5º ANO/Turmas A e B - AULA 09


Semana de 20 a 24 de Abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


Vamos iniciar nossa aula com uma letra de canção.

Você vai ler a letra de uma canção que trata de um alimento que se tornou uma paixão nacional e um ingrediente muito importante na culinária brasileira originária da cultura indígena. 

Leia o título do texto, observe as imagens que o acompanham e tente descobrir que alimento é esse. Pense também sobre como você acha que ele costuma ser consumido.

Depois, leia a letra da canção e veja se suas suposições se confirmam. 




Farinha
A farinha é feita 
de uma planta da família das euforbiáceas 
de nome Manihot utilissima 
Que um tio meu apelidou de macaxeira 
E foi aí que todo mundo achou melhor! 

A farinha tá 
No sangue do nordestino 
eu já sei desde menino 
o que ela pode dar 




E tem da grossa, tem da fina 
Se não tem da quebradinha 
Vou na vizinha pegar

Pra fazer pirão ou mingau 
Farinha com feijão 
É animal! 

O cabra que não tem eira nem beira 
Lá no fundo do quintal 
Tem um pé de macaxeira 

A macaxeira é popular 
É macaxeira pr'ali, macaxeira para cá 
E em tudo que é farinhada 
A macaxeira tá 

Você não sabe o que é farinha boa 
Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas! 
Você não sabe o que é farinha boa 
Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas! 
Você não sabe o que é farinha boa 
Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas. 

Farinha, de Djavan. In: __. Milagreiro. Rio de Janeiro: Luanda Records, 2001. 1 CD. Faixa 1.

Fonte: Livro didático
Vamos assistir e ouvir o autor da música Farinha de Djavan.

Vamos agora responder umas atividades sobre o texto.
1. A letra da canção "Farinha" menciona a cultura de uma região do país. 
Que região é essa? Copie um trecho do texto que comprove sua resposta. 

2. Que localidade específica dessa região é mencionada? Copie o trecho que comprove sua resposta.

3. Na cidade em que mora você consome farinha? Você acha que a população da sua cidade consome bastante a farinha?

4. Considerando o boxe que você leu sobre o autor ao final do texto, na sua opinião, por que ele fala dessa região e dessa localidade na letra de canção? 

5. Pelo verso "Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas!", aquele que fala na letra da canção parece estar em Alagoas? Explique.

6. Como se chamam os versos ou grupos de versos que se repetem em uma letra de canção? Que efeito eles exprimem no texto?

5. Observe as imagens dos alimentos a seguir. 


a) Qual dessas imagens mostra a macaxeira? Assinale-a. 

b) Na região onde você mora, esse alimento também é chamado de macaxeira? Se não, como ele é chamado?

6. Você viu que as palavras Manihot e macaxeira são usadas para nomear o mesmo alimento. Pesquise e registre diferentes nomes de alimentos que são muito utilizados pela população da sua cidade. Peça ajuda aos seus pais.

 Lenda do Boitatá
Fonte: Google Imagens

Diz a lenda que, tempos atrás, uma noite se prolongou muito, parecendo que nunca mais haveria luz do dia. Era uma noite muito escura, sem estrelas, sem vento, e sem barulho algum dos bichos da floresta; era um grande silêncio. Os homens viveram dentro de casa e estavam passando fome e frio. Não havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caçar naquela escuridão. Era uma noite sem fim. Os dias foram passando e a chuva começou, choveu muito, esta chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma grande cobra que vivia em repouso num imenso tronco se despertou faminta e começou a comer os olhos dos animais mortos que brilhavam boiando nas águas. Alguns dizem que eles brilhavam devido à luz do último dia em que os animais viram o sol. De tanto olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente. A cobra se transformou num monstro brilhante, o Boitatá. Dizem que o Boitatá assusta as pessoas quando elas entram na mata à noite. Mas muitos acreditam que o Boitatá protege as matas contra incêndios.

Depois de ler essa lenda responda em seu caderno
O que você acha dessa lenda? Já ouviu falar nela? Ela te causa medo? Na sua opinião, o que você acha do Boitatá, ele é um monstro ou ajuda as matas?
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MATEMÁTICA

Vamos estudar em matemática situações de subtração.
Acompanhe a seguinte situação e observe ideias da subtração sendo usadas. Na festa junina da escola onde Fernando estuda havia uma barraca de doces típicos, uma de cachorros-quentes, uma de pescaria e uma de argolas. 
Veja a quantia arrecadada em cada uma dessas barracas: 

A) Se na preparação da festa foram gastos 2896 reais, qual foi o lucro da festa? 
Nesse caso, devemos fazer a subtração 10672 - 2896.


R: O lucro da festa foi de 7776 reais.

B) Qual foi a diferença de arrecadação entre a barraca da pescaria e a barraca das argolas? 
Nesse caso, devemos efetuar 4020 - 1800.

R: A diferença de arrecadação foi de 2220 reais.

C) Quanto a barraca de doces típicos rendeu a mais que a barraca de cachorros-quentes? 
Nesse caso, devemos fazer 3027 - 1825.

R: A barraca de doces típicos rendeu 1202 a mais que a barraca de cachorros-quentes. 

D) Quanto faltou para que a barraca das argolas tivesse a mesma arrecadação que a barraca de doces típicos? Nesse caso, devemos calcular 3027 - 1800.
R: Faltaram 1227 reais para que a barraca das argolas tivesse a mesma arrecadação que a barraca de doces típicos.

Vamos lá, agora é com você! Copie e responda em seu caderno algumas questões:

1. Caio joga na equipe de basquete da escola onde estuda. Em um jogo contra a equipe de outra escola, a equipe de Caio venceu por 116 a 98 pontos. Por quantos pontos de diferença a equipe de Caio venceu a equipe visitante?


2. Ao efetuar a subtração 1508 - 1258, Gabriella obteve como resultado um número N. Qual é o valor de N?

3. Observe, no gráfico a seguir, a quantidade de atendimentos feitos pelo pronto-socorro de um hospital nos meses de novembro e dezembro de 2018. 



Quantas pessoas a mais foram atendidas no pronto-socorro desse hospital no mês de novembro do que no mês de dezembro?

4. Otávio comprou uma casa e, para fazer o pagamento no cartório, ele deu um cheque no valor de r$ 254.360,00. Se a casa custou r$ 234.000,00, de quanto foi o gasto com os impostos e custas do cartório?

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CIÊNCIAS

Vamos iniciar nossa aula com a leitura do seguinte texto:

Cuiabá sente efeitos crescentes ambientais
Fonte: Google imagens.
Famosa por ser uma das cidades mais quentes do Brasil, Cuiabá faz jus à fama. Nem tanto pela condição natural de sua localização geográfica e de se relevo topográfico, mas cada vez mais pela ação antrópica do ser humano na natureza. A capital de Mato Grosso está cada dia mais quente porque o homem está interferindo negativamente em seu ambiente.
Até o final dos anos de 1990, Cuiabá era conhecida pelo apelido de “Cidade Verde”, graças aos seus quintais cobertos por pomares e suas ruas arborizadas. Este cenário, no entanto, vem sofrendo uma rápida e profunda transformação nos últimos 15 anos. A explosão demográfica e a verticalização da cidade tem trocado as árvores pelo concreto, a cerâmica, o asfalto. “Em Cuiabá, esse processo vem se acelerando por conta dos condomínios, edifícios e empresas que estão ocupando o lugar dos antigos quintais, cheios de plantas e árvores”, salienta o professor da rede pública e biólogo Setembrino da Silva.
Como resultado imediato dessa cultura arquitetônica que desafia a natureza, as “bolhas de calor” se multiplicam e se expandem constantemente na zona urbana. 
Outra conseqüência desse processo de deteriorização do meio ambiente urbano pelo desflorestamento da zona urbana e do seu entorno, já experimentado pelos cuiabanos é a queda na qualidade de vida da população em geral, o aumento dos gastos financeiros com energia elétrica, equipamentos de ar condicionado, ventiladores, climatizadores de ambiente e tratamentos médicos.
A educação ambiental, tanto de crianças, jovens e adultos é fundamental para reduzir e estancar o processo de aquecimento global. “Quando alguém planta uma árvore frutífera em seu quintal, em seu jardim, quando deixa de queimar o lixo e folhas, quando não desperdiça água, reduz o consumo de produtos altamente industrializados, deixa o carro na garagem alguns dias da semana, essa pessoa está ajudando, e muito, a reduzir a pressão sobre o meio ambiente e, consequentemente, contribuindo para a desaceleração do aquecimento global”, pondera Reicla Larissa. 

Assista ao vídeo Mudanças Ambientais Globais e depois responda as questões abaixo. 
Fonte: https://youtu.be/LNoPpwolOR4

Depois de realizar a leitura do texto acima e assistir ao vídeo Mudanças Ambientais Globais, responda:

1. Pergunte aos seus pais e responda de que forma eles auxiliam a manter a cidade de Cuiabá mais agradável em relação ao clima e em relação a poluição.

2. Agora responda, de que forma você auxilia na preservação do meio ambiente que compõe a sua cidade?

3. Liste ideias que poderiam ser usadas para ajudar na preservação do meio ambiente de sua cidade e seu bairro.

4. De acordo com o vídeo que você assistiu sobre mudanças ambientais globais, relacione quais as mudanças ambientais que foram mostradas no vídeo que você visualiza em Cuiabá.
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GEOGRAFIA

As representações de locais da Terra fazem parte da história de todos os povos. No século XVIII, os cartógrafos já elaboravam mapas cujos contornos eram bem parecidos com os reais.
Cartógrafo: profissional que tem conhecimento de técnicas para elaboração de plantas e mapas.
No século XIX, a elaboração de mapas evoluiu com a utilização da fotografia aérea, que oferece visão vertical da superfície terrestre possibilita a produção de plantas e mapas detalhados, com auxílio de outras técnicas.
A partir do século XX, passou-se a utilizar imagens obtidas por satélites artificiais, o que possibilita a elaboração de mapas cada vez mais detalhados. Observe o mapa e a imagem do satélite.

Fonte: Livro didático

1. Compare o contorno da América do sul na imagem de satélite com o do mapa. O que se pode concluir? Converse com seus familiares. De acordo com os mapas e sabendo onde Cuiabá se localiza, o município em que você mora possui muita área com vegetação?

Os satélites artificiais são equipamentos lançados no espaço que giram ao redor da terra. Existem vários tipos de satélite, com diferentes finalidades. Alguns enviam imagens da superfície terrestre e mostram desmatamento de áreas com cobertura vegetal original, a ampliação de espaços urbanos de municípios ou a poluição de rios e mares, por exemplo; outros, transmitem dados e imagens sobre as condições do tempo atmosférico; outros, ainda, servem para a comunicação.

Observe as imagens de satélite a seguir. Nelas mostra a área urbana do município de Cuiabá (MT), em 2012.



1. O que você observa nesta imagem de satélite? Como as ruas e casas aparecem? você consegue identificar algum lugar através dessa imagem? Peça ajuda aos seus pais para responder.

Observe e compare as imagens de satélite 1 e 2 abaixo. Elas são do município de Cuiabá (MT) em 2020 e em 2012, respectivamente.
Fonte: LANDSAT, Cuiabá/MT 2020.

2012

Quais são as diferenças e as semelhanças que você observa comparando as imagens 1 e 2? Converse com seus familiares.

Leia a charge e depois responda as questões.
1. Qual é a situação do menino e do pai mostrada na charge?

2. O que você acha que o menino quis dizer com a pergunta “De que planeta eles são?

3. Os governantes têm responsabilidade na melhoria da vida de pessoas que estão nessa situação? Explique.

4. No lugar onde você vive, há pessoas na mesma situação mostrada na charge? Cite um órgão público que poderia cuidar desse problema.
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HISTÓRIA

UMA SOCIEDADE DE ESCRAVIZADOS HOMENS LIVRES E SENHORES
O conflito entre os interesses dos indígenas e dos colonos europeus que passaram a ocupar o território foi uma das marcas da colonização do Brasil. No período colonial, a expansão das plantações levou à expulsão dos indígenas de suas terras. Os indígenas, assim como os africanos trazidos para América, passaram a ser utilizados como mão de obra escrava.
A sociedade brasileira estava dividida entre escravizados, homens livres e senhores de terra. Os escravizados, indígenas ou africanos, eram considerados instrumentos de trabalho e podiam ser vendidos ou trocados como mercadorias. Já os homens livres (roceiros, artesãos, pequenos comerciantes) eram, em sua maioria, mestiços e de baixa renda.
Apenas brancos e donos de terra ou grandes comerciantes podiam ser eleitos para as câmaras municipais e ter cargos ou títulos na administração colonial. Eles eram chamados de “homens bons” e formavam a elite da sociedade colonial.
Enfim, era uma sociedade dividida de um modo muito diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje. A maior parte da população colonial, composta de escravizados (indígenas ou africanos) e mestiços, era marginalizada e não podia participar das instituições administrativas ou religiosas da colônia.


1. Observe a pirâmide social e responda as questões.

a. Quem está no topo da pirâmide?

b. Quem compunha a maior parcela da sociedade colonial?

2. Observe a pintura e faça as atividades.


a) Quem participa efetivamente da cerimônia representada nessa pintura?

b) Os indígenas participam da cerimônia? Como eles se encontram na pintura?

c) Quem poderia se candidatar a cargos na Câmara Municipal no período colonial?


d) Na sua opinião, o que sugerem a postura e a posição da mulher na pintura?

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EDUCAÇÃO FÍSICA


Existem muitos jeitos de brincar, mas o objetivo é sempre desfrutar o momento e a companhia dos amigos. Além disso, os jogos ajudam a desenvolver habilidades que serão importantes ao longo da vida. Brincar é também uma maneira de aprender!
Os povos indígenas possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por várias etnias indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca e a perna de pau.
Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque! Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo!
Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo e, só então, começar a brincar. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira!



VAMOS CONHECER ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE SÃO ORIGINÁRIAS DOS POVOS INDÍGENAS? 

1) PERNA DE PAU É UMA BRINCADEIRA INDÍGENA, IREMOS SUBSTITUIR POR UM PÉ DE LATA

Materiais
2 latas de achocolatado ou outra parecida
2 pedaços de corda de náilon ou barbante com aproximadamente 1,20m cada (tamanho varia de acordo com o tamanho da criança).
Como fazer
1. Faça dois furos no fundo da lata (pode usar um prego para fazer o furo), sendo um em cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata. Coloque a tampa e decore com pedaços de plástico, adesivo ou tinta. Para brincar, suba com um pé em cada lata, segure o barbante e ande se equilibrando nas latas.
2) PETECA

Materiais
4 pedrinhas pequenas;
1 caixa de fósforo vazia;
1 pedaço de barbante;
1 palha de espiga de milho (retire duas capas inteiras do milho) ou sacola plástica;
Penas de aves ou folhas de jornal.
Como fazer
Passo 1
Para começar junte as pedrinhas e coloque dentro de uma caixa vazia de fósforo.
Passo 2
Enrole com a palha do milho ou sacola plástica, ou ainda com as folhas de jornal, fazendo um pacotinho.
Passo 3
Pegue palhas/plástico/jornal e vá embrulhando de maneira que fique as pontas todas na mesma direção. 
Passo 4
Amarre com um pedaço de barbante. Nesse passo você deverá inserir as penas do lado onde você deixou as pontas da palha e apertar bem o barbante, para não deixar as penas se soltarem.

Exemplos de petecas alternativas


Como Brincar

Para brincar com a sua peteca basta que você siga o significado da palavra indígena peteca (bater e divertir). Chame alguém para bater peteca com você e se divirta bastante com a sua peteca.
Não esqueça de enviar uma foto da sua peteca no grupo do WhatsApp da turma.


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LÍNGUA INGLESA


Vamos lembrar nossa aula anterior fazendo uma revisão sobre as partes do corpo humano.

Assista ao vídeo e preste bastante atenção.
1) Vocabulary
Head: cabeça
Eyes:olhos
Nose: Nariz
Mouth: Boca

Agora realizaremos na parte escrita:
2) Copie as frases em seu caderno, substituindo os desenhos pela escrita em inglês das partes do corpo humano.

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ARTE


Nesta aula ainda vamos continuar na concepção de desenho da percepção do Claro e Escuro, lembra-se da aula passada?
Então agora assista ao vídeo que vai mostrar a finalização de um desenho com o fundo escuro onde é usado um giz branco para dar o destaque do claro. 

Vamos lá, mãos a obra.

Material que você vai precisar:
1 Folha de Sulfite A4;
Giz de cera preto, lápis preto, ou lápis grafite (pode ser o lápis de pedreiro);
Giz branco de cal/de quadro de escola (caso não tenha na sua casa pode usar o giz de cera amarelo)

Para realizar seu trabalho sugiro o desenho do efeito da Luz no Abajur. Primeiro você vai criar o desenho com o lápis, em seguida com o giz de cera preto deitado, ou o próprio lápis grafite/preto você vai deixando várias partes mais escuras, nos lugares onde você quer que pareça a luz saindo do abajur você não aperta muito a cor preta e deixa a pintura mais clara. Para finalizar use o giz de cal branco (ou o giz de cera amarelo) para destacar as partes claras, realizando a percepção e trabalho claro e escuro. 
Luz no Abajur
Fonte: Google Imagens.

Espero uma foto bem nítida de seu trabalho lá no grupo do WhasApp da sua turma. Não esqueça!
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

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