6º ANO/Turmas A e B - AULA 07
Semana de 13 a 17 de Abril de 2020
ARTE
Olá caros estudantes! Na aula de hoje vamos aprender o que é pulsação e andamento!
Fonte: https://i1.wp.com/souzalima.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/03/andamento.png?fit=559%2C397&ssl=1
LEITURA DO TEXTO
Pulsação (pulso musical) e Andamento
Pulsação:
Muitas músicas baseiam-se num batimento regular, que chamamos de pulso. Derivado dos ritmos naturais do movimento corporal, que serviram como padrão à dança, o pulso é um ritmo elementar, de tempos iguais, que se caracteriza pela constância e repetição.
Na canção “Parabéns prá você”, por exemplo, a pulsação (ou o pulso) é marcada pelas palmas. Muitas vezes, contudo, a pulsação não é tocada nem cantada, mas apenas sentida corporalmente pelos intérpretes e o público. Graficamente, a pulsação pode ser representada conforme o esquema abaixo:
I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I
Andamento:
Agora, o andamento da música pode ser rápido ou lento. Imagine que uma música esteja pulsando na velocidade do relógio. Ela está pulsando, portanto, a sessenta segundos por minuto, ou seja, se você estiver acompanhando a pulsação batendo palmas, serão 60 batidas de palmas por minuto.
Em seguida, tente encaixar uma batida a mais, entre cada uma das que já estão sendo dadas pelo relógio. Nessa hora, portanto, você estará pulsando a 120 batidas por minuto, ou seja, você estará pulsando no dobro da velocidade do relógio.
Assim, uma música, pode estar a 200 batidas por segundo (música rápida) bem como pode estar a 40 batidas por segundo (música lenta), dependendo do andamento que se queira dar. Quanto mais lento for o andamento, as batidas de pulso ficam mais distantes uma das outras e mais rápido, elas ficam mais próximas. Podemos observar nos esquemas abaixo:
Andamento Lento:
I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I
Andamento Rápido:
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Para ilustrar melhor a compreensão desta aula, assista ao vídeo abaixo:
Vídeo 01 - Pulsação
Atividade
Agora é com vocês!
Após ler o texto e assistir o vídeo, ouça a música regional “A LUA” e escolha mais 3 músicas que você conhece e tente identificar a pulsação e o andamento de cada uma, utilizando palmas ou batendo os pés no chão.
Depois, escreva em seu caderno o nome de cada música e o tipo de andamento (lento ou rápido) e, em seguida, desenhe a pulsação (conforme o desenho mostrado no texto).
Exemplo: O Sol = Rápido = I I I I I I I I I I I I I I
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
DIAS, José Augusto. Pulsação (pulso musical) e andamento. Disponível em: <http://espalhandomusica.blogspot.com/2011/10/pulsacao-pulso-musical-e-andamento.html> Acesso em: 06.abr.2020.
🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶
LÍNGUA PORTUGUESA
Nesta aula vamos aprender sobre o gênero textual propaganda/publicidade.
O QUE É PROPAGANDA/PUBLICIDADE?
A propaganda é um meio de comunicação comercial muito utilizado para vender um produto.
Toda propaganda tem um objetivo principal: CONVENCER o consumidor.
É necessária muita criatividade e imaginação para elaborar uma propaganda. Ela é composta de palavras e imagens (linguagem verbal e não verbal). Veja:
Agora copie as questões em seu caderno e as responda:
1- O QUE ESTÁ SENDO ANUNCIADO NO TEXTO ACIMA? QUEM É O ANUNCIANTE?
2- QUAIS OS ARGUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS NO TEXTO?
3- QUAL É A FINALIDADE DE UMA PROPAGANDA?
4- VOCÊ ACHA QUE A PROPAGANDA ANALISADA ALCANÇOU SEU OBJETIVO? ELA FOI BEM BOLADA?
5- CRIE UMA FALA PARA O LEÃO, EM QUE ELE COMENTARÁ SOBRE O SEU ANTES E O DEPOIS.
PROPAGANDA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR:
IMAGEM: foto, desenho ou gravura referente ao produto (símbolo).
SLOGAN: frase curta que explica algo sobre o produto e sua utilidade.
LOGOTIPO: forma gráfica específica para uma palavra dando personalidade própria a um produto ou empresa.
LOGOMARCA: conjunto que identifica um produto, formado pelo logotipo, pela marca (nome do produto) e pelo símbolo.
TEXTO: pequeno texto que identifica as características e as qualidades do produto.
Agora vamos analisar alguns destes elementos na propaganda a seguir:
Assista à aula sobre o gênero textual Propaganda/publicidade para compreender um pouco melhor:
CRIANDO PROPAGANDA. AGORA É A SUA VEZ!!!
Observe as imagens abaixo. Escolha uma delas, crie uma propaganda com o objetivo de vender um dos produtos (faça no seu caderno).
Fonte: Google Imagens
· Desenhe o produto que você está anunciando;
· Crie a logomarca da sua “empresa”;
· Pense em um texto curto, mas criativo, que chame a atenção para vender o seu produto;
· Pinte com cores chamativas, para atrair a atenção dos compradores.
Quando estiver pronto, envie um vídeo para o grupo de WhatsApp, dizendo seu nome, turma e faça um comercial do seu produto.
📷📹📺📻📼📷📹📺📻📼
HISTÓRIA
Agora é a hora de darmos continuidade em nossos estudos da disciplina de história. Já estudamos em sala de aula a importância de se estudar história, seguindo nessa linha, hoje aprenderemos como um historiador faz o seu trabalho, e de quais artefatos ele precisa para realizá-lo! Para iniciarmos, leia atentamente o texto abaixo.
As fontes do historiador!
Como já vimos, o historiador estuda os acontecimentos ocorridos e de que modo se vivia em determinadas épocas (tempo) e lugares (espaço). Mas como ele faz esse trabalho? Como encontrar informações a respeito do que, muitas vezes, aconteceu vários séculos atrás?
Esse trabalho de análise do passado é feito com base em fontes, vestígios, indícios ou evidências históricas, que são marcas da experiência dos seres humanos ao longo dos tempos. Elas podem ser materiais ou imateriais.
Como exemplo de evidências materiais, temos documentos escritos (cartas, manuscritos, artigos de jornal e certidões de nascimento), visuais (fotografias, pinturas e gravuras), mobiliários (móveis) e vestuários (roupas), além de uma série de outros objetos, como moedas, ferramentas etc. E hoje, graças ás novas tecnologias, o historiador também pode utilizar depoimentos orais gravados, filmes, exames da área médica e muito mais. Já as evidências imateriais são o modo de fazer um determinado bordado ou alimento, o jeito específico de contar uma história, de produzir um objeto, entre outros.
Como os historiadores fazem então para estudar a vida das mulheres trabalhadoras nas plantações de cana-de-açúcar da Paraíba em determinada época? Que fontes eles podem utilizar? Para pesquisar o assunto, o historiador pode: consultar as leis relativas a essa questão; analisar relatórios médicos com informações sobre as doenças provocadas por esse tipo de trabalho; ler romance da época que relatem a vida dessas trabalhadoras; reunir reportagens e fotografias sobre o trabalho dessas mulheres nos canaviais; entrevistar algumas dessas trabalhadoras ou pessoas próximas a elas, entre outras fontes. A análise dessas fontes ajudará o historiador em sua tarefa de interpretar o período estudado.
Videoaulas
Veja os vídeos abaixo e complemente seu entendimento sobre fontes históricas;
Vídeo 01: Fontes históricas materiais
Vídeo 02: Fontes históricas imateriais
Sabia que a capoeira é um patrimônio cultural brasileiro? E é uma fonte histórica imaterial, os bens culturais produzidos por uma determinada sociedade são fontes de informação para o historiador.
Disponível em: https://www.pinterest.de/pin/268316090278035218/
ATIVIDADES: COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO EM SEU CADERNO
1) O que um historiador estuda?
2) Em que se baseia o trabalho do historiador?
3) Procure no dicionário ou no Google o significado das palavras: material e imaterial.
4) Explique qual a diferença entre fontes históricas materiais e imateriais;
5) De acordo com o vídeo que assistimos no Youtube sobre fontes históricas e o que lemos no texto, cite 05 exemplos de fontes históricas materiais e 05 de fontes históricas imateriais.
6) Agora é a sua vez de realizar uma pesquisa com base em fontes históricas. Seu objetivo será saber como era a época em que as pessoas que cuidam de você hoje, tinham a sua idade. Vamos lá, aqui embaixo elenquei o passo-a-passo dessa atividade.
Quem é o responsável por você hoje? Com que você vai desenvolver essa atividade? Pode ser seu pai, mãe, avô, avó, a pessoa que é responsável por você hoje.
Para coletar dados e saber como era a época em que o seu responsável tinha a sua idade, você realizará uma entrevista com essa pessoa, poderá perguntar:
Como era a vida na época, quando você tinha a minha idade? Em que ano foi?
- A cidade era diferente do que é hoje? A cidade mudou muito? Aumentou ou diminuiu? Havia essa quantidade de carros nas ruas?
- Como a sua família se mantinha financeiramente naquela época, todos da casa trabalhavam? você trabalhou? Se sim, então qual era sua profissão?
- O tipo e os modelos de roupa, eram iguais aos de hoje?Como era a sua família?
- Além dessas perguntas acima, use sua imaginação e criatividade e elabore outras perguntas para compor a sua entrevista, é muito importante ter bastante detalhes.
- Momento de colher fontes históricas materiais, há fotos da época, ou um outro objeto? É importante que você descreva, analise bem a foto ou o objeto daquela época, se pergunte: o que há de diferente dos dias de hoje? Quais são as características da foto ou do objeto analisado?
Depois de recolher todos esses dados, você deverá elaborar um texto de no mínimo 7 linhas, explicando o passo-a-passo da sua pesquisa, com todas as informações que você colheu. Seu texto deverá conter, o nome da pessoa entrevistada. Depois que elaborar, tire uma foto de suas atividades e envie por WhatsApp.
Vamos lá, mãos à obra!!!
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
Comentários
Postar um comentário