3º ANO/Turmas A e B - Aula 7
Semana de 27 a 30 de abril
VAMOS INICIAR NOSSA AULA DA SEMANA
INICIAMOS ASSISTINDO O FILME
O SOM DO CORAÇÃO
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZMXnmhAa8ME
Instrumentos musicais
Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa "soundscape" e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras enquadra-se no âmbito da Ecologia Acústica.
O conceito teve origem e definiu-se através do grupo de trabalho dirigido por R. Murray Schafer (músico, compositor, ambientalista, professor e investigador). R. Murray Shafer em conjunto com outros investigadores, como Barry Truax e Hildegard Westerkamp fundou o World Forum for Acoustic Ecology, assim como mais tarde o World Soundscape Project. Estes grupos foram responsáveis pela publicação de alguns dos documentos mais relevantes relativos ao estudo de Paisagens Sonoras e Ecologia Acústica.
Livros como "Soundscape" e "The Tuning of the World", de Shafer, ajudaram a desenvolver um sentido crítico, analítico e atento relativamente ao ambiente sónico que nos rodeia, assim como às suas sucessivas modificações no decorrer da história, principalmente à medida que as civilizações se desenvolviam industrial e tecnologicamente.
Música; Musicologia; Musicografia; até mesmo o Compositor pode saber tudo sobre os instrumentos, mas não tocar nada; Estes não são intérpretes, mas os maiores estudiosos acadêmicos do campo de Música, noutras especializações.
Filme:
“O som do Coração”
e algumas cenas serão destacadas para que os alunos sejam direcionados a
observar alguns sons. Serão elas:
1ª - Cena que mostra o garoto andando na plantação de trigo;
2ª - Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter
experimentado o instrumento toca prestando atenção no som.
“O som do Coração”
e algumas cenas serão destacadas para que os alunos sejam direcionados a
observar alguns sons. Serão elas:
1ª - Cena que mostra o garoto andando na plantação de trigo;
2ª - Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter
experimentado o instrumento toca prestando atenção no som.
Atividade de campo
Após o término do filme os alunos irão observar e anotar no caderno sons de outros ambientes, para que escutem os sons da natureza e, depois de algum local urbanizado, para que fiquem atentos aos ruídos das ruas, das janelas de suas casas. Depois tente dizer o que mais lhe tocou o coração.
Ótima atividade!
BRINCADEIRAS E JOGOS INDÍGENAS
Sabemos que o mundo possui uma diversidade cultural imensa. No Brasil, por exemplo, cada povo possui costumes, hábitos e manifestações singulares uma das outras. Para ilustrar isso, os povos indígenas, por exemplo, possuem uma enorme riqueza de detalhes em sua cultura.
Os povos indígenas foram essenciais para a formação do nosso país e também nos transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são usados até hoje. Agora, vamos conhecer algumas brincadeiras e jogos indígenas:
ARCO E FLECHA
TOBDAÉ
Trata-se de um jogo com origem das tribos indígenas, como entre os Xavantes, do Mato Grosso. Similar a tradicional brincadeira de queimada, mas essa se joga em duplas, e, ao invés de uma bola, usam-se petecas. Com algumas petecas para cada participante (podem ser umas três, ou usar a mesma várias vezes), uma deve atingir a outra, ao mesmo tempo em que tenta desviar dos lances do adversário. Quem for “queimado”, é eliminado da brincadeira.
Briga de Galo
Nessa brincadeira, duas crianças por vez devem ficar em uma perna só, paradas e com os braços cruzados. O objetivo é fazer com que sua dupla coloque o outro pé no chão através do empurra empurra dos ombros apenas. Quem perder o equilíbrio e colocar o outro pé no chão sai da brincadeira.
ARRANCA MANDIOCA
Advinda de algumas tribos indígenas, essa brincadeira consiste na seguinte atividade: Uma criança abraça primeiro, com força, um tronco de árvore, em seguida as outras crianças vão uma a uma se abraçando a essa criança. Outra criança deve ser escolhida com a coletora de mandiocas da vez e deverá puxar a última criança da fila e tentar fazê-la se soltar da fila. Pode-se fazer cócegas para ajudar a soltar as crianças. Cada criança que se solta deve ajudar o coletor da vez a ir arrancando as próximas ‘mandiocas’ uma a uma.
PETECA
Essa é uma brincadeira famosa de origem indígena. Os participantes ficam em círculo para jogar em grupo ou um de frente para o outro no caso de apenas dois jogadores. A peteca deve ser lançada de um participante para o outro batendo no fundo dela com a palma da mão, como um jogo de lançar bolas. Aquele que deixar a peteca cair é eliminado da brincadeira.
CABO DE GUERRA
Brincadeira comum entre as crianças, o chamado ‘Cabo de Guerra’ é uma competição indígena muito simples. Deve-se ter apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças ou adultos que forem participar da brincadeira. Os participantes devem ser divididos em 2 grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que puxar mais forte, com isso a corda vem pro lado campeão.
CORRIDA DO SACI
Primeiramente, deve-se traçar uma linha na terra ou quadra para definir o local de largada e outra para o ponto de chegada. Os participantes deverão correr em um pé só, como um saci, até a linha de chegada, quem conseguir primeiro vence a brincadeira.
FUBECA OU BOLINHA DE GUDE
Esta brincadeira indígena é muito comum até hoje nas aldeias existentes em nosso país, além de ser muito conhecida entre as crianças. Consiste em um círculo desenhado no chão, em que os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com mais bolinhas.
AGORA É COM VOCÊ!
1- Você já conhecia alguma das brincadeiras do texto? Se já conhecia, coloque abaixo o nome delas.
2-Você já praticou alguma das brincadeiras do texto? Quais?
3- Qual brincadeira do texto você gostaria de praticar algum dia?
4- Agora é a hora de praticar: Escolha uma das brincadeiras acima e realize em casa. Depois, escreva aqui ou faça um vídeo me contando qual brincadeira você escolheu, se brincou sozinho (a) ou com alguém e o que achou da brincadeira. Se quiser, pode escolher mais de uma brincadeira.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
INGLÊS
ASSISTA AO VÍDEO
ANIMALS
ASSISTA AOS VÍDEOS
BYE BYE! YOUR TEACHER IRENO
💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥
AGORA É COM VOCÊ!
PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE NOS ESPAÇOS:
B) PEDRO GANHOU UMA BOLA__ UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA__
C) QUE DIA É HOJE__
D) OLHA QUE ÁRVORE BELA__
CONTOS?
O QUE SÃO CONTOS?
“Quem conta um conto aumenta um ponto.”
Você já ouviu essa frase acima em algum lugar?
Sabe o que é um conto?
Como podemos diferenciar o conto dos outros tipos de textos? Sabe aquelas historinhas que seus pais te contavam quando você ia dormir? Aquelas que você provavelmente já escutou ou leu na escola. Pois bem, elas são contos. Os contos são conhecidos por serem histórias curtas. Eles são tão pequenos que após ler ou escutar um você consegue contá-lo depois sem precisar estar com o livro na mão.
O conto possui um narrador, que é quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim. É um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças. A exemplo os contos africanos.
CONTOS AFRICANOS
1) NO TEXTO QUE LEMOS, POLEGAR ÍNTEGRO, COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO/ESCRITO?
MARQUE A OPÇÃO VERDADEIRA:
( ) EM VERSOS, COM RIMAS E ESTROFES
( ) EM BALÕES, CÔMICOS E DIVERTIDOS
( ) TEXTO ORGANIZADO EM PARÁGRAFOS EM QUE APARECE NITIDAMENTE O NARRADOR, HISTÓRIA CURTA E DE TEXTO FANTASIOSO.
2) O CONTO QUE VOCÊ LEU É UMA HISTÓRIA ANTIGA, DE ORIGEM AFRICANA, QUE FOI TRANSMITIDA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ESSA HISTÓRIA SERVE PARA EXPLICAR ALGO QUE VOCÊ PERCEBE EM SEU DIA A DIA AINDA HOJE ? SE SIM, O QUE? VAMOS COLOCAR NO CADERNO A RESPOSTA.
3) NESSE CONTO DO POLEGAR ÍNTEGRO QUAL É A PONTUAÇÃO MAIS
USADA?
A- (
)TRAVESSÃO. B-( )PONTO FINAL. C-(
)INTERROGAÇÃO .
D-( )EXCLAMAÇÃO.
4) RESPONDA:
A) QUAIS SÃO AS PERSONAGENS DO
TEXTO?
B) ONDE SE PASSA A
HISTÓRIA?
C) OS PERSONAGENS ERAM? MARQUE COM O X A RESPOSTA
CORRETA
( ) AMIGOS. ( )INIMIGOS.
5)CONTE ESSA HISTÓRIA COM SUAS PALAVRAS, E COLOQUE EM SEU
CADERNO.
6) CRIE UM OUTRO FINAL PARA ESSE CONTO, E ESCREVA NO
CADERNO.
7) RETIRE DO TEXTO DUAS PALAVRAS COM:
A - ______________________________________________________
P - ______________________________________________________
ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO!
MAIS UM POUCO DE MATEMÁTICA
CONTOS?
“Quem conta um conto aumenta um ponto.”
3) NESSE CONTO DO POLEGAR ÍNTEGRO QUAL É A PONTUAÇÃO MAIS
USADA?
A- (
)TRAVESSÃO. B-( )PONTO FINAL. C-(
)INTERROGAÇÃO .
D-( )EXCLAMAÇÃO.
4) RESPONDA:
5)CONTE ESSA HISTÓRIA COM SUAS PALAVRAS, E COLOQUE EM SEU CADERNO.
6) CRIE UM OUTRO FINAL PARA ESSE CONTO, E ESCREVA NO CADERNO.
7) RETIRE DO TEXTO DUAS PALAVRAS COM:
A - ______________________________________________________
P - ______________________________________________________
QUANTAS UNIDADES TEM 1 DEZENA?
E QUANTAS DEZENAS
FORMAM 1 CENTENA?
RESPONDO QUE 1
DEZENA = 10 UNIDADES
1
CENTENA = 10 DEZENAS OU 100
UNIDADES.
DECOMPONDO O NÚMERO 325 = 300 + 20 + 5
ELE É COMPOSTO POR TRÊS ORDENS
UNIDADE = 5
DEZENA =2
CENTENA =3
Veja o vídeo explicativo
AGORA É COM VOCÊ
REALIZE A DECOMPOSIÇÃO DE CADA NÚMERO.
A. 136 = 100 + 30 + 6
B.
508 = 500 + ____+____
C.
990 = 900 + ____+____
D.
328 = ____+20+____
E.
781 = _____+80+_____
ESCREVA
COMO SÃO LIDOS OS NÚMEROS A SEGUIR:
CIÊNCIAS
PENSE EM QUANTOS
ANIMAIS DIFERENTES VOCÊ CONHECE, PENSOU? VAMOS FAZER UMA LISTA DE DEZ ANIMAIS QUE VOCÊ CONHECE.
1
1
2
3
4
5
6
7
7
8
9
10
9
10
OBA! HORA DO JOGO
VAMOS COMEÇAR UM JOGO FÁCIL E RÁPIDO! COMO VOCÊS ORGANIZARIAM
ESSES ANIMAIS EM DIFERENTES GRUPOS? VOCÊS DEVEM OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS
APRESENTADAS POR DIFERENTES ANIMAIS E DEPOIS ORGANIZAR EM GRUPOS DISTINTOS.
TABELA DA
CLASSIFICAÇÃO: JOGOS DAS CARACTERÍSTICAS.
ALIMENTAÇÃO
|
REPRODUÇÃO
|
ANIMAIS
|
CARNÍVORO
|
HERBÍVORO
|
ONÍVORO
|
OVÍPARO
|
VIVÍPARO
|
ONÇA PINTADA
|
|||||
SAPO
|
|||||
JABUTI
|
|||||
BEIJA-FLOR
|
|||||
JOANINHA
|
|||||
PEIXE
|
COMUNIDADES TRADICIONAIS
GRUPOS CULTURALMENTE DIFERENCIADOS E QUE SE RECONHECEM COMO TAIS, QUE POSSUEM FORMAS PRÓPRIAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, QUE OCUPAM E USAM TERRITÓRIOS E RECURSOS NATURAIS COMO CONDIÇÃO PARA SUA REPRODUÇÃO CULTURAL, SOCIAL, RELIGIOSA, ANCESTRAL E ECONÔMICA, UTILIZANDO CONHECIMENTOS, INOVAÇÕES E PRÁTICAS GERADOS E TRANSMITIDOS PELA TRADIÇÃO. NA NOSSA REGIÃO CENTRO-OESTE TEMOS ALGUMAS COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS E OS POVOS INDÍGENAS. EM MATO GROSSO A ETNIA MAIS COMUM É A BORORO. ESSAS COMUNIDADES FAZEM PARTE DA CULTURA DA NOSSA REGIÃO CENTRO-OESTE E DA NOSSA CIDADE DE CUIABÁ.
✔ Viola de cocho, ganzá e o mocho
✔ Igreja do Rosário
✔ Liceu Cuiabano
✔ Igreja N.ª S.ª do Bom Despacho
✔ Centro Histórico
Ufa, terminei!
ResponderExcluirBárbara.