4º ANO/Turmas A e B - AULA 14

Semana de 25 a 29 de Maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Professoras Andréia e Veronica

O GATO, O GALO E O RATO

Certa manhã, um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos. Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa da roça.        
— Sim senhor! É interessante isto! 
Examinou tudo minuciosamente, farejou a tulha de milho e a estrebaria. Em seguida, notou no terreiro um certo animal de belo pelo, que dormia sossegado ao sol. 
Aproximou-se dele e farejou-o, sem receio nenhum. Nisto, aparece um galo, que bate as asas e canta. O ratinho, por um triz, não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá contou à mamãe as aventuras do passeio. 
— Observei muita coisa interessante — disse ele. — Mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um de pelo macio e ar bondoso, seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir impedindo-me de cumprimentá-lo. O outro… Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho, que quase caí de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato, que tamanha destruição faz no nosso povo. A mamãe rata assustou-se e disse: — Como te enganas, meu filho! O bicho de pelo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal. 
Fábula de Monteiro Lobato.

Conversando sobre texto.
Você acabou de ler uma experiência do ratinho com o mundo fora da toca, as aventura e os perigos pelos quais ele passou para adquirir experiência e aprendizado.

Atividades:
1) Analise e responda as questões de compreensão
a) Qual parte do texto leva o leitor a perceber que o ratinho era inexperiente? Responda com fato do texto. 
b) Copie a fala admirada do ratinho com tudo que viu.
c) Explique o uso do sinal travessão (—) e exclamação (!)
d) Com quais qualidades (adjetivos) o ratinho se referiu ao galo e ao gato?
2) Interpretação
a) Por que o ratinho foi sentiu mais confiança no gato?
b) Que lição essa fábula traz?

Respostas pessoais
3) Você já julgou alguém pelas aparências?
4) Já foi julgado pela aparência?
6) Você acha justo julgar alguém pelas aparências? Por quê?

Assista ao vídeo e observe a diferença entre um texto escrito para leitura e outro para interpretação teatral.
Fonte: https://youtu.be/BY33Go6SMhs

Sugestão: nossa proposta agora é que vocês façam a interpretação da fábula acima, não precisa de fantasias, nem cenários. Basta pintar o rosto com qualquer tinta não alérgica ou maquiagem, ir para o quintal e junto com sua família brincar de teatro, interpretando a fábula. Também pode ser por meio de um teatro de fantoche, desenhe os personagens e cole-os em palitos, monte um cenário em uma caixa de sapato (ou outra qualquer) e faça a apresentação, não esqueça de filmar ou tirar uma foto. 

Sugestão
Fonte: https://s3.amazonaws.com/cdn.leiturinha.com.br/blog/uploads/2019/11/teatro-de-fantoche-para-criancas.jpg

Aproveitem este momento de suspensão das aulas e brinque no quintal.
 
Brincadeira no quintal. 

Vocês topam?
Pode fazer e colocar as fotos ou o vídeo no grupo da escola. Um forte abraço.

Bibliografia: ttps://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=atividades+defábulas+dogatinho+e+o+galo

LÍNGUA INGLESA

Professora Iolanda Zunoeta

Hoje em nossa aula vamos aprender como se escreve em inglês os nomes de algumas frutas.


FRUITS - Frutas
Vocabulary

APPLE - MAÇÃ
PEAR - PERA
PINEAPPLE - ABACAXI
STAR FRUIT - CARAMBOLA
STRAWBERRY - MORANGO
OLIVE - OLIVA
ORANGE - LARANJA
DURIAN - DURIÃO
BANANA - BANANA
BLACKBERRY - AMORA

Para aprendermos um pouco mais vamos assistir ao vídeo e acompanhar falando o nome das frutas?
Fonte: https://youtu.be/12C183H6FwE


ATIVIDADES

1) ESCREVA EM SEU CADERNO O NOME DE 10 FRUTAS EM INGLÊS.

2) AGORA FAÇA OS DESENHOS DAS FRUTAS ABAIXO, EM SEU CADERNO, INDIQUE A NUMERAÇÃO CONFORME APARECE AO LADO DE CADA UMA DELAS E COPIE A LISTA DE FRUTAS AO LADO. POR FIM, ENUMERE DENTRO DO PARÊNTESES QUAL A FIGURA QUE REPRESENTA CADA NOME DE FRUTA.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Professor Jeymeson Petrick


Agora vamos trabalhar com o seu livro da Escola da Inteligência.
"O eu como autor da história: a cidade da memória"
(Páginas para leitura e atividades desta semana no livro do aluno: 25 a 42)
A formação do eu: memória, eu como autor da própria história, características de um eu frágil e o eu maduro e forte.
  • A formação do eu
  • Refletindo sobre a história
  • Dinâmica do espelho
  • Analisando conceitos
  • Formando pensadores: desafio para casa.
Link da aula em PDF
👇

Link da videoaula
👇

HISTÓRIA

Professoras Andréia e Veronica
Leia atentamente o texto e responda as questões em seu caderno.

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É MARCADA POR MUITO CONFLITO

A sociedade brasileira é marcada por contradições do conflito de conivência. Uma vez que se constitui pela mistura de vários continentes. A primeira mistura ocorreu no momento em que as populações indígenas de várias regiões entraram em contato com os colonizadores do velho mundo. Em meio ao interesse de exploração e o domínio e o afastamento do padrão moral europeu. Portugueses engravidaram as índias que, pela primeira vez, deram a luz à mestiços, dando início à miscigenação.

Tempos depois, graças ao interesse primordial de se instalar a empresa açucareira, uma grande leva de africanos foi expropriada de suas terras para viverem na condição de escravos. Chegando a um lugar distante de suas referências culturais e familiares, tendo em vista que os mercadores separavam os parentes, os negros tiveram que reelaborar o seu meio de ver o mundo com as sobras daquilo que restava de sua terra natal. A mistura de escravo com indígenas, dos povos nascidos da mistura de índios, portugueses e portugueses. A chegada de novos imigrantes como os alemães, japoneses, espanhóis, entre outras nações foi aumentando ainda mais essa mistura.
É devido à miscigenação que o Brasil possui uma identidade cultural muito variada,
Darcy Ribeiro chama de “OS BRASIS”. 
  • O Brasil Caboclo: nasceu da mistura de índios com outros mestiços na região norte do país,
  
  • O Brasil Crioulo: nasceu nos engenhos nordestinos, representado pelos negros e mulatos
  • O Brasil Sertanejo: surgiu como dependente da açucareira e pela pastagem do gado, introduzidos no Brasil pelos portugueses e trazidos de Cabo Verde, que abrigava um certo contingente de mão de obra, o vaqueiro. A população excedente dedicava-se à atividade extrativista.

  • O Brasil Sulista: decorrente da expansão paulista que atingiu a região sul e somou-se a outras influências para gerar os sulinos que são descendentes de alemães, poloneses, japoneses e libaneses, principalmente, entre outros.

Você observou com a leitura do texto que o Brasil é um país cuja população possui mistura de vários continentes. Nas aulas anteriores pudemos observar a grande contribuição da cultura que esses povos trouxeram para formação do país. Agora, podemos conhecer como originou-se esta mistura.

Observe o trecho abaixo:
1) A sociedade brasileira é marcada por contradições do conflito de conivência. Uma vez que se constitui pela mistura de vários continentes.
a) Na sua opinião por que houve muitos conflitos na formação do povo brasileiro?
b) Qual foi a primeira mistura de raças que ocorreu em solo brasileiro?
c) Por que ocorreu a mistura do povo brasileiro com africanos, espanhóis e outras nações?

2) Para conversar com a família.
a) Você conhece algum sertanejo? Onde vive? Trabalha em quê?
b) Você conhece alguém com características indígenas?
c) Você consegue compreender que a nossa família é formada da união de vários povos?
d) Converse com sua família e escreva de que região vieram seus:
Bisavós: maternos e paternos; -----------------------------------------------------
Avós: maternos e paternos; __________________________________
Seu pai e sua mãe ________________________________________.

Dicionário
Miscigenação é o processo ou resultado de misturar raças, pelo casamento ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferentes.Expropriada Desapossar, tirar alguém, de sua propriedade segundo as formas legais e mediante justa indenização.
Referências Bibliográficas.https://www.estudopratico.com.br/miscigenacao-no-brasil/

GEOGRAFIA

Professoras Andréia e Veronica

Seus lugares de vivência regiões do Brasil

Municípios no Brasil Existem 5.570 municípios no Brasil cada um deles pode ser comparado a microuniverso, cada qual com suas características próprias.
Fonte: https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2018/07/estados-brasil.jpg

A Constituição Federal de 1988 deu aos municípios o poder de organizar e manter serviços de interesse local como o transporte coletivo, atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o parcelamento do solo (construção de loteamentos - bairros), por exemplo. Dessa forma, toda a população brasileira vive em um município, porque é o poder que está próximo do cidadão.

REGIÕES DO BRASIL
Regiões brasileiras correspondem às divisões do território nacional com base em critérios, como aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável pela regionalização do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide o país, atualmente, em cinco regiões:
  • Norte
  • Nordeste
  • Centro-Oeste
  • Sudeste
  • Sul
O IBGE já realizou diversas regionalizações, a que vigora atualmente foi elaborada em 1970. Em 1988, com a Constituição Federal, houve alterações na divisão territorial do país com a criação do estado do Tocantins, que passou a integrar a região Norte. As unidades federativas foram agrupadas segundo as suas semelhanças, que podem ser físicas, econômicas, sociais e culturais.
As regiões brasileiras representam o agrupamento de estados (unidades federativas) com características semelhantes.Conversando.
Você conheceu um pouco como se dá a regional do Brasil. Aprendeu também que elas são independentes, mantém serviços de interesse local, conforme o número de habitantes e necessidades.
Moramos em bairro da cidade Cuiabá, MT. Elegemos um governador, prefeito, presidente de bairros, diretor de escola, vivemos em um país democrático, o que nos permite escolher nossos governantes

Agora vamos olhar no mapa para conhecer suas regiões.




Amarela-NORTE / verde-NORDESTE / vermelho-CENTRO-OESTE /
azul-SUDESTE / azul piscina-SUL

Agora pegue seu caderno e responda as questões abaixo:

1) Em qual região está localizado o estado de Mato Grosso?

2) Quais os estados que fazem fronteiras com Mato Grosso?

3) Você conhece outro estado além do Mato Grosso?

4) Observe a bússola e as regiões dentro do mapa.

5) Agora realize o desenho do mapa do Brasil em seu caderno, pinte com cores diferentes as regiões brasileiras, mas queremos que pintem a região onde está o estado de Mato Grosso de verde:
6) Observe o mapa acima e escreva em seu mapa os nomes de todos os estados brasileiros.

7) Pesquise e escreva o que se pede abaixo:
a) Nome do presidente do Brasil e vice-presidente.

b) Nome do governador de Mato Grosso e vice-governador

c) Nome do prefeito e vice-prefeito de Cuiabá-MT.

d) Seu bairro tem presidente? Escreva o nome dele.

Bibliografia:
https://www.todamateria.com.br/pontos-cardeais/
rasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/nocao-de-territorio-e-escalas-da-divisao-politico-administrativa/933

MATEMÁTICA

Professor Ludney

Hoje vamos realizar uma revisão sobre multiplicação.

Primeiramente vamos assistir ao vídeo.

Fonte: https://youtu.be/q2XKAczmMR4

Atividades:


5) Kaique tem três camisas para jogar futebol, uma azul (A), uma branca (B) e uma verde (V) e dois calções, um preto (P) e um branco (B) e três joalheiras uma roxa (R),uma lilás (L) e uma amarela (A). De quantas maneiras diferentes Kaique pode se vestir para jogar futebol? ( Observação : faça um diagrama da árvore das possibilidades).

6) Seu José trabalha como jardineiro. Ele plantou roseiras num jardim retangular. Ele fez 8 fileiras de roseiras com 7 roseiras em cada fileira. Quantas roseiras ele plantou nesse jardim?

(A) 7              (B) 8                        (C) 15                         (D) 56                           (E) 62

7) Um ônibus transporta 42 passageiros sentados. Quantos passageiros transportarão em 6 viagens, levando sempre essa quantidade?

(A) 42           (B) 48                     (C) 242                      (D) 252                      (E) 254




08) Uma criança brincando com uma caixa de palitos de fósforos constrói uma sequência de quadrados conforme a tabela abaixo:

 Figuras 1ª 2ª3ª 4ª 5ª 6ª 
 N° Palitos 410 ??

Quantos palitos ela utilizou para construir a 7ª figura?

(A) 20 palitos

(B) 25 palitos

(C) 28 palitos

(D) 22 palitos

CIÊNCIAS

Professoras Andréia e Veronica

OLÁ


ATENÇÃO NOSSA AULA HOJE É:

TRANSFORMAÇÃO REVERSÍVEL E IRREVERSÍVEL DA MATÉRIA 

PARA ENTENDER MELHOR VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO A SEGUIR

ASSISTIRAM?

Hum…Vamos ver se você realmente entendeu o assunto do vídeo.

Escreva no seu caderno o conceito de: Transformações reversíveis e Transformações irreversíveis

E dê um exemplo de cada uma.

Que tal aprender mais um pouquinho?

VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?

Crianças, fazendo, experiência ciência, e, jogo, de, beakers ...


Agora que você está expert em mudanças reversíveis e irreversíveis, sistematize no seu caderno os conhecimentos adquiridos através dos experimentos como: QUEIMA DE PAPEL , ÁGUA FERVENDO, LEITE AZEDO, FORMAÇÃO DO GELO.

Nossa aula está chegando ao final não se esqueça de registrar tudo no caderno 

Enquanto isso... Já sabem... 
 
ATÉ LOGO....

Bibliografia : https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental/aula-3-ciencias-4o-ano/
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2708/transformacao-reversivel-e-irreversivel-pelo-aquecimento.

ARTE

Professor Alessandro

MÚSICA “CORTA JACA” 

O TANGO BRASILEIRO DE CHIQUINHA GONZAGA

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/La_Matchiche.jpg

Fotografia de Édouard Stebbing de c. 1910 intitulada "O maxixe"


LEITURA DO TEXTO

O famoso Corta-jaca, nome com o qual o tango Gaúcho se popularizou, é uma das músicas mais gravadas e conhecidas de Chiquinha Gonzaga ao lado de Ó Abre Alas, Lua Branca e Atraente. O ator Machado Careca (José Machado Pinheiro e Costa), autor anônimo da peça, terminou por colocar versos na música do Corta-jaca, ajudando a popularizá-la, sobretudo depois que sua versão foi gravada em disco pelo duo Os Geraldos. Na época houve reação negativa com o discurso inflamado que o senador Rui Barbosa: “A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateretê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o corta-jaca é executado com todas as honras de música de Wagner, e não se quer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria!” Nunca antes na história do Brasil a música eminentemente popular fora executada na sede do governo, diante do corpo diplomático e da elite do país. Corta-jaca tornou-se um clássico do grande repertório da música instrumental brasileira.Fonte do recorte:

Assista aos vídeos e observe os detalhes

VÍDEO 01 - CORTA JACA - CHIQUINHA GONZAGA- Gilberto de Syllos.

VÍDEO 02 - INTERPRETAÇÃO NO PIANO DE PRISCILA Gaúcho, O Corta Jaca.
Fonte: https://youtu.be/57yv7S1hBEE

 VÍDEO 03 - CORTA JACA (Chiquinha Gonzaga e Machado Careca) por Lysia Condé
Fonte: https://youtu.be/4wfrA54BMZg


RESPONDENDO AS PERGUNTAS DO VÍDEO 1 ao 3
1) Quais os instrumentos que você conseguiu identificar no VÍDEO 01?
2) Qual é o nome da música?
3) Como a música foi chamada?
4) Qual é o nome da compositora?
5) Qual é o nome do autor que fez a letra, para transformar a música Corta Jaca em uma canção executada no vídeo 03?
6) No vídeo 02, não é Chiquinha Gonzaga, todavia quando era viva a compositora fazia a maioria das músicas no seu piano. Sendo assim, responda. Quem toca a música de outra pessoa faz uma:
a) Composição musical
b) Uma canção
c) Uma interpretação
7) Conforme a leitura do recorte de texto a música “Corta Jaca” era bem aceita pela elite política daquela época? Porque?
8) Você conhece alguma música que não seja bem aceita na sociedade atual?
9) Como você acha que deve ser uma música classificada como “boa música”, para você?

ASSISTA OS VÍDEOS COM EXERCÍCIOS DE VIVÊNCIA DO ELEMENTO MUSICAL “PULSO”

VÍDEO 4- Vídeo aula nº 4 de Vivência Musical com a música CORTA JACA Explicação. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=rU_k5acMV_Q

VÍDEO 5- Vídeo Nº 05 Marcando o Pulso da música Corta Jaca com instrumento Agogô. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Mz68aC4T4pw

VÍDEO 6- Vídeo 06 Marcando o Pulso da música Corta Jaca com Baquetas. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=97r6eyN7W5Y

VÍDEO 7- Vídeo nº 7 vivências musical do PULSO dançando com a vassoura. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=vtsE2Vn_CZw


EXERCÍCIOS MUSICAIS 

  1. Qual é o nome do elemento musical trabalhado nos vídeos 5, 6 e 7?
  2. Experimente percutir acompanhando a música Corta Jaca, utilizando baquetas feitas com cabos de vassoura.
  3. Experimente fazer outros tipos de percussões com latas, com palmas ou com os pés seguindo a pulsação da música Corta Jaca.
  4. Experimente criar uma dança, ou coreografia seguindo a pulsação.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Danielle Batista

A DANÇA E SUAS POSSIBILIDADES RÍTMICAS DO BRASIL E DO MUNDO


Que tal conhecermos um pouco mais da Dança? Nas nossas aulas anteriores, conhecemos e experimentamos alguns estilos que fazem parte na nossa cultura regional, brasileira e folclórica, a exemplo do: frevo, do siriri, a dança das danças africanas e a dança indígena. Em todas elas, visualizamos uma infinidade movimentos dos mais fáceis aos mais complexo, não é verdade?
Na aula dessa semana, vamos conhecer um pouquinho da sua origem e vivenciar a composição de passos de dança, tá preparado para essa nova aventura cultural? Então, vem comigo.

O QUE É A DANÇA?
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.

HISTORICAMENTE FALANDO...

Fonte: Google Imagens


E NO BRASIL, O QUE PODEMOS SABER SOBRE A DANÇA?

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. 
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rock, pop, pop rock, K-pop, heavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo. Por isso podemos deduzir que as danças brasileiras tem origem de diferentes lugares no mundo.
Nas aulas anteriores, nós já conhecemos um pouco sobre as danças brasileiras, danças folclóricas, dança africana, dança regional e dança indígena. Ufa, quanta informação, hein??? 
Mas, para dar uma característica bastante importante a todos estes estilos de dança, temos os passos e a rítmica que conduzem as coreografias dançantes, certo? Sim, sim. Nas aulas de Educação física, quando trabalhamos a dança como conteúdo, procuramos explorar as diversas possibilidades de movimentos com todo o corpo, posições, ritmos, que no futuro se tornaram passos coreográficos de algum estilo de dança. Logo, toda participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano contribuirão para o aprendizado de novas habilidades necessárias para o seu crescimento como: o equilíbrio, a coordenação motora, a lateralidade, a concentração, o tempo de reação e domínio corporal. Olha o quanto de coisa bacana nós aprendemos com a dança.

VOCÊ SABIA?

A aprendizagem dos movimentos complexos da dança faz com que cresçam mais conexões entre os neurônios, aprimorando a memória; assim ficamos mais aptos a processar novas informações e a aprender. Produz alterações químicas que nos dão um cérebro mais forte, mais saudável e mais feliz.

ATIVIDADE PRÁTICA

Vamos a uma vivência prática? Veja este jogo rítmico que eu preparei pra você! vamos aprender a criar passos de danças a partir desta dinâmica. Aqui, você poderá dançar qualquer estilo e vai poder inventar novas coreografias. ficou curioso? Então vem comigo!!!

-Você vai precisar de cinco pedaços de papel numerado de 1 a 6.

- Em seguida, você irá colocar os números em posições que correspondem a ordem dos passos que você vai dançar, um exemplo:

"Quando for dançar, faça o movimento de acordo com a sequência do número sempre iniciando pelo 1, podendo cruzar as pernas ou não."


Assista ao vídeo que gravei onde eu demonstro como você vai criar os seus passos de dança.

Vídeo 1 - Educação Física com Dança: Ensinando a criar passos de dança

Depois de assistir ao vídeo, agora é a sua vez. Escolha uma música e crie a sua sequência de passos. Eu quero ver, hein?!? Não esqueça de me enviar fotos da sua sequência e vídeos de você dançando.
Vamos remexer!!! Libere a Criatividade!!!

ATIVIDADE DE ASSIMILAÇÃO

1) Hoje nós estudamos um pouco mais sobre a dança. A partir da sua leitura, descreva abaixo a sua definição, ou seja, o que é a dança?

2) As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente de que culturas? Descreva abaixo.

3) Nas aulas de Educação física, quando trabalhamos a dança como conteúdo, procuramos explorar as diversas possibilidades de movimentos com todo o corpo, posições, ritmos, que no futuro se tornaram passos coreográficos de algum estilo de dança. Logo, toda participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano contribuirão para o desenvolvimento de que habilidades? Descreva abaixo.

4) Me diga, quais estilos dança você já conheceu ao longo dos conteúdos trabalhos em nossas aulas? Escreva aqui embaixo.

5) Qual ou quais os tipos de dança você gosta de dançar?

6) Sobre a atividade prática, você conseguiu montar passos de dança diferentes com os números? Achou difícil ou gostou do desafio?

7) Agora eu quero ver os passos que você criou. Mande pra mim fotos da organização dos números para os passos que você criou, depois grave um vídeo e me mande para ver seu desenvolvimento. Topa esse desafio?
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários

  1. Vamos lá pessoal, mais atividades, vocês são guerreiros.

    ResponderExcluir
  2. A aula de Arte fala sobre Franscica Gonzaga, a musicista apesar do preconceito que sofreu na época não desistiu e hoje as suas obras estão ai e representam o patrimônio imaterial brasileiro muito divulgado no mundo inteiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário