respeitarem os adversários, árbitros e torcedores. Desde então, esta filosofia esportiva passou a ser empregada em diversos segmentos da sociedade para valorizar uma conduta ética e justa.
Definição
De acordo com o Conselho da Europa (1996), “o fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento”. O conceito também abrange o combate às práticas antidesportivas como violências física e verbal e a fraude. Muitas vezes, a pressão por melhores resultados e pela vitória a qualquer custo leva os atletas a utilizarem meios ilícitos, como o doping, rompendo com os princípios do jogo limpo.
Os princípios presentes no fair play no esporte são também essenciais para uma boa convivência em sociedade e têm um grande valor educativo. Por meio das aulas de Educação Física, podemos promover as condutas que fundamentam o fair play, construindo uma cultura esportiva ética ao trabalhar com os alunos aspectos como a lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.
Por falar em Futebol, vamos pensar sobre este tema:

VEJAM ESTAS IMAGENS ABAIXO E A BUSCA DO DIREITO DAS MULHERES DO FUTEBOL
   

Meninas podem sim,Jogar futebol! | • Seja Você Mesmo • Amino
Assim como na ideia do Fair play, o futebol feminino é um esporte que busca respeito e consolidação assim como o futebol masculino. Nas aulas de Educação Física, quando vamos praticar este esporte temos que desenvolver o espirito esportivo, entender que todos, seja menina seja menino podem jogar juntos, aprender juntos, formar equipe mista construindo uma cultura esportiva ética trabalhando os aspectos da lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.
Te pergunto: você já teve oportunidade de jogar com meninas no seu time? Seja sincero, você passava a bola pra ela? Ajudava ela a fazer parte da equipe? Se você em algum momento não você fez isso, te convido a mudar a postura, pode ser? Vamos valorizar o espírito esportivo.

Vejamos esta outra tirinha: 
Veja este vídeo: Futebol é coisa de Menina
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1chfmrcPII4
 
AGORA É A HORA. MUDANÇA DE ATITUDE!!! 
Vamos mudar essa ideia de que “os meninos escolhem o futebol e as meninas outras atividades, como a corda ou o vôlei.”  Entretanto, uma análise um pouco mais profunda nos permite entender que não se trata de um gosto pessoal, mas sim de um quadro que tem contribuição cultural e histórica, e que as vezes, na escola insiste em perpetuar, ao invés de tentar modificá-lo. Vamos a partir de agora vamos mudar essa história, e você fará parte disso. Então, ficamos assim, Futebol é coisa de todo mundo. Todo mundo joga, todo mundo respeita os colegas e as regras. Todo mundo respeita todo mundo, e assim, valorizamos o esporte e todas as práticas que dela vem. 
Sabe de uma coisa bem legal? Nós temos melhores jogadores de Futebol tanto do time feminino quanto no time masculino. Você os melhores do mundo exemplificado abaixo?
  
  

Aposto que conhece, e se não conhecia agora já sabe. 
Um dos pontos importantes da nossa aula esta semana é perceber que o respeito e a igualdade seja no futebol ou em qualquer esporte é algo muito valoroso na conduta de um esportista, e devemos seguir estes bons exemplos.  

Para finalizar, vamos ver alguns vídeos que trazem bons exemplos que podemos seguir daqui pra frente em todas as nossas atitudes:

Vídeo: Exemplos de Fair Play

Outros vídeos para exemplificar
 
Vídeo: Isso Sim é Fair Play – 1: https://www.youtube.com/watch?v=83I9yxXgF2s&t=100s
Vídeo: Isso Sim é Fair Play – 2: https://www.youtube.com/watch?v=ns2I9JkHIU0

Construindo Conceitos: PARE, PENSE E RESPONDA
1) Sobre o Fair Play, como você define estas palavras dentro do esporte?
2) Quais são as principais palavras que define o Fair Play?
3) Você gosta de Futebol? Se sim, durante um jogo você já deixou de cumprir uma regra que tinha sido criada? Seja sincero e responda.
4) Você já ouviu falar ou já assistiu um jogo de Futebol feminino? Você acha que futebol é coisa de menina? Defenda a sua opinião.
5) Você conhece alguma menina que joga bola ou que já jogou com você? Como foi a experiência?
6) Você já viu algum colega faltar com respeito como o amigo na escola? 7) O que ele fez e como você se sentiu vendo?
8) Que novos aprendizados você aprendeu nessa aula?
Dos vídeos que você assistiu, qual foi a atitude que você mais gostou? Conte pra mim.
9) Faça um cartaz trazendo uma frase que apresente a ideia do Fair Play. Se você pudesse dar um conselho aos seus amigos, qual seria com relação ao respeito nos jogos e brincadeiras com o colega? Faça um cartaz bem bonito e tire foto com ele.
10) Marque com ‘X’, as alternativas que você considera importantes e positivas durante as aulas:
(     ) Temos que respeitar o adversário de jogo.
(     ) Ajudar o colega durante a brincadeira é uma boa atitude.
(     ) Xingar o colega é uma ação normal. 
(     ) É importante deixar todos os colegas brincarem juntos.
(     ) É importante respeitar as formas de expressão do colega durante as aulas de dança. 
(     ) Meninos e meninas podem jogar futsal em times misturados.

Sobre o futebol feminino, você conhece alguma menina que joga bola ou que já jogou com você?
Você já viu algum colega faltar com respeito como o amigo na escola? O que ele fez e como você se sentiu vendo?
Dos vídeos que você assistiu, qual foi a atitude que você mais gostou? Conte pra mim.


NOS VEMOS NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do whatsapp!

Comentários

  1. Olhando para as imagens da aula de hoje, comparei com a Poesia Concreta, tem tudo a ver.Essa Arte é uma das mais utilizadas em nossas aulas, ou seja, não esta tão distante, por isso, entendê-la é entender um pouco do mundo que nos rodeia amplamente influenciado pelo marketing.

    ResponderExcluir

Postar um comentário