4º ANO/Turmas A e B - AULA 10

Semana de 27 de Abril a 01 de Maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Com as professoras Andréia e Veronica

GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM

A Reportagem é um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. Tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto, ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião. 
O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral. 
Leia a reportagem para interpretar as questões 

Jornalistas conhecem fauna e flora do Pantanal mato-grossense


Jacarés, papagaios, gaviões, araras, garças e tuiuiús marcaram a visita de jornalistas das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil pelo pantanal mato-grossense, nesta quarta-feira (13.05). Até domingo (17), o grupo, formado por profissionais da área do turismo, passará pelo distrito de Bom Jardim, Chapada dos Guimarães e Jaciara, visitando os principais pontos turísticos da região. 

MT-060 de onde é possível avistar répteis e aves típicas do bioma pantanal. Destaque para as garças e os tuiuiús, que chamaram a atenção dos visitantes pela plumagem e envergadura das asas. E passeio por água não poderia ser menos emocionante dada à riqueza da flora às margens dos rios e as plantas aquáticas flutuantes. 

Mas há muito mais na maior planície inundável do mundo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estudos indicam a catalogação 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos. Entre animais e plantas, são cerca de 4.700 espécies conhecidas, segundo o MMA.

No próximo destino, distrito de Bom Jardim – pertencente ao município de Nobres – os jornalistas terão a oportunidade de praticar flutuação para observação da vida subaquática, boia cross, visitação de cavernas, trilhas e observação de pássaros. Em seguida, a equipe conhecerá as belezas naturais de Chapada dos Guimarães e Jaciara. (Assessoria Sedec-MT Redação/ Gcom-MT


QUESTÕES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
A reportagem tem como papel principal informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto, ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião. 
1) Qual o objetivo da reportagem que você leu? 

2) Quais animais chamaram mais a atenção dos jornalistas? Por quê? 

3) Quais serão as cidades visitadas por eles? 

4) O que afirma os estudos do Ministério do Meio Ambiente em relação à área visitada pelos jornalistas? 

5) Além de conhecer a fauna e a flora mato-grossense, o que mais os jornalistas poderão aproveitar em suas visitas? 

ASSISTA AO VÍDEO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO. 


a) O que você achou? A reportagem escrita e a reportagem em vídeo tem algo parecido? O que? 

b) Onde foram realizadas as reportagens? 

c) Quais as belezas que estão descritas nas duas? 

d) É importante mostrar as belezas naturais existentes no estado? Por quê? 

e) Essas reportagens são importantes para que o homem cuide melhor do meio ambiente? 

f) Quais as informações que achou mais importantes nas duas reportagens? 


Agora é a sua vez 
Observe as aves e pequenos animais que não são domésticos, mas vivem em seu bairro, faça uma pequena reportagem falando sobre a importância deles. 

Assista aos vídeos para ter inspiração.



Escolha um tema que pode ser sobre pássaros, borboletas, formigas entre outros. 

Pode gravar um vídeo curto e falar sobre o animal escolhido e envie no grupo do WhatsApp. Veja que Maravilha! 

QUESTÕES DE GRAMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO PARA COMPREENSÃO DO TEXTO. 

Tipos de Frases 
• Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta? 
• Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror! 
• Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar. 

Observe o trecho retirado do texto: 

"Mas há muito mais na maior planície inundável do mundo." 

Vamos agora reescrevê-lo trocando a pontuação. O trecho está marcado com o ponto final, portanto é uma oração de declarativa, apresenta o ponto final. Observe as mesmas frases agora: 
Mas há muito mais na maior planície inundável do mundo? 
Mas há muito mais na maior planície inundável do mundo! 
As frases ainda permanecem com o mesmo sentido? 

a) Qual delas apresenta uma dúvida por parte do falante? 

b) Qual apresenta admiração? 

Agora é a sua vez. 
Construa uma frase declarativa com ponto final e em seguida reescreva-a trocando a pontuação para exclamação e interrogação. 

ORTOGRAFIA

A LETRA “L” COM SOM DE “U” 
                            

Assista ao vídeo para aprender melhor.
Fonte: https://youtu.be/HZbPpzyBH-s

1) Acrescente L ou U nas palavras abaixo. 

cana______ compro____ fina______ vara____ formidáve___ cafeza_____ Acoriza_____ Manoe_____ girasso____ fundamenta____ viajo____ anzo___ pesco____ corre____ pulo____ azu___ acabo___

2) Reescreva a frase, colocando as palavras grifadas no plural. 
a) Mas há muito mais na maior planície inundável do mundo.

3) Coloque as palavras abaixo no plural.
a) Profissional
b) Pantanal
c) Inundável
d) Pantanal
e) Possível
f) Chapéu
g) jornal

BIBLIOGRAFIA
https://www.pantanalms.com.br/travessia-do-pantanal-parte-4/ pesquisado dia 24/04/2020
A travessia do pantanal parte 4, repórter Paulo Cardoso, vtvMSvídeos
https://www.youtube.com/watch?v=HZbPpzyBH-shttps://www.youtube.com/watch?v=F7tFVxDwo5o Os benefícios em ter lagartixas dentro de casa 19, •16 de jan. de 2019 – canal Ideal.https://www.youtube.com/watch?v=EEqW1PIS8pc Lagartixa Doméstica Tropical•7 de mar. de 2018

😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

MATEMÁTICA


Com as professoras Andréia e Veronica

Algoritmo de multiplicação e propriedades da multiplicação

PARA INÍCIO DE CONVERSA OBSERVE A IMAGEM ABAIXO

Troque ideias com seus familiares sobre a imagem acima. 

O que a mocinha está mostrando? 
As operações da imagem são de divisão ou multiplicação? 
Qual é o resultado de 9x5 e de 8x9? Desses resultados, qual é o maior? 
O resultado de 9x4 é o dobro ou a metade do resultado de 2x9 ? 

As multiplicações: 2x0=0, 2x1=2, 2x2=4 ... 2x8=16, 2x9=18, 2x10=20, podem ser feitas “de cabeça”. 

Observe: Quantos lápis eu tenho em 2 caixas, se cada caixa tem 14 lápis?
14 é 10 mais 4, 2 vezes 10 dá 20, 2 vezes 4 dá 8, mais 20 são 28.

Resolvemos também com cálculo escrito: exemplo. Cada caixa de clipes contem 25 clipes. Quantos clipes há em 2 caixas?
25 = 20 + 5 25 = 2D + 5U 
D U 
2 5 
_X2_
5 0


AGORA É COM VOCÊ 
1-RESOLVA AS ATIVIDADES ABAIXO SIGA O EXEMPLO:


2-As cocadas para festa estão sendo preparadas e arrumadas em caixas. Qual o total de cocadas de 2 caixas juntas, se cada caixa tiver: 

22 cocadas--------------------- c) 25 cocadas----------------------e) 46 cocadas-------------------- 


b) 50 cocadas ----------------- d) 54 cocadas --------------------f) 88 cocadas----------------------

3-Usando uma multiplicação, calcule o resultado de cada adição escrita a seguir.

25+ 25+ 25+25+25 +25 = 25x6= 150 

2225+2225+2225=----------------------- c) 175+175+175+175+175=---------------- 

40+40+40+40+40=----------------------- d)70+70+70+70+70=------------------------- 

30+30+30+30+30+30=------------------- f) 16+16+16+16+16=------------------------ 

g)12+12+12+12+12+12+12=--------------- h) 50+50+50+50+50=-------------------------

4- RESOLVA OS PROBLEMAS A SEGUIR
1- Em um anfiteatro há 9 filas de poltronas, cada uma com 32 poltronas. Quantas poltronas há nesse anfiteatro?

2-Rafael revestiu o piso da sala de sua casa com lajotas de cerâmica, Sabendo que ele usou 9 filas com 132 lajotas em cada fila, quantas lajotas foram usadas no total?

3- Em uma sexta feira, a loja de conveniência vendeu 440 reais em lanches. Se cada lanche custa 8 reais, quantos lanches foram vendido neste dia?

4- Em uma caixa há 45 limões. Quantos limões há em 7 caixas?

5- Camila tem 7 sacos com 35 balas cada um . Quantas balas há no total?

6- Um livro tem 382 páginas. Quantas páginas terão em 8 livros?

7- Em uma estante há 5 prateleiras com 168 livros cada uma. Quantos livros há na estante?

8- Um caixote há 120 maçãs. Quantas maçãs vai ter em 8 caixotes?

Referências bibliográficas 
Problemas+de+multiplica%C3%A7%C3%A3o+4+ano&sxsrf=ALeKk02Qp94h. livro a conquista da matemática autor Jose Rui Giovanni JR.

CIÊNCIAS 


Com as professoras Andréia e Veronica

BIODIVERSIDADE DE ANIMAIS E PLANTAS MATO-GROSSENSE
Exemplos de espécies animais da fauna do estado do Mato Grosso: 
Ariranha, Onça-pintada, Lobo-guará, Macaco-prego, Jacaré, Urubu-rei, Jaguatirica, Tucano, Ema, Arara-azul-grande, Tuiuiú, Veado-campeiro, Capivara, Lobinho, Bugio, Porco-do-mato, Periquito, Garça-branca, Jaçanã, Beija-flor, Quati, Bicho-preguiça, Carcará, Seriema, Curicaca (pássaro) Tatu, Pica-pau, Tachã (ave símbolo do estado do Mato Grosso)

Exemplos de espécies vegetais da flora do estado do Mato Grosso: 
Ipê-felpudo, Angico, Figueira, Palmito-juçara, Cedro, Cerejeira, Jequitibá, Jatobá, Mogno, Angelim do cerrado, Araticum, Barbatimão, Banha de galinha, Buriti, Jacarandá do cerrado, Mangaba, Lixeira, Mandioqueira, Pequi, Sucupira preta, Mutamba, Pau amarelo, Tapiriri.

VOCE SABIA?
Grande parte da fauna e flora do estado do Mato Grosso está concentrada em três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia


RESPONDA. QUAL É A MENSAGEM DA TIRINHA?

PANTANAL MATO-GROSSENSE 

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Ele está presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de dois países que fazem fronteira com o Brasil: Bolívia e Paraguai. Esse bioma é muito importante, visto que, em 2001, o Pantanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio natural da humanidade. É conhecido como “Paraíso das Águas” por ser a maior planície de inundação contínua do mundo, sendo que no período das cheias (novembro a fevereiro) as águas de mais de 4 mil quilômetros de rios (180 rios) da região transbordam e alagam a planície. Ele é também considerado o “Paraíso das Aves” – são mais de 650 espécies diferentes.








PESQUISE E RESPONDA:
. 1- Todos os anos, o pantanal recebe milhares de turistas em busca de suas belezas naturais. Na sua opinião, como os turistas devem se comportar para colaborar com a preservação do bioma?

2- O pantanal muda de cenário a cada estação. Que estações são essas? 

3- Pesquise 5 animais da região mato-grossense que está em extinção. 

a) A que grupo pertence? 

b) Qual é a categoria de ameaça? 

c) Em que bioma vive?

d) Por que está em risco de extinção? 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livro de ciências ligamundo 4ºano editora saraiva autores Cesar da Silva Junior, Sesar Sasson, Paulo Sérgio Bedaque Sanches 
https://www.google.com/search?q=imagens+de+animais+matogrossese&tbm=isch&ved=2ahUKEwiHnpeFnIHpA
🐸🐵🐰🐯🐭🐢🐦🐗🐒🐊🐆

HISTÓRIA

Com as professoras Andréia e Veronica



A IMPORTÂNCIA DO DIA PRIMEIRO DE MAIO PARA O TRABALHADOR

A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX. Esses movimentos trabalhistas haviam surgido como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.

Durante o século XIX, era comum que os trabalhadores fossem colocados sob condições de trabalho degradantes. A jornada de trabalho era superior a 12 horas por dia, sem direito a um dia de descanso, os salários eram baixos e as condições de segurança e de salubridades eram inexistentes, o que causava acidentes e afetava a saúde dos trabalhadores.

Primeiro de Maio no Brasil
No caso do Brasil, o Primeiro de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX. A historiadora Isabel Bilhão afirma que as primeiras manifestações desse caráter no Brasil aconteceram em 1891 e eram organizadas por militantes socialistas. A historiadora afirma também que essas manifestações assumiam a forma de apoio à República recém-instalada no Brasil. 
Os protestos aconteciam com a aglomeração dos trabalhadores em locais importantes das grandes cidades brasileiras. Durante esses eventos do Primeiro de Maio, os trabalhadores realizavam discursos exaltando a classe, bem como organizavam apresentações musicais, faziam passeatas, disparavam fogos de artifício e outros eventos. 
Atualmente, o Primeiro de Maio segue como feriado nacional e, nesse dia, diversos sindicatos se organizam para oferecer uma programação para a classe trabalhadora. Essas programações incluem comícios com discursos que se pautam na defesa dos direitos trabalhistas. Além disso, esses eventos realizados pelos sindicatos abrangem toda uma programação voltada para o lazer dos trabalhadores. 



