5º ANO/Turmas A e B - AULA 14

Semana de 25 a 29 de Maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Poema

Vamos iniciar a aula lendo um breve conceito sobre poema.


Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica. 
Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância. 
Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.

O texto que você vai ler abaixo é um poema, e foi escrito por Ana Maria Machado. 

Ponto de vista

Mar, praia, ilha. 
Casas na encosta. Montanha e mata, 
cidade maravilha. 
Um paraíso essa paisagem. Quem não gosta? 
Uma beleza. 
De qualquer ponto de vista. 

Gente de toda cor e tamanho. 
Cada um com seu jeito 
e em seu lugar. 
Um menino lá no alto. 
Do morro. 
Outro menino lá do alto. 
Do prédio. 
Cada menino, 
um cisco de nada. 
Um ponto à toa. 

Uma criança pequena, 
quase perdida, 
numa cidade partida. 

Não olhavam um para o outro. 
Só viam a vista. 
Céu Azul, mata Verde, 
ruas de carros e gente, 
mar toda hora diferente. 
Paisagem de paraíso. 
Cheia de cores, planos, pontos. 
A paisagem via a vista também. 
A cidade, o prédio e o morro. 

Os meninos nem sabiam, mas eram a vista de alguém. 
Um soltava pipa no azul sem fim. 
O outro andava de bicicleta no jardim. 
Um saía para a escola. O outro entrava no carro. 
Um voltava e ia pra rua. O outro ficava no quarto. 
Os dois tinham amigos, batiam bola. 

Os dois sonhavam sonhos, curtiam um som, 
imaginavam um mundo bom. 
Um na quadra, lá na altura. 
O outro na varanda da cobertura. 
Um e outro. 
Cada um bem isolado. Cada um para o seu lado. 

[...] 

Mas um dia os dois se viram. 
Quando olhavam o mesmo mar, bem na mesma direção. 
Mudaram o ponto de vista: 
um via o outro feito irmão. 
Um dia de Maré cheia, 
de ressaca, onda batida, 
comendo a faixa de areia 
entre o mar e a avenida. 
- Hoje nem dá futebol - disse um, desapontado. 
- Está bom é pra surfar - falou o outro, animado. 
- Quer prancha? Posso emprestar.

Nas asas do mar, de Ana Maria Machado. São Paulo: Ática, 2012. (Para gostar de ler júnior).




Agora, responda as questões abaixo sobre o texto.

1) De acordo com o texto a realidade vivida pelos dois garotos é a mesma? Explique.

2) O texto Ponto de vista é um poema. Pensando nele e no que você sabe sobre poemas, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.


3) Análise a estrutura do poema Ponto de vista é responda às perguntas abaixo.

a) O poema é dividido em estrofes. Quantos versos há em cada estrofe que você leu?

b) No poema há palavras que rimam. Utilize lápis de cores diferentes para pintar as rimas em cada estrofe. O que você percebeu? Todas as estrofes apresentam rima?

4. O poema começa com a apresentação de uma cidade. Releia os primeiros versos, que descrevem essa cidade:
"Mar, praia, ilha. 
Casas na encosta. 
Montanha e mata, 
cidade maravilha." 
Embora a cidade enfocada no poema não seja nomeada, é possível imaginar que se trata da capital do Rio de Janeiro. Retire do texto uma expressão que confirme essa informação.

5. Releia a estrofe final do poema.
"Mas um dia os dois se viram. 
Quando olhavam o mesmo mar, bem na mesma direção. 
Mudaram o ponto de vista: 
um viu o outro feito irmão. 
Um dia de maré cheia, 
de ressaca, onda batida, 
comendo a faixa de areia 
entre o mar e a avenida. 
- Hoje nem dá futebol - disse um, desapontado. 
- Está bom é pra surfar - falou o outro, animado. 
- Quer prancha? Posso emprestar." 

a) Onde os meninos se encontraram?

b) O que fez os meninos mudarem seu ponto de vista?

c) E o que aconteceu quando eles mudaram de ponto de vista?

6. Que sensações a leitura do poema e da história que ele conta despertou em você? Converse com seus pais e anote no caderno.

MATEMÁTICA

Frações Equivalentes

Vamos iniciar nossa aula assistindo ao vídeo abaixo sobre frações equivalentes:

Fonte: https://youtu.be/gqcmWPwO3hI

Agora leia o texto abaixo.

