6º ANO/Turmas A e B - AULA 13

Semana de 18 a 22 de Maio de 2020

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Com a professora Luciana Frateschi



Seja bem-vindo à Escola da Inteligência!


Fala, galera!
Tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam seguros em suas casas, perto das pessoas que são importantes para vocês, exercitando, mais do que nunca, o autocuidado e a empatia. Que loucura tudo isso que está acontecendo, não é mesmo?


Atividades do Livro da Escola da Inteligencia 

AULA 1- BATE-PAPO

Prezado estudante, que tal uma aula para falarmos sobre você o seu mundo e as características dos seus colegas que mais aprecia e mais desgosta!? 
1) No livro, páginas 14 e 15 você irá anotar as características que a primeira vista tem das fotos de Débora, Adriano, Alice, Marcos. 
2) Ao julgar uma pessoa a partir da primeira impressão podemos cometer equívocos Às vezes nosso primeiro julgamento está correto; outras vezes podemos estar enganados.
3) É importante ter consciência que momentos antes do nosso encontro, algo aconteceu à pessoa que estamos acabando de conhecer que a levou a um comportamento ríspido conosco. Analise como você se sente e fica quando uma pessoa teve um comportamento ríspido com você. 
4) Acontece que o que essa pessoa fez ou falou só diz respeito a ela e não nos pertence. Eu não preciso absorver aquilo e nem pensar que ela é ruim por causa daquele momento. Então, posso perceber que a primeira impressão não define a pessoa e não precisa definir toda a minha história futura com ela. Aprender a não ficar preso a impressões iniciais é um passo importante no aprendizado de relações sadias! Agora analise as pessoas que você já conheceu e que teve uma impressão inicial negativa e que depois pensando bem achou aquela pessoa legal! 
5) A escola da Inteligencia entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também!
6) Na pagina 16 você é chamado a pensar sobre as características impressões iniciais das pessoas das fotos. Quais delas foram assertivas e quais foram equivocadas?
7) Faça um desenho de si para compor uma fotografia das suas emoções. Pro exemplo, sou uma garota ou garoto espevitada (o), nerd, nervosa (o) palhaça (o). Procure fazer um desenho bem bacana de si e pode compor os elementos desta representação gráfica com os objetos que mais gosta, ou as vestimentas que mais gosta. Use a sua imaginação e mantenha o foco na aventura de conhecimento sobre si!
Bom Trabalho!!!! 

MATEMÁTICA



APRECIADO ALUNO, SEJA BEM-VINDO A MAIS UMA ETAPA DE APRENDIZAGENS, DESCOBERTAS E NOVOS SABERES!!!

ESTA SEMANA APRENDEREMOS A USAR UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA, QUE VAI NOS AUXILIAR MUITO EM CÁLCULOS FUTUROS, E SERÁ TAMBÉM O ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DE VINDOURAS APRENDIZAGENS. É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA, QUE O QUE APRENDEREMOS HOJE SERÁ APENAS O INÍCIO, E EM OUTRA OCASIÃO COM BASTANTE CALMA, ESTUDAREMOS DE MODO APROFUNDADO ESSA TÃO IMPORTANTE OPERAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS PROPRIEDADES!

TODOS NÓS ESTAMOS VENDO O GRANDE AUMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS INFECTADAS PELO NOVO CORONAVÍRUS, TODOS OS DIAS AO LIGARMOS  A TELEVISÃO E COLOCARMOS NOS NOTICIÁRIOS, NOS DEPARAMOS COM UM GRÁFICO COMO O DA FOTO ABAIXO:


Nesse momento, você talvez se pergunte: “mas o que esse gráfico que mostra o número de mortos no Brasil por COVID-19, tem a ver com a operação matemática que vou aprender?” Se você pensou isso, parabéns! Precisamos sempre ser críticos em nossas aprendizagens, e essa pergunta acima, é o início de nosso diálogo. Gráficos como os da foto acima, estão todo o tempo em jornais televisivos, em jornais e revistas, mas como entendê-los? Como fazer uma leitura matemática destes gráficos e aplicá-los em nossa realidade social? Antes de falarmos sobre estas questões, vejamos o que é a operação POTENCIAÇÃO

POTENCIAÇÃO

Pense e responda às questões no caderno.

1) Quantos quadradinhos há em cada figura?
IMPORTANTE: USE A MULTIPLICAÇÃO PARA CALCULAR.
a)









b)
 


























c)



















































Observe as multiplicações que você fez nos exercícios anteriores. O que você pode notar em relação aos fatores de cada multiplicação?

Lembrando o que é um fator; 
Ex: 3 x 5 = 15
3 → FATOR
5 → FATOR
15 → PRODUTO
PORTANTO 3 E 5 SÃO FATORES!

AGORA RESPONDA A PERGUNTA NÚMERO 02!

2) CONSIDERE AS SITUAÇÕES A SEGUIR:
COMO REPRESENTAR MATEMATICAMENTE O NÚMERO DE CASAS DE UM TABULEIRO DE XADREZ?
SÃO 8 LINHAS E 8 COLUNAS DE CASAS
PARA REPRESENTAR O NÚMERO TOTAL DE CASA, FAZEMOS:

          8 X 8
↓ ↓
                             DOIS FATORES 


EM MATEMÁTICA, EXISTE OUTRA FORMA DE REPRESENTAR MULTIPLICAÇÕES EM QUE TODOS OS FATORES SÃO IGUAIS. POR EXEMPLO, NA SITUAÇÃO VISTA ANTERIORMENTE (8 X 8), A MULTIPLICAÇÃO TAMBÉM PODE SER INDICADA
2
ASSIM: 8

                                2
ENTÃO:  8 X 8 = 8

PARA SABER QUANTAS CASAS HÁ NO TABULEIRO DE XADREZ, CALCULAMOS:


  • PERCEBA, QUE A QUANTIDADE DE FATORES DETERMINA O EXPOENTE.
                 2
  • O 8 É A INDICAÇÃO DE UMA NOVA OPERAÇÃO, CHAMADA POTENCIAÇÃO.

  • O 8, QUE SE REPETE COMO FATOR, É CHAMADO BASE.

  • O 2, QUE INDICA A QUANTIDADE DE VEZES QUE O MESMO FATOR SE REPETE, É CHAMADO DE EXPOENTE.

  • O 64, RESULTADO DA OPERAÇÃO, É CHAMADO POTÊNCIA.
VEJA OUTRO EXEMPLO:


3
  • O 2 INDICA A OPERAÇÃO DE POTENCIAÇÃO.

  • O 2, FATOR QUE SE REPETE, É A BASE.

  • O 3, QUE INDICA A QUANTIDADE DE VEZES QUE O FATOR SE REPETE, É CHAMADO EXPOENTE.

  • O 8, RESULTADO DA OPERAÇÃO, É CHAMADO POTÊNCIA.

  • PERCEBA MAIS UMA VEZ, EM POTENCIAÇÃO, SEMPRE O NÚMERO OU QUANTIDADE DE FATORES, OU SEJA, A QUANTIDADE DE NÚMEROS IGUAIS QUE ESTÃO SENDO MULTIPLICADOS, VAI DETERMINAR QUAL NÚMERO SERÁ O EXPOENTE DA BASE!

  • QUANTIDADE DE FATORES = NÚMERO QUE SERÁ O EXPOENTE

PARA MAIOR ENTENDIMENTO ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR



VÍDEO 01 - Aprendendo Potenciação: Base, Expoente e Cálculo da Potência


ATIVIDADES

  1. CALCULE O RESULTADO DAS POTENCIAÇÕES ABAIXO:

  1. REGISTRE A EXPRESSÃO “UM PRODUTO DE QUATRO NÚMEROS IGUAIS A CINCO” DAS DUAS MANEIRAS DIFERENTES QUE VOCÊ APRENDEU. QUAIS SÃO ESSAS MANEIRAS?



CURIOSIDADE

Sabia que na matemática existe uma função chamada exponencial? O nome vem do termo que você aprendeu hoje, isso mesmo, do expoente. Essa função é muito usada por cientistas, médicos e outros pesquisadores, e nesse momento em que vivemos no Brasil e no mundo, a função exponencial tem ajudado pesquisadores a calcular quantas pessoas foram infectadas pelo COVID-19, e infelizmente quantas pessoas também morreram por causa do Coronavírus, lembra do gráfico que vimos no começo da aula? Aquele gráfico se comporta de maneira exponencial. Mas bem, o que significa tudo isso?

VEJA UM EXEMPLO:
  
    2
2  = 4

    3
2  = 8

    4
2  = 16

    5
2  = 32



CONCORDA QUE O RESULTADO CRESCE RAPIDAMENTE? E QUE DEPENDENDO DO NÚMERO QUE EU COLOCO NO EXPOENTE, NO NÚMERO PEQUENO EM CIMA, O VALOR DA MINHA OPERAÇÃO AUMENTA BASTANTE? QUER VER MAIS UM EXEMPLO?
                      
                     10
         2   = 1024



VIU SÓ? É SÓ COLOCAR UM NÚMERO MAIOR NO EXPOENTE QUE O RESULTADO DA OPERAÇÃO VAI LÁ PRA CIMA, MESMO QUE O NÚMERO DA MINHA BASE SEJA UM NÚMERO PEQUENO, COMO É O NOSSO EXEMPLO ACIMA. 

É O QUE VEM ACONTECENDO COM O CORONAVÍRUS, EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, AUMENTA MUITO O NÚMERO DE PESSOAS INFECTADAS E INFELIZMENTE 
O NÚMEROS DE MORTOS TAMBÉM! 




POR ISSO NOSSO CARO ALUNO, ACATE AS ORIENTAÇÕES QUE RECEBEMOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, QUE SÃO ELAS:

  • LAVE SEMPRE AS MÃOS COM SABÃO.
  • USE O ÁLCOOL EM GEL.
  • SE SAIR DE CASA, USE MÁSCARA
  • FIQUE SEMPRE EM CASA
  • EVITE FICAR PERTO DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO SÃO SUA FAMÍLIA.

QUE BOM QUE CHEGOU ATÉ AQUI! ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA AULA! SE CUIDE E BONS ESTUDOS!!

HISTÓRIA

Olá estudantes, 



Na aula anterior vocês aprenderam que a Pré-História se inicia com o aparecimento do homem na terra e se estende até cerca de 4.000 a.C., logo após esse período inicia-se a História que é conhecida mediante uma documentação escrita sendo ela divida em quatro partes, seguindo a ordem cronológica como observa abaixo:

IDADE ANTIGA ┃  IDADE MÉDIA  ┃ IDADE MODERNA  ┃ IDADE CONTEMPORÂNEA

1) Observe a linha do tempo histórico e anote em seu caderno as anotações de cada período.

2) Na visão europeia a história do Brasil só começaria na idade: _________________. Por quê?

3) Se você tivesse que ensinar para um amigo estrangeiro a história do seu país e você possuísse apenas essa linha do tempo em suas mãos, ela ajudaria seu amigo saber que existiu uma história do Brasil antes da chegada dos Portugueses? Explique. 

Leia os trechos abaixo:

“Periodizar a História é dividi-la em épocas, períodos ou idades. Por ser sempre uma questão de interpretação, a periodização da história apresenta vários critérios: ou são de ordem política, como a divisão da História do Brasil, ou baseados em grande marcos ou eventos, a exemplo da divisão clássica em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa periodização, porém, só se refere à História do mundo ocidental. Além de não ser possível uma periodização estritamente científica, ela será sempre condicionada pela situação em que se encontra o historiador.” 

4) No texto que acabou de ler o que significa periodizar a História?

5) Cite os critérios presentes no texto sobre periodização da história.

“Nos estudos de História, convencionou-se chamar de século um período de 100 anos. Para essa marcação de tempo, costuma-se usar os algarismos romanos. Assim, o século I vai do ano 1 até o ano 100. O século II vai do ano 101 até o ano 200 e assim por diante. Hoje, vivemos no século XXI. Esse século começou no dia 1o de janeiro de 2001 e vai terminar no dia 31 de dezembro de 2100. Esse tempo, que marcamos por meio dos relógios e dos calendários e dividimos em horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios (períodos de 1 000 anos) etc. é chamado de tempo cronológico. 
“FONTE: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Págs. 17 – 18

6) Quando começou e terminará o século XXI?

7) Como marcamos esse tempo?

8) Qual é o nome desse tempo?

9) Que tal criar agora uma linha do tempo com os acontecimentos mais significativos de sua vida? Converse com seus familiares e recolha informações sobre os primeiros anos de sua vida. Junte essas informações com suas lembranças
a) Organize os eventos e suas respectivas datas em uma linha do tempo. 
b) Observe o modelo abaixo, utilize uma folha de seu caderno e ilustre sua linha com desenhos e frases relacionados aos momentos selecionados. Use sua criatividade!
Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar para nós no grupo ou privado (WhatsApp).

Até a próxima aula!


GEOGRAFIA


Olá estudantes,
Estudamos na aula anterior sobre as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. Agora iremos aprender sobre a importância dos mapas e a observar nas imagens.
Os mapas estão por toda parte: na televisão, nos jornais, na internet e nos livros. Os mapas representam diferentes lugares do mundo, sendo importantes fontes de informação. Existem diversos tipos de mapa, elaborados com variadas técnicas. Você aprenderá mais sobre eles no decorrer deste livro, mas aqui vamos observar um tipo de mapa que pode ser feito por qualquer pessoa: o mapa mental. 
Mapas mentais são representações, imagens que as pessoas têm dos lugares, conhecidos ou não. Podemos representá-los por meio de desenhos, com base em nossa vivência, imaginação ou pesquisas. Observe as imagens abaixo:
Fonte: PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais.— 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Págs. 24-28.

Atividades:

1) Que lugar está representado no mapa 1? Que elementos estão representados no mapa e como estão distribuídos?
2) Que lugar está representado no mapa 2? Que elementos estão representados no mapa e como estão distribuídos
3) Em uma folha de seu caderno, você vai elaborar um mapa mental do trajeto de sua casa até a escola, destacando os elementos da paisagem que chamam a sua atenção. Antes de fazer o mapa, elabore uma lista dos elementos que você irá representar. Para ajudá-lo nesta tarefa, pense que uma pessoa que mora em outro lugar deve olhar o mapa feito por você e identificar os elementos que compõem a paisagem e como estão organizados.


4) Que lugares estão retratados nas fotografias? Se você estivesse em um deles, como faria para indicar sua localização a alguém ou encontrar um caminho a seguir?


5) Agora observe o mapa que mostra os continentes e os oceanos do planeta Terra. Como você indicaria a localização desses lugares?

Espero que tenha gostado da aula. Ao terminar enviar uma foto para nós no grupo ou privado (WhatsApp).
Até a próxima aula! 

LÍNGUA PORTUGUESA




VOCÊ SABE O QUE SÃO SINÔNIMOS?
Sinônimas são palavras que possuem significado idêntico ou semelhante a outras. Embora sejam escritas de forma totalmente diferente, possuem exatamente o mesmo sentido.


Tipos de sinônimos
Com base na aproximação de significado semântico das palavras sinônimas, elas podem ser classificadas de duas formas:

SINÔNIMOS PERFEITOS: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: 
  • Após e depois;
  • Morrer e falecer;
  • Abecedário e alfabeto;
  • Vocabulário e léxico;
  • Casamento e matrimônio.

SINÔNIMOS IMPERFEITOS: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo:
  • Município e cidade;
  • Ouvir e escutar;
  • Paixão e amor;
  • Riacho e córrego.

Exemplos de Sinônimos:
Adversário e antagonista
Bruxa e feiticeira
Encontrar e achar
Percurso e trajeto
Adversidade e problema
Calmo e tranquilo
Enxergar e ver
Perguntar e questionar
Alegria e felicidade
Carinho e afeto
Extinguir e abolir
Saboroso e delicioso
Alfabeto e abecedário
Carro e automóvel
Gostar e estimar
Transformação e metamorfose
Ancião e idoso
Cão e cachorro
Importante e relevante
Idioma e língua
Apresentar e expor
Casa e lar
Longe e distante
Morrer e falecer
Belo e bonito
Contraveneno e antídoto
Moral e ética
Continuar e prosseguir
Brado e grito
Diálogo e colóquio
Oposição e antítese
Léxico e vocabulario

Para compreender melhor este assunto, assista ao vídeo desta aula: 
Dedo apontando para baixo | Ícone Gratis

ATIVIDADES
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp). 
Leia com atenção a conversa entre uma professora e duas alunas: 

- Quem gostou do conto que acabamos de ler? - perguntou a professora 

- Eu achei a história engraçada - respondeu Bia. 

- Eu achei a história divertida - comentou Larissa. 

1 - Agora, responda: 
a) Bia e Larissa tiveram opiniões diferentes sobre a história? 
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as. 

2 - Reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque por um sinônimo. 
a) Tânia me auxiliou na pesquisa. 
b) Verônica é muito carinhosa com seus filhos. 
c) O cabelo de Mariana está comprido. 
d) No início do ano, Marcelo se tornou meu amigo. 
e) O gato saltou o muro. 

Surpresa para Laura 

Laura tem oito anos e gosta muito da escola onde estuda. Um dia, ao chegar em casa, seus pais disseram que ela teria de mudar para uma escola mais próxima de sua casa. Espantada com a notícia, a garota correu para seu quarto e lá permaneceu trancada por algum tempo. 
Depois de pensar melhor, Laura ficou mais tranquila e compreendeu que essa alteração poderia ser interessante, pois além de não precisar mais tomar o ônibus, teria a chance de fazer novos amigos e conhecer outros professores. 

3 - Agora, faça uma lista com as palavras destacadas no texto. Em seguida, escreva um sinônimo para cada uma. 

4 - Selecione o sinônimo de roubar. 
a) devolver 
b) entregar 
c) furtar 

5 - Selecione o sinônimo de carecer 
a) comprar 
b) precisar 
c) faltar 

6 - Identifique o sinônimo de cárcere 
a) subterrâneo 
b) castelo 
c) prisão

7 – Complete a cruzadinha abaixo com os sinônimos das palavras:

https://i0.wp.com/onlinecursosgratuitos.sfo2.digitaloceanspaces.com/2019/11/atividades-sinonimos-10.jpg?ssl=1
 
Bons estudos!!!

CIÊNCIAS


Olá alunos, 

Na aula de hoje vamos falar sobre as rochas, mas, antes responda as seguintes perguntas:

1) Como é o seu caminho para escola? (Relembre o caminho entre a escola e onde você mora, preste atenção nos materiais que lembrar e depois anote no caderno quais materiais conseguiu lembrar). 

2) Em alguma parte do caminho o chão é “natural”? Há partes nas quais você ver diretamente o solo de terra?

Nós vivemos sobre a superfície terrestre e, na maior parte do tempo, pisamos em chão artificial, de piso, concreto, asfalto ou pedras, ou seja, feito pela mão humana. Algumas vezes, pisamos diretamente no solo ou sobre folhas que o cobrem, e nesse momento podemos perceber as rochas e vários outros elementos naturais que estão no solo.

Observe as imagens abaixo:

         Solo arenoso em uma praia.                        Solo argiloso usado para construção. 




  1. O que faz com que os solos dessas imagens sejam diferentes?
  2. Por que existem solos diferentes nas diversas partes do planeta Terra?
  1. Leia os tópicos abaixo e responda as questões.
O SOLO
  • Atua como substrato para produção de alimentos e para obras civis. 
  • É matéria-prima para artesanatos, utensílios e construções.
  • É o habitat natural de macro e microrganismos.
  • É responsável pela filtragem, armazenamento e transformação de água, nutrientes e poluentes.
A maioria dos solos origina-se de rochas, que são classificadas em três tipos: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. 

  • Rochas magmáticas são formadas a partir da cristalização do magma. Os minerais exultantes do resfriamento do magma podem ter diferentes texturas devido ao tempo de formação e apresentam colorações claras (quartzo, feldspato) ou escuras (biotita, piroxênio).
  • As rochas metamórficas surgem de rochas pré-existentes quando estas são submetidas a condições mais elevadas de pressão e temperatura, a ação de fluidos e do tempo. Nesse processo os minerais originais transformam-se em outros, de diferentes texturas. Representam esse tipo de rocha a ardósia, o mármore, o xisto e o gnaisse (IDEN).
  • As rochas sedimentares são formadas por sedimentos resultantes da desintegração das rochas da superfície terrestre. As alterações nessas rochas são provocadas pela água, pelos seres vivos, por variações de temperatura e pela ação dos gases da atmosfera, num processo denominado intemperismo. A maioria das paisagens do nosso planeta é formada por rochas sedimentares, cujos sedimentos são constituintes dos solos. São exemplos desse tipo de rocha: cascalho, areia, argila, silte, arenito, carvão mineral, hidrocarbonetos, gesso, calcário, estalactites(IBIDEN).
6) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 01
(1) Formação das Rochas Ígneas/Magmáticas
(2) Formação das rochas sedimentares
(3) Formação das rochas metamórficas

Coluna 02
I. ( ) É intermediado pelo derretimento das rochas
II. ( ) Ocorre a partir da transformação de outras rochas sem decomposição das mesmas
III. ( ) É fruto da ação do intemperismo
IV. ( ) Ocorre em função da ação do metamorfismo
V ( ) É resultado da ação dos agentes externos ou exógenos
VI ( ) São exemplos desse tipo de rocha: cascalho, areia, argila, silte, arenito, carvão mineral, hidrocarbonetos, gesso, calcário.
VII ( )Representam esse tipo de rocha a ardósia, o mármore, o xisto e o gnaisse.
VIII ( ) diferentes texturas devido ao tempo de formação e apresentam colorações claras (quartzo, feldspato) ou escuras (biotita, piroxênio).
IX ( ) É submetida a condição mais elevada de pressão e temperatura, a ação de fluidos e do tempo.
X ( ) As alterações nessas rochas são provocadas pela água, pelos seres vivos, por variações de temperatura e pela ação dos gases da atmosfera.

ARTE


Olá caros alunos! Nesta aula vamos para o campo das artes visuais e aprender um pouco sobre o trabalho da artista brasileira Tarsila do Amaral! Todos prontos?

Leitura do Texto

Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.
Biografia de Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral
À esquerda, fotografia de Tarsila. À direita, autorretrato da artista
Fonte: https://www.todamateria.com.br/tarsila-do-amaral/

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Filha de família abastada, passou a infância e adolescência com seus pais e sete irmãos na sua cidade natal. Sua família havia herdado fazendas de seu avô, José Estanislau do Amaral, conhecido como “o milionário”. Morou em São Paulo, onde esteve matriculada no Colégio de Freiras e no Colégio Sion. Mais tarde, mudou-se para Barcelona, na Espanha, a fim de terminar seus estudos. Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro. Quando retorna ao Brasil, casa-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce. Mais tarde, em 1920, divorcia-se dele e vai para Paris, na França, estudar arte na Academia Julian, escola de pintura e escultura. 
Em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, Tarsila participou do “Salão Oficial dos Artistas da França”. Ao retornar, conheceu o escritor modernista Oswald de Andrade, com quem iniciou um relacionamento que durou de 1926 a 1930. Ao lado de Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, eles formaram o “Grupo dos Cinco”. Essa aliança de artistas visava mudar o cenário histórico-cultural e artístico do país, bem como trazer à cultura brasileira as influências das vanguardas europeias. De 1934 a 1951, Tarsila estabeleceu um romance com o escritor Luís Martins. Em 1965, foi submetida a uma cirurgia na coluna, entretanto, devido a um erro médico ficou paralítica. No ano seguinte, morre sua filha Dulce. Com 86 anos, Tarsila falece na cidade de São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973.
Movimento Antropofágico
A antropofagia ou movimento antropofágico é um conceito apresentado pelos modernistas, visto como um dos movimentos mais radicais do período. Com o intuito de se afastar dos temas abordados na arte europeia, os artistas modernistas se empenharam em criar uma estética tipicamente brasileira. Utilizaram o conceito metafórico de deglutição acerca do ato de comer a cultura estrangeira e regurgitar a “nova” cultura.
A antropofagia foi inspirada no quadro Abaporu, de Tarsila, que do Tupi, significa “antropófago” (homem que se alimenta de carne humana). Sobre a figura de Abaporu, Tarsila acrescenta: “Essa figura primitiva e monstruosa nasceu de um sonho”.
Abaporu (1928) é a obra símbolo do Movimento Antropofágico
Fonte: https://www.todamateria.com.br/tarsila-do-amaral/

Segundo a descrição de Tarsila sobre a obra:
Há uma figura solitária monstruosa, pés imensos, sentada sobre uma planície verde, o braço dobrado repousando num joelho, a mão sustentando o leve peso da minúscula cabeça. Em frente, um cactus explodindo em uma enorme flor.
Hora do Vídeo!
Após a leitura do texto, para despertar ainda mais a curiosidade sobre o trabalho da artista brasileira, assistam o vídeo abaixo.

Vídeo – Tarsila do Amaral
Fonte: https://youtu.be/J7YeuCxN4xM

Agora vamos à atividade!

Considerando que no mês de maio comemora-se o dia do trabalhador, faremos uma atividade em homenagem aos trabalhadores rurais baseada na obra “Paisagem com Touro” da artista Tarsila do Amaral. Pesquisem (na internet, cds, enciclopédias, livros, etc.) observem atentamente, apreciem, analisem esta obra, e depois respondam as seguintes perguntas sobre a mesma, conforme encontram-se na folha abaixo.
Observações:
As perguntas que apresentam linhas abaixo vocês terão que escrever as respostas e, as outras, marcar com um x somente uma das alternativas ok?!
Vocês podem escrever as respostas no caderno ou se possível imprimir e fazer nesta folha da atividade. Depois de responderem, tirem foto e mandem no grupo do whatsapp!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
AIDAR, Laura. Tarsila do Amaral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tarsila-do-amaral/>. Acesso em: 13, mai. 2020.
MORAES, Naymme Tatyane Almeida. A paisagem como um discurso em Tarsila do Amaral, a construção de um diálogo entre o espaço social e pictórico na década de vinte do século XX no Brasil: do Pau Brasil a Antropofagia. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36560/R%20%20D%20%20NAYMME%20TATYANE%20ALMEIDA%20MORAES.pdf?sequence=1&isAllowe>. Acesso em: 13, mai. 2020.
PAISAGEM com Touro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2328/paisagem-com-touro>. Acesso em: 13 de Mai. 2020. Verbete da Enciclopédia.
Ótima atividade pra vocês e divirtam-se bastante! Até a próxima!

LÍNGUA INGLESA

FOOD- COMIDAS
VOCABULARY
BREAD-PÃO
HAM-PRESUNTO
CHEESE- QUEIJO
BUTTER- MANTEIGA
JÁM- GELEIA
RICE-ARROZ
BEANS-FEIJÃO
MEAT-CARNE
CHICKEN-FRANGO
FRENCH FRIES- BATATA FRITAS

Acompanhe o vídeo abaixo para reforçar nosso vocabulário de hoje.
Fonte: https://youtu.be/R3kzmEIUQHo

ATIVIDADES

COPIE NO SEU CADERNO O VOCABULÁRIO EM INGLÊS, A TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS E TRADUZIR AO INGLÊS AS FRASES ABAIXO:

1) EU COMO DE MANHA:

2) EU COMO PÃO E QUEIJO DE MANHÃ:

3) EU COMO CARNE E BATATA FRITAS:

4) EU COMO GELEIA DE MANHÃ:

5) EU COMO FRANGO Á TARDE:

EDUCAÇÃO FÍSICA

Bom dia meus estimadxs estudantes, 


Nossa atividade de hoje é saber diferenciar: Atividade Física e Exercício Físico.

Então vamos lá:

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?


  • Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.
  • Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.
Segue abaixo, alguns exemplos da diferença: 

Atividade física
Exercício físico
Definição
Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso.
Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. Também utilizado para recreação e fins estéticos.
Exemplos
Andar;
Correr;
Dançar;
Subir e descer escadas.
Musculação;
Futebol;
Natação;
Artes marciais.

Agora já conseguimos identificar a diferencia de cada um, vamos então para nossa atividade:

  • Quero que vocês façam um desenho mostrando 3 atividades físicas e 3 exercícios físicos e identique-os.
  • Quem achar melhor fazer na prática, pode gravar um vídeo fazendo as diferencias solicitadas e mandar no grupo da turma ou no meu privado.
  • Lembrando que essas atividades tem que ser entregue, pois é, em cima delas que vocês serão avaliados.
       Ótima brincadeira à todos.
Abraços da Professora Flávia!

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários