6º ANO/Turmas A e B - AULA 10
Semana de 27 de Abril a 01 de Maio de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
OLÁ, PESSOAL! 
Na última aula, estávamos falando sobre os gêneros textuais POEMA e POESIA.
Aprendemos o que é verso, estrofe, a diferença entre poema e poesia. Vimos que os poemas podem ter rimas ou ser livre (sem rimas). Observamos ainda alguns poemas cinéticos, que são poemas que visam passar movimento através das palavras criando uma ideia de locomoção.
Para começarmos esta aula, gostaria que você respondesse a seguinte questão:
1) PARA QUE SERVE POESIA?
O poeta Mato-grossense, Manoel de Barros, disse o seguinte em seus versos do poema “O livro sobre o nada”:
“A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para conhecer mais sobre a vida e obra do autor Manoel de Barros, visite o site da Fundação Manoel de Barros: http://www.fmb.org.br/
Leia o poema “Auto-Retrato Falado” do autor Manoel de Barros para responder as atividades.
Auto-Retrato Falado
Manoel de Barros
Venho de um Cuiabá de garimpos
e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha,
onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que
fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.
Entendendo o poema:
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
01 – Como o poeta define o local de sua origem?
02 – Cite os elementos do Pantanal incluídos na paisagem de sua infância.
03 – Como o poeta define sua poesia?
04 – Qual o tema central do poema lido?
05 - Quantos versos há no poema?
06 – O poema apresenta rimas ou é composto de versos livres?
07 – Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema de Manoel de Barros, predominantemente lírico, apresenta características de um outro gênero. Qual?
a) Gênero comédia.
b) Gênero dramático.
c) Gênero narrativo.
Leia:

08 – Escolha um trecho do poema “Auto-Retrato Falado” e faça uma ilustração como nos modelos acima.
Ao final desta aula, vamos assistir ao vídeo “Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo” de Manoel de Barros.
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Na última aula, estávamos falando sobre os gêneros textuais POEMA e POESIA.
Aprendemos o que é verso, estrofe, a diferença entre poema e poesia. Vimos que os poemas podem ter rimas ou ser livre (sem rimas). Observamos ainda alguns poemas cinéticos, que são poemas que visam passar movimento através das palavras criando uma ideia de locomoção.
Para começarmos esta aula, gostaria que você respondesse a seguinte questão:
1) PARA QUE SERVE POESIA?
O poeta Mato-grossense, Manoel de Barros, disse o seguinte em seus versos do poema “O livro sobre o nada”:
“A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Leia o poema “Auto-Retrato Falado” do autor Manoel de Barros para responder as atividades.
Manoel de Barros
Venho de um Cuiabá de garimpos
e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha,
onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que
fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.
(Responda no caderno e nos envie a foto no grupo de WhatsApp).
01 – Como o poeta define o local de sua origem?
02 – Cite os elementos do Pantanal incluídos na paisagem de sua infância.
03 – Como o poeta define sua poesia?
04 – Qual o tema central do poema lido?
05 - Quantos versos há no poema?
06 – O poema apresenta rimas ou é composto de versos livres?
07 – Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema de Manoel de Barros, predominantemente lírico, apresenta características de um outro gênero. Qual?
a) Gênero comédia.
b) Gênero dramático.
c) Gênero narrativo.
Leia:
08 – Escolha um trecho do poema “Auto-Retrato Falado” e faça uma ilustração como nos modelos acima.
Ao final desta aula, vamos assistir ao vídeo “Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo” de Manoel de Barros.
HISTÓRIA
Olá estudantes, vamos conhecer a história de um dos povos indígenas de Mato Grosso, os Bororos.
Leia o texto:
ETIMOLOGIA
O nome "Bororo" é um nome dado pelos não índios, surgido quando os exploradores perguntaram "qual o nome do povo", e o indígena teria entendido "qual era o nome do local onde estavam": eles estavam no bororó, que, para a língua bororo, significa "pátio da aldeia".[1]
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os Bororos habitam a região do planalto central de Mato Grosso. Falam a língua portuguesa. Estão distribuídos em cinco terras indígenas demarcadas: Jarudore, Meruri, Tadarimana, Tereza Cristina e Perigara. Sua população atualmente é de cerca de 2 000 indivíduos. São tradicionalmente caçadores e coletores, porém adaptaram-se à agricultura, da qual extraem sua subsistência. Destacam-se pela confecção de seu artesanato de plumagem (conjunto de penas que reveste uma ave) e também pela pintura corporal em argila.
HISTÓRIA E DISTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS BOROROS
Agora que já realizamos a leitura, é necessário que copie às questões e responda em seu caderno.
1) Os bororos habitam em qual região e em quantas terras foram distribuídas?
2) Quais são os nomes de suas tribos?
3) Cite as principais atividades tradicionais que os índios realizavam?
4) Com base na leitura do texto, explique por que os antigos bororos foram divididos em ocidentais e orientais? E onde eles habitavam?
5) Os bororos eram citados nos relatórios dos presidentes da província de Cuiabá como nômades bravios e indomáveis. Quais eram e por quê?
6) Teve uma história de muita resistência ao avanço das frentes e expansão de territórios no fim de qual século? Explique.
7) Em 1910 quantos índios bororos foram entregues aos salesianos para catequese?
Próximo passo:
Assista ao vídeo e depois responda a questão abaixo:
Fonte: https://youtu.be/mrvnRCanidc
Em seu caderno, explique o que você entendeu do vídeo?
Já vimos na aula anterior sobre a história dos povos indígenas. Agora veremos a herança indígena na cultura brasileira.
Assista ao vídeo e responda as questões abaixo:
Fonte: https://youtu.be/ZVT4bthF_AU
1) O que foram dizimadas e o que restam da cultura indígena em nossa cultura brasileira?
2) Cite as palavras de origem indígena.
3) Quais são os pratos típicos de origem indígena?
4) Quais são as bebidas de origem indígena?
5) Quais são as frutas de origem indígena?
6) Quais eram os hábitos que os portugueses não tinham?
Vamos recordar a História de Mato Grosso, leia o resumo abaixo:
Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território do mato grosso datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai;
Posteriormente portugueses e espanhóis são atraídos à região graças aos rumores de que havia muita riqueza naquelas terras ainda não exploradas devidamente. Também vieram jesuítas espanhóis que construíram missões entre os rios Paraná e Paraguai.
Em 1718, um bandeirante chamado Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, dando início à corrida do ouro, fato que ajudou a povoar a região. No ano seguinte foi fundado o Arraial de Cuiabá.
Em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu novo nome: Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a capitania de Cuiabá, lugar que concedia isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.
As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750. No ano seguinte, o então capitão-general do Mato Grosso, Antonio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade.
A partir do início do século XIX, a extração de ouro diminui bastante, dessa maneira, a economia começa um período de decadência e a população daquele estado parar de crescer. Militares e civis dão início a um movimento separatista, em 1892, contra o governo do então presidente Mal. Floriano Peixoto.
A economia do estado começa a melhorar com a implantação de estradas de ferro e telégrafos, época em que começam a chegar seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado. Em 1977, o Mato grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Atividades
1) Em 1718, um bandeirante chamado ___________________________________ subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, dando início à corrida do ouro, fato que ajudou a povoar a região de ____________________________.
2) As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo:_______________________________
3) Mato Grosso foi desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no ano:________________
4) Foi fundada à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade, por:_____________________________________
5) O que ocorreu em 1525?
6) Em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu novo nome de: ______________________________________________
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GEOGRAFIA
Leia os textos e responda as questões a seguir:
LOCALIZAÇÃO
Mato Grosso tem 903.357,908 km2 de extensão. É o terceiro maior estado do país, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará. A área urbana de Mato Grosso é de 519,7 km2, o que coloca o estado em 11º lugar nos ranking de estados com maior mancha urbana.
Localizado no Centro-Oeste brasileiro, fica no centro geodésico da América Latina. Cuiabá, a capital, está localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacifico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores.
Mato Grosso é um estado com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares e abrange três regiões distintas: na porção centro-norte do estado, a dos chapadões sedimentares e planaltos cristalinos (com altitudes entre 400 e 800m), que integram o planalto central brasileiro. A do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, simples parcela do planalto meridional. A parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental.
POPULAÇÃO
Mato Grosso é um estado de povos diversos, uma mistura de índios, negros, espanhóis e portugueses que se miscigenaram nos primeiros anos do período colonial. Foi essa gente miscigenada que recebeu migrantes vindo de outras partes do país. Hoje, 41% dos moradores do estado nasceram em outras partes do país ou no exterior.
Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, Mato Grosso possui 3.035.122 habitantes, o que representa 1,59% da população brasileira. Vivem na zona urbana 81,9% da população, contra 18,1% da zona rural. O número de homens corresponde a 51,05%, sendo ligeiramente superior ao das mulheres, que representa 48,95%.
BACIAS HIDROGRÁFICAS
Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Considerado a caixa-d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes. O planalto dos Parecis, que ocupa toda porção centro-norte do território, é o principal divisor de águas do estado. Ele reparte as águas das três bacias hidrográficas mais importantes do Brasil: Bacia Amazônica, Bacia Platina e Bacia do Tocantins.
Os rios de Mato Grosso estão divididos nessas três grandes bacias hidrográficas que integram o sistema nacional, no entanto, devido à enorme riqueza hídrica do estado, muito rios possuem características específicas e ligações tão estreitas com os locais que atravessam que representam, por si só, uma unidade geográfica, recebendo o nome de sub-bacias.
As principais sub-bacias do estado são: Sub-bacia do Guaporé, Sub-bacia do Aripuanã, Sub-bacia do Juruena-Arinos, Sub-bacia do Teles Pires e Sub-Bacia do Xingu. Os rios pertencentes a Bacia Amazônica drenam 2/3 do território mato-grossense.
Biomas: Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal. (Fonte: http://www.mt.gov.br/geografia)
ATIVIDADES
(Copie e responda em seu caderno)
1) Mato Grosso tem quantos km² (Quilômetro quadrado) de extensão?
2) A área urbana de Mato Grosso é de:_______________
3) Em qual região está localizado Mato Grosso?
4) O local exato foi calculado por:_________________________________ durante suas______________________pelo estado.
5) Quais são os povos diversos que miscigenaram nos primeiros anos?
6) Até o ano 2010 quantos habitantes possuíam em Mato Grosso?
7) Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Considerado a caixa-d'água do Brasil, por quê?
8) Os rios de Mato Grosso estão divididos nessas três grandes bacias. Quais são?
9) Cites os três principais biomas de Mato Grosso.
10) Observe o mapa abaixo e responda às questões:
a) Quais são os estados que compõe a região centro-oeste?
b) Cite as capitais dos estados da região centro-oeste?
c) Observando a imagem quais cidades são consideradas Sub – Regional 2?
d) Qual é a cidade considerada Metrópole Nacional?
e) Cite as cidades que aparecem nos Estados.
🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá meus queridos e queridas!
Nossa atividade de hoje é a brincadeira das 5 Marias.
Existem diversas formas de se jogar, podendo-se utilizar pedrinhas, saquinhos, ossinhos, e sementes. Na antiguidade os reis utilizavam pepitas de ouro, pedras preciosas, etc....
Então vamos lá:
Observação: Podemos usar pedras no lugar dos saquinhos.
Ótima brincadeira à todos.
🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟
MATEMÁTICA
Seja bem-vindo caro aluno!
ADIÇÃO
Que bom que está aqui novamente! Esta semana relembraremos uma importante operação matemática, que irá acompanhar-te em toda a sua jornada acadêmica de ensino básico!
Espero que goste de relembrar este importante fundamento matemático, que lhe dará subsídios para entender o mundo ao seu redor. Afinal há diversas situações em que a matemática, mas especificamente a operação de adição está presente em nosso dia a dia, por exemplo: quem de nós ao irmos ao supermercado e já não ficamos com a dúvida se o dinheiro que tínhamos era suficiente, e precisamos realizar alguns cálculos, para saber se conseguiríamos levar tudo o que planejamos? Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de que a matemática se faz presente em nosso cotidiano, portanto é de suma importância que vocês dominem essa operação que também será a base para a construção de novos saberes!
Acompanhe as situações apresentadas abaixo.
Nos jogos olímpicos de 2016 realizados no Rio de Janeiro, no Brasil, a equipe de atletas brasileiros era composta de 256 atletas homens e 209 atletas mulheres.
Qual o número total de atletas da equipe brasileira?
Para resolver esse problema, devemos fazer 256 + 259. Para isso, podemos usar os seguintes processos:
1º Processo: decomposição
256 + 209 = 200 + 50 + 6 + 200 + 9
256 + 209 = 200 + 200 + 50 + 6 + 9
256 + 209 = 400 + 50 + 15
256 + 209 = 400 + 65
256 + 209 = 465
2º Processo: algoritmo usual
C D U
2 5 6
Parcela
+ 2 0 9
Parcela
4 6 5
Soma ou total (Resultado da operação)
Então, nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, participaram 465 atletas na equipe brasileira.
Perceba que, nessa situação, utilizamos a adição com a ideia de juntar quantidades.
Delegação brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro , Brasil. Foto de agosto de 2016.
Fonte: https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/08/esporte-rio-2016-cerimonia-abertura-20160805-055.jpg?quality=70&strip=info&w=920
2 O preço de uma TV é 1350 reais para pagamento à vista. A compra pode, ainda, ser a prazo, financiada em 12 prestações iguais, mas, nesse caso, o preço sofre um acréscimo de 657 reais. Qual o preço da tevê quando comprada a prazo?
1º Processo: Decomposição
1350 + 675 = 1000 + 300 + 50 + 600 + 70 + 5
1350 + 675 = 1000 + 300 + 600 + 50 + 70 + 5
1350 + 675 = 1000 + 900 + 120 + 5
1350 + 675 = 1000 + 1020 + 5
1350 + 675 = 2020 + 5
1350 + 675 = 2025
2º Processo: Algoritmo usual
UM C D U
1 3 5 0
Parcela
+ 6 7 5
Parcela
2 0 2 5
Soma ou total (resultado da operação)
O preço da tevê é 2025 reais, quando comprada a prazo.
Já neste caso, a adição foi utilizada com a ideia de acrescentar uma dada quantidade a outra.
Propriedades da adição
1: Na adição de dois números naturais quaisquer, podemos dizer que:
Em uma adição de dois números naturais, a ordem das parcelas não altera a soma. Essa propriedade é chamada propriedade comutativa da adição. Então, se a e b são números naturais quaisquer, temos:
a + b = b + a
2: Dados os números 16, 20 e 35, vamos determinar a soma desses valores. Para isso, associaremos os números de dois modos diferentes:
16 + 20 + 35 = 16 + 20 + 35 =
= 36 + 35 = = 16 + 55 =
= 71 = 71
Os resultados obtidos nos dois modos são iguais ou diferentes?
Como esse fato se repete quando adicionamos três ou mais números naturais quaisquer, podemos dizer que:
Em uma adição de três ou mais números naturais quaisquer, podemos associar as parcelas de modos diferentes. Essa propriedade é chamada propriedade associativa da adição. Então, se a, b e c são números naturais quaisquer, temos:
(a +b) + c = a + (b + c)
Voltando a situação 2, temos: (16 + 20) + 35 = 16 + (20 + 35)
3 Dados os números 27 e 0, vamos determinar a soma desses números de duas maneiras, trocando a ordem das parcelas:
27 + 0 = 27 0 + 27 = 27
Como esse fato sempre ocorrerá quando um dos números envolvidos na soma for o zero, podemos dizer que:
Em uma adição de um número natural com zero , a soma é sempre igual a esse número natural. Nessas condições, o número zero é chamado elemento neutro da adição. Então, se a é um número natural qualquer, temos:
a + 0 = 0 + a = a
Para compreender bem este assunto e dominar de uma vez por toda essa tão importante operação matemática, selecionamos o vídeo que você o encontrará no link a seguir:
Fonte: https://youtu.be/az6OYFS7AUA
Que ótimo que permanece por aqui relembrando essa tão importante operação matemática, muito bem! Agora chegou um grande momento, você concorda que não basta apenas ler a teoria sem se quer se exercitar? Sim isso mesmo, colocar em prática o que você aprendeu, e agora é este o momento, lembre-se que, se você tiver alguma dificuldade ou dúvida, não hesite em nos procurar, pelos nossos canais de comunicação, que são o grupo do whatsapp e você poderá também postar comentários no blog, e será um prazer para nós poder te ajudar!!
Copie e responda as perguntas abaixo em seu caderno!
ATIVIDADES
1) O governo organiza, periodicamente, campanhas de vacinação contra a paralisia infantil. Numa dessas campanhas, em determinado município, foram vacinadas 11296 crianças do centro urbano e 1649 crianças da área rural. Quantas crianças foram vacinadas neste município?
2) (Saresp-SP) A tabela mostra a distribuição dos alunos dos 3 turnos de uma escola, de acordo com o sexo:
É CORRETO AFIRMAR QUE:A) Todos os turnos têm o mesmo número de alunos.
B) A escola tem um total de 360 alunos.
C) O número de meninas é maior que o de meninos .
D) O 3º turno tem 230 alunos.
3) Identifique a propriedade de adição de números naturais que foi aplicada em cada uma das sentenças matemáticas abaixo.
A) 75 + 105 = 105 + 75
B) 250 + 0 = 0 + 250
C) 90 + (130 + 100) = (90 + 130) + 100
4) Considere a adição 0 + y = 59. Qual valor você deve colocar no lugar da letra y para que a igualdade seja verdadeira? Qual propriedade da adição você usou para chegar a esse valor?
5) O professor de matemática pediu a dois alunos que calculassem a soma de dois números 2107 e 5096. Calcule o resultado obtido por eles.
Caio fez 2107 + 5096
Theo fez 5096 + 2107
A) Você pode afirmar que 2107 + 5096 = 5096 + 2107?
B) A afirmação “ A ordem das parcelas não altera a soma” é verdadeira ou falsa?
🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟
CIÊNCIAS
Quão bom tê-lo aqui novamente, caro estudante!!
Seja bem-vindo a mais uma semana de inúmeras aprendizagens e apropriação de novos saberes! Nesta semana daremos continuidade ao conteúdo que vimos na última aula de ciências, então é de suma importância que você tenha entendido a última aula, se restou alguma dúvida em sua mente, recomendo que você volte na última aula de ciências aqui no blog, ou no seu caderno, caso tenha registrado e tente entender bem, e se depois de todo esse processo ainda lhe restar dúvidas, não hesite em nos procurar via nossos canais de comunicação, que são: grupo do WhatsApp e blog da nossa amada escola!
Boas vindas dadas, vamos ao nosso conteúdo! Esperamos que goste da aula.
Vamos lá, mãos à obra!!
As substâncias e os materiais na natureza
Muitos moradores de grandes centros urbanos imaginam que a água e o ar dos lugares distantes desses centros são puros. Será que isso corresponde, de fato, à realidade?
Cachoeira do Rio da Prata: árvores, folhagem e águas límpidas do rio compõem a paisagem. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Cavalcante [GO], 2018
Fonte: https://spguia.melhoresdestinos.com.br/system/fotos_local/fotos/47843/show/cachoeiras-do-prata.jpg
A pureza de um material é um conceito relativo. Em algumas situações utilizamos esse adjetivo para indicar algo limpo ou sem poluentes (ar puro, água pura). Mas, atenção, não confunda “água pura” com “água potável”. Lembre-se de que a água é classificada como potável quando for própria para consumo. A água de um rio sem poluentes visíveis ainda pode conter microrganismos que causam doenças. Em outras situações, utilizamos o termo puro para indicar que o objeto contém apenas uma substância – um anel de ouro puro, por exemplo.
Na natureza, os materiais dificilmente são encontrados na forma de substâncias puras. Tanto os materiais que encontramos na natureza quanto os produtos que consumimos são, na realidade, uma mistura de substâncias. A obtenção de substâncias puras é laboratórios e em indústrias.
Além de ter um conjunto de propriedades físicas constantes, as substâncias puras caracterizam-se por manter a mesma constituição em todo material considerado.
Classificação das misturas
Que tipos de mistura existem? Será que materiais sólidos como sal ou areia sempre se dissolvem quando misturados em um líquido? E um líquido pode se dissolver em outro líquido?
Uma mistura caracteriza-se por ser composta por duas ou mais substâncias. No cotidiano, é comum nos depararmos com uma diversidade de misturas. Elas são encontradas em medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, alimentos, na água etc. Podem estar “prontas ou ser preparadas por nós.
Diferentemente das substâncias, as misturas não têm propriedades específicas constantes. Por exemplo, as temperaturas de fusão e de ebulição não ocorrem em um ponto ou valor específico, mas em uma faixa de temperatura.
Você deve ter observado que em algumas misturas não é possível identificar visualmente os componentes que as formam. Não podemos enxergar o açúcar dissolvido em água, por exemplo. Em outros casos, é possível identificá-los, como quando adicionamos terra na água.
De acordo com o aspecto visual, podemos classificar as misturas em homogênea e heterogênea.
As misturas homogêneas apresentam aspecto uniforme em toda a sua extensão, ou seja, ponto a ponto. Em contra partida, as misturas heterogêneas apresentam mais de um aspecto em sua extensão, são multiformes ponto a ponto.
Em uma mistura heterogênea, cada região que apresenta os mesmos aspectos é denominada fase. Na prática, pode-se encontrar uma diversidade de tipos de mistura, cada uma com uma quantidade de fases diferentes.
As misturas heterogêneas também podem ser classificadas segundo o estado de agregação das diferentes fases. Veja, no quadro a seguir, alguns exemplos.
Quando uma mistura apresenta mais de uma fase é classificada bifásica, trifásica, tetrafásica ou polifásica, de acordo com a quantidade de fases que há nela.
As misturas homogêneas – que têm apenas uma fase (por isso, chamadas monofásicas) – são denominadas soluções, de modo geral, o componente em menor quantidade é chamada de soluto e ele está dissolvido em um componente que se encontra em maior quantidade, denominado solvente. Uma solução pode conter muitos solutos dissolvidos no mesmo solvente. É o caso da água mineral, que contém diversos tipos de sais minerais e até gases dissolvidos nela.
Embora a maioria das misturas homogêneas (soluções) estejam no estado líquido, há também soluções gasosas e soluções sólidas. Por exemplo, o ar que respiramos é uma mistura homogênea de várias substâncias gasosas como o nitrogênio, oxigênio e outros. Já uma liga metálica, como o latão, é uma solução sólida dos metais zinco e cobre
O quadro a seguir reúne alguns exemplos de misturas encontradas no nosso cotidiano e relaciona as respectivas composições, ou seja, os componentes da mistura
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a aula de hoje é preciso que você assista com calma os vídeos abaixo:
Vídeo 1: Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Fonte: https://youtu.be/JsYy-sDnH5I
Vídeo 2: Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Fonte: https://youtu.be/1XO-UkDQLCM
ATIVIDADES
1- Explique a diferença entre água potável e água pura:
2- O que são substâncias puras?
3- O que são misturas homogêneas?
4- O que são misturas heterogêneas?
Que bom que chegou até aqui prezado aluno! Gostou de nossa aula? Bem, é de grande importância que você copie e responda as perguntas acima em seu caderno, lembre-se que estamos à disposição para ajudá-los.
2- O que são substâncias puras?
3- O que são misturas homogêneas?
4- O que são misturas heterogêneas?
Que bom que chegou até aqui prezado aluno! Gostou de nossa aula? Bem, é de grande importância que você copie e responda as perguntas acima em seu caderno, lembre-se que estamos à disposição para ajudá-los.
Até a próxima!!
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ARTE
Olá caros estudantes!
Na aula de hoje vamos fazer mais duas atividades referente à aula anterior, onde aprendemos sobre a classificação dos instrumentos musicais!
