5º ANO/Turmas A e B - AULA 16
Semana de 15 a 19 de junho de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
Vamos iniciar nossa aula lendo o texto abaixo e respondendo as questões.
A VELHA CONTRABANDISTA
Autor: Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto)
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:
— Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
— É areia.
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez.
Perguntou o que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido, o fiscal interceptou a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
— Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
— Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha.
Ela já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
— Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
— O senhor promete que não “espáia”? – quis saber a velhinha.
— Juro – respondeu o fiscal.
— É lambreta!
Agora vamos para as atividades, responda as questões referentes ao texto.
1. O que a velhinha carregava no saco, para despistar o guarda?
2. O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
3. Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
- Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?
4. Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
5. O final do texto é surpreendente? Por quê?
6. A escrita correta da palavra “espáia” é:
a) ( ) espalia b) ( ) espalha c) ( ) espalhia
7. “Alfândega” é o departamento onde:
( ) Cobram-se impostos e taxas de produtos.
( ) Compram-se produtos.
( ) Vendem-se mercadorias proibidas.
8. Você sabe o que é contrabando? Pesquise no dicionário e anote aqui no seu caderno.
MATEMÁTICA
PORCENTAGEM
Vamos iniciar a nossa aula assistindo ao vídeo abaixo que explica sobre porcentagem:
Porcentagem pode ser definida como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo baseado em 100 unidades.
Porcentagem ou percentagem é usada para calcular descontos, acréscimo de preços, lucros, etc. É uma fração em que o denominador é igual a 100. O símbolo para representar uma porcentagem é % e vem precedido por um número.
É visto com frequência as pessoas ou o próprio mercado usar expressões de acréscimo ou redução nos preços de produtos ou serviços.
Ao passear pelo shopping, Carlinhos viu o seguinte anúncio: “Na compra de qualquer eletrodoméstico, no pagamento à vista, tenha um desconto de 15% (quinze por cento).”
O símbolo % é utilizado para representar porcentagem, e por cento quer dizer algum valor em 100. Por exemplo, na loja em que Carlinhos viu o anúncio, se comprarmos um aparelho no valor de R$ 100,00, obtemos um desconto de R$ 15,00, pois esse valor corresponde a 15% de R$ 100,00.
A porcentagem possui representação através de uma fração centesimal (denominador igual a cem) ou um número decimal. Ela é muito utilizada para representar partes de um inteiro, aumentos e descontos dos preços de produtos, cobrança de juros entre outros.
Vamos observar alguns exemplos na forma de porcentagem e sua representação na forma de fração centesimal e número decimal.
Existem três formas de representarmos uma porcentagem: na forma percentual, forma fracionária ou forma decimal. Veja:
Calculando Porcentagens
- Para calcular a porcentagem primeiramente se calcula a porcentagem por 100.
- Feito isso é só multiplicar o resultado pelo valor do qual se quer saber a porcentagem:
Acompanhe este cálculo:
25% de 200
25 : 100 = 0,25
0,25 x 200 = 50
Alguns exemplos:
– O Leite teve um aumento de 25% Quer dizer que de cada R$ 100,00 teve um acréscimo de R$ 25,00
– O cliente teve um desconto de 15% na compra de uma calça jeans Quer dizer que em cada R$ 100,00 a loja deu um desconto de R$ 15,00
Significa que de cada 100 funcionários, 75 são dedicados ao trabalho ou a empresa– Dos funcionários que trabalham na empresa, 75% são dedicados.
Vamos aprender como calcular a porcentagem de um determinado número:
15% de 120
25% de 400
30 % de 150
- O preço de uma geladeira na loja Preço Bom é de R$ 800,00. No pagamento à vista, a loja oferece um desconto de 12%. Qual o valor da geladeira após o desconto?
12% de 800
O desconto será de R$ 96,00. À vista a geladeira irá custar R$ 800,00 – R$ 96,00 =
R$ 704,00.
- Na sala de Pedro, 40% dos alunos jogam futebol. Sabendo que o total de alunos é igual a 50, quantos não jogam futebol?
40% de 50
Temos que 20 alunos jogam futebol, então 30 alunos não jogam futebol.
- O salário mensal de Bruno é de R$ 600,00 por mês. Ele recebeu um aumento de 40%. Qual deve ser o novo salário de Bruno?
40% de 600
O novo salário de Bruno é igual a R$ 600,00 + R$ 240,00 = R$ 840,00.
Agora que você aprendeu sobre porcentagem, vamos realizar os exercícios abaixo (utilize a calculadora se precisar):
1. Calcule 20% de 500.
2. Se uma empresa possui 100 funcionários e 30% são mulheres, qual a porcentagem de homens nessa fábrica?
3. Calcule 15% de 120.
4. Uma fez uma liquidação, dando 36% de desconto em todos os produtos, observe uma lista dos produtos vendidos pela loja:
Escreva abaixo o valor de cada produto, já com as respostas (desconto de 36%).
a) Chinelo R$_______________
b) Vestido R$_______________
c) Camisa R$_______________
d) Casaco R$_______________
e) Tênis R$_______________
f) Bolsa R$_______________
5. Calcule 50% de 70.
HISTÓRIA
O BRASIL NO INÍCIO DA REPÚBLICA
Que tipo de mudanças você acha que ocorreu no Brasil após a proclamação da república?
Como vimos, no início da República, o Brasil ainda era um país predominantemente rural. A maioria da população vivia e trabalhava no campo. Havia poucas indústrias e as cidades estavam começando a se desenvolver.
A CHEGADA DOS IMIGRANTES
O fim do trabalho escravo no Brasil resultou na mudança do perfil dos trabalhadores das lavouras, principalmente nas grandes fazendas de café, na época a principal riqueza do país. Nesse período, uma grande quantidade de imigrantes veio da Europa e da Ásia. Experiências com trabalhadores imigrantes já aconteciam em menor escala desde as primeiras décadas do século XIX, principalmente no sudeste e no sul do país. Muitas dessas tentativas não deram certo porque se esperava que os próprios imigrantes custeassem as despesas da viagem e a instalação nas fazendas e colônias. A partir de 1887, o governo mudou de estratégia e passou a financiar o transporte e a instalação desses imigrantes nas grandes propriedades rurais.
Entre os anos de 1887 e 1914, chegaram ao Brasil quase três milhões de estrangeiros. A maioria deles eram italianos, portugueses e espanhóis. Mas vieram também e migrantes de outras partes do mundo, como os alemães e os japoneses.
A maior parte desses imigrantes vinha para trabalhar nas fazendas de café, no estado de São Paulo. Eles recebiam baixos salários e enfrentavam condições de vida difíceis e precárias. Leia o trecho a seguir do historiador Boris Fausto:
Nos primeiros anos da imigração em massa, os imigrantes foram submetidos a uma dura existência, resultante das condições gerais de tratamento dos trabalhadores do país, onde eles quase equivaliam a escravos.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. P. 158.
Descontentes com essa situação, muitos imigrantes abandonavam as fazendas e iam para as cidades, onde passavam a trabalhar como artesãos ou como operários em fábricas ou abriam pequenos negócios. Na cidade, as expectativas de uma vida melhor ou até mesmo de enriquecer eram maiores.
Vamos falar sobre...
SOLIDARIEDADE AOS IMIGRANTES
Como você viu, com a abolição do trabalho escravo no Brasil, grande quantidade de imigrantes veio ao país para trabalhar nas fazendas de café. Esses imigrantes enfrentaram duras condições de vida e de trabalho no Brasil, pois muitas vezes eram tratados pelos donos das fazendas como escravos.
O que leva pessoas a deixar a sua terra e se aventurar em outro país, muitas vezes sem se quer conhecer a língua falada e os costumes da sua população?
As pessoas podem deixar seu país por diversas razões: crise econômica, falta de emprego, guerras, perseguição em razão de crença, religião ou etnia, etc. O governo e a população do país que acolhe os imigrantes devem recebê-los bem, ajudando-os a se integrar à nova sociedade.
- Observe o gráfico e veja a quantidade de imigrantes que chegaram ao Brasil entre 2006 e 2015. Em seguida reflita e escreva em seu caderno o que podemos fazer para acolher melhor os imigrantes que chegam ao nosso país?
A TRANSFORMAÇÃO DAS CIDADES
Apesar de não ter conseguido garantir a cidadania à maioria da população, o governo republicano se preocupava em passar uma imagem de progresso e modernidade. Essa intenção se reflete até mesmo no lema escrito na nova bandeira nacional: “Ordem e Progresso”.
Uma das iniciativas do novo governo foi a transformação das cidades, que deveriam se tornar mais modernas telas e higiênicas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, construções antigas e ruelas estreitas foram demolidas para dar lugar a prédios públicos, casarões e largas avenidas. A população mais pobre, que vivia nos cortiços, foi expulsa do centro das cidades e acabou tendo que morar nos bairros da periferia. Mais tarde, esse processo levaria à formação de favelas e outras formas de habitação que ainda fazem parte da paisagem das cidades brasileiras.
Outra iniciativa do governo foi tomar algumas medidas para higienizar as cidades. No início da república, os habitantes das grandes cidades sofriam com constantes epidemias, como a febre amarela, a varíola, o tifo e a malária. Para prevenir essas epidemias, o governo promoveu a pesquisa de vacinas que combatessem essas moléstias.
Em outubro de 1904, para combater a varíola no Rio de Janeiro, o governo determinou a vacinação obrigatória da população. Embora essa metida fosse positiva e necessária, ela foi aplicada de maneira autoritária. Os funcionários invadiram a casa das pessoas e as vacinavam à força, sem que elas compreendessem para que servia a vacina.
REBELIÃO NA CIDADE
Revoltadas com essa atitude autoritária do poder público, as pessoas tomaram as ruas da cidade e protestaram durante várias semanas. Muitas pessoas foram presas e houve mortos e feridos. Esse acontecimento ficou conhecido como Revolta da Vacina.
1. Observe a charge e responda as questões.
a. Quais elementos da charge indicam que está havendo um confronto?
b. Por que as campanhas de vacinação lançadas atualmente pelo governo são bem aceitas?
2. Observe o gráfico e faça o que se pede.
a. Na virada do século XX, o Brasil mantinha sua tradição de produtor agrícola. Justifique essa afirmativa no caderno, com base nos dados do gráfico ao lado.
GEOGRAFIA
CIDADES PLANEJADAS E FORMAS DO ESPAÇO URBANO
As cidades planejadas são aquelas que, em vez de surgirem de forma espontânea são construídas com base em um projeto ou plano. Nesse plano é feito um estudo para avaliar o melhor local para sua construção, considerando inclusive as características naturais e como ela será organizada.
No Brasil há várias cidades planejadas. Uma delas é Brasília, a capital do nosso país. O plano dessa cidade determinou o traçado das ruas, avenidas, praças e as áreas que seriam destinadas ao comércio, às moradias, ao lazer e às sedes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O plano ficou conhecido como plano piloto.
1. Observe a fotografia que mostra parte da cidade de Brasília atualmente.
a. Quais aspectos da forma do espaço urbano dessa cidade podem indicar que ela foi planejada? Responda com base na observação da fotografia.
b. Na fotografia é possível observar a áreas sem edificações, com árvores e gramados. Em sua opinião, elas são importantes para quem vive nas cidades? Por quê? onde você vive, há espaços como esses?
A disposição de ruas, avenidas áreas gramadas (espaços livres), dos locais onde estão as residências, o comércio, os espaços livres, todos esses aspectos estão relacionados ao jeito que o espaço está sendo usado. Esses aspectos dizem respeito às formas das cidades, à ocupação do espaço urbano.
2. Observe as fotografias abaixo e converse com seus familiares.
a. Quais as cidades representadas nas fotografias?
b. Quais aspectos relacionados às formas de ocupação Urbana você destaca em cada fotografia?
c. Qual fotografia retrata a desigualdade social?
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoeta
DO YOU LIKE? (VOCÊ GOSTA?)
AFIRMATIVO: YES, I DO
NEGATIVO: NO, I DON’T
VOCABULARY
LASAGNA: LASANHA
MILK SHAKE: MILK SHAKE
AVOCADOS: ABACATE
LOLLIPOS: PIRULITOS
ASPARAGUS: ASPARGOS
CAKE: BOLO
BUTTER: MANTEIGA
JELLY: MARMELADA
Vamos assistir ao vídeo para ouvir a pronuncia das palavras.
Fonte: https://youtu.be/13mftBvRmvM
ATIVIDADES
1) COLE FIGURAS OU DESENHE AS PALAVRAS DO VOCABULARY EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME EM INGLÊS.
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Professora Luciana Frateschi
PROJETO ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
AULA 3- Continuidade da Busca do segredo da Felicidade
Prezado estudante, leia o livro nas páginas 40-45. Você já pensou na maneira como alguns seres humanos têm usado a inteligência que possuem?
1. Escreva: Como você vem usando a sua inteligência?
a. Bem
b. Mal
c. Justifique:
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também.
2. Pegue uma garrafa em sua casa e convide os seus amigos para fazer um jogo divertido: JOGO INTELIGENTE DA VERDADE!
3. Sentem-se formando um círculo peça para seu pai, mãe ou quem estiver no jogo para girar a garrafa. Quando ela parar com a boca apontada para a pessoa do circulo essa pessoa irá dizer o que pensa sobre os seguintes desafios:
a. Como o ser humano vem usando a sua inteligência!? Responda!
b. Gire a garrafa novamente e a próxima pessoa da roda ira responder a próxima pergunta:
c. O que você aponta como o maior problema do ser humano no mundo atual?
*Continue a brincadeira ate que todas as pessoas tenham respondido estas perguntas elaborando o tema e fazendo o outro pensar mais um pouco a respeito! Relate aqui como foi o jogo na sua casa. Será interessante gravar o jogo!!!!
4. Tenha em mente que se os seres humanos utilizam a inteligência para construir casas, pontes, carros, celulares, remédios, submarinos... Por que não usam a inteligência para construir a felicidade?
5. Retome o jogo e cada pessoa onde a garrafa parar ira responder: COMO VAMOS TORNAR O NOSSO MUNDO MELHOR?
6. FRASES:
“SABER ENCONTRAR A ALEGRIA NA ALEGRIA DOS OUTROS É O SEGREDO DA FELICIDADE”.
Georges Bernanos
“A AMIZADE DESENVOLVE A FELICIDADE E REDUZ O SOFRIMENTO, DUPLICANDO A NOSSA ALEGRIA E DIVIDINDO A DOR.”
Joseph Addison
“A FELICIDADE É UM PROBLEMA INDIVIDUAL, AQUI, NENHUM CONSELHO É VALIDO. CADA UM DEVE PROCURAR, POR SI, TORNAR-SE FELIZ” Sigmund Freud.
ENVIEM OS VIDEOS DESTA GOSTOSA BRINCADEIRA QUE REFLETE SOBRE O TEMA SÉRIO DA NOSSA FELICIDADE !!!!!!
Bom Trabalho!!!!!!
ARTE
Professora Angela Demarco
Olá!!! Vamos em frente com nossa aula de Arte!!!
Na última aula falamos sobre uma das técnicas que podem nos ajudar no aprimoramento da nossa habilidade para desenhar: a perspectiva.
Hoje daremos continuidade apresentando mais dois conceitos básicos do desenho. Esses elementos compõem o que chamando de linguagem visual. E são eles: ponto e linha.
Ponto
Se você ampliar na tela de um computador ou do celular, verá os inúmeros pequenos pontos que a formam. É assim que as imagens são compostas: por um conjunto de pontos colocados lado a lado. Ou seja, aquilo que você enxerga, como um todo é, na realidade, um conjunto de informações visuais básicas que pode ser decomposto e analisado.
O ponto é o elemento mais simples: a menor e a primeira unidade visual. Olhando de maneira isolada, todos os pontos parecem ter a mesma importância, mas eles podem exercer enorme poder de atração nas imagens. Dependendo de como são colocados e organizados na superfície (quantidade, intensidade, proximidade), você pode perceber diferentes tons ou contrastes de luz e sombra nas imagens.
Quando há uma sequência de pontos extremamente próximos entre si de forma que não é possível identificá-los, separadamente, surge outro elemento visual, a linha.
Essa técnica é chamada de pontilhismo
...... . . . . ......... . . . ........... . . . . .................... . . . . ................ . . . . ................. . . . .
Linha
A linha é o elemento visual que sugere movimentos e direcionamentos. Se os pontos seguem em uma mesma direção, a linha é reta e pode ocupar diferentes posições no espaço: horizontal, vertical inclinada.
.............................................
Se os pontos mudam constantemente de direção, então a linha é curva e pode ter várias configurações: ondulada, oval, circunferência, espiral, curva aberta.
Conjuntos de linhas, retas e curvas podem constituir formas que provocam diferentes impressões.
As linhas criam as formas e tornam visível aquilo que antes só existia no pensamento de alguém.
Agora que vocês já aprenderam um pouco mais sobre esses conceitos, vamos praticar. Para isso sigam as orientações do VÍDEO abaixo.
Fonte: https://youtu.be/PWBS9pVurd0
Vamos lá...agora é a vez de vocês!!!
Todos usando a criatividade, qualidade que todos nós temos!
Um bom trabalho! Caprichem nessa atividade!
CIÊNCIAS
SANGUE: UM MEIO DE TRANSPORTE EFICIENTE
A olho nu, o sangue parece um líquido vermelho, de cor intensa e uniforme. Porém, se olharmos através de um microscópio, veremos que o sangue é composto de água e de muitas células.
O sangue circula sem parar por todas as partes do corpo. Esse movimento é necessário porque o sangue tem várias funções importantes. Uma delas é levar gás oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo.
Outra função do sangue é recolher o gás carbônico e outros resíduos resultantes das atividades das células, levando os para os locais onde serão eliminados. O gás carbônico, por exemplo, é eliminado pelos pulmões, quando expiramos. A ureia, um resíduo tóxico, é retirada das células pelo sangue e levada aos rins, que produzem a urina.
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular ou sistema circulatório é o nome dado ao coração e ao conjunto de vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue.
Os vasos sanguíneos são como “tubos” que carregam o sangue e que podem ser finos ou largos, dependendo de onde estão localizados no corpo. São os movimentos do coração que fazem o sangue circular por todos esses tubos, ao longo do corpo.
Vasos sanguíneos e suas funções
Os vasos sanguíneos podem ser veias, e artérias ou capilares.
O sangue sempre sai do coração pelas artérias, chega aos capilares e sempre volta ao coração pelas veias.
Ao saírem do coração, as artérias se ramificam em artérias cada vez menores, que chegam aos vasos capilares, que são vasos finíssimos.
Os capilares formam uma imensa rede nos tecidos. Deles, sai o líquido que banha as células, fazendo gás oxigênio e nutrientes. O mesmo líquido retira das células o gás carbônico e outros resíduos, e, finalmente, volta o sangue dos capilares.
Os capilares desembocam em veias muito finas, que se juntam formando veias mais grossas e acabam retornando ao coração.
Assim, dos três tipos de vasos, apenas os capilares trocam substâncias com as células. Isso porque suas paredes são muito finas, permitindo a entrada e a saída de muitos materiais.
O coração
Você já sentiu o coração bater mais rápido depois de alguma atividade física intensa? Isso acontece porque o coração pode acelerar seus batimentos em algumas situações e voltar ao normal pouco tempo depois.
O coração se contrai e relaxa o tempo todo independentemente da nossa vontade. Esses movimentos são chamados de batimentos cardíacos. Essa capacidade de contração e relaxamento é possível porque o coração é um músculo. Ao lado, podemos observar onde fica o coração: na região do peito, um pouco virado para a esquerda.
Por que meu coração bate?
O coração de cada pessoa tem o tamanho aproximado desceu punho fechado. Ele é formado por quatro espaços chamados câmaras ou cavidades: duas do lado esquerdo e duas do lado direito. As câmeras recebem o sangue do corpo e empurram para fora do coração. Ao fazer esse movimento, o coração funciona como uma bomba, que distribui o sangue para todo o corpo.
Quando o coração se contrai, ele diminuir de tamanho, expulsando sangue que está dentro dele para as artérias, vasos sanguíneos que saem do coração. Quando o órgão relaxa, ele aumenta de tamanho, recebendo sangue que vem de diferentes partes do corpo através de veias, vasos sanguíneos que chegam ao coração.
- Para manter os músculos das pernas e dos braços em forma, precisamos exercitá-los com atividades físicas regulares. Você acha que o mesmo vale para o coração?
O trajeto do sangue no corpo
A ilustração abaixo representa a circulação do sangue no corpo de uma pessoa vista de frente. Portanto, na ilustração, os lados esquerdo e direito estão invertidos em relação a quem olha para página.
As setas mostram o caminho do sangue por apenas quatro vasos grandes e alguns capilares. Os vasos representados em vermelho contém sangue rico em oxigênio; os representados em azul mostra um sangue pobre em gás oxigênio e rico em gás carbônico.
- Observe a numeração do esquema sigo trajeto do sangue no corpo.
1. De onde vem o sangue com gás carbônico que chega ao lado direito do coração?
2. Que caminho faz esse sangue ao sair do coração?
3. O que acontece com esse sangue nos capilares dos alvéolos pulmonares?
4. A qual lado do coração chega o sangue oxigenado que vem dos pulmões?
5. Que caminho segue o sangue oxigenado que sai do coração?
6. O que acontece com o sangue nos capilares dos tecidos do corpo interno?
7. A qual lado do coração chega o sangue rico em gás carbônico transportado pelas veias?
POR HOJE É SÓ, ESPERAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA, ATÉ MAIS!!!
Não esqueçam de enviar as fotos e vídeos das atividades realizadas no grupo do WhatsApp!
Comentários
Postar um comentário