4º ANO/Turmas A e B - AULA 07

Semana de 13 a 17 de Abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA


Com a Professora Danielle Batista


DANÇAS AFRICANAS
Fonte: Google Imagens

A dança africana é uma diversidade de fenômenos e práticas realizadas em todos os países africanos e que herdamos no Brasil, através da contribuição dos negros que vieram escravizados.
As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural.
Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão.
O corpo na dança precisa ser considerado como expressão de cultura e conflito. As músicas e danças africanas estão ligadas às emoções, sentimentos e crenças e se relacionam com o meio ambiente.

CARACTERÍSTICAS DAS DANÇAS AFRICANAS
Fonte: Google Imagens

As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes. Destacam-se as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.
Apesar de o continente africano ter uma grande extensão com diversos países e culturas diferentes, podemos destacar como pontos comuns na dança da maioria dos povos africanos:
A organização em círculos, semicírculos ou fileiras;
A participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade;
O acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.
São dançadas com muita alegria contagiando a todos que estão próximos.
A partir do estilo de dança africano evoluíram ritmos hoje bastante conhecidos pelo brasileiro, como a capoeira e o próprio samba. Então, na aula de hoje vamos conhecer alguns tipos e estilos de dança que vem direto da África e na próxima semana, visualizar a sua influência nas danças afro-brasileiras, ok?

TIPOS DE DANÇAS AFRICANAS

Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: a kizomba, o Semba, Kuduro, o Rebita e a Kabetula. Nomes bem diferentes, né? Então, vamos conhecer essa nova cultura e ampliar nosso repertório cultural. Vem comigo:

Kizomba
Fonte: Google Imagens
O kizomba é um estilo de dança originário nos anos 80 em Angola. Frequentemente é confundido com o zouk, outro gênero musical e de dança.
Está entre os ritmos que mais demonstram a dinâmica intercultural das danças africanas. Ganhou adeptos no Brasil e, principalmente em Portugal, com várias academias de dança especializadas em ensinar o ritmo aos europeus.
Essa dança celebra a felicidade e a confraternização e espalhou-se por todo o continente africano. Exibindo movimentos suaves e rítmicos, é cantada em crioulo e português.

Semba
Fonte: Google Imagens
É uma dança de salão angolana urbana. Dançada em pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos, onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito para o nível de improvisação. O Semba caracteriza-se como uma dança de passadas. Não é ritual nem guerreira, mas de divertimento, principalmente em festas.

Kuduro
Fonte: Google Imagens
Apesar de ser conhecido principalmente como um gênero musical, o kuduro nasceu no final da década de 80, em Angola, como uma dança.
A principal característica das letras são a simplicidade e o humor. Com o passar do tempo a dança foi se modernizando e ganhando uma nova roupagem, o que contribuiu significativamente para que ele ganhasse o mundo.

Rebita
Fonte: Google Imagens
É um gênero de música e dança de salão angolana que demonstra a vaidade dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares, a partir de coreografias coordenadas pelo chefe da roda, executam gestos de generosidades gesticulando a leveza das suas damas, marcando o compasso do passo da massemba (1). O charme dos cavalheiros e a vaidade das damas são notórios; enquanto dança se vai desenvolvendo no salão as trocas de olhares, e os sorrisos entre o par são frequentes. É dançada em marcação de dois tempos, através da melodia da música e do ritmo dos instrumentos.

Dança Kabetula
Fonte: Google Imagens
É uma dança carnavalesca da região do Bengo, exibida em saracoteios bastante rápidos, seguidos de alguns saltos acrobáticos, os bailarinos apresentam-se vestidos de camisolas, normalmente brancas, ou de tronco nu de duas Pondas (saia feita de lenços de cabeça em estilo rectangular fixada por uma Ponda (cinta vermelha ou preta)), amarrando um lenço na cabeça e outro no pulso, utilizando também um apito para a marcação da cadência rítmica do "comandante".

Vamos para nossa parte prática?
Para ampliar ainda mais seu conhecimento sobre o estilo africano e ainda, ampliar seu repertório de movimentos, abaixo você verá um vídeo que mostrará vários outros estilos de dança de caráter africano, e esses estilo vai de A a Z. Massa, né? Então clica no play e vamos ver esses movimentos que contagiam todo mundo:



Gostaram? Eu adorei. Sabe o que vamos fazer agora? Dançar, dançar é muito bom. Se liga na atividade que você vai fazer:


ATIVIDADE
Após assistir o vídeo acima onde podemos ver um leque de possibilidade de movimentos no estilo de dança africana, agora será a sua vez de mostrar que movimento você viu aprendeu só de assistir. Vamos fazer assim: 


1. Escolha três movimentos do vídeo e ensaie eles.


2. Peça para alguém tirar uma foto de você fazendo esses movimentos.


3. Grave um vídeo mande pra gente.


SITES REFERÊNCIAS

Língua Portuguesa

Com as Professoras Andréia e Verônica
ATÉ O CACÃO ESTÁ LAVANDO AS MÃOS

ORTOGRAFIA

Leia as palavras abaixo em voz alta.

Anúncio, suporte, série, doenças, passado, portuguesa,
educativas, mosquitos,
veículos, pública 

Observe que as palavras destacadas em vermelho, embora sejam escritas com S ou C todas têm o mesmo som.
Já as destacada em azul, também com S, apresentam sons diferentes.
O destacados com a cor verde ,C, apresenta outro som.

Agora leia as palavras abaixo, escritas com C:
Casa 
Cebola 
Conhece 
Cidade 
Você
Único 
Piscina 
Cedo 
Cuiabá 
Publicidade

1) Copie as questões abaixo e responda em seu caderno.
a) A letra C apresenta sempre o mesmo som?

b) Observe a vogal que aparece junto a letra C, copie as que aparecem com E e I.

c) Leia em voz alta as palavras que você anotou na questão b. Elas têm som igual as letras da cor vermelha, azul ou verde?

d) Agora escreva e leia em voz alta as palavras com letra C acompanhadas de A, O, U

e) Pesquise outras palavras que tenham a letra C e as copie pelo menos 10 palavras: 

Leia em voz alta as palavras abaixo

Assado, suporte, pêssego, casa, 

Casamento, piscina, pensamento, 

Coisa, pesado, ensinar, osso, pesadelo. 

Agora é hora de copiar e responder no caderno, vamos lá!
Todas as palavras acima apresentam a letra S, porém, com sons diferentes.
1) Copie as palavras indicadas acima separando-as conforme o indicado.
a) Quando apresenta SS: 
_______________________________________________________________________

b) Quando tem Consoante mais S:
________________________________________________________________________

c) Quando está entre vogais:
________________________________________________________________________

2) Pesquise outras palavras que apresentem a letra S:
a) Entre vogais: exemplo, asa
________________________________________________________________________

b) SS (dois s): exemplo, passado
________________________________________________________________________

c) Consoante mais s: exemplo, (NS) pensamento
________________________________________________________________________

d) S no final: exemplo, cadeiras
________________________________________________________________________

Observe as informações abaixo:

MONO = 1

DI = 2

TRI = 3

POLI = mais de três (muitos, muitas)

Com essas informações podemos classificar as palavras de acordo com o número de sílabas que cada uma apresenta.

MONOssílaba: palavras com apenas uma sílaba.

Exemplo: mão, vai, bem 

DIssílabas: palavras que possui apenas duas sílabas.

Exemplo: pia – pi-a/ lava - la-va/ Cascão - Cas-cão

TRIssílabas: palavras com três sílabas.

Exemplo: Mônica Mô – ni- ca/ Magali - Ma- ga- li

POLIssílabas palavras com mais de três sílabas.

Exemplo: Cebolinha- Ce-bo-li-nha

Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor.

Agora vamos copiar as atividades no caderno e resolvê-las:
1) Marque a alternativa que apresenta palavras monossílabas
(...) quem, já
(...) mar, florido
(...) pá, temido
(...) quem, mãozinha
(...) pé, boneca

2) Com relação ao número de sílabas, marque a única alternativa que NÃO apresenta apenas palavras TRISSÍLABAS:
(...) Mônica, Cascão, mão
(...) Cebolinha, turma, mão
(...) turminha, Mônica, Cascão
(...) Mônica, coelho, turminha 
(...) Cascão, mão, turminha



"Você é muito especial para nós, cuide-se, faça igual a turminha da Mônica, lave bem as mãos e mantenha-se longe de contato físicos. O momento é de cautela."

💕💖💕💖💕💖💕💖💕💖💕💖💕

Ciências

Com as professoras Andréia e Verônica

Mundo microscópio e saúde humana
Fonte: Google Imagens 
Prezado aluno, 


Leia o texto abaixo com bastante atenção e em seguida copie e responda as questões em seu caderno. 


Microrganismo é o nome dado a todos os organismos que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. Podem ser encontrados em todos os ambientes, inclusive no corpo humano. Apesar de ser comum relacioná-los às doenças, muitos microrganismos são necessários para a manutenção da vida na terra.
As plantas que caem no solo e os animais mortos são decompostos por microrganismos que vivem no solo. Deste modo ocorre uma reciclagem dos elementos e nutrientes que ficam no solo na forma de húmus que é rico em matéria orgânica, podendo ser absorvidos pelas raízes das plantas e reaproveitados. 
Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de autorreprodução celular.

O que é coronavírus? (COVID-19)


Fonte: Google Imagens


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. 

Fonte: Google Imagens

Assista aos vídeos para compreender melhor.
Vídeo 01 - Dia Mundial de Higiene das Mãos

Vídeo 02 - Charlotte se defende do Coronavírus

Vídeo 03 - Combate ao coronavírus



Fonte: Google Imagens
Questões
Conforme as dicas dos vídeos que você assistiu responda:
1) Quais cuidados que você e sua família estão tomando para prevenir-se do COVID-19?
2) O que você aprendeu de mais importante no vídeo que falava sobre o modo correto de lavar as mãos? Por quê?
3) Conforme o Vídeo 02, quem está nos passando as informações de como nos proteger do COVID-19?
4) Conforme o terceiro vídeo, quais cuidados devemos ter ao tossir e espirrar?


Olha outra dica: como lavar as mãos corretamente.

Fonte: Google Imagens


Por que será que o Cascão está tomando banho? Produza um texto em seu caderno falando da importância de tomar banho.



POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários

  1. Respostas
    1. Valeu pela participação, continue estudando! Faltou colocar seu nome e turma, abraços virtuais da coordenadora Edilaine.

      Excluir

Postar um comentário