5º ANO/Turmas A e B - Aula 15

Semanas de 01 a 12 de Junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Conto de fadas

Vamos iniciar a aula lendo um breve conceito sobre o gênero textual Conto.
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa. 
O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo.
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

Agora vamos assistir ao vídeo abaixo sobre o gênero textual Conto:

Depois de assistir ao vídeo de explicação sobre Conto, leia a história abaixo que é um conto de Luís Fernando Veríssimo e responda as questões.

Conto de fada da mulher moderna

 (Luís Fernando Veríssimo)
Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
    – Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…
    E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu, hein?… nem morta!

Vamos às atividades:
1) Quais são os personagens da história?

2) Descreva a princesa.

3) Enquanto a princesa observava o lago do seu castelo, o que aconteceu?
 
4) Qual foi a proposta feita pela rã?

5) Qual foi a resposta da princesa? Baseado no texto justifique sua resposta.

6) No lugar da princesa o que você faria? Justifique sua resposta.

7) Faça um desenho da história.

Poema visual

Os Poemas Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão; ganham destaque. Como se fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens.
Quando pensamos em poesia, comumente vem à cabeça um texto todo modelado, formal e perfeitinho. De fato isso é um estilo de poesia, mas não é o único que existe. Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana, independente do formato com que é apresentado.
Por isso mesmo, a poesia visual utiliza de recursos não-formais para expressar as mais diversas situações. pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Contudo, não existe uma forma fixa, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar.
Sendo assim, pode-se agrupar tipos de poesias visuais que apresentam características em comum. Esses agrupamentos não são os únicos existentes, mas os mais comuns, veja:
Poesia Concreta
Esse tipo de poesia surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidas ou tidas como sinônimo. Contudo, a poesia concreta originalmente é um tipo de poesia visual em que o uso da linguagem verbal é essencial.
Surgiu inicialmente na Europa e chegou ao Brasil em 1956, durante um evento arranjado que se chamava “Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.
(Décio Pignatari)

Poesia Cinética
A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poesia visual, valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.
Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. A poesia cinética vai, além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ela não serve apenas para ser lida, mas para ser vista em si.
(Carluce Pereira)

Poesia Fônica
Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros como centrais. Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra para “ouvir-se”. Esta “poesia sonora” tem suas raízes nas vanguardas históricas, no dadaísmo (arte nonsense).
(Pierre Garnier)

Agora que você leu sobre o que são poemas visuais e observou os exemplos, leia o poema abaixo e responda as atividades.
Autor: Fábio Sexugi
1) Que tipo de poema é esse?

2) Você identificou algum tipo de imagem no poema? Qual? Existe relação entre o nome do poema e o desenho?

3) Qual é o assunto do poema?

4) Existem rimas nesse poema? Escreva aqui as rimas que existirem.

5) Agora produza um poema visual e mostre sua criatividade aqui.

MATEMÁTICA

Noções básicas de Coordenadas cartesianas

Vamos iniciar a aula assistindo ao vídeo abaixo sobre coordenadas cartesianas.
Fonte: https://youtu.be/OgZej6gCAZI

O Plano Cartesiano é formado por duas retas perpendiculares de mesma origem, as quais denominamos eixos perpendiculares.
O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas enquanto que o eixo vertical é conhecido por eixo das ordenadas.
As posições de um ponto no plano cartesiano são indicadas por dois valores, sempre indicando primeiro a abscissa e depois a ordenada. Por isto as posições dos pontos do plano são indicadas por pares ordenados.
O Plano Cartesiano é definido por duas retas perpendiculares. Por meio dele, é possível encontrar localizações no plano, calcular a distância entre dois pontos, distâncias entre ponto e reta, entre outros. Existem inúmeras utilidades para o plano cartesiano. Uma das mais importantes é relacionar a Geometria com a Álgebra, dando origem à disciplina conhecida como Geometria Analítica.
Retas numéricas no plano cartesiano
As duas retas que constituem o plano cartesiano são retas numéricas que se encontram na origem. Isso significa que cada uma dessas retas é associada aos números reais. Em outras palavras, qualquer ponto destacado em uma dessas retas representa um único número real. O fato de se encontrarem na origem significa que elas compartilham o ponto referente ao número real zero. Como o ângulo entre elas tem que ser de 90°, seu desenho será o seguinte:
Observe que os sentidos positivos dessas retas foram escolhidos: para cima, na reta vertical, e para a direita, na reta horizontal. Esse sentido é extremamente importante para determinar corretamente localizações no plano. Além disso, note algumas coisas:
1 – Um número à esquerda sempre é menor que outro à direita. Um número mais para baixo sempre é menor que um número mais para cima;
2 – Quanto maior o valor em módulo (valor do número ignorando seu sinal), menor o valor de um número negativo. Por exemplo: – 9 é menor que – 7, pois 9 é maior que 7. (observe que – 9 está mais à esquerda ou mais para baixo que – 7);
3 – A reta horizontal é chamada de abcissa e a reta vertical é de ordenada.
Localização no plano cartesiano
O plano cartesiano possibilita marcações de localização. Essas indicações são feitas por meio de pares ordenados, que são pares de números reais capazes de indicar qualquer ponto do plano cartesiano. Um par ordenado é dado por meio de dois números reais, chamados de coordenadas. O primeiro deles refere-se ao eixo das abcissas, e o segundo, ao das ordenadas (modo como as retas horizontal e vertical são chamadas). Matematicamente:
Sejam x e y números reais, existe um ponto A no plano cartesiano que representa a localização dada por esses números, cuja notação é A = (x, y). O x representa o valor da abcissa e y representa o valor da ordenada.
Assim, o ponto A, cujas coordenadas são (x, y), pode ser encontrado no plano cartesiano da seguinte maneira:
1) O primeiro valor (x), que é representante da abcissa e é chamado de coordenada x, deve ser marcado na reta horizontal. Desenhe uma reta tracejada perpendicular à abcissa (reta horizontal) passando pelo local onde a primeira coordenada (x) foi marcada.
2) O segundo valor (y), que é representante das ordenadas e é chamado de coordenada y, deve ser marcado na reta vertical. Desenhe uma reta tracejada perpendicular à ordenada (reta vertical) passando pelo local onde a segunda coordenada (y) foi marcada.
3) O ponto de encontro entre as duas retas tracejadas é a localização do ponto A.
Exemplo: Marque, no plano cartesiano, o ponto B = (– 2, e 5)
Quadrantes
O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.
  • A região onde todos os valores possíveis das coordenadas x e y são positivos é chamada de primeiro quadrante;
  • A região onde os valores das coordenadas x são negativos e os valores das coordenadas y são positivos é chamada de segundo quadrante;
  • A região onde os valores das coordenadas x e os valores das coordenadas y são negativos é o terceiro quadrante;
  • A região onde os valores das coordenadas x são positivos, mas os valores das coordenadas y são negativos é chamada de quarto quadrante.
Agora que você assistiu ao vídeo e leu sobre as coordenadas cartesianas, vamos responder as atividades abaixo:
Observe o mapa do Brasil que está no 1º quadrante do plano cartesiano.
a) No mapa, encontramos alguns pontos. Dê as coordenadas e o nome dos estados em que os pontos se localizam.

b) Localize e coloque um ponto nos estados com as seguintes coordenadas:
  • (4, 4): 
  • (3, 3): 
  • (5, 3): 
  • (4,2): 
2) Providencie folha de papel quadriculado para a realização de atividades práticas com localizações baseadas em coordenadas ou faça usando régua o quadriculado na sua folha de caderno. Agora faça o que o exercício pede.
  • Mariana está saindo da escola e vai para sua casa.
a) Escreva os pontos de partida e de chegada.

b) Descreva o caminho percorrido por Mariana.

Interpretando Gráficos e Tabelas
Observe o gráfico abaixo e responda a atividade.
1) João é dono de uma fábrica de salgados. Observe no gráfico o número de salgados que ele vendeu em uma semana e depois responda:
a) Quantos salgados João vendeu nos três primeiros dias da semana?

b) Que dia da semana ele vendeu mais salgados?

c) Que dia da semana ele vendeu menos salgados?

d) Quantos salgados ele vendeu na semana?

e) Se ele vendesse esse mesmo número de salgados em duas semanas, quantos ele venderia?

f) Se durante a semana fosse feriado na 4ª feira, quantos salgados João venderia?

