6º ANO/Turmas A e B - AULA 11
Semana de 04 a 08 de Maio de 2020
ARTE
Olá caros alunos! Depois de aprender sobre a classificação dos instrumentos de percussão, nesta aula vamos aprender a construir um destes instrumentos utilizando materiais recicláveis! Esse é um dos mais populares, o ganzá!
Primeiro vamos conhecer um pouco sobre o ganzá!
Ganzá
Chocalho ganzá/Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganzá
Ganzá ou canzá é um instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de 15 centímetros até mais de 50 centímetros. O ganzá também pode ser utilizado em diversos outros gêneros musicais brasileiros, como o choro e o pagode. Também pode fazer parte do conjunto de percussão para ser usado como instrumento de efeito em diversos outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz e até na música erudita.
ATIVIDADES
1) Faça uma breve pesquisa como é o ganzá usado na cultura cuiabana e escreva em seu caderno.
1) Faça uma breve pesquisa como é o ganzá usado na cultura cuiabana e escreva em seu caderno.
2) Instrumentos musicais feitos de reciclagem - Ganzá
Com certeza muitas pessoas sabem que é possível transformar materiais recicláveis em instrumentos musicais. O que elas desconhecem é que isso pode ser bastante fácil. Veja a seguir algumas dicas para fazer um ganzá:
Materiais necessários:
Um copinho plástico de chambinho (ou danoninho)
Uma bexiga
Grãos de arroz
Tesoura
Durex
Construindo o ganzá passo a passo:
Pegue a tesoura e corte as beiradas do copinho plástico até que fique redondo.
Pegue uma pequena porção de grãos de arroz e coloque dentro do copinho.
Corte e descarte a ponta de encher da bexiga.
Cubra todo o copinho com a bexiga cortada.
Utilize o durex para colar e prender a bexiga no copinho, evitando assim que ela escape.
Pronto, pode tocar, se divertir e fazer música com o seu ganzá!
Para qualquer dúvida ou melhor entendimento sobre a construção do instrumento, assista o vídeo abaixo:
Vídeo - Como construir um GANZÁ/MUSIPED
Fonte: https://youtu.be/gW92a3DMXqM
BOA ATIVIDADE A TODOS E DIVIRTAM-SE BASTANTE! ATÉ A PRÓXIMA!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Instrumentos musicais feitos de reciclagem. Disponível em: <https://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/instrumentos-musicais-feitos-de-reciclagem/>. Acesso em: 29, abr. 2020.
Ganzá. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganzá>. Acesso em: 29, abr. 2020.
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EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá meus amores,Nossa atividade de hoje é a brincadeira Cama de Gato.
Então vamos lá:
CAMA-DE-GATO
A cama-de-gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alternando as figuras formadas. Os vestígios históricos apontam sua origem provável para as regiões asiáticas, africanas.
A brincadeira é praticada em diversas partes do mundo. Atualmente nossas crianças brincam trançando elásticos nas pernas que poderia ser uma versão mais moderna do jogo de fios. Para essa brincadeira só é necessário um pedaço de barbante e duas pessoas.
O objetivo da brincadeira é conseguir passar o barbante na mão de outra pessoa, mudando a forma, mas sem desmontar o retângulo principal e sempre recuperando a forma de "X".
Amarre as duas pontas do pedaço de barbante.
De um nó em um barbante de aproximadamente 1 m. O comprimento irá variar de acordo com o tamanho das mãos da criança.
Agora passe o barbante ao redor dos dedos da mão deixando o polegar para fora. Com a outra mão passe os quatro dedos também por dentro do barbante, formando um retângulo.
Agora com a mão esquerda passe os 4 dedos por debaixo da lateral do barbante. (Sem soltar) formando uma linha na palma da mão. Depois faça o mesmo com a mão direita.
Agora passe o dedo médio por debaixo da linha da outra mão formando um triangulo dentro do retângulo. Faça o mesmo com a outra mão formando um X.
Pronto: a cama de gato inicial está formada. Agora o outro jogador deve pegar o barbante nos pontos onde eles se cruzam e puxá-los para os lados. Sem largar o barbante, ele deve enfiar os polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la das mãos do adversário sem desmanchar os laços.
Depois é a vez do primeiro jogador e assim sucessivamente. Quem não conseguir tirar perde o jogo.
Fonte: https://youtu.be/prCNskaNrI8
Ótima brincadeira à todos.
Abraços da Professora Flávia!
Abraços da Professora Flávia!
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MATEMÁTICA
Seja bem-vindo caro estudante!
Que bom que está aqui novamente! Esta semana relembraremos uma outra importante operação matemática, que irá acompanhar-te em toda a sua jornada acadêmica de ensino básico, que é a subtração.
Bem, na semana passada vimos de maneira aprofundada sobre a adição e suas propriedades e o passo a passo para chegarmos a uma resolução. Esta semana iniciaremos uma nova etapa, olharemos agora para a operação inversa da adição, que é a subtração. Novamente ressalto a importância de você dominar essa operação matemática, pois ela será a base para a aquisição de novos saberes e você poderá compreender melhor o mundo em sua volta!
Vamos lá! Mãos à obra!
SUBTRAÇÃO
Acompanhe as situações apresentadas abaixo.
Uma fábrica produziu 985 peças. Houve um problema em uma das máquinas e 162 peças saíram com defeito. Quantas peças foram produzidas sem defeito?
1º Para resolver esse problema, devemos fazer 985 – 162. Para calcular uma subtração, podemos utilizar o algoritmo usual:
Algoritmo usual:
C D U
9 8 5
MINUENDO
+ 1 6 2
SUBTRAENDO
8 2 3
DIFERENÇA (Resultado da operação)
Foram produzidas 823 peças sem defeito.
Nesta primeira situação, utilizamos a subtração com a ideia de tirar uma quantidade de outra quantidade.
A subtração também pode ser resolvida decompondo-se o número e armando o cálculo de modo semelhante ao algoritmo usual. Veja como fica para essa situação.
900 + 80 + 5
Minuendo
- 100 + 60 + 2
Subtraendo
800 + 20 + 3
Diferença
OU 823
2º No ano passado havia, no Brasil, 512 parlamentares na câmara dos deputados federais. A câmara do deputados federais é a instituição responsável pela elaboração das leis. Desses parlamentares, 54 eram mulheres e 458 eram homens. Quantos homens ocupam o cargo de deputado federal a mais que mulheres?
Para resolver esse problema, podemos fazer 458 – 54
C D U
4 5 8 Minuendo
- 5 4 Subtraendo
4 0 4 Diferença (resultado da operação)
Então, em 2018 havia 404 deputados federais homens a mais que mulheres.
Neste caso a subtração foi utilizada para comparar duas quantidades a fim de saber quanto uma delas tem a mais que a outra.
3º A produção mensal de uma olaria é 5000 tijolos. Nesse mês, a olaria produziu 3925 tijolos. Quantos tijolos ainda faltam para completar a produção mensal?
Para resolver esse problema, devemos fazer 5000 – 3925.
UM C D U
5 0 0 0
Minuendo
- 3 9 2 5
Subtraendo
1 0 7 5
Diferença (resultado da operação)
Faltam 1075 tijolos para completar a produção mensal.
Nesta situação, usamos a subtração por termos duas quantidades e queremos saber quanto falta a uma delas para atingir a outra, ou seja, estamos usando a ideia de completar.
Para complementar seu aprendizado, veja o vídeo a seguir do professor Ferreto:
Fonte: https://youtu.be/oSzh7TjIsjs
ATIVIDADES
1) Em 2017, 1692 estudantes participaram de uma gincana cultural. Em 2018, o número de participantes nessa gincana foi 2010. Em qual desses anos houve um número maior de participantes? Quantos participantes a mais?
2) Um automóvel custa, à vista, 27.545 reais e, a prazo, 36290 reais. A diferença entre esses valores equivale ao juro que se paga pelo financiamento. Se uma pessoa comprar esse automóvel a prazo, que quantia pagará de juro?
3) Dada a sequência 282, 276, 270, ..., quais serão os próximos três números dessa sequência?
Prezado aluno, que bom que chegou até aqui! É de grande importância que copie e responda as três perguntas acima em seu caderno, e tente fazê-las, lembre-se que, ao surgir dúvidas não hesite em nos procurar via nossos canais de comunicação! Esperamos que tenha gostado de relembrar esse tão importante fundamento matemático, conte sempre conosco em sua trajetória escolar!
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CIÊNCIAS
Olá prezados discentes, é um prazer tê-los aqui novamente!
Esta semana realizaremos uma revisão do que já vimos nas duas últimas semanas, esperamos que gostem da aula! Reitero as boas vindas em nosso blog e saliento a importância de tirar suas dúvidas via nossos canais de comunicação, não hesitem em nos procurar via WhatsApp no grupo e no WhatsApp privado dos professores Jeymeson e Fabiane, estamos à disposição de vocês!
Misturas heterogêneas e homogêneas
Para iniciar o nosso diálogo hoje, vamos relembrar o que é mistura; obtemos uma mistura quando adicionamos um material em outro. Vimos em aulas anteriores que misturas fazem parte do nosso dia a dia, por exemplo, em seu café da manhã:
Leite com achocolatado.
É UM TIPO DE MISTURA COMUM EM NOSSO DIA A DIA
Café
Café com leite
Todas essas são misturas que realizamos todos os dias, aposto que você já fez uma delas, não é verdade?
Muito bem! Entendeu então o que é uma mistura? Se ainda não entendeu, nos pergunte pelo grupo do WhatsApp, ou no WhatsApp privado dos professores, e depois volte aqui e dê continuidade ao seu estudo.
Agora que você já entendeu o que é uma mistura, vamos a diante, as misturas são classificadas em dois grupos: as misturas homogêneas e as misturas heterogêneas. Vamos relembrar agora as características de cada uma delas.
MISTURAS HOMOGÊNEAS
As misturas homogêneas apresentam aspecto uniforme em toda sua extensão, ou seja, ponto a ponto, em outras palavras seria: quando olhamos para uma mistura homogênea, não conseguimos identificar cada material que compõe aquela mistura, por exemplo, água e sal, quando adicionamos sal em um copo de água e mexemos bem, não conseguimos a olho nu ver o sal, que sabemos que está lá. Esse tipo de mistura é classificada como homogênea. Uma outra mistura homogênea que os seus pais e responsáveis fazem todos os dias, é a água com açúcar, ao preparar um café ou um suco, ou um chá. Ao adicionarmos o açúcar em um copo de água, o açúcar dissolve, e ao olharmos para essa mistura vemos apenas aspecto em todo seu corpo.
MISTURAS HETEROGÊNEAS
Em contra partida, as misturas heterogêneas apresentam mais de um aspecto em sua extensão, são misturas multiformes ponto a ponto. Em outras palavras, quando olhamos para uma mistura heterogênea, conseguimos identificar pelo menos dois dos materiais que a compõe. As extensões dos materiais que conseguimos identificar, chamamos de fase, um exemplo de mistura heterogênea é a água e o óleo, se em um recipiente adicionarmos água e óleo, veremos que óleo ficará na parte de cima e água na parte de baixo, e conseguimos ver isso a olho nu, ou seja é uma mistura heterogênea com duas fases (bifásica), a parte de cima a extensão do óleo, e na parte de baixo a extensão da água. Observe com calma a tabela abaixo, leia e releia as legendas e entenda o que é uma mistura heterogênea e o que é uma fase em uma mistura.
Para consolidar seu aprendizado acerca de misturas heterogêneas e misturas homogêneas, veja os vídeos abaixo :
Vídeo 01 - Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Fonte: https://youtu.be/1XO-UkDQLCM
Vídeo 02 - Misturas Homogêneas e Heteroêneas
Fonte: https://youtu.be/nCnkQdwVClw
Vídeo 03 - Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Fonte: https://youtu.be/zLBnuBqmaK8
ATIVIDADES:
1- ESCREVA EM SEU CADERNO 03 EXEMPLOS DE MISTURAS, OLHE EM SUA CASA, ENQUANTO SUA MÃE OU RESPONSÁVEL PREPARA O CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO OU JANTAR.
2- CITE 03 EXEMPLOS DE MISTURA HOMOGÊNEA:
3- CITE 02 EXEMPLOS DE MISTURA HETEROGÊNEA:
4 – QUANTAS FASES HÁ NA MISTURA ABAIXO?
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HISTÓRIA
Olá estudantes,
Vamos conhecer a história da escravidão indígena e africana.
Assista as videoaulas para entendermos como surgiu a escravidão no Brasil e posteriormente realize as atividades.
Videoaula 01 - Escravidão Indígena/Brasil Escola
Fonte: https://youtu.be/LhAa3IX2p-Q
Videoaula 02 - Os africanos, nossas raízes
Fonte: https://youtu.be/fGUFwFYx46s
Atividades:
Videoaula 01:
1) A escravização indígena apresentou uma série de obstáculos. Em seu caderno, cite os exemplos apresentados na videoaula.
2) Como se tornava a fuga dos indígenas?
3) Quais eram as proteções legislativas que os indígenas recebiam?
4) Descreva em seu caderno o que ocorria com as tribos indígenas rivais?
5) Fale sobre as bandeiras de apresamento.
Videoaula 02:
1) Complete as frases abaixo:
a) “Cercados por florestas, _____________, ______________, ________________ e _____________________.”
b) “Dominavam técnicas de, _______________, ________________ e _____________________.”
2) Fale sobre a rota do tráfico negreiro.
3) O que os escravos adquiriam após a compra da liberdade?
4) A abolição garantiu condições de vida digna aos escravos? Justifique sua resposta.
5) O que tornou possíveis principais ciclos econômicos no Brasil? Explique.
Observe as imagens e responda às questões abaixo:
1) Descreva em seu caderno cada uma das imagens, detalhando a cena e as características dos personagens representados.
2) Quem você acha que são as pessoas das imagens? Justifique sua resposta.
3) Qual das duas imagens representa uma cena do trabalho escravo e qual representa trabalhadores livres? Por quê?
1º de maio - Dia do Trabalhador
Videoaula 03 - A história do 1º de Maio
Fonte: https://youtu.be/f0-bSyNCluE
Agora vamos colocar em prática o que aprendemos.
Atividades:
1) Como você compreende o trabalho livre?
2) A dona de casa pode ser considerada uma trabalhadora? Explique.
3) Quais são os desafios que estes trabalhadores têm em seu cotidiano?
4) Descreva em seu caderno a videoaula que acabou de assistir e em seguida envie uma foto nítida do seu texto.
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GEOGRAFIA
Para o início de conversa, responda em seu caderno.
A cidade onde você mora está crescendo? Por quê?
Aponte pontos da cidade onde mora que não existiam há alguns anos atrás: um bairro, uma rua, um novo prédio.
Agora vamos assistir a videoaula
FONTE: https://youtu.be/7f8CXiFp6fk
Qual a diferença de urbanização e crescimento urbano?
Leia o texto abaixo:
Rondonópolis, Sinop e Primavera são as cidades que mais cresceram em MT nas últimas duas décadas
01/09/2016 - 06h24min
Municípios de Mato Grosso triplicaram de tamanho – ou até mais que isso - em número de habitantes nos últimos 24 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) as estimativas populacionais entre 2015 e 2016. Um dos casos deste fenômeno populacional é Sinop, que passou, em 1992, de uma cidade de 38.845 habitantes para 132.934.
Outra cidade que cresceu consideravelmente é Primavera do Leste, que tinha, há duas décadas, 13.157 habitantes e agora chega a 58.370 – número quatro vezes maior. Rondonópolis também cresceu, dobrou de população., de 127.404 para 218.899. A busca por trabalho e o chamariz dos cargos do agronegócio estariam motivando a migração. Entre eles o município de Araguaína, também em Mato Grosso, que “encolheu”. Nos últimos 24 anos, o número de habitantes caiu de 1.424 para 953. A atividade econômica predominante é a pecuária extensiva e busca avançar na agricultura, mas ainda não conseguiu dar este salto.
1) De acordo com o texto, qual foi o município (cidade) que teve aumento de 132.934 de habitantes?
2) O cargo que estaria motivando a migração é?
3) A cidade______________ não conseguiu avançar o número maior de habitantes.
Observe as imagens abaixo:
As imagens acima são do local onde existe a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e são Benedito, localizada na região central de Cuiabá-MT.
1) Em seu caderno, descreva cada uma das imagens.
2) Compare as imagens e registre a diferença e semelhanças entre elas.
3) Quais mudanças ocorreram no local ao longo do tempo?
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LÍNGUA PORTUGUESA
OI, GALERINHA DE CASA!

Na aula de hoje nós vamos exercitar a COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
FONTE: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-tira-de-calvin-6o-ano/
Na aula de hoje nós vamos exercitar a COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
A interpretação de texto pode ser conceituada como o elemento-chave na compreensão de todo e qualquer discurso ou texto, ampliando-se o entendimento de sua ideia principal, isto é, de sua finalidade.
Como competência, a interpretação de texto é imprescindível para os resultados escolares e profissionais. Isso acontece justamente pela maior eficiência na resolução de exercícios e na própria compreensão de situações do dia a dia.
Para entender melhor o assunto, assista ao vídeo da aula:
FONTE: https://youtu.be/zhjJIH77UnA
AGORA É SUA VEZ! LEIA COM ATENÇÃO E REALIZE COM CAPRICHO AS ATIVIDADES A SEGUIR:
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
Leia:
1- Por que a fala do pai de Calvin se encontra destacada no último balãozinho?
2 - Releia: “Você me amaria mesmo se eu fizesse algo ruim?”
O conectivo destacado apresenta, no contexto acima, a relação de:
a) afetividade
b) adversidade
c) prioridade
d) condição
Leia os quadrinhos a seguir:
FONTE: https://karlakayrone-servicosocialepedagogia.blogspot.com/2011/09/v-behaviorurldefaultvml-o.html
3 - Qual é o assunto do texto?
4 - Qual é a expressão da menina no 1º quadrinho? E no 2º quadrinho?
5 – Pela resposta do Cascão no último quadrinho, o que ele pensa sobre o banho?
Leia a charge a baixo para responder as questões:
FONTE: https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/05/atividade-de-interpretacao-genero_21.html
6 – Qual o objetivo da charge acima?
7 - Em “Fio, ocê vai I pede”, pode-se observar uma linguagem do tipo:
a) Formal, porque respeita as regras gramaticais.
b) Técnica, porque representa termos próprios de uma profissão.
c) Coloquial, porque caracteriza uma linguagem simples e popular.
d) Literária, porque foi usada no sentido figurado.
e) Informal, porque está presente no cotidiano de pessoas com bom nível de instrução.
Analise a charge:
8 - A charge de Duke utiliza as linguagens verbal e não verbal para tecer uma crítica social e política. Que crítica é essa?
9 – Houve uma mudança na expressão facial do personagem. Como você justifica esta mudança?
Bons estudos!!!
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Fonte: https://youtu.be/39IV1dtwCXs
INGLÊS
Vocabulary
Days of the week and months of the years
Monday, Thuesday, Saturday, Friday, Wednesday and Sunday
January, February, March, April, June, July, August, September, October, November and December.
Tarefa
1) Copiar no caderno os dias da semana e meses do ano com a tradução.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
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