3º ANO/Turmas A e B - AULA 10


AULA DA SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO

NESSA AULA  VOCÊ VAMOS APRENDER MUITO E VOCÊ TAMBÉM VAI BRINCAR E SE DIVERTIR! 



ASSISTA AO VÍDEO

 💁AGORA É COM VOCÊ!


 

ABRAÇOS PROFESSOR IRENO

👧👧👧👧👧👨👨👨👨👧👧👧👧👨👨👨👨


GÊNERO TEXTUAL POEMA


VAMOS RELEMBRAR O GÊNERO POEMA QUE JÁ HAVIA SIDO EXPLICADO ANTERIORMENTE SÓ QUE AGORA IREMOS FAZER UMA HOMENAGEM PARA AS MÃES.



👀LEIA COM ATENÇÃO!





💁AGORA É COM VOCÊ!


QUEM É O AUTOR DO POEMA?
QUAL O TÍTULO DO POEMA?
QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA? LEMBRANDO QUE A ESTROFE É O CONJUNTO DE VERSOS.
QUAL É A ÚLTIMA PALAVRA DO POEMA?
QUAL SINAL DE PONTUAÇÃO ESTÁ NO POEMA?
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESSE TEXTO QUE FAZ-NOS IDENTIFICÁ-LO COMO POEMA
AGORA VAMOS FAZER UM PEQUENO POEMA PARA A MAMÃE?

 GÊNERO TEXTUAL DIÁRIO
DIÁRIO É UM TIPO DE TEXTO PESSOAL EM QUE UMA PESSOA RELATA EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, OPINIÕES, DESEJOS, SENTIMENTOS, ACONTECIMENTOS E FATOS DO COTIDIANO. ... ALÉM DOS DIÁRIOS PESSOAIS, PODEMOS INCLUIR NA MESMA CATEGORIA OS DIÁRIOS DE VIAGEM, QUE RELATAM EXPERIÊNCIAS SOBRE DETERMINADO PASSEIO.

Gênero textual Diário I









 DESCREVA O QUE VOCÊ VÊ NAS IMAGENS NO CADERNO.

O QUE É UM DIÁRIO?

QUE TIPO DE LETRA É USADA NA ESCRITA DO DIÁRIO ACIMA? CURSIVA OU BASTÃO? VOCÊ ACHA QUE ESSA LETRA É LEGÍVEL, OU SEJA, PERMITE UMA BOA LEITURA?

👀MAIS UM POUQUINHO DE LEITURA DE UM TRECHO DE UM TEXTO DO GÊNERO DIÁRIO!



💁AGORA É COM VOCÊ!

 

COMO SERAFINA SE DIRIGE AO DIÁRIO AO INICIAR ESSA PÁGINA?
*
COMO ELA TERMINA A PÁGINA? ELA PODERIA TER USADO OUTRAS EXPRESSÕES PARA SE DESPEDIR?
*
VOCÊ CONHECE AS HISTÓRIAS QUE SERAFINA CITOU NO DIÁRIO? QUAIS?
*
RELEIA ESTE TRECHO DO DIÁRIO DE SERAFINA.

"Naquele mesmo dia, separei Alice no País das Maravilhas e Peter Pan e comecei com a primeira, pois era uma quarta-feira".


OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS. O QUE ELAS INDICAM?
( ) Uma ação. ( ) Um nome. ( ) Uma caracteristicas.


AINDA SOBRE O TECHO QUE DESTACAMOS:
O QUE INDICA A PARTE EM QUE SERAFINA ESCREVE: "SEPAREI ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS E PETER PAN"
(   ) QUE ESSES DOIS PERSONAGENS ESTAVAM NUMA LUTA CORPORAL E SERAFINA INTERFERIU.
(   ) QUE SERAFINA, DENTRE OS MUITOS LIVROS QUE ELA TEM, PEGOU OS DOIS LIVROS CITADOS PARA LER.
(   ) QUE SERAFINA É MUITO AMIGA DESSES DOIS PERSONAGENS

 QUANDO SERAFINA AFIRMA: "COMECEI COM A PRIMEIRA ,"
ISSO INDICA QUE:
(   ) SERAFINA GOSTA DE SER SEMPRE A PRIMEIRA EM TUDO.
(   ) QUE SERAFINA ESCOLHEU A PRIMEIRA HISTÓRIA QUE ESCOLHEU QUE FOI ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
(   ) QUE QUARTA-FEIRA É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

AINDA NO TRECHO: "AGORA VOU PARAR, POIS HOJE, OUTRA QUARTA-FEIRA, ALICE ESTÁ ME ESPERANDO. NÃO QUERO CHEGAR ATRASADA". 
MARQUE TODAS AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS
(   ) SERAFINA QUER PARAR DE ESCREVER NO DIÁRIO POIS QUER INICIAR LOGO SUA LEITURA.
(   ) SERAFINA ESTÁ CANSADA DE TANTO CORRER E TEM QUE PARAR.
(   ) ALICE ESTÁ BATENDO À PORTA DE SERAFINA E ELA PRECISA ATENDER, AFINAL SÃO MUITO AMIGAS.
(   ) O LIVRO DE HISTÓRIA DA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS É QUE ESTÁ NA LISTA DOS LIVROS ESCOLHIDOS E POR ISSO MESMO A HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS ENCANTADORES A ESPERAM PARA QUE SEJA LIDO.
(   )NÃO QUER CHEGAR ATRASADA PORQUE O SHOPING PODE FECHAR.
(   ) NÃO QUER CHEGAR ATRASADA PORQUE MARCOU QUE TODAS AS QUARTAS-FEIRA IRÁ LER O LIVRO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

AO LER O DIÁRIO DE SERAFINA O QUE VOCÊ DESCOBRIU SOBRE ELA? MARQUE AS ALTERNATIVAS QUE ACHAR CORRETAS.
 (   ) GOSTA DE LER
 (   ) É DESORGANIZADA
 (   ) GOSTA DE MÚSICA
 (   ) É RESPONSÁVEL COM SEUS COMPROMISSOS
 (   ) É MUITO CRIATIVA
 (   ) É PREGUIÇOSA
 (   ) GOSTA DE OUVIR HISTÓRIA



LEIA EM VOZ ALTA.


QUEM É O AUTOR DO TEXTO? ESTÁ EXPLÍCITO? HÁ ALGUMA “PISTA” QUE INDICA SE É CRIANÇA OU ADULTO QUE REDIGIU?


COM QUAL FINALIDADE FOI ESCRITO O TEXTO? 


SUBLINHE AS INFORMAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO DIÁRIO EXPLÍCITAS NO TEXTO: DATA, SAUDAÇÃO, DESPEDIDA…

👉RELEMBRANDO

Características essenciais do gênero Diário:

Diário pessoal é uma forma de expressão íntima;

Quem escreve é sempre o próprio autor;

Para quem se escreve? Para ele mesmo;

Onde? Suportes diversificados: papéis de carta, agendas, cadernos diários, cadernos digitais, páginas da internet específica;

Quando? Diariamente, geralmente,ao final do dia;

Com que intenção? Relatar acontecimentos, expressar vivências, emoções, opiniões...

ESTRUTURA:  data, vocativo, acontecimento/fato ou opinião sobre algo que deseja falar, despedida, assinatura;

Linguagem: informal, o narrador personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e pronomes possessivos [meu, minha], tem a caligrafia como marca pessoal e emoção;

Diálogo : com o próprio diário, como se o diário fosse uma pessoas ou um amigo imaginário.


HORA DO DESAFIO!

VAMOS ESCREVER NOSSO PRÓPRIO DIÁRIO PESSOAL ? SIGA O ROTEIRO ABAIXO:

Os interlocutores: quem escreve? (VOCÊ)
Para quem escreve? ( para si mesma).
 A finalidade de escrita? ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
A circulação do texto?  entre a comunidade escolar ou em casa(público privado)
Qual o suporte do texto? folhas em branco, caderno ou específica para diários. Exemplo: “Meu querido diário,”
A linguagem? informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e pronomes possessivos [meu, minha]
Caligrafia?  como sua marca pessoal e emoção.
Qual a diagramação do texto gênero Diário? data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
Qual tema? de acordo com o tempo que você passa na quarentena em casa, como está sua vida, o que está sentindo, do que sente falta, do que está gostando, do que não está gostando, mostrando sentimentos e emoções.
Os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo, dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...


Leia os trechos de diários que postamos acima e decida como será seu diário, observando o roteiro, as dicas e sugestões.

💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖


MATEMÁTICA

MODELOS DE PLACAS DE TRÂNSITO COM VÁRIOS FORMATOS. VOCÊ CONHECE OS OBJETOS, COMO SE CHAMAM E PARA QUE SERVEM?




O GRUPO DE PLACAS COM CONTORNOS RETOS SÃO FORMAS PLANAS DENOMINADAS POLÍGONOS.
AS PLACAS PODEM SER AGRUPADAS SEGUNDO O CRITÉRIO DE CONTORNOS ARREDONDADOS E RETOS. VAMOS COLOCA-LOS NA TABELA:

ARRENDONDADOS
RETOS







TANGRAM





O TANGRAM É UM JOGO CHINÊS FORMADO POR 7 PEÇAS: 

2 TRIÂNGULOS GRANDES;
2 TRIÂNGULOS PEQUENOS;
 1 TRIÂNGULO MÉDIO;
 1 QUADRADO;
 1 PARALELOGRAMO.
 SEU OBJETIVO É FORMAR UMA FIGURA UTILIZANDO AS SETE PEÇAS.

QUAIS SÃO AS MAIORES PEÇAS?
QUAIS SÃO AS MENORES PEÇAS?


AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO POLÍGONO SÃO FIGURAS PLANAS FECHADAS, COM LADOS RETOS, TRÊS OU MAIS QUE NÃO SE CRUZAM.

COM AS PEÇAS DO TANGRAM FORME A LETRA INICIAL DO SEU NOME.

 LEIA, FAÇA O DESENHO E RESPONDA:
 COM OS 2 TRIÂNGULOS PEQUENOS É POSSÍVEL COBRIR O PARALELOGRAMO?

UTILIZANDO 3 PEÇAS É POSSÍVEL FORMAR UM RETÂNGULO?

MAIS DESAFIOS!


SIGA OS PASSOS:
A) CRIE UMA FIGURA USANDO AS PEÇAS DO TANGRAM.
B) CONTORNE A FIGURA COM UM LÁPIS DE COR.









POLÍGONOS
SÃO FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E FECHADAS COM LADOS FORMADOS POR ARESTAS UNIDAS NOS VÉRTICES. AS ARESTAS SÃO SEGMENTOS DE RETAS.
 
EXEMPLO:
ALGUNS EXEMPLOS DE POLÍGONOS:
  
TRIÂNGULO: POLÍGONO FORMADO POR TRÊS LADOS;
QUADRILÁTERO: POLÍGONO FORMADO POR QUATRO LADOS; 
 PENTÁGONO: POLÍGONO FORMADO POR CINCO LADOS;
 HEXÁGONO: POLÍGONO FORMADO POR SEIS LADOS; 
OCTÓGONO: POLÍGONO FORMADO POR OITO LADOS; 
 DECÁGONO: POLÍGONO FORMADO POR DEZ LADOS; 
ICOSÁGONO: POLÍGONO FORMADO POR VINTE LADOS.

 NÃO POLÍGONOS






SÃO FIGURAS PLANAS ABERTAS OU FECHADAS QUE NÃO APRESENTAM LADOS FORMADOS TOTALMENTE POR ARESTAS.
EXEMPLO:
ALGUNS EXEMPLOS DE FORMAS NÃO POLIGONAIS:
  •       CIRCUNFERÊNCIA
  •       LINHA FECHADA OU ABERTA

FORMAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS OU ESPACIAL


AS FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS OU ESPACIAL SÃO FIGURAS DISPOSTAS NO ESPAÇO. ESSAS FIGURAS SÃO DISPOSTAS EM TRÊS DIMENSÕES: COMPRIMENTOLARGURA E ALTURA.

EXEMPLO:
ALGUNS EXEMPLOS DE FORMAS NÃO PLANAS:
  • CONE 
  • ESFERA 
  •  PIRÂMIDE 
  • CILINDRO

CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS

 

NA GEOMETRIA ESPACIAL, AS FORMAS NÃO PLANAS SÃO CLASSIFICADAS EM POLIEDROS E NÃO POLIEDROS.

POLIEDROS
OS POLIEDROS SÃO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS FECHADOS COM FACES FORMADAS POR POLÍGONOS.

EXEMPLO:
ALGUMS EXEMPLOS DE POLIEDROS SÃO:
  • TETRAEDRO
  • HEXAEDRO OU CUBO

👉RELEMBRANDO

 

NÃO POLIEDROS
AS FIGURAS NÃO PLANAS SÃO CHAMADAS DE NÃO POLIEDROS, QUANDO TODAS AS SUPERFÍCIES NÃO SÃO FORMADAS POR POLÍGONOS, E POSSUEM FORMAS CIRCULARES E/OU CÔNCAVA (ARREDONDADA, CURVADA, ETC.).
EXEMPLO:
ALGUMAS FIGURAS QUE NÃO SÃO POLIEDROS SÃO:
  • ESFERA
  • CILINDRO 
  • CONE  

CIÊNCIAS


BICHO PARA TODO LADO: CONHECENDO OS ANIMAIS DA MINHA REGIÃO





VOCÊS JÁ VIRAM ALGUM PINGUIM VIVENDO NATURALMENTE NA REGIÃO EM QUE VOCÊ MORA? (E ELEFANTE? E GIRAFA? E LEÃO? E BALEIA? URSO POLAR?...)

POR QUE SERÁ QUE ESSES ANIMAIS NÃO VIVEM AQUI? SERÁ QUE ESSES ANIMAIS CONSEGUIRIAM VIVER NATURALMENTE AQUI NA NOSSA REGIÃO? POR QUÊ? RESPONDA NO CADERNO
_____________________________________________________

“FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS NATIVOS DA REGIÃO EM QUE VIVEMOS.”
_____________________________________________________


“MAS POR QUE O PINGUIM NÃO VIVE AQUI EM NOSSA REGIÃO?
________________________________________________________________________________

AH, PORQUE ELE GOSTA MAIS DE VIVER NA ÁGUA. MAS AQUI EXISTEM MUITOS LUGARES COM ÁGUA (LAGOS, RIOS, LAGOAS, PRAIAS)? E SE A GENTE TROUXESSE UM PINGUIM PARA VIVER SOLTO NA NOSSA REGIÃO, O QUE PODERIA ACONTECER COM ELE? E COMO ELE CONSEGUE VIVER NO ZOOLÓGICO?”
_________________________________________________________________________________

“ OS ANIMAIS PRECISAM ESTAR ADAPTADOS AO AMBIENTE PARA PODER CONSEGUIR SOBREVIVER. AS ADAPTAÇÕES PODEM SER EM RELAÇÃO À COMPOSIÇÃO DO CORPO, ALIMENTO DISPONÍVEL, TEMPERATURA, PRESENÇA DE ÁGUA OU TERRA OU AINDA AO SEU COMPORTAMENTO. OS ANIMAIS DA NOSSA REGIÃO SÃO ADAPTADOS AO CALOR E À SECA. O CORPO DELES POSSUI UMA PROTEÇÃO AO SOL FORTE QUE GARANTE SUA SOBREVIVÊNCIA CONFORTÁVEL COM RELAÇÃO ÀS TEMPERATURAS MAIS ALTAS. ALGUNS DELES TAMBÉM RESISTEM A PERÍODOS PROLONGADOS SEM ÁGUA. ”


  • QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?

  • VOCÊ MUDOU AO LONGO DO TEMPO?


  • QUAIS MUDANÇAS ACONTECERAM COM VOCÊ, DESDE QUANDO ERA APENAS UM BEBÊ ATÉ O MOMENTO PRESENTE?

  • ESSAS MUDANÇAS ACONTECERAM EM MUITO OU POUCO TEMPO?

SERÁ QUE TODOS SOMOS IGUAIS¿
COMPAREM COM OS FAMILIARES O TAMANHO DOS SEUS PÉS, DAS MÃOS, A COR DA PELE, O TIPO DE CABELO. PERCEBAM QUE TAMBÉM SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS.
O PLANETA TAMBÉM ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE MUDANÇA, E QUE ISSO GERA DIFERENÇAS ENTRE OS LUGARES, ESPÉCIES E ATÉ MESMO ENTRE SERES DA MESMA ESPÉCIE.

VAMOS AGORA PESQUISAR E COLOCAR NA LISTA  5 ANIMAIS QUE VIVEM EM AMBIENTE: AQUATICO OU TERRESTRE, COLOQUEM NA LISTA ABAIXO.

AQUATICO
TERRESTRE











NESTA OUTRA LISTA SERÁ O CRITÉRIO DE ACORDO COM O TAMANHO:

ANIMAIS PEQUENOS
ANIMAIS MÉDIOS
ANIMAIS GRANDES













 

HISTÓRIA


POR QUE SERÁ QUE ESSA PROFISSÃO PASSOU A EXISTIR?
________________________________________________________________________________
 
QUAL SUA IMPORTÂNCIA? 
________________________________________________________________________________

ALGUÉM AQUI GOSTARIA DE EXERCÊ-LA? POR QUÊ? 
________________________________________________________________________________

QUE OUTRA PROFISSÃO SERÁ QUE PODE SURGIR NO FUTURO PARECIDA COM ESSA? 
________________________________________________________________________________

O QUE UM PROFISSIONAL DE GAMES TEM DE SEMELHANTE COM UM JOGADOR DE FUTEBOL? E DE DIFERENTE? 
________________________________________________________________________________
POR QUE SERÁ QUE ESSA PROFISSÃO PASSOU A EXISTIR? 
________________________________________________________________________________
QUAL SUA IMPORTÂNCIA? 
________________________________________________________________________________
ALGUÉM AQUI GOSTARIA DE EXERCÊ-LA? POR QUÊ? 
________________________________________________________________________________

QUE OUTRA PROFISSÃO SERÁ QUE PODE SURGIR NO FUTURO PARECIDA COM ESSA?

________________________________________________________________________________

VAMOS RESPONDER NO CADERNO AS PERGUNTAS ABAIXO:

  • O QUE FAZ ESSE PROFISSIONAL? 
  • COMO DEVE SER SEU TRABALHO (SUA ROTINA, SUAS TAREFAS, SUAS DIFICULDADES, SUAS HABILIDADES)? 
  • VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE EXERCE ESSA PROFISSÃO?

OBSERVE A IMAGEM
  • VOCÊS CONHECEM ALGUÉM QUE SE COMUNICA COM A LINGUAGEM DE SINAIS?
  • JÁ VIRAM UM INTÉRPRETE DE LIBRAS NA TELEVISÃO ALGUMA VEZ?
  • POR QUE SERÁ QUE ESSA PROFISSÃO PASSOU A EXISTIR?
  • QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:


VOCÊS SABEM O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? (INTELIGÊNCIA DAS MÁQUINAS)

POR QUE SERÁ QUE ESSA PROFISSÃO PASSOU A EXISTIR?


QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

ALGUÉM AQUI GOSTARIA DE EXERCÊ-LA? POR QUÊ?


QUE OUTRA PROFISSÃO SERÁ QUE PODE SURGIR NO FUTURO PARECIDA COM ESSA?

ALGUÉM JÁ CHAMOU UM MOTORISTA POR APLICATIVO? COMO FUNCIONA?


QUE OUTRAS COISAS PODEMOS PEDIR POR APLICATIVO? (COMIDA, COMPRAS, ETC)

POR QUE SERÁ QUE ESSA PROFISSÃO PASSOU A EXISTIR?
QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
ALGUÉM AQUI GOSTARIA DE EXERCÊ-LA? POR QUÊ?

QUE OUTRA PROFISSÃO SERÁ QUE PODE SURGIR NO FUTURO PARECIDA COM ESSA?

VAMOS PESQUISAR EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS, INTERNET AS PROFISSÕES QUE EXISTIAM ANTIGAMENTE E AS QUE NÃO EXISTIAM E COLOCAR NA TABELA.            

 














      




 
GEOGRAFIA

REPRESENTANDO O ESPAÇO DA SALA DE AULA



 
PODEMOS REPRESENTAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO OU UM RECORTE DELE DE DIVERSAS MANEIRAS, SENDO UMA DELAS A PLANTA. COM BASE NA PLANTA, É POSSÍVEL IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE CONSTAM NOS LUGARES E SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL. PORÉM, QUANDO VAMOS FAZER A REPRESENTAÇÃO DE UM LUGAR, OS OBJETOS SÃO VISTOS DE UM OUTRO ÂNGULO E, POR ISSO, ALGUMAS VEZES TORNA-SE DIFÍCIL RECONHECÊ-LOS. POR EXEMPLO: VER A LATERAL DE UMA MESA, É DIFERENTE DE VÊ-LA DE CIMA, ONDE PODEREMOS OBSERVAR APENAS A PARTE DE CIMA DA MESA, SEM AS SUAS PERNAS. ASSIM, QUAIS SÃO OS OBJETOS QUE VOCÊS PERCEBEM QUE ESTÃO REPRESENTADOS NA PLANTA DA SALA DE AULA EXPOSTA?

A RESPOSTA NO CADERNO

AGORA DESENHEM NO CADERNO A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA. NO DESENHO DEVEM CONSTAR TODOS OS OBJETOS QUE ESTÃO NA CLASSE, OU SEJA, MESAS, CADEIRAS, ESTANTES, QUADRO, CESTO DE LIXO, A PORTA, ENTRE OUTROS. PRESTEM ATENÇÃO NOS TAMANHOS DOS OBJETOS. OS QUE SÃO MAIORES NÃO DEVEM SER REPRESENTADOS COM MAIOR DESTAQUE QUE OS MENORES.



PRODUÇÃO DE CROQUI E LEGENDA

AGORA VOCÊS PRODUZIRÃO UM CROQUI COM LEGENDA, MAS PRIMEIRAMENTE SABEREMOS O SIGNNIFICADO DE CROQUI E LEGENDA.







Comentários