5º ANO/Turmas A e B - AULA 06
Semana de 06 e 10 de abril de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
Vamos iniciar a aula com um poema de uma grande artista brasileira, a poeta Adélia Prado.
Leia o poema observando como a autora brinca com a aproximação da pintura e da poesia para registrar suas impressões.
Fonte: Google Imagens |
Impressionista
Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos
numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.
Antologia ilustrada da poesia brasileira: para crianças de qualquer idade, organizada por Adriana Calcanhoto. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014. p. 83.
Muito prazer, Adélia Prado!
A poeta Adélia Prado nasceu na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, em 1935. Escreveu seus primeiros versos aos 15 anos, logo depois da morte de sua mãe. Apesar de ter começado cedo, só publicou o primeiro livro aos 41 anos. Antes de se dedicar apenas a escrever, ela foi professora, e por 24 anos seguidos!
Além da Literatura, Adélia Prado tem outra paixão: o Atlético, um clube mineiro de futebol. Em 2017, a escritora ganhou até o Globo de Prata, um troféu que o clube oferece para homenagear personalidades que são torcedoras do time e divulgam o nome Atlético pelo mundo.No dia da homenagem, Adélia falou: “É fácil ser atleticana. A palavra proparoxítona é chique. Bárbaro, Atlético. Tem uma elegância. Demos sorte com as palavras. Galo tem um poder sonoro muito grande”.
Agora vamos conversar sobre o poema? Copie em seu caderno as questões abaixo e as responda:
1. O que mais chamou sua atenção no poema “Impressionista”, de Adélia Prado?
2. Para você, como seria essa casa que a poeta retratou no poema? Que recurso utilizado no texto provavelmente fez com que você imaginasse a casa assim?
3. Que tal aproveitar para treinar a leitura do poema de forma expressiva e depois declamá-lo para alguém de sua família?
Poema
- Qual é a intenção? Emocionar, sensibilizar, estimular a imaginação do leitor.
- Como é construído? Em versos, com estrofes ou não.
- Como é a linguagem? Pode haver rimas, ritmo, jogos de palavras, etc.
- Quem são os leitores? Os leitores são principalmente aqueles que apreciam literatura e arte.
Agora é a sua vez de produzir um poema, faça em seu caderno!
Anote impressões, sensações ou mesmo palavras que tenham vindo à sua mente após a leitura do poema de Adélia Prado.
Depois, com base nessas anotações, escreva um poema para falar sobre suas impressões a respeito de uma paisagem, uma construção ou uma situação que estão vivendo, que tenha chamado a sua atenção no dia a dia (Coronavírus por exemplo). Se quiser, faça um desenho para ilustrar seu texto.
Vamos agora estudar sobre resenhas!
A resenha apresenta informações a respeito de livros, filmes, exposições, peças de teatro, etc. e emite alguma opinião sobre eles. É comum o uso de linguagem mais informal, principalmente no meio jornalístico. As resenhas costumam ser publicadas em jornais e revistas impressos ou online e em outros sites da internet, como blogs e redes sociais, e têm o objetivo de apresentar uma crítica, positiva ou negativa, sobre uma obra.
Para entender melhor, quero que assista ao vídeo abaixo que retrata este assunto, preste bastante atenção ao vídeo e se for preciso assista mais de uma vez.
A leitura é capaz de nos transportar para lugares incríveis, repletos de imagens que muitas vezes só existem na nossa imaginação. Mas como saber se vamos gostar de uma leitura, mesmo antes de ler pelo menos uma parte do livro?
O texto que você vai ler a seguir é uma resenha. Ela traz um resumo de obras. Leia a resenha abaixo.
Poesia é coisa de criança? Livros “irmãos” respondem.
Por Bruno Molinero

Existem livros que parecem irmãos: feitos para serem lidos um em seguida do outro ou até ao mesmo tempo. Esse é o caso de duas obras que acabaram de ser lançadas: O livro que não queria saber de rimas (ed. Companhia das Letrinhas) e Poemas de brinquedo (ed. Peirópolis).
Além de cativarem o leitor, ambos são boa oportunidade para professores e pais se debruçarem com seus alunos e filhos sobre o universo da poesia. Nesse guia de leitura imaginário, o pontapé inicial é O livro que não queria saber de rimas.
“É em parte uma provocação. Não quis dizer que poetas são melhores que filósofos. Em algum lugar da história, digo que versos bem arranjados têm o valor da mais alta filosofia”, de Nuno.
As últimas páginas do livro trazem uma espécie de almanaque que explica o que é poesia e como são estruturados os versos, as sílabas poéticas, as estrofes e, claro, as rimas. Mas também mostra que muitos poemas têm versos brancos ou livres, ou seja, não apresentam rimas ou métricas rígidas. Há até um aceno em uma das páginas à poesia concreta, que radicaliza toda a estrutura desse tipo de texto.
E é aqui que entra o Poemas de brinquedo. A obra é uma caixinha que, quando aberta, guarda uma série de cartões que tem o tamanho de postais. Cada um vem com uma ilustração e, no verso, apresenta um poema - todos os gráficos, sonoros, feitos para serem explorados com os olhos e a voz. Os textos imitam ondas, espalham-se pelo papel, têm tamanhos e cores de letras variados. E ganham um ar tecnológico no celular ou no tablet com a ajuda de um aplicativo gratuito. Nele, o poeta Ricardo Aleixo faz leituras acompanhado de vídeos e animações.
Nessa hora, é impossível não surgir a pergunta: “Uê, mas isso é mesmo poesia?”. Ou a questão ainda mais radical: “Isso é realmente um livro?”.
Se bater a pulga atrás da orelha, é só voltar para O livro que não queria saber de rimas. Principalmente para o seu último parágrafo, onde está escrito: “Algumas pessoas podem achar que determinado texto é um poema, e outras podem considerar que as mesmas palavras justas, juntas e alinhadas não são poesia coisa nenhuma. Lembro aqui um dito empregado pelo escritor italiano Luigi Pirandello: “Assim é se lhe parece”.
Folha de S. Paulo, 4 ago. 2016. Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/08/04/poesia-e-coisa-de-crianca-dois-livros-respondem/>. Acesso em 8 nov. 2017.
Agora vamos responder as atividades a seguir, clique no link e bom trabalho!
Responda uma única vez, e ao terminar clique em enviar. Solicitamos a colaboração de todos e todas que visitarem esta página não responder, apenas os estudantes da escola e das turmas do 5º ANO A e B.
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MATEMÁTICA
Vamos iniciar nossa aula de matemática estudando gráficos. Então assista ao vídeo aula abaixo para entender os tipos de gráficos e como realizar a leitura deles:
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
EXPLORANDO GRÁFICO DE BARRA
Você sabia que a primeira Copa do Mundo de futebol foi realizada no Uruguai em 1930? Desde então, a copa do mundo de futebol é disputada a cada 4 anos, com exceção de 1942 e de 1946, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Os quadros abaixo mostram os campeões das 20 Copas do Mundo disputadas até 2014, veja:
Fonte: MILAN BRASIL. Ganhadores da Copa do Mundo
Agora pegue seu caderno, pois vamos copiar as questões e responder.
Com base nas informações dos quadros, complete:
a) O Brasil ganhou a Copa do Mundo de futebol por ________vezes, conquistando o penta campeonato.
b) Depois do Brasil, os países que ganharam mais vezes a copa do mundo de futebol foram ____________________e________________:___________ vezes cada.
c) Os países que ganharam duas vezes a Copa do Mundo foram a __________________ e o _______________
d) Três países que ganharam a Copa apenas uma vez_____________________________, ___________________ e ____________________.
e) Considerando que cada quadrinho verde representa um título da Copa do Mundo, escreva, no gráfico a seguir, o nome do país campeão, tendo como referência os quadros acima.
Fonte: MILAN BRASIL. Ganhadores da Copa do Mundo
A Copa do Mundo da FIFA 2014, foi disputada em 12 municípios do Brasil. Veja, no gráfico abaixo, a capacidade de cada um dos estádios.
Fonte: PORTAL EBC. Conheça os 12 estádios da Copa do Mundo no Brasil
a) Qual desses municípios apresenta o estádio com maior capacidade de público?
b) Em quais municípios os estados apresentam uma capacidade de mais de 60 mil pessoas?
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CASAS DA MOEDA
Cada país possui um sistema monetário próprio, e esse sistema é formado pelo seu conjunto de cédulas e moedas.
A confecção das cédulas e moedas é responsabilidade do governo e fica a cargo da Casa da Moeda do país. Mas, há casos em que o dinheiro de um país pode ser confeccionado por empresas privadas, como é o caso da Nova Zelândia.
Você conhece as cédulas de moedas de outros países?
Faça uma pesquisa na internet, cole em uma folha avulsa a imagem de uma cédula ou moeda de cinco países diferentes e mostre-a para os colegas.
FALANDO DE CIDADANIA
E SE TODOS OS ASSENTOS DE ÔNIBUS E DE METRÔ FOSSEM PREFERENCIAIS?
Em 2014, a prefeitura do município do Rio de Janeiro, procurando estreitar os laços com a população, promoveu um concurso de projetos para melhorias no município. Em seu canal de comunicação, a plataforma Rio+ recebeu diversas propostas, entre elas o projeto “Botão Assento Preferencial”.
O projeto recebeu 5.177 votos e foi um dos vencedores do concurso. Inspirado nas dificuldades vividas pela esposa grávida, o responsável pelo projeto propunha a instalação de um botão nos transportes públicos que, quando pressionado pelo passageiro, ativaria um alarme sonoro avisando que um idoso, uma gestante, uma pessoa com criança de colo ou algum portador de deficiência precisaria de lugar para se sentar, estimulando, desse modo, atitudes cidadãs de respeito e solidariedade.
Fonte da pesquisa: Flávia David. Prefeitura anuncia as 13 soluções criadas por cariocas para a cidade através da plataforma Rio+. Rio de Janeiro: Prefeitura Do Município do Rio de Janeiro, 22 de abr. 2014. Disponível em: <www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4698529>. Acesso em: 25 jan. 2018
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno.
1. A Lei Federal nº 10.741/2003, artigo 39, determina que as empresas de transporte público devem reservar 10 assentos em cada 100, para pessoas acima de 60 anos. Em sua opinião, essa quantidade é suficiente para atender essas pessoas? Por quê?
1. A Lei Federal nº 10.741/2003, artigo 39, determina que as empresas de transporte público devem reservar 10 assentos em cada 100, para pessoas acima de 60 anos. Em sua opinião, essa quantidade é suficiente para atender essas pessoas? Por quê?
2. Os municípios podem adotar outras quantidades de assentos preferenciais do total de assentos no transporte público. Descubra qual é essa quantidade no transporte público de seu município.
3. Em 2017, o governador do Distrito Federal, Brasília, sancionou a Lei de nº 5.984/2017, que tornou obrigatório que todos os assentos dos transportes públicos sejam preferenciais. Em sua opinião, essa iniciativa promove atitudes cidadãs? Por quê?
4. Elabore uma campanha de conscientização sobre a importância de se respeitar os assentos preferenciais nos transportes públicos. Depois apresente a sua campanha para os demais colegas.
INTERPRETANDO GRÁFICOS
A escola onde Mário estuda organizou uma gincana para arrecadar agasalhos e distribuí-los a instituições de caridade no inverno. Os alunos organizaram-se em 6 equipes. O gráfico abaixo mostra a quantidade de agasalhos arrecadados por equipe durante a gincana.
Fonte: Livro Didático/Dados fictícios
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno.
Com base no gráfico, responda às perguntas.
Com base no gráfico, responda às perguntas.
a) Qual foi a equipe vencedora?
b) Qual foi a equipe que arrecadou menos agasalhos?
c) Qual foi a diferença entre a quantidade de agasalhos arrecadados pela equipe que conseguiu mais e equipe que conseguiu menos doações de agasalhos?
d) Qual foi o total de agasalhos arrecadados na campanha?
e) Você já participou de alguma campanha de doação?
📈📉📊📈📉📊📈📉📊📈📉📊
LÍNGUA INGLESA
Com a Professora Yolanda Zunoeta
Nesta aula vamos interagir com a pronúncia da língua estrangeira. Para começar vamos assistir ao vídeo abaixo com muita atenção.
Agora vamos interagir com as pronúncias do vídeo recordando junto com a família.
Copie em seu caderno e complete as seguintes atividades.
a) My mother is _____________________.
b) My father is ______________________.
c) I have __________________ brothers and _________________ sisters.
d) I study in __________________________________________________________.
e) I like _________________________. I love my family.
Neste outro vídeo, quero que você preste atenção nas conversações e veja se consegue entender o que está acontecendo. Fique atento/a.
Agora vamos interagir com as pronúncias do vídeo recordando junto com a família, principalmente os nomes dos dias da semana e as saudações.
Copie em seu caderno e complete as seguintes atividades.
a) Escrever os dias da semana em inglês.
b) Escrever as saudações que apareceram no vídeo 02, em inglês.
👦👧👶👨👩👴👵
ARTE
COM A PROFESSORA LUCIANA FRATESCHI
Em nossa aula de Arte de hoje vamos desenhar a percepção do CLARO e ESCURO. Nesta vivência você irá experienciar o processo de entendimento da luz em meio ao escuro. A percepção se revela com persistência e dedicação.
Veja a seguir algumas imagens produzidas a partir dessa ideia e já vá pensando como fará seu trabalho, pois ao final você terá que criar um desenho com a técnica do Claro e Escuro.
Imagem 01 - Uma Estrada com a técnica do Claro e Escuro
Imagens 02 e 03 - Paisagem com ponto de luz/Claro e Escuro
Imagem 04 - Caverna/Claro e Escuro
Imagens 05 e 06 - Cristais/Claro e Escuro
Fonte: Imagens retiradas do Google Imagens
Assista também ao vídeo abaixo que apresenta uma demonstração da técnica de Claro e Escuro, perceba que o desenho é criado em um fundo escuro (quadro negro de giz) e o desenho vai sendo criado com um material branco (giz). Em seguida se reforça com um material preto (giz/carvão).
Vídeo 01 - Desenho com giz branco e preto
Fonte: https://youtu.be/o1v--ewGyZY
Agora é com você! Vamos primeiro separar os materiais necessários:
- 2 folhas brancas (pode ser no caderno de desenho ou em folha de sulfite);
- 1 lápis de grafite/escrever (se tiver em casa lápis que pedreiro usa será melhor);
- 1 borracha;
- 1 giz de cera preto ou pode ser 1 pedaço de carvão;
- 1 giz de cera branco.
1ª ATIVIDADE
Em uma folha branca usando o lápis de grafite/escrever/pedreiro você vai desenhar uma estrada com a técnica do Claro e Escuro. Em seguida, vá inserindo elementos que queira na estrada. Na lateral direita do papel quero que você desenhe o sol como se estivesse no horizonte. Com o lápis vá sombreando os objetos do lado contrário ao sol e, caso seja necessário, com a borracha vá clareando do lado em que o sol se mostra. Aqui você vai DESENHAR A PERCEPÇÃO DO LADO CLARO E LADO ESCURO, dependendo de onde a luz está.
2ª ATIVIDADE
Na outra folha você vai pegar o giz preto ou carvão e vai criar desenhos com o giz deitado (lembra do vídeo, o figurante usa o diz deitado), assim as delimitações aparecem mais largas. Tem que cobrir a folha de papel com o giz preto/carvão tomando cuidado para separar no canto esquerdo superior um ponto de luz (OS PONTOS DE LUZ SÃO ESPAÇOS DEIXADOS NO BRANCO DO PAPEL). Olhando para o ponto de luz branco deixado procurará fazer montanhas com o giz deitado, cobrir a folha com o escuro. Pode efetuar texturas (lisas ou ásperas), de acordo com o que tem na mesa, embaixo do papel.
Irá observar figuras que podem se revelar e ao perseguir estas figuras vistas revela-se as mesmas ainda mais com o giz.
Para se inspirar em um trabalho coloque uma música de fundo, com um ritmo tranquilo.
NUNCA DEIXE O SEU PROJETO DE FAZER UM TRABALHO ARTÍSTICO INACABADO!
RETORNO AOS PROFESSORES:
TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS NO CADERNO (TIRAR FOTO NÍTIDA), OS VÍDEOS E ÁUDIOS PRODUZIDOS DEVERÃO SER ENVIADAS PELO WHATSAPP, NÃO ESQUEÇA!
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
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