6º ANO/Turmas A e B - AULA 06
Semana de 06 e 10 de abril de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
NO DIA 08 DE ABRIL COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DE NOSSA CAPITAL, CUIABÁ. 
MAS... O QUE SÃO LENDAS???
Segundo o site Wikipédia, Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. As lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas.MINHOCÃO DO PARI
É um grande monstro em forma de serpente, que circula pelos rios e águas do Pantanal virando canoas, devorando pescadores, levantando grandes ondas e desmoronando barrancos dos rios. As lendas dizem que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz, pois o minhocão encontra-se preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora.
NEGRINHO D'ÁGUA
Também conhecido como Caboclo d'água em outras regiões, é uma espécie de Saci-Pererê do rio, que vive fazendo travessuras com os pescadores. Andam em bandos e, no fundo dos rios, há a cidade dos negrinhos d'água. Ás vezes, quando capturam um pescador, levam-no para o fundo do rio para dar-lhe surras!
PÉ DE GARRAFA
Um dos mitos mais conhecidos do Estado, a lenda do Pé de Garrafa fala de um homem-bicho, com o corpo coberto de pelos, exceto ao redor do umbigo e, claro, um dos pés tem o formato do fundo de uma garrafa, por isso se locomove aos pulos, deixando pegadas redondas, assustando com seu grito e com os assobios que indicam que é dono do território. Ele é capaz de hipnotizar quem encará-lo, arrasta as vítimas para sua caverna e as devora.
PROCISSÃO DAS ALMAS
Diziam que havia uma jovem que sempre estava discutindo com sua mãe. Essa jovem era muito curiosa e, na noite da procissão das almas, ela estava observando pela janela de sua casa, até que uma moça apareceu em sua frente, oferecendo-lhe uma vela; ela pegou a vela, colocou em cima de sua mesa e foi dormir no dia seguinte no lugar da vela havia um osso de uma perna.
MÃO NEGRA
A lenda da Mão Negra é muito conhecida na região ribeirinha da baixada cuiabana. Conta-se que, próximo a um barranco que havia na Margem do rio Cuiabá, morava uma velha negra, muito doente que roubava peixes dos pescadores distraídos, e que esta velha se transformava em uma enorme mão negra quando ia roubar os peixes. Certa vez, um pescador que se considerava muito esperto, teimava em não acreditar nas histórias que os mais velhos contavam sobre o aparecimento daquela mão misteriosa.
1. De qual lenda cuiabana você mais gostou? Por quê?
2. Você conhece alguma outra lenda da sua região?
3. Pesquise sobre alguma lenda urbana de Cuiabá e a escreva em seu caderno.
Espero que tenham gostado de ler e ouvir sobre algumas lendas de Cuiabá. Espero também perceber isso nas atividades feitas com bastante capricho e dedicação! Até a próxima, forte abraço virtual!
Professora Luciany.
“Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais inteligente do que pensa.” (A. A. Milne)
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
HISTÓRIA
OLÁ ESTUDANTES!
Agora vamos realizar uma breve leitura sobre a Fundação de Cuiabá e em seguida quero que você responda às questões do QUIZ que estão no link abaixo.
Boa leitura!
Fonte: https://www.almanaquecuiaba.com.br/cuiabanidade/recortes-historicos/a-conquista-da-terra-chegada-de-antonio-pires-de-campos-e-pascoal-moreira-cabral |
A FUNDAÇÃO DE CUIABÁ
Pascoal Moreira Cabral enviou, até a vila de São Paulo, Fernão Dias Falcão, a fim de levar a boa nova da descoberta. A notícia do novo achado aurífero fez acorrer, para as minas do Coxipó, grande quantidade de pessoas das mais variadas partes da Colônia. Exauridas rapidamente, deram nascimento a outra, também no rio Coxipó, porém às margens do córrego Mutuca, onde foram encontradas jazidas de ouro. Essa mina ensejou o nascimento de mais um arraial, a que deram o nome de Forquilha. Colocaram-no sob a proteção de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira desse segundo achado aurífero e, como era de costume, ali ergueram uma capela em homenagem à santa.
No ano de 1721, outro sorocabano, Miguel Sutil de Oliveira, tendo descido do rio Coxipó para o rio Cuiabá, onde havia plantado roça, enviou dois índios – a que José Barbosa de Sá, primeiro cronista de Cuiabá, denominou de escravos – buscar mel. No retorno, ao invés do doce alimento, trouxeram pepitas de ouro. Estava descoberta a terceira jazida aurífera mato-grossense, desta vez situada no leito do córrego chamado Prainha, afluente do rio Cuiabá.
A notícia desse novo achado aurífero fez com que grande parte dos moradores da Forquilha e até mesmo do Arraial Velho passassem a minerar no córrego da Prainha, dando nascimento a um pequeno vilarejo, sob a proteção do Senhor Bom Jesus.
Para registro histórico desse primeiro período, o governador da Capitania de São Paulo solicitou que fosse confeccionada uma Ata de Fundação do descobrimento das novas minas que, mesmo tendo sido redigida anos depois da data anunciada, pois Cuiabá, em 1719, ainda sequer existia, valeu como documento fundador das minas mato-grossenses.
Mediante a garantia de que as minas do Cuiabá já eram uma realidade, o governador da Capitania de São Paulo nomeou, para o cargo de Superintendente Geral das Minas, João Antunes Maciel, e para o cargo de Capitão-mor Regente, Fernão Dias Falcão, pessoas da sua mais absoluta confiança.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: Seleção de Conteúdo para Concurso Público do Governador de Mato Grosso – 2009. p. 6 -7
Após a leitura responda às questões do link abaixo:
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http://www.aulete.com.br/aur%C3%ADfero, Acesso em 03/04/2020.
https://www.almanaquecuiaba.com.br/cuiabanidade/recortes-historicos/a-conquista-da-terra-chegada-de-antonio-pires-de-campos-e-pascoal-moreira-cabral Acesso em 03/04/2020
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: Seleção de Conteúdo para Concurso Público do Governador de Mato Grosso – 2009.p. 6 -7
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GEOGRAFIA
Olá galera, então vamos lá, dando continuidade em nossos estudos.
Para iniciarmos nosso diálogo, é necessário que você leia uma parte do texto: “Por que estudar geografia?”, esse texto está localizado na página 12 do livro didático de vocês. Mas, o texto está aqui embaixo, basta lê-lo!
POR QUE ESTUDAR GEOGRAFIA?
"Muitas pessoas pensam que estudar Geografia é apenas localizar e memorizar os nomes dos países, capitais, rios e montanhas, mas essa ciência vai muito mais além.
Os estudos de Geografia permitem, por exemplo, explicar como e por que as paisagens se transformam e como essas transformações se relacionam com a vida das pessoas e com a natureza. Também permitem entender como essas transformações benefícios ou prejuízos para os diferentes grupos que fazem parte da sociedade. Além disso, podemos refletir e compreender por que há conflitos, guerras e desigualdades no mundo, entre outros problemas.
A Geografia estuda aspectos que ocorrem no planeta terra como um todo até aqueles que se referem a um país, município, bairro, casa ou sala de aula, sempre levando em conta que esses diversos espaços se relacionam."
Sociedade: Em geral, grupo de pessoas que vive de acordo com as mesmas regras e normas, instituídas ou não por leis.
Ciência: conhecimento atento e aprofundado de algo.
Muito bem, depois da leitura do texto, você já entendeu que as transformações nas paisagens ao nosso redor podem ser positivas ou negativas. E que elas podem ser impulsionadas pelos seres humanos ou não. Vejamos agora uma sequência de imagens, onde vemos paisagens transformadas, algumas rapidamente outras nem tanto.
Ruptura da barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho-MG.
Vazamento de 11 milhões de resíduos tóxicos em um rio nos EUA.
Queimadas na Amazônia tiveram seu maior índice no ano de 2019.
Há também bons exemplos de transformações engajadas pelos seres humanos, que trouxeram inúmeros benefícios e foram mudanças positivas. Veja abaixo alguns exemplos.
Casal planta dois milhões de árvores.
Mutirão limpa a praia de Guanabara
Disponível em: https://diariodoporto.com.br/luciano-huck-limpa-praia-da-baia-de-guanabara-e-convoca-fas-para-desafio/
As mudanças das paisagens e dos ambientes ao nosso redor são constantes, devemos nos acostumar com elas, todavia não devemos ser sujeitos passivos, ou seja, nada fazer e apenas observar, podemos e devemos ser agentes de transformação em nossa casa, escola, bairro, cidade, estado e país, todavia sempre lembrando que as transformações são acompanhadas de resultados, uns positivos, outros negativos, como vimos nas fotos acima. Depois de tudo que lemos e vimos aqui, copie e responda as perguntas abaixo em seu caderno.
ATIVIDADE 01
1- O que muitas pessoas pensam sobre estudar geografia? Essas pessoas acham que é apenas localizar e memorizar o que?
2- De acordo com o que você leu no texto, as paisagens ao nosso redor estão em constante transformações ou elas nunca mudam?
3- Quem são os responsáveis pelas transformações ao nosso redor?
4- As transformações que ocorrem em nossa volta, são sempre positivas, ou seja, sempre trazem benefícios?
5- Quais transformações você acha necessário que aconteçam em seu bairro? (cite pelo menos uma)
Paisagem
Para ler as paisagens, devemos observar os elementos que fazem parte dela e como eles estão organizados. Devemos observar a localização e as formas das construções, o movimento das pessoas e veículos, a presença de áreas verdes etc. Podemos fazer várias perguntas para tentar explicar por que os elementos são organizados de determinada forma e não de outra.
Ao analisar uma paisagem no próprio local, também podemos ouvir os sons dos veículos, das pessoas, dos animais etc., além de sentir os cheiros que estão no ar, tocar os materiais utilizados nas construções, os elementos da natureza, entre outros.
A paisagem é, portanto, a aparência do espaço geográfico em determinado lugar e momento.
A paisagem é formada por elementos naturais e humanos.
Os elementos naturais são formados pela ação da natureza, como rios, vegetação, montanhas, vulcões, oceanos, solos, entre outros.
Os elementos humanos ou culturais são produzidos pelos seres humanos, como casa, edifícios, escolas, hospitais, ruas, estradas, pontes, plantações, aeroportos, entre outros.
As paisagens em que há predomínio de elementos humanos são chamadas paisagens humanizadas ou culturais. Paisagens de cidades, áreas industriais e áreas agrícolas são exemplos desse tipo de paisagem.
Em outras paisagens é possível identificar o predomínio de elementos da natureza. São as paisagens naturais, onde a interferência dos seres humanos é pequena ou inexistente. Atualmente, há poucas paisagens naturais, com destaque para áreas localizadas em florestas, desertos, regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos, por exemplo.
Responda em seu caderno as perguntas abaixo:
Fonte: Livro Didático
Fonte: Livro Didático
3- Segundo o texto o que são elementos naturais?
4- O que são elementos humanos ou culturais?
5- Qual a diferença entre paisagens naturais e paisagens humanizadas?
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ARTE
Olá estudantes!
Nesta aula vamos aprender o que é som e quais são as propriedades que o caracterizam.
O que é som?
Som é a impressão causada no ouvido humano, pela vibração de um corpo. A quantidade de vibrações por segundo é chamada de Hertz (Física). O ouvido humano não percebe sons menores que 20 Hertz, chamados “Infrassom”, nem maiores que 20.000 Hertz, chamados “Ultrassom”. Quanto maior o número de vibrações por segundo, mais agudo será o som.
Propriedades do som
Diferentes fontes sonoras produzem diferentes sons. Mas existem mais diferenças entre os sons do que o instrumento que lhe dá origem. O som apresenta quatro propriedades básicas que são:
Altura: É a propriedade que o som tem de ser mais grave (baixo), médio ou mais agudo (alto). Podemos diferenciar facilmente sons alturas diferentes. A altura depende da velocidade da vibração do corpo sonoro. Ao contrário do que se pode pensar, altura nada tem a ver com o volume.
Duração: É o tempo de produção do som. Dois sons de mesma altura podem ser diferenciados se suas durações forem diferentes. A duração depende do período de tempo em que o corpo sonoro está vibrando. Na música, a duração também se aplica a momentos de silêncio, conhecidos como pausas.
Intensidade: É a propriedade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco. Dois sons de mesma altura e duração, podem ser diferenciados se suas intensidades forem diferentes. A intensidade depende da energia aplicada sobre o corpo sonoro na produção do som.
Timbre: É a qualidade do som, que permite reconhecer sua origem. Dois sons de mesma altura, duração e intensidade, podem ser diferenciados se seus timbres forem diferentes. O timbre depende das características físicas do corpo sonoro. Cada instrumento tem seu som característico, dependendo da forma como é construído.
Observação: O timbre é uma característica do som que nos permite atribuir adjetivos aos sons ouvidos. Por exemplo: o som de um trovão é “estrondoso” e o de um prato de bateria é “estridente”. O timbre é a “cor” do som.
Para a ilustração e melhor compreensão desta aula, assista aos vídeos abaixo.
Vídeo 01 - O que é som?
Vídeo 2 – Propriedades do som: altura, duração, intensidade e timbre
Atividade
Copie em seu caderno e responda a questão a seguir.Não esqueça de enviar a foto mostrando sua resposta.
1. Após ler o texto e assistir aos vídeos, pesquise e escreva sobre 5 tipos de objetos que produzem som (podem ser instrumentos musicais, animais e qualquer tipo de objeto), dizendo suas características sonoras.
Exemplos:
- Avião = produz um som grave (altura), longo (duração), forte (intensidade) e pesado ou estrondoso (timbre).
- Violino = produz um som agudo (altura), pode ser curto ou longo (duração), forte ou fraco (intensidade) de acordo como a pessoa toca e, estridente (timbre).
Agora é a vez de vocês!
BIBLIOGRAFIA
http://profnelmar.arteblog.com.br/276779/CONCEITOS-BASICOS-DE-SOM-E-MUSICA/
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LÍNGUA INGLESA
Atividade 1
a) Faça uma pesquisa em um site de busca (Google) procurando descobrir quais países no mundo tem a Língua Inglesa como língua materna ou oficial. Anote as informações que descobriu em seu caderno.
b) Faça uma segunda pesquisa perguntando quantos países do mundo tem a Língua Inglesa como segunda língua. Anote essas informações em seu caderno também.
Atividade 2.
Copie as questões abaixo em seu caderno e responda.
a) Quantos países tem a Língua Inglesa como língua materna ou oficial?
b) Quantos países no mundo tem a Língua Inglesa como segunda língua?
c) Quais desses países que você descobriu em sua pesquisa que tem a Língua Inglesa como oficial você já sabia?
d) Quais países que você descobriu que tem a Língua Inglesa como materna ou oficial e que você nunca imaginou?
e) Escreva um pequeno texto (5 a 10 linhas) destacando as coisas que descobriu em sua pesquisa e sobre a importância da Língua Inglesa no mundo?
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
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