3º Ano/Turmas A/B- Aula 11
PROFISSÕES |
|
Água |
Water |
Suco |
Juice |
Limonada |
Lemonade |
Água de coco |
Coconut water |
Refrigerante |
Soda |
Café |
Coffee |
Leite |
Milk |
Chá |
Tea |
Chocolate quente |
Hot chocalate |
Vinho |
Wine |
Batida de leite |
Milkshake |
🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Aula 1 (páginas 38 a 61 do livro “As relações saudáveis” 3º ano)
✔ Aprendendo muito mais com a escola da inteligência.
- Aprendendo e ensinando com as diferenças.
Link da aula em PDF: https://drive.google.com/file/d/1E9aRi_9723wTOzUepgogIbZtlcEE-70g/view?usp=sharing
Link das vídeo aulas: 1º https://vimeo.com/404152846/33f77f509d
2º https://vimeo.com/404152966/ec887a96f4
Páginas das leituras e atividades no livro do aluno: 38 a 61
AS DANÇAS INDÍGENAS
A dança é um ato artístico que envolve a expressão corporal, realizada por diversos movimentos. Essa ação pode ser acompanhada por música de diferentes ritmos. Dançarinos usam esse artifício para, na maioria das vezes, executarem apresentações sejam em teatros, ruas, ou em outros lugares.
Ao tratar da dança indígena entende-se que ela possui uma singularidade comparada a outras danças brasileiras ou qualquer outro estilo. Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.
A dança indígena é realizada tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. É comum que eles utilizem adereços para praticar os rituais. Os mais conhecidos são: amuletos, símbolos, instrumentos musicais, além de outros itens. A depender do objetivo do ritual, as peças podem variar. Existem diversas danças praticadas pelos indígenas no Brasil. No entanto, algumas tornaram-se mais conhecidas. O folclore brasileiro reúne várias danças que são de origem indígena. São exemplos: cateretê, caiapós, cururu e jacundá.
(Fonte: Imagens Google)
Cateretê é uma dança do folclore brasileiro que teve origem da dança indígena. Nesse estilo, as performances são realizadas a partir da formação de duas filas, uma só de homens e a outra de mulheres. Ao som de palmas e bate-pés os dançarinos realizam a apresentação. O cateretê é muito conhecido nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
CURURU
(Fonte: Imagens Google)
(Fonte: Imagens Google)
O cururu é outra dança de origem indígena
e a performance abrange a participação exclusiva de homens. A máxima da
apresentação ocorre no momento em que chega o Divino e quando o cururueiro
canta e faz saudações por conta da chegada dele. Esse estilo é típico das
regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas teve origem em São Paulo.
JACUNDÁ
(Fonte: Imagens Google)
Já o estilo jacundá é uma dança do folclore brasileiro que é formada a partir da dança de roda. Para iniciar apresentação, as pessoas criam um círculo e dois dançarinos ficam no meio. A dupla, ao mesmo tempo que dança no centro da roda, tenta sair dele. As pessoas que formam a roda não podem deixar a dupla sair. Mas, caso ocorra, quem permitiu deve entrar na roda e dançar no lugar.
ATIARU
(Fonte: Imagens Google)
A Atiaru é uma dança indígena bastante conhecida. Ela é realizada a partir do entardecer e é composta por homens e mulheres. Dois índios iniciam a dança. Eles normalmente utilizam adereços, como: chocalhos nos tornozelos e cocares com penas, além de carregam em uma das mãos a flauta yapuru. Durante a dança, com o som de chocalhos, o índio coloca uma das mãos sobre o ombro do outro e desenvolve passos para a direita e esquerda. Outros dois índios participam da dança, onde ficam sentados ao lado da cabana comunitária denominada de “maloca”. Os dois primeiros índios saem em direção a maloca acompanhados cada um, por uma índia. Elas, por sua vez, seguem com uma das mãos colocadas no ombro do parceiro. Os demais que participam dessa dança indígena executam o mesmo do ritual.
DANÇA DA ONÇA
(Fonte: Imagens Google)
É realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos. O dançarino que representa alma da onça é coberto com pele desse animal e máscara de franjas de palmeira que disfarçam seus pés e mãos. Esse índio vai dançando, dando batidas de pés e pulos, sendo seguido pelo pajé e por toda a tribo.
Responda as questões no caderno :
1-Explique o que são as danças indígenas.
2- O que é a dança Cateretê?
3- O que é a dança Cururu?
4- Como é realizada a dança Jacundá?
5-Como é realizada a dança Atiaru?
6- Como é realizada a dança da Onça?
7- Faça um desenho sobre as danças indígenas.
💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Histórias em Quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro. História narrada por meio de pequenos quadros, ou unidades gráficas compostas por texto e imagem, que ficam dispostos um ao lado do outro, no decorrer de tiras (horizontais ou verticais); história em quadrinhos (HQs).
Gêneros Textuais: significado de história em quadrinhos: O que são: charge, cartum e tira. Encontramos em livros, jornais, revistas e gibi. Imagem, texto verbal e seus elementos
O que encontramos nas Histórias em quadrinhos: Personagem (contorno), quadros, Desenhos, Cenários, balões (onde ficam a escrita das falas dos personagens) onomatopeias (recursos de sons e ruídos), recursos visuais, história (começo, meio e fim), tiras.
Fonte: https://www.soescola.com/2017/08/plano-de-aula-sobre-historias-em-quadrinhos.html
Fonte:https://www.soescola.com/2017/08/plano-de-aula-sobre-historias-em-quadrinhos.html
Fonte:https://midiatividades.wordpress.com/2013/06/12/identificando-os-baloes-e-onomatopeias-2
AGORA É SUA VEZ!
Produza uma História em Quadrinhos. Utilize os mais variados modelos de balões e onomatopeias que a sua imaginação permirtir e solte criatividade. Faça no caderno e poste a foto no grupo de whatsapp da turma.
UM POUCO MAIS SOBRE GÊNERO TEXTUAL
RECEITA
RECEITA É UM TEXTO INSTRUCIONAL, CUJA PROPOSTA COMUNICATIVA SE DEFINE PELA INSTRUÇÃO DE UM DETERMINADO PROCEDIMENTO, SUGERINDO COMO ALGO DEVE SER FEITO PELO INTERLOCUTOR. POSSUI COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA O USO DE LINGUAGEM SIMPLES E OBJETIVA, INDICATIVA DOS INGREDIENTES E DA SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS.
AS RECEITAS SÃO COMPOSTAS POR INGREDIENTES E MODO DE FAZER.
- OS INGREDIENTES DEVEM INDICAR A QUANTIDADE A SER USADA.
- O MODO DE FAZER PRECISA SER DESCRITO NA ORDEM EM QUE AS AÇÕES DEVERÃO OCORRER.
Vídeo explicativo: Receita
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jMb8330DjeA
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Uf4lU7wjksg
VAMOS PRIMEIRO RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS
LEIA:
RECEITA
BOLO DE FUBÁ CREMOSO
INGREDIENTES
3 ovos
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 pacote de queijo ralado
4 xícaras de leite
meia xícara de fubá
2 xícaras e meia de açúcar
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 colheres (de sopa) de fermento em pó
PREPARO
Bata tudo no liquidificador.
Despeje em uma forma de bolo untada com manteiga e farinha.
Asse em forno médio por trinta e cinco minutos.
Espere esfriar e retire da forma. Coma suspirando.
MURRAY, Roseana. Poemas e comidinhas. São Paulo: Paulus, 2008.
CONVERSANDO SOBRE O TEXTO
1- Marque um X na resposta certa.
A finalidade do texto é:
( ) ensinar a fazer um bolo de fubá cremoso.
( ) anunciar um liquidificador.
( ) contar uma história.
2- Continue respondendo:
Você já leu alguma receita antes?
- Para que ela serve?
- O modo de fazer é um texto inteiro ou uma parte de um texto que contém mais informações?
- Em que texto será que aparece o modo de fazer?
- O que precisa conter em uma receita culinária?
- Onde esses tipos de textos podem aparecer?
- Para que serve uma receita culinária?
1- Escreva o nome de três ingredientes que precisamos para preparar o bolo:
Que outros ingredientes fazem parte da receita? Vamos colocar na tabela abaixo:
|
|
|
|
|
|
O que você acha de combinar com os familiares que moram com você e, juntos, prepararem um bolo de fubá cremoso ou outra receita que sua família tem?
DÊ OLHO NAS AÇÕES? QUAIS AÇÕES?
PALAVRAS QUE NOS AJUDAM A MOSTRA AS AÇÕES QUE EXECUTAMOS, SÃO OS VERBOS , CLASSE DE PALAVRAS ESSENCIAIS EM QUALQUER FRASE OU TEXTO. ELES TAMBÉM INDICAM ESTADO OU FENÔMENO DA NATUREZA.
Que é um
Verbo?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KmNaSOZ9kb0
AÇÕES (VERBOS NO INFINITIVO)
E AS ORDENS DERIVADAS DELAS (VERBOS NO IMPERATIVO).
ENCONTRE O PAR:
Repare na receita acima as palavras: RETIRE, LAVE, MONTE, DEIXE, PASSE, são verbos que indicam ações (verbos no infinitivo) e as ordens derivadas delas (verbos no imperativo), RETIRAR, LAVAR, MONTAR, DEIXAR, PASSAR. Convido vocês para participarem do desafio ‘’Encontre o par’’, vocês ligarão cada ação (verbo no infinitivo) à sua respectiva ordem (verbo no imperativo), formando assim o par adequado.
Relacione cada ação a sua respectiva ordem:
AÇÕES ORDENS
(1) MISTURAR ( ) COLOQUE
(2) LAVAR ( ) DECORE
(3) RESERVAR ( ) COLOQUE
(4) CORTAR ( ) MISTURE
(5) DEIXAR ( ) LAVE
(8) DECORAR ( ) CORTE
(9) SERVIR ( ) DISTRIBUA
RELEMBRANDO
RECEITA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM A FUNÇÃO DE ENSINAR ALGUÉM A PREPARAR UM ALIMENTO. É COMUM QUE VENHA DIVIDIDO ENTRE INGREDIENTES E MODO DE PREPARO. E O TEMPO VERBAL QUE USAMOS NO TEXTO RECEITA É O MODO IMPERATIVO - QUE INDICA PEDIDO OU ORDEM. EXEMPLO: FAÇA, LIMPE, MEXA, SIRVA...
MATEMÁTICA
DESENVOLVER ESTRATÉGIAS NÃO CONVENCIONAIS DE CÁLCULO.
Utilizar diferentes estratégias de cálculo para resolver problemas que envolvem o campo aditivo (soma e subtração).
• Fazer somas e subtrações de 10, 100 e 1000.
• Selecionar estratégias de cálculo de adição e subtração, de acordo com a situação e os números envolvidos.
SITUAÇÕES PROBLEMAS
1) ANA IRÁ FAZER ANIVERSÁRIO E SEU PRIMO CARLOS FARÁ O BOLO DE FÚBA CREMOSO PARA ELA, PARA ISSO ELE PRECISARÁ DE ALGUNS INGREDIENTES QUE ESTÃO FALTANDO, COMO: OS OVOS E LEITE. NO TOTAL QUANTOS OVOS E LEITE TERÁ QUE COMPRAR, SABENDO QUE CARLOS IRÁ UTILIZAR 3 RECEITAS DO BOLO DE FUBÁ QUE APRESENTAMOS ACIMA?
2) VEJA A RECEITA DA SALADIM DE FRUTAS E SOME A QUANTIDADES DAS FRUTAS QUE TEM NO TOTALDA RECEITA.
👉Anote aqui o resultado _______________
3)CALCULE MENTALMENTE.
a. 0 + 1000 =___________
b. 100 + __________ = 1000
c. 200 + 800 =___________
d. 300 + ________________= 1000
PINTE SOMENTE OS QUADROS COM VALORES EQUIVALENTES A 500 UNI-
DADES DE BOLO DE FÚBA.
100+100+100+100 |
5 CENTENAS |
200+300+100+50
|
5 DEZENAS |
100+100+50+50 |
100+100+100+50+50+50+50
|
200+300 |
50 UNIDADES |
50+50+200+200
|
VAMOS RESPONDER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA A CONQUISTA DA MATEMÁTICA PÁGINAS 76 A 79 RELATIVOS AOS CÁLCULOS .
CIÊNCIAS
COMO PROTEGER A VISÃO E A AUDIÇÃO?
OS SONS DOS LUGARES
CADA AMBIENTE TEM SONS QUE LHES SÃO PRÓPRIOS. EXISTEM OS SONS QUE OUVIMOS EM NOSSAS CASAS, NOS PARQUES, NO INTERVALO DAS AULAS NA ESCOLA E MUITOS OUTROS.
QUE SONS VOCÊ COSTUMA OUVIR NO LUGAR ONDE MORA?
PREENCHA O QUADRO ABAIXO, COM OS SONS QUE VOCÊ JÁ OUVIU.
Sons agradáveis |
Sons desagradáveis |
|
|
|
|
|
|
COMO PERCEBEMOS O SOM
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1eiGSX0t-nc
O SOM ESPALHA-SE NA FORMA DE ONDAS. ESSAS ONDAS SÃO INVISÍVEIS E PRECISAM DE UM MEIO DE SE PROPAGAR. NO CASO DO TELEFONE DE COPO, O MEIO É O BARBANTE; NAS CONVERSAS ENTRE AS PESSOAS, AS ONDAS SONORAS SE PROPAGAM PELO AR.
Glossário: propagar = espalhar
A ORELHA É O ÓRGÃO DO SENTIDO DA AUDIÇÃO, QUE POSSIBILITA OUVIR E IDENTIFICAR OS SONS. NO ENTANTO, ALGUMAS PESSOAS NASCEM SURDAS, OUTRAS PERDEM A AUDIÇÃO COM O TEMPO OU EM CASO DE ACIDENTES. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) É UMA DAS FORMAS UTILIZADAS PARA COMUNICAÇÃO DE PESSOAS SURDAS.
VÍDEO libras para crianças
A LUZ E OS OLHOS
O OLHO É O ÓRGÃO DA VISÃO, MAS ELE SÓ CONSEGUE CAPTAR AS IMAGENS SE ELAS ESTIVEREM RECEBENDO ALGUMA ILUMINAÇÃO. É POR ISSO QUE À NOITE, OU QUANDO UM AMBIENTE ESTÁ ESCURO, A CAPACIDADE DE ENXERGAR DIMINUI. NAS SITUAÇÕES DE MUITA OU DE POUCA LUZ, OS OLHOS TENTAM SE AJUSTAR PARA RECEBER MAIS LUMINOSIDADE OU MENOS LUMINOSIDADE. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR:
Com muita luminosidade. Com pouca luminosidade.
QUANDO HÁ MUITA LUMINOSIDADE NO AMBIENTE, A ABERTURA DA PUPILA DO OLHO DIMINUI (IMAGEM À ESQUERDA). QUANDO HÁ MENOS LUMINOSIDADE, A ABERTURA DA PUPILA AUMENTA (IMAGEM À DIREITA).
Glossário:
captar- receber; recolher.
SÓ PODEMOS VER OS OBJETOS QUANDO EXISTE LUZ NO AMBIENTE PARA ILUMINÁ-LOS. A LUZ PODE SER REFLETIDA QUANDO INCIDE SOBRE UM OBJETO OU UMA SUPERFÍCIE. ESSA CARACTERÍSTICA NOS PERMITE VER O QUE EXISTE À NOSSA VOLTA.
MARQUE A RESPOSTA CERTA:
a) PARA ENXERGAR É PRECISO
( ) BRILHO. ( ) CALOR. ( ) LUZ. ( ) FRIO.
b) OS MATERIAIS TRANSPARENTES
( ) NÃO SÃO ATRAVESSADOS POR RAIOS LUMINOSOS.
( ) ÀS VEZES SÃO ATRAVESSADOS POR RAIOS LUMINOSOS.
( ) SÃO ATRAVESSADOS POR RAIOS LUMINOSOS E PODEMOS VER COM NITIDEZ ATRAVÉS DELES.
( ) SÃO ATRAVESSADOS POR RAIOS LUMINOSOS E NÃO PODEMOS VER COM NITIDEZ ATRAVÉS DELES.
c) QUANDO HÁ MUITA LUMINOSIDADE
( ) AS PUPILAS REFLETEM MUITA LUZ.
( ) AS PUPILAS DIMINUEM DE TAMANHO.
( ) AS PUPILAS AUMENTAM DE TAMANHO.
( ) O TAMANHO DAS PUPILAS NÃO SE ALTERA.
d) COMO SE CHAMAM AS SUPERFÍCIES LISAS E POLIDAS QUE REFLETEM LUZ?
( ) ÓCULOS. ( ) ESPELHOS.
( ) LENTES. ( ) PAREDES.
HISTÓRIA
ESPAÇO PÚBLICO, PRIVADO E CONSEVAÇÃO AMBIENTAL
ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO AQUELES DE USO COMUM E QUE PERTENCEM A TODA A POPULAÇÃO E OS ESPAÇOS PRIVADOS SÃO AQUELES DE PROPRIEDADE PRIVADA, OU SEJA, PERTENCEM A ALGUÉM COMO UMA PESSOA OU UMA EMPRESA E A POPULAÇÃO SOMENTE TEM ACESSO A ELES COM A PERMISSÃO DOS PROPRIETÁRIOS OU MEDIANTE AO PAGAMENTO DE TARIFAS.
IMAGEM DO CENTRO POLITICO DA CAPITAL CUIABÁ/MT.
vídeo Público X Privado
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KxoPapiSzp0
AGORA VOCÊ PESQUISE EM REVISTAS, LIVROS, JORNAIS, INTERNET ALGUNS ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS E PREENCHA A TABELA ABAIXO:
ESPAÇO PÚBLICO |
ESPAÇO PRIVADO |
|
|
|
|
|
|
VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS NO CADERNO
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL ATUALMENTE, EXISTEM NO ESTADO DE MATO GROSSO, 111 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. DESSE TOTAL, 23 SÃO UNIDADES FEDERAIS, 43 SÃO ESTADUAIS E 45 MUNICIPAIS. AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – DE ACORDO COM O ART. 2º DA LEI FEDERAL Nº 9.985, DE 18 DE JUNHO DE 2000, QUE ENTRE OUTRAS PROVIDÊNCIAS INSTITUI O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, SÃO ESPAÇOS AMBIENTAIS, COM CARACTERÍSTICAS NATURAIS RELEVANTES, LEGALMENTE INSTITUÍDOS PELO PODER PÚBLICO COM OBJETIVOS DE CONSERVAÇÃO. AS UNIDADES POSSUEM LIMITES DEFINIDOS E EXISTEM SOB UM REGIME ESPECIAL DE ADMINISTRAÇÃO, AO QUAL SE APLICAM GARANTIAS ADEQUADAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA), RESERVAS EXTRATIVISTAS, RESERVAS BIOLÓGICAS, ESTAÇÕES ECOLÓGICAS, ESTRADAS PARQUES, ENTRE OUTRAS.
VERIFIQUEMOS O EXEMPLO EM SÃO PAULO MAPA ABAIXO:
- VAMOS RESPONDER NO CADERNO AS PERGUNTAS SOBRE O MAPA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO ACIMA:
- O QUE A IMAGEM REPRESENTA?
- É POSSÍVEL SABER SOBRE O QUE SE TRATA O MAPA SEM OBSERVAR AS LEGENDAS?
- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES DESTE MAPA?
- O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO NO MAPA?
- VOCÊ ACHA QUE A QUANTIDADE DE ÁREAS CONSERVADAS É SUFICIENTE PARA A ÁREA URBANA DE SÃO PAULO?
- O QUE OS CIDADÃOS PRECISAM FAZER PARA AJUDAR NA MANUTENÇÃO DESSES ESPAÇOS?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÁREA DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL?
VOCÊ IRÁ PRODUZIR UM DESENHO QUE REPRESENTE OS DIREITOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM CUIABÁ.
GEOGRAFIA
COSTUMES E TRADIÇÃO
A COMUNIDADE EXTRATIVISTA
CONHECIDA COMO A ATIVIDADE HUMANA MAIS ANTIGA DO MUNDO, O EXTRATIVISMO SE DÁ COM A COLETA DE PRODUTOS NATURAIS, SEJAM ELES DE ORIGEM ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL. ATÉ HOJE, POVOS E COMUNIDADES EXTRATIVISTAS SE AGRUPAM PARA A EXTRAÇÃO E A COLETA ENQUANTO ATIVIDADE ECONÔMICA E DE SUBSISTÊNCIA.
SÃO PEQUENOS AGRICULTORES QUE POSSUEM CULTURAS DISTINTAS, QUE DESENVOLVEM SEUS MODOS DE VIDA E PRODUÇÃO ALINHADOS COM A LÓGICA DO ECOSSISTEMA QUE HABITAM. POSSUEM UM CONJUNTO AMPLO DE SABERES ORIUNDOS DAS PERCEPÇÕES E RELAÇÃO DIRETA COM O MEIO AMBIENTE.
DESENVOLVEM TECNOLOGIAS SIMPLES E DE BAIXO IMPACTO, ADAPTADAS AO SEU CONTEXTO E A LÓGICA DO AMBIENTE.
NO BRASIL A EXTRAÇÃO DE PRODUTOS EXTRATIVISTAS OU NATIVOS DA BIODIVERSIDADE É UMA ATIVIDADE CONSTANTE NA HISTÓRIA ONDE SE DESTACA O PAPEL DOS EXTRATIVISTAS. A ATIVIDADE VEM ATRAVESSANDO OS CICLOS ECONÔMICOS, ENCONTRANDO ÉPOCAS EM QUE SE CONSTITUÍA COMO PRINCIPAL ATIVIDADE REGIONAL, COMO NO PERÍODO EM QUE PREVALECEU A EXTRAÇÃO DAS DENOMINADAS "DROGAS DO SERTÃO", BORRACHA, MADEIRA, CASTANHA, MEL, FUMO, ÓLEO DE COPAÍBA, METAIS PRECIOSOS, CACAU, ENTRE OUTROS PRODUTOS.
CADA REGIÃO NO BRASIL POSSUI ÍTENS MUITO CARACTERÍSTICOS DO EXTRATIVISMO, EM ESPECIAL A EXTRAÇÃO DA BORRACHA. NA REGIÃO NORTE O BURITI, MURICI, O CUPUAÇU, O BABAÇU, SÃO FONTES DE RENDA DE MUITAS COMUNIDADES. NO BRASIL AS ATIVIDADES EXTRATIVISTAS TÊM SIDO UMA CONSTANTE, DESDE O PERÍODO COLONIAL QUANDO SE PRATICAVA O EXTRATIVISMO DA MADEIRA E DE MINÉRIOS PRINCIPALMENTE DO OURO NAS REGIÕES NORTE, CENTRO-OESTE E SUDESTE DO PAÍS
Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/1103-comunidades-t radicionais-extrativistas-seringueiros
POVOS E COMUNIDADES EXTRATIVISTAS
PESQUISE EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS E INTERNET QUAL DESSES POVOS E COMUNIDADES EXTRATIVISTAS TEM AQUI EM MATO GROSSO VAMOS COLOCAR NA LISTA NA TABELA ABAIXO:
COMUNIDADES EXTRATIVISTAS DE MATO GROSSO
|
||
|
|
|
|
|
|
Ótima aula, estude bastante e cuide-se. Abraços das professoras IZA, ANA e LAURA
🙋
Comentários
Postar um comentário