QUESTÕES 
1) Você acha importante o feriado do dia do trabalhador? 
2) O Brasil é o único país que comemora o dia do trabalhador. Você concorda com essa afirmação? 
3) Como eram organizados os protestos? 
4) Que grupos organizavam esses protestos? 
5) Fale um pouco de você. 
6) Que trabalho você pretende exercer quando estiver adulto? 
7) Qual trabalho realizado pela sua família? 
8) Descreva a importância do trabalho da sua família para sociedade. 

BIBLIOGRAFIA
🎍🎍🎍🎍🎍🎍🎍🎍🎍

GEOGRAFIA

Com as professoras Andréia e Veronica

Imigração e formação da sociedade
A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.

Influência Africana
Surgiu assim o terceiro grupo importante que participaria da formação da população brasileira: o negro africano. O povo africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo. Assim se espalharam por todo o território brasileiro, em engenhos de açúcar, fazendas de criação, arraiais de mineração, sítios extrativos, plantações de algodão, fazendas de café e áreas urbanas. Sua presença colaborou em toda a formação humana e cultural do Brasil com técnicas de trabalho, música e danças, práticas religiosas, alimentação e vestimentas.Outros emigrantes também chegaram ao Brasil, os espanhóis chegaram entre 1580 e 1640 o período Colonial, também os judeus, ingleses, franceses e holandeses. 


Espanhóis, Franceses e Judeus

Os espanhóis, franceses e judeus chegaram ao Brasil no período colonial, por meio deles chegaram também cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães. O espanhóis contribuíram para a lavoura do café e também como mão-de-obra especializada para a indústria nascente e a siderurgia. As tradições trazidas pelos Espanhóis são, por exemplo, a dança a culinária e as festas. Como os Espanhóis se estalaram principalmente no setor de restaurantes, eles trouxeram bastante de sua culinária, como os vinhos; massas; o azeite; e o churro. Desse modo, pode-se concluir que o Brasil é uma mistura de vários povos que vieram e estabeleceram o moradia e trouxeram com isso o desenvolvimento.
Questões de geografia

1) A imigração foi muito importante para o processo de desenvolvimento de uma nação.

2) Conforme o texto, cite a importância dos imigrantes para o Brasil.

3) Onde trabalharam os africanos quando chegaram?

4) Você acredita que os imigrantes ainda são importantes para o Brasil? Por quê?

5) Quais são os imigrantes que estão chegando no Brasil atualmente?

6) Pesquise como formou a sociedade no Brasil? 

DICIONÁRIO 
Colonização É a ação de colonizar um território de maneira imperialista, dominando suas riquezas minerais, vegetais, econômica e política.
Missionários S.m. 1. Eclesiástico que ensina e prega a religião; 2. Pessoa que prega o Evangelho nas missões; 3. pessoa incumbida de uma tarefa ou encargo; 4. Aquele que missiona ou evangeliza5. Padre encarregado de missionar ou espalhar a fé; 6. Aquele que propaga uma ideia qualquer; 7. Propagandista

BIBLIOGRAFIA
⚡⚡⚡⚡⚡⚡⚡⚡⚡⚡⚡


EDUCAÇÃO FÍSICA

Com a professora Danielle Batista

CONHECENDO OS JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA.
Fonte: Google Imagens
Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo! Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo e, só então, começar a brincar. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira! Os indígenas são povos extremamente importante na história do Brasil, além disso, foram responsáveis por transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são utilizadas até hoje.
Sabemos que o mundo possui uma diversidade cultural imensa. No Brasil por exemplo, cada povo possui costumes, hábitos e manifestações singulares uma das outras. Para ilustrar isso, os indígenas, por exemplo, possuem uma enorme riqueza de detalhes e também devido a simplicidade em sua cultura. Este, é povo essencial para a formação do nosso país também nos transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são usados até hoje. Por essa razão, decidimos listar alguns jogos e brincadeiras indígenas que pode ser aplicada entre crianças e adultos, para se divertir entre si e conhecer uma nova cultura. Depois você irá me contar se já brincou de alguma dessas brincadeiras, ok? Combinado? Então vamos lá conhecer:

ARCO E FLECHA





Essa é comumente conhecida entre as crianças e adultos. Coloca-se o alvo geralmente na parede. O objetivo dessa brincadeira é acertar o alvo em cheio ou em um ponto mais próximo possível.





TOBDAÉ



Trata-se de um jogo com origem das tribos indígenas, como entre os Xavantes, do Mato Grosso. Similar a tradicional brincadeira de queimada, mas essa, se joga em duplas, e, ao invés de uma bola, usam-se petecas. Com algumas petecas para cada participante (podem ser umas três, ou usar a mesma várias vezes), uma deve atingir a outra, ao mesmo tempo em que tenta desviar dos lances do adversário. Quem for “queimado”, é eliminado da brincadeira.





BRIGA DE GALO




Nessa brincadeira, duas crianças por vez devem ficar em uma perna só, paradas e com os braços cruzados. O objetivo é fazer com que sua dupla coloque o outro pé no chão através do empurra-empurra dos ombros apenas. Quem perder o equilíbrio e colocar o outro pé no chão sai da brincadeira.

ADUGO OU JOGO DA ONÇA


Sendo conhecido na etnia Bororo na região do Pantanal, Mato Grosso, neste jogo, define-se os participantes como onça ou cães. O objetivo é a onça tentar capturar pelo menos cinco cães para bloquear o jogo, no qual o empate é uma vitória para a onça. A onça-pintada move-se primeiro e alterna as voltas daí em diante, tenta capturar os cães pelo salto curto.

ARRANCA MANDIOCA

Advinda de algumas tribos indígenas, essa brincadeira consiste na seguinte atividade: Uma criança abraça primeiro com força um tronco de árvore, em seguida as outras crianças vão uma a uma se abraçando a essa criança. Outra criança deve ser escolhida com a coletora de mandiocas da vez e deverá puxar a última criança da fila e tentar fazê-la se soltar da fila. Pode-se fazer cócegas para ajudar a soltar as crianças. Cada criança que se solta deve ajudar o coletor da vez a ir arrancando as próximas ‘mandiocas’ uma a uma.

PETECA



Essa é uma brincadeira famosa de origem indígena. Os participantes ficam em círculo para jogar em grupo ou um de frente para o outro no caso de apenas dois jogadores. A peteca deve ser lançada de um participante para a outro batendo no fundo dela com a palma da mão, como um jogo de lançar bolas. Aquele que deixar a peteca cair é eliminado da brincadeira.


CABO DE GUERRA

Brincadeira comum entre as crianças, o chamado O ‘Cabo de Guerra’ é uma competição indígena muito simples. Deve-se ter apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças ou adultos que forem participar da brincadeira. Os participantes devem ser divididos em 2 grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que puxar mais forte, com isso a corda vem pro lado campeão.

CORRIDA DO SACI


Primeiramente, deve-se traçar uma linha na terra ou quadra para definir o local de largada e outra para o ponto de chegada. Os participantes deverão correr em um pé só, como um saci, até a linha de chegada, quem conseguir primeiro vence a brincadeira.





FUBECA OU BOLINHA DE GUDE

Esta brincadeira indígena é muito comum até hoje nas aldeias existentes em nosso país, além de ser muito conhecida entre as crianças. Consiste em um círculo desenhado no chão, em que os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas dos outros participantes.

Para conhecer todas as brincadeiras Indígenas, assista ao vídeo e aprenda um pouco mais!
Bem legal as brincadeiras, hein? Conseguiram ver que algumas delas nós utilizamos em nossas aulas de Educação Física? E que também brincamos com nossos amigos fora da escola? Muito bem, hoje convido vocês para experimentar um dos jogos ali apresentados, ok? 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: CONTANDO SUA EXPERIÊNCIA
Agora quero saber a sua opinião sobre o universo dos jogos e brincadeiras indígenas respondendo as perguntinhas abaixo 
1) Escreva quais das brincadeiras indígenas apresentadas nos quadrinhos você conhece e já brincou? 
2) Das brincadeiras que você não conhecia, qual você achou mais interessante e ficou com vontade de aprender? Por que?
3) Pergunte para alguém da sua família quais dessas brincadeiras eles brincaram quando eram crianças?
4) Sobre o Jogo da Onça, conte pra mim como foi aprender a jogar este jogo? 
5) Quem te ajudou a montar o tabuleiro e a jogar com você? Eles também gostaram?

