5º ANO/Turmas A e B - AULA 13

Semana de 18 a 22 de Maio de 2020

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Com a professora Luciana Frateschi

Querido estudante, seja bem-vindo à Escola da Inteligência!
AULA 1- CONHECENDO A TURMA


Atividades do Livro da Escola da Inteligencia
(Material do aluno nas páginas 9-15) 



1) Prezado aluno, depois de ler a introdução dos personagens que participarão desta grande aventura em busca do conhecimento de si e dos outros escreva na próxima linha o nome dos personagens e as suas características principais.


2) O Cacá é irmão gêmeo da ______________. O que ele disse sobre fazer parte da Escola da /inteligencia? O que ele fazia antes do professor Corujão chamá-lo para fazer parte do projeto?


3) Como Carol se relacionava com Cacá e o que ela diz que melhorou? 


4) Como era o João Antonio?

5) Como João Antonio está hoje? 

6) E a Nina apesar de ser a “geninha” o que acontecia com ela?

7) Quem a convidou para participar da escola da inteligencia? E o que ela disse sobre ela? 

8) Como ela fica hoje na hora da prova? E como ficava antes? 

9) Léo era o _________________da turma, fazia todo mundo rir menos os professores. Como ele agia? 

10) O que acontecia entre o Léo e o seu pai Leonardo? 

11) Quem convidou Léo para fazer parte da escola da inteligencia? 

13) O que ele aprendeu? 

13) Complete com o que Léo falou sobre si “antes eu não estudava porque me achava.


A escola da Inteligencia entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também. 
14) TRABALHANDO A HISTORIA: “EM BUSCA DO SEGREDO DA FELICIDADE INTELIGENTE” na pagina 16 Você é chamado a participar da aventura dos meninos e meninas desta historia. Agora é hora de você se apresentar e pensar sobre as suas características principais. Escreva nas próximas linhas quem é você e quais são os seus pontos positivos e os pontos que você pretende trabalhar nesta aventura onde você vai conhecer a floresta da felicidade inteligente. 

15) Faça um desenho de si para adentrar na história junto com os personagens Cacá, Carol, João Antonio, Nina e Léo. Você pode se representar escalando uma montanha com a corda em sua mão como o personagem da historia na pagina 16.Ou já dentro da floresta viva junto dos amiguinhos e os animais, o professor Corujão, a Cobra, as arvores, ... use a sua imaginação e mantenha o foco na aventura!




Bom Trabalho!!!!

LÍNGUA PORTUGUESA



História em Quadrinho (HQ)
Vamos iniciar a aula lendo com um breve conceito sobre o gênero textual História em Quadrinho (HQ).

É um gênero textual narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogo direto entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.
Agora vamos assistir ao vídeo abaixo sobre o gênero textual
História em Quadrinho (HQ):
Fonte: https://youtu.be/I4cOvBiwd74



Depois de assistir ao vídeo de explicação do HQ leia a história em quadrinho da Turma da Mônica abaixo e responda as questões em seu caderno, não esqueça de enviar as fotos das atividades no grupo do whatsapp.


1) Considere as expressões faciais e corporais da Mônica nos quadrinhos. Que sentimentos ou reações elas indicam em relação a cada ação apresentada?

2) Por que Mônica chamou o cachorro de preguiçoso?

3) Explique com suas palavras o que acontece na história em quadrinho.

Leia a história abaixo.



4) A palavra claro, no segundo quadrinho, significa:

(   ) o contrário de escuro.

(   ) o contrário de pode.

(   ) o mesmo que escuro.

(   ) o mesmo que pode.

5) Por que Mônica ficou aborrecida na história?

6) Esse texto é uma história em quadrinhos? Por quê?

7) Enumere em seu caderno a sequência dos balões e coloque a fala dos personagens dentro de cada balão correspondente. Dê um título para a história em quadrinhos.


- Qual é Cebolinha?

Economizando os sapatos?
- Não! Estou ficando mais inteligente!

Dizem que quando mais sangue flui pla cabeça melhor!

A gente aplende mais lápido!

- Sei não!

Então a cobra e o morcego seriam os bichos mais inteligentes do mundo!

- Ah Cebolinha! Você estava aí, hem? Pois vai ver só! Pra nunca mais pegar meu coelhinho e...

- Você telia colagem de bater em alguém com desvio de coluna, assim?

- Genial Cebolinha!

Como é que a gente faz mesmo?

- Tadinho!.

MATEMÁTICA


Frações


Vamos iniciar nossa aula com assistindo os vídeos abaixo sobre frações:

Fonte: https://youtu.be/xrx5J-UZgPw


Agora vamos realizar a leitura do texto sobre Frações abaixo.
Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;
Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;
Uma fração é um número racional.



Frações: Partes de um inteiro
Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.

A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:




Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.
                       
A fração que representa toda a maçã, que foi dividida em quatro partes iguais, é a seguinte:


Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: quatro quartos.
  Fonte: Google Imagens.

As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. A partir do denominador 11, temos: 11 avos, 12 avos... Por exemplo:

Essa a fração é um doze avos.


A parte de cima de uma fração – que representa as partes em questão de um objeto que foi dividido em partes iguais – equivale ao dividendo de uma divisão e é chamada de numerador. Já a parte de baixo – que representa a quantidade de partes em que um objeto foi dividido – equivale ao divisor de uma divisão e é chamada de dividendo
Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro.
Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total. Se eu como 3 fatias, posso dizer que comi 3/8 (três oitavos) da pizza.


Fonte: Google Imagens.

Importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.



Frações: Números racionais
O conjunto dos números racionais é composto por qualquer número que possa ser escrito na forma de fração. Assim, os representantes desse conjunto são os seguintes:
Qualquer número inteiro;
Qualquer número decimal finito;
Qualquer dízima periódica (Todas as dízimas periódicas podem ser escritas na forma de fração).
Frações equivalentes e simplificação
Frações equivalentes são aquelas que representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo valor. Por exemplo:
4 = 8
2    4
Ambas as frações representam o número inteiro 2.

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por exemplo:

4 = 12

7·4    28
Como numerador e denominador foram multiplicados pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são equivalentes.
O processo de divisão pelo mesmo número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes. Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada. Por exemplo:
36:12 = 3

48:12    4
Se o resultado da simplificação for uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração irredutível.

Tipos de Frações:

Fração Própria
São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. Ex: 2/7
Fração Imprópria
São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. Ex: 5/3
Fração Aparente
São frações em que o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja, representa um número inteiro escrito em forma de fração. Ex: 6/3= 2
Fração Mista
É constituída por uma parte inteira e uma fracionária representada por números mistos. Ex: 1 2/6. (um inteiro e dois sextos)
Obs: Há outros tipos de frações, são elas: equivalente, irredutível, unitária, egípcia, decimal, composta, contínua, algébrica.

Responda as questões abaixo sobre frações.
1) De acordo com as características, escreva as frações ao lado.

2) Preencha os quadros, observando as figuras de acordo com o modelo:


A
B
C
D
E
Figura
Partes pintadas
Total das partes
Fração
Tipo de fração
A
1
2
1
2
Própria
B




C




D




E





3) Paula comprou dois potes de sorvete, ambos com a mesma quantidade do produto. Um dos potes continha quantidades iguais dos sabores chocolate, creme e morango; e o outro, quantidades iguais dos sabores chocolate e baunilha. Nessa compra, qual foi a fração correspondente à quantidade de sorvete do sabor chocolate?

4) Divida as frações abaixo pelo modo fácil:



CIÊNCIAS


VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O uso da tecnologia na agricultura pode reduzir perdas de água e aumentar a produtividade das culturas com racionalidade e sem desperdício. [...]
O agricultor Edivan Ferreira Machado, do Núcleo Rural Boa Esperança, usa em sua propriedade o sistema de gotejamento para irrigar os 20 canteiros de hortaliças, onde planta jiló, maxixe, quiabo, couve-flor, pimentão, entre outras culturas.
É uma tecnologia simples, mas eficiente para garantir uma lavoura saudável o ano todo e otimizar o consumo de água [...].
O gotejamento consiste na instalação de uma ou duas mangueiras com pequenos furos, posicionadas no pé da planta e protegidos por um plástico que ajuda a reter a umidade no solo. [...]
Edivan conta que [...] “A mão de obra é mais fácil e o sistema não fica molhando o que não deve, além disso, conseguimos aumentar a produtividade”. [...]

  • Por que sistemas que aumentam a produtividade do solo e reduzem o consumo de água são importantes?

AGORA É COM VOCÊ
1) Observe as imagens abaixo e responda às questões.


a) Que usos da água estão representados nas ilustrações?

b) Quais desses usos são comuns na sua casa?

c) Quais exemplos de desperdício de água vemos nas ilustrações?

2) Observe o quadrinho da Mônica e faça o que se pede.


a) Pela expressão da Mônica, o que você acha que ela pensou quando viu a água sendo usada para limpar a calçada?

b) Por que precisamos economizar água?

c) O que podemos fazer para economizar água?

d) Dê um exemplo de reuso da água que pode ser feito em sua casa.

GEOGRAFIA

TECNOLOGIA NO DIA A DIA
Os recursos tecnológicos podem trazer uma série de benefícios à sociedade, como pesquisa e produção de medicamentos para o tratamento de doenças, equipamentos médico-hospitalares para exames mais precisos, telefonia e meios de comunicação diversos e mais ágeis, meios de transportes mais rápidos e programas de computador para facilitar a realização de tarefas diversas, caixas eletrônicos nos quais é possível executar operações bancárias, entre outros. Observe dois exemplos nas fotografias a seguir.

1) Além das situações citadas no texto acima e retratadas nas fotografias, em quais outras, você identifica a presença da tecnologia no seu dia a dia?







TROCA DE IDEIAS

Observe a fotografia.


1) Qual é a importância desse equipamento para a locomoção?

2) Quais outros equipamentos facilitam a vida de pessoas com deficiência (visual, auditiva e motora)?





A tecnologia também permite que muitas tarefas repetitivas sejam realizadas por máquinas, substituindo o trabalho humano. Ao substituir trabalhadores por máquinas, as empresas aumentam a produção e reduzem os gastos com salários. Isso, no entanto, leva ao aumento do desemprego.
Mas o uso da tecnologia gera outras oportunidades de trabalho. É o que ocorre, por exemplo, no setor de informática. Com o desenvolvimento desse setor, surgiram novas profissões, como: programadores, técnicos, operários em fábricas de computadores e outros equipamentos de informática, entre várias atividades. Esses trabalhos, porém, exigem maior qualificação das pessoas, que precisam estudar mais para se manterem atualizadas.

SAÍDA DE OBSERVAÇÃO: TECNOLOGIA
Objetivos: Observar e registrar o uso de tecnologias no bairro onde mora.
Planejamento: Combine com seus pais ou responsáveis uma data e o percurso a ser feito.
Durante a saída: Anote tudo o que observar sobre o uso de tecnologia durante o percurso. Fique atento a itens como cabos de energia elétrica e telefonia, antenas letreiros, construções indústrias, bancos, caixas eletrônicos, etc. Observe também as modificações que a tecnologia provocou na paisagem do entorno de sua casa.
De volta a casa: Converse com a pessoa que te acompanhou sobre o quê observou e ouça o que ela também descobriu e anote tudo no caderno.
Para finalizar: Com base nas anotações que surgiram da observação, converse com a pessoa que te acompanhou sobre as questões abaixo.
  1. Que mudanças na paisagem e na vida das pessoas essas tecnologias provocaram?
  2. Essas mudanças foram positivas ou negativas?
  3. Quem pode ter sido beneficiado por essas mudanças?
  4. Quem pode ter sido prejudicado?

O USO DOS COMPUTADORES
Quando falamos em tecnologia, é comum pensarmos em computadores. O computador é um equipamento utilizado para diversos fins: processa uma enorme quantidade de informação, armazena dados, textos, imagens, sons, faz cálculos complexos, além de possibilitar o compartilhamento de informações, se tiver conectado à internet. O seu desenvolvimento fez surgir novos tipos de trabalho e ele é utilizado em muitas atividades econômicas.

1) Onde você observa o uso de computadores? Pense no seu dia a dia e no que você lê e vê nos meios de comunicação.

2) Com base no que você observou a respeito do uso de computadores no seu dia a dia, o que você pode concluir? Escreva em seu caderno.


Por tornar prático o acesso a diversos tipos de informação e realizar tarefas complexas com eficiência, o computador é utilizado em praticamente todos os setores da economia. Observe as fotografias.


3) Em quais atividades econômicas o computador está sendo utilizado? Em quais outras atividades econômicas você acha que ele é empregado?
TECNOLOGIA ACESSO E EXCLUSÃO

Nem todas as pessoas tem acesso a computadores e a internet. Leia a reportagem a seguir e depois responda as questões.

Pesquisa mostra que 58% da população brasileira usam a internet
A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, e o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa a 102 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à registrada no levantamento de 2014. [...]
De acordo com levantamento, pessoas das classes sociais mais abastadas usam mais internet: 95% dos entrevistados da classe A haviam utilizado a rede menos de três meses antes da pesquisa. A proporção cai para 82% para a classe B; 57% para a C, e 28% para a D e E. [...]
BOCCHINI, Bruno. Pesquisa mostra que 58% da população brasileira usam a internet. Agência Brasil, 13 de set. de 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br> Acesso em: jul. de 2017.

1) De acordo com o texto, o número de brasileiros com acesso à internet entre 2014 e 2015:

2) Com base nos dados divulgados pela pesquisa, podemos dizer que o acesso à internet está bem distribuído entre a população brasileira? Por quê?

3) Ter acesso às tecnologias, como a internet, é importante? Por quê?


TECNOLOGIA, TIPOS DE TRABALHO E CONSUMO

1) O que você sabe sobre a máquina que aparece na ilustração? Por que o homem demonstra o espanto com o comentário da menina?

Atualmente quase não existem mais máquinas de escrever. Elas foram substituídas pelo computador e pela impressora
Com os avanços tecnológicos, surgem muitos tipos de trabalho, alguns passam por modificações, enquanto outros vão gradativamente desaparecendo.
Até os anos 1980, por exemplo, as ligações telefônicas em uma empresa eram distribuídas pelos telefonistas, profissionais cuja função era exclusivamente esta: distribuir as ligações telefônicas para os diferentes departamentos. Atualmente, existem centrais digitais (computadorizadas) que fazem a distribuição das chamadas dentro das empresas. Por outro lado, com o avanço da informática, surgiram as profissões de programadores, técnicos em manutenção de computadores, elaboradores de sites, entre outras.

2) Faça uma pesquisa na internet para descobrir duas profissões que deixaram de existir e duas que surgiram nos últimos vinte anos. Anote o nome delas em uma folha à parte escreva um breve texto sobre o que faziam/fazem os profissionais que exerciam/exercem esses tipos de trabalho. Depois compartilhem o resultado no grupo da sala.
A tecnologia possibilita também o lançamento de novos equipamentos e a substituição de produtos por versões mais modernas e eficientes.
Para que esses produtos sejam conhecidos e comprados, as empresas procuram conquistar o consumidor. Para isso, anunciam seus produtos ou serviços em propagandas veiculadas nos meios de comunicação.

Observe a fotografia.

3) Em sua opinião, existe relação entre o que mostra essa fotografia e os avanços da tecnologia e de consumo? Converse com sua família e o professor


VAMOS FALAR SOBRE
LIXO ELETRÔNICO E SUSTENTABILIDADE
Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 informam que os brasileiros produziam perto de 1.5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, ou cerca de 7 quilogramas por pessoa, estando entre os maiores produtores do Mundo desse tipo de lixo. Isso ocorre por causa do rápido crescimento da indústria de eletrônicos no país, que atualiza seus produtos em períodos de tempo cada vez menores.
Os equipamentos eletrônicos, em geral, possuem diversos componentes que, se descartados sem cuidados os específicos, podem trazer grandes danos ao ambiente. No entanto, esses mesmos equipamentos, se reutilizados ou reciclados, podem gerar benefícios à sociedade. Pessoas sem condições de comprar um aparelho novo podem comprar um usado, por preço mais baixo. Outras podem ganhar dinheiro vendendo componentes e materiais de eletrônicos descartados.

Faça uma pesquisa sobre os perigos do descarte inadequado do lixo eletrônico. Depois elabore uma propaganda para informar os cidadãos sobre esses perigos.

HISTÓRIA


A CULTURA DO CAFÉ
Em sua opinião, qual é a importância do café para a economia brasileira?

O café é um dos produtos de exportação mais importantes para economia brasileira. No primeiro semestre de 2017, o café brasileiro chegou a 113 países, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No ano passado, sua importância era ainda maior. Entre a metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café corresponde a 3 quartos (ou 75%) de tudo que o Brasil exportava para o exterior.


Na colheita, fase mais trabalhosa da produção do café, exigia-se muito dos escravizados. Era comum oferecer benefícios para estimular o rendimento do trabalho como roupas novas e dinheiro. No entanto, os castigos corporais continuavam sendo aplicados na rotina do trabalho escravo.




CAFÉ E MODERNIDADE

O dinheiro acumulado com a exportação de café permitiu que o Brasil desce os primeiros passos em direção à industrialização. Entre 1840 e 1860, produtos manufaturados - como chapéus, tecidos, calçados, entre outros -, antes importados, começaram a ser produzidos no Brasil.
A economia do café também levou à implantação das primeiras estradas de ferro. A primeira ferrovia, Estrada de Ferro Petrópolis, foi inaugurada em 1854 e ligava o porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à raiz da Serra da Estrela, atual Magé.
Em 1867, foi inaugurada a primeira ferrovia paulista, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Antes de sua construção, o café era produzido no interior de São Paulo era transportado por tropas de mulas. A construção da ferrovia tornou o transporte do café até o porto de Santos, mais rápido e eficiente.

  1. Compare os gráficos a seguir e responda às questões no caderno

a) Qual o produto teve o maior crescimento e quais tiveram a maior diminuição no volume de exportação de um período para outro?

b) Quais produtos o Brasil começou a exportar na década de 1880?

c) Que conclusão pode-se tirar sobre o nordeste brasileiro, que centralizava a produção de açúcar?

2) Converse com os colegas sobre algumas mudanças que ocorreram no Brasil por causa da economia do café.



O FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS 
Durante mais de três séculos, a vinda de escravizadas da África sustentou a economia brasileira. Essas pessoas faziam a maior parte do trabalho pesado nas fazendas, nas moradias e nas cidades. Além disso, o tráfico de escravizados era uma grande fonte de lucro para negociantes portugueses e brasileiros.
No entanto, aumentava cada vez mais a indignação de parte da sociedade contra as condições desumanas desse comércio de pessoas no Brasil e no mundo. O governo inglês fazia a pressão para que o governo brasileiro aprovasse uma lei proibindo o tráfico de escravizados entre a África e o Brasil. As autoridades brasileiras, porém, continuaram tolerando as embarcações que chegavam carregadas de escravizados. Descontente com essa atitude, o governo inglês aprovou uma lei em 1845, conhecida como Bill Aberdeen. Essa lei dava à marinha inglesa o direito de aprisionar embarcações que estivessem transportando escravizados da África para América. Os navios-patrulha britânicos passaram, então, a aprisionar essas embarcações no mar, impedindo que chegassem ao Brasil.

Diante do impasse entre brasileiros e ingleses, o governo do Brasil aprovou a lei Eusébio de Queirós, em 1850, que pôs fim ao tráfico internacional de africanos escravizados. Contudo, as fazendas de café continuavam dependentes da mão de obra escrava, e o tráfico interno de escravizados, que vinham principalmente das províncias do nordeste para trabalhar nas plantações de café do sudeste brasileiro, continuou existindo.
1) Observe a gravura, leia a legenda e responda às questões. 

a) De que carga os traficantes procuravam se livrar?
b) Como os traficantes procuravam se livrar dessa carga?
c) Por que os navios-patrulha britânicos caçavam os navios que transportavam escravizados?
d) Copie no caderno o trecho do texto a que se refere à gravura acima.
2) Observe a tabela e responda às questões no caderno.

a) Entre os anos de 1872 e 1887, o que aconteceu com o número de escravizados no Brasil?
b) Qual região concentrava a maior quantidade de escravizados? Por quê? 

ARTE


Queridos alunos(as), para início da nossa atividade, eu mesma, com todo carinho, preparei um vídeo para vocês. Vejamos!



Vídeo 01 - Apresentação da professora Angela
 Fonte: https://youtu.be/ktsNZ2UMhec

Agora que já me apresentei, passemos ao nosso conteúdo que, conforme eu disse, foi preparado pelo Profº Aristeu. Fiquem atentos a tudo o que ele vai dizer sobre os elementos que constituem a música. Um conhecimento importante quando o assunto é esse, música.

Vídeo 02 - Apresentação do professor Aristeu
Fonte: https://youtu.be/ZGoOgrIM59g

Vídeo 03 - Aula de música professor Aristeu

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre esses quatro elementos, para enriquecer nossos estudos e, também, como forma de introduzirmos o assunto da próxima aula, deixarei para semana uma atividade de pesquisa. 

Vocês irão pesquisar sobre um ritmo bastante presente em nossa cultura: o Baião.
Nessa pesquisa, que vocês irão transcrever no caderno e apresentar lá no nosso grupo de WhatsApp, vocês têm a liberdade de registrar todas as informações e curiosidades que acharem importante sobre o ritmo, como por exemplo, como, onde e quando surgiu; os instrumentos utilizados na produção desse ritmo; os músicos que representam esse ritmo, etc.
Na cultura brasileira, temos exemplos de grandes sucessos do gênero musical Baião, e para complementar a atividade, vocês vão escolher uma dessas músicas para apresentar junto à pesquisa. Combinado?

Resumindo: 

1 - Pesquisar as características do gênero musical Baião;

2 - Escolher, copiar e se possível ouvir, a letra de um Baião.

Um bom trabalho para vocês! Até a próxima semana!!!


LÍNGUA INGLESA


Com a professora Iolanda Zunoeta


IN THE SUPERMARKET (NO MERCADO)
VOCABULARY
RICE - ARROZ
BEANS - FEIJÃO
SPAGUETTI - MACARRÃO
BREAD - PÃO
EGG - OVO
CHICKEN - FRANGO
CHEESE - QUEIJO
FRENCH FRIES - BATATA FRITA



Vamos assistir ao vídeo para compreender melhor o vocabulário de hoje


ATIVIDADES
1 - COLE FIGURAS NO SEU CADERNO DO VOCABULÁRIO DAS COMIDAS EM SEGUIDA ESCREVA AS PALAVRAS EM INGLÊS E PORTUGUÊS 

2 - RESPONDA EM INGLÊS
QUAL É A SUA COMIDA FAVORITA?

3) COPIE AS PALAVRAS DA LISTA ABAIXO EM INGLÊS NO SEU CADERNO EM PESQUISE QUAL A TRADUÇÃO DELAS PARA O PORTUGUÊS.

4) ESCREVA O NOME DE 1 DESSES ALIMENTOS CONFORME O GRUPO QUE PERTENCE.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ABORDAREMOS BRINCADEIRAS DE ORIGEM INDÍGENA , VAMOS DESENVOLVER UMA DANÇA DE MATRIZ INDÍGENA CHAMADA: “YAPO” QUE NA LÍNGUA TUPI GUARANI SIGNIFICA BARRO.

O VÍDEO ABAIXO TRAZ A MÚSICA E UMA COREOGRAFIA A SER DESENVOLVIDA

Vídeo 01 - Palavra Cantada



SEGUINDO A MESMA LINHA:
1) TENTE DESENVOLVER UMA COREOGRAFIA DIFERENTE, REGISTRE NO SEU CADERNO A ATIVIDADE, SE POSSÍVEL FILME A COREOGRAFIA. 
2) PESQUISE OS NOMES DE OUTRAS DANÇAS DA CULTURA INDÍGENA E ESCREVA EM SEU CADERNO.

POR HOJE É SÓ!

AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋







Comentários