4º ANO/Turmas A e B - Aula 15

Semanas de 01 a 12 de Junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras Andréia e Verônica

Google Imagens

A INVENÇÃO DA CANÇÃO

(Ricardo Silvestrin)
                                          
Ninguém ainda tinha cantado.
As pessoas só sabiam falar.
Tinha também sujeito calado
e gente falando sem parar.
Mas tinha um cara engraçado
que esquecia tudo
e falava assim
tentando lembrar:
“quem esteve aqui foi ooooo,
aquele queeeeeeeee,
era primo doooooo
que trabalhava naaaaaaa.
Naquela rua perto dooooooo.
onde tinha aaaaaaaaa....”
E não lembrava, não lembrava
e quanto mais tentava
Mais a coisa piorava
“que depois mudou praaaaa.
Aquele negócio deeeeeeee,
que era do lado daaaaaaaaaaa...”
Virou motivo de piada,
e as pessoas aos risos
contavam pras outras
Irritando o esquecido.
E espichar as palavras
virou a nova diversão
Num misto de brincadeira
e avacalhação
 alguém inventou
a primeira canção:
“meeeeeeeu aaamooooooor,
vocêêêêêê éééééé 
tuuudooo praa miiiiiiiiim!”
Foi assim. 

Google Imagens

Conversando sobre o texto
Leia o poema com bastante atenção, para responder as perguntas em seu caderno.
1) Você gostou do poema? De que parte você mais gostou? Por quê?

2) Volte ao poema e preste atenção nos trechos entre aspas (“) 
a) Nesses trechos que recurso o poeta utilizou para imitar as palavras sendo “esticadas”? 
b) que efeito esse recurso provocou no texto?
c) Se em vez de usar esse recurso, o poeta tivesse optado por descrever como as palavras eram esticadas, conforme o exemplo abaixo, o efeito seria o mesmo?
Exemplo: Mas tinha um cara engraçado que esquecia tudo e falava sem concluir as frases prolongando as vogais.

3) A agora junto com sua família leia o poema de forma expressiva. Lembre-se de entonar a voz na hora da leitura, principalmente quando espichar as palavras.

4) O poeta criou uma forma engraçada para dizer como a canção foi inventada. Agora é a sua vez, que tal explicar a origem de algo de forma engraçada? Sugestão: brincadeiras, pipa, vento, jogo de futebol.

Fonte: https://images2.coelhense.com.br/wp-content/uploads/2019/08/whatsapp-image-2019-08-06-at-13-46-45-1565122539.jpeg

Rima é reiteração de sons iguais ou similares, em uma ou mais sílabas, ger. acentuadas, que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis.

5) Observe o verso abaixo
Ninguém ainda tinha cantado.
As pessoas só sabiam falar.
Tinha também sujeito calado
a) Quais palavras que rima entre elas?
b) Quais os sons que rimam?
c) Escreva outras 10 palavras que rima entre si.

6)    Aliteração:
A aliteração é a figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons consonantais. Esses sons podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam acusticamente como uma expressão além das próprias palavras. A aliteração serve para marcar o ritmo de uma sequência de termos ou para produzir um efeito sonoro que intensifica o sentido do que está sendo dito. Trata-se de uma figura de linguagem encontrada tanto em obras da cultura erudita quanto em dizeres e expressões da cultura popular.

Observe os dois trechos:

O rato roeu a roupa do rei de Roma.
O pato pateta pintou o caneco (Vinícius de Moraes – O pato)

a) Quais os sons que se repetem nos trechos acima?
b) Escreva outro verso que apareça esse recurso.

7) Figuras que rimam, escreva os nomes das figuras junto com as que rimam entre si. 
Exemplo: Faca, vaca.
Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/297178/1/images/16/Rimas+Descobre+as+palavras+que+Rimam+em+cada+fila..jpg

8) Observe os objetos dentro da sua casa e escreva os nomes dos que rimam.
Exemplo: cadeira - geladeira

Leia o poema para resolver as atividades abaixo
 

Pato Pateta

(Toquinho)

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há

O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco

Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
 
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo

Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Composição: Toquinho/Vinícius de Moraes.
 
1) Leia o poema e preste atenção na enumeração da ações do pato:
a) O que elas indicam sobre o comportamento dele?
b) Ele respeita quem vive ao lado? Explique com fatos do texto. 
c) Que consequência as atitudes trouxe para o pato?

2) Observe o trecho abaixo
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

a) Reescreva o texto acima em prosa, enumerando as ações do pato, separando-as por vírgulas
Observe o exemplo abaixo de como fazer.
Comeu um pedaço de jenipapo, ficou engasgado, Com dor no papo, caiu no poço, quebrou a tigela, tantas fez o moço que foi pra panela.

3) Observe o gráfico de animais da fazenda, abaixo e resolva o que se pede.
 Fonte: 
https://i1.wp.com/miriamveiga.com.br/wp-content/uploads/2025/11/atividade-com-gr%C3%A1fico-interpreta%C3%A7%C3%A3o.jpg?ssl=1

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoetta

Likes

(Gostos)

Do you like?
(Você gosta de que?)

Dou you like?
Yes, I do. (Sim ,eu gosto).
No, I don´t. (Não, eu não gosto).

Vamos assistir ao vídeo para ouvir as palavras em inglês.
Fonte: https://youtu.be/ddDN30evKPc

1) Responda de acordo com o vídeo.
a) Spaguetti?
b) Yougurt?
c) Cookies?
d) Salad?
e) Tomatoes?
f) Pancakes?
g) Carrots?
h) Cereal?

2) O que ele não gosta? Escreva em Inglês.


EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professor Jeymeson

Olá pessoal vamos pegar o livro da Escola da Inteligência


Páginas: 43 a 68 (lição 1: aulas 3 e 4; lição 2: aula 01)

Atividades nas páginas: 44, 49, 53, 54..


Videoaula: https://vimeo.com/401916333/910f7ef5ae

Videoaula: https://vimeo.com/401916494/a665af68fe

Aula em PDF:

https://drive.google.com/file/d/1wJiZa9qmtUg3OKsFioiWrve7P9Gy-60_/view?usp=sharing

HISTÓRIA

Professoras Andréia e Verônica

A vida dos imigrantes europeus no sul do Brasil

O imigrantes chegaram ao Brasil após uma penosa viagem. Aqui encontraram um clima diferente, uma língua que não entendiam e difíceis condições de vida e de trabalho.  Mesmo assim, muitos prosperaram e deixaram marcas de sua presença no país.
Os primeiros imigrantes chegaram em 1834 no Sul do Brasil a fim de trabalhar como agricultores em pequenas propriedades familiares. O objetivo deles era povoar terras públicas e plantar para abastecer cidades vizinhas, como Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

SÃO PAULO, OS IMIGRANTES E O CAFÉ
A partir de 1870, estabeleceu-se uma política que financiava a vinda de imigrantes para trabalhar em grandes propriedades cafeeiras em São Paulo, onde se concentrava a produção de café. Essa política prosperou e os novos imigrantes chegaram em massa para cumprir a função que antes eram dos escravos. 
Ao longo do tempo, os costume que os imigrantes trouxeram do seu país de origem foram incorporados ao cotidiano das pessoas que já viviam aqui. 

VANTAGENS TRAZIDA PELO IMIGRANTES
 Nos últimos anos, diversos governos – o norte-americano e de inúmeros países europeus, por exemplo – tomaram medidas extremas contra a entrada de imigrantes em seus países. Porém, o imigrantes podem trazer mudanças significativas para o país que os recebe, no Brasil, por exemplo, pode-se vislumbrar os benefícios trazidos pelos por eles para a culinária, medicina, arquitetura, indústria. 
Cultura do algodão
Os índios já conheciam o algodão e dominavam o seu plantio desde antes do descobrimento do Brasil, sendo capazes de colher, fiar, tecer e tingir tecidos feitos com suas fibras.

ALGODÃO EM MATO GROSSO

Quando plantava algodão no Paraná, Ignácio Mammana Nett, Iniciou na década de 1990.
Os prédios do país retratam a influência europeia com prédios seguindo padrões de países como França e Portugal.
                                      
Três séculos de história
Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso e completou, em 2020, 301 anos de fundação. Sua história teve origem no Ciclo do Ouro, quando bandeirantes originários da região Sudeste desbravaram o país em busca de riquezas. Esses tiveram forte influência no comercio e na arquitetura. 
Palácio da Instrução, hoje, biblioteca pública construída em 1913.
Observamos em outras aulas que o Brasil é um país construído por imigrantes. Nesta aula, podemos observar algumas influências no processo de desenvolvimento do país e da nossa cidade.

Conforme o que foi aprendido, desenvolva as questões abaixo.
1) Que tipo de atividades eram realizadas pelos imigrantes? 
2) Quem trabalhava nas fazendas de café?
3) Na sua opinião, esses trabalhos eram pesados? Por quê?

O Brasil continua recebendo imigrantes. A imigração haitiana no Brasil iniciou-se em 2010, após um terremoto devastar o país, fazendo milhares de haitianos buscar refúgio no Brasil. Outros que também estão chegando são os venezuelanos resultado do cenário de crise em que vivem em seu país de origem, a Venezuela, uma crise perpassa questões políticas, econômicas e sociais.

Questões:
1) Na sua opinião, devemos ser solidários com os imigrantes que estão necessitando da nossa ajuda? Por quê?
2) Você conhece algum imigrante venezuelano ou haitianos? 
3) O que você pode fazer para que eles não se sintam rejeitados?

O UNIVERSO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é uma necessidade humana, por meio dela podemos conhecer novas pessoas, aprender e compartilhar informações e discutir problemas coletivos. As pessoas comunicam-se todos os dias ao circular nas ruas, na escola, no trabalho, no comércio e em outros lugares. Essa comunicação pode ser feita de várias maneiras. 

A INVENÇÃO DA ESCRITA
A escrita é o meio de comunicação mais antigo e apresenta um marco na história da humanidade. Assim, foi possível registrar fatos históricos, lembranças, ideias, invenções, acontecimentos científicos e transmiti-los ao longo do tempo. 

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
O pombos correios foram muito usados durante a Primeira Guerra Mundial para comunicações no campo de batalha.
Se no início os pombos serviram para transportar apenas pequenos pedaços de papel nos campos de batalha, depois foram usados para levar mapas e filmes fotográficos.
Foto: TASS / Getty Images

Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado em 1930. Chegou ao Brasil em 1957.

Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.

Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.

Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860. No Brasil, a primeira transmissão foi em 1922.

Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1877 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro em 1822 
Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX. No Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo

Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956. No Brasil, a primeira ligação por telefone celular foi feita no Rio de Janeiro, em dezembro de 1990, ano em que o País teve cerca de 700 aparelhos habilitados.

Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação. O primeiro computador chegou ao Brasil me 1981.

A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação. 
Segundo uma pesquisa realizada em 2016, cerca da metade das residências no Brasil não possuía internet, chamados exclusão digital. 
Hoje, O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Agora, é possível fazer publicação Twitter na versão web, whathsAp, Facebook. Só é necessário um celular smartphone para que se adquira notícias, envie fotos, conversas, chamada de vídeos e vários recursos que hoje se tem na palma das mãos.

QUESTÕES 
1) Você já observou o quanto os meios de comunicação evoluiu ao longo do tempo? Hoje as notícias chegam no momento em que estão ocorrendo. Estamos, inclusive, estudando de forma online. 
a) Pergunte para seus pais, se já imaginaram ver o filho estudando à distância?
b) O que eles estão achando?
c) Quando sua família quer uma receita nova de alimento, ou uma informação como endereço, ou a procura de um produto, qual recurso eles usam para obter a informação correta?
d) Quanto tempo você costuma ficar internet para obter uma informação?
e) Conforme as informações, quais os meios de informação mais antigo?
f) Dos meios de comunicação antigos expostos nas imagens, qual você achou mais estranho? Por quê?

Bibliografia:
OLIVEIRA, Letícia Fagundes De. LigaMundo história 4 ano: Ensino Fundamental, anos iniciais / Letícia Fagundes de Oliveira. 
https://ampa.com.br/historia-do-algodao/
https://www.cerradoeditora.com.br/cerrado/historia-a-cultura-do-algodao-no-brasil-ii/
http://circuitomt.com.br/editorias/cuiaba-300/138107-historia-da-arquitetura-de-cuiaba-mostra-tentativas-e-desleixos-da-cidade.html
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pombo-correio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone

GEOGRAFIA

Professoras Andréia e Verônica

Divisões político-administrativas do Brasil

Estados do Brasil e suas respectivas capitais são:
Atualmente a divisão político-administrativa do Brasil está configurada em unidades de federação, onde se encontram os Estados e o Distrito Federal, e Municípios. Sendo suas principais diferenças suas dimensões hierárquica 
O Brasil possui 27 Unidades de Federação, sendo 26 Estados e 1 Distrito Federal. Os Estados são as maiores unidades de hierarquia organizacional político-administrativas do país, sendo chefiadas por um Governador, que possui o poder executivo nesses Estados
As localidades chamadas de Capital são onde se encontram as sedes de Governo, geralmente um município dentro do Estado onde haverá um maior desenvolvimento econômico devido o fluxo de importância política que o mesmo possui. Os Estados podem se desmembrar, anexar-se a outros, formarem novos Estados, sendo feito de forma aprovada pela sua população, através de plebiscitos constitucionais, como foi visto no passado do Brasil, ocasionando no surgimento de novos Estados até possuir o formato que é visto hoje. O estado de Mato Grosso, por exemplo, foi desmembrado de Mato Grosso do Sul em 11 de outubro de 1077, com o Estado de Tocantins também aconteceu o mesmo em 05 de outubro de 1988, o norte do estado de Goiás foi emancipado, passando a se chamar Tocantins.
  • Acre - Rio Branco (AC)

  • Alagoas – Maceió (AL)

  • Amapá – Macapá (AP)

  • Amazonas – Manaus (AM)

  • Bahia – Salvado (BA)

  • Ceará – Fortaleza (CE)

  • Espírito Santo – Vitória (ES)

  • Goiás – Goiânia (GO)

  • Maranhão – São Luís (MA)

  • Mato Grosso – Cuiabá (MT)

  • Mato Grosso do Sul – Campo Grande (MS)

  • Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)

  • Pará – Belém (PA)

  • Paraíba – João Pessoa (PB)

  • Paraná – Curitiba (PR)

  • Pernambuco – Recife (PE)

  • Piauí – Teresina (PI)

  • Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)

  • Rio Grande do Norte – Natal (RN)

  • Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)

  • Rondônia – Porto Velho (RO)

  • Roraima – Boa Vista (RR)

  • Santa Catarina – Florianópolis (SC)

  • São Paulo – São Paulo (SP)

  • Sergipe – Aracaju (SE)

  • Tocantins – Palmas (TO)

O Distrito Federal é onde se encontra a sede do governo brasileiro, no qual estão concentrados os três poderes federais (Executivo, Judiciário e Legislativo), localizado em Brasília, no Estado de Goiás, é o único município do Brasil a ser administrado por um Governador. É no Distrito Federal que está a Capital do país, daí sua importância política para o país, e sua administração ser realizada por um governador.
Os municípios são unidades de menor hierarquia dentro da organização político-administrativa do país, chefiados pelos Prefeitos, que exercem o poder executivo essas unidades. Hoje os municípios do Brasil estão divididos em 5.561 unidades. Dentro dos municípios podem ser encontrados alguns distritos, que são unidades administrativas dos mesmos. Os municípios pertencem aos Estados, e podem ser classificados como urbanos ou rurais, de acordo com a moradia de sua população, ou seja, se a maior parte da população de um município vive na cidade (área urbana) ele é considerado urbano, se a maior parte de sua população viver no campo (área rural) ele é considerado rural. Há municípios totalmente urbanos e municípios totalmente rurais no Brasil.
As Divisões Político-Administrativas do país são feitas a modo de uma melhor gestão política do território nacional, tanto para gerenciar as economias quanto para ministrar as populações. É o Governo Federal o responsável por repassar as verbas públicas para os Estados e Município.

Questões 

Observe o mapa e responda as questões.

1. Pinte os estados brasileiros que fazem divisa com Mato
2. Grosso, o nosso estado pinte de verde. 
3. Pesquise as capitais dos estados que você pintou.
4. Pesquise também os governadores.

4. Pesquise as cidades Mato-Grossenses que fazem limites com Cuiabá.
5. O nome dos seus prefeitos. 

PONTOS CARDEAIS
Os Pontos Cardeais são elementos de orientação e localização na Cartografia, visto que se relacionam com a posição do sol. O sol nasce no mesmo lado do horizonte e se põe no lado oposto, por isso esses lados estabeleceram os Pontos Cardeais. Os quatro Pontos Cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.                                                                                  
 
ASSISTA AOS VÍDEOS PARA RESPONDER AS QUESTÕES 
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g

1) Como as pessoas se orientavam quando não existiam instrumento de orientação, como as pessoas se orientavam?
2) Com base em que foi criado os Pontos Cardeais?
3) Faça a experiência ensinada no vídeo, pode tirar fotos e posta no grupo da escola.

BIBLIOGRÁFIA:
https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g
https://conhecimentocientifico.r7.com/o-que-sao-pontos-cardeais-como-eles-ajudam-na-orientacao-geografica/

MATEMÁTICA

Professor Ludney

Espaço e Forma

As pirâmides são sólidos formados por uma base, que pode ser qualquer polígono, e por faces laterais que são obrigatoriamente triângulos. A planificação da pirâmide sempre terá um polígono e alguns triângulos.

Os prismas são sólidos geométricos formados por duas bases, que são polígonos quaisquer congruentes e paralelos, e por faces laterais que sempre são paralelogramos.

Elementos de um prisma                   Elementos de uma pirâmide                                               

       Num prisma                                   Numa pirâmide                    
a) Existem 2 bases iguais                                         a) Existe uma única base           
b) Faces laterais paralelogramos                             b) Faces laterais triangulares
Atividades
1) Maria quer inovar em sua loja de embalagens e decidiu vender caixas com diferentes formatos. Nas imagens apresentadas estão as planificações dessas caixas .   
                                                    

Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir dessas planificações?

(  ) prisma de base pentagonal e pirâmide.

(  ) prisma de base hexagonal e prisma base retangular.

(  ) pirâmide e pirâmide.

(  ) tronco de pirâmide e prisma.

(  ) prisma e pirâmide de base quadrada

2) Um enfeite em formato de pirâmide regular e de base quadrada tem o lado da base medindo 10 cm e uma das arestas mede 15 cm. Quantos  centímetros (cm) de fita serão necessários para confeccionar esse enfeite?                                                                                              

 (   )   200 cm                                   (   ) 150 cm                                                (   ) 250 cm

 (   )   100 cm                                   (   ) 200 cm                                                (   ) 300 cm     


3) As figuras abaixo representam planificações de prismas e de pirâmides.

3.1) Separe as figuras acima em dois grupos de acordo com a indicação do quadro:

Planificações de prismas (Figura)

Planificações de pirâmides (Figura)

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       

Figura       


3.2) De acordo com as figuras do item 3, complete a tabela abaixo :  

Figuras

Número de

Vértices

Número   de 

Faces

Número    de

Arestas

          E     

            8

            6

          12



































Gráfico de Linhas

Apresenta a evolução de um dado. Eixos na vertical e na horizontal indicam as informações a que se refere e a linha traçada entre eles, ascendente, descendente constante ou com vários altos e baixos mostra o percurso de um fenômeno específico.

            Evolução do desmatamento na região Amazônica

  Gráfico de Colunas        

Usado para comparar dados quantitativos e formado por barras de mesma largura e comprimento variável, pois dependem do montante que representam. A barra mais longa indica a maior quantidade e, com base nela, é possível analisar como certo dado está em relação aos demais.

Os prédios mais altos do mundo

Pictograma

A fim de tornar os gráficos mais atraentes, os meios de comunicação, como revistas, jornais, entre outros, costumam ilustrá-los com imagens relacionadas ao contexto do qual as informações fazem parte. Essa forma de representação é denominada pictograma ou gráfico pictórico.


Tabela Simples
Usada para apresentar a relação entre uma informação e outra (como produto e preço). É formada por duas colunas e deve ser lida horizontalmente.

Tabela de dupla entrada
Útil para mostrar dois ou mais tipos de dado (como altura e peso) sobre um item (nome). Deve ser lida na vertical e na horizontal simultaneamente para que as linhas e as colunas sejam relacionadas

Atividades

1)Observe o gráfico e veja o números de turistas que visitaram o litoral durante a semana e, depois responda:

a)Em que dia houve mais turistas no litoral? __________________________________

b)Qual foi o total de turistas durante a semana? _______________________________

c)Quantos turistas foram a mais na quinta-feira que na quarta-feira? _______________________

d)Quantos turistas a mais teriam que visitar o litoral na segunda- feira para ficar com o mesmo número de turistas da terça-feira? __________________________________

e) Qual o total de turistas que visitaram o litoral na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira ? ____________________

f) Qual dia houve menos turistas no litoral? ___________________________________

2)O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas foram iguais é:

prova resolvida pm para 2012 uepa questao 20

a) 2ª feira

b) 4ª feira

c) 6ª feira

d) Sábado

e) Domingo

3)Uma pesquisa com estudantes de duas turmas do 5° ano sobre os programas de televisão preferidos registrou o resultado na tabela abaixo.

 

a)De acordo com essa tabela, quantos alunos tem a turma A? Quantos alunos tem a turma B ?

b)Qual programa de televisão é o mais preferido?

c)A turma B tem quantos alunos a mais que a turma A?

d)Desses programas de televisão na sua opinião qual é o mais importante?

CIÊNCIAS

Professoras Andreia e Verônica

FASES E MOVIMENTOS DA LUA
Movimentos da Lua: A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.
Assistam o vídeo para entender melhor
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=yL5wbgtf8ec

FASES DA LUA
A LUA É O SATÉLITE NATURAL DA TERRA QUE AO CONTRÁRIO DO SOL, NÃO TEM LUZ PRÓPRIA. A LUZ QUE VEMOS VEM DO SOL, A LUA RECEBE A LUZ SOLAR E A REFLETE. ESSA LUMINOSIDADE QUE A LUA RECEBE NÃO É SEMPRE A MESMA, POIS ÀS VEZES A TERRA ENTRA NA FRENTE DO SOL E ISSO MUDA A QUANTIDADE DE LUZ QUE A LUA RECEBE.
ESSAS MUDANÇAS NA LUZ QUE A LUA REFLETE SÃO CHAMADAS FASES DA LUA, CADA FASE DURA APROXIMADAMENTE 7 DIAS. A LUA PASSA POR 4 FASES A LUA CHEIA, LUA NOVA, QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE. PARA COMPLETAR ESSE CICLO LEVA-SE APROXIMADAMENTE 28 DIAS.
-LUA CHEIA: O REFLEXO É VISÍVEL EM TODA A SUPERFÍCIE DA LUA
-LUA NOVA : O SOL ILUMINA A FASE QUE NÃO ESTÁ VIRADA PARA A TERRA, POR ISSO NÃO PODEMOS VER ALUZ SENDO REFLETIDA.
-LUA CRESCENTE OU LUA MINGUANTE: APENAS METADE DA SUA FICA VISÍVEL.


AGORA RESPONDA AS QUESTÕES
1) O QUE É A LUA
2) O QUE É A LUZ DA LUA?
3) QUANTAS E QUAIS SÃO AS FASES DA LUA?
4) QUANTOS DIAS DURA CADA FASE DA LUA?
5) QUANTOS DIAS A LUA LEVA PARA COMPLETAR TODAS AS FASES?
VAMOS CONTINUAR ENTENDENDO COMO ACONTECE O DIA E A NOITE, ASSISTAM O VÍDEO NO LINK
Fonte: https://youtu.be/gHMPQC84ALg


Kika quer saber de onde vem o dia e a noite. Kika descobre que a Terra completa uma volta em torno dela mesma em 24 horas criando o dia e a noite com o movimento de ...

ASSISTAM
Fonte: https://youtu.be/Nux_3PVdo9U

 

BIBLIOGRAFIA: ttps://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ciencias-fases-da-lua-4o-ou-5o-ano/
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1989/fases-e-movimentos-da-lua
https://www.google.com/search?q=PORQUE+TEMOS+O+DIA+EA+NOITE+PARA+4+ANO&client=firefox-b-d&sxsrf=ALeKk01CPw7fJdPMPcUwCuJwIe4DNUhH6g:15910


ARTE

Professor Alessandro Correa

MÚSICA, FUTEBOL E DESENHO
(Paulo Tatit /Edith Derdyk)

APRESENTAÇÃO

Estimado aluno, quero convidá-lo a fazer uma Apreciação Musical, como você já deve saber significa aprender a ouvir detalhadamente os eventos sonoros, dessa forma, você desenvolve a ‘Escuta Inteligente’. Sendo assim quero convidá-lo a fazê-la,da seguinte forma: assista o vídeo 01 e depois, o vídeo 02, que é de uma canção mais conhecida pelo público infantil.

Vídeo 01 - Som do Relógio Despertador Junghans.
Fonte: 
https://youtu.be/wi7CPKfe31w

Vídeo 02 - Palavra Cantada “Ora Bolas”
Fonte: https://youtu.be/CRzN1GYlYWM
Dados: Ora Bolas (Paulo Tatit / Edith Derdyk) "Ora Bolas", Faixa do DVD de animações "Vem Dançar com a Gente", da Palavra Cantada. (letra) ORA BOLAS √ (Paulo Tatit e Edith Derdyk) 

AGORA LEIA O RECORTE DO TEXTO RETIRADO DA INTERNET
Palavra Cantada é uma dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizado por canções infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças.
Os shows da Palavra Cantada têm a música como elemento central, usando sempre os instrumentos e a movimentação de palco como principal elemento cênico. A dupla já produziu mais de 14 discos, ultrapassando a marca total de dois milhões de CDs vendidos, com todos ainda em catálogo até hoje.
Um dos maiores sucessos do grupo, a canção "Criança não Trabalha", é uma parceria com Arnaldo Antunes e uma denúncia do trabalho infantil.
A canção "Ora Bolas", de Paulo Tatit e Edith Derdyk, ganhou versão em espanhol pelo grupo infantil El jardín de la esquina e Mariana Cincunegui, que foi posteriormente usada na abertura do filme "Leonera", do diretor argentino Pablo Trapero. 
FONTE https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_Cantada

RESPONDENDO AS PERGUNTAS

1) Qual é a relação entre o vídeo 01 e o vídeo 02:
a) O ritmo do relógio faz “tic e tac” onde tic é agudo e tac é grave?
(   )Sim
(   )Não

b) O compositor da música Ora Bolas, pode ter se inspirado no som do ritmo ostinato, repetitivo do relógio para desenvolver o andamento rítmico dando suporte a melodia falada?
(   )Sim
(   )Não

2) Quais são os nomes dos músicos que interpretam a canção Ora Bolas?

3) A música Oras Bolas é um Funk, Rap, Rasqueado e Lambadão?

CASO QUEIRA RESPONDER AS QUESTÕES SOMENTE PELA INTERNET ACESSE ESTE LINK
👇
👆

DESAFIO 01
VAMOS BRINCAR DE CINEMA, COMO? VOCÊS FARÃO DESENHOS CRIANDO AS CENAS PARA A CANÇÃO ORA BOLAS, DEPOIS ME ENVIEM SOMENTE AS FOTOS DOS DESENHOS PARA  SEREM ADICIONADOS AO ÁUDIO  E CRIAR UM VIDEOCLIPE.
ATENÇÃO: DESENHE EM UMA FOLHA BRANCA INTEIRA, CAPRICHE PINTANDO BEM O DESENHO, EVITE RASURAS, DEPOIS DE PRONTO, COLOQUE A SUA ASSINATURA. CONFIRA NO YOUTUBE A PRODUÇÃO VOCÊS.

VÍDEO ILUSTRATIVO - Ora Bolas - Palavra Cantada
FONTE: https://youtu.be/rz91j_jtJLY

DESAFIO 02
QUANTOS PULSOS TEM NA MÚSICA ORA BOLAS? PARA DESCOBRIR, CONTE BATENDO PALMAS, MARQUE CADA PULSO RISCANDO COM LÁPIS FAZENDO PEQUENOS TRAÇOS NA VERTICAL  EM UM PAPEL. PRONTO QUANTOS PULSOS VOCÊ DESCOBRIU?

VÍDEO - CONFIRA A ATIVIDADE NO LINK ABAIXO
Fonte: 
https://youtu.be/qVZeCgYmYvo

DESAFIO 03
CRIE UMA MÚSICA A PARTIR DO TIC E TAC DO RELÓGIO, VOCÊ CONSEGUE? SE NÃO CONSEGUE NÃO SE PREOCUPE, PARA COMPOR UMA MÚSICA PRECISA DE INSPIRAÇÃO, TEMPO E DEDICAÇÃO, POR ISSO ISSO NÃO É FÁCIL, TODAVIA DEVEMOS VALORIZAR ESSES PROFISSIONAIS. CONCORDA?

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Danielle Batista

JOGO X ESPORTE, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Fonte: Google Imagens

Oi turma, tudo bem com vocês? 
Viram o tema da nossa aula de hoje? Bem interessante... Muito interessante... Aposto que você vai curtir saber. Então, vamos nessa!!!

Se eu fosse resumir, eu diria que: O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Mas, como eu sei que você é curioso vou trazer uma definição mais detalhada pra que não fique dúvidas. Ok?

O que é o Jogo?
Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados jogos para passar uma mensagem aos jogadores (vencedores e perdedores).
Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício ou realizam um papel educativo, de simulação ou de raciocínio.
Jogos são disputados contra adversários, o que os diferencia de competições, o adversário pode ser outro jogador ou uma simulação que interage com o jogador (no caso de jogos digitais).
Os jogos têm como principal função proporcionar entretenimento, lazer e diversão aos participantes. A depender da modalidade, eles também podem proporcionar benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos como o desenvolvimento do raciocínio lógico e o auxílio na coordenação motora. 
Os jogos não têm limite de idade, bem como podem ser praticados de forma individual ou coletiva. Contudo, um jogo possui algumas características básicas:
O que é esporte?
Assista este vídeo antes da leitura
Fonte: 
https://youtu.be/QquDFigN2Ik

Esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras.
A maioria dos esportes estão relacionados à atividade física, como futebol, corrida e basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte. Os esportes são frequentemente ligados à carreira profissional e à remuneração, e por isso é buscado um alto rendimento por meio de treinos.
As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
(A foto: Xadrez também é considerado um esporte)

•  O esporte de rendimento baseia-se exclusivamente na obtenção de melhores resultados.
•  O esporte de reabilitação direciona-se às pessoas deficientes ou com algumas sequelas de acidentes.
•  O esporte de lazer é dedicado à prática de atividades físicas, como promoção da saúde.
•  O esporte espetáculo traduz a beleza de agregação do esporte, leva milhares de pessoas aos campos, estádios ou ginásios.
•   O escolar está diretamente relacionado aos conteúdos da Educação Física.

Prática de jogos e esportes
Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro. Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.
Para a prática de jogos, não é necessário o uso de uniformes, e apesar de em muitos casos também existir competitividade e vencedores, não há premiações. Os jogos podem ser praticados em qualquer lugar, não necessitando um espaço específico.
As regras dos jogos e esportes
Uma das principais diferenças entre os jogos e esportes está nas regras. Na prática de jogos, as regras são flexíveis, e geralmente são criadas ou modificadas pelos próprios jogadores.
Já o esporte tem um carácter mais profissional, e as regras são criadas por instituições regulamentadoras de cada modalidade, como as federações, ligas, comitês olímpicos ou confederações. Por exemplo, para o futebol no Brasil, temos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Principais características entre Jogos e Esportes


JOGO

ESPORTE

O que é

É uma atividade espontânea e de regras flexíveis. Caracterizado pela não profissionalização.