2) Maria é professora do 5º ano e está trabalhando conceitos sobre Estatística com sua turma. Para desenvolver uma pesquisa com seus alunos ela levou à sala 4 tipos de fruta para que os alunos escolhessem sua preferida.
a) De acordo com os dados apresentados, responda:
Qual a fruta preferida pelos alunos?

b) Quantos alunos preferem uva?

c) Quantos alunos participaram desta pesquisa?

d) Um dos alunos resolveu fazer o gráfico abaixo, a partir das escolhas de frutas.
e) Você acha que este gráfico está correto? Por quê?

f) Construa um gráfico de colunas no seu caderno a partir dos dados da tabela e compare com o gráfico feito pelo aluno da professora Maria.

HISTÓRIA

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Os africanos e seus descendentes também lutavam, no cotidiano, para ter direito de praticar sua cultura e sua religião. Escravizados e negros livres praticavam danças como lundu e o batuque, que se tornaram muito populares e deram origem, já no século XX, ao samba e a outras manifestações da música popular brasileira.
A CAPOEIRA
Outra manifestação importante da cultura afro-brasileira é a capoeira, considerada ao mesmo tempo um jogo, uma dança e uma luta. A capoeira se difundiu no Rio de Janeiro e em Salvador durante o século XIX. Nessas cidades, as chamadas “maltas” (grupos de “capoeiras”, formados por negros livres, escravizados e até mesmo brancos) se encontravam para competir e demonstrar suas habilidades. Às vezes, esses encontros viravam brigas e geravam confusão, o que levou as autoridades da época a reprimir essa manifestação cultural.
A capoeira chegou a ser considerada crime e ficou proibida por muito tempo, até ser finalmente aceita pelo governo, em 1937. Hoje ela é apreciada e praticada em todo o Brasil e em vários países do mundo. Em 2014, foi considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A FOTOGRAFIA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
Desde o seu surgimento, a fotografia é uma das fontes históricas mais importantes para o estudo de determinado período. A fotografia chegou ao Brasil em 1839, trazida por um francês chamado Hércules Florence, que inventou um processo próprio para tirar fotografias.
A partir de 1850, com a prosperidade trazida pelo café e o crescimento das cidades, essa nova forma de arte logo se popularizou os estúdios fotográficos surgiram nas principais cidades brasileiras. O francês Marc Ferrez (1843-1923) é considerado um dos fotógrafos mais importantes da época no Brasil. Com sua câmera, ele documentou tá beleza da natureza e o cotidiano das grandes cidades brasileiras. Observe algumas fotografias de Marc Ferrez, feitas em estúdio.

1) Observe a fotografia abaixo e responda às questões.


a) Quando e porque razão a fotografia se popularizou no Brasil?

b) Que aspecto do cotidiano das cidades é retratado na fotografia acima?

2) Junto com um adulto pesquise fotografias históricas do bairro ou cidade onde mora, faça uma descrição do que você acredita que mudou neste lugar.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Você já sabe que o Brasil foi uma monarquia, mas sabe quando e por que ele se tornou uma república?
Atualmente o Brasil é uma República Federativa, formada pela união de estados (Unidades da Federação), municípios (cidades) e do Distrito Federal (Brasília), que é a capital do país. Ele é regido por uma Constituição, a lei máxima do país, que define os direitos e deveres dos cidadãos. Leia o que disse um dos primeiros artigos da constituição brasileira:

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República federativa do Brasil:

I- construir uma sociedade livre justa e solidária;

II- garantir o desenvolvimento nacional;

III- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e de quaisquer outras formas de discriminação.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: janeiro de 2018.


Esses são os principais objetivos da república, que devem ser cumpridos não somente pelo governo, mas também por cada cidadão do país. Mas quando o Brasil se tornou uma república?

DA MONARQUIA A REPÚBLICA
Até 1888, ainda existia escravidão no Brasil. Os escravizados não eram considerados cidadãos e a maior parte da população livre era pobre, sem acesso à educação e a outros serviços públicos. A participação política era reduzida a uma minoria. O Brasil era governado por um monarca, Dom Pedro II, e não por um presidente, como hoje.
Diversos setores da sociedade estavam descontentes com a monarquia. A igreja condenava a interferência do monarca em seus assuntos internos. Muitos proprietários de terras ficaram contrariados com o fim do trabalho escravo, em 1888. Parte deles, como cafeicultores paulistas e os estancieiros gaúchos, também desejavam maior participação no governo. Um dos setores mais descontentes era dos militares, que se sentiam desprestigiados pelo governo monárquico. Esses setores passaram, então, a defender a ideia de que o Brasil melhoraria se deixasse de ser uma monarquia e se tornasse uma república.
Liderados pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, os militares tomaram o poder no dia 15 de novembro d 1889 e proclamaram a República. Eles deram 24 horas para que o imperador Dom Pedro II e a família real saíssem do Brasil. A proclamação foi uma iniciativa dos próprios militares e não contou com a participação direta da população, embora diversos grupos sociais apoiassem essa movimentação militar.

1) Observe a pintura e responda as questões no caderno.
a) O personagem que entrega um comunicado ao imperador faz parte de que setor da sociedade? O quê o identifica?

b) Por que o imperador foi obrigado a deixar o Brasil?

GEOGRAFIA

IMPACTOS DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NO AMBIENTE

A instalação e o funcionamento de indústrias podem trazer consequências negativas para o ambiente, como destruição da vegetação, poluição da atmosfera contaminação de rios e córregos, poluição do solo entre outras. Além disso, a produção industrial também é responsável pela geração de resíduos.
Entretanto, a produção das indústrias pode favorecer o desenvolvimento dos municípios, pois ela gera empregos e podem contribuir para a melhoria das condições de vida da população. Então, como resolver isso?
A solução é implementar um modelo de desenvolvimento que seja sustentável, isto é, que satisfaça as necessidades das pessoas sem comprometer ou esgotar os recursos naturais para o futuro. Esse modelo deve favorecer a estruturação de um ambiente com boa qualidade de vida para as pessoas e menor interferência da natureza, que já é bastante degradada.


O desenvolvimento sustentável está relacionado ao reaproveitamento pela indústria de materiais descartados (reciclagem), ao tratamento de resíduos industriais que serão despejados nos cursos de água ou no ar (estações de tratamento de resíduos líquidos e implantação de filtros em chaminés), à estruturação de meios de transporte menos poluentes e a uma nova atitude perante o consumo exagerado, entre outras ações.
Em muitas cidades brasileiras é comum vermos pessoas coletando latas de alumínio, papelão e outros materiais recicláveis. Esses materiais coletados entram novamente no processo de produção. Isso contribui para a conservação do ambiente, uma vez que diminui a necessidade de exploração de recursos naturais e a geração de lixo.
Além disso, a coleta desses materiais é fonte de renda para muitas pessoas.

1) No lugar onde você vive, é possível constatar problemas ambientais? Quais? Há também situações que demonstram respeito ao ambiente? Relate.

INDUSTRIALIZAÇÃO E ENERGIA

A industrialização provocou um aumento no consumo de energia elétrica (eletricidade), essencial para o funcionamento das máquinas industriais e de diversos produtos feitos na indústria e utilizados pelas pessoas no dia a dia, como computadores, eletrodomésticos, lâmpadas, etc. Aumentou também o consumo de outras fontes e tipos de energia.
Os veículos, por exemplo, são movidos à gasolina, óleo diesel (derivados do petróleo) ou álcool (produzido a partir da cana), assim como os tratores, semeadeiras, colheitadeiras e outras máquinas e equipamentos do setor agrícola e as escavadeiras e caminhões utilizados na extração mineral e vegetal.
O petróleo, o carvão mineral e o gás natural são muito utilizados como fonte de energia para diferentes finalidades, em vários países (entre eles o Brasil). Esses recursos não são renováveis, pois com o tempo acabam, e poluem o ambiente para a geração de energia elétrica o Brasil utiliza principalmente a água dos rios (recurso renovável) nas usinas hidrelétricas.
Nas indústrias, muitos processos requerem energia térmica (calor ou frio). para a produção de calor, também podem ser utilizados o óleo (feito a partir do petróleo), o carvão mineral e o gás natural. Para o resfriamento os sistemas podem utilizar a eletricidade.
Para atender às suas necessidades e diminuir os impactos no ambiente, e os seres humanos vêm desenvolvendo formas de aproveitar outras fontes de energia, consideradas alternativas, como os vegetais (energia da biomassa), o vento (energia eólica), a água dos mares (ondas e marés) e o sol (energia solar). Essas Fontes são renováveis.

A MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

O desenvolvimento de novas tecnologias também introduziu mudanças no campo. O uso de máquinas na agricultura e na pecuária e o aumento da utilização de agrotóxicos em cultivos foram algumas dessas modificações. Elas caracterizaram a chamada modernização do campo, que no Brasil ocorreu principalmente a partir da década de 1960.
Em muitos casos, os conhecimentos tecnológicos viabilizaram a produção no campo, oferecendo empregos e melhores condições de vida para a produção rural. Nos estados da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, a tecnologia permitiu a utilização da água do Rio São Francisco para irrigar áreas onde as chuvas são irregulares e ocorrem longos períodos de seca. Antes, a população da divisa entre os dois estados sofriam com as poucas oportunidades de trabalho e eram obrigados a se mudar para outros locais. Atualmente, a região é uma das maiores produtoras de frutas do país, e a ampliação da atividade agrícola permitiu a geração de riquezas, com mais oferta de trabalho e melhoria nas condições de vida de parte dos moradores.


1) Será que todos os agricultores conseguem comprar máquinas e equipamentos agrícolas como os mostrados na fotografia?

2) O que acontece com agricultores e pecuaristas que não conseguem modernizar seu modo de produzir?

PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS
A urbanização no Brasil aconteceu de forma muito rápida, sendo esse um dos fatores que gerou vários problemas sociais. Observe as fotografias a seguir

1) Que dificuldades as pessoas mostradas nas imagens enfrentam?

2) No lugar onde você vive, esses problemas sociais são frequentes? O que poderia ser feito para resolvê-los? Converse com as pessoas de sua família?

A urbanização acelerada, na qual o ritmo de crescimento da população urbana não foi acompanhado pelo ritmo nos investimentos do governo em serviços infraestrutura e criação de empregos nas cidades, intensificou diversos problemas sociais em várias cidades brasileiras.

PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Além dos problemas sociais, em muitos espaços urbanos evidenciam se problemas ambientais, entre eles a poluição.

1) Quais são os problemas ambientais retratados em cada uma das fotografias? Esses problemas existem no lugar onde você vive?

2) Qual é a relação entre a urbanização e esses problemas? É possível amenizar os problemas ambientais decorrentes do processo de urbanização? Como isso poderia ser feito?

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoetta

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(Gostos)

Do you like?
(Você gosta de que?)

Dou you like?
Yes, I do. (Sim ,eu gosto).
No, I don´t. (Não, eu não gosto).

Vamos assistir ao vídeo para ouvir as palavras em inglês.
Fonte: https://youtu.be/ddDN30evKPc

1) Responda de acordo com o vídeo.
a) Spaguetti?
b) Yougurt?
c) Cookies?
d) Salad?
e) Tomatoes?
f) Pancakes?
g) Carrots?
h) Cereal?

2) O que ela não gosta? Escreva em Inglês.


EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professora Luciana Frateschi

Atividades do Livro da Escola da Inteligência 

AULA 2- DINÂMICA DO CONTRATO DE CONVIVÊNCIA - Material do estudante nas páginas 36-39.

Prezado estudante, dando continuidade ao livro da Escola da Inteligência, vamos FAZER NA NOSSA SALA DE AULA UM 

CONTRATO DE CONVIVÊNCIA    
1. CLÁUSULA 1 – RESPEITO: ESCREVA NO LIVRO DA INTELIGÊNCIA. QUAIS SÃO AS REGRAS QUE DEFINEM ESTA CLÁUSULA -  RESPEITO!  
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E  nos ensina a nos entender também.   O QUE EU PENSO QUE É RESPEITO. EM QUE SITUAÇÕES EU PRECISO SER RESPEITADO? Agora escreva em que situações eu preciso respeitar.

2. CLÁUSULA 2 – SIGILO: Agora escreva a regra sobre o sigilo então defina para você mesmo o que é sigilo. Em que momento devo ou não guardar um segredo, manter sigilo.  

3. CLÁUSULA 3 – CONFIANÇA. Por que devo confiar? Em quem? Explique para si as situações que exigem confiança. 

4. CLÁUSULA 4 – SABER FALAR:  escreva as regras para esta clausula. Em que momentos eu falarei. Quando eu falo o outro me ouve  quais as regras pertinentes a este contrato dos meus direitos de falar e obviamente ser ouvido.
 
5. CLÁUSULA 5 – SABER OUVIR. Saber ouvir é fundamental para que eu entenda as necessidades do outro e consiga ajuda lo. Também consigo expor melhor os meus argumentos se ouvi realmente o que o outro tinha a dizer. Então, vou fazer um contrato com os meus colegas no qual teremos uma convivência baseada no SABER OUVIR. Escreva as regras:  Em que situação não poderei falar em hipótese alguma?               

Bom Trabalho! 

ARTE

Professora Angela Demarco

Olá, Estudantes!!! Que bom estar vocês!!!!

Hoje vamos ampliar nossos conhecimentos sobre uma das habilidades que todos nós temos: a habilidade para desenhar. Sabe por que todos nós temos a capacidade para fazer um desenho? Porque essa habilidade é natural do ser humano. Acredito que vocês já tenham percebido que aprendemos a desenhar antes mesmo de aprender a escrever. Então, não importa o nível de conhecimento, nem a experiência, no fundo todos vocês sabem desenhar.
E para auxiliá-los na composição de seus desenhos, já que são desenhistas natos, trouxe uma atividade em que vão aprender uma técnica bem legal, chamada de PERSPECTIVA.
Antes da atividade, trouxemos alguma informação para que conheçam um pouco mais sobre essa forma de desenhar.

PERSPECTIVA

O desenho em perspectiva está cheio de técnicas essenciais que melhoraram a forma como se faz arte.
Dentre elas, a perspectiva é um desses assuntos intrigantes, cheio de segredos surpreendentes e é absolutamente essencial na jornada do aprendiz no desenho. É este conhecimento que lhe permitirá fazer maravilhas no papel, permitindo criar desenhos melhores.
A definição do desenho de perspectiva a mão livre é usada a fim de criar a ilusão linear de profundidade. À medida que os objetos se afastam do visor, parecem diminuir de tamanho a um ritmo constante.
É o ponto inicial de qualquer bom desenhista de respeito. Sem elas, seus desenhos parecerão distorcidos da realidade.
Conforme vemos na figura abaixo, dois elementos são muito importantes no desenho com perspectiva:
 A linha do horizonte e o ponto de fuga.

Agora, vamos praticar!!!
Utilizando a técnica da perspectiva, conforme as orientações no VÍDEO abaixo, vocês vão desenhar uma PIRÂMIDE e um CUBO e depois utilizar o plano de fuga. Combinado????
Fonte: https://youtu.be/m8loW_6t230

Já estou ansiosa para ver os resultados!
Não se esqueçam, precisam  me enviar os desenhos, OK!!!!!

EDUCAÇÃO FÍSICA

Qual a diferença entre jogo e esporte?
A principal diferença entre jogo e esporte está nos objetivos e regras. O jogo é uma atividade recreativa e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos próprios participantes.
O esporte é uma atividade física institucionalizada, com objetivos lúdicos ou profissionais, e que possui regras definidas por instituições regulamentadoras.

O que é jogo?
Jogos são atividades, físicas ou não, realizadas como forma de entretenimento. Suas regras podem ser criadas e modificadas pelos próprios jogadores, e podem existir competições, mas estas não são sistematizadas.
Os jogos não são necessariamente ligados à atividade física, podendo envolver apenas estratégia e raciocínio, como jogos de cartas ou jogos de tabuleiro. Porém, alguns esportes podem ser considerados jogos, quando realizados para fins lúdicos e de forma amadora, como o futebol de rua, ou “pelada”.

As regras dos jogos e esportes
Uma das principais diferenças entre os jogos e esportes está nas regras. Na prática de jogos, as regras são flexíveis, e geralmente são criadas ou modificadas pelos próprios jogadores.
Já o esporte tem um carácter mais profissional, e as regras são criadas por instituições regulamentadoras de cada modalidade, como as federações, ligas, comitês olímpicos ou confederações. Por exemplo, para o futebol no Brasil, temos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

SUGESTÃO  DE JOGO: Amarelinha Africana
fonte: https://youtu.be/umr_bU1R3JI

SUGESTÃO DE ESPORTE: EDUCATIVOS PARA O FUTEBOL, SUBSTITUA OS MATERIAIS COM GARRAFAS, MATERIAIS ALTERNATIVOS.
Fonte: https://youtu.be/HHQWMAAWTTs

Desafio de hoje
Chame as pessoas da sua casa e tentem brincar com a atividade da Amarelinha Africana em casa, pode ser sozinho/a também. Não esqueça de gravar um curto vídeo e enviar no nosso grupo de WhatsApp. Aguardo seu retorno!

CIÊNCIAS

A ENERGIA ELÉTRICA NO DIA A DIA

Você já viu que a energia é tudo aquilo que provoca uma transformação um movimento. A energia pode ver do nosso corpo, do vento, do sol, do fogo, etc.
Mas qual será o tipo de energia que faz uma lâmpada acender, um ventilador girar, ou um computador ligar?
É a energia elétrica.
Usamos a energia elétrica o tempo todo, às vezes até sem perceber. Utilizamos energia elétrica, por exemplo, quando ligamos o chuveiro e tomamos um banho quente, ou quando conservamos água e alimentos na geladeira.

1. Observe a ilustração e responda as questões

a) Nessa casa, como a água do banho é aquecida?
b) Como essa casa é iluminada à noite?
c) Que aparelhos elétricos você observou nessa casa?
d) Que aparelhos elétricos há em sua casa?
e) Quais medidas você pode tomar em sua casa para economizar energia elétrica?

DE ONDE VEM A ENERGIA ELÉTRICA
Agora que você já sabe que a energia elétrica é muito utilizada, vamos ver de onde vem essa energia.
Você já viu uma roda-d’água como as mostradas nesta página? As pás da roda são movimentadas pela água que cai, e seu movimento pode ser usado, por exemplo, para mulher grãos numa fazenda. Quanto maior a quantidade de água mais rápido a roda gira.

A energia elétrica pode ser gerada com um mecanismo semelhante em locais conhecidos como usinas hidrelétricas.

USINAS HIDRELÉTRICAS
Observe o esquema a seguir, em que se ver de forma simplificada o funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Na usina hidrelétrica, a água represada atrás da barragem cai de uma grande altura e movimenta as pás da turbina.
A turbina faz girar o eixo do gerador elétrico, que transforma o movimento em energia elétrica.
Depois de gerada, a energia elétrica percorre um longo caminho por uma rede de estações de transmissão, fios e postes, até chegar às tomadas de fábricas, escritórios, lojas e residências.

VAMOS INVESTIGAR?
Roda-d’água
Vamos construir uma roda-d’água para compreender melhor como ela funciona?

Material
  • Dois espetos de madeira (como os usados em churrasco)
  • Duas garrafas PET grandes
  • Uma rolha de cortiça
  • Tesoura com pontas arredondadas
  • Grampeador
  • Água
Como fazer
  1. Com a tesoura, um adulto deve cortar a garrafa PET em cerca de um terço da sua altura total.
  2. Na borda da parte inferior, a pessoa deve fazer dois pequenos cortes em “V”, para apoiar os espetos de madeira com a rolha.
  3. Os espetos de madeira devem ser fixados na rolha, um de cada lado. Depois de fixados, eles devem ser cortados, ficando cada um deles cerca de 6 cm para fora da rolha.
  4. Para fazer as pás da roda-d'água, o adulto deve cortar quatro pedaços de plástico, aproveitando a lateral da garrafa PET, de aproximadamente 3 cm por 3 cm. Cada pá deve ser grampeada na rolha ficando à mesma distância uma da outra.
  5. O modelo pronto deverá ficar semelhante ao da imagem.
  6. Depois de finalizar a roda-d’água, encha a garrafa com água e despeje lentamente sobre as pás da roda-d'água.
POR ENQUANTO É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

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