5º ANO/Turmas A e B - AULA 11
Semana de 04 a 08 de Maio de 2020
ARTE
Artes Plásticas no Mato Grosso
Nossa aula vai começar e quero que você realize a leitura do artigo “Artista plástico diz que pinta para manter vivas as raízes de Cuiabá” que está no link a seguir:
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Observar a Historia da vida de Wender Cardoso. Ele começou a pintar aos 11 anos quando fez uma oficina com Nilson Pimenta, no bairro Pedregal em Cuiabá. Hoje é um renomado pintor que já participa da Bienal de Arte.
1) O que foi o projeto de Nilson Pimenta, “Meninos do Pedregal”?
2) Como esse projeto influenciou Wender a pintar?
3) Ao falar sobre seus quadros como ele descreve seus traços?
“Trabalho muito com as memórias e imagens de quando eu enxergava uma Cuiabá mais simples. Hoje a Capital é muito mais urbanizada, mas ainda quero manter suas raízes vivas”, explica.
Artista Wender Carlos pinta painel em escola
Fonte: Google imagens
Observe esta outra tela
5) E nesta tela: qual é o tema, quais as cores e objetos pintados?
Na pintura Matogrossense ganharam destaque a cultura indígena, o ciclo do ouro, a colheita da soja e do algodão; o siriri, o cururu e a viola de cocho. A flora e a fauna também foram representadas pela vegetação do cerrado, o ipê rosa, as flores multicoloridas, as frutas saborosas, os peixes de várias espécies, os pássaros em meio à natureza e as aves e animais pantaneiros, como a arara azul e a onça pintada.
Há muitos artistas mato-grossenses reconhecidos pela crítica e opinião pública, como Adir Sodré, Carlos Lopes, Dalva de Barros, Humberto Espíndola, João Sebastião, Jonas Barros, José Pereira, Miguel Penha, Marcelo Velasco, Márcio Aurélio, Sati, Sebastião Silva, Wander Melo, Zeilton Mattos, Júlio Cesar, Lara Matana, Miguel Penha e Benedito Nunes
No quadro abaixo com diferentes técnicas artísticas defina:
6) Qual o predomínio de cores utilizadas ?
7) O que te chama a atenção na expressão do artista? Pode ser classificado como realista, expressionista ou impressionista? Pesquise no dicionario ou google e escreva a sua opinião. Posteriormente, exploraremos ainda mais aprofundadamente este tema efetuando obras próprias.
9) Analise mais esta pintura: explique quais são os sentimentos que lhe vem na sua mente?
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MATEMÁTICA
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Vamos iniciar nossa aula com um vídeo sobre adição e subtração de números racionais.
Fonte: https://youtu.be/O7eLNYH5eQ0
Pertencem ao conjunto dos racionais os números positivos, negativos, decimais, frações e dízimas periódicas. Representamos esse conjunto por meio da letra Q maiúscula:
Lê-se: O conjunto dos números racionais é igual a x, tal que x é igual a (a) sobre (b), (a) pertence ao conjunto dos inteiros e (b) pertence ao conjunto dos inteiros com a ausência do zero.
É possível realizar as quatro operações com os números racionais. Entre essas operações, podemos destacar:
Soma de duas ou mais frações:
Para somar duas ou mais frações, é necessário que o denominador em todas as frações seja o mesmo. Após verificar isso ou reduzir os denominadores a um mesmo valor por meio do Mínimo Múltiplo Comum (MMC) ou das frações equivalentes, basta conservar o denominador e somar os expoentes. Veja:
Utilizando o MMC para reduzir os denominadores
Cálculo do MMC
MMC (2, 3, 1) = 2 x 3 = 6
Para obter os números do numerador, foi feito o seguinte:
Utilizando as frações equivalentes:
Subtração de duas ou mais frações:
O processo de subtração de fração é semelhante ao da soma. A diferença está no sinal da operação, que será de menos. Observe:
Cálculo do MMC:
Para obter os números do numerador, fizemos o seguinte:
Agora que você já assistiu ao vídeo e leu sobre como realizar os cálculos de adição e subtração de números racionais, resolva as questões abaixo.
1. Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com
das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com
das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?
2. Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu
do livro e no dia seguinte leu
do livro. Então calcule:
a) a fração do livro que ela já leu.
b) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.
3. Em um pacote há
de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há
. Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?
4. A rua onde Cláudia mora está sendo asfaltada. Os
da rua já foram asfaltados. Que fração da rua ainda resta asfaltar?
5. Calcule:
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LÍNGUA PORTUGUESA
Vamos iniciar nossa aula aprendendo sobre o significado de Notícia, e assistindo ao vídeo abaixo:
Fonte: https://youtu.be/7YqlTqNy7jA
Leia o texto abaixo
Encontraram uma baleia morta na praia. Mas quando viram o que escondia em sua boca, não puderam ocultar seu assombro
Os residentes de Naic Cative acordaram em uma quinta-feira com uma visão horrenda na praia. Uma baleia azul em decomposição deu à costa. Da sua boca saía algo que chocou todo o mundo, mais do que alguém pode imaginar.
A montanha de resíduos plásticos que saía da boca da baleia em decomposição era tão grande que ninguém pode ficar indiferente.
Garrafas, recipientes de sorvete, cabides, caixotes de lixo e sacos de plástico eram alguns dos detritos que emergiam da boca do mamífero gigante.
Esse acontecimento fez a defesa ambiental Greenpeace do Sudeste Asiático nas Filipinas manifestar-se.
Em comunicado à imprensa, a Greenpeace disse que mais de 30 cachalotes haviam dado à costa na Europa no primeiro trimestre de 2016, com seus estômagos com quantidades gigantescas de resíduos plásticos.
Disponível em: <http://historiascomvalor.com/baleia-morta-na-praia-assombro/>. Acesso em: 19 de jan. 2017.
1. Agora responda:
- O que aconteceu?
- Quem e o que estão envolvidos nesse fato?
- Quando isso aconteceu?
- Onde o fato aconteceu?
- Por que isso aconteceu?
2. A linguagem utilizada nesse texto está de acordo com a que normalmente se usa em uma notícia? Justifique sua resposta.
Agora leia este outro texto.
Greenpeace lança campanha contra poluição nos oceanos com uma
enorme baleia azul
Na manhã de 11 de maio, uma enorme baleia azul foi encontrada nas margens do SiaSide Beach Resort em Nai, Cative, Filipinas. Descoberta por moradores locais, a baleia azul de 50 metros, que parecia estar nos últimos estágios de decomposição, imediatamente capturou a atenção dos frequentadores. enorme baleia azul
O Greenpeace Filipinas, em parceria com a agência Dentsu Jayme Syfu, ergueu uma escultura realista de uma baleia azul feita de plástico para alertar sobre a importância da conscientização sobre a poluição dos oceanos. A campanha foi inspirada em 30 baleias encontradas mortas nas costas da Europa apenas no ano passado, sendo que uma delas foi encontrada nas Filipinas em dezembro do ano passado em Samal, Davao.
Disponível em: <http://actamundi.com.br/greenpeace-lanca-campanha-contra-poluicao-nos-oceanos-com-uma-enorme-baleia-azul/>. Acesso em: 24 nov. 2017.
3. Responda:
- O que aconteceu?
- Quem e o que estão envolvidos nesse fato?
- Quando isso aconteceu?
- Onde o fato aconteceu?
- Por que isso aconteceu?
4. A linguagem está de acordo com que normalmente se usa em uma notícia?
5. Faça uma comparação da resposta da questão 1 com a resposta da questão 2 e responda, qual das duas notícias parece mais confiável?
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CIÊNCIAS
O CICLO DA ÁGUA
A quantidade de água que existe no planeta Terra é sempre a mesma, ela não aumenta nem diminui.
A água que corre pelos Rios vai para o mar, evapora, forma nuvens e retorna para os lagos e rios quando chove.
Esse ciclo da água está representado nas ilustrações abaixo.
Note que, com o calor do sol, água dos rios, das represas, dos Lagos, dos mares e dos oceanos evapora e se mistura com o ar.
A água que existe no solo e nos seres vivos também evapora. As plantas liberam vapor de água em sua transpiração.
Parte da água que passa pelo processo de evaporação chega as camadas altas da atmosfera, que são muito mais frias, e lá se inicia o processo de condensação que forma as nuvens.
Quando as nuvens acumulam grande quantidade de água, ocorre a chuva, ou precipitação. Com a chuva a água volta ao solo, aos rios, aos lagos e aos seres vivos.
Assim, o ciclo é reiniciado.
1) Como você pode observar na ilustração acima, que representa o ciclo da água na natureza, há bastante vegetação.
Você sabe qual é a importância da vegetação para o ciclo da água? E para a manutenção da qualidade de outros dois recursos naturais importantes: o solo e o ar?
USO DA ÁGUA
Além de beber água, também utilizamos para preparar alimentos e manter nossa higiene corporal, o que é muito importante para evitar doenças.
Na indústria, a água também é utilizada na produção de diversos itens.
A água usada segue para a rede de esgotos, onde deve ser tratada. Só depois disso ela pode ser despejada no ambiente, e então evapora e volta para a superfície em forma de chuva.
No entanto, antes de descartar a água na rede de esgoto, podemos usá-la novamente em algumas situações. A água que usamos na lavagem de roupas, por exemplo, pode ser utilizada no vaso sanitário ou para lavar quintal. Chamamos isso de reuso da água, que é uma das maneiras de economizar a água tratada.
2) Pense no seu dia desde o momento em que você acorda até a hora em que você vai dormir. Em que momentos você usa água?
A ÁGUA E O CULTIVO DE ALIMENTOS
Como vimos, as plantas também necessitam de água.
Você já ajudou a cuidar de alguma planta na sua casa ou na escola? É preciso regá-las de tempos em tempos para que não murchem, principalmente quando as plantas estão em ambientes fechados e não recebem água da chuva.
Da mesma maneira, as plantas que são cultivadas para nossa alimentação também precisam de água para se desenvolver. Mesmo com as chuvas, é preciso que elas sejam irrigadas.
A agricultura é a atividade humana em que consome mais da metade da água doce no estado líquido disponível no planeta. A grande produção mundial de alimentos depende dos recursos do solo e da irrigação das plantações que ocupam grandes áreas.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA
Grande parte da superfície do nosso planeta é coberta pela água dos oceanos. Por isso, o planeta Terra também pode ser chamado “planeta água”.
Você já deve saber que é fundamental economizar água. Mas porque se há uma enorme quantidade de água no planeta?
A maior parte da água presente na Terra está nos oceanos, formados por água salgada. Essa água não é própria para o consumo porque é a mistura que contém muitos sais dissolvidos. A água adequada para o consumo humano a chamada de água doce.
Apesar do nome, água doce não tem sabor adocicado. Ela é uma mistura com pouco sal dissolvido. Então esse nome serve apenas para diferenciá-la da água salgada, que realmente tem sabor salgado.
Apenas uma pequena parte da água existente no planeta é doce: a água dos rios, dos lagos e a água subterrânea. E somente parte dessa água está disponível para o consumo e para irrigar as plantações. A essa água que pode ser consumida pelos seres humanos damos o nome de água potável.
Vamos imaginar toda a água da Terra representada por 100 gotas de água. Dessas 100 gotas, 97 são de água salgada. Ou seja, a maioria das gotas é de água salgada. Apenas uma pequena parte, 3 gotas, é de água doce.
De acordo com a imagem acima, podemos ver que parte da água doce está congelada, na forma de geleiras. Por estar na forma de gelo, essa água não está disponível para o uso imediato.
Da água doce que não está congelada, grande parte subterrânea. Essa água pode ser retirada do subsolo por meio de poços cavados no chão.
A menor parte de água doce descongelada é aquela que está em rios, represas e lagos.
Essa água é tratada para abastecer a maioria das residências, escolas, hospitais e o comércio. A água também é muito utilizada nas indústrias, na regulação das plantações e nas criações de animais.
Algumas casas apresentam sistemas de coleta de água de chuva. Essa água não é potável, ou seja, não pode ser bebida. Mas pode ser usada para regar plantas, lavar roupas, pisos, automóveis, abastecer as descargas de vasos sanitários, entre outras atividades domésticas, reduzindo o consumo de água tratada.
A coleta de água de chuva é uma das formas de economizar água. Você conhece outras? Discuta com sua família.
ÁGUA LÍQUIDA SÓLIDA E GASOSA
Como vimos, a maior parte da água que existe no planeta Terra está nos oceanos, em estado líquido. Porém esse não é o único estado físico em que podemos encontrar a água no planeta Terra.
Você já viu alguém colocar a água no congelador? O que acontece com ela? Depois de algum tempo, a água se transforma em gelo. Então, o que é o gelo?
O gelo é a água que passou do estado líquido para o estado sólido.
A passagem do estado líquido para o estado sólido é chamada de solidificação.
Se retirarmos o gelo do congelador, ele começa a derreter. A água em estado sólido voltará ao estado líquido. A passagem da água do estado sólido para o estado líquido é chamado de fusão.
Para preparar macarrão, é necessário ferver a água. Quando a água ferve, passa para o estado gasoso que se mistura com o ar, que também é formado por gases.
A passagem do estado líquido para o estado gasoso é chamado de vaporização.
Quando a água em estado gasoso esfria, ela passa para o estado líquido. A passagem do estado gasoso para o estado líquido é chamada condensação.
A condensação ocorre quando o vapor de água está no ar encontra uma superfície mais fria, como um corpo gelado.
O esquema abaixo representa três mudanças de estado físico da água.
3) Escreva ao lado de cada número o nome do processo pelo qual a água passou.
1_________________
2_________________
3_________________
4) Observe na foto uma paisagem que não existe no Brasil. Em quais estados físicos e em que forma a água aparece na imagem?
5) Complete as lacunas com as palavras que faltam.
a) Quando a água ferve, ela sofre______________________
b) Quando o vapor de água escapa de uma chaleira quente, ele se encontra com o ar mais frio e sofre ___________________
c) A água, quando colocada no congelador, sofre __________________
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GEOGRAFIA
TECNOLOGIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO
TECNOLOGIA
Observe a fotografia de uma sala de aula. O que você vê?
Você já pensou sobre como todos os objetos presentes em uma sala de aula são feitos? Que atividades econômicas estão envolvidas na fabricação deles? Quem trabalha nesse processo? Como todos os bens chegaram até nós? vamos refletir sobre isso.
Para começar manuseie observe seu livro de geografia.
Quem escreveu e quem trabalhou na elaboração deste livro?
E quem trabalhou para que fossem feitas muitas cópias dele?
Quais materiais foram necessários para a produção deste livro? Que atividades foram necessárias para a produção desses materiais?
O que foi necessário para que o livro chegasse as suas mãos?
Você notou como é grande a quantidade de pessoas, atividades econômicas e materiais necessários para produzir um livro?
Para fabricar e comercializar um único produto, são necessários matérias-primas máquinas, energia elétrica, pessoas, veículos para o transporte, entre outros elementos.
Além disso, para fabricação de produtos é necessário também conhecimento tecnológico.
Grande parte das novas tecnologias que possibilitam a criação e o aperfeiçoamento de produtos, materiais e equipamentos para atividades econômicas é resultado do trabalho de pesquisadores de empresas e de universidades. Com os avanços tecnológicos, vão surgindo novos tipos de trabalho, além de modificações a maneira como as atividades são desenvolvidas. A tecnologia é utilizada na indústria na agricultura e na pecuária, no extrativismo, no comércio e nos serviços. Observe um exemplo nas fotografias a seguir.
Agora, responda.
1) Qual é a atividade econômica retratada nas fotografias? qual é a finalidade do produto que está sendo elaborado?
2) Ao observar as fotografias, quais diferenças você identifica no processo de produção do jornal? E quais mudanças ocorreram nos tipos de trabalhos envolvidos na elaboração deste produto? Explique.
3) Quais outros meios de comunicação oferecem informações às pessoas atualmente? Com eles surgiram novos tipos de trabalho? Explique.
TECNOLOGIA E MUDANÇAS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
4) Você viu que o conhecimento tecnológico é muito utilizado na produção de bens materiais e nos serviços. Podemos dizer então que a tecnologia interfere no modo de viver das pessoas? Como? De que maneira os conhecimentos tecnológicos contribuem para transformar as paisagens e as atividades econômicas?
Observe as fotografias a seguir.
5) Quais diferenças você observa no carregamento do açúcar até os navios nas fotografias 1 e 2?
Agora observe estas fotografias.
6) Que modificações as tecnologias mostradas nas fotografias 2, 3 e 4 trouxeram para o modo de vida das pessoas e para as atividades econômicas?
7) Você já estudou que as paisagens passam por transformações provocadas por fenômenos naturais ou pela ação humana.
8) Os seres humanos, com seu trabalho, modificam as paisagens, de acordo com o conhecimento tecnológico que possuem.
Observe as imagens a seguir.
9) Quais transformações na paisagem, provocadas pelo uso da tecnologia, você observa nas fotografias anteriores?
10) Considerando o meio de transporte da fotografia 5 e os meios de transporte que circulam pela ponte da fotografia 6, responda as questões abaixo.
11) Qual a importância do transporte ferroviário e do transporte rodoviário?
12) Cite uma desvantagem de cada um.
13) Além das transformações na paisagem, que mudanças a tecnologia presente nas fotografias 5 e 6 trouxe para a vida das pessoas?
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HISTÓRIA
A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL
Veja o que diz o primeiro artigo desta Constituição:
Art.1. O IMPÉRIO do Brazil é a associação Política de todos os Cidadãos Brazileiros. Eles formam uma Nação livre, e independente, que não admite com qualquer outro laço algum de união, ou federação, que se oponha à sua Independência.
BRASIL. Constituição Política do Império do Brazil (de 25 de março de 1824). Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: janeiro de 2018
Com a constituição, parte da população brasileira conquistou o direito à cidadania política, ou seja, o direito de eleger seus representantes. No entanto, apenas homens livres maiores de 25 anos que tivessem uma renda mínima de 100 mil réis por ano podiam exercer esse direito.
Estavam excluídos do direito ao voto: as mulheres por que o voto era restrito aos homens; as pessoas escravizadas, por que não eram consideradas cidadãs; e os cidadãos com renda menor do que 100 mil réis.
O fato de o Brasil ser um estado soberano e possuir uma constituição não modificou a organização da sociedade brasileira. A prática da escravidão continuou existindo, e o poder permaneceu concentrado nas mãos dos grandes proprietários de terra.
A constituição de 1824 estabelecia a existência de quatro poderes para governar o país observe como se organizavam esses poderes.
1) Que poderes eram exercidos pelo imperador?
2) A forma de organização dos poderes no império conferia amplos poderes ao imperador. Explique por quê.
3) Na escola onde você estuda, qual é o documento que estabelece os direitos e deveres de todos os participantes do ambiente escolar?
VAMOS FALAR SOBRE
CIDADANIA
A Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I, primeiro manteve a escravidão e a grande propriedade como base da economia. isso excluiu a grande maioria da população da cidadania. A cidadania plena inclui:
direitos civis: direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei;
direitos políticos: asseguram a participação do cidadão no governo por meio de eleições, partidos e outras formas de demonstração política;
direitos sociais: garantem a participação dos cidadãos na riqueza coletiva; compreendem o direito à educação, à saúde, a um salário justo, entre outros.
De 1822 até hoje, o Brasil passou por diversas mudanças, mas muitos desses direitos ainda não são garantidos a todos os cidadãos brasileiros.
Converse com seus familiares e com os colegas e pensem em soluções para ampliar os direitos citados acima para o maior número possível de pessoas no Brasil.
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EDUCAÇÃO FÍSICA
Dança
A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana, portuguesa, espanhola e indígenas. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos. Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, o ganzá e o mocho. Vamos vivenciar algumas delas.
Fonte: Google Imagens
SIRIRI
Fonte: Google Imagens
MÚSICA E LETRAS
O siriri possui coreografias diversas, com melodias alegres, e letras que tratam da vida ribeirinha e das tradições religiosas. O ritmo contagiante e harmonizado é marcado pela batida de instrumentos tradicionais como a viola de cocho, o mocho e o ganzá:
VESTIMENTAS
Os cavalheiros normalmente trajam calças cumpridas e camisas coloridas, enquanto as damas usam grandes saias estampadas com tonalidades alegres, à moda da região do Mato Grosso, além disso, outro acessório comum é a flor no cabelo das mulheres.
Agora vamos assistir aos vídeos com lindas apresentações?
Vídeo 01 - Grupo Flor Ribeirinha
Fonte: https://youtu.be/WMWjuDAlw1I
Vídeo 02 - Grupo Mirim Flor do Cerrado
Fonte: https://youtu.be/M7fILu3dzGw
1) OBSERVE OS VÍDEOS E DESCREVA O QUE MAIS CHAMOU SUA A ATENÇÃO?
2) QUAIS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS CONSEGUE IDENTIFICAR?
2) QUAIS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS CONSEGUE IDENTIFICAR?
3) SUGESTÃO DE ATIVIDADE, PESQUISE UMA MÚSICA DE SIRIRI E TENTE REALIZAR OS PASSOS DE DANÇA DE ACORDO COMO VOCÊ SENTE A MÚSICA, TENTE RECRIAR OS PASSOS;
4) VAMOS CRIAR UM GANZÁ : PEÇA AJUDA DE UM ADULTO.
Com uma latinha de alumínio com cortes em sua extensão, e um palito de churrasco para passar sobre ela, teste o resultado do som.
Fonte: Google Imagens
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INGLÊS
Vocabulary
Days of the week and months of the years
Monday, Thuesday, Saturday, Friday, Wednesday and Sunday
January, February, March, April, June, July, August, September, October, November and December.
Fonte: https://youtu.be/39IV1dtwCXs
Tarefa
1) Copiar no caderno os dias da semana e meses do ano com a tradução.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
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