4º ANO/Turmas A e B - AULA 12

Semana de 11 a 15 de Maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras: Veronica e Andreia

Vamos conhecer o gênero textual notícia? Após conhecer um pouco sobre este gênero, leia a notícia abaixo e responda as questões.
O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor.

Na "guerra" à Covid-19, UFMT faz testes, álcool em gel, respirador e mapeia o vírus

Keka Werneck

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) modificou todos os projetos de pesquisa e extensão em curso para entrar na “guerra” contra o corona vírus. Montou força-tarefa de auxílio ao Lacen no diagnóstico com testes laboratoriais e já produziu 6 mil litros de álcool-gel. Elabora protótipo de respirador, conserta ventiladores estragados e confecciona EPIs para profissionais da saúde. Desenhou mapa da circulação do vírus nos bairros de Cuiabá, fez o levantamento do número preciso de UTIs públicas e privadas no Estado, publicou cartilha para adultos e livro infantil sobre o novo vírus. Além disso, se dispõe a ajudar microempresas na elaboração de plano de crise em período de isolamento social. {...}

Veja o que a UFMT tem feito: Testes

No Hospital Universitário Júlio Muller, professores-pesquisadores da Faculdade de Medicina e Medicina Veterinária estão com a mão na massa, no laboratório do Hospital, fazendo frente junto com alunos, uma parte deles bolsistas, analisando amostras colhidas em 361 pessoas que teriam contraído o novo vírus no Estado. O laboratório do HUJM auxilia o Lacen, apressando o resultado dos exames. Uma vez diagnosticado, o paciente pode receber tratamento específico para a Covid-19, por isso é tão importante testar. Dois equipamentos também foram encaminhados ao laboratório do Hospital Universitário.O câmpus Sinop da Universidade Federal do Mato Grosso (UMFT) acaba de publicar um livro sobre o coronavírus voltado para o público infantil. A publicação foi feita por meio do Programa de Extensão MT Ciência. A obra se chama Coronavírus: mundo invisível.Entre neste endereço para conhecer o livro infantil.

QUESTÕES
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:
1) O gênero textual desse texto é:
a) ( ) Um conto.
b) ( ) fábula
c) ( ) notícia
d) ( ) crônica

2) Questões de Interpretação e compreensão
a) Quais as ações da UFMT no enfrentamento ao Corona vírus?

b) Qual a importância do Hospital Júlio Müller na luta contra o corona vírus?

c) Você acha importante publicar livros infantis falando sobre o corona vírus? Por quê?

3) Agora é a sua vez, produza uma pequena notícia falando sobre a volta as aulas após a quarentena e os cuidados que devemos ter quando voltarmos.

Bibliografia
RDN NEWS – Portal de Notícias de Mato Grosso - Cuiabá/MT - Keka Werneck
💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

HISTÓRIA

Professoras: Veronica e Andreia

Imigrantes chegam ao Brasil, Que eram?

Entre 1884 e 1940 os imigrantes europeus e asiáticos de diferentes países entraram no Brasil. O processo migratório foi bem intenso nesse período e continuou durante o restante do século XX. Os imigrantes trouxeram, além de força de trabalho, sua cultura, seu valores e suas tradições para o nosso país. Com a chegada desses povos, a população brasileira cresceu e se tornou bastante diversificada.
Os imigrantes chegavam ao Brasil após uma longa e penosa viagem. Aqui encontraram um clima diferente, uma língua que não entendiam e difíceis condições de vida e de trabalho. Mesmo assim muitos prosperaram e deixaram marcas de sua presença no país, principalmente na cultura, na alimentação e na forma de vida.
Na região Centro-Oeste, especificamente, em Cuiabá herdou-se as características das manifestações culturais e do convívio de várias culturas após sua fundação. Enquanto originários, muito se tem dos povos indígenas, principalmente da etnia Bororo, que são os originários daqui. Os bandeirantes paulistas e os negros trazidos para cá como escravos. Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e nos artesanatos.

Banquete funeral de índios bororos em gravura de Friedrich Wilhelm Kuhnert (1865-1926)

A cultura herdada dos indígenas Bororos são várias, tais como: costume de ter a casa da mãe como referência de encontro e apoio, o linguajar e a culinária são algumas das características herdadas dos indígenas, que já viviam na região, à época conhecida como Arraial da Forquilha, antes da chegada dos desbravadores. O jeito cuiabano, que é único, segundo a pesquisadora Dra. Beleni Grando, é semelhante ao do Bororo.
A feijoada é uma comida trazida pelos escravos, reza a lenda que, nos tempos coloniais, os escravos criaram o prato aproveitando as sobras de comida da casa-grande, que incluíam partes descartadas do porco, como pés, orelhas e rabo cozidos nos feijão. A feijoada cuiabana é um grande exemplo de popularidade e até hoje é servida nos melhores restaurantes da capital e nas residências das famílias cuiabanas.

QUESTÕES

1) No período entre 1884 e 1940 de continentes vieram a maior parte dos imigrantes para o Brasil?

2) O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

3) Qual cultura Cuiabá herdou dos imigrantes e dos índios bororos?

4) Além da feijoada, que outro prato típico da região você conhece que foi herdado de outras culturas?

5) Você concorda com a afirmação da pesquisadora Beleni Grando? Por quê?

Referências bibliográficas

História, Línguamundo, ALVES, Alexandre. OLIVEIRA, Letícia Fagundes de, Ensino Fundamental, anos iniciais, competência curricular História, FNDE Ministério da Educação, PNLD 2019 a 2022, Editora Saraiva, 3º edição, 2017
https://www.gazetadigital.com.br/editorias/opiniao/cultura-de-mt-e-cultura-cuiabana/22227
https://www.estudopratico.com.br/movimentos-migratorios-no-brasil/
http://www.coisasdematogrosso.com.br/cidades/cultura/exibir.asp?id=3&item=Cultura_Cuiabana
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/04/08/cuiabanos-carregam-tracos-da-cultura-bororo-na-relacao-com-a-mae-linguajar-e-culinaria.ghtml
https://super.abril.com.br/saude/a-feijoada-foi-criada-pelos-escravos/
💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

GEOGRAFIA

Professoras: Andreia e Veronica

DIFERENTES CULTURAS NO MEU LUGAR

Muitos brasileiros nasceram e sempre viveram em um mesmo município. Seus antepassados, porém, têm uma longa história, que começou antes mesmo de o Brasil ser um país. Mas que eram seu antepassados? Qual a origem deles?
O Brasil é um país muito grande, Composto por 26 estados e mais o Distrito Federal (onde fica a capital do país), o Brasil não é um país homogêneo.
Em um espaço que vivem e circulam muitas pessoas diariamente, de diferentes lugares do mundo, a cultura acaba por se transformar dia após dia. Esse encontro de diversos estilos de pessoas e grupos faz do Brasil um país de grande diversidade de culturas e raças. Podemos notar a contribuição de diferentes culturas no dia a dia das pessoas que vivem nos municípios brasileiros: na cultura, nas manifestações artísticas, dança, música, pintura, escultura, na construção das moradias e em diversas outros aspectos.
São indígenas, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Observe alguns exemplos:

Influência Portuguesa - bolinho de bacalhau 

Influência Africana - capoeira

Influência Árabe - canela

Influência Japonesa - miojo
Fonte: Imagens do Google
Questões
1) Pergunte a sua família

a) A origem da família é de Cuiabá ou vieram de outro lugar? De onde?

b) Se são originários de outro lugar, que não seja Cuiabá, de onde vieram e porque vieram?

c) Que herança da culinária e da cultura trouxeram para Cuiabá?

d) Sua família melhorou a condição de vida após chegarem a Cuiabá?

e) Escreva junto com sua família, elementos culturais diferentes da cultura cuiabana, mas que tornou-se popular na cidade.

2) A chegada de muitas pessoas contribuiu também para a transformação das paisagens?

Observe as imagens e responda as questões abaixo:

Paisagem urbana de Cuiabá

Paisagem rural de Cuiabá

3) O que você observa de diferente entre as fotografias?

4) Dos elementos das paisagens, quais são construídas pelo homem e quais os naturais?

5) Descreva o espaço urbano e rural retratado nas paisagens.

Bibliografia
https://www.eurodicas.com.br/comidas-tipicas-de-portugal/
https://www.todoestudo.com.br/historia/cultura-africana
💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

CIÊNCIAS

O desmatamento e suas consequências nas cadeias alimentares

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Dessa forma, toda vez que uma área florestal é removida, temos aí uma prática de desmatamento, que também pode ser chamado de “desflorestamento”.

Área florestal destruída pela ação das queimadas

Consequências do desmatamento
São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, haja vista que a intervenção do homem sobre o meio natural fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar sobre desequilíbrio nas cadeias alimentares
Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas. Tal configuração traz problemas para a cadeia alimentar e pode impactar até atividades econômicas, tais como a caça e a pesca.
O desmatamento acarreta graves prejuízos socioambientais


O Planeta em Equilíbrio versus Desequilíbrio Ecológico

Os elementos da natureza formam um conjunto, onde todos se relacionam e "um completa o outro". Nenhum ser vivo sobrevive sem sol, ar, água e solo. Os animais dependem da matéria orgânica produzida pelas plantas. As plantas só produzem essa matéria orgânica quando recebem luz, água e ar, de onde retiram as substâncias necessárias. Os animais dependem das plantas, porém existem animais que precisam de outros animais para obter a matéria orgânica produzida pelas plantas. Alguns comem plantas; outros comem os que comeram as plantas.

Observe o exemplo a seguir:

Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos. (Fonte desse exemplo: http://www.suapesquisa.com/).

Para entender mais assista ao vídeo.
Desequilíbrio ambiental
Fonte: https://youtu.be/LRMFA3eSlxM

Preste atenção no trecho do filme "O Rei Leão"
Fonte: https://youtu.be/XE0xvlmm4rU

AGORA É COM VOCÊ, PESQUISE E DEPOIS RESPONDA.

1) O que pode acontecer com os seres vivos de uma cadeia alimentar quando ela está em desequilíbrio?

2) Faça a descrição das tirinhas, por meio de uma frase que explique o que acontece em cada uma delas.
A)

B)

C)

D)

10 maneiras de preservar o meio ambiente


1-Não desperdice água. Você já pensou em quanta água é desperdiçada quando tomamos banhos muito demorados ou quando deixamos um vazamento em nossa casa por dias? Atitudes simples podem evitar o desperdício, como a redução do tempo de banho, o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras.



2-Economize energia. Será que é mesmo necessário utilizar o computador e deixar a televisão ligada ao mesmo tempo? Algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos que não serão utilizados, gastando uma energia desnecessária. Além disso, a lâmpada é um grande problema! Quem nunca deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém no ambiente? Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia.

3-Não compre produtos sem necessidade. Trocar o celular a cada novo lançamento é mesmo necessário? Aquele computador realmente precisa ser trocado? Às vezes nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade. Com isso, aumentamos a fabricação de diversos produtos e levamos ao uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais.

4-Separe o lixo. Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no planeta.

5-Não jogue lixo nas ruas. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até chegar em casa.

6-Ande mais a pé. Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Outra alternativa é combinar caronas com os amigos ou utilizar o transporte público.

7-Reaproveite. Algumas vezes jogamos no lixo objetos que poderiam ser utilizados para outros fins. Seja criativo e evite o aumento de lixo no planeta.

8-Não compre animais silvestres. Alguns animais silvestres são diferentes e apresentam uma beleza incrível, não é mesmo? Entretanto, nem sempre esses animais podem ser comercializados. Quem compra animais sem registro do IBAMA pode ser multado ou até mesmo preso. Muitos dos animais que são vendidos sem autorização vêm do tráfico de animais, uma prática que ameaça muito a biodiversidade do país.

9-Evite o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas. O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo. No que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios.

10-Repasse as dicas! Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente. Que tal fazer sua parte e repassar essas ideais?

Para cuidar do meio ambiente, não existe idade!

Bibliografia:
https://www.google.com/search?q=atividades+para+4+ano+sobre+desequilíbrio+na+cadeia+alimentar&client=firefox-b-d&sxsrf=ALeKk03BrCQV92HUfw7PKmXZYz244ZDJvQ:158894457909
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1982/o-desequilibrio-nas-cadeias-alimentares
https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar
💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

ARTE

1º MOMENTO

LEITURA DOS TEXTOS - PARTE I



Estimado estudante, leia os textos logo abaixo sobre o estilo musical que vamos estudar. Provavelmente já tenha visto ou ouvido esse tipo de música em Cuiabá e talvez já tenha um conceito formado. Mesmo assim, peço que olhe com a ótica da arte e da cultura, ou seja, todavia observe também não omitindo os aspectos positivos e negativos segundo seu ponto de vista, com uma visão crítica, mas livre de preconceito.

LAMBADÃO

O Lambadão Cuiabano é um estilo musical e de dança característico da baixada cuiabana, especialmente nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, no estado brasileiro de Mato Grosso.
Trata-se de um ritmo rápido e característico da periferia, que sofre com o preconceito, especialmente contra as versões mais sexualizadas da dança.
Segundo o pesquisador musical Dewis Caldas, trata-se de uma síntese da lambada paraense com a herança do rasqueado. O gênero teve seu primeiro “boom” na década de 90, quando bandas de rasqueado passaram a se dedicar a ele quase que exclusivamente e criaram um movimentado mercado de shows nos bairros da periferia.
Suingado e acelerado, o ritmo geralmente é acompanhado por letras românticas ou jocosas. Apesar de ainda sofrer um bloqueio fora da periferia, já foi incorporado pela cultura local.

FRANCISCO DA GUIA SOUZA (CHICO GIL)
Simples, talentoso, determinado e popular são adjetivos que marcam a história do rei do lambadão (Foto: Arquivo pessoal).
O cantor e compositor chegou a trabalhar como pedreiro, carpinteiro e garimpeiro. E foi justamente em busca do metal precioso que ele desenterrou o talento musical. Chico Gil nunca estudou música nem técnica vocal, mas popularizou o lambadão em Mato Grosso e atualmente suas músicas fazem parte do repertório de outros cantores do ritmo.
Chico Gil era chamado “Rei do Lambadão”, morreu num trágico acidente de carro em 2000, mas as composições que trazem o linguajar regional e de fácil percepção caíram no gosto popular e ainda fazem sucesso.

2º MOMENTO
ASSISTINDO A REPORTAGEM

Veja também a reportagem de Adriano Soares.
A História do Cantor Chico Gil, o rei do lambadão

3º MOMENTO

LEITURA DOS TEXTOS-PARTE II


Dança: Verbo ou Substantivo
O que é Dança:
1-Movimento sequencial ritmado do corpo, ao som de uma música.
2- Arte desse movimento.
3- Arte de dançar.
4- Baile.
Fonte: 
Música: Substantivo ou Adjetivo
O que é Música:
Arte de combinar os sons de maneira lógica e coerente, onde se propicia um contexto sonoro rico em significados. A linguagem musical transcende as palavras, sendo originada a partir da combinação de sons e pausas (silêncios) ao longo de uma linha de tempo.
Assim, música definitivamente não é letra.
As letras em músicas cantadas são artifícios associados à música, que procuram tornar óbvio o significado da mesma.


VEJA A TIRINHA ABAIXO:







Em Cuiabá é lei, “Lambadão Cuiabano” é Patrimônio Cultural e Imaterial da Capital, conforme a Lei N° 23/2017, do vereador Mário Nadaf (PV), aprovada nesta quinta-feira (02), na Câmara Municipal de Cuiabá. 
Já no estado, conforme a Lei nº 10.809/2019, de autoria do deputado Guilherme Maluf, se torna ainda relevante, pois pela lei, compete ao poder público assegurar a esse movimento cultural a realização de suas manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza. Proíbe ainda qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento ou seus integrantes. “Cantores, músicos e dançarinos são agentes da cultura popular e, como tal, devem ter seus direitos respeitados”, afirma o autor da lei, Guilherme Maluf. 

4º MOMENTO

COPIANDO E RESPONDENDO AS PERGUNTAS NO CADERNO.
1) Qual é o nome do ritmo cuiabano derivado da Lambada?

2) É um ritmo lento ou rápido?

3) Qual é o nome de uns dos compositores que representou esse estilo?

4) Você assistiu a reportagem? O que mais lhe chamou atenção sobre a vida do compositor?

5) Qual é a diferença entre dança e música?

6) O Lambadão é um estilo musical e ao mesmo tempo uma dança?Explique:

7) Você já ouviu esse ritmo em algum lugar? Você gostou?

8) Quando você ouve uma música, você consegue distinguir entre dança, letra e música?

9) Cite as duas leis que estabelecem o Lambadão como patrimônio imaterial e asseguram a prática no estado.

10) Pesquise o que é patrimônio imaterial.


💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

MATEMÁTICA


OLÁ ESTUDANTES VAMOS AOS CÁLCULOS

Para iniciar nossa aula desta semana, vamos assistir ao vídeo para revisar a multiplicação.
Fonte: https://youtu.be/u3UiqdWije0

PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO

Propriedade Comutativa:
Lema tão repetido nas aulas do ensino fundamental, a definição da propriedade comutativa consiste na ideia de que a ordem dos fatores de uma multiplicação não altera o produto, ou seja, não altera o resultado.
Podemos provar essa definição, assim como também foi demonstrada nos exemplos acima, com as exemplificações abaixo:

4 x 2 = 8
2 x 4 = 8


Propriedade Associativa:

Essa segunda propriedade diz que a associação de fatores não altera o produto. Podemos ver o que isso representa a seguir:
Temos a multiplicação 2 x 4 x 3, que pode ser representada das seguintes maneiras:

2 x 4 x 3 = 8 x 3 = 24
2 x 4 x 3 = 2 x 12 = 24


Propriedade Distributiva:

Bastante utilizada em muitas questões sem que seja o tema central da questão, mas sim ferramenta fundamental para obter o resultado, 
O modelo quer dizer que, tendo fatores dentro de um parênteses multiplicados por um elemento fora do parênteses, esse número externo deverá se multiplicar a cada fator separadamente. Veja:

5x(3 + 7) = 5 x 3 + 5 x 7 = 15 + 35 = 50
2x(3 + 4) = 2 x 3 + 2 x 4 = 6 + 8 = 14


Elemento Neutro:

Nessa propriedade, o elemento neutro é o número 1. E qualquer número que seja multiplicado por 1 resultará nele mesmo.

5 x 1 = 5
1000 x 1 = 1000

Atividades para realizar em seu caderno:

1) APLIQUE A PROPRIEDADE COMUTATIVA, DE ACORDO COM O MODELO E RESOLVA A MULTIPLICAÇÃO:

2 X 3 = 6
3 X 2 = 6

a) 6 X 5 =

b) 8 X 4 =

c) 3 X 9 =

d) 15 X 12 =

2) FAÇA A ASSOCIAÇÃO DOS FATORES DE ACORDO COM A PROPRIEDADE ASSOCIATIVA, COMO NO MODELO:

5 X 2 X 6 = 60 = (5 x 2) x 6 = 5 x (2 x 6) = 60

a) 4 X 3 X 1 =

b)7 X 8 X 4 =

c)6 X 7 X 2 =

d)9 X 5 X 1 =

3)RESOLVA AS MULTIPLICAÇÕES ABAIXO E DEPOIS VERIFIQUE OS RESULTADOS:

a) 375 X 4 =

b) 126 x 5 =

c)675 x 6 = 

d)807 x 7 =

e) 459 x 8 =

f) 893 x 9 =

💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

EDUCAÇÃO FÍSICA

Com a professora Danielle Batista

Ah, a nossa cultura é linda, sabia? 
Fonte: Google Imagens

E tem na dança uma importante forma de expressão cultural em várias partes do Brasil. Na região Centro-Oeste do Brasil, as danças típicas do Mato Grosso representam uma tradição que faz parte da história do estado e é preservada até hoje. Os ritmos são resultados de influências de diversos povos, como os africanos, portugueses, espanhóis e indígenas. Alguns deles também carregam uma boa dose de religiosidade. Os dançarinos usam instrumentos, além de fazer som com as palmas e o sapateado. Ficou curioso para conhecer? Eu também estou. Convido você para embarcar nessa cultura linda que é a nossa, e hoje, nós vamos conhecer um pouquinho do nosso tradicional SIRIRI.

 Assista ao vídeo e veja as principais informações sobre o nosso Siriri:
 Fonte: https://youtu.be/QGg1QaAEbqg

Depois de aprender algumas informações sobre esta dança, vamos ver na prática como o Siriri acontece a partir da vivência desses dois grupos: O Flor do Atalaia e Flor Ribeirinha. Estes, tem levado o nome do Siriri pelo mundo, por isso, merece destaque nessa aula.
Vamos conhecer o Grupo Flor do Atalaia 
Fonte: https://youtu.be/La_AlXfIUdg

Agora, é a vez do Flor Ribeirinha
Fonte: https://youtu.be/DDchZuDmEH0

Show, hein? Só vem a confirmar como nossa cultura é linda.
Agora, quero que você me conte algumas informações sobre o que aprendeu sobre o Siriri. Se liga nas atividades abaixo:

1) A partir do que foi contado no primeiro vídeo, escreva aqui como são organizadas as danças do Siriri?

2) Você assistiu aos vídeos dos grupos de Siriri postado acima, certo? Muito legal. Agora quero destacar aqui o Flor Ribeirinha: pesquise sobre este grupo e me conta alguma informação interessante sobre ele.

3) Qual o nome dos principais instrumentos musicais utilizados no Siriri? Observe a imagem abaixo, pesquise os nomes e responda.

Fonte: Google Imagens

4) Desafio você a experimentar dançar o Siriri ai na sua casa. Convide alguém para te acompanhar. Veja e repita os movimentos do vídeo. Faça uma postura igual aos dançarinos do Siriri e tire uma foto. Depois, me conte qual foi a sensação de dançar o Siriri.

5) Quais os principais movimentos você visualizou em todos vídeos assistidos sobre o Siriri? 

💦👐😷💦👐😷💦👐😷💦👐😷

LÍNGUA INGLESA

Com a professora Iolanda Zunoeta

SEASON - ESTAÇÕES DO ANO


SUMMER – VERÃO
FALL/AUTUMN - OUTONO
WINTER - INVERNO
SPRING - PRIMAVERA

Vamos assistir ao vídeo, acompanhe e preste bastante atenção!

Fonte: https://youtu.be/p4O9Tk_9zFU

Agora vamos as atividades.
Observe a imagem abaixo e construa em seu caderno, de modo bem criativo, com imagens recortadas de revistas e livros velhos, os quadros que representam cada estação do ano. Em seguida escreva em inglês o nome de cada uma. (Obs. Se não tiver de onde recortar figuras, pode desenhar).


POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋


Comentários