5º ANO/Turmas A e B - AULA 12

Semana de 11 a 15 de Maio de 2020

CIÊNCIAS

A ÁGUA E OS SERES VIVOS 

Todos os seres vivos dependem da água para o funcionamento de seu organismo: dos mais diminutos, que não conseguimos enxergar a olho nu, até as enormes baleias. Além disso, a água é o ambiente no qual vivem os animais aquáticos. 

Fonte: Livro Didático

A planta obtém a água do ambiente e a distribui para todas as suas partes. A água é usada para a sobrevivência das células e no processo de fotossíntese.
Fonte: Livro Didático

A água compõe mais da metade do corpo humano: há água no sangue, em todos os órgãos (incluindo os ossos) e dentro de cada célula.
Como já vimos, o sistema urinário é responsável por controlar a quantidade de água no corpo dos seres humanos. Perdemos água pela urina, pelas fezes, na transpiração e na respiração. Devemos beber água regularmente para repor a quantidade perdida. Também podemos repor o que perdemos por meio dos alimentos. 

Fonte: Livro Didático

Quantos copos de água você costuma tomar por dia?
 
Fonte: Livro Didático

Agora é para responder no caderno, não esqueça de enviar as fotos das atividades no grupo do WhatsApp da turma.

1) Onde há água nos elementos representados no quadro? Observe a pintura e discuta com alguém de sua família. 
Fonte: Livro Didático

2) Observe o gráfico.

Fonte: Livro Didático

a) Copie em seu caderno os nomes dos 4 componentes do corpo humano que aparecem no gráfico e marque com X o que contém mais água.

b) Qual o componente que apresenta menos água?

Vamos falar sobre...

O acesso a água potável e o saneamento básico é um direito humano essencial, declarou a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma votação realizada hoje [...]
[...] O texto da resolução manifesta profunda preocupação com o fato de 884 milhões de pessoas em todo o mundo não terem acesso a fontes confiáveis de água e de mais de 2,6 milhões não disporem de saneamento básico. Estudos também indicam que cerca de 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos morrem e 443 milhões de aulas são perdidas todos os anos no planeta por conta de doenças relacionadas à potabilidade da água e à precariedade dos serviços de saneamento básico. [...] 
ONU declara acesso a água um direito universal.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/ciência/onu-declara-acesso-a-agua-um-direito-universal/>. Acesso em: 11 de outubro de 2017.

  • O Brasil votou, em 2010, a favor dessa resolução. Como você acha que está a situação do país em relação ao saneamento básico e ao fornecimento de água potável? Discuta com os colegas. 
Agora responda as questões abaixo.
1) Leia novamente as legendas da aula passada sobre a quantidade de água doce e salgada no planeta.



a) Das três gotas de água doce representadas, a maior quantidade está nas geleiras, no subsolo ou em rios, represas e lagos?

b) De onde vem a água que usamos?

c) Há uma enorme quantidade de água em nosso planeta. Então, por que é preciso economizar água?

2) Observe o mapa a seguir. Trata-se de uma representação plana da terra chamada planisfério. 
Fonte: Livro Didático

Depois de analisar o planisfério, responda as questões com um colega.
a) O que está representado em azul no mapa?

b) Que tipo de água forma a parte azul do mapa?

c) Essa água é própria para o consumo? De onde vem a água que podemos consumir?

Vamos investigar?

Siga passo a passo os tópicos abaixo e vá fazendo as anotações em seu caderno.

Até agora você viu que, no planeta Terra, a água pode ser apresentada nos estados sólido, líquido e gasoso, e que ela pode mudar de um estado para outro. Porém, a água apresenta outras propriedades igualmente importantes. Vamos agora conhecer algumas dessas propriedades da água e de outros materiais fazendo alguns experimentos?

Primeiro passo: Levantando hipóteses (sua opinião)

1) Quando colocamos gelo em um copo com água, o gelo flutua ou afunda? E se colocarmos um prego? Ele flutua ou afunda? 
2) O que acontece ao colocarmos:
a) uma colher (chá) de sal em um copo com água?
b) uma colher (chá) de açúcar em um copo com água?
c) uma colher (chá) de óleo de cozinha em um copo com água?
3) O que acontece ao aproximarmos um imã de um copo com água? E de um prego?

Vamos verificar se suas hipóteses conferem?

Segundo passo: Material (o que você vai precisar)


  • 6 copos descartáveis ou qualquer tipo de copo
  • água 
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de óleo de cozinha 
  • 2 pregos 
  • 1 imã 
  • 3 cubos de gelo

Terceiro passo: Como fazer (mãos à obra)

1) Numere os copos de 1 a 6.
2) Encha cerca de 3/4 dos copos com água.
3) No copo número 1 coloque os cubos de gelo.
4) No copo número 2 coloque um prego.
5) No copo número 3 coloque uma colher (chá) de sal e misture.
6) No copo número 4 coloque uma colher (chá) de açúcar e misture.
7) No copo número 5 coloque uma colher (chá) de óleo de cozinha e misture.
8) No copo número 6 deixe somente com água.
9) Aproxime o imã do copo número 6 e, em seguida, aproxime o imã do outro prego (fora da água).

Quarto passo: Observação (você vai verificar se sua opinião está correta)

1) O gelo flutua ou afunda na água? E o prego? Sua hipótese foi confirmada?
2) O que aconteceu quando uma colher de chá de sal foi colocada na água? Sua hipótese foi confirmada? 
3) O que aconteceu quando uma colher de chá de açúcar foi colocada na água? Sua hipótese foi confirmada?
4) O que aconteceu quando uma colher de chá de óleo de cozinha foi colocada na água? Sua hipótese foi confirmada?
5) O que aconteceu quando o ímã foi aproximado do copo com água? E do prego? Suas hipóteses foram confirmadas?

Quinto passo: Conclusão (o que você descobriu a partir de suas investigações)

1) O gelo e o prego tem o mesmo comportamento ao serem colocados em um copo com água?
2) O sal, o açúcar e o óleo tem o mesmo comportamento ao serem adicionados em um copo com água?
3)O prego e a água se comportam da mesma maneira ao serem aproximados de um imã?

4) Todos os materiais tem as mesmas propriedades?

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GEOGRAFIA

O processo de industrialização

A industrialização caracteriza-se pela ampliação significativa de diversos tipos de indústrias - com maior produção de mercadorias - e da capacidade de gerar e distribuir energia elétrica (um dos tipos de energia utilizados nas indústrias), e também pela estruturação de uma rede de comunicação (instalação de antenas, cabos e outros equipamentos que permitem o fluxo de informações de dados) e de transporte.
Esse processo provoca grandes modificações no território: transforma as paisagens do local onde as fábricas são instaladas e também as paisagens de locais distantes. Isso ocorre pela necessidade de instalar usinas geradoras de energia para abastecer as indústrias, de explorar minérios utilizados como matérias-primas, de construir ferrovias e rodovias para o escoamento e abastecimento, etc.
Com a industrialização, há maior oferta de mercadorias, serviços e empregos, sobretudo nas cidades, que passam, então, a atrair muitas pessoas. Tudo isso leva à modernização do território, com maiores integração entre cidade e campo, entre os quais circulam produtos, pessoas e informações. Há também aumento de interação entre as cidades, as quais são interligadas por redes de transportes (rodovias, ferrovias, aeroportos, portos), de comunicação e de energia elétrica, formando uma rede de cidades ou rede urbana.
A industrialização também pode gerar problemas ambientais, como maior exploração dos recursos naturais (que pode levar à escassez desses recursos), poluição das águas e do ar e a geração de lixo. A fim de evitar esses problemas, para a instalação de indústrias, é necessário um planejamento que avalia os impactos ambientais e considere ações para diminuí-los os ou evitá-los.

Fonte: Livro Didático

ATIVIDADES (Copie as questões abaixo e responda em seu caderno)
Observe as imagens de satélite a seguir, que retratam o mesmo local em épocas diferentes.
Fonte: Livro Didático

1) Você identifica os elementos da paisagem de 1954 que tenham permanecido na paisagem de 2014? Quais? 

2) Quais diferenças você percebe entre as paisagens retratadas?

3) Em sua opinião, as alterações apontadas na questão anterior podem estar relacionadas ao processo de industrialização do Brasil? Explique sua resposta.

Industrialização brasileira

A industrialização no Brasil desenvolveu-se no decorrer do século XX, principalmente a partir dos anos 1930, provocando grandes transformações no campo e na cidade. 
O processo de industrialização no Brasil foi marcado pela construção de rodovias e pela ampliação dos sistemas de comunicação e de rede de energia, integrando diferentes locais do território. Isso possibilitou um grande deslocamento de pessoas para as cidades onde estavam concentradas as indústrias, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. 
Com o aumento da população, houve uma ampliação do número de serviços oferecidos nas cidades (hospitais, escolas, bancos, etc) e desenvolveu-se o comércio, o que contribuiu para o aumento da oferta de trabalho e para a melhoria das condições de vida dos habitantes. A maior oferta de serviços e comércio - e consequentemente de trabalho - atraiu ainda mais pessoas, causando um aumento populacional expressivo nas cidades. É por isso que dizemos que a industrialização impulsionou a urbanização. Outro fator que impulsionou o deslocamento do campo para a cidade foi a introdução de máquinas e equipamentos agrícolas nas atividades econômicas do espaço rural, assunto que será tratado adiante.
Fonte: Livro Didático

Para que o setor industrial pudesse se desenvolver, o governo brasileiro criou indústrias de base, como as de geração de energia e as fornecedoras de máquinas e matérias-primas essenciais a outras indústrias. São exemplos: a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), criada em 1942, com destaque para a exploração do minério de ferro, e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), criada em 1943, para produção de aço (veja a fotografia ao lado). O minério de ferro e o aço são importantes matérias-primas utilizadas em muitas indústrias.
Em 1953, o governo criou a Petrobrás, empresa responsável pela extração de petróleo e pela produção de combustível (gasolina, óleo diesel, querosene, gás de cozinha) e de matérias-primas para elaboração de produtos como tintas, vernizes, plásticos, entre outros.
Além das indústrias de base, por meio de incentivos como a diminuição ou isenção de impostos e doação de terrenos, o governo estimulou a instalação de indústrias estrangeiras no Brasil. Vieram para cá empresas têxteis, alimentícias, químicas, farmacêuticas, automobilísticas, entre outras.
Como visto, a industrialização provocou muitas mudanças no espaço geográfico brasileiro, em razão do desenvolvimento de novas atividades, sobretudo nas grandes cidades. Enquanto algumas passaram a concentrar em indústrias, tendo, portanto, em termos econômicos, e um perfil industrial, a maior parte delas desenvolveu atividades comerciais e de serviços, que se ampliaram com a modernização do território. Volta redonda (RJ), por exemplo, era um distrito do município de Barra Mansa, do qual emancipou-se em 1954, por causa do crescimento populacional expressivo e do perfil econômico industrial ocasionados pela instalação da CSN.
Atualmente, há cidades que se destacam pela forte presença de indústrias, outras, pelo turismo (inclusive o religioso), enquanto outras, ainda destacam-se pela existência de um porto com grande movimento de cargas. Algumas das grandes cidades passaram a ter um perfil econômico complexo (múltiplo), com indústrias e setores comercial e de serviços, inclusive transportes, bem desenvolvidos. A essa especialização das cidades dá-se o nome de função das cidades.

Compare as paisagens das fotografias a seguir. 
Fonte: Livro Didático

4) Como essas fotografias retratam a modernização do país?

O crescimento econômico que acompanhou o processo de industrialização, modernizando o Brasil, não trouxe, entretanto, melhoria nas condições de vida de toda a sociedade. Ainda hoje, grande parcela da população brasileira não tem acesso à moradia, saúde e educação de qualidade. 

5) Observe o mapa abaixo e depois responda as questões.
Fonte: Livro Didático

a) Qual é o título do mapa? Quais informações o mapa apresenta?

b) Identifique as cidades importantes em termos industriais, considerando a produção nacional e regional, e indique qual(is) está(ão) no estado onde você mora.

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HISTÓRIA


Monumentos da história do Brasil

O monumento é uma construção erguida para comemorar um acontecimento importante ou homenagear pessoas. Esse tipo de construção também tem um caráter artístico, ou seja, é dotado de beleza estética. Os monumentos tem a função de preservar a memória de fatos importantes para determinadas comunidades. As cidades apresentam monumentos históricos que simbolizam acontecimentos significativos para a história de uma nação, de um estado ou da própria cidade. A independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, é um exemplo de fato marcante. Há vários monumentos em homenagem a esse acontecimento histórico. Observe um deles na fotografia abaixo.
Fonte: Livro Didático

1) Na sua opinião qual é a função dos monumentos históricos?



2) Observe novamente a fotografia e responda à questão. O que é comemorado com esse monumento histórico? 

3) Nosso patrimônio cultural e natural está constantemente ameaçado de desaparecer. As guerras, os desastres naturais, o crescimento desordenado das cidades, a falta de investimento e o abandono colocam em risco a preservação do patrimônio em diferentes lugares do mundo. Observe a fotografia a seguir e faça o que se pede.

Fonte: Livro Didático

a) Dê exemplos de problemas que dificultam a preservação do patrimônio no local em que você vive.



b) Discuta com seus familiares: Por que é importante preservar os monumentos históricos? 

c) Escolha um monumento existente no município de Cuiabá, pesquise sobre ele escreva, em uma folha à parte, um pequeno texto explicando o seu significado e por que é importante que ele seja preservado.

O cotidiano da escravidão no Brasil

Jean-baptiste Debret chegou ao Brasil em 1816 e aqui permaneceu até 1831. Debret era um dos integrantes da Missão Artística Francesa, grupo de artistas e artesãos franceses que vieram ao Brasil a convite de Dom João VI para fundar uma academia de Belas Artes no Rio de Janeiro. Observe duas obras desse artista.



Fonte: Livro Didático


Debret viajou pelo Brasil e registrou em suas obras as paisagens do país e o cotidiano de seus habitantes. O artista deu atenção especial à diversidade da cultura afro-brasileira que encontrou no Brasil. Os africanos trouxeram consigo tradições e costumes religiosos de seu continente, que se fundiram com alguns costumes dos europeus. Leia a seguir um trecho escrito por Debret sobre a escravidão no Brasil:

“Tudo assenta pois, neste país, no escravo negro; na roça, ele rega com seu celular as plantações do agricultor; na cidade, o comerciante fá-lo carregar pesados fardos; se pertence ao capitalista, é como operário ou na qualidade de moço de recados que aumenta a renda do senhor. Mas, sempre mediocremente alimentado e maltratado[...]”
Debret, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/ São Paulo: EDUSP, 1989. T. II, página 13.

1) As obras de Debret são importantes fontes históricas e fazem parte de nossa memória cultural. A partir das representações do cotidiano dos escravizados no Brasil, feitas por Debret, podemos aprender um pouco sobre os aspectos da cultura afro-brasileira no período imperial. Responda às questões. 
a) Quais costumes foram retratados nas obras reproduzidas? 

b) Cite a obra que retrata um costume africano e a que retrata um costume europeu. Justifique sua resposta.

2) Faça uma pesquisa em livros ou na internet e anote no caderno costumes atuais que revelam a influência da cultura africana na sociedade brasileira.

3) Pesquise e organize um dossiê de imagens sobre a cultura afro-brasileira no país. Siga o roteiro. 
  • Selecione diferentes fontes, como livros e internet.
  • Escolha imagens que documentem diferentes aspectos da cultura afro-brasileira.
  • Organize as imagens relacionadas elabore legendas.
  • Construa a melhor forma de divulgar o material coletado (Sugestões: colagem no caderno, elaboração de um cartaz ou elaboração de um breve vídeo com as imagens coletadas e você pode explicar, narrando a legenda, use a criatividade, mas não esqueça de enviar no grupo do WhatsApp sua produção).
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LÍNGUA PORTUGUESA


Anedota


JOÃOZINHO E SEU PAI

O pai do Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim:
- Na minha época, as notas baixas eram punidas com uma boa surra – comenta contrafeito.
- Legal, pai! Que tal pegarmos o professor na saída amanhã?
Donaldo Buchweitz. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 38.

Agora vamos assistir ao vídeo abaixo sobre o gênero textual Anedota

Fonte: https://youtu.be/lKYEvAcWBRI
ATIVIDADES (Copie as questões abaixo e responda em seu caderno)
1 – Observe a situação em que se dá o diálogo entre pai e filho.
a) O momento é tenso ou descontraído? Por quê?
b) Como está o pai? Justifique sua resposta com palavras do texto.

2 – Observe a fala do pai de Joãozinho.
a) O que ele quer dizer ao comentar que, em sua época, as notas baixas eram punidas com surras?
b) Portanto, nesse momento, que imagem ele provavelmente tem de Joãozinho?
c) Você acha que o pai pretende dar uma surra no filho?
d) Então, com que intenção o pai faz esse comentário? Que imagem de si mesmo ele quer passar para o filho?

3 – O humor da anedota está no mal-entendido que há entre pai e filho quanto à compreensão da fala do pai.
a) De acordo com a fala do pai, quem supostamente merecia algum tipo de punição? Por quê?
b) Por que a resposta de Joãozinho surpreende?
😀😁😃😀😁😃😀😁😃

MATEMÁTICA

Polígonos

Os polígonos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta. Dependendo do número de lados presentes, os polígonos são classificados em: 


Fonte: https://blogdoenem.com.br/wp-content/uploads/2016/04/tabela-poligonos.jpg

Geometria Espacial

A Geometria Espacial estuda os objetos que possuem mais de uma dimensão e ocupam lugar no espaço. Por sua vez, esses objetos são conhecidos como "sólidos geométricos" ou "figuras geométricas espaciais".
Vamos iniciar a aula assistindo ao vídeo abaixo que explica sobre figuras espaciais:
Fonte: https://youtu.be/OF4tRusOK7Q

Dica: Quer saber mais? Clique sobre as palavras abaixo e aprenda mais sobre cada um dos sólidos geométricos abaixo. 








Fonte da imagem: https://esquadraodoconhecimento.files.wordpress.com/2011/12/sc3b3lidos-geomc3a9tricos.png

Dessa forma, a geometria espacial é capaz de determinar, por meio de cálculos matemáticos, o volume destes mesmos objetos, ou seja, o espaço ocupado por eles.
Contudo, o estudo das estruturas das figuras espaciais e suas inter-relações é determinado por alguns conceitos básicos, a saber:
Ponto: conceito fundamental a todos os subsequentes, uma vez que todos sejam, em última análise, formados por inúmeros pontos. Por sua vez, os pontos são infinitos e não possuem dimensão mensurável (adimensional). Portanto, sua única propriedade garantida é sua localização.
Retacomposta por pontos, é infinita nos dois lados e determina a distância mais curta entre dois pontos determinados.
Linha: possui algumas semelhanças com a reta, pois é igualmente infinita para cada lado, contudo, têm a propriedade de formar curvas e nós sobre si mesma.
Plano: é outra estrutura infinita que se estende em todas as direções.

A geometria espacial é responsável pelo estudo das figuras geométricas espaciais, também chamadas de sólidos geométricos, que ocupam lugar no espaço, devido sua característica de tridimensionalidade (altura, largura e comprimento). Cubos, prismas, pirâmides e cones são alguns sólidos explorados por essa subárea da geometria.

Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).

Poliedros 

Os poliedros são figuras formadas por três elementos básicos: vértices, arestas e faces. Seus principais representantes são as pirâmides e os prismas:

Os poliedros recebem nomes especiais de acordo com número de faces. Confira abaixo:
• Tetraedro: quatro faces;
• Pentaedro: cinco faces;
• Hexaedro: seis faces;
• Heptaedro: sete faces;
• Octaedro: oito faces;
• Decaedro: dez faces;
• Dodecaedro: doze faces;
• Icosaedro: vinte faces.


Na geometria espacial, os poliedros ainda são classificados em:
Convexos: quando os poliedros se encontram totalmente no semiespaço que essa face determina.
Côncavos: quando duas das faces do poliedro não estão contidas em apenas um semiespaço.
Dentre os poliedros convexos existem os poliedros regulares (Sólidos Platônicos ou Poliedros de Platão). São figuras que todos os lados possuem a mesma medida e com ângulos internos congruentes entre si. Existem apenas cinco poliedros regulares: tetraedro, hexaedro, dodecaedro, icosaedro e octaedro.

Já os poliedros irregulares são sólidos geométricos com faces formadas por polígonos regulares e irregulares. Os dois tipos mais conhecidos são: as pirâmides e os prismas.
Pirâmides - sólido formado por uma base poligonal e um vértice que une todas as faces laterais triangulares. De acordo com sua inclinação, elas podem ser classificadas em retas (ângulo de 90º) ou oblíquas (ângulos diferentes de 90º).


Prismas - são sólidos geométricos formados por duas faces planas e congruentes e laterais compostas de paralelogramos ou quadriláteros. De acordo com sua inclinação, o prisma pode ser reto (a aresta e a base fazem um ângulo de 90º) ou oblíquo (ângulos diferentes de 90º). 
Cubos e paralelepípedos são considerados especiais dentro da geometria espacial.

Corpos Redondos 

Dentro da geometria espacial existem os corpos redondos, figuras geométricas que apresentam pelo menos uma parte arredondada em sua superfície. Cilindro, esfera e cone são exemplos.
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/m_0WFzX8t1s/hqdefault.jpg

Cilindro - corpo redondo formado por duas bases circulares, altura e geratriz. No cilindro reto (gerado a partir da rotação completa do triângulo retângulo), a geratriz forma com a base um ângulo de 90°, enquanto no cilindro oblíquo as geratrizes são oblíquas às bases.


Cone - sólido formado por uma base circular, com altura, vértice e geratriz. Podendo ainda ser classificado em reto (quando a altura forma um ângulo de 90° com a base) ou oblíquo (o eixo não é perpendicular à base da figura).
Essa figura também recebe o nome cone de revolução, pois foi gerado a partir da rotação completa de um triângulo retângulo.

Esfera - objeto tridimensional que resulta da rotação de um círculo em torno de seu diâmetro.

ATIVIDADES (Copie as questões abaixo e responda em seu caderno)
1) Desenhe em seu caderno apenas a imagem de cada fileira onde o desenho representa um polígono.

2) Copie os desenhos e escreva o nome de cada polígono.



3) Escreva o nome do sólido geométrico que cada figura lembra.

A bola lembra uma ______________

Um lápis lembra um ______________

Um funil lembra um ________________

Um dado lembra um _________________

4) Qual da figura de planificação abaixo que representa um cilindro?


5) Desenhe as figuras abaixo em seu caderno e pinte os cones de azul, os cubos de vermelho e os cilindros de verde.

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LÍNGUA INGLESA

Com a professora Iolanda Zunoeta

SEASON - ESTAÇÕES DO ANO
SUMMER – VERÃO
FALL/AUTUMN - OUTONO
WINTER - INVERNO
SPRING - PRIMAVERA

Vamos assistir ao vídeo, acompanhe e preste bastante atenção!



Agora vamos as atividades.
Observe a imagem abaixo e construa em seu caderno, de modo bem criativo, com imagens recortadas de revistas e livros velhos, os quadros que representam cada estação do ano. Em seguida escreva em inglês o nome de cada uma.
(Obs. Se não tiver de onde recortar figuras, pode desenhar).


POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

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