4º ANO/Turmas A e B - AULA 11
Semana de 04 a 08 de Maio de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
Com as professoras Andréia e Veronica
A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Um dos pioneiros na criação da tira foi o americano Bud Fisher, autor da tira Mutt e Jeff:
No Brasil, um dos pioneiros na criação e publicação de tiras foi Maurício de Sousa, que começou publicando a tira do cãozinho Bidu, no fim da década de 1950, no jornal Folha de São Paulo. Maurício de Sousa criou uma série de outros personagens que ficaram famosíssimos, como a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, dentre outros, e que ganharam, posteriormente, suas próprias revistas de histórias em quadrinhos.
Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político e metafísica.
Vamos nos divertir!
1) Observe a tirinha abaixo com muita atenção:
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A) Qual a recomendação da mãe do Cascão?
B) Qual parte da tirinha que aparece o humor? Por quê
2) Observe a tirinha e depois responda.
A) Quem são os personagens da tirinha?
B) Qual a ação da Magali?
C) Onde está o humor da tirinha?
3) Atividades de pontuação. Observe o primeiro quadrinho e responda.
A) Qual o sinal de pontuação usado na fala da Magali e do Cebolinha?
B) Quando usamos esses sinais de pontuação?
Referências bibliográfica
CIÊNCIAS
Com as professoras Andréia e Veronica
Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar
VAMOS REVISAR O QUE É UMA CADEIA ALIMENTAR?
2-Cadeia alimentar e a importância do seu equilíbrio para o meio ambiente.
As plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras. Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários. Como exemplo de consumidores primários Exemplo: O rato e o coelho.
Animais que se alimentam dos consumidores primários, são chamados de consumidores secundários e os exemplifique citando os pássaros e cobras. Outros animais de grande porte se alimentam dos consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário, o leão é um representante desse grupo. Todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição. É aí que entra em ação outro grupo de seres vivos, que são os decompositores, que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e as bactérias.
LEMBRE-SE: O primeiro elo dessa "cadeia alimentar" é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta – e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores. Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores – seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.
Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida.
OBSERVE: Os animais são classificados em:
Herbívoros: São aqueles que se alimentam de fontes vegetais.
Onívoros: São aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal. Esses animais apresentam uma dieta bem variada. ...
Carnívoros: São aqueles que se alimentam predominantemente da carne de outros animais.
AGORA É COM VOCÊ, VAMOS ÀS ATIVIDADES?
1) Observe a carta enigmática abaixo e copie ela em seu caderno substituindo os desenhos ou símbolos por escrita. Lembre-se que é um texto, então cuidado com a pontuação.
3) Realiza o estudo dirigido abaixo:
Referências bibliográficas:
https://pt.slideshare.net/Delziene/atividades-sobre-cadeia-alimentar
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HISTÓRIA
Com as professoras Andréia e Veronica
A influência culinária tem base nos peixes, pescados nos rios da região (pacu, pintado, cachara, dourado e outros) e consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a maria isabel, a farofa de banana e o pirão.
MUJICA
Fonte: https://scontent.fcgb1-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/s960x960/13653056_1122064224518132_5188620180342340456_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_sid=2d5d41&_nc_ohc=sFxz-99B0MkAX8GTEux&_nc_ht=scontent.fcgb1-1.fna&_nc_tp=7&oh=10def843a2c5a436965d9381fc524b0d&oe=5EDB59AC
Mojica é um termo indígena e quer dizer "o que vem do rio com mandioca". Desde os tempos da fundação de Cuiabá, todo mundo que experimenta até tchóra no filézinho de peixe ensopado com mandioca, tomate, cebola e tempero.
DANÇA E MÚSICA
Cururu é dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importante expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se. É executada por dois ou mais cururueiros com viola de cocho, ganzás (kere-kechê), trovos e carreiras. Além do Cururu tem o Congo, Chorado, Siriri, dança dos Mascarados e Rasqueado.
Linguajar Cuiabano
Pesquisas e livros publicados sobre o linguajar cuiabano, afirmam que o jeito próprio de falar é resultado de várias influências culturais que resultaram nesse jeito único e peculiar de falar do povo cuiabano. Influências indígenas, europeias e dos negros.
Expressões da fala
Agora quando?! Expressão de dúvida.
Rebuça e chuça: baile festa
Arroz de festa: quem vive em festa
Tchá mãe: expressão para xingar.
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno.
1) Quais comidas típica cuiabana você conhece?
2) Sua família costuma fazer pratos cuiabanos nas reuniões de família?
3) Qual dança cuiabana você mais gosta?
4) Já foi em algum baile típico de Cuiabá?
5) Que expressão da fala você pode acrescentar em nosso vocabulário?
Vocabulário:
Peculiar: adjetivo que é característico, próprio; inerente a alguém ou a algo.
Frase com a palavra peculiar: Cada pessoa possui um modo peculiar. (Seu, próprio)
Bibliografia
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GEOGRAFIA
Com as professoras Andréia e Veronica
Territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos
Alguns grupos da sociedade brasileira lutam para ter um direito a um território reconhecido. Sua luta se justifica por seus antepassados ocuparem essas terras há muito tempo e elas serem essenciais para que mantenham seus modos de vida. Vamos conhecer esses grupos.
POVOS INDÍGENAS
A legislação brasileira garante aos indígenas o direito às terras por eles ocupadas desde a colonização do Brasil e que são fundamentais para garantir a preservação dos recursos naturais necessários a sua sobrevivência, bem estar e manutenção de modos de vida. São as chamadas terras indígenas, estabelecidas pelo governo, que tem o dever de protege-las. Observe o mapa
Muitos povos indígenas continuam na luta para ter o direito à terra assegurado. Mesmos os que já conquistaram esse direito enfrentam invasores que querem retirar recursos naturais existentes em suas terras, como ouro, outros metais preciosos e madeira.
COMUNIDADE QUILOMBOLAS
Por mais de trezentos anos, milhares de africanos foram trazidos à força para trabalhar como escravo no Brasil. Uma das formas de resistência foi a formação de quilombos comunidades para onde se dirigiam escravizados fugitivos . Outros quilombos foram formados por ex-escravizados em terras compradas por eles, ou em terras doadas , entre outras situações.
A legislação brasileira reconhece o direito dos descendentes de escravizados que ocupam as terras de seus antepassados ao longo de séculos . Observe o mapa.
Existem cerca de 2200 comunidade quilombolas reconhecidas pelo governo brasileiro no campo e nas cidades. Mas a maioria não tem o título definitivo da posse da terra, que é fundamental para garantir a sobrevivência e a manutenção dos modos de vida dessas comunidades.
AGORA COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO.
1) Qual a importância da terra para os indígenas e quilombolas?
2) Como você avalia a presença de terras indígenas e de comunidades quilombolas no estado onde você mora? Considere a extensão, a quantidade e a localização, por exemplo.
Referências bibliográficas: livro de geografia 4ºano fundamental ligamundo autores Elian Ababi Lucci, Anselmo Lazaro Branco.
http://cpisp.org.br/publicacao/mapa-terras-quilombolas-tituladas-e-em-processo-no-incra-2016/#iLightbox[g
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MATEMÁTICA
Com o professor Ludney
NÚMEROS
Primeiro vamos assistir as videoaulas do youtube abaixo, depois resolver as atividades.
Vídeo 01 - Multiplicação
Fonte: https://youtu.be/qIu8AxqrzNI
Vídeo 01 - Multiplicação
Fonte: https://youtu.be/oKsGzKfF9bg
1) Transforme as adições abaixo em multiplicação e resolva:
a) 3+3+3+3+3 = 5x3= 15
b) 7+7+7+7 =
c) 14+14+14 =
d) 22+22+22+22 =
e) 11+11+11=
f) 9+9+9+9+9 =
2) Uma escola comprou 87 caixas de suco a R$ 4,00 cada. Quanto a escola gastou?
3) Uma caixa de ovos contém uma dúzia. Para fazer os doces de uma festa, mamãe comprou 27 caixas de ovos. Quantos ovos mamãe comprou no total?
5) Em uma floricultura tem 455 mudas de rosas para vender igualmente para 5 clientes. Quantas mudas irá receber cada cliente?
6)Resolva as divisões abaixo:
a) 320 : 8 =
b) 845 : 13 =
c) 848 : 4 =
d) 963 : 3 =
a) 320 : 8 =
b) 845 : 13 =
c) 848 : 4 =
d) 963 : 3 =
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EDUCAÇÃO FÍSICA
Com a professora Danielle Batista
VIVENCIANDO OS JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA
Fonte: Google Imagens
Hoje vamos conhecer melhor um jogo bem legal que vem da Cultura Indígena
JOGO DO ADUGO OU JOGO DA ONÇA
Fonte: Imagem da Google
O Jogo da Onça ou Adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma peça representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Sendo conhecido na etnia Bororo na região do Pantanal, Mato Grosso, neste jogo, define-se os participantes como onça ou cães. O objetivo é a onça tentar capturar pelo menos cinco cães para bloquear o jogo, no qual o empate é uma vitória para a onça. A onça-pintada move-se primeiro e alterna as voltas daí em diante, tenta capturar os cães pelo salto curto.
Obs.: O povo Bororo com autodenominação "Boe" jogou este jogo no passado, antes mesmo da colonização portuguesa, antes do contato com não indígenas. E atualmente na aldeia Meruri, município de General Carneiro - MT, há pessoas indígenas que conhecem este jogo e esporadicamente o jogam. Eles utilizam um ou mais triângulos de encurralamento de "Adugo" (jaguar).
CONHECENDO O TABULEIRO
Abaixo, você pode ver o formato do tabuleiro. Ele pode ser desenhado em papel em branco ou até mesmo em folha de caderno, conforme mostra primeira figura; as outras imagens mostram como as peças precisam estar colocadas no tabuleiro. Você pode usar: pedrinhas, tampinhas de garrafa, feijão.
Fonte: Google Imagens
Pra facilitar a compreensão do jogo, será necessário assistir o vídeo abaixo para entender como se joga o Jogo da Onça bem como as suas regras.
Vídeo - Jogo da Onça ou Adugo
AGORA É SUA VEZ!!!
Muito bem, agora é sua vez de jogar. Ah, uma curiosidade: ele parece bastante com o jogo da dama, não é verdade? Bem legal. Então vamos lá: pegue um papel, desenhe o tabuleiro igual as imagens acima, separe as peças que serão os cachorros e a peça que será a onça, chame alguém da família e vamos ao jogo!!!!
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: CONTANDO SUA EXPERIÊNCIA
Muito bem. Agora que você conheceu um jogo novo e vivenciou ele, quero que me conte como jogar o Jogo da Onça? Copie as questões e responda em seu cadernno.
1) Qual foi a parte mais difícil do Jogo?
2) Você indicaria esse jogo para seus amigos?
3) O que nós podemos aprender com o Jogo da Onça?
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ARTE
Com o professor Alessandro
1º Momento
APRECIAÇÃO MUSICAL
Estimado aluno, nesta aula vamos voltar a falar do gênero musical denominado “Rasqueado Cuiabano”, peço que acesse o vídeo logo abaixo, nele eu apresento-lhes uma canção de minha autoria, falo sobre criatividade e sobre a motivação para faze-la. Cito também alguns elementos musicais sobre o gênero de forma sucinta e simples. Videoaula elaborada pelo professor Alessandro Correa da Silva compositor da música "Toada dos Nomes"
2º Momento
Musicalização a partir do gênero Rasqueado
Fonte: https://youtu.be/wVLCY0222_Y
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO
1) Qual é nome da canção?2) Qual é o nome do ritmo?
3) Qual é o nome do compositor?
4) Como surgiu esse ritmo?
5) Porque do nome de Rasqueado?
6) Qual é a diferença do Rasqueado com o Siriri?
3º Momento
LEITURA DOS TEXTOS: INSTRUMENTOS MUSICAIS REGIONAIS
Estimado estudante, peço que leia os textos logo abaixo que trazem uma breve noção sobre os instrumentos mais utilizados no Rasqueado, Siriri e Cururu.
1 - VIOLA DE COCHO
Viola-de-cocho é um instrumento musical, simbolo da baixada cuiabana, do centro-oeste brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ou da região pantaneira.
Cocho de sal para gado.
As madeiras utilizadas na fabricação da viola-de-cocho são todas de extração regional e as mais utilizadas são: ximbuva, sarã e sarã-de-leite, figueira e cedro. Ela é utilizada no cururu, no siriri, na dança de São Gonçalo e o dança do boi-à-serra, dentre outras danças.
2 - MOCHO OU TAMBORIL
Instrumento utilizado no siriri, o mocho é uma espécie de banco de madeira e no assento é pregado um couro cru que é recortado e molhado para ser pregado sobre o banco. É percutido com duas baquetas (pedaço de madeira) no assento de couro. Na falta do mocho usa-se a bruaca (saco ou mala de couro) ou mesmo um couro inteiro de boi enrolado. O nome principal do instrumento é tamboril, no entanto, por causa do seu formato de assento, passou a se chamar “mocho”.
Observações: é um instrumento musical de percussão, ou seja, que faz ritmos serve para acompanhar o Siriri, o Rasqueado, ao contrário do ganzá e do mocho, o mesmo não é utilizado no cururu.
3 - GANZÁ
Instrumento de percussão feito de taquara (bambu). Seu tamanho varia de 40 cm a 70 cm de comprimento, tendo em cada extremidade um nó próprio da taquara. É todo trabalhado, tendo ranhuras no sentido contrário ao comprimento. A taquara sofre também de 3 a 4 rachaduras no sentido longitudinal dependendo do diâmetro deste; isto para que o som não se torne abafado.
Para percutir o som utiliza-se um pedaço de osso de costela bovina ou pedaço de madeira e com movimento de cima para baixo e vice-versa, friccionando sobre as rachaduras do bambu, se obtém o som do ganzá que é utilizado nas danças regionais (cururu, siriri, boi-a-serra, dança de são Gonçalo e Rasqueado).
Fonte: Oficina de Cururu e Siriri e seus instrumentos – Cuiabá/MT – 2012
Prof. Thomas Flaviano
RESPONDENDO AS PERGUNTAS
1) Sabe-se que percussão instrumental, refere-se aos instrumentos que FAZEM RITMOS, onde é mais comum a utilização para acompanhamento da canção e não da harmonia, ou seja, as NOTAS MUSICAIS. Com base nessa afirmativa responda:
a) Quais são os instrumento (s) que só fazem ritmo?
( ) Viola de cocho
( ) Ganza
( ) Mocho
b) Quais são os instrumento (s) que fazem ritmo e melodia (notas musicais)?
( ) Viola de cocho
( ) Ganza
( ) Mocho
Agora vai aqui um desafio, crie um poema/letra e tente criar uma pequena composição musical, utilizando o ritmo do siriri, ou rasqueado. Caso consiga, pode enviar para o professor de Arte, para ele fazer um arranjo musical com a sua canção. Não se preocupe, brinque só faça sua a experiencia musical.
Nosso país conta com você, por isso, estude!
Boa aula!
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LÍNGUA INGLESA
Com a professora Iolanda Zunoeta
The days of the week
Fonte: https://youtu.be/DU8VqMcfEWA
Tarefa
Desenhe em seu caderno um trenzinho com sete vagões, depois escreva em cada vagão os dias da semana em inglês.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
terminamos esse professora, estamos atrasados mais vamos chegar lá.
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