3º Ano/Turmas A/B- Aula 8

Semana de 04 à 08 de maio


NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER E VIVENCIAR MUITAS COISAS


TRADIÇÕES



O folclore examina tópicos como a terra, o sol, a lua, os fenômenos naturais e os ritos ao longo da
 vida do indivíduo. Além disso abordam os papéis masculinos e femininos, as associações, as hierarquias e muitos outros tópicos relacionados à vida humana.

Embora as tradições possam remontar a milhares de anos e há muitos fatores a considerar ao tentar entender um determinado costume. O folclore é retratado em diversas canções brasileiras. Elas auxiliam na aprendizagem dos mitos e das tradições de povos antigos de nosso país.

 Vivenciar a música folclore



Copiar no caderno o texto resumido relatando a origem da música folclórica. Em seguida uma reflexão sobre as músicas folclóricas, com audição de algumas como “Escravos de Jó” e “O cravo brigou com a rosa”.



VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!


“Escravo de Jó” e “O Cravo Brigou com a Rosa” 

AGORA É COM VOCÊ

Após a audição aprenderemos as músicas, junto com o áudio cantaremos. Depois será realizada uma dinâmica rítmica: a batida rítmica será realizada na mão conforme o ritmo.


(Escravo de Jó) 3 palmas 1-2-3 e pausa, repete até o final da música.

(O Cravo Brigou com a Rosa) 2 palmas 1-2 e pausa, repete até o final da música.








Boa aula!!

👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👧👧👧👧👧






ASSISTA AO VÍDEO

                                                          FONTE:  https://www.youtube.com/watch?v=H-Xt7bmJO0w
 

AGORA É COM VOCÊ








😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏

O QUE SÃO FÁBULAS?

Fábulas são histórias curtas que apresentam uma moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos através das fábulas.


Características das fábulas:
Moral da história:
Ao final da história, sempre existe uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar a compreenderem os ensinamentos da narrativa de forma mais prática, já que ainda estão  aprendendo a  interpretar. Essa moral pode vir em forma de parágrafo curto ou frase final.

Animais falantes:
O elemento principal das fábulas é conter animais que falam. Eles podem conversar tanto entre si quanto com seres humanos e isso acontece de forma natural, como se fosse “normal” ver animais dialogando por aí.


Textos curtos:
Por serem direcionados ao público infantil, não devem ser muito longos, ou corremos o risco de perder a atenção dos leitores ou ouvintes. As histórias devem ser breves e não muito complexas para que possam ser contadas rapidamente.


Personagens tipo:
Na maior parte das histórias, os personagens representam um comportamento coletivo, não individual. Suas características devem espelhar um padrão: por exemplo, na história da lebre e da tartaruga, a lebre representa os “preguiçosos, que gostam de vitórias fáceis”. Já a tartaruga é o tipo “persistente e batalhadora”. 

Agora queremos saber de você! Qual sua fábula favorita? Conta pra gente nos comentários.



Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.


EXEMPLOS DE FÁBULAS:
A lebre e a tartaruga;

O patinho feio;

Os três porquinhos;

A cigarra e a formiga;

O leão e o ratinho.




A lebre e a tartaruga
A história que será contada a seguir é um clássico de Esopo que foi recontado por La Fontaine, outro grande impulsionador da divulgação das fábulas. A lebre e a tartaruga é uma típica fábula: não se sabe quando o evento se passou, nem onde, e os personagens centrais são animais com características humanas - têm sentimentos, falam, possuem consciência.

           — Tenho pena de você — disse uma vez a lebre à tartaruga.

           — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar e livrar-te de teus inimigos.

           — Guarda para ti a tua compaixão — disse a tartaruga.

           — pesada como sou, e tu ligeira como te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos proponhamos a alcançar.

            __ Vá feito, disse a lebre.

            __ só pela graça aceito a aposta.

Ajustada a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se adiantando.

            — Olá! camarada, disse-lhe a lebre. ___não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho.

E se bem o disse, melhor o fez; para escarnecer da tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir, dizendo:

            __sempre hei de chegar a tempo. De súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches:

            — Que vergonha! Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!

MORAL DA HISTÓRIA: Nada vale correr; cumpre partir em tempo, e não se divertir pelo caminho.






A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência. Enquanto a formiga pensou no longo prazo e trabalhou durante o verão para se abastecer no inverno, a cigarra, imediatista, passou o verão a cantar, sem pensar na estação que viria a seguir.

A cada bela estação uma formiga incansável levava para sua casa os mais abundantes mantimentos: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que todo o verão levara a cantar, achou-se então na maior miséria. Quase a morrer de fome, veio esta, de mãos postas, suplicar à formiga lhe emprestasse um pouco do que lhe sobrava, prometendo pagar-lhe com o juro que quisesse. A formiga, que não é de gênio emprestador; perguntou-lhe, pois, o que fizera no verão que não se precavera?

       — No verão, cantei, o calor não me deixou trabalhar.

       — Cantastes! tornou a formiga; pois agora dançai.
MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.


As fábulas que você leu são feitas por partes.
Complete a tabela relacionando as partes às pistas que os textos oferecem:
 A LEBRE E A TARTARUGA
Cenário

Personagens

Conflito gerador (o que dispara a história)

Resolução (desenvolvimento)

Tipo de narrador

Moral da história





A CIGARRA E A FORMIGA

Cenário

Personagens

Conflito gerador (o que dispara a história)

Resolução (desenvolvimento)

Tipo de narrador

Moral da história

 


REVISANDO

FÁBULA É A NARRATIVA DE UMA SITUAÇÃO VIVIDA POR ANIMAIS COMO SE FOSSEM HUMANOS. SERVE PARA TRANSMITIR PRINCÍPIOS MORAIS COMO ARROGÂNCIA, A PREGUIÇA, A INVEJA, A SABEDORIA, A ASTÚCIA ETC.

ASSISTA AOS VÍDEO
LEIA COM ATENÇÃO!
O Leão e o Rato
Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
- Se o senhor se poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou. Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
- O senhor achou ridícula a ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.

Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados

No fábula que você leu, O leão e o rato, como está organizado e escrito o texto? Marque todas as opções verdadeiras

(   ) é um texto que apresenta diálogo entre os personagens

(   ) os personagens são animais  que falam como os humanos

(   ) o texto apresenta marcações que sinalizam um diálogo como: dois pontos e  travessão

(   ) no final do texto o autor destacou uma moral ( lição de vida)  para os leitores.





No enredo da história O leão e o rato, qual foi a razão do autor escolher justamente o leão e o rato?

(   ) porque eles são bonitinhos

(   ) porque o leão é o rei da floresta e é tido como muito forte e o ratinho muito pequeno e  frágil e assim nunca poderia ajudar ninguém, muito menos o leão que é forte e ágil..

(   )Porque a história se passa na floresta e o rato estava passeando por lá.





 No trecho “O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou”.


Por que você acha que o leão deu uma gargalhada?

_______________________________________________________________________________



No final, qual foi a lição de vida ou moral que a história deixou?

_______________________________________________________________________________

UM POUCO MAIS DE INTERPRETAÇÃO

   QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
____________________________________________________________________________
 
ESSE TEXTO É:

( ) PIADA ( ) POEMA ( ) FÁBULA


RETIRE DO TEXTO 3 PALAVRAS COM R e RR:


_______________________________________________________________________
OBSERVE A PALAVRA MORRO E RESPONDA AS QUESTÔES ABAIXO:

a) VAMOS PROCURAR NO DICIONÁRIO OU NA INTERNET O SIGNIFICADO?

b) ESSA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SIGNIFICADO?

c) QUAL É A ULTIMA LETRA DA PALAVRA?

d) QUAL É A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA?

GRAMÁTICA

R ou RR?

ASSISTA AOS VÍDEOS



VAMOS LER TODAS AS PALAVRAS EM VOZ ALTA.

RATO                    RESTO
RODO                    ARROZ
CARRO                 FERRO
REDE                     BARRO
PAREDE               BARATA
FARO                    BURRINHO
BARROSO            RENATO
RUGIDO               CORRENDO
ROEU                    AMARROU
BETERRABA       ESCURO



 PERCEBERAM ALGUMA DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DAS PALAVRAS QUANTO AO USO DO R/RR?


ANALISEM AGORA AS PALAVRAS DA LISTA E ORGANIZEM CONFORME SOLICITADO NA TABELA:

PALAVRAS COM R / PALAVRAS COM RR





PALAVRAS COM R
PALAVRAS COM RR




















AGORA VOCÊS TERÃO QUE PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE AGRUPAMENTO DAS PALAVRAS A PARTIR DE COMO O R ESTÁ COLOCADO EM CADA UMA DAS PALAVRAS.


PALAVRAS COM R NO INICIO
PALAVRAS COM R NO MEIO
PALAVRAS  COM R R
















OBSERVEM E LEIAM OS NOMES DAS IMAGENS

PESQUISE EM REVISTAS, JORNAIS E NA INTERNET IMAGENS COM OS R e RR, CORTE E COLE COLOQUE NO CADERNO OS NOMES.

 














·         ASSISTA AOS VÍDEOS

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tiGL4rxIJ4Q

·          LEIA COM ATENÇÃO AS PALAVRAS ABAIXO


·        

·         AGORA, O QUE PERCEBEMOS QUANDO PRONUNCIAMOS AS PALAVRAS EM VOZ ALTA?

·         TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O

·         M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P

·         N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.




· 






A gora que aprendemos um pouco mais, leia com atenção o nome das figuras abaixo:

Quais são as palavras que apresentam uso do til?______________________________________

Em quais palavras foram usados M no final da sílaba?__________________________________
E quando aparece N no final da sílaba?______________________________________________


Vamos ler: BALÃO/TAMANDUÁ/CARAMBOLA. Ao pronunciarmos essas palavras em voz alta o que percebemos de comum entre elas? ____________________________________________________________________________
Alguém conhece outras palavras que poderiam fazer parte desse conjunto?__________________




MATEMÁTICA

Adição e subtração na reta numérica/Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.




COMPREENSÃO E LOCALIZAÇÃO NA RETA  NUMERADA.





A PROFESSORA DE LEONARDO ENTREGOU A ELE FICHAS COM NÚMEROS.

 ELE PRECISA ORGANIZÁ-LAS NA RETA NUMÉRICA.


AJUDE-O, LEMBRANDO QUE ELE NÃO UTILIZARÁ TODOS OS NÚMEROS.




 


ALGUÉM JÁ UTILIZOU UMA RÉGUA? PARA QUE ELA SERVE?

COMO OS NÚMEROS ESTÃO DISPOSTOS?
A DISTÂNCIA ENTRE UM NÚMERO E OUTRO É A MESMA?





APÓS QUANTOS METROS OS CICLISTAS DEVERIAM PARAR PARA TOMAR ÁGUA?
APÓS QUANTOS METROS OS CICLISTAS DEVERIAM VERIFICAR OS PNEUS DA BICICLETA?
IDENTIFIQUE O PONTO C NA RETA. APÓS PERCORRER QUANTOS METROS, DO TOTAL DA PROVA, OS CICLISTAS DEVERIAM REALIZAR UMA PAUSA?
QUAL O INTERVALO QUE A RETA NUMERADA APRESENTA?



Em qual ponto a casa de Guilherme se encontra?______________ 

Em qual ponto a escola se encontra? ______________


De quanto em quanto estão representadas as marcações na reta? ____________

LEMBRANDO


      


 

 

 



Qual é o intervalo da reta? ___________
Em que ponto Marcelo está?__________
Em que ponto da reta está o dado? ________
Em que ponto da reta está a bola?____________
O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?_____________ 



CIÊNCIAS

APRENDENDO COM LUNA: PLANETA TERRA | O SHOW DA LUNA | DISCOVERY KIDS BRASIL







UTILIZA-SE DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, TAIS COMO: OS GLOBOS, OS MAPAS E OS PLANISFÉRIOS.

O GLOBO TERRESTRE É UMA REPRESENTAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA DO PLANETA TERRA. COM SEU FORMATO ESFÉRICO, ELE REPRESENTA A SUPERFÍCIE TERRESTRE DE MANEIRA MAIS FIEL QUE O PLANISFÉRIO.

JÁ NO MAPA PLANISFÉRIO CONSEGUIMOS VER O MAPA-MÚNDI EM PLANO, VENDO TODOS OS PAÍSES.




COMO SERÁ A TERRA POR DENTRO? 

 

ALGUÉM SABE DE ONDE VEM A LAVA QUE OS VULCÕES EXPELEM QUANDO ENTRAM EM ERUPÇÃO?

 
VEJA OS VÍDEOS E VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE O PLANETA TERRA
Atmosfera terrestre - e suas várias camadas




LEIA A TIRINHA E RESPONDA AS QUESTÕES:

Tiago Silva. Cuca fresca. Disponível: https://tiagosilvacartoons.wordpress.com/page/43/

1.       NO SEGUNDO QUADRINHO DA TIRINHA, COMO A TERRA É REPRESENTADA?


2.       O QUE É A PARTE AZUL DA FIGURA? E A PARTE ESVERDEADA?



GEOGRAFIA


VAMOS COMEÇAR HOJE A FALAR DE GEOGRAFIA COM ALGUNS QUESTIONAMENTOS E COLOCANDO A RESPOSTA NO CADERNO:

 QUAL BAIRRO FICA A SUA ESCOLA?

COMO É O BAIRRO DA ESCOLA?


 QUAL O SIGNIFICADO DO NOME DO BAIRRO DA ESCOLA?

 AS RUAS PODERIAM TER SIDO CONSTRUÍDAS DE OUTRO JEITO?

 O QUE O BAIRRO PRECISA TER PARA SER UM BOM LUGAR PARA ESTUDAR?


LISTA COM O QUE O BAIRRO PRECISA TER.


LISTA





ESSA É A IMAGEM DE SATELITE DA ESCOLA👉






OBSERVE OS ELEMENTOS QUE ESTÃO AO REDOR DA ESCOLA, COMO PRAÇAS, ÁRVORES, CASAS, ENTRE OUTROS LOCAIS QUE PODEM SERVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DA IMAGEM.
AGORA VAMOS DESENHAR  MELHORIAS NO BAIRRO QUE VOCÊ PENSA SER NECESSÁRIO.

👇




👆👆👆





HISTÓRIA

LOCALIZANDO OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE MINHA CIDADE!


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY

Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Assista o vídeo “Espaços públicos de estacionamento serão privatizados”. Ele narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.



Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=6tPjqX1Nm6k&feature=youtu.be 

VAMOS IDENTIFICAR ALGUNS ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ!









DEPOIS DESSAS IMAGENS DE ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ, VEM A PERGUNTA:

QUAL ESPAÇO PÚBLICO EM CUIABÁ OU EM OUTRA CIDADE VOCÊ JÁ VISITOU OU BRINCOU?




Comentários