5º ANO/Turmas A e B - AULA 14
LÍNGUA PORTUGUESA
Poema
Ponto de vista
Agora, responda as questões abaixo sobre o texto.
1) De acordo com o texto a realidade vivida pelos dois garotos é a mesma? Explique.
2) O texto Ponto de vista é um poema. Pensando nele e no que você sabe sobre poemas, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
3) Análise a estrutura do poema Ponto de vista é responda às perguntas abaixo.
a) O poema é dividido em estrofes. Quantos versos há em cada estrofe que você leu?
b) No poema há palavras que rimam. Utilize lápis de cores diferentes para pintar as rimas em cada estrofe. O que você percebeu? Todas as estrofes apresentam rima?
4. O poema começa com a apresentação de uma cidade. Releia os primeiros versos, que descrevem essa cidade:
a) Onde os meninos se encontraram?
b) O que fez os meninos mudarem seu ponto de vista?
c) E o que aconteceu quando eles mudaram de ponto de vista?
6. Que sensações a leitura do poema e da história que ele conta despertou em você? Converse com seus pais e anote no caderno.
MATEMÁTICA
Frações Equivalentes
Vamos iniciar nossa aula assistindo ao vídeo abaixo sobre frações equivalentes:
Fonte: https://youtu.be/gqcmWPwO3hI
HISTÓRIA
A SOCIEDADE SE MOBILIZA PELA ABOLIÇÃO
- Analise o quadro acima e responda: quantos anos transcorreram entre a lei Eusébio de Queirós e o fim da escravidão?
- Pesquise uma notícia que relate um caso no Brasil de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Anote: a data da notícia, o estado em que o caso aconteceu e a medida tomada pela Justiça.
GEOGRAFIA
REFORMA AGRÁRIA
- Faça uma pesquisa para descobrir por que as cooperativas agrícolas são importantes. A pesquisa pode ser feita em sites da internet como o do Centro de Produções Técnicas (CPT) ou o da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Que produto brasileiro será enviado para outro país?
Por qual meio de transporte o produto será transportado? Por que você acha que ele foi escolhido?
De que maneira a tecnologia auxilia o comércio de produtos entre os países?
Em sua opinião, por que o produto mostrado na fotografia está sendo enviado para outros países?
LÍNGUA INGLESA
Professora Iolanda Zunoeta
Hoje em nossa aula vamos aprender como se escreve em inglês os nomes de algumas frutas.
EDUCAÇÃO SOCIEMOCIONAL
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
Professora Luciana Frateschi
Continuidade da Busca do segredo da Felicidade Inteligente
(Material do aluno nas paginas 17-31 e 32-35)
Prezado estudante, dando continuidade ao livro da Escola da Inteligência, vamos adentrar na aventura? Nossos personagens estão numa viagem de férias numa fazenda que tem uma grande floresta.
Cacá, Carol, João Antonio, Nina e Leo já estão preparados para receber a MISSÃO e vão desvendar o grande segredo. O professor corujão marcou uma reunião no outro dia cedo e começa dizendo para a Carol que vocês já estão prontos para a grande missão de desvendar o grande segredo. Escreva na próxima linha qual é o grande segredo? O SEGREDO dos SEGREDOS!?
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também.
Na pagina 26- Quando o professor corujão pega um pouco de areia (terra) e joga para o ar: que imagens se apresentam?
Vendo essas imagens algumas crianças estão chorando e chegam a conclusão que aqueles humanos não estavam sabendo usar a INTELIGENCIA. E chegam a conclusão que os seres humanos usam a inteligência para construir casas, pontes, carros, celulares, remédios, submarinos... por que não usam a inteligência para construir a felicidade?
Ainda na pagina 26 - Explique o que o professor Corujão responde quando Leo pergunta “por que os seres humanos não usam a inteligência para construir a felicidade?
O que significa não cair em armadilha?
Na pagina 27- Apesar de jovens e de terem muito a aprender o que os meninos e meninas já aprenderam?
Felicidade e emoções saudáveis são coisas serias! Nós estamos aqui para aprender! Assim como Caca, Carol, João Antonio, Nina e Leo.
Charada: quem é que da turma tem medo de trovões?
Complete: não tenha medo da vida ____________, tenha medo de não vive-la com inteligência!
Escolha o quadro da historia que você achou mais significativo para guardar para si e ilustre pode passar por cima porque esta é uma historia em quadrinhos. Como você já se representou na historia na aula anterior agora você pode fazer toda a turma e até o professor corujão como na pagina 31 em que há um lugar incrível para imaginar ! Mantenha o foco na aventura!
Na pagina 35 escreva o seu nome e o que você pensa desta aventura!
AGORA VAMOS FAZER NA NOSSA SALA DE AULA UM CONTRATO DE CONVIVÊNCIA
CLÁUSULA 1 – RESPEITO: ESCREVA NO LIVRO DA INTELIGÊNCIA, QUAIS SÃO AS REGRAS QUE DEFINEM ESTA CLÁUSULA - RESPEITO!
A escola da Inteligência entende o que se passa na nossa cabeça. E nos ensina a nos entender também. O QUE EU PENSO QUE É RESPEITO. EM QUE SITUAÇÕES EU PRECISO SER RESPEITADO? Agora escreva em que situações eu preciso respeitar:
CLÁUSULA 2 – SIGILO: Agora escreva a regra sobre o sigilo então defina para você mesmo o que é sigilo. Em que momento devo ou não guardar um segredo, manter sigilo.
CLÁUSULA 3 – CONFIANÇA. Por que devo confiar? Em quem? Explique para si as situações que exigem confiança
CLÁUSULA 4 – SABER FALAR: escreva as regras para esta clausula. Em que momentos eu falarei. Quando eu falo o outro me ouve quais as regras pertinentes a este contrato dos meus direitos de falar e obviamente ser ouvido.
CLÁUSULA 5 – SABER OUVIR. Saber ouvir é fundamental para que eu entenda as necessidades do outro e consiga ajuda lo. Também consigo expor melhor os meus argumentos se ouvi realmente o que o outro tinha a dizer. Então, vou fazer um contrato com os meus colegas no qual teremos uma convivência baseada no SABER OUVIR. Escreva as regras:
ARTE
Professora Angela Demarco
Conforme falei na atividade anterior, hoje daremos continuidade a nossa conversa sobre os elementos que constituem a música. Mas hoje com novidades, o Profº Aristeu está novamente conosco para falar sobre PERCUSSÃO com instrumentos alternativos. E sabe o que ele preparou? Só vendo o vídeo para saber.
Então, mãos à obra! A atividade desta semana será a gravação de um vídeo de vocês, com o celular, cantando a música Baião de ninar, utilizando um instrumento alternativo. Entenderam?
Então conto com vocês!!!!
E para complementar a pesquisa que fizeram, deixo aqui um texto para vocês poderem ler e ampliar o conhecimento sobre esse ritmo musical, o Baião.
O que é Baião?
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, zabumba, agogô e acordeão (também chamado de sanfona). A rabeca é apontada como o instrumento característico do Baião, dada a sonoridade lembrar a da sanfona que por sua vez seria a mais identificada quando o ritmo se tornou conhecido nacional e internacionalmente. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.INSTRUMENTOS MAIS COMUNS USADOS NO RITMO BAIÃO
Foi na segunda metade da década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”), abrindo caminho para outros artistas que ficariam muito conhecidos como Sivuca e Carmélia Alves.
O baião ainda influenciaria o trabalho de muitos artistas contemporâneos, tendo renascido o interesse pelo gênero ainda na década de 1970 com o advento da "Tropicália" e como influência marcante nos trabalhos de músicos nordestinos desde então.
EDUCAÇÃO FÍSICA
O VÍDEO ABAIXO TRAZ A MÚSICA E UMA COREOGRAFIA A SER DESENVOLVIDA
SEGUINDO A MESMA LINHA: TENTE DESENVOLVER UMA COREOGRAFIA DIFERENTE, REGISTRE NO SEU CADERNO A ATIVIDADE, SE POSSÍVEL FILME A COREOGRAFIA. PESQUISE OUTRAS DANÇAS DA CULTURA AFRICANA.
CIÊNCIAS
DO QUE SÃO FEITOS OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS?
- Os celulares são feitos de vários materiais diferentes você conhece outros produtos que também sejam fabricados com uma combinação de materiais?
- Converse com as pessoas de sua família sobre exemplos de objetos que utilizam na sua fabricação o papel, o metal e o plástico. Quais são as principais características desses três materiais?
- Agora, elabore uma lista indicando o que vai para o lixo depois que a família terminar de consumir o lanche.
- Agora, discuta com sua família: Vocês acham que existe uma forma de vender esses alimentos causando menos impacto ao meio ambiente?
Muito bom, vocês são ótimos alunos.
ResponderExcluir