Observe que:
As frações equivalentes representam a mesma parte da unidade.
As frações são representações das partes de um todo. Tanto na matemática, quanto na vida, quando falamos de equivalência, estamos falando de igualdade entre dois objetos, dois elementos.
As frações equivalentes são frações escritas de maneiras diferentes, entretanto representando a mesma parte de um todo, ou seja, são frações iguais, porém representadas de maneiras distintas.

Veja a seguinte situação.
“Pedrinho comprou uma barra de chocolate, então seu amigo Lucas pediu para que ele a dividisse ao meio e cada um comeria ½ da barra de chocolate. Pedrinho respondeu que iria dividir o chocolate em quatro partes e cada um comeria 2 pedaços. Então Lucas concordou, dizendo que eles comeriam a mesma quantidade de chocolate.”
Lucas estava certo ao afirmar que eles comeriam o mesmo tanto de chocolate? Pois a proposta inicial de Lucas era dividir o chocolate meio a meio.

Só existe uma maneira de explicar isso, usando frações equivalentes.


Veja que a quantidade de chocolate é a mesma, mudou apenas a forma de repartir o chocolate.
Mas fazer representações iguais a essa sempre que fosse preciso encontrar frações equivalentes se tornaria algo cansativo e desnecessário, pois existe um modo menos trabalhoso de encontrar frações equivalentes, utilizando apenas a operação da multiplicação.
Para encontrarmos frações equivalentes, basta multiplicarmos o numerador e o denominador pelo mesmo número. 
Veja que o método para encontrar a fração equivalente não determina que número seja este, fica à sua escolha qual número usar. A única restrição é: o número pelo qual o numerador for multiplicado, deverá também ser multiplicado pelo denominador. Vejamos no caso do Pedrinho.

A fração original era 1/2.

Encontramos a fração 2/4 equivalente a ela. Note que o numerador e o denominador foram multiplicados por dois.


Vamos multiplicar o numerador e o denominador por três:


Veja que você pode obter diversas frações equivalentes à fração 1/2, basta ir testando a multiplicação com números diferentes.

Vamos agora responder as questões sobre frações equivalentes.

1) Qual é o número que deve estar no lugar da letra de cada uma das figuras?
a) 
     

b) 
   

c) 
    

2) Desenhe uma figura para mostrar que:

a) 
  

b) 
   

c)
   

3) Escreva duas frações equivalentes a:
a) 
    

b)
  

c) 
  

d)
   




4) Das três frações dadas, escolha duas que são equivalentes e circule no seu caderno.

a) 
  

b) 
  

c) 
 

d)
   

5) A tia Luísa ofereceu o livro Fada Oriana a cada uma das suas sobrinhas (Bárbara e Beatriz). A Bárbara disse “Eu já li ½ do livro”. A Beatriz disse: “Eu li 4/8 do livro, já li mais!”. 
A Beatriz está errada. Por quê?

HISTÓRIA

A SOCIEDADE SE MOBILIZA PELA ABOLIÇÃO

Na sua opinião, como a sociedade brasileira se mobilizou no século XIX para acabar com a escravidão?
Entre 1840 e 1889, o Brasil viveu sob o governo de Dom Pedro II. Esse período é conhecido como o Segundo Reinado. Dom Pedro II se tornou imperador com apenas 14 anos, em uma época em que o país passava por várias rebeliões e se acreditava que a existência de um imperador poderia garantir a paz e a estabilidade.
A proibição do tráfico de africanos foi o primeiro passo para a abolição da escravatura. Pessoalmente, o imperador Dom Pedro II era favorável à abolição, mas os grandes donos de terra consideravam a compra e venda de escravizados um investimento. Por isso, recusavam-se a discutir o fim da escravidão sem que o governo os compensasse pelo capital que seria perdido.
Enquanto o governo e os grandes donos de escravizados discutiam, sem chegar a nenhum acordo, a sociedade e os próprios escravizados começaram a agir. Os escravizados resistiam à escravidão como podiam, principalmente com fugas, e formação de quilombos e rebeliões.


A partir de 1860, os setores cada vez mais amplos da população livre das cidades se mobilizaram em defesa da abolição. Surgiram clubes, associações e jornais que difundiam as ideias abolicionistas.
Os clubes abolicionistas, por exemplo, ajudavam a esconder escravizados em fuga, reuniam dinheiro para pagar as alforrias e defendiam os fugitivos da justiça. Muitos desses fugitivos eram encaminhados aos quilombos, onde podiam se refugiar, viver e trabalhar livremente.

1) Leia o texto e responda às questões.

A mulher no processo de abolição da escravatura

Compositora, instrumentista, regente. Rio de Janeiro, RJ, 17/10/1847 – idem, 28/02/1935. Maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades no país [...]. Foi uma ativa participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras de porta em porta a fim de angariar fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado na venda de suas músicas comprou alforria de José Flauta, um escravo músico.
Geledés – Instituto da Mulher Negra. Chiquinha Gonzaga. Disponível em: <www.geledes.org.br/chiquinha-gonzaga>. acesso em: janeiro de 2018.

a) Qual era o talento de Chiquinha Gonzaga?

b) De que forma ela contribuiu para a causa abolicionista?

2) Imagine que vocês fazem parte de um clube abolicionista que foi criado por volta de 1887. Como vocês divulgariam as ideias do clube? Crie uma propaganda para difundir o ideário abolicionista.

AS LEIS ABOLICIONISTA
Pressionado pela sociedade, o governo aprovou medidas que extinguiram gradualmente a escravidão (observe o quadro abaixo). O Brasil foi o último país ocidental a libertar os escravizados. A escravidão era o maior obstáculo para a conquista da cidadania pela população negra, uma luta que ainda transcorre no presente.
  • Analise o quadro acima e responda: quantos anos transcorreram entre a lei Eusébio de Queirós e o fim da escravidão?
Vamos falar sobre...

COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
O trabalho em condições análogas à escravidão ainda existe no Brasil, principalmente em setores como a construção civil, a indústria têxtil e nas atividades rurais (pecuária, agricultura, carvoarias e madeireiras).
Hoje, o direito ao trabalho digno para todos é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. Combater e denunciar o trabalho escravo é uma obrigação de todos nós.
  • Pesquise uma notícia que relate um caso no Brasil de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Anote: a data da notícia, o estado em que o caso aconteceu e a medida tomada pela Justiça.
A DIFÍCIL VIDA DOS EX-ESCRAVIZADOS
Após a abolição, os escravizados libertos não receberam assistência do governo para se integrar à sociedade e se tornar cidadãos plenos. Como não tinham acesso à terra nem à educação, os ex-escravizados e suas famílias tiveram bastante dificuldade em se adaptar à nova situação.
No trecho a seguir, o historiador Flávio dos Santos Gomes conta como foi o fim da escravidão para essas pessoas:

[...] Os libertos, apelidados de “os 13 de Maio”, procuravam redefinir os rumos de suas vidas. Famílias negras inteiras abandonaram fazendas, migrando para outras regiões. Não poucos negociaram a permanência e relações de trabalho com antigos proprietários, garantido salários parcerias e roças.
GOMES, Flávio dos Santos. Negros e política (1888-1937). Rio de Janeiro: Zahar, 2005. P. 14.

Os escravizados libertos também tiveram que lidar com a discriminação e o preconceito da sociedade. Sem outra perspectiva, muitos se fixavam nas periferias das cidades, e vivendo sem um trabalho fixo. A abolição foi o começo de uma luta pela igualdade que permanece até os dias de hoje.

3) Leia o texto a seguir, sobre o papel da mulher nos quilombos e na luta por direitos. Depois responda as questões no caderno.

[...] as mulheres quilombolas tiveram e tem um papel de extrema importância nas lutas de resistência, manutenção e regularização de seus territórios.
[...] estas mulheres têm sido as guardiãs das tradições e da cultura afro-brasileira, além de cuidar da casa, dos filhos, dos idosos, doentes, da roça, dos animais e da preservação dos recursos naturais. Nos tempos da escravização, providenciavam alimentos e proteção aos refugiados das lutas de resistência pela liberdade e estavam diretamente envolvidas na organização do quilombo e de muitas revoltas. [...]
PINTO, Célia Cristina da Silva; DEALDINA, Selma dos Santos. Mulheres quilombolas e o direito à terra. Carta Capital, 15 de agosto de 2017. Disponível em: <www.cartacapital.com.br/diversidade/mulheres-quilombolas-e-o-direito-a-terra>. Acesso em: janeiro de 2018.

a) Quais são as principais funções das mulheres quilombolas segundo o texto? Escreva, com suas palavras, um resumo dessas funções.

b) Na sua opinião, a situação das mulheres dentro da comunidade quilombola durante o período da escravidão era melhor ou pior do que a de outras mulheres livres daquela época?

4) Leia o texto a seguir e observe a pintura. Em seguida, responda às questões.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, um grande líder Negro do Quilombo dos Palmares. Esse dia é dedicado à reflexão sobre a importância dos afrodescendentes para o país e a luta contra a desigualdade racial. Atualmente passados mais de 100 anos da abolição, ainda há muito a ser feito em favor da igualdade de oportunidades e contra qualquer tipo de discriminação.

a) Na sua opinião, é importante ter uma data para se promover a igualdade racial? Justifique sua resposta.

b) No lugar onde você vive é feriado nesse dia?

c) Converse com sua família e sugira temas que vocês gostariam que fossem discutidos na escola no Dia da Consciência Negra. Anote os temas propostos em uma lista.

GEOGRAFIA

REFORMA AGRÁRIA

Atualmente, os latifúndios ocupam mais da metade da área total das propriedades rurais do país. Muitos desses latifúndios são improdutivos, ou seja, não produzem nada ou produzem muito pouco. Não oferecem, assim, oportunidade de trabalho aos moradores do campo. Aqueles que produzem utilizam um pequeno número de trabalhadores porque grande parte do trabalho realizado por máquinas agrícolas.

A concentração de terra nas mãos de poucas pessoas é um grave problema social no Brasil, fazendo-se necessária uma reforma agrária, ou seja, uma distribuição das terras não utilizadas para os trabalhadores rurais, a fim de que possam cultivá-las e garantir sua permanência no campo.

Porém, apenas a distribuição de terras não é suficiente para garantir a melhoria das condições de vida desses trabalhadores. Essa medida precisa ser acompanhada. por exemplo, de ajuda técnica e financeira do governo, para que eles possam cultivar e obter boas colheitas.

VAMOS FALAR SOBRE...

COOPERATIVAS AGRÍCOLAS
Além de receber orientação técnica e auxílio financeiro do governo, é importante que os pequenos produtores se organizem em cooperativas agrícolas.
  • Faça uma pesquisa para descobrir por que as cooperativas agrícolas são importantes. A pesquisa pode ser feita em sites da internet como o do Centro de Produções Técnicas (CPT) ou o da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
COMÉRCIO EXTERIOR
Com a industrialização e a modernização, muitos países, incluindo o Brasil, ampliaram sua capacidade de fabricação de produtos. Além disso, as descobertas na área da ciência e da Saúde favorecem o aumento da população mundial e a Expectativa de Vida. Com isso, o consumo de alimentos e de outros produtos também cresceu.

1) Observe a fotografia e responda às questões a seguir.
    1. Que produto brasileiro será enviado para outro país?

    2. Por qual meio de transporte o produto será transportado? Por que você acha que ele foi escolhido?

    3. De que maneira a tecnologia auxilia o comércio de produtos entre os países?

    4. Em sua opinião, por que o produto mostrado na fotografia está sendo enviado para outros países?

Os avanços tecnológicos nas áreas de comunicação (sistema de telefonia por satélite ou por cabo) e de transporte (navios e aviões mais rápidos e com maior capacidade de carga) favorecem o relacionamento entre governos, e empresas e pessoas no mundo todo. Atualmente é possível comprar (importar) produtos de vários países, mesmo dos mais distantes, e também vender (exportar) para eles.
O comércio entre países depende principalmente do transporte marítimo e aéreo, para levar as mercadorias para locais distantes. O transporte por navios possibilita o carregamento de grandes volumes de mercadorias a custos mais baixos se comparado ao transporte aéreo, que é utilizado para levar produtos com rapidez. Entre países próximos, o transporte pode ser feito por via terrestre (caminhões, trens) ou por hidrovia.

O Brasil exporta muitos produtos, sobretudo agropecuários e do extrativismo, mas também bens industriais, como automóveis, para diversos países, como China, Estados Unidos, Argentina, Países Baixos, Alemanha, França e Bélgica. E importa mercadorias, como medicamentos e outros produtos industrializados, desses e de outros países, como México, Coreia do Sul, Suíça e Japão.

2) Escolha um produto agrícola ou do extrativismo brasileiro que seja exportado para outro país. Pesquise informações sobre esse produto: onde é produzido; para onde é exportado; de que forma é exportado; quais produtos podem ser feitos com essa matéria-prima (se for o caso), etc. Depois, produza um cartaz com essas informações. Utilize imagens como mapas, fotografias, ilustrações, etc. Não se esqueça de escrever legendas para as imagens, um título para o cartaz e a fonte das informações. Ao final, organizem uma exposição dos trabalhos produzidos.

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta

Hoje em nossa aula vamos aprender como se escreve em inglês os nomes de algumas frutas.


FRUITS - Frutas
Vocabulary

APPLE - MAÇÃ
PEAR - PERA
PINEAPPLE - ABACAXI
STAR FRUIT - CARAMBOLA
STRAWBERRY - MORANGO
OLIVE - OLIVA
ORANGE - LARANJA
DURIAN - DURIÃO
BANANA - BANANA
BLACKBERRY - AMORA

Para aprendermos um pouco mais vamos assistir ao vídeo e acompanhar falando o nome das frutas?
Fonte: 
https://youtu.be/12C183H6FwE

ATIVIDADES
1) ESCREVA EM SEU CADERNO O NOME DE 10 FRUTAS EM INGLÊS.

2) AGORA FAÇA OS DESENHOS DAS FRUTAS ABAIXO, EM SEU CADERNO, INDIQUE A NUMERAÇÃO CONFORME APARECE AO LADO DE CADA UMA DELAS E COPIE A LISTA DE FRUTAS AO LADO. POR FIM, ENUMERE DENTRO DO PARÊNTESES QUAL A FIGURA QUE REPRESENTA CADA NOME DE FRUTA.

EDUCAÇÃO SOCIEMOCIONAL

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Professora Luciana Frateschi


Continuidade da Busca do segredo da Felicidade Inteligente

(Material do aluno nas paginas 17-31 e 32-35)  

Prezado estudante, dando continuidade ao livro da Escola da Inteligência, vamos adentrar na aventura? Nossos personagens estão numa viagem de férias numa fazenda que tem uma grande floresta.  

  1. Cacá, Carol, João Antonio, Nina e Leo já estão preparados para receber a MISSÃO e vão desvendar o grande segredo. O professor corujão marcou uma reunião no outro dia cedo e começa dizendo para a Carol que vocês já estão prontos para a grande missão de desvendar o grande segredo. Escreva na próxima linha qual é o grande segredo? O SEGREDO dos SEGREDOS!?

  2. A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E  nos ensina a nos entender também.   

  3. Na pagina 26- Quando o professor corujão pega um pouco de areia (terra) e joga para o ar: que imagens se apresentam?

  4. Vendo essas imagens algumas crianças estão chorando e chegam a conclusão que aqueles humanos não estavam sabendo usar a INTELIGENCIA. E chegam a conclusão que os seres humanos usam a inteligência para construir casas, pontes, carros, celulares, remédios, submarinos... por que não usam a inteligência para construir a felicidade?   

  1. Ainda na pagina 26 - Explique o que o professor Corujão responde quando Leo pergunta “por que os seres humanos não usam a inteligência para construir a felicidade?  

  2. O que significa não cair em armadilha?

  3. Na pagina 27- Apesar de jovens e de terem muito a aprender o que os meninos e meninas já aprenderam? 

  4. Felicidade e emoções saudáveis são coisas serias! Nós estamos aqui para aprender! Assim como Caca, Carol, João Antonio, Nina e Leo. 

  5. Charada: quem é que da turma tem medo de trovões?

  6. Complete: não tenha medo da vida ____________, tenha medo de não vive-la com inteligência!

  7. Escolha o quadro da historia que você achou mais significativo para guardar para si e ilustre pode passar por cima porque esta é uma historia em quadrinhos. Como você já se representou na historia na aula anterior agora você pode fazer toda a turma e até o professor corujão como na pagina 31 em que há um lugar incrível para imaginar ! Mantenha o foco na aventura!

  8. Na pagina 35 escreva o seu nome e o que você pensa desta aventura!

DINÂMICA DO CONTRATO DE CONVIVÊNCIA
(Material do aluno nas páginas 36-39) 

AGORA VAMOS FAZER NA NOSSA SALA DE AULA UM CONTRATO DE CONVIVÊNCIA

CLÁUSULA 1 – RESPEITO: ESCREVA NO LIVRO DA INTELIGÊNCIA, QUAIS SÃO AS REGRAS QUE DEFINEM ESTA CLÁUSULA - RESPEITO! 

A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também. O QUE EU PENSO QUE É RESPEITO. EM QUE SITUAÇÕES EU PRECISO SER RESPEITADO? Agora escreva em que situações eu preciso respeitar: 

CLÁUSULA 2 – SIGILO: Agora escreva a regra sobre o sigilo então defina para você mesmo o que é sigilo. Em que momento devo ou não guardar um segredo, manter sigilo. 

CLÁUSULA 3 – CONFIANÇA. Por que devo confiar? Em quem? Explique para si as situações que exigem confiança 

CLÁUSULA 4 – SABER FALAR: escreva as regras para esta clausula. Em que momentos eu falarei. Quando eu falo o outro me ouve quais as regras pertinentes a este contrato dos meus direitos de falar e obviamente ser ouvido. 

CLÁUSULA 5 – SABER OUVIR. Saber ouvir é fundamental para que eu entenda as necessidades do outro e consiga ajuda lo. Também consigo expor melhor os meus argumentos se ouvi realmente o que o outro tinha a dizer. Então, vou fazer um contrato com os meus colegas no qual teremos uma convivência baseada no SABER OUVIR. Escreva as regras:

Em que situação não poderei falar em hipótese alguma? 

Bom Trabalho! 
Não esqueça, estou esperando as fotos no grupo do WhatsApp que mostram sua produção.

ARTE

Professora Angela Demarco

Olá, queridos e queridas!!!! Que alegria encontrar vocês novamente!!!

Conforme falei na atividade anterior, hoje daremos continuidade a nossa conversa sobre os elementos que constituem a música. Mas hoje com novidades, o Profº Aristeu está novamente conosco para falar sobre PERCUSSÃO com instrumentos alternativos. E sabe o que ele preparou? Só vendo o vídeo para saber.
Vamos ao vídeo do profº Aristeu, acesse por meio do link abaixo:
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Música Asa Branca, sucesso de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc

Música Baião de ninar (música apresentada para atividade de percussão com copo)
Fonte: https://youtu.be/6UoWmjkADuY

Pessoal vocês viram que legal!!! Ele nos deu uma aula prática de como cantarmos um Baião utilizando um instrumento alternativo. Agora é a vez de vocês experimentarem. Eu já testei aqui e deu super certo, adorei. Sobre o instrumento, o professor utilizou um copo, vocês poderão fazer o mesmo ou pegar algo que seja de fácil manuseio e emita um som parecido.

Então, mãos à obra! A atividade desta semana será a gravação de um vídeo de vocês, com o celular, cantando a música Baião de ninar, utilizando um instrumento alternativo. Entenderam?

Então conto com vocês!!!!

E para complementar a pesquisa que fizeram, deixo aqui um texto para vocês poderem ler e ampliar o conhecimento sobre esse ritmo musical, o Baião.

O que é Baião?

Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, zabumba, agogô e acordeão (também chamado de sanfona). A rabeca é apontada como o instrumento característico do Baião, dada a sonoridade lembrar a da sanfona que por sua vez seria a mais identificada quando o ritmo se tornou conhecido nacional e internacionalmente. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

INSTRUMENTOS MAIS COMUNS USADOS NO RITMO BAIÃO

EX: ZABUMBA, AGOGÔ, SANFONA, TRIÂNGULO E RABECA
ZABUMBA


Foi na segunda metade da década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”), abrindo caminho para outros artistas que ficariam muito conhecidos como Sivuca e Carmélia Alves.
O baião ainda influenciaria o trabalho de muitos artistas contemporâneos, tendo renascido o interesse pelo gênero ainda na década de 1970 com o advento da "Tropicália" e como influência marcante nos trabalhos de músicos nordestinos desde então.

Por hoje é só, pessoal!!! Até a nossa próxima aula!!!!

EDUCAÇÃO FÍSICA

ABORDAREMOS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA, VAMOS DESENVOLVER UMA DANÇA DE MATRIZ AFRICANA CHAMADA: “TUM PÁ” QUE CONSISTE NA PERCUSSÃO DE SONS UTILIZANDO O CORPO.

O VÍDEO ABAIXO TRAZ A MÚSICA E UMA COREOGRAFIA A SER DESENVOLVIDA

SEGUINDO A MESMA LINHA: TENTE DESENVOLVER UMA COREOGRAFIA DIFERENTE, REGISTRE NO SEU CADERNO A ATIVIDADE, SE POSSÍVEL FILME A COREOGRAFIA. PESQUISE OUTRAS DANÇAS DA CULTURA AFRICANA.

CIÊNCIAS

DO QUE SÃO FEITOS OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS?

Você já pensou de que materiais são feitos os objetos que utilizamos no dia a dia?

Assista ao vídeo: “A história das coisas”

Um único objeto pode ser feito de diferentes materiais, cada um deles com diferentes origens e características.

Veja na imagem a seguir, por exemplo, do que é feito um celular.

  • Os celulares são feitos de vários materiais diferentes você conhece outros produtos que também sejam fabricados com uma combinação de materiais? 

CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS

Os objetos são feitos de diferentes materiais, pois cada material possui uma característica.
Os automóveis, por exemplo, são feitos de metal por fora, porque devem ser resistentes. Já os bancos dos veículos são feitos de tecido e espuma, porque devem ser confortáveis.
As panelas podem ser feitas de metal, porque esse material transmite o calor do fogo rapidamente, aquecendo a comida que está sendo preparada. Já os cabos e alças devem ser de borracha ou plástico, materiais que isolam o calor, para que não fiquem muito quentes, Assim é possível segurar as panelas durante o preparo dos alimentos.
  • Converse com as pessoas de sua família sobre exemplos de objetos que utilizam na sua fabricação o papel, o metal e o plástico. Quais são as principais características desses três materiais?

A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CAUSAM IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

É da natureza que são retirados os diversos materiais utilizados para fabricar os objetos que consumimos. Quanto maior o consumo, maior a quantidade de materiais que precisam ser extraídos da natureza. Isso pode provocar grandes impactos no meio ambiente.
Além dos danos causados na extração, o descarte dos objetos que já consumimos ou que não queremos mais também causa muitos danos ao meio ambiente.

Fonte: Livro Didático

1) Em seu dia a dia, você observa o desperdício de materiais? Em quais situações?

2) Observe a ilustração à seguir.

Fonte: Livro Didático
  • Agora, elabore uma lista indicando o que vai para o lixo depois que a família terminar de consumir o lanche.
3) Discuta com sua família: Essa é uma situação que pode ocorrer no dia a dia? Explique.

4) Em seu dia a dia, você observa o desperdício de recursos naturais? Em quais situações?

5) Descreva duas situações nas quais podemos estar mais atentos para evitar o desperdício dos materiais. Indique como devemos agir.

6) Leia o texto abaixo

Sabia que alguns lanches podem gerar menos lixo e serem saudáveis?

Será que podemos escolher nossos lanches de maneira mais saudável e que ainda por cima não deixe tanto lixo? Frutas, sucos naturais e sanduíches feitos em casa são uma boa opção para nossa saúde. Não escolha seus lanches pelos personagens que estão nas embalagens e sim pelas coisas boas que estes alimentos trazem para sua saúde. Usar lancheiras ou potes também ajuda a diminuir o lixo. Peça ajuda para seus pais!
BRASIL Ministério do Meio Ambiente. Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. Disponível em: <http://criancaeconsumo.org. br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil..pdf>. Acesso em: 15 de fev. de 2017.
  • Agora, discuta com sua família: Vocês acham que existe uma forma de vender esses alimentos causando menos impacto ao meio ambiente?
7) Assinale as alternativas corretas



8) A família de Juliana compra mais alimentos do que consome


a) Converse com sua família e responda: Como Juliana pode comprovar que sua família tem comprado mais alimentos do que necessita?

b) O hábito da família de Juliana prejudica o meio ambiente? Por quê?

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

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