6º ANO/Turmas A e B - AULA 05
Semana de 30 de março a 03 de abril de 2020
Língua Portuguesa
Olá, estudantes!
Sua participação nas atividades é essencial.
Que bom que avançamos mais uma etapa. Na aula anterior, vimos o quanto é importante realizarmos o relato de nossa história, que a escrita nos ajuda a desenvolver a criatividade e a melhorar cada vez mais.
Vamos para próxima etapa!?
Aprendemos também na aula anterior sobre as Dez Classes Gramaticais, agora vamos responder o Quiz que está no Link abaixo. Responda uma única vez, e ao terminar clique em enviar. solicitamos a colaboração de todos e todas que visitarem esta página não responder, apenas os estudantes da escola e das turmas do 6º ANO A e B:
👇
👆
Próximo passo é dar continuidade nas atividades da aula sobre o relato de Lázaro Ramos
Copie as questões abaixo e responda em seu caderno:
1. Releia a seguinte passagem do texto:
"Graças à refinaria de petróleo, São Francisco do Conde é um dos municípios mais ricos do país. [...]
Esse dinheirama, porém, não chega até o cotidiano de quem mora no Paty."
Em vez de usar a palavra dinheiro, o autor preferiu dizer dinheirama.
a) O que significa a palavra destacada?
b) O autor usa a palavra num contexto em que está criticando a distribuição do dinheiro arrecadado pelo município. Qual é a crítica que ele faz?
2. Releia outro fragmento do texto:
"As janelas da casa de meu avô, que teve uma das primeiras TVs do Paty, ficavam sempre cheias de gente. Era o nosso cineminha."
a) Identifique a palavra que está no diminutivo:
b) Formule uma explicação para o emprego da forma diminutiva em lugar normal da palavra.
3. Agora vamos para leitura e em seguida continue a responder às questões em seu caderno:
Retire do relato pessoal de Lázaro Ramos que você leu na AULA 02, o emprego de formas abreviadas e de diminutivos e aumentativos parece ser próprio:
a) Do registro formal?
b) Do registro informal da língua? Justifique sua resposta.
b) Do registro informal da língua? Justifique sua resposta.
Na próxima etapa, iremos relembrar as funções da Linguagem Verbal e Linguagem Não Verbal, trabalhadas na AULA 01. Leia o texto, em seguida observe as imagens, copie e responda às questões em seu caderno.
1. Indique as mensagens que as placas a seguir transmitem
a) Em que situações essas placas poderiam ser usadas?
b) Na placa que transmite a ideia de proibição, que elemento é usado para essa finalidade?
2. Observe a fachada de um museu muito importante da Holanda, o Rijksmuseum, na cidade de Amsterdã.
a) O que a placa acima da porta de entrada avisa aos visitantes?
b) Toda mensagem tem uma finalidade, um objetivo de comunicação. Por que, em sua opinião, o museu colocou a placa na entrada?
Muito bem! Daremos continuidade na próxima aula.
Matemática
Que bom que avançamos mais uma etapa. Na aula anterior, vimos o quanto o sistema de numeração faz parte do nosso cotidiano e aprendemos também que nem todos os sistemas de numeração são como o que usamos no nosso dia a dia.
Então, gostaram!?
Agora nos próximos passos, estudaremos a história do nosso sistema de numeração.
Vamos ler o texto!
O nosso sistema de numeração nasceu em uma região conhecida como vale do rio Indo, atual Paquistão.
Usando grupos de dez, os hindus desenvolveram um sistema de numeração que estabelecia a ideia de posição.
Nesse sistema, eram usados símbolos diferentes para representar as quantidades de 1 a 9. O símbolo para o zero foi criado pelos hindus no século VI e, inicialmente, era representado por um ponto ou por um pequeno círculo.
A partir do século VIII, os árabes passaram a adotar o Sistema de Numeração Hindu, por ser prático e facilitar os cálculos.
Quando povoaram o norte da África e parte da Espanha, os árabes ocidentais introduziram os símbolos hindus, que deram origem aos símbolos que conhecemos hoje, os símbolos indo-arábicos, e ao sistema de numeração conhecido como Sistema de Numeração Decimal, utilizado até hoje.
Fonte: Livro Didático
A denominação indo-arábico deve-se ao fato de os símbolos e as regras que regem esse sistema terem sido criados pelos hindus e aperfeiçoados e divulgados pelos árabes.
Os símbolos indo-arábicos também são conhecidos como algarismos. Veja o porquê: o matemático Mohammed ibn Musa al-Khwarizmi (780-850), autor do primeiro livro árabe conhecido com explicações detalhadas sobre os cálculos hindus, ganhou tanta reputação nos países da Europa Ocidental que o seu nome se tornou sinônimo dos símbolos inventados pelos hindus.
Assim, a palavra algarismo tem origem no nome al-Khwarizmi.
Para a finalização dessa atividade, assista ao vídeo e em seguida vamos as atividades.
Responda o QUIZ que está no link abaixo. Responda uma única vez, e ao terminar clique em enviar. solicitamos a colaboração de todos e todas que visitarem esta página não responder, apenas os estudantes da escola e das turmas do 6º ANO A e B:
👇
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
Comentários
Postar um comentário