5º ANO/Turmas A e B - AULA 05

Semana de 30 de março a 03 de abril de 2020

HISTÓRIA


Vamos iniciar nossa aula de história com um pouco da História de Cuiabá. Nossa cidade querida que está a completar 301 anos em 08 de Abril de 2020. Então assista ao vídeo abaixo.


Peça a colaboração de seus familiares ou de algum cuiabano antigo que você conheça e responda às seguintes questões:

Você sabe que Avenida de Cuiabá é esta da foto abaixo? Qual você acha que é?
Avenida XV de Novembro ou Avenida Getúlio Vargas?
Fonte: Imagens do Google

Uma via dividida por um córrego. Que lugar é esse?
Avenida Oito de Abril ou Avenida Prainha?
Fonte: Imagens do Google

Qual prédio é esse?
Cine Teatro Cuiabá ou Câmara Municipal de Cuiabá?
Fonte: Imagens do Google

E esta via abaixo, que lugar é?
Rua Barão de Melgaço ou Avenida Getúlio Vargas?
Fonte: Imagens do Google

Que praça é esta?
Praça Santos Dumont ou Praça Bispo São José
Fonte: Imagens do Google

Que Avenida é essa?
Avenida Fernando Corrêa da Costa ou Avenida Historiador Rubens de Mendonça
Fonte: Imagens do Google

Que lugar é esse?
Praça Alencastro ou Praça da República?
Fonte: Imagens do Google

Gostou da história de nossa cidade Cuiabá? Então vamos para o próximo assunto.

Império Marítimo Português 

Vamos estudar um pouco sobre o Império Marítimo Português.
Como você imagina que ocorreu a exploração e o povoamento quando os portugueses chegaram ao território americano? 
Os Estados modernos começaram a surgir no século XV, com a centralização e a unificação do poder nas mãos das monarquias. Portugal foi um dos primeiros Estados europeus a se unificar, o que lhe permitiu sair à frente na concorrência por territórios e riquezas. 
No fim do século XV e início do XVI, o Estado português havia se tornado um império marítimo e comercial, estabelecendo colônias e feitorias na Ásia, África e América. Esse domínio favoreceu relações comerciais e trocas culturais entre diferentes sociedades. Observe o mapa.


Mapa-múndi: Império Colonial Português - Fim do século XV e início do século XVI


Fonte: DUBY, Georges. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2006. p. 40.

O território que hoje forma o Brasil era a parte americana desse Império. Quando os portugueses chegaram a ele, em 1500, buscavam riquezas e recursos naturais que pudessem ser explorados para aumentar a renda da Coroa portuguesa e gerar lucro para os Mercadores. Na época, as riquezas mais cobiçadas eram metais preciosos, como o ouro e a prata. Para explorar as riquezas de sua colônia, os portugueses negociaram com os indígenas a utilização de seus conhecimentos sobre a mata nativa.

Vamos falar sobre a biopirataria? 
Atualmente, os povos que vivem na Floresta Amazônica têm um modo de vida que não agride o meio ambiente. Eles conhecem a floresta e seus recursos e dominam técnicas de uso sustentável da pesca e da agricultura, como o uso de fertilizantes naturais.
Contudo, o crescimento das cidades, a construção de usinas e estradas e a exploração da floresta por grandes empresas têm ameaçado a existência e o modo de vida dessas populações. Há grupos econômicos que recorrem à biopirataria sem trazer nenhum benefício para essas comunidades tradicionais. A valorização dos povos da floresta e a preservação de suas tradições e seu modo de vida são uma questão de cidadania e um dever de todos os brasileiros. 
A lista a seguir apresenta alguns produtos da Floresta Amazônica, pesquise as principais características e para que o ser humano usa estes produtos, deixe registrado em seu caderno e tire uma foto de sua pesquisa para enviar pelo WhatsApp.
1. Açaí;
2. Andiroba;
3. Copaíba;
4. Espinheira-santa;
5. Jaborandi.

A exploração do Pau-brasil 
O Pau-brasil era a principal riqueza extraída da colônia nos primeiros trinta anos da ocupação portuguesa. A árvore, também conhecida como pau-de-tinta ou ibirapitanga, como denominavam os indígenas que habitavam o território, era muito valorizada na Europa. 
O pau-brasil era uma árvore nativa da Mata Atlântica e crescia no litoral sul-americano, desde a região do atual estado do Rio Grande do Norte até o atual estado do Rio de Janeiro. Sua exploração era feita pelos indígenas, que faziam a parte mais pesada do trabalho, como cortar, empilhar e transportar as toras para os navios em troca de objetos como facas, machados e anzóis. Esse tipo de troca era conhecido como escambo. A madeira era armazenada nas feitorias portuguesas, de onde era embarcada para a Europa.
Brasil, de Giovanni Battista Ramusio, 1556. Este mapa, abaixo, representa a viagem do navegador francês Jean Parmentier pelo litoral do território que hoje forma o Brasil. Nele podemos observar os indígenas extraindo e carregando toras de pau-brasil.
Fonte: Livro Didático

As drogas do sertão 
Outra riqueza também explorada pelos portugueses no período da colonização foram as drogas do sertão, nome dado aos produtos que não existiam na Europa, como cacau, canela, cravo, baunilha e guaraná. 
Esses produtos tinham bons preços na Europa e eram utilizados principalmente no preparo de remédios e como tempero de alimentos. Eram encontrados na região amazônica e extraídos pelas missões jesuíticas, que utilizavam a mão de obra indígena para esse trabalho. Os bandeirantes também adentravam o sertão em busca desses produtos, entrando, muitas vezes, em conflito com Jesuítas e indígenas das missões.

Responda as questões a seguir sobre Império Colonial Português. Copie as questões e responda-as em seu caderno: 

1. O Império Colonial Português começou a se formar no século XV. Que anos compreendem esse século?

2. De acordo com o mapa-múndi, que áreas pertenciam ao Império Colonial Português entre os séculos XV e XVI? O que o domínio português favoreceu?

3. Que riquezas os portugueses esperavam encontrar inicialmente no território americano?

4. Que riquezas os portugueses exploraram de fato nessas terras?


5. Observe a gravura abaixo, leia a legenda com atenção, troque ideias com seus familiares e responda às questões.
Fonte: Livro Didático
Descrição da minha primeira viagem de navio de Lisboa, Portugal, de Theodore de Bry, 1592 (gravura em metal). As mercadorias e especiarias trazidas do Oriente e das colônias portuguesas entravam na Europa pelo porto de Lisboa, capital de Portugal. Esses produtos interessavam a pessoas de todo o mundo, que circulavam pela cidade em busca de bons negócios.
a) Que elementos da gravura indicam que o artista representou um porto?

b) Por que os produtos entravam em Portugal pelo porto?

c) Qual é a relação entre o porto representado na gravura e os produtos explorados na colônia portuguesa nessa época?

📕📔📓📙📘📗

CIÊNCIAS


SISTEMA DIGESTÓRIO

Fonte: Google imagens

Vamos começar a aula assistindo um vídeo sobre o sistema digestório, preste bastante atenção na explicação.

O caminho do alimento 
Maçã, alface, batata, arroz, feijão...
Tudo que comemos segue um caminho pelo nosso corpo através do sistema digestório. Ao longo desse trajeto, o alimento vai se transformando. Ao final do processo, a água e os nutrientes que compõem os alimentos são aproveitados pelo nosso organismo. O que sobra é eliminado nas fezes. 
Ao longo do sistema digestório, o alimento passa por vários órgãos, como a boca, o estômago e o intestino. Nesses locais, sucos digestivos agem sobre os alimentos transformando-os em partes cada vez menores. 

Depois de "quebrados" em pedaços bem pequenos, os alimentos podem ser absorvidos pela parede do intestino e penetram nos vasos sanguíneos.

Acompanhe os números da ilustração e veja o que acontece na digestão.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Fonte: Livro Didático
As glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas são glândulas que participam da digestão. No entanto, o bolo alimentar não passa pelo interior dessas glândulas.
1. Na boca, os alimentos são triturados e se misturam à saliva. O bolo alimentar já começa a ser digerido e é empurrado para o esôfago com a ajuda da língua. 
2. Movimentos musculares do esôfago empurram o bolo alimentar até chegar ao estômago. 
3. No estômago, o bolo alimentar é digerido pelo suco gástrico e passa pouco a pouco para o intestino delgado. 
4. No intestino delgado, o bolo alimentar recebe a bile, que auxilia na digestão das gorduras. Outros sucos digestivos completam a digestão. Os nutrientes, agora reduzido a seu menor tamanho e a água atravessam a parede do intestino e entram no sangue, ou seja, são absorvidos. O que não foi digerido segue para o intestino grosso. 
5. No intestino grosso, há também absorção de água. Tudo o que não foi digerido, como as fibras dos vegetais, segue para o resto. 
6. No reto, as fibras dos alimentos vegetais estimulam a eliminação das fezes pelo ânus.
Fonte: TORTORA, Gerard J.;GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Corpo Humano - Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2006.

VAMOS REVER O QUE APRENDEU?

Aprendemos nesta aula sobre o Sistema Digestório, agora vamos responder algumas questões que está no Link abaixo. Responda uma única vez, e ao terminar clique em enviar. solicitamos a colaboração de todos e todas que visitarem esta página não responder, apenas os estudantes da escola e das turmas do 5º ANO A e B:
👇
👆

POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!

👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários