3º Ano/Turmas A/B- Aula 8
Semana de 04 à 08 de maio
NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER E VIVENCIAR MUITAS COISAS
TRADIÇÕES
O folclore examina tópicos como a terra, o sol, a lua, os fenômenos naturais e os ritos ao longo da
vida do indivíduo. Além disso abordam os papéis masculinos e femininos, as associações, as hierarquias e muitos outros tópicos relacionados à vida humana.
Embora as tradições possam remontar a milhares de anos e há muitos fatores a considerar ao tentar entender um determinado costume. O folclore é retratado em diversas canções brasileiras. Elas auxiliam na aprendizagem dos mitos e das tradições de povos antigos de nosso país.
Embora as tradições possam remontar a milhares de anos e há muitos fatores a considerar ao tentar entender um determinado costume. O folclore é retratado em diversas canções brasileiras. Elas auxiliam na aprendizagem dos mitos e das tradições de povos antigos de nosso país.
Vivenciar a música folclore
Copiar no caderno o texto
resumido relatando a origem da música folclórica. Em seguida uma reflexão sobre
as músicas folclóricas, com audição de algumas como “Escravos de Jó” e “O cravo
brigou com a rosa”.
VIVENCIANDO JÁÁÁÁÁ!
“Escravo de Jó” e “O Cravo Brigou com a Rosa”
AGORA É COM VOCÊ
Após a audição aprenderemos
as músicas, junto com o áudio cantaremos. Depois será realizada uma dinâmica
rítmica: a batida rítmica será realizada na mão conforme o ritmo.
(Escravo de Jó) 3 palmas
1-2-3 e pausa, repete até o final da música.
(O Cravo Brigou com a Rosa) 2
palmas 1-2 e pausa, repete até o final da música.
Boa aula!!
👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👧👧👧👧👧
ASSISTA AO VÍDEO
AGORA É COM VOCÊ
😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏
O QUE SÃO FÁBULAS?
Fábulas são histórias curtas que apresentam uma
moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas
registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e
principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é
de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes
e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem
perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como
mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência
física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos
através das fábulas.
Características
das fábulas:
Moral da história:
Ao final da história,
sempre existe uma “lição de moral”. Ela serve para ajudar a compreenderem os
ensinamentos da narrativa de forma mais prática, já que ainda estão aprendendo a interpretar. Essa moral pode vir em forma de
parágrafo curto ou frase final.
Animais
falantes:
O elemento principal
das fábulas é conter animais que falam. Eles podem conversar tanto entre si
quanto com seres humanos e isso acontece de forma natural, como se fosse
“normal” ver animais dialogando por aí.
Textos
curtos:
Por serem
direcionados ao público infantil, não devem ser muito longos, ou corremos o
risco de perder a atenção dos leitores ou ouvintes. As histórias devem ser
breves e não muito complexas para que possam ser contadas rapidamente.
Personagens
tipo:
Na maior parte das
histórias, os personagens representam um comportamento coletivo, não
individual. Suas características devem espelhar um padrão: por exemplo, na
história da lebre e da tartaruga, a lebre representa os “preguiçosos, que
gostam de vitórias fáceis”. Já a tartaruga é o tipo “persistente e
batalhadora”.
Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente,
mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no
século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais
eram os personagens.
EXEMPLOS
DE FÁBULAS:
A
lebre e a tartaruga;
O
patinho feio;
Os
três porquinhos;
A
cigarra e a formiga;
O
leão e o ratinho.
A
lebre e a tartaruga
A
história que será contada a seguir é um clássico de Esopo que foi recontado por
La Fontaine, outro grande impulsionador da divulgação das fábulas. A lebre e a
tartaruga é uma típica fábula: não se sabe quando o evento se passou, nem onde,
e os personagens centrais são animais com características humanas - têm sentimentos,
falam, possuem consciência.
— Tenho pena de você — disse uma vez
a lebre à tartaruga.
— obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr,
brincar e livrar-te de teus inimigos.
— Guarda para ti a tua compaixão —
disse a tartaruga.
— pesada como sou, e tu ligeira como
te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que
nos proponhamos a alcançar.
__ Vá
feito, disse a lebre.
__ só pela graça aceito a aposta.
Ajustada
a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em
seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga
ia-se adiantando.
— Olá! camarada, disse-lhe a lebre. ___não
te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho.
E
se bem o disse, melhor o fez; para escarnecer da tartaruga, deitou-se, e fingiu
dormir, dizendo:
__sempre hei de chegar a tempo. De
súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía
os seus deboches:
— Que vergonha! Uma tartaruga
venceu em ligeireza a uma lebre!
MORAL
DA HISTÓRIA: Nada vale correr; cumpre partir em tempo, e não se divertir pelo
caminho.
A
cigarra e a formiga
A
história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula
de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais
antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a
cigarra, representante da preguiça e da displicência. Enquanto a formiga pensou
no longo prazo e trabalhou durante o verão para se abastecer no inverno, a
cigarra, imediatista, passou o verão a cantar, sem pensar na estação que viria
a seguir.
A
cada bela estação uma formiga incansável levava para sua casa os mais
abundantes mantimentos: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que
todo o verão levara a cantar, achou-se então na maior miséria. Quase a morrer
de fome, veio esta, de mãos postas, suplicar à formiga lhe emprestasse um pouco
do que lhe sobrava, prometendo pagar-lhe com o juro que quisesse. A formiga,
que não é de gênio emprestador; perguntou-lhe, pois, o que fizera no verão que
não se precavera?
— No verão, cantei, o calor não me
deixou trabalhar.
— Cantastes! tornou a formiga; pois
agora dançai.
MORAL
DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não
aturarmos a zombaria das formigas.
As fábulas que você leu são feitas por partes.
Complete a tabela relacionando as partes às pistas que os textos
oferecem:
|
A LEBRE E A TARTARUGA
Cenário
|
|
Personagens
|
|
Conflito gerador (o que dispara a história)
|
|
Resolução (desenvolvimento)
|
|
Tipo de narrador
|
|
Moral da história
|
A CIGARRA E A FORMIGA
Cenário
| |
Personagens
| |
Conflito gerador (o que dispara a história)
| |
Resolução (desenvolvimento)
| |
Tipo de narrador
| |
Moral da história
|
REVISANDO
FÁBULA É A NARRATIVA DE UMA SITUAÇÃO
VIVIDA POR ANIMAIS COMO SE FOSSEM HUMANOS. SERVE PARA TRANSMITIR PRINCÍPIOS
MORAIS COMO ARROGÂNCIA, A PREGUIÇA, A INVEJA, A SABEDORIA, A ASTÚCIA ETC.
ASSISTA AOS VÍDEOS
LEIA COM ATENÇÃO!
O Leão e o Rato Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
- Se o senhor se poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou. Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
- O senhor achou ridícula a ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.
Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados
No fábula que
você leu, O leão e o rato, como está organizado e escrito o texto? Marque todas
as opções verdadeiras
( ) é um texto que apresenta diálogo entre os
personagens
( ) os personagens são animais que falam como os humanos
( ) o texto apresenta marcações que sinalizam
um diálogo como: dois pontos e travessão
( ) no final do texto o autor destacou uma
moral ( lição de vida) para os leitores.
No enredo da
história O leão e o rato, qual foi a razão do autor escolher justamente o leão
e o rato?
( ) porque eles são bonitinhos
( ) porque o leão é o rei da floresta e é tido
como muito forte e o ratinho muito pequeno e
frágil e assim nunca poderia ajudar ninguém, muito menos o leão que é
forte e ágil..
( )Porque a história se passa na floresta e o
rato estava passeando por lá.
No trecho “O Leão deu
uma gargalhada de desprezo e o soltou”.
Por que você
acha que o leão deu uma gargalhada?
_______________________________________________________________________________
No final,
qual foi a lição de vida ou moral que a história deixou?
_______________________________________________________________________________
UM POUCO MAIS DE INTERPRETAÇÃO
QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?____________________________________________________________________________
ESSE TEXTO É:
( ) PIADA ( ) POEMA ( ) FÁBULA
RETIRE DO TEXTO 3 PALAVRAS COM R e RR:
_______________________________________________________________________
OBSERVE A PALAVRA MORRO E RESPONDA AS QUESTÔES ABAIXO:
a) VAMOS PROCURAR NO DICIONÁRIO OU NA INTERNET O SIGNIFICADO?
b) ESSA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SIGNIFICADO?
c) QUAL É A ULTIMA LETRA DA PALAVRA?
d) QUAL É A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA?
( ) PIADA ( ) POEMA ( ) FÁBULA
RETIRE DO TEXTO 3 PALAVRAS COM R e RR:
_______________________________________________________________________
OBSERVE A PALAVRA MORRO E RESPONDA AS QUESTÔES ABAIXO:
a) VAMOS PROCURAR NO DICIONÁRIO OU NA INTERNET O SIGNIFICADO?
b) ESSA PALAVRA POSSUI MAIS DE UM SIGNIFICADO?
c) QUAL É A ULTIMA LETRA DA PALAVRA?
d) QUAL É A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA?
GRAMÁTICA
R ou RR?
ASSISTA AOS VÍDEOS
VAMOS LER TODAS AS PALAVRAS EM VOZ ALTA.
RATO RESTO
RODO ARROZ
CARRO FERRO
REDE BARRO
PAREDE BARATA
FARO BURRINHO
BARROSO RENATO
RUGIDO CORRENDO
ROEU AMARROU
BETERRABA ESCURO
PERCEBERAM ALGUMA DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DAS PALAVRAS QUANTO AO USO DO
R/RR?
ANALISEM
AGORA AS PALAVRAS DA LISTA E ORGANIZEM CONFORME SOLICITADO NA TABELA:
PALAVRAS
COM R / PALAVRAS COM RR
PALAVRAS COM R
|
PALAVRAS COM RR
|
AGORA VOCÊS TERÃO
QUE PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE AGRUPAMENTO DAS PALAVRAS A PARTIR DE COMO O R ESTÁ COLOCADO EM CADA UMA DAS PALAVRAS.
PALAVRAS COM R NO INICIO
|
PALAVRAS COM R NO MEIO
|
PALAVRAS COM R R
|
OBSERVEM
E LEIAM OS NOMES DAS IMAGENS
PESQUISE EM
REVISTAS, JORNAIS E NA INTERNET IMAGENS COM OS R e RR, CORTE E COLE COLOQUE NO
CADERNO OS NOMES.
· ASSISTA AOS VÍDEOS
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tiGL4rxIJ4Q
·
LEIA COM ATENÇÃO AS PALAVRAS ABAIXO
·
·
AGORA, O QUE PERCEBEMOS QUANDO PRONUNCIAMOS AS PALAVRAS EM
VOZ ALTA?
·
O TIL (~)
acompanha apenas as vogais A e O
·
M no
final da sílaba é utilizado apenas antes das
consoantes B e P
·
N no
final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.
A gora que aprendemos um pouco mais, leia com atenção o nome das figuras abaixo:
Quais são as palavras que apresentam uso do til?______________________________________
Em quais palavras foram usados M no final da sílaba?__________________________________
E quando aparece N no final da sílaba?______________________________________________
Vamos ler: BALÃO/TAMANDUÁ/CARAMBOLA. Ao pronunciarmos essas palavras em voz alta o que percebemos de comum entre elas? ____________________________________________________________________________
Alguém conhece outras palavras que poderiam fazer parte desse conjunto?__________________
MATEMÁTICA
Adição e subtração na reta numérica/Interpretar e representar na reta
numérica os números naturais até 9 999.
A PROFESSORA DE LEONARDO ENTREGOU A ELE
FICHAS COM NÚMEROS.
ELE PRECISA ORGANIZÁ-LAS NA RETA NUMÉRICA.
AJUDE-O, LEMBRANDO QUE ELE NÃO UTILIZARÁ TODOS OS NÚMEROS.
ELE PRECISA ORGANIZÁ-LAS NA RETA NUMÉRICA.
AJUDE-O, LEMBRANDO QUE ELE NÃO UTILIZARÁ TODOS OS NÚMEROS.
ALGUÉM JÁ UTILIZOU UMA RÉGUA? PARA QUE ELA SERVE?
COMO OS NÚMEROS ESTÃO DISPOSTOS?
A DISTÂNCIA ENTRE UM NÚMERO E OUTRO É A MESMA?
APÓS QUANTOS METROS OS CICLISTAS DEVERIAM PARAR PARA TOMAR ÁGUA?
APÓS QUANTOS METROS OS CICLISTAS DEVERIAM VERIFICAR OS PNEUS DA BICICLETA?
IDENTIFIQUE O PONTO C NA RETA. APÓS PERCORRER QUANTOS METROS, DO TOTAL DA PROVA, OS CICLISTAS DEVERIAM REALIZAR UMA PAUSA?
QUAL O INTERVALO QUE A RETA NUMERADA APRESENTA?
Em qual ponto a casa de Guilherme se encontra?______________
Em qual ponto a escola se encontra? ______________
De quanto em quanto estão representadas as marcações na reta? ____________
Qual é o intervalo da reta? ___________
Em que ponto Marcelo está?__________
Em que ponto da reta está o dado? ________
Em que ponto da reta está a bola?____________
O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?_____________
APRENDENDO COM LUNA: PLANETA
TERRA | O SHOW DA LUNA | DISCOVERY KIDS BRASIL
UTILIZA-SE DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, TAIS COMO: OS GLOBOS, OS MAPAS E OS PLANISFÉRIOS.
O GLOBO TERRESTRE É UMA REPRESENTAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA DO PLANETA TERRA. COM SEU FORMATO ESFÉRICO, ELE REPRESENTA A SUPERFÍCIE TERRESTRE DE MANEIRA MAIS FIEL QUE O PLANISFÉRIO.
JÁ NO MAPA PLANISFÉRIO CONSEGUIMOS VER O MAPA-MÚNDI EM PLANO, VENDO TODOS OS PAÍSES.
ALGUÉM SABE DE ONDE VEM A LAVA QUE OS VULCÕES EXPELEM QUANDO ENTRAM EM ERUPÇÃO?
VAMOS COMEÇAR HOJE A FALAR DE GEOGRAFIA COM ALGUNS QUESTIONAMENTOS E COLOCANDO A RESPOSTA NO CADERNO:
QUAL BAIRRO FICA A SUA ESCOLA?
COMO É O BAIRRO DA ESCOLA?
QUAL O SIGNIFICADO DO NOME DO BAIRRO DA ESCOLA?
AS RUAS PODERIAM TER SIDO CONSTRUÍDAS DE OUTRO JEITO?
O QUE O BAIRRO PRECISA TER PARA SER UM BOM LUGAR PARA ESTUDAR?
LISTA COM O QUE O BAIRRO PRECISA TER.
ESSA É A IMAGEM DE SATELITE DA ESCOLA👉
OBSERVE OS ELEMENTOS QUE ESTÃO AO REDOR DA ESCOLA, COMO PRAÇAS, ÁRVORES, CASAS, ENTRE OUTROS LOCAIS QUE PODEM SERVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DA IMAGEM.
AGORA VAMOS DESENHAR MELHORIAS NO BAIRRO QUE VOCÊ PENSA SER NECESSÁRIO.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=6tPjqX1Nm6k&feature=youtu.be
VAMOS IDENTIFICAR ALGUNS ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ!
DEPOIS DESSAS IMAGENS DE ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ, VEM A PERGUNTA:
VEJA OS VÍDEOS E VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE O PLANETA TERRA
Atmosfera terrestre - e suas várias camadas
Atmosfera terrestre - e suas várias camadas
LEIA A TIRINHA E
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. NO SEGUNDO QUADRINHO DA TIRINHA, COMO
A TERRA É REPRESENTADA?
2. O QUE É A PARTE AZUL DA FIGURA? E A
PARTE ESVERDEADA?
GEOGRAFIA
VAMOS COMEÇAR HOJE A FALAR DE GEOGRAFIA COM ALGUNS QUESTIONAMENTOS E COLOCANDO A RESPOSTA NO CADERNO:
QUAL BAIRRO FICA A SUA ESCOLA?
COMO É O BAIRRO DA ESCOLA?
QUAL O SIGNIFICADO DO NOME DO BAIRRO DA ESCOLA?
AS RUAS PODERIAM TER SIDO CONSTRUÍDAS DE OUTRO JEITO?
O QUE O BAIRRO PRECISA TER PARA SER UM BOM LUGAR PARA ESTUDAR?
LISTA COM O QUE O BAIRRO PRECISA TER.
LISTA
|

ESSA É A IMAGEM DE SATELITE DA ESCOLA👉
OBSERVE OS ELEMENTOS QUE ESTÃO AO REDOR DA ESCOLA, COMO PRAÇAS, ÁRVORES, CASAS, ENTRE OUTROS LOCAIS QUE PODEM SERVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DENTRO DA IMAGEM.
AGORA VAMOS DESENHAR MELHORIAS NO BAIRRO QUE VOCÊ PENSA SER NECESSÁRIO.
👇
👆👆👆
HISTÓRIA
LOCALIZANDO OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE MINHA CIDADE!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY
Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Assista o vídeo “Espaços públicos de estacionamento serão privatizados”. Ele narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.
Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Assista o vídeo “Espaços públicos de estacionamento serão privatizados”. Ele narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.
VAMOS IDENTIFICAR ALGUNS ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ!
DEPOIS DESSAS IMAGENS DE ESPAÇOS PÚBLICOS DE CUIABÁ, VEM A PERGUNTA:
QUAL ESPAÇO PÚBLICO EM CUIABÁ OU EM OUTRA
CIDADE VOCÊ JÁ VISITOU OU BRINCOU?
Comentários
Postar um comentário