É uma atividade física institucionalizada, e está sujeita à regras predefinidas. É caracterizada pela competitividade e pela busca do alto rendimento.

Fins

Entretenimento.

Competições, profissional.

Regras

As regras são flexíveis e livremente estabelecidas ou modificadas pelos participantes.

As regras são preestabelecidas para cada modalidade esportiva, por suas instituições regulamentadoras.

Premiação

Não exige premiação.

Costuma existir premiação para os vencedores, como medalhas, troféus ou dinheiro.

Traje

Não requer uniforme.

Os atletas vestem uniformes adequados.

Competições

Não tem, ou são assistemáticas.

Sistematizadas.

Quem pratica

Jogadores.

Atletas.

Exemplos

Jogos de cartas, jogos de tabuleiro, jogos de computador, dardo, futebol de rua, dominó.

Futebol, vôlei, basquete, xadrez, judô, artes marciais, fisiculturismo, atletismo, dentre outros.


AGORA VAMOS VIVENCIAR!!! VOU TE APRESENTAR DOIS JOGOS.

1º JOGO: Tapete do Movimento
 Desafio você a experimentar um jogo bem legal. Ele será um jogo adaptado eletrônico onde você vai precisar de atenção, concentração e coordenação para pular nas cores destacadas. Este jogo se chama “Tapete do Movimento”. Você vai precisar de alguns materiais:
-4 papéis coloridos com as seguintes cores: vermelho, verde, azul, amarelo. Se você tiver lápis de cor, é só pintar os papeis nessa cor.

Veja este exemplo
👇

Agora é sua vez?
-Acesse este vídeo para que você siga os comandos que tem nele assistindo pelo celular. Tapete do Movimento
👇

2º JOGO: Jogo da Velha

O jogo da velha é um jogo tão tradicional quanto o jogo da forca. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal. O mais legal desse jogo é que ele é de fácil aplicação, podemos desenhar ele em um papel, utilizar tampinha de garrafa ou desenhar o X e a O nos espaços em branco e impedir que seu adversário faço isso primeiro que você. Observe as imagens abaixo:

         

Para o Jogo ficar mais interessante, te desafio a inserir o “vira garrafa” para poder marcar o X ou O no jogo da velha. Para isso, você vai precisar de uma ou duas garrafas pequenas, encher com um pouco de água (não pode ser muito, viu?), inserir no jogo. Vai ficar assim:

-Após montar o jogo da velha, escolha o seu adversário

-Se tiver duas garrafas, os dois jogam ao mesmo tempo, se tiver uma garrafa, um joga de cada vez. (com uma garrafa, cada participante pode jogar tentar virar até 3x)

-Ao jogar a garrafa, ela precisa dar um giro e cair em pé com tampinha pra cima. Conseguiu este feito, está liberado para marcar o X ou O.

-O participante que fizer a sequência em diagonal, ou horizontal, ou vertical primeiro, vence.

IMPORTANTE: você pode inventar novas regras e formas de jogar.

Este jogo demanda estratégia, raciocínio, coordenação motora, agilidade

Fonte: Google Imagens

VAMOS AO QUEBRA CUCA: RESPONDA!

  1. Para ver se você realmente entendeu me diga, o que diferencia o jogo do esporte? O que você entendeu?

  2. Quais são os tipos de esportes que você conhece? Quais você já vivenciou? Escreva aqui.

  3. E sobre os jogos, quais você já vivenciou na escola?

  4. Faça uma entrevista com seus familiares e pergunte quais foram os jogos que eles brincaram quando eram crianças. Veja se você conhece algum.

  5. Você já ouviu falar sobre o termo Fair Play? Este termo faz parte do mundo dos esportes que significa “jogo justo”. É uma filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes. Como eu sei que você é curioso, pesquise e descubra qual é o seu objetivo e conte aqui pra mim. 

SOBRE A VIVÊNCIA DOS JOGOS SOLICITADOS AQUI NA AULA.

  1. Vamos falar da primeira atividade: O Tapete do Movimento. Você conseguiu fazer o jogo? Caso a resposta seja sim, conte pra mim como foi vivenciá-lo? Quais os desafios para acompanhar a dinâmica dos passos nas cores? 

Você poderia tirar fotos ou gravar um vídeo jogando e me enviar no whats? Adoraria ver como você jogando.


  1. E a segunda atividade: O Jogo Velha, conseguiu jogar na dinâmica que pedi, incluindo o vira garrafa? Conte pra mim como foi a experiência.

Você poderia tirar fotos ou gravar um vídeo jogando e me enviar no whats? Adoraria ver como você jogando.

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários

  1. Olá, galerinha, as atividades estão superinteressante, você vai aprender e divertir-se muito. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário