Sejam bem-vindos e bem-vindas ao blog da Escola de Tempo Integral, Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Francisca Figueiredo Arruda Martins. Nossa proposta aqui será disponibilizar aulas aos estudantes, no modo a distância, pois estamos em momento preventivo para combater o coronavírus (COVID-19) na capital.
6º ANO/Turmas A e B - AULA 14
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Semana de 25 a 29 de Maio de 2020
HISTÓRIA
Olá estudantes,
Na aula anterior falamos sobre a linha do tempo e a divisão da História, para entendermos melhor o processo da divisão precisamos falar sobre o tempo, vamos acompanhar esse processo.
O tempo histórico é diferente do tempo cronológico. O tempo cronológico é medido por meio de datas que se sucedem. Ele tem uma duração precisa: sabemos que um ano tem 365 dias, um dia tem 24 horas, e assim por diante. Já o tempo histórico não tem duração precisa. Ele está relacionado ao tempo que durou determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade, grupo ou indivíduo (chamados pelos historiadores de sujeitos históricos).
Mas a contagem do tempo só se tornou mais sistemática há cerca de 10 mil anos, em numa época em que muitos seres humanos já dominavam a técnica da agricultura e começavam a viver em comunidades fixadas em um mesmo local. Em diferentes lugares do mundo, diversos grupos humanos, ao observar a natureza, constataram que de tempos em tempos certos fenômenos físicos se repetiam: uma época mais chuvosa, outra mais seca; um período mais quente, outro mais frio; e assim por diante. Esse tempo, que tem como base o período que a natureza leva para completar um determinado ciclo, é conhecido como tempo da natureza.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Págs. 18-20.
Atividades
1) Leia e responda:
a) Os povos citados nas notícias estão contando o tempo?
b) Por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma? Relacione ao nosso tempo, por que estamos vivendo um ano diferente do deles?
Conhecemos hoje mais de 40 calendários produzidos por povos do passado. A maior parte deles não é mais usada, mas existem alguns que estão em pleno uso. É o caso do calendário islâmico (com base no movimento da Lua), do hebreu (que utiliza tanto o movimento da Terra em torno do Sol como o da Lua em volta da Terra), do indígena do povo Xingu (que relaciona os meses do ano com as diferentes atividades cotidianas, como a pesca, a colheita do milho, o plantio da mandioca etc.) e do gregoriano (que é o oficialmente utilizado no Brasil).
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Págs. 18-20.
2) Leia o texto abaixo e realize as atividades:
SEIS VEZES DOIS DÁ DOZE MESES
... Cada mês é um brinquedo
toda vez que você diz.
Vamos juntos decorar,
pois brincar eu sempre quis!
Se janeiro é quem começa,
muita coisa ele traz.
A seguir vem fevereiro,
e vem março logo atrás!
É abril que vem chegando,
maio vem logo a seguir.
Quando junho acabar,
o semestre vai partir!
Julho vem trazendo férias,
mas, se eu noto que acabou,
passo logo por agosto
e é setembro que chegou!
Outubro é o mês da criança,
e o ano está no fim.
Vem novembro, vem dezembro,
e o Natal está para mim!...
...Esses são todos os meses,
dão um ano inteirinho.
Se até doze eu contar,
uma dúzia dá certinho!...
Pedro Bandeira. Mais respeito, eu sou criança! São Paulo: Moderna,1994.
3) Resolva os itens a seguir:
a) As palavras que aparecem em destaque no texto correspondem aos meses do ano. O mês de janeiro corresponde ao primeiro mês do ano. Escreva nos quadros o número e o nome dos meses seguintes na ordem em que eles ocorrem durante o ano.
Janeiro
Fevereiro
b) Quantos meses têm o ano?
c) Copie a estrofe que tem o mês de seu aniversário.
d) Com muita atenção, coloque os meses do ano em ordem alfabética.
4) Pegue um calendário do ano de 2020 para realizar as atividades propostas:
Observe com atenção o calendário que construíram e complete as frases:
a) A professora Luíza tem que entregar as notas do 1º trimestre no dia 14 de maio. Que dia da semana será? ____________
b) O primeiro dia deste mês caiu em que dia da semana? ______________
c) Quantos dias têm esse mês? _____________
d) Em qual dia da semana caiu o último dia do mês? ___________
e) Quais são os dias da semana? ____________________
f) Qual o primeiro dia da semana? ___________________
g) E o último? ______________________
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
GEOGRAFIA
Estudamos na aula anterior sobre as características dos mapas e a observar nas imagens, iremos dar continuidades às atividades.
Observe os mapas abaixo:
1) Qual a importância de um mapa?
2) O que ele pode vir a representar?
3) Escolha as cores para representar as legendas e pinte o mapa de acordo com a cor que escolheu.
Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível. Dimensões são, em geral, os espaços entre as paredes de uma sala ou cômodo e incluem, ainda, detalhes de componentes como pias, aquecedores de água, etc., além de notas que especificam acabamentos, métodos de construção e símbolos de itens elétricos.
10 – Localizem no anúncio #ZikaZero os verbos no imperativo.
11 – Por que o modo imperativo foi o modo utilizado no anúncio?
BONS ESTUDOS!
MATEMÁTICA
Estimado aluno! Seja bem-vindo a mais uma aula de matemática! Iniciamos agora mais uma importante fase de aprendizagens, hoje aprenderemos sobre a radiciação, que é uma operação matemática. Você se lembra que na última aula você aprendeu sobre a potenciação? Bem, a radiciação é a operação inversa da potenciação, e hoje conheceremos um pouco sobre ela!
Radiciação: raiz quadrada
Bem, a radiciação é a operação inversa da potenciação, vamos agora conhecer alguns elementos da raiz quadrada:
Nomes diferentes, né? Bem, não precisa se preocupar em gravar tantos nomes assim, mas é importante que você entenda o que essa operação realiza. Para que você domine essa operação, assista aos vídeos abaixo:
Fonte: https://youtu.be/5la0Elk1fNI
O próximo vídeo é uma aula do professor Carlos, é uma aula bem completa sobre a temática, então preste muita atenção, pegue seu caderno e faça as devidas anotações, e depois faça às atividades. Lembre-se que esta aula está disponível no YouTube gratuitamente, então se você tiver dúvidas, assista o vídeo novamente, quantas vezes for preciso! Assista com calma, preste bem atenção, e se, ao final ainda tiver dúvidas, nos contate; pelo grupo do WhatsApp, ou no privado, não fique com dúvidas! Estamos à disposição.
RADICIAÇÃO: RAIZ QUADRADA:
Fonte: https://youtu.be/QhHstV99P30
Bem acho que depois dessa aula você entendeu o que é uma raiz quadrada, vamos ao resumo do que aprendemos nessa videoaula:
√ este símbolo se chama radical, e o número que vai dentro dele se chama radicando. Por exemplo:
√9 - √ radical – 9 é o radicando.
Como ler √9? Devo ler assim: raiz quadrada de 9.
Mas como calcular?
Bem, não é difícil, mas você precisa saber bem a tabuada, e a operação multiplicação, vamos lá:
√9, qual é a raiz quadrada de 9? Devo perguntar-me, qual número multiplicado por ele mesmo é igual 9, observe o esquema abaixo:
__ X __ = 9
Aqui entra a importância de você saber a tabuada, se você a souber, ficará muito mais fácil! Observe o esquema novamente:
3 X 3 = 9
Agora te pergunto novamente qual número multiplicado por ele mesmo, é igual a 9? Bem, agora ficou fácil né, é o 3.
Então √9= 3
E assim você calcula às raízes quadradas exatas.
ATIVIDADES
1) Radiciação é a operação inversa de qual das operações abaixo:
a) Subtração
b) Adição
c) Divisão
d) Potenciação
2) Calcule as raízes abaixo:
a) √4 =
b) √9 =
c) √16 =
d) √25 =
e) √36 =
f) √49 =
g) √64 =
h) √81 =
i) √100 =
CIÊNCIAS
Olá estudantes,
Na aula anterior falamos sobre as rochas e que pisamos em chão artificial, de piso, concreto, asfalto, pedras (feito pela mão humana) e diretamente no solo ou sobre folhas que o cobrem, tivemos a oportunidade de perceber as rochas e alguns elementos naturais que estão no solo.
Vamos para mais uma etapa?!
Como vimos, existem três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Cada um tem características próprias, consequência do processo pelo qual se formaram o que veremos com mais detalhes a seguir.
Assim como as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas também passam por um processo contínuo de formação ao longo da história da terra.
O CICLO DAS ROCHAS
É o processo de transformação e renovação dos diferentes tipos de rocha e evidencia o carácter dinâmico da Terra.
1) Num trabalho sobre rochas, um grupo de estudante preparou a seguinte tabela.
Tipo
Exemplos
Magmática
Basalto
Pedra-pomes
Granito
Sedimentar
Arenito
Argilito
Calcário
Metamórfica
Gnaisse
Ardósia
Mármore
Sobre a tabela podemos afirmar que:
a) existe um erro nos exemplos de rochas sedimentar.
b) pedra-pomes não é rocha magmática.
c) ardósia e mármore são rochas magmáticas.
d) a tabela está correta.
2) Agora, classifique cada rocha abaixo como: magmática, sedimentar ou metamórfica:
a) mármore. ___________________
d) arenito. ___________________
b) granito. ___________________
e) ardósia. ___________________
c) basalto. ___________________
f) gnaisse. ___________________
g) pedra-pomes. ___________________
3) Identifique as rochas com base nas características apresentadas abaixo:
a) Originam-se após as rochas sofrerem aumento de pressão e temperatura nas partes profundas da crosta._______________________
b) Formadas pelo resfriamento e solidificação do magma, material fundido proveniente do manto.______________________________
c) Formadas pela acumulação de fragmentos de outras rochas. ___________________
Espero que tenha gostado!!!
Até a próxima aula.
ARTE
Olá pessoal! Nesta aula continuaremos a apreciar algumas obras de artistas brasileiros e, desta vez, conheceremos um pouco sobre o trabalho de Romero Britto. Em seguida, faremos uma atividade em homenagem ao dia das mães! Vamos lá?
LEITURA DO TEXTO
Romero Britto
É um artista plástico brasileiro de grande renome internacional. Radicado nos Estados Unidos, lá desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia.
Biografia
Romero Britto nasceu no seio de uma família simples em Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Desde a infância manifestou tendências artísticas e muita criatividade.
Começou a fazer Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas abandonou o curso e foi para os Estados Unidos, país em que se radicou e onde desenvolveu uma carreira artística sólida. Romero Britto se tornou um dos pintores mais premiados e é um dos artistas brasileiros mais prestigiados no exterior.
Em 2001 foi inaugurada em São Paulo a Galeria Romero Britto, local que abriga obras e objetos de arte colecionáveis. Já em 2005 foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida e, dois anos depois, o artista criou a “Fundação Romero Brito”.Chamado também de “artista Pop brasileiro”, Romero é muito conceituado nos Estados Unidos, e teve quadros adquiridos por muitas celebridades norte-americanas como Madona, Michael Jackson e Arnold Schwarzenegger. Além disso, Britto também produziu telas para o príncipe William, Kate Middleton, Pelé, dentre outros. No carnaval de 2012, foi homenageado pela Escola de Samba “Renascer de Jacarepaguá”, do Rio de Janeiro.
Obras e características
Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop.Do cubismo, percebemos a deformação da anatomia humana ou animal. Da Arte Pop, vemos que suas peças se aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem ser captadas pelo observador de maneira imediata.
Pintura
Suas pinturas contam com cores vibrantes e traços bem demarcados remetendo aos vitrais. Isto faz com que o quadro esteja multifacetado através do desenho, mas também da pintura. Britto abusa das formas geométricas para preencher a tela e não utiliza técnicas de profundidade para suas composições. Assim, seus motivos estão sempre em primeiro plano. Outra característica importante é que seus personagens, mesmo os animais, estão sempre sorrindo. O próprio artista justifica esta escolha afirmando que deseja transmitir alegria por meio de seus trabalhos.
As esculturas seguem o mesmo padrão das pinturas no que dizem respeito às cores fortes e aos traços. São peças extremamente atrativas e lúdicas onde qualquer um poderia pensar que se tratam de brinquedos.
Considerando que no mês de maio além do dia do trabalhador comemoramos também o dia das mães, faremos a pintura da obra “Mãe e Filho” de Romero Britto conforme se encontra logo abaixo.
Imprimam o desenho e aí vocês podem colorir à vontade! Depois que terminarem tirem uma foto e coloquem no grupo do whatsapp para avaliarmos. Boa atividade para todos e até a próxima!
Agora vamos assistir ao vídeo para aprimorarmos nossa oralidade
Fonte: https://youtu.be/dHLa89K5t8Y
ATIVIDADES
1) DE ACORDO AO VÍDEO VAMOS RESPONDER EM INGLÊS, COLANDO FIGURAS E ESCREVENDO:
a) Bebidas
b) Caixa de leite
c) Molho de tomate
d) Penca de banana
2) Cruzadinha:
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Atividades do Livro da Escola da Inteligência
AULA 2- Combinados de Convivência
Prezado estudante, agora que você deu o primeiro passo no entendimento de que as primeiras impressões sobre as pessoas nem sempre são assertivas, vamos refletir sobre a importância de adotarmos algumas normas de conduta, considerando que nesta aula vamos trocar informações pessoais, expressar nossos sentimentos e emoções.
1) Escreva: por qual motivo é necessário que eu combine com as pessoas da sala ou da minha casa, como vamos conviver?
2) Os combinados de convivência devem conter as seguintes palavras-chaves: RESPEITO, CONFIANÇA, SABER OUVIR, SABER FALAR E SIGILO. Vamos agora destrinchar o que significa para você cada uma destas palavras e em que situações devemos nos comportar de forma a corresponder aos combinados de convivência.
2.1. RESPEITO:
2.1.a. Devemos respeitar o próximo da mesma maneira que desejamos ser respeitados: “ O que você pensa sobre essa afirmação?”
2.1.b. Não praticar o autorrespeito nem o respeito ao próximo nos traz conseqüências ? Quais?
2.1.c. Tente refletir sobre algum momento em que você se sentiu menosprezado em que não teve seus sentimentos respeitados ou a sua opnião não foi levada em consideração. Diga: como foi que você se sentiu?
2.1.d. Afinal, o que é respeitar? É olhar o outro como gostaríamos que fossemos olhados. Respeitá-lo é entender as suas particularidades sem julgamentos ou preconceitos. Quando você implica com uma pessoa você deixa de respeitá-la e fecha seus ouvidos para as suas particularidades, para o que ela diz, para quem ela é. Certamente você não gosta quando isso acontece com você. Então analise a imagem a seguir e escreva os sentimentos que você tem sobre esta imagem.
2.1.e. Na próxima imagem analise o ato de duas pessoas em que um é o agressor e outro é o agredido. Relate alguma situação em que você foi um agressor e por que . Como você se sentiu? E outra em que foi agredido, se houve, como foi que você lidou com a situação?
2.2. CONFIANÇA
Nas aulas da Escola da Inteligência temos entendido que ser dgno de confiança é uma grande dádiva. Nossas relações, sejam de amizade, familiares ou de coleguismo, precisam ser firmadas pelo voto de confiança. Gosto quando meus pais confiam em mim e quando meus colegas também. Identifique a situação em que você sentiu que alguém estava confiando em você.
2.3. SABER OUVIR
2.3.a. Qual é a diferença entre ouvir e escutar?
2.3.b. Ouvir é acolher o outro, prestar realmente atenção nele no que ele diz e no que sente. É me importar! Defina a maneira como você “ouve” ou “escuta (de qualquer jeito) a mensagem alheia. Vou me propor a ouvir bem todas as pessoas dando a elas o meu tempo e a minha disposição de ouvi-la. Escreva sobre a sua proposta de ouvir os seus colegas. E de que maneira poderá ouvir?
2.4. SABER FALAR
2.4.a. Aprendemos a falar corretamente com as pessoas? Posso melhorar a minha maneira de falar? Posso refletir melhor antes de falar? O jeito que eu falo identifica como eu sou? Quem sou?
2.4.b. Quando falo de modo: agressivo (a), apático (a), descontrolado (a), isso mostra que eu sou
2.4.c. Quando falo de modo: atencioso (a), alegre, compreensivo (a), controlado (a) isso mostra que eu sou
2.5. SIGILO
2.5.a. Quais são as pessoas que escolhemos para compartilhar nossos segredos? Por que é fundamental eu ser uma pessoa que tem o respeito do outro e que portanto, tenho a capacidade de cuidar de informações do mundo interior do outro e do meu, das angustias, tristezas, vitorias, desejos, fragilidades. O que significa sigilo para mim? Identifique situações em que eu poderei ser sigiloso?
2.5.b. AGORA REGISTRE NO SEU LIVRO, NA pagina 18, o seu combinado de convivência perante a sua turma. Escreva de forma resumida. Pense que os seus coleguinhas estarão fazendo o mesmo enquanto aguardamos o retorno das aulas presenciais!!!!
2.6.
Analise a imagem: porque o coração e o cérebro devem andar de mãos dadas?
A escola da Inteligencia entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também!
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