1º ANO/Turmas A/B/C - AULA 10


AULA DA SEMANA DE 18 A 22  DE MAIO

NESSA AULA  VOCÊ VAI APRENDER MUITO E VOCÊ TAMBÉM VAI BRINCAR E SE DIVERTIR! 




NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER A BRINCADEIRA “TERRA MAR” QUE FAZ PARTE DA CULTURA AFRICANA.

CULTURA AFRICANA

CULTURA É O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, VALORES, SÍMBOLOS, TRADIÇÕES, IDEIAS, COSTUMES E PRÁTICAS QUE SE TORNAM CARACTRÍSTICAS DE UM GRUPO, SEJA ELE FAMILIAR, SOCIAL, ÉTNICO E RELIGIOSO.

CADA POVO OU GRUPO SOCIAL TEM SUA PRÓPRIA CULTURA. VAMOS ENTÃO CONHECER UMA BRINCADEIRA QUE FAZ PARTE DA CULTURA AFRICANA.

 TERRA MAR
          IMAGEM: GOOGLE


ORIGINÁRIA DE MOÇAMBIQUE, A BRINCADEIRA É MUITO FÁCIL DE SER EXECUTADA. BASTA RISCAR UMA LINHA NO CHÃO. DE UM LADO SERÁ “TERRA” E DO OUTRO LADO SERÁ "MAR”. NO COMEÇO VOCE PODE FICAR NA “TERRA”.

QUANDO UMA PESSOA GRITAR “MAR”, VOCÊ DEVE PULAR PARA O LADO CONTRÁRIO, O DO "MAR". O PROCEDIMENTO VAI SE REPETINDO, E O INTERESSANTE É QUE A ORDEM SEJA DADA CADA VEZ MAIS RÁPIDA. ESSA BRINCADEIRA PODE TAMBÉM SE FEITA COM VÁRIOS PARTICIPANTES.


VIU A SEMELHANÇA DESSA BRINCADEIRA COM ALGUMA OUTRA AQUI DA CULTURA DO BRASIL? OU MESMO DA CULTURA CUIABANA?

SABE? ELA SE PARECE MUITO COM A BRINCADEIRA VIVO E MORTO QUE É UMA BRINCADEIRA POPULAR QUE PASSA DE GERAÇÃO À GERAÇÃO.


ASSISTA AOS VÍDEOS: 



AGORA É COM VOCÊ!


· UMA PESSOA VAI GRITAR “TERRA"/ "MAR”, E APENAS VOCÊ OU COM OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO EM SUA CASA NA QUARENTENA, REALIZARÁ A BRINCADEIRA.

· UM ADULTO VAI TIRAR UMA FOTO OU FILMAR PARA POSTAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP. NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR PARA QUE A PROFESSORA POSSA FAZER O REGISTRO DA SUA ATIVIDADE.

· DIVIRTA-SE DE MONTÃO!

· FIQUE EM CASA E SE CUIDE CONTRA O COVID – 19.


                                            BEIJOS DA PROFESSORA RAQUEL.

🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌



 CRONOGRAMA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Essa semana teremos muita coisa boa para fazer!

Vamos iniciar o nosso adorável livro "NOVO LENDO VOCÊ FICA SABENDO".


As atividades da semama são:

1° DIA: Páginas 13 e 14.

2° DIA: Página 15 e página16 (apenas as questões 1 e 2).

3° DIA: Página 16 e página 17 (questões de 3 a 5).

4° DIA: Página 18 (questões de 6 a 8).

Cada dia tem uma orientação que a professora fará. A orientação será por meio  de áudio e/ou vídeo postado  no grupo do whatsapp da turma.

Faça as atividades de acordo com a nossa orientação.


GEOGRAFIA e HISTÓRIA

BETINA E AS PROFISSÕES



AGORA É A SUA VEZ!

DESENHE A PROFISSÃO DA MULHER QUE MORA NA SUA CASA COM VOCÊ. (PODE SER A PROFISSÃO DA MAMÃE, DA TITIA, DA VOVÓ, DA MADRASTA, DA AMIGA, DA MADRINHA OU OUTRA QUERIDA QUE AJUDA A FAMÍLIA A CUIDAR DE VOCÊ. ESCREVA O NOME DA PROFISSÃO EMBAIXO DO DESENHO
👉DESENHE AQUI ( NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE PAPEL)
 

REGISTRE AS PROFISSÕES QUE VOCÊ COSTUMEIRAMENTE VÊ PESSOAS DESENVOLVENDO EM SEU BAIRRO ( PEDREIRO, VARREDOR DE RUA, CATADOR DE RECICLÁVEIS, VENDEDOR, ENFERMEIROS, MÉDICOS, MECÂNICO, ELETRICISTA, SAPATEIRO, PADEIRO, COMERCIANTE E OUTROS) 

ESCREVA O NOME DA PROFISSÃO EMBAIXO DO DESENHO

👉DESENHE AQUI ( NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE PAPEL)

CIÊNCIAS

HIGIENE E SAÚDE



 








 “PORQUE OS HÁBITOS DE HIGIENE DO NOSSO CORPO SÃO IMPORTANTES PARA A NOSSA SAÚDE”?




  Desenhe os objetos necessários para a nossa higiene diária, escreva o nome do objeto embaixo de cada desenho.
  Tire  foto dessa atividade e envie no grupo de WhatsApp da turma.

MATEMÁTICA.


1º MOMENTO: PEGAR UMA CAIXA DE FÓSFORO OU PALITO DE DENTE E SEPARAR 10 PALITOS NA MESA.

2º MOMENTO: RETIRAR 3 PALITOS DA MESA E GUARDÁ-LOS NA CAIXA.

3º MOMENTO: CONTAR QUANTOS PALITOS SOBRARAM SOBRE A MESA E RESPONDER NA LINHA ABAIXO:
SOBRARAM ______PALITOS NA MESA.

DESENHAR 10  PALITOS NUMA FOLHA.
PINTAR 3 PALITOS
ESCREVER O NÚMERO DE PALITOS QUE VOCÊ NÃO PINTOU_____________ PALITOS SOBRARAM.

 ABRAÇOS VIRTUAIS DAS PROFESSORAS

DANIELA/ EDILENE/SILVANA

🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇🙇 

UM POUCO DE  INGLÊS

ASSISTA AO VÍDEO

AGORA É COM VOCÊ!




TREINE EM RENTE AO ESPELHO
 

MOSTRE COMO VOCÊ APRENDEU!

ABRAÇOS DO PROFESOR IRENO

 👉 CUIDEM-SE

🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

Dança de Roda Estátua


Olá alunos! Na aula de hoje de Educação Física vamos brincar de dança da estátua! É uma dança de roda tradicional em nossa região e em todo o mundo. Além de ser divertido, trabalha a nossa capacidade de se expressar, imitar e concentrar. Siga as instruções, dance bastante, faça caretas, balance braços, cabeça e pés e vire estátua quando o DJ (deejay) pedir. Siga as instruções de como brincar e divirta-se:

Instruções

É preciso ao menos 2 pessoas para brincar, mas o ideal é com pelo menos três pessoas ou mais. Uma pessoa será o DJ e controlará o som. O restante dançará a estátua. Os dançarinos devem se posicionar em roda. A regra é a seguinte, só vale dançar quando a música estiver tocando. Se a música parar, todos devem virar estátua e permanecer paralisado o máximo de tempo que conseguir ou até a música retornar. 

Variação 1: O DJ, depois de parar a música, deve fazer caretas e brincadeiras para tentar distrair as estátuas e fazê-las se mexerem. 

Variação 2: pode-se inserir uma competição, neste modo, ganha a brincadeira a última estátua a se mexer. Repita várias vezes a dança para ver quem vence mais.

Músicas






Avaliação

Comentários