5º ANO/Turmas A e B - AULA 08

Semana de 13 a 17 de Abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA


Fonte: https://impulsiona.org.br/wp-content/uploads/2020/03/capamateria-edfisicaemcasa-1.png

Em nossa aula de hoje vamos experimentar e explorar o corpo em relação aos movimentos. Faremos ginástica de condicionamento, bem como conhecer sobre nossos músculos.

1 - Flexão do pescoço: Manter por 15 segundos, 3 vezes para frente e para trás. Manter os músculos dos ombros relaxados, não forçar, esse é um alongamento suave. Músculos envolvidos: esplênio e trapézio.
Fonte: https://nit.pt/wp-content/uploads/2017/03/Pescoco_infografia-06-754x394.jpg

2 - Flexão lateral do pescoço: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Tentar alcançar região lombar com a mão livre. Músculos envolvidos: escaleno, esternocleidomastoideo e trapézio.
Fonte: https://nit.pt/wp-content/uploads/2017/03/Pescoco_infografia-05-754x394.jpg

3 - Tríceps: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos: tríceps braquial, deltoide, subescapular, redondo menor, infra espinal , redondo maior.
Fonte: https://www.queroviverbem.com.br/wp-content/uploads/2018/03/alongamento-triceps.gif

4 - Latíssimo do dorso: flexionar lateralmente e lentamente a coluna o mais longe que conseguir. 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos: latíssimo do dorso, oblíquo interno.
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/bA34-wI3mO4/maxresdefault.jpg

5 - Ombro: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Braço bem estendido, pressionar cotovelo contra o peito. Músculos envolvidos; tríceps braquial, deltoide, infra espinal, redondo menor, redondo maior e obliquo externo.
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/08/alongamento-braco-1280x720.jpg


6 - Peitoral: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado . Entrelaçar mãos atrás das costas e forçar apara cima. Cotovelos estendidos, não levar o tronco para frente. Músculos envolvidos: peitoral maior, peitoral menor, deltoide, bíceps, braquial.
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2016/08/3eboaforma.jpg

7 - Quadríceps: puxe o calcanhar em direção ao glúteo, manter dois joelhos juntos e alinhados. Músculos envolvidos: tensor da fáscia lata, vasto medial, vasto medial e vasto intermédio. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.
Fonte: https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/BBfc69a/_h400_w284_m1_bwhite.jpg

8 - Trato iliotibial: pernas cruzadas, flexionar coluna tentando alcançar o solo. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos: Trato iliotibial, bíceps femoral, glúteo máximo e vasto lateral. 


9 - Adutores: Afastar pés em direção superior à dos quadris, mão sobre joelhos , flexionar quadris, coluna neutra, joelhos não podem passar os pés. Transferir peso para um lado, mantendo uma perna flexionada e outra estendida. Músculos envolvidos; piriforme, adutor magno, bíceps femoral, semitendineo, semiem branáceo. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.
Fonte: https://www.musculacao.net/wp-content/uploads/2013/08/Alongamento-adutores-2.jpg

10 - Quadril e coxa: ajoelhado sobre o joelho esquerdo, apoie o pé direito contra o solo de modo que o joelho direito fique flexionado em um ângulo inferior a 90°. Estender perna esquerdo. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos: bíceps femoral, ílio psoas, ilíaco, reto femoral. 
Fonte: https://sportlife.com.br/wp-content/uploads/2011/12/qaudril2.jpg

11 - Coluna vertebral: decúbito dorsal, perna direita estendida para cima, perna esquerda flexionada com pé no chão, ombros em contato com o solo, alongar, mas não deslocar os ombros do chão. Músculos envolvidos, quadrado do lombo, eretor da espinha, vasto lateral, trato iliotibial, tenso da fáscia lata. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.



ATIVIDADES
1. Desenhe o corpo humano, escreva o nome das partes do corpo e escreva os nomes indicando onde alguns músculos citados no texto que você sabe.
2. Peça para alguém da família realizar uma filmagem curta de você realizando, pelo menos três exercícios indicados acima. Não esqueça de enviar pelo WhatsApp.

👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊

CIÊNCIAS

Vamos iniciar a aula de ciências assistindo ao vídeo abaixo que retrata sobre os sistemas humanos.

Agora leia o texto abaixo:

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Nosso corpo é formado por vários sistemas que precisam atuar em conjunto. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

Fonte: Google imagens
Cada sistema do corpo humano é formado por órgãos, como o estômago e o intestino. Os órgãos, por sua vez, são formados por tecidos. A parede do estômago, por exemplo, é formada por várias camadas de tecidos musculares. Esses tecidos são formados por células, que são as menores partes vivas do corpo.
Sistemas, órgãos, tecidos e células representam alguns níveis de organização dos organismos. Assim, células formam tecidos, tecidos formam órgãos e órgãos formam sistemas. Os sistemas, enfim, atuam conjuntamente e permitem a realização de todas funções e atividades do corpo humano.

Célula, a unidade da vida

Vamos agora assistir um vídeo sobre as células:

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.
Nosso corpo possui uma quantidade enorme de células. Elas são tão pequenas que não podemos vê-las a olho nu. Para se manterem vivas, todas as células precisam receber: nutrientes dos alimentos. Alguns deles, fornecem energia. Outros são utilizados para formar mais material vivo, ou seja, material para formar novas células, gás oxigênio, necessário para a vida da célula.

Fonte: Google Imagens.
Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.
m muitos tecidos, as células se multiplicam. Primeiro, elas crescem e depois se dividem em duas, cada uma em mais duas, e assim por diante. Isso permite, o crescimento do nosso corpo até a fase adulta. Nos adultos, as células novas substituem aquelas que morrem ao longo da vida.
Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.
Fonte: Google imagens
Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.

Fonte: Google imagens.
Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.
Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:
-Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos. 
-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos. 
- Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo. 
- Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo. 

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo.

Fonte: Livro Didático
Agora vamos responder as atividades abaixo, copie e responda em seu caderno. 
1. Que sistema está representado na imagem ao lado? 

2. Dê quatro exemplos de órgãos que formam esse sistema. 

3. Os órgãos são formados por tecidos. Que estruturas formam os tecidos? 

4. Ordene as palavras do quadro partindo da maior para a menor parte viva. 

5. O corpo é formado por vários sistemas. Um deles é o sistema esquelético. Quais são os órgãos desse sistema?

6. As células precisam dos nutrientes dos alimentos. Qual é o caminho feito pelos nutrientes desde que nos alimentamos até chegarem às células?

7. Observe a imagem dos níveis de organização do corpo.


8. A célula é a unidade básica, pois é a partir dela que o organismo se forma. Complete. 
a) Um conjunto de células forma um: ____________ 
b) Um conjunto de órgãos forma um: ____________ 
c) Um conjunto de tecidos forma um: ____________ 
d) Um conjunto de sistemas forma um: __________

Não esqueça de enviar pelo WhatsApp.
👦👧👦👧👦👧👦👧👦👧👦👧

HISTÓRIA

Vamos iniciar nossa aula lendo um texto sobre capitanias hereditárias.
As capitanias hereditárias foram uma divisão administrativa que os portugueses criaram para organizar a colonização da América Portuguesa. As capitanias foram criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15 lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las. A criação das capitanias foi o primeiro grande esforço da Coroa Portuguesa em colonizar as regiões que correspondem ao Brasil. 

Com a conquista, as terras onde hoje se localiza o Brasil passaram a ser uma posse de Portugal. Na época, a principal função das colônias era produzir riquezas para a metrópole (Portugal, neste caso). 
Contudo, o Estado português não tinha recursos para explorar o território conquistado. Além disso, o território era constantemente ameaçado por ataques de piratas e por interesses de outros Estados europeus, como França e Holanda. 
Diante da ameaça constante de invasão das terras por estrangeiros que também queriam explorar as riquezas do território e não reconheciam o Tratado de Tordesilhas, em 1534, o rei de Portugal decidiu dividir o território americano em capitanias hereditárias. 
O território foi então dividido em 15 faixas horizontais. Cada donatário recebia a sua capitania com a condição de explorá-la com seus próprios recursos. Entre as suas obrigações estavam: defender a terra de invasões estrangeiras, garantir o povoamento e organizar as atividades econômicas.
Fonte: Livro Didático

Mapa de Luís Teixeira, cartógrafo português, de cerca de 1586, representando as capitanias hereditárias. Essas capitanias foram o primeiro sistema de ocupação e exploração do território do Brasil. No entanto, houve donatários que jamais estiveram no Brasil; outros, pouco se interessavam por suas propriedades. Somente as capitanias de São Vicente, mais ao sul, e de Pernambuco, mais ao norte, se desenvolveram. 

Agora vamos assistir abaixo um vídeo que aborda sobre as capitanias hereditárias:

O GOVERNO-GERAL 

O sistema de capitanias hereditárias fracassou. O Estado português encontrou, então, outra solução para garantir o controle e a defesa do território: o governo-geral.
O primeiro governador-geral da colônia portuguesa, Tomé de Sousa, chegou em 1549. Ele era encarregado de defender a costa e o interior do território contra invasores, garantir o cumprimento da lei, assentar colonos e organizar a administração da colônia. Para isso, se fundou a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, no atual estado da Bahia.
Com a comitiva de Tomé de Sousa, vieram os jesuítas, padres missionários que tinham a missão de catequizar os indígenas, ou seja, convertê-los a fé católica. Acreditava-se que a religião facilitava a submissão da população nativa à igreja e ao Estado português.

Vamos agora responder algumas atividades, copie e responda em seu caderno.

1. Por que a colônia portuguesa era um território ameaçado por invasões estrangeiras?

2. Qual foi o primeiro sistema de administração estabelecido para a colônia portuguesa?

3. Por que o Estado português dividiu sua colônia americana em capitanias?

4. A quem pertencia uma capitania hereditária?

5. Converse com seus pais e responda:

a) Por que o governo-geral foi implantado na colônia?

b) Quais eram as funções do governador-geral?

A SOCIEDADE COLONIAL

Vamos assistir um vídeo muito importante sobre a sociedade colonial
Como vocês imaginam a divisão da sociedade no período do Brasil colonial? Os direitos e deveres eram iguais para todos? Que funções as mulheres desempenhavam? 

Caçada aos "negros da terra" 
A parceria entre indígenas e colonos não durou muito. Os colonos da capitania de São Vicente necessitavam de mão de obra para os trabalhos em suas propriedades. Para isso, começaram a escravizar os indígenas, que eram chamados de "negros da terra". Eles eram aprisionados pelos bandeirantes no sertão e depois vendidos como escravos para cumprir diversas funções. 
Uma vez escravizado, o índio era submetido a todo tipo de trabalho: nas lavouras, na derrubada das matas, no preparo das roças, nos engenhos, nos moinhos, nas casas, no transporte de mercadorias, equipamentos e alimentos, na construção de casas e edifícios, na caça, na pesca, no combate a outros povos. (...) 
FERREIRA, Antonio Celso; IVANO, Rogério. A conquista do sertão. São Paulo: Atual, 2002. p.19.
(Coleção A vida no tempo).
Fonte: Livro Didático

Soldados índios de Curitiba, escoltando selvagens, de Thierry Frères, 1834, a partir de desenho de Jean-Baptiste Debret (litografia, de 49 cm x 34 cm). Uma das atividades mais lucrativas dos bandeirantes era aprisionar indígenas.

Cana de açúcar e escravidão dos africanos 
Entre os séculos XVI e XVII, nas capitanias de Pernambuco e Bahia, desenvolveu-se a cultura da cana-de-açúcar. Os donatários buscavam recursos para construir os engenhos e produzir o açúcar, que depois seria exportado para a Europa. 
As mudas de cana-de-açúcar, a maior parte dos equipamentos necessários à produção e muitos produtos utilizados no cotidiano vinham do continente europeu. No mesmo período, navios transportando escravizados chegavam da África. Os engenhos de Açúcar dependiam do trabalho dos africanos escravizados, responsável por quase todas as fases do processo de produção de açúcar.

Fonte: Livro Didático


Moagem de cana na Fazenda Cachoeira, em Campinas, de Benedito Calixto, 1880. Com base no desenho de Hercule Florence (óleo sobre tela, de 1,05 m x 1,36 m). A tela representa um Engenho movido a tração animal. Para moer a cana, os bois giravam ao redor da roda do engenho. Um engenho em pleno funcionamento precisava, em média, de 80 trabalhadores. Os maiores engenhos chegaram a ter 200 escravizados trabalhando.

Agora responda, não esqueça é preciso copiar e responder em seu caderno:

1. Por que os indígenas eram chamados "negros da terra"? 

2. Observe a figura acima e responda as questões. 

a) Que produto está sendo processado na moenda? 

b) Que tipo de mão de obra é utilizado nesse trabalho?

3) Pesquise e anote: O que são Bandeiras e Entradas?

4) Leia o texto abaixo e faça as atividades a seguir. 
A mãe de Iamê era uma índia guarani e havia sido apresada em uma das entradas de Dom Miguel pelo sertão. Era assim naquela época: os paulistas - que habitavam as colinas e os campos de São Paulo de Piratininga - passavam sua vida em viagens pelo sertão para procurar ouro, prata e aprisionar os índios. Iam a pé, em longas marchas pelas matas, desbravando a terra, descobrindo novos lugares, conquistando o país. Eram homens fortes, ambiciosos, acostumados a viver no desconforto das matas. 
Na maioria das vezes, não achavam nem ouro nem prata, mas encontravam muitos índios que, também na maioria das vezes, conseguiam aprisionar, porque tinham a grande vantagem de carregar as poderosas armas de fogo que os índios nem sabiam bem o que eram. (...) 
Os que não morriam eram feitos prisioneiros e levados para trabalhar nas roças, ou eram vendidos como escravos para outros paulistas. Quase todo colono paulista, mesmo pobre, tinha um nativo para trabalhar por ele: os indígenas que caçavam, pescavam, plantavam, cozinhavam, cuidavam das crianças e ainda serviam de guia pelas matas do sertão. 
SILVEIRA, Maria José. Iamê e Manuel Diogo nos campos de Piratininga na época dos bandeirantes. Belo horizonte: Formato, 2004. p. 13-14. (Coleção Meninos e Meninas do Brasil).

a) Associe cada uma das palavras a seguir a sua definição. 


Fonte: Livro Didático

b) Qual era a intenção de homens como Dom Miguel ao aprisionar os indígenas? 

c) Que tipo de trabalho era feito pelos indígenas capturados?

Lembre-se é preciso enviar as fotos das atividades pelo WhatsApp.
😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉

MATEMÁTICA

Situações de adição
Vamos iniciar a aula de matemática lendo algumas situações envolvendo adição.
Acompanhe as situações a seguir, em que ideias de adição são trabalhadas.

1ª situação: Este ano, uma escola fez uma campanha de arrecadação de materiais recicláveis em parceria com uma empresa de coleta seletiva. O dinheiro arrecadado com a venda desses materiais será usado para investir em ações sociais. 
Veja na tabela a quantidade de materiais recicláveis arrecadados.

Fonte: Livro Didático


PARTICIPANTES
QUANTIDADE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Funcionários da escola
1358
Comunidade
2039

Observe o que os professores dizem.

Em sua opinião, os professores fizeram adições corretas para saber a quantidade de material que foi arrecadado?

Agora, veja como podemos calcular a quantidade de material arrecadado usando o quadro de ordens.

Portanto, foram arrecadados 3397 materiais recicláveis nessa campanha.

2ª situação: Em uma fazenda, acabaram de ser plantadas 21.512 mudas de limoeiro e 10.345 mudas de mexeriqueira. Agora, estão sendo plantadas 11.295 mudas de laranjeira. Com quantas mudas ficará essa fazenda, depois que as mudas de laranjeira foram plantadas?

Observe duas maneiras de calcular adição 21.512 + 10.345 + 11.295 e resolver esse problema.


Note que as duas maneiras de resolver essa adição tem o mesmo resultado.

Resolva as questões abaixo, copie e resolva no caderno:
1. Em uma escola, estudam em três períodos 1256 meninas e 1593 meninos quantos alunos estudam nessa escola?
Nessa escola, estudam ____________ alunos.

2. Mariana trabalha em uma loja que imprime fotos. Certo dia, no período da manhã, ela imprimiu 2.351 fotos e, no período da tarde, imprimiu outras 1.367 fotos. Quantas fotos Mariana imprimiu nesse dia?
Mariana imprimiu_____________ fotos nesse dia.

3. Ao efetuar adição 1.275 + 3.806, Theo não encontrou como resultado um número A. Qual é o valor do número A?
O valor do número A é _____________.


4. Os alunos de um colégio responderam a uma pesquisa sobre qual disciplina preferem: Matemática ou Português. Cada estudante podia escolher uma única disciplina. Veja o resultado da pesquisa no gráfico abaixo.
Fonte: Dados fictícios.

Agora, faça os cálculos no espaço abaixo e complete as informações da pesquisa.

a. Dos alunos que votaram, ______________ cursam ou ensino fundamental e ________________cursam o ensino médio.

b. Dos alunos que votaram, _______________ preferem Matemática e ________________ preferem Português.

c. Qual foi o total de alunos que participaram dessa pesquisa?

___________________________________________________________________

d. A pesquisa mostrou que, entre Matemática e Português, os alunos desse colégio preferem____________________.

5. Marcos e Rogério São colecionadores de selos. Observe o quadro que mostra quantos selos eles têm em alguns temas.
a. Quantos selos Marcos tem desses três temas? E Rogério tem quantos selos?

b. É possível dizer que eles têm a mesma quantidade de selos desses temas?

c. Em uma feira de trocas, Marcos adquiriu 30 selos de esportes e Rogério também adquiriu 30 selos, mas foram de reproduções de obras de arte. Complete a sentença abaixo com a quantidade de selos adquiridos por cada um.
_________+ 358 + 1.320 + 1.125 = 1.410 + 628 + 765 +__________

Selos de Marcos Selos de Rogério

d. Eles continuam com a mesma quantidade de selos, considerando esses três temas?

6. Pedro e Amanda foram juntos a um bazar beneficente e gastaram a mesma quantia para comprar presentes. Pedro comprou um colar de r$ 15,00 e uma bolsa de r$ 95,00 e Amanda comprou uma sandália de r$ 38,00 e uma colcha que ela não se lembra de quanto custou. 

a) Quanto cada um deles gastou nesse bazar? 

b) Quanto custou a colcha que Amanda comprou? 

7. Leia o texto abaixo. 
Helena e Cristiane foram responsáveis por uma campanha de arrecadação de alimentos para doação. Elas conseguiram arrecadar a mesma quantidade de alimentos. Helena arrecadou 1369 quilogramas de alimento no total, sendo: 520 kg de arroz, 260 kg de feijão e 589 kg de diferentes tipos de farinha. Cristiane arrecadou 264 kg de macarrão, 234 kg de açúcar e o restante de diferentes tipos de farinha. 
Agora, elabore um problema para você resolver. Registre abaixo o problema e a resolução.


POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
Não esqueça de enviar todas as atividades 
pelo WhatsApp.
👍👍👍👍👋👋👋👋



Comentários