Vamos de Caça palavras. 
6) Encontre as palavras: Indígena, Peteca, Arco e Flecha, Saci e circule elas.

Fonte: Elaborado pela professora
⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯


ARTE

Com o professor Alessandro


FRUIÇÃO DE ARTES VISUAIS : Pinturas sobre as danças de Mato Grosso


1º MOMENTO
Estimado aluno, convido-te a observar as obras de arte logo abaixo, observe os detalhes, cor, forma, figuras, etc., depois se estão relacionadas ou não com as danças regionais mato-grossenses.

FIGURA Nº 01 Dança do Congado ou Dança do Congo

A imagem é da artista Lu Paternostro ilustra o “Ticumbi”, representa um baile de congos, típico do norte do Estado do Espírito Santo. Em Mato Grosso também temos esta dança identificada como Dança do Congado.
Acesse esse site e veja a Ilustração “Ticumbi”, da série “Manifestações da Cultura Brasileira. Copyright Lu Paternostro.
Veja nesse link:

FIGURA Nº 02 Dança do Siriri

ARTE NAIF DE ROBERTO RIBEIRO: Carlos Roberto Ribeiro Malhado é um artista Naif brasileiro natural de Cuiabá, Mato Grosso. É publicitário e iniciou no estilo de pintura primitiva naif em 2012. Suas obras tem características marcantes, sempre destacando a riqueza da simplicidade da vida primitiva, os índios, a amazônia, a floresta e os encantos da natureza. Para saber mais acesse o link: https://robertoribeironaif.blogspot.com/2013/11/siriri-cururu-1-roberto-ribeiro-naif.html


 Fonte: Siriri Cururu #1 Pintor: Roberto Ribeiro.
Acrílico sobre tela. 30x40cm. Ano 2013

FIGURA Nº 03 Dança do Siriri e cururu

Painel - Dança do Siriri e Cururu (Profª Maria Aparecida N. Robello).


FIGURA Nº 04 Dança do Siriri e cururu

Pintor: Sebastião da Silva do Nascimento (Cuiabá, MT, 1969) Pintor e objetista.

2º MOMENTO
RESPONDENDO AS PERGUNTAS

1) Estimado aluno, agora que você já observou, escreva em seu caderno, quais foram as suas impressões:

2) Qual é a dança representada pela primeira figura?
(   ) Rasqueado
(   ) Siriri
(   ) Cururu
(   ) Dança do Congo
(   ) Funk

3) Qual é a dança representada pela segunda figura?
(   ) Rasqueado
(   ) Siriri
(   ) Cururu
(   ) Dança do Congo
(   ) Lambadão 

4) Qual é a dança representada pela terceira figura?
(   ) Rasqueado
(   ) Siriri
(   ) Cururu
(   ) Dança do Congo
(   ) Sertaneja

5) Qual é a dança representada pela quarta figura?
(   ) Rasqueado
(   ) Siriri
(   ) Cururu
(   ) Dança do Congo
(   ) Lambadão 

3º MOMENTO
PRODUÇÃO DE DESENHO E PINTURA
Estimado aluno, vou lançar um desafio, faça um desenho sobre uma dança regional, caprichem na pintura, façam dentro de uma margem retangular e coloque na parede da sua casa é obra de arte. Não esqueça de registrar por foto as atividades realizadas e enviar por meio de WhatsApp no grupo da turma.
🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨


LÍNGUA INGLESA


Com a professora Iolanda Zunoeta

Greetings (Saudações)

Vocabulary: Good Morning, Good Afternoon, Good Evening, Good night, hello, hi 

Vamos assistir ao vídeo com atenção e depois realizar as atividades propostas.
Fonte: https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY

Atividades:
1) Escreva em seu caderno os Greetings dispostos no vídeo com a tradução em português.

2) Cole as figuras de acordo com os greetings.


GOOD MORNING!
GOOD NIGHT!
HELLO!






GOOD  BYE!
HOW ARE YOU?
GOOD EVENING!







POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários