3º ANO/Turmas A e B - AULA 04

Semana de 06  a 10 de abril de 2020

Aula 04


VAMOS INICIAR NOSSA AULA DE HOJE!


NO DIA 08 DE ABRIL DE 2020, CUIABÁ COMPLETA 301 ANOS. 

CUIABÁ É UMA CIDADE DE MUITAS TRADIÇÕES, DE UMA BELEZA RARA E A 

CULTURA  CUIABANA É RIQUÍSSIMA.

E POR FALAR EM CULTURA!

VAMOS ASSISTIR O VÍDEO QUE NOS AJUDARÁ A ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.

Fonte: https://youtu.be/YHL5Fv_aNWY

MÚSICA : PIXÉ
                                                                     Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J--6jV1mugs

PIXÉ

(COMPOSITOR: MOISES MARTINS/PESCUMA)

MILHO TORRADINHO SOCADO
CANELA AÇUCARADA.....
A BRANCA PURA DAQUELA GURIZADA.....
DO TEMPO DO CAMPO D"OURIQUE...

QUANDO A PANDOGA,O FINCA-FINCA,
O BUSCAPÉ E O TRIQUE TRIQUE
PINTAVAM O CEU COM PINGOS DE LUZ.....

É TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS
SÓ NA LEMBRANÇA DE QUEM FOI MENINO
E HOJE É RAPAZ

MILHO TORRADO,BEM SOCADINHO....
AI QUE SAUDADE DOS MEUS TEMPOS DE MENINO
UM DIA AINDA VEREI ...EU TENHO FÉ....
MEU NETO....MEU NETO....COM A BOCA TODA SUJA DE PIXÉ!!!!!!!

AGORA É SUA VEZ! SOLTE A VOZ


O DESAFIO É:

1- CANTAR A MÚSICA
2- LER O TEXTO DA MÚSICA (NÃO VALE CANTAR, APENAS LER)
3- FORMAR UMA FRASE COM CADA UMA DAS PALAVRAS QUE ESTÃO EM DESTAQUE AMARELO NO TEXTO.

VAMOS MOSTRAR QUE VOCÊ PRESTOU ATENÇÃO NO VÍDEO E NA LETRA DA MÚSICA E CONTINUAR PRODUZINDO

A LETRA DA MÚSICA FALA COMO PREPARAR O PIXÉ.
ENTÃO VAMOS LÁ, COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO.

1. SEGUNDO A MÚSICA QUAIS OS INGREDIENTES QUE VÃO NO PREPARO?
R:

2. PANDOGA,  FINCA-FINCA,  BUSCAPÉ, SÃO TIPOS DE:
(   ) BRINCADEIRAS
(   ) ALIMENTOS
(   ) LUGARES CULTURAIS DA CIDADE DE CUIABÁ

3. NO TRECHO "SÓ NA LEMBRANÇA DE QUEM FOI MENINO E HOJE É RAPAZ" SIGNIFICA QUE:

(    ) SERIA BOM SER MENINO PARA SEMPRE 

(  ) QUE O RAPAZ VIVEU TUDO AQUILO  QUANDO MENINO E TEM BOAS LEMBRANÇAS DAQUELE TEMPO E HOJE JÁ RAPAZ NÃO VIVENCIA AQUELAS COISAS

(    ) QUE SER MENINO É BOM PORQUE VIVE DE LEMBRANÇAS

VOCÊ SABIA?                   

ESSA MÚSICA PIXÉ É DO GÊNERO MUSICAL RASQUEADO, TÍPICA DA CULTURA CUIABANA, E O QUE É RASQUEADO?

RASQUEADO
O Rasqueado é uma dança e um ritmo que  tem origem no SIRIRI e na POLCA PARAGUAIA, outros ritmos musicais.
O nome do ritmo faz referência ao rasqueado por conta do barulho que as unhas do tocador  fazem  no instrumento de corda.
Na sua essência utiliza os mesmos instrumentos que o siriri: viola de cocho, mocho, adufe e ganzá.  Com o tempo outros instrumentos foram usados como violões, percussão, sanfona e rabeca.

HORA DA BRINCADEIRA
 FINCA- FINCA

JEITO DE BRINCAR


Para a brincadeira, é preciso:
1. Uma finca (espécie de ferro com ponta fina, tipo chave de fenda) como é perigoso vamos adaptar e trocar a finca de ponta por uma varinha de pau?

COMO JOGAR?
Os participantes desenham dois triângulos no chão (de preferência no quintal onde tem terra). É bom que o lugar esteja molhado para facilitar a finca enterrar ao chão.

Depois, cada jogador escolhe uma ponta do seu triângulo para ser seu ponto de partida. Os jogadores  têm que tentar fincar na direção de fechar o adversário de forma que ele não possa sair do círculo.
Cada jogador na sua jogada liga os pontos em que conseguiram acertar a finca, formando uma linha circular tentando fechar o triângulo adversário. Se a finca não ficar em pé, fincada no chão não vale ligar a linha.

Quando não houver como o adversário sair do círculo o jogador que conseguiu fechar o círculo  é o vencedor.


  Fonte: Imagem do Google
Brinque com a vistoria de um adulto!

Receita de Pixé

Ingredientes:
½ kg de milho

3 xícaras de chá de açúcar

1 colher de café de sal

Canela a gosto

Modo de Preparo:
Torrar o milho, depois socar no pilão até virar farinha, coar em peneira fina, acrescentar o açúcar, o sal e a canela. Misturar bem.

ESTUDANDO O GÊNERO RECEITA

O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER É UMA RECEITA CULINÁRIA.

O GÊNERO TEXTUAL RECEITA APRESENTA ESTRUTURA BEM DEFINIDA EM DUAS PARTES:

1. INGREDIENTES: ONDE APARECE OS INGREDIENTES PARA O PREPARO DA RECEITA, ONDE TAMBÉM TRAZ AS MEDIDAS DESSES INGREDIENTES QUE SERÃO USADOS.

2. MODO DE PREPARO: INDICA COMO TEMOS QUE DESENVOLVER A RECEITA.
NO GÊNERO TEXTUAL RECEITA PODE APARECER OUTRAS INFORMAÇÕES: 

TEMPO MÉDIO DE PREPARO;

RENDIMENTO;

CALORIAS;

UTENSÍLIOS;

OUTRAS VARIAÇÕES.

NESSE TIPO DE GÊNERO TEXTUAL NORMALMENTE APRESENTA-SE COM UMA LINGUAGEM DIRETA E A LINGUAGEM VERBAL EXPRESSA ORDEM, ESQUEMA, REGRA. 

A FINALIDADE DO TEXTO É ENSINAR UM PROCEDIMENTO PARA UMA PESSOA E QUE ESSA PESSOA CONSIGA REALIZÁ-LO COM ÊXITO.


LEIA O TEXTO INFORMATIVO



PILÃO DE MADEIRA


O pilão é um utensílio culinário essencial na cozinha africana. Fabricado inicialmente de madeira; muito utilizado à época do Brasil Colônia para moagem de vários grãos, tais como: arroz, milho, amendoim, rapadura e café. É normalmente feito de um tronco escavado, geralmente de uma madeira macia. O ato de pilar recebe o nome, em crioulo, de cotchi. O pilão é acompanhado pela mão de pilão. Esse utensílio é utilizado em diversas receitas, faz parte da tradição cuiabana onde se prepara os pratos deliciosos da paçoca de pilão e o pixé.

Você já viu um pilão?


MÃOS A OBRA!

DESENHE UM PILÃO                 


Você sabe porque esse texto "Pilão de Madeira" é diferente do gênero receita?

Bem, porque sua organização e seu objetivo são diferentes. O texto informativo tem por objetivo informar sobre o tema ou fatos sem  rodeios, numa linguagem direta. A intenção é esclarecer o leitor sobre o tema  abordado.





UM POUCO DE MAIS DE CUIABANIDADE

A culinária cuiabana tem suas raízes nas cozinhas indígena, portuguesa, espanhola e africana. Maria isabel e a original farofa de banana da terra, prato exclusivo da culinária local. A paçoca de pilão feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada. O furrundu, doce preparado com mamão verde, rapadura e canela. O pixé, elaborado com milho torrado e socado com canela e açúcar. O bolo de arroz cuiabano. O francisquito. Os doces de caju e manga. O inigualável licor de pequi e o afrodisíaco guaraná de ralar que substitui, nas famílias mais tradicionais cuiabana, o cafezinho brasileiro,  fazem parte do cotidiano cuiabano.

PROCURE SABER COM SUA FAMÍLIA QUAL  DESSAS RECEITAS ELA CONHECE  E ESCREVA-A EM SEU CADERNO

CALCULANDO

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Fonte: Imagem do Google

Vídeo - Sistema de Numeração Decimal

Agora que você assistiu o vídeo sobre Unidades e Dezenas, resolva no seu caderno os desafios abaixo:

a) No quintal de Dona Tetê, vizinha de Dona Eulália (aquela famosa senhora cuiabana conhecida pelos seus deliciosos bolos de arroz), tem um pé de mangueira de dar inveja, depois da chuva de início do outono, caíram 3 dezenas e meia de mangas (as mais frondosas). Dona Tetê separou  e deu 1 dezena para a comadre Detinha e 4 unidades para Dona Eulália. Quantas mangas sobraram para dona Tetê?

b)Seu Zé trouxe do sítio 2 caixas de pequi, cada caixa continha 3 dezenas de pequis. Quantos pequis ficarão se o seu Zé juntar todos numa única caixa?

ASSISTA O VÍDEO E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO.

Fonte: https://youtu.be/qCdcpEk2_bA

MÃOS A OBRA


Mamãe mandou Luizinho corrê duro na vendinha do seu Quinco, buscar um coentro pra terminar o peixe ensopado do almoço, mas como Luizinho não tá nem aí pá paçoca, foi ajudar seu Quinco a fazer essas contas:

1. O tema do aniversário de Juquinha foi Coisas de Cuiabá, Juquinha é cuiabano de tchapa e cruz, a decoração estava podre de chique, Juquinha chamou: 18 primos, 25 colegas, 16 parentes para refestelá com ele, e ainda convidou todos pro quebra-torto. Ninguém recusou. Quantos foram na festa de Juquinha?
R: 


2. Juntou um coloio de gente e foi no shopping Pantanal (mês passado, agora não pode sair de casa, por causa do corona vírus, vôte), e foi aquela moage. Cada um querendo aparecer falando quantos filmes tinha assistido, espia o gráfico e ajuda Luizinho e seu Quinco a responder corretamente a questão a seguir:


a) Quem assistiu mais filmes foi? ______________

b) Quem assistiu menos filme foi ?_____________

c) Débora assistiu quantos filmes ?_____________

e) Quantos filmes todos assistiram?____________

ASSISTA O VÍDEO E REFORCE O QUE JÁ SABE SOBRE CÁLCULOS. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO PORQUE MATHEUS E FÁBIA VÃO ENSINAR MUITAS MANEIRAS DIFERENTES DE CALCULAR.  E SABE O QUE É MAIS LEGAL? TODAS DÃO CERTO.



3. No tabuleiro de Dito, tinha 75 cones de pixé, em menos de cinco minutos, Dito vendeu 47 cones de pixés (por essa luz que me alumia que falo a verdade, ô dgente que gosta de pixé). Mas, enfim sobraram quantos pixés no tabuleiro de Dito?




Fonte: Imagem do Google

MAIS UM POUCO DE BRINCADEIRAS

Vamos conhecer o pintor autodidata Ricardo Ferrari. Ele nasceu em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais,  pintou seu primeiro quadro aos nove anos de idade. Seus quadros retratam geralmente a infância simples. Como esse quadro  "Os jogadores de finca".

                                                              Os jogadores de finca
Fonte: Imagem do Google. Obra de Ricardo Ferrari.

RELEITURA DA OBRA

A proposta é que o aluno fale sobre o que está vendo no quadro. A que situação retrata. Depois desenhe e pinte a gravura. Também tente tirar uma foto semelhante a obra do autor, escolha uma das crianças do quadro, faça a pose igual e tire uma foto.

APROVEITANDO NOSSA AULA, FALAMOS MUITO DA CULTURA CUIABANA, LEMBRANDO QUE EM CUIABÁ A MUSICALIDADE FAZ PARTE DA CULTURA, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE MÚSICA.

                                                                      Fonte: imagem do google

O SOM

As características principais do som são:
1- Altura – capacidade de um som ser mais grave ou mais agudo. Determinada pela frequência das vibrações, isto é, da sua velocidade. Quanto maior for a velocidade da vibração, mais agudo será o som.
2- Duração – é o tempo de produção do som. É a extensão de um som; é determinada pelo tempo de emissão das vibrações.
3- Intensidade – é o que determina se um som é mais forte ou mais suave. É determinada pela força ou pelo volume do agente que as produz. É o grau de volume sonoro.
4- Timbre – é a “impressão digital” de um som, depende da sua fonte sonora, ou seja, do instrumento. Alguns autores descrevem o timbre como a “cor” do som de cada instrumento ou voz. (Fonte: https://pramusic.wordpress.com/a-musica/parametros-da-musica-e-do-som/)

VAMOS VIVENCIAR?

No vídeo abaixo vamos ouvir uma música para aprendermos mais sobre o som. Logo no início da música, temos um trecho musical que aparece repetido: inicialmente mais agudo e, a seguir, mais grave.


Bach, Toccata and Fugue in D minor, organ

VAMOS LÁÁÁÁÁÁ!  VOCÊ CONSEGUE DEFINIR OS SONS?

Assista o vídeo para vivenciar!!!
       Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QvVUb5R-lUk
QUE LEGAL! ASSISTA O VÍDEO E DESCUBRA CADA SOM DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS
                                        Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=fwHqfe2i4Eo
CUIABÁ É TRADICIONALMENTE CONHECIDA COMO CIDADE VERDE. 
VOCÊ SABIA QUE CUIABÁ É TAMBÉM DENOMINADA CIDADE HOSPITALEIRA?
SIM PORQUE O POVO CUIABANO RECEBE TODOS EM SUA CASA DE MANEIRA CARINHOSA E ESPECIAL.
VIVA CUIABÁ!

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS DE INGLÊS LEMBRANDO DAS CARACTERÍSTICAS CUIABANAS.



ASSISTA O VÍDEO 
                                      Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QmExvWL7c_k

Agora que assistiu o vídeo, é a sua vez! Qual é o cômodo da sua casa que você mais gosta? Responda em inglês.
                                            Fonte:imagem do google


                                             Fonte: Imagem do Google

Em seu caderno você pode fazer os desenhos e nomear cada cômodo da casa.

    Grave um áudio do (a) aluno (a) pronunciando  os cômodos de uma casa aprendidas nesta lição, em inglês e português, enviando-nos no whatsapp da turma.


UM POUCO MAIS DE INGLÊS PARA SE DIVERTIR
                                                                       Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ylaTjvtFOaM


ÓTIMA AULA PARA VOCÊS!!!

AGUARDAMOS VOCÊS NAS PRÓXIMAS AULAS!

Comentários