6º ANO/Turmas A e B - AULA 09


Semana de 20 a 24 de Abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

Com a professora Flávia
OLÁ MEUS QUERIDOS/AS ESTUDANTES, 


Como percebi que muitos gostam de desafios, trouxe outro para fazermos juntos, não quero ninguém com preguiça e nem charme. Não esqueçam treinem bastante, porque voltando tudo ao normal, teremos nossas olimpíadas e não vou deixar passar esses desafios. Hoje nossa atividade é:

Desafio das Almofadas




Primeiro vamos preparar o local para realizar a atividade.

Você vai precisar de:
  • Almofadas (se caso não tiver pode ser bicho de pelúcia ou outros objetos macios);
  • Uma bacia grande ou um balde.
Coloque as almofadas de um lado e a bacia ou balde do outro, deite de costas no chão entre as almofadas e a bacia, conforme a imagem acima.
Com os pés pegue a almofada e arremesse jogando para tentar acertar dentro da bacia.

Quero ver quem consegue acertar o máximo de vezes e, lógico, quem puder filmar e mandar no grupo do WhatsApp vou ficar grata. Então fico no aguardo. Abraços da Professora Flávia!
💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪

ARTE


Com o professor Ricardo Kalan

Olá caros estudantes! Na aula de hoje vamos aprender sobre a classificação dos instrumentos musicais!

PRIMEIRO VAMOS LER O TEXTO
Quem gosta de uma boa música para balançar o corpo?
Devemos agradecer aos instrumentos musicais, responsáveis por produzir diversos tipos de sons que combinados de forma harmônica, formam uma deliciosa música.
Vamos aprender aqui, um pouco mais sobre a classificação dos instrumentos musicais.

Classificação dos instrumentos
Existem várias formas de classificar os instrumentos, uma delas considera os materiais utilizados na construção: madeira, barro, couro e assim sucessivamente. É dessa forma que se classificam as orquestras ocidentais, com as famílias de sopro divididas em madeiras e metais. Muitas especialistas consideram que esta forma de classificação é falha, pois classifica como madeiras as flautas e saxofones metálicos e nestes instrumentos a origem do som é bem semelhante.
Por isso, em 1914, surgiu um sistema completo, embora complicado, conhecido como sistema Hornbostel-Sachs. Este sistema classifica as famílias de instrumentos segundo o elemento que vibra e produz o som. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre alguns grupos:
CORDAS
Você gosta de instrumentos de cordas? Que tal uma guitarra ou um violão? Todos os instrumentos desta família possuem cordas. As cordas produzem som das seguintes maneiras:
Quando friccionadas por um arco como é o caso do violino e violoncelo.
Quando pinçadas com os dedos ou uma palheta. É assim que tocamos guitarra e violão!
Instrumentos: Guitarra, baixo, violão, violino, violoncelo, harpa, banjo, berimbau
SOPRO
Aqui é a movimentação do ar que faz com que o som seja produzido. É preciso muito fôlego e muita bochecha para fazer bonito! Os instrumentos de sopro podem ser subdividos em dois grupos metais e madeiras.
Madeiras
Você já ouviu passarinhos cantando? Os instrumentos do grupo madeiras produzem sons suaves que parecem até passarinhos cantando. Para tocar os instrumentos, basta soprar no bocal da mesma forma que os instrumentos da família dos metais.
Instrumentos: Flauta doce, clarineta, oboé, fagote
Metais
Os instrumentos deste grupo são feitos de metal. Antigamente eram feitos de cobre, hoje são feitos de latão (uma liga de cobre e zinco) podendo ser prateados ou dourados.
Quem já viu uma banda passar conhece bem os sons destes instrumentos. Emitem sons alegres e vibrantes e por isso são indispensáveis em bandas de carnaval!
Para tocar um instrumento de metal basta soprar no bocal. Parece fácil não é? Mas para tocar estes instrumentos é preciso muito treino e disciplina.
Instrumentos: Trompete, trombone, tuba, corneta.
PERCUSSÃO
Família da percussão
Os instrumentos de percussão são fáceis e divertidos de tocar, basta balançar ou bater com as mãos ou baquetas. Você se lembra de algum instrumento desta família? Pensou em tambor, triângulos ou chocalho? Acertou! O prato também faz parte desta família, basta bater um contra o outro para fazer um barulho e tanto.
Estes instrumentos são muito antigos. Eram utilizados em rituais religiosos, festividades, como meios de comunicação, para estimular os trabalhos nos campos e outras atividades. A música e a dança são as manifestações artísticas mais antigas da humanidade, afinal de contas quem não gosta de cantar e dançar uma boa música?
Instrumentos: Pandeiro, tambor, xilofone, triângulo, bateria, pratos, chocalho, tímpano.
TECLAS
Os instrumentos de teclas podem classificados como pertencendo a qualquer uma das categorias anteriores, pelo modo como o som é produzido. Mas, pelo modo de tocar, podem ser considerados instrumentos de uma categoria diferente.
O piano, por exemplo, tem 88 teclas. Quando uma tecla é pressionada, um pequeno martelo bate na corda emitindo o som.
Instrumentos: Piano, Teclado, Órgão, Acordeon.

AGORA VAMOS ASSISTIR O VÍDEO PARA ILUSTRAR O TEXTO
Vídeo 01 - As famílias dos instrumentos musicais

ENFIM, VAMOS ÀS ATIVIDADES!

1ª ATIVIDADE
Responda as seguintes questões abaixo em seu caderno:
1) Quais são as famílias em que se dividem os instrumentos musicais 

2) Cite três instrumentos musicais pertencentes a cada tipo de família. 

3) Como é produzido o som dos instrumentos de corda, sopro e percussão? 

2ª ATIVIDADE
Assista e tente adivinhar quais instrumentos são tocados no vídeo abaixo:
Vídeo 02 - O som dos instrumentos musicais - Como é o som?

Bom trabalho e divirtam-se bastante!!!

BIBLIOGRAFIA
Instrumentos Musicais. Disponível em: <https://www.smartkids.com.br/trabalho/instrumentos-musicais>. 
Acesso em: 13, Abr. 2020.
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LÍNGUA PORTUGUESA


Com a professora Luciany Barros



Nesta aula vamos aprender sobre os gêneros textuais POEMA e POESIA.

Qual a diferença entre poema e poesia? O que é o verso? E estrofe?


Fonte: https://i.ytimg.com/vi/6XG4QgDdNS4/maxresdefault.jpg

Poema – obra (texto) em verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo, independente de quem o lê.

Poesia – qualidade poética de um texto ou obra de arte ou situação. Pode haver poesia num por de sol, por exemplo. A poesia está em quem a sente. Filosoficamente, não existe independentemente de alguém que a sinta.

Verso – cada linha de um poema.
Estrofe - cada uma das seções que constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma linha em branco.

Assista ao vídeo para compreender melhor qual a diferença entre poema e poesia
Fonte: https://youtu.be/BH3shkDJZTs

Para clarificar melhor os conceitos, vamos ler o poema de José Paulo Paes, "Convite", no qual o autor explica o que é poesia. 

Agora pegue seu caderno e vamos ao trabalho. Não esqueça de enviar fotos pelo grupo de WhatsApp da turma.
1)Quantos versos há nesta poesia?

2) E quantas estrofes?

3) Na primeira estrofe diz que poesia é como “brincar com bola, papagaio, pião.”; explique esta afirmação.

4) Por que o título da poesia é “Convite”?

5) Você já brincou de poesia? Já usou as palavras para fazer poesia?

Nem toda poesia é composta com rimas, existem ainda os versos livres, também chamados de versos irregulares ou brancos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
Importante destacar que os textos poéticos que apresentam os versos livres, não deixam de reunir a principal característica das poesias: a musicalidade.
COM RIMAS 

A PORTA
(Vinicius de Moraes)

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo neste mundo
Só vivo aberta no céu. 

EM VERSOS LIVRES OU BRANCOS

Tereza
(Rosilda da Silva)

Rainha e guerreira és,
no mundo impetrando sua marca,
e mulher sábia e fecunda.
Reza escondido quando não pode
e até quando não quer.
Esmaga com o olhar as imprevidências
noite adentro se preciso for
e só então balbucia,
já cansada,
com seu toque galhofeiro
de mãe, mulher amada
que a vida necessita de ajustes,
talvez até uma gambiarra,
pois a noite chegou envelhecendo o dia
e escurecendo o brilho de sua casa asseada.

Existe ainda o POEMA CINÉTICO, que consiste em poemas que buscam trazer velocidade para que as palavras representem uma ideia mais concreta.
A seguir vamos observar alguns exemplos de poemas cinéticos e comentar um pouco sobre a sua estrutura diferenciada. 



Xícara - Fábio Seagi

ATIVIDADES 
(Faça no caderno e nos envie uma foto pelo grupo do WhatsApp) 

1- Escolha um poema do qual tenha gostado e copiar em seu caderno. Não se esqueça de copiar também o título do poema e o nome do poeta.

2- Inspirado(a) pelos poemas cinéticos, planeje e faça um poema neste estilo bem criativo! 

3- Leia pausadamente e com atenção o texto a seguir.


4- Pesquise e anote em seu caderno o que é um “Soneto”. 

📖📕📔📓📑📚📙📘📗

HISTÓRIA


Leia a biografia abaixo:

O nascimento de Tiradentes se deu na Fazenda do Pombal, que ficava na Vila de São José, atual cidade de Tiradentes, e a cidade de São João del Rei em Minas Gerais. Tiradentes era filho do português Domingos da Silva Santos, um pequeno fazendeiro, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. Sua mãe morreu quando tinha nove anos e dois anos depois morreu o seu pai. Falidos e com dívidas a pagar, a família perde a propriedade e Tiradentes é obrigado a ficar sobre a tutela de seu padrinho, que um cirurgião que vivia na cidade de Vila Rica, que hoje em dia é Ouro Preto.
Tiradentes é o apelido que foi dado a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o único participante da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte. Ele foi acusado de conspiração pelas autoridades da Coroa Portuguesa e foi morto no dia 21 de abril de 1792.
Além do interesse pela atividade política, Joaquim José da Silva Xavier exerceu diversas atividades profissionais, dentre as quais a de dentista amador, que acabou lhe rendendo o apelido de Tiradentes.
Tiradentes detinha o posto de militar na cavalaria dos Dragões, cargo que lhe garantia algum dinheiro e lhe dava alguma influência social. Foi por meio das relações que tinha com intelectuais, mineradores, clérigos e outras pessoas de destaque em Vila Rica (atual Ouro Preto), também interessados em uma rebelião contra o governo local da Capitania de Minas Gerais, à época representado pelo Visconde de Barbacena, que Tiradentes decidiu integrar a conspiração.
Sabe-se que as ideias dos inconfidentes, incluindo as de Tiradentes, tinha influência, em grande parte, do Iluminismo francês, mas também havia um pouco dos “libertadores da América”, isto é, dos homens que fizeram a Independência dos Estados Unidos. A gana de Tiradentes pela independência das Minas Gerais surgiu por causa dessas ideias.

Tiradentes e a Inconfidência Mineira
Entretanto, o projeto da conspiração sequer chegou a sair do plano das ideias. Um dos conspiradores, chamado Silvério dos Reis, denunciou o plano ao governador Visconde do Ouro Preto, julgando que, com tal gesto, conseguiria abonar as dívidas que tinha com a Coroa. Sendo assim, os principais líderes da Inconfidência foram capturados, julgados e punidos. Alguns receberam a pena do degredo (exílio forçado) para o continente africano. Tiradentes foi o único apanhado fora de Minas Gerais. Ele foi preso no Rio de Janeiro, lugar onde também foi condenado e morto, na forca, em 21 de abril de 1792. Além disso, o corpo de Tiradentes foi alvo de um procedimento considerado “exemplar” pelas autoridades portuguesas. 

Tiradentes como símbolo de heroísmo nacional
Com a Independência do Brasil, em 1822, deu-se início a um processo de construção da ideia de “nação” e de “povo brasileiro”. Esse processo teve seu pontapé inicial no campo das artes (principalmente a literatura do Romantismo) e no campo da investigação científica (botânica, geografia, história etc.). Com o advento da República, em 1889, esse processo ganhou uma nova face. Era a vez de se elencar os símbolos e os heróis da nação. Tiradentes, que foi considerado traidor pela Coroa portuguesa, foi retomado como símbolo de resistência e de liberdade. 

Muitos quadros foram pintados no início do período republicano brasileiro para retratar Tiradentes como mártir. Mas só foi em 1965, quando o marechal Castelo Branco, então presidente da República, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e Tiradentes tornou-se, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira. 

Assista à videoaula para o reforço da leitura:
Fonte: https://youtu.be/X26I2lYkuuI
Atividades
1) Quem foi Tiradentes segundo o texto?

2) Onde e quando nasceu Tiradentes? Relate o que aconteceu com os pais dele?

3) Quais eram as atividades que ele exercia?

4) Quais foram as ideias que surgiram a gana de Tiradentes pela independência das Minas Gerais?

5) Quem denunciou o plano ao governador Visconde do Ouro Preto e por quê?

6) Joaquim José da Silva Xavier lutava pela __________________

Agora falaremos sobre o Descobrimento do Brasil
O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “dia do descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral. Essa expedição tinha uma missão dupla: a investigação das possibilidades de Portugal na América e a compra de especiarias na Índia.

A chegada dos portugueses ao nosso território deu início à colonização brasileira, apesar de que, nas primeiras décadas, a presença deles foi muito tímida. Por muito tempo, acreditou-se que essa chegada tinha acontecido no dia 3 de maio, mas a descoberta da carta de Pero Vaz de Caminha confirmou a real data.

Assista à videoaula

Atividades
1) Descreva em seu caderno sobre qual assunto trata a videoaula.

O descobrimento do Brasil
Senhor;
[…] E assim seguimos o nosso caminho por este mar; até na terça-feira da semana de Páscoa – era dia 21 de abril – encontramos alguns sinais de terra: uma grande quantidade de ervas compridas chamadas botelhos, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. No dia seguinte – quarta-feira pela manhã – topamos aves a que chamam de fura-buchos. Neste mesmo dia, ao final da tarde, avistamos terra! Primeiramente um grande morro, muito alto e redondo; depois, outras serras mais baixas ao sul do monte e mais terra com grandes arvoredos. Ao monte alto, o Capitão deu o nome de Pascoal, e à terra, Terra de Vera Cruz.
Em seguida, […] lançamos âncoras. Ali permanecemos por toda aquela noite. No dia seguinte, quinta-feira pela manhã, fizemos vela e seguimos direto à terra, onde lançamos âncoras defronte à boca de um rio. A ancoragem se completou mais ou menos às dez horas. Dalí avistamos homens que andavam pela praia […]. 
O capitão-mor mandou que Nicolau Coelho desembarcasse em terra com um batel e fosse inspecionar aquele rio. E quando ele começou a dirigir-se para lá, apareceram pela praia homens em grupos de dois, três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já estavam ali dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus […] traziam nas mãos arcos e setas. Vinham todos rapidamente em direção ao batel. Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles assim fizeram […]
Pero Vaz de Caminha. Carta do achamento do Brasil. (Texto adaptado)

1) Qual foi o motivo que levou Pero Vaz de Caminha a escrever uma carta ao rei? R:

2) Quem era o Capitão-mor descrito na carta de Pero Vaz de Caminha? R:

3) O primeiro contato entre os europeus e os índios foi pacífico ou violento? R:

4) De acordo com a carta, como Caminha descreve os nativos destas terras?R:

Não esqueça de enviar  a foto pelo grupo do WhatsApp das atividades realizadas.

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GEOGRAFIA


DIFERENTES ESCALAS DE TEMPO



Podemos perceber a passagem do tempo de diferentes maneiras: nossa rotina é organizada pela passagem das horas, realizamos diversas atividades dia após dia, crescemos ao longo dos anos, vemos as paisagens se transformarem, nos relacionamos com as pessoas e criamos memórias, envelhecemos. A história de vida das pessoas é medida em minutos, horas, dias, meses e anos. Porém, quando pensamos na história do planeta Terra, nos grandes períodos necessários para que oceanos, rios, continentes, florestas e montanhas se formassem, fica mais difícil compreender quando tudo isso aconteceu, já que o tempo da natureza tem duração diferente do tempo de uma vida humana. Para compreender melhor os períodos de tempo, observe o infográfico.


Fonte: Livro Didático



Atividades: (copie-as em seu caderno e responda)

1. As linhas do infográfico têm a mesma medida, porém cada uma delas representa uma escala de tempo diferente. Analise-as e responda às questões em seu caderno. 



2. No tempo do surgimento do Universo, 1 centímetro da linha corresponde a quantos anos? E no tempo histórico da sua vida?

3. Seria possível identificar o dia do seu nascimento na linha do tempo do surgimento do Universo? Por quê? 2. Copie no caderno a última linha do infográfico e escreva os principais acontecimentos da sua vida em cada ano. Lembre-se: cada centímetro corresponde a um ano. 

4. Marque um X na alternativa que indica a quantidade de tempo mais adequada para informar o período em que: 
a) Os dinossauros desapareceram: 
(   ) bilhões de anos
(   ) milhões de anos
(   ) milhares de anos 

b) Você começou a frequentar a escola:
(   ) milhares de anos 
(   ) centenas de anos 
(   ) unidades de anos 

c) A Terra surgiu:
(   ) bilhões de anos 
(   ) milhões de anos 
(   ) milhares de anos 

d) Os portugueses chegaram ao Brasil:
(   ) milhões de anos
(   ) milhares de anos 
(   ) centenas de anos 

e) Os seres humanos começaram a praticar a agricultura. 
(   ) milhões de anos 
(   ) milhares de anos
(   ) centenas de anos

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MATEMÁTICA


Organização, leitura e interpretação de tabelas


Iniciaremos agora a mais uma etapa de aprendizagens, aprendizagens essas que lhe darão base para conseguir entender o que acontece ao seu redor, e em toda sociedade.

O tema desta semana é muito importante, afinal é muito comum encontrarmos em diversos lugares de nossa sociedade tabelas, gráficos e outros maneiras de organizar dados, quer numéricos ou qualitativos.

Logo abaixo há uma tabela, que contêm três informações importantes sobre todas as edições da Copa do Mundo. Copa do Mundo, como todos nós conhecemos, é um campeonato mundial de futebol, organizado pela Federação Internacional de Futebol, mais conhecida com FIFA.

Antes de entender como os dados estão organizados na tabela abaixo, assista ao vídeo do canal Nerdologia, que conta a história do Copa do Mundo.

Vídeo 01 - Copa do Mundo


Fonte: https://youtu.be/LYSAAr6TpkA


Agora sim! Tente entender como estão organizados os dados na tabela abaixo, tente identificar quantas colunas e quantas linhas há nessa tabela, e que informação cada uma delas passa, lembre-se não precisa ter pressa, veja com calma e esforce em entender a organização dos dados. 
ANO
PAÍS SEDE
CAMPEÃO
1930
Uruguai
Uruguai
1934
Itália
Itália
1938
França
Itália
1950
Brasil
Uruguai
1954
Suíça
Alemanha
1958
Suécia
Brasil
1962
Chile
Brasil
1966
Inglaterra
Inglaterra
1970
México
Brasil
1974
Alemanha
Alemanha
1978
Argentina
Argentina
1982
Espanha
Itália
1986
México
Argentina
1990
Itália
Alemanha
1994
Estados Unidos
Brasil
1998
França
França
2002
Japão/Coreia do Sul
Brasil
2006
Alemanha
Itália
2010
África do SUL
Espanha
2014
Brasil
Alemanha
2018
Rússia
França
Fonte: Informações obtidas em: FIFA. FIFA Word Cup Archive. Disponível em: ≤www.fifa.com/tournaments/archive/worldcup/index.htmlX≥. Acesso em: 16 jul. 2018

Depois de ler a tabela e entender a maneira como os dados estão organizados, copie e responda às questões abaixo em seu caderno.
1- Esse quadro está dividido em três colunas. Que informações corresponde a cada coluna?

2- Fonte é a origem dos dados pesquisados. Qual é a fonte dos dados apresentados na tabela acima?

3- Quantas vezes, de 1930 a 2018, o campeão mundial de futebol foi:

A- O Brasil?

B- A Argentina?

C- O Uruguai?

D- A Itália?

E- A Alemanha?

F- A Inglaterra?

G- A França?

H- A Espanha?

4- No Período de 1930 até 2018, quantos vezes a Copa do Mundo de Futebol foi realizada:
A- No continente Europeu?

B- No continente asiático?

C- No continente americano?

D- No continente africano?

5- De acordo com os dados, quantos países conseguiram conquistar o campeonato no ano em que cada um deles foi sede da Copa

6- Qual foi o país sede da Copa de 2018?
Que bom que chegou até aqui prezado estudante! Quero lembrá-lo que, se você, tiver alguma dúvida ao responder as atividades, ou ao tentar entender a tabela, poderá nos contatar (professores Jeymeson e Fabiane) pelo grupo do WhatsApp e também pelo Blog!
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR A FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PARA O GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA.

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CIÊNCIAS


Começaremos a partir de agora mais um percurso de aprendizagem, é de suma importância que vocês participem, realizem as leituras necessárias, assistam aos vídeos indicados e ao final tentem fazer as atividades. Lembrem-se que não estão sozinhos nessa caminhada, apesar de estarmos distantes físicamente, podemos e estaremos próximos virtualmente! Atentem-se aos nossos canais de atendimento: Blog da escola, você poderá postar um comentário com a sua dúvida, e assim que visualizarmos te responderemos. Há também o grupo de WhatsApp, lá você pode interagir com seus colegas e terá contato direto conosco e assim poderemos te ajudar sempre que precisar. Introdução realizada, vamos à aula.

Misturas no dia a dia

 
Muitos materiais se dissolvem na água
 Como sabemos a água cobre boa parte da superfície terrestre; ela compõe rios, oceanos, lagos, geleiras e está presente no ar, no solo e nos seres vivos. Esse recurso natural, fundamental para a manutenção da vida, tem a capacidade de dissolver inúmeros materiais. Graças a essa característica da água, no corpo humano os nutrientes e os gases (oxigênio e gás carbônico) são transportados no sangue e produtos de excreção são eliminados do organismo.
A água, no entanto, não dissolve os materiais na mesma proporção. Alguns deles se dissolvem mais do que outros e há aqueles que não são dissolvidos.
Você conhece materiais que não se dissolvem em água?
Quando adicionamos um material em outro, obtemos uma mistura 

Vejamos agora algumas misturas que são comuns em nosso dia a dia:












Mistura de ingredientes para fazer bolo









Mistura de Café com leite














Mistura de açúcar com café







   


                       Imagens: Livro didático

Propriedades dos materiais






Ao fazer um pão, o padeiro primeiro prepara uma massa (a matéria) do pão. Em seguida, separe uma porção dessa massa (o corpo) para confeccionar o pãozinho (o objeto). O pão produzido terá características diferentes de outros pães, dependendo dos ingredientes, da receita do pão e dos equipamentos utilizados.




Pães feitos com massas diferentes têm características diferentes
                                Imagens: Livro Didático

As características observadas em qualquer material são chamadas de propriedades. Elas podem ser classificadas em gerais e específicas.

As propriedades gerais, como massa e volume, são características comuns a todos os materiais e não permitem identificá-los. Por exemplo, se sabemos que um objeto tem 1 quilograma, não é possível descobrir de qual matéria ele é feito. 

Além da massa e o volume, há outras propriedades comuns aos materiais, veja o quadro a seguir: 

Propriedades gerais
Características.
Extensão
Toda matéria ocupa um lugar no espaço.
Impenetrabilidade
Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
Compressibilidade
A matéria diminui seu volume sob a ação de uma força.
Elasticidade
A matéria retorna ao volume original após ter sido comprimida
Divisibilidade
Toda matéria pode ser dividida em partes menores


As propriedades específicas são características de cada material e o conjunto delas possibilita a identificação do material. 

Há várias propriedades específicas da matéria. Algumas delas encontram-se no quadro a seguir encontram-se no quadro a seguir. 

Propriedades específicas
Características
Temperatura de fusão
Temperatura na qual um material passa do estado sólido ao estado líquido.
Temperatura de solidificação
Temperatura na qual um material passa do estado líquido ao estado sólido.
Temperatura de ebulição
Temperatura na qual um material passa do estado líquido ao estado gasoso.
Condutividade
Capacidade de conduzir eletricidade.
Magnetismo
Capacidade de ser atraído por um imã.
Dureza
Resistência ao risco.
Maleabilidade
Capacidade de ser moldado.
Ductilidade
Capacidade de ser transformado em um fio.
Densidade
Relação entre massa e o volume do material.

Entre as propriedades específicas da matéria usadas no estudo das ciências, as mais utilizadas são as temperaturas de fusão e de ebulição – abordadas anteriormente – e a densidade. 

A densidade é uma propriedade que independe da porção do material, isto é, podemos utilizar uma pequena amostra ou uma amostra maior e o valor será o mesmo. Essa propriedade relaciona a massa do material e o volume ocupado por ele. 


EXPERIMENTAR!! 

Caro estudante, chegou um grande momento dessa aula, agora veremos na prática tudo que hoje aprendemos, assista com atenção os vídeos abaixo, tente perceber quem tem menor, e quem tem maior densidade, posteriormente pense nas respostas das perguntas abaixo dos links dos vídeos.   

Vídeo 01 - Água, óleo e detergente





Vídeo 02 - Interação da mistura água e óleo

Fonte: https://youtu.be/h-dExaEBt-s

E então? Gostou dos vídeos? Tente fazer aí na sua casa, junto com seus pais, e veja por você mesmo o resultado, é fantástico!
Mas em sua opinião, por que você acha que o óleo permanece em cima e água sempre embaixo? Conseguiu identificar quem tem maior e quem tem menor densidade? Nesse momento queremos te incentivar a buscar mais conhecimentos sobre a temática, que afinal é muito interessante, não acha? Deixarei aqui embaixo links de vídeos que irão aprofundar seus conhecimentos sobre o que estudamos hoje, tenho a certeza que você irá gostar!

Vídeo complementar 2: https://www.youtube.com/watch?v=3XlzE66xWqk


Qualquer material encontrado tanto na terra como fora deste planeta é formado por uma substância ou por uma mistura de substâncias. Podemos definir substância como uma porção da matéria que tem um conjunto de propriedades específicas bem definidas e características. Eventualmente, duas substâncias diferentes podem ter algumas propriedades específicas iguais, mas nunca todas elas. Caso todas as propriedades de duas substâncias sejam iguais, então, na verdade, trata-se da mesma substância. 

Assista o vídeo abaixo e entenda mais claramente o que é substância. 


Fonte: https://youtu.be/KsW4VdWDHMY

Chegou o momento de você testar os seus conhecimentos, responda as questões sobre a aula de hoje. O questionário está no link abaixo: 
👇
👆
QUE BOM QUE CHEGOU ATÉ AQUI!
ESPERAMOS QUE TENHA GOSTADO DESTA AULA! 
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LÍNGUA INGLESA

Com a professora Iolanda Zunoeta
Vamos fazer uma revisão sobre as partes do corpo humano, pois já vimos em sala.
Assista ao vídeo e preste bastante atenção.
1) Vocabulary
Head: cabeça
Eyes:olhos
Nose: Nariz
Mouth: Boca
Agora realizaremos na parte escrita:
2) Copie as frases em seu caderno, substituindo os desenhos pela escrita em inglês das partes do corpo humano.
3) Agora quero que você recorte de uma revista ou livro velho uma figura de uma pessoa de corpo inteiro e cole em se caderno. Em seguida escreva em inglês as partes do corpo humano que você aprendeu hoje. Não esqueça de registrar com uma foto bem nítida seu trabalho e enviar por WhatsApp.
👋👃👂👀👄👋👄👃👂👀❤

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

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