3º Ano - Turmas/ A e B- Aula 10
Semana de 18 a 22 de maio de 2020
Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importantes expressões culturais do Estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se. É executada por dois ou mais cururueiros com viola de cocho, ganzás (kere-kechê), trovos e carreiras.
CONGO
NA AULA DESSA SEMANA, VOCÊ VAI CONHECER E SE DIVERTIR PRA VALER!
VAMOS LÁ GALERINHA!
AS
DANÇAS DE CUIABÁ
A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana,
portuguesa, espanhola, índigenas e chiquitana. É um conjunto muito rico de
combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos. Os
instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de
cocho, ganzá e mocho.
CURURU
(Fonte: Imagens Google)
Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importantes expressões culturais do Estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se. É executada por dois ou mais cururueiros com viola de cocho, ganzás (kere-kechê), trovos e carreiras.
(Fonte: Imagens Google)
Esta dança é um ato de devoção a São Benedito. No reinado do Congo os personagens representados são: o Rei, o Secretário de Guerra e o Príncipe. Já no reino adversário, Bamba, fica o Embaixador do Rei e doze pares de soldados. Os músicos ficam no reino de Bamba e utilizam: ganzá, viola caipira, cavaquinho, chocalho e bumbo.
CHORADO
(Fonte: Imagens Google)
Dança
surgida na primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela de Santíssima Trindade,
no período colonial. A dança leva esse nome, pois representa o choro dos negros
escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos impostos aos
transgressores. O ritmo da música é afro, com marcações em palmas, mesa, banco
ou tambor.
siriri
(Fonte: Imagens Google)
Dança com elementos africanos, portugueses e espanhóis. O
nome indígena é referência aos cupins com asa, que voavam num ritmo parecido
com a dança nas luminárias. A música é uma variação do cururu, só que com ritmo
bem mais rápido. Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o
adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.
(Fonte: Imagens Google)
Dança executada durante a Cavalhada em Poconé. E uma
apresentação composta apenas por homens - adultos e crianças. Tem esse nome por
executarem a dança com mascaras de arame e massa. O ritmo é instrumental com o
uso de saxofone, tuba, pistões pratos e tambores. O município de Poconé é o
único do Brasil a realizar esse espetáculo.
RASQUEADO
(Fonte: Imagens Google)
Tem origem no siriri e na polca paraguaia. O nome do ritmo é
referência ao rasqueado que as unhas fazem no instrumento de corda, uma forma
tradicional de tocar instrumentos. Na sua essência utiliza os mesmos
instrumentos que o siriri: viola de cocho, mocho, adufe e ganzá. Mas evoluiu
para o uso de violões, percussão, sanfona e rabeca.
👉Responda
as questões
Você conhece algum tipo de dança cuiabana? Se
conhece, escreva quais.
Você já dançou algum dos estilos citados no texto? Se
já dançou, escreva qual foi o estilo.
Qual dança de
Cuiabá você gostaria de aprender?
Quais são os instrumentos utilizados em cada uma das
danças cuiabanas presentes no texto?
Escreva aqui a
diferença do Siriri e do Cururu.
Escolha uma dança de
Cuiabá e faça um belo desenho dela.
CUIDE-SE. ABRAÇOS DA PROFESSORA AMANDA
💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃
UM POUCO DE INGLÊS
ASSISTA AO VÍDEO
AGORA É COM VOCÊ!
AGORA QUE VOCÊ JÁ TREINOU VENDO O VÍDEO
REPEAT
BYE OF YOR TEACHER IRENO
🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀

GÊNERO TEXTUAL:
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM
GÊNERO ATRATIVO À LEITURA E À INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
VAMOS PRIMEIRO RESPONDER
ALGUMAS PERGUNTAS
COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ LÊ?
( ) SEMPRE ( ) FREQUENTEMENTE ( ) ÀS VEZES ( )
RARAMENTE ( ) NUNCA
∙ O QUE A LEITURA SIGNIFICA PARA VOCÊ?
∙ JÁ OUVIU FALAR EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?
∙ QUAIS HISTÓRIAS VOCÊ JÁ LEU? QUAIS SÃO AS SUAS HISTÓRIAS PREFERIDAS?
∙ COMO VOCÊ IDENTIFICA UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM RELAÇÃO A OUTROS
TIPOS DE TEXTOS?
∙ VOCÊ CONHECE ALGUM PERSONAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? QUAL?
RECONHECER OS RECURSOS
UTILIZADOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
EM ALGUNS BALÕES, A HISTÓRIA
É FORMADA POR FIGURA, SÍMBOLOS OU SINAIS QUE SUBSTITUEM AS PALAVRAS AUXILIANDO
A INTERPRETAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. OBSERVE E RECORTE DOS GIBIS
DIFERENTES TIPOS DE BALÕES, COLE-OS NO SEU CADERNO INDICANDO CADA UM DELES COM
SEUS RESPECTIVOS NOMES. SE NÃO PUDER DESENHE-OS EM SEU CADERNO E
IDENTIFIQUE-OS.
VOCÊ SABIA?
AS ONOMATOPEIAS SÃO PALAVRAS QUE REPRODUZEM
SONS OU RUÍDOS.
AS METÁFORAS VISUAIS SÃO FIGURAS DE
LINGUAGEM USADA PELOS QUADRINISTAS PARA TRANSMITIR SITUAÇÕES DA HISTÓRIA SEM A
NECESSIDADE DE UTILIZAR PALAVRAS REVELANDO PENSAMENTOS OU SENTIMENTOS. EXEMPLO:
CORAÇÕES QUE SAEM DO PEITO DO PERSONAGEM DEMONSTRANDO QUE ELE ESTÁ APAIXONADO.
AS LINHAS CINÉTICAS SÃO LINHAS QUE INDICAM
OS MOVIMENTOS DAS PERSONAGENS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
DE ACORDO COM A EXPLICAÇÃO ACIMA, ASSOCIE AS ONOMATOPEIAS AO SEU
SIGNIFICADO.
(a)
BUÁÁÁÁÁ!
(
) CAMPAINHA
(b)
CHOMP –
CHOMP (
) CHORO
(c)
SMACK (
) COMER
(d)
TOC!
TOC! (
) BEIJO
(e) DING DONG (
) BATENDO NA PORTA
AQUI
NO BRASIL, OS PERSONAGENS MAIS CONHECIDOS SÃO OS CRIADOS PELOS ESTÚDIOS
MAURÍCIO DE SOUSA.
AGORA VAMOS
ESCREVER OS NOMES DOS PERSONAGENS, SEPARANDO AS SÍLABAS.
SÍLABA
É CADA PEDACINHO DA PALAVRA, CADA SOM.
POR EXEMPLO: MÔNICA - TEM TRÊS
SONS: "MÔ" - "NI" - "CA".
ENTÃO A PALAVRA
MÔNICA TEM TRÊS SÍLABAS E SEPARAMOS ASSIM: MÔ - NI - CA.
AGORA TENTE VOCÊ.
ESCREVA OS NOMES SEPARANDO AS SÍLABAS:



AGORA,
ESCOLHA O NOME DE 6 OUTROS PERSONAGENS QUE VOCÊ GOSTA (PODE SER PERSONAGEM DE
GIBI, JOGO, FILME OU DESENHO ANIMADO). ESCREVA ABAIXO E SEPARE AS SÍLABAS:
_____________________________________ ____________________________________
_____________________________________ ____________________________________
_____________________________________ ____________________________________
OBSERVE OS QUADRINHOS E
RESPONDA AS QUESTÕES DA PÁGINA A SEGUIR:
EM QUÊ LOCAL SE PASSA A HISTÓRIA?
NO PRIMEIRO QUADRINHO, A
EXPRESSÃO DO CASCÃO INDICA QUE ELE SENTE QUAL TIPO DE SENTIMENTO?
CEBOLINHA TENTA DESCOBRIR QUAL O
MOTIVO DO MEDO DO CASCÃO E NO ÚLTIMO QUADRINHO AS MENINAS EXPLICAM. POR QUAL
MOTIVO CASCÃO ESTAVA COM MEDO? POR QUÊ?
AGORA VOCÊ VAI ESCOLHER QUAL
HISTÓRIA QUER CONTAR.
MATEMÁTICA
FIGURAS
GEOMÉTRICAS. SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
SABEMOS QUE EXISTEM
OBJETOS DO COTIDIANO QUE SE RELACIONAM COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
QUAIS SÃO ESSES
OBJETOS VOCÊ CONSEGUE LEMBRAR?
Parque na
cidade(2010), de Agnaldo. Óleo sobre tela.
O QUE MAIS CHAMA SUA ATENÇÃO NESTA PINTURA?
QUAIS CONSTRUÇÕES FORAM DESENHADAS COM LINHA
RETAS?
E QUAIS FORAM DESENHADAS COM LINHAS CURVAS?
AGORA OBSERVE A VARIEDADE DAS FORMAS DESTES
PRÉDIOS.
VOCÊ IDENTIFICA ALGUMA FORMA CONHECIDA NESTAS
IMAGENS?
A BOLA, OS DADOS, O CHAPÉU DE ANIVERSÁRIO, O
FUNIL, O CILINDRO E O EXTINTOR SÃO OBJETOS QUE APRESENTAM FORMAS SEMELHANTES A
ALGUNS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
A BOLA SE ASSEMELHA A
UMA ESFERA.
A ESFERA POSSUI COMO CARACTERÍSTICA O FORMATO REDONDO.
O DADO É SEMELHANTE AO CUBO.
OBSERVE QUE O CUBO É FORMADO POR 6 FACES QUADRADAS.
A ÚNICA BASE DE UM CONE POSSUI O FORMATO CIRCULAR.
O CILINDRO POSSUI AS DUAS BASES COM FORMATO CIRCULAR E SUA LATERAL TEM O FORMATO NÃO PLANO.
OBSERVE AS VÁRIAS FORMAS GEOMÉTRICAS EXISTENTES NA RUA, NA SUA CASA E NA ESCOLA. TENTE RELACIONAR AS FIGURAS ENCONTRADAS COM AS QUE VOCÊ APRENDEU.
LIGUE AS FIGURAS COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM
QUAIS SE ASSEMELHAM.
VAMOS PEGAR AS
EMBALAGEM DE PERFUME, PASTA DE DENTE, REMÉDIO, LEITE, LEITE CONDENSADO,
SABONETE ETC…
FAÇAM
UM DESENHO EM UMA FOLHA DE SULFITE OU NO
CADERNO DE COMO FICARIA SUA EMBALAGEM PLANIFICADA. AGORA VOCÊ IRÁ DESMONTAR ESSAS EMBALAGENS E
RECORTAS AS ABA.
OBSERVE
AS FIGURAS E RESPONDA SE É POSSÍVEL MONTAR UMA PIRÂMIDE UTILIZANDO-AS.
UTILIZANDO
CARTOLINA, PAPEL CARTÃO OU PAPELÃO MONTE COM DUREX OU FITA CREPE A PIRÂMIDE
PARA VERIFICAR SE ESTÁ CORRETO OU NÃO.
SÓLIDOS
SÃO FORMADOS PELA UNIÃO DAS FIGURAS PLANAS.
A
TAMPA DA LATA DE MASSA DE TOMATE É CIRCULAR. E A TAMPA DA CAIXA DA PASTA DE
DENTE LEMBRA QUE FIGURA PLANA?
SERÁ
QUE É POSSÍVEL PLANIFICAR A BOLA?
DOS
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS QUAIS ROLAM? QUAIS NÃO ROLAM?
POR
QUE ALGUNS NÃO ROLAM?
VOCÊS
PERCEBERAM QUE TODOS OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO FORMADOS PELA UNIÃO DAS FIGURAS
PLANAS?
PORÉM ALGUNS TÊM TODAS AS FACES PLANAS E OUTROS TÊM SUPERFÍCIES ARREDONDADAS QUE SÃO OS CORPOS REDONDOS COMO POR EXEMPLO: O CONE, O CILINDRO, ETC...
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES DO
NOSSO LIVRO DE MATEMÁTICA NAS PÁGINAS 126, 127, 132.
CIÊNCIAS
AS ETAPAS DA VIDA
“O CICLO DE VIDA DOS
SERES VIVOS”
O REI LEÃO CICLO SEM FIM
“Você conhece esse filme?”
“Qual é
a história contada pelo filme?”
“Do que se trata este pequeno trecho do filme?”
O que vocês acham da música que vocês acabaram
de escutar no vídeo de youtube? chama-se ‘ciclo sem fim’, por que será que ela
tem esse nome?
TODOS OS SERES VIVOS POSSUEM CICLO DE VIDA, COMPOSTO DE ETAPAS COMO: NASCIMENTO, CRESCIMENTO, REPRODUÇÃO,
ENVELHECIMENTO E MORTE.
A REPRODUÇÃO É A ETAPA ONDE OS DESCENDENTES SÃO PRODUZIDOS E, ASSIM COMO OS SEUS
PAIS, PASSARÃO PELO CICLO DA VIDA. VOCÊ CONHECERÁ MAIS A FUNDO ALGUNS PROCESSOS
QUE OCORREM NO CICLO DE VIDA DE DETERMINADOS ANIMAIS.
●
“VOCÊ CONHECE O AEDES?”
●
VOCÊ JÁ
OUVIU FALAR ALGO SOBRE ESSE MOSQUITO?
●
O QUE SABE SOBRE ELE?”
ESTE INSETO É
AGENTE TRANSMISSOR DE VÍRUS CAUSADORES DE DOENÇAS COMO A DENGUE, ZIKA, FEBRE
CHIKUNGUYA E FEBRE AMARELA.
CICLO DE VIDA DESTE ANIMAL:
“OS MOSQUITOS FÊMEA E MACHO ACASALAM, A FÊMEA
DEPOSITA OS OVOS EM UM LUGAR COM ÁGUA PARADA. APÓS ALGUNS DIAS, OS OVOS ECLODEM
(ABREM) E DELES NÃO SAEM MOSQUITOS E SIM PEQUENAS LARVAS, QUE NÃO SE PARECEM
COM OS PAIS. AS LARVAS PERMANECEM NA ÁGUA E DEPOIS SE TRANSFORMAM EM UM ANIMAL
CHAMADO PUPA. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, AS PUPAS SE TRANSFORMAM EM MOSQUITOS
ADULTOS”.
Para saber mais
sobre o MOSQUITO acesse: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas
AGORA VAMOS TIRAR AS DÚVIDAS DE NINA E
JÚLIA FAZENDO UMA PESQUISA EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS E INTERNET SOBRE O
CICLO DE VIDA DO SAPO E DA BORBOLETA. UMA DICA NO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS
(LIGAMUNDO) NA PÁGINA 26 ESTÁ AS ETAPAS DE TRANSFORMAÇÃO DOS SAPOS.
Com o auxílio da internet,
confira as informações sobre o conteúdo disponíveis nos endereços:https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/metamorfose/481889
HISTÓRIA
PROFISSÕES, CATADORES
DE LIXO E RECICLAGEM
VEJA A IMAGEM ACIMA E RESPONDA
A PERGUNTA.
JÁ OUVIRAM FALAR EM COLETA SELETIVA?
VAMOS CONHECER MAIS SOBRE OS RECICLADORES
O SITE DA PREFEITURA DE CUIABÁ TEM A LISTA DAS
COOPERATIVAS DE RECICLAGEM DE CUIABÁ:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/Recicladores_Cooperativas_novo.pdf
http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/Recicladores_Cooperativas_novo.pdf
Vídeo. Projeto a Arte de Reciclar: entrevista com
catadora de material reciclável.
Lixo Extraordinário Documentário. Lucy
Walker.
ASSITA O FILME WALL-E
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=l2g0woQZLbo&list=PLJ8Xabm21VP_lY8mYdv8NxykxZdrKd0ko&index=475
CONSUMO, LIXO E MEIO AMBIENTE
TRATA DE UM FILME RELACIONADO A RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE.
ANIMAÇÃO, EUA, 2008, 97 MIN., COR. DIREÇÃO: ANDREW
STANTON.
SINÓPSE DO FILME
APÓS ENTULHAR A TERRA DE LIXO E POLUIR A ATMOSFERA COM GASES TÓXICOS, A HUMANIDADE DEIXOU O PLANETA E PASSOU A VIVER EM UMA GIGANTESCA NAVE. O PLANO ERA QUE O RETIRO DURASSE ALGUNS POUCOS ANOS, COM ROBÔS SENDO DEIXADOS PARA LIMPAR O PLANETA. WALL-E É O ÚLTIMO DESTES ROBÔS, QUE SE MANTÉM EM FUNCIONAMENTO GRAÇAS AO AUTOCONSERTO DE SUAS PEÇAS. SUA VIDA CONSISTE EM COMPACTAR O LIXO EXISTENTE NO PLANETA, QUE FORMA TORRES MAIORES QUE ARRANHA-CÉUS, E COLECIONAR OBJETOS CURIOSOS QUE ENCONTRA AO REALIZAR SEU TRABALHO. ATÉ QUE UM DIA SURGE REPENTINAMENTE UMA NAVE, QUE TRAZ UM NOVO E MODERNO ROBÔ: EVA.
NESTE TRECHO, WALL-E EXECUTA SUAS TAREFAS DIÁRIAS DE COMPACTAR E EMPILHAR O LIXO. ELE PERCORRE AS RUAS DA CIDADE ABANDONADA COM PILHAS E MAIS PILHAS DE LIXO. AINDA RESTAM ALGUNS INFORMES E CARTAZES DE PUBLICIDADE QUE INCENTIVAM O CONSUMO.
CRIE
A SUA HISTORINHA E NÃO ESQUEÇA DE MOSTRAR O LUGAR ONDE OS RECICLADORES
TRABALHAM, COM QUE TRABALHAM E QUAL A IMPORTÂNCIA DELES.
MEMÓRIA TRABALHO E LAZER
VAMOS RESPONDER A PERGUNTA ACIMA.
COMO ELES PODEM AFIRMAR QUE AS FORMAS DE TRABALHO E DE
LAZER NÃO SÃO IGUAIS PARA TODOS?
VAMOS FAZER UMA
ATIVIDADE? VOCÊ DEVERÁ RESPONDER AS PERGUNTAS QUE ESTÃO NA TABELA ABAIXO E PARA
ISSO USARÁ AS ENTREVISTAS COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS SOBRE A PROFISSÃO
DELES.
INVESTIGAÇÕES
|
DESCOBERTAS
|
Qual
a forma de trabalho o entrevistado pratica?
|
|
Qual
a forma de lazer preferida do entrevistado?
|
|
Quais
a diferenças entre o trabalho e o lazer do entrevistado? Na sua opinião, por
que existem essas diferenças?
|
GEOGRAFIA
RECURSOS MINERAIS
O QUE VOCÊ IMAGINA QUE SEJA RECURSOS
MINERAIS? PARA QUE SERÁ QUE OS USAMOS?
A RESPOSTA NO CADERNO
OS RECURSOS MINERAIS DETÊM A CAPACIDADE DE ALAVANCAR A ECONOMIA DE UMA REGIÃO,
GERANDO OPORTUNIDADES DE EMPREGO, RENDA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO. DIVERSOS MINERAIS TÊM IMPORTÂNCIA POR
CONSTITUÍREM A BASE DO PROCESSO PRODUTIVO.
POR EXEMPLO: O CALCÁRIO É A MATÉRIA-PRIMA BÁSICA PARA A INDÚSTRIA DO
CIMENTO E DE CORRETIVO DE SOLOS PARA A AGRICULTURA; AS ARGILAS ESPECIAIS SÃO A
BASE DAS INDÚSTRIAS DA CERÂMICA BRANCA, SANITÁRIA, REFRATÁRIA E DE ISOLANTES
ELÉTRICOS; O PETRÓLEO, GÁS, CARVÃO,
FOLHELHO PIROBETUMINOSO (XISTO) E TURFA SÃO GERADORES DE ENERGIA E INSUMOS PARA
A INDÚSTRIA QUÍMICA..
MINÉRIO: MINERAL OU ASSOCIAÇÃO DE MINERAIS QUE PODEM, EM
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, SER TRABALHADOS INDUSTRIALMENTE PARA A EXTRAÇÃO DE UM OU
MAIS METAIS. POR FALTA DE DESIGNAÇÃO ADEQUADA, É EXTENSIVO TAMBÉM AOS MINERAIS
NÃO-METÁLICOS. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf.
O que podemos observar nessas imagens?
Qual é a diferença entre elas?
Existe alguma relação entre elas?
É uma exploração mineral?
O QUE OS HOMENS PODEM FAZER COM OS MINERAIS
QUE RETIRA DA NATUREZA?
QUAIS PRODUTOS ELES ORIGINAM?
●
PARA QUE
PODEM SER USADOS OS RECURSOS MINERAIS?
MINERAÇÃO
É O ATO DE EXTRAIR DA NATUREZA SUBSTÂNCIAS
MINERAIS COMO FERRO, MANGANÊS, BAUXITA, COBRE, OURO,
ENTRE OUTROS. A PARTIR DA EXTRAÇÃO
OS MINÉRIOS SÃO VENDIDOS PARA ÀS INDÚSTRIAS QUE OS APROVEITAM PARA PRODUZIREM
ALGUNS PRODUTOS QUE VEMOS NO NOSSO DIA A DIA. POR EXEMPLO, NA SUA CASA ALGUNS OBJETOS FEITO DE FERRO?
ENTÃO, ATÉ CHEGAR NA CASA ESTE OBJETO PASSOU
POR VÁRIAS ETAPAS E A PRIMEIRA DELAS FOI A EXTRAÇÃO DA NATUREZA, QUE CHAMAMOS
DE MINERAÇÃO. HOJE NO BRASIL O FERRO É MUITO UTILIZADO PARA CONSTRUÇÃO
DE INÚMERO OBJETOS, É VERDADE? SERIA POSSÍVEL UM GRUPO DE 100 PESSOAS
COM UMA PÁ CAVAR O SOLO E RETIRAR TODO FERRO NECESSÁRIO PARA AS INDÚSTRIAS? POR
ISSO EXISTEM ÀS MINERADORAS, QUE SE RESPONSABILIZAM POR TODO ESSE TRABALHO. NO
BRASIL TEMOS MUITAS DELAS, MAS DUAS ESTÃO APARECENDO NA MÍDIA COM MAIS
FREQUÊNCIA, VOCÊS SABEM QUAIS SÃO?
A VALE DO RIO DOCE E A SAMARCO.
Para você saber mais:https://www.youtube.com/watch?v=CEsk7YfpJis&t=25s
O QUE VOCÊ TEM A VER
COM ESSE DESASTRE?
AGORA
VAMOS PROCURAR O CONCEITO EM LIVROS, DICIONÁRIO E INTERNET SOBRE RECURSO NATURAL, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O QUE VOCÊ PODERIA FAZER PARA EVITAR DESASTRES COMO ESSES?
Comentários
Postar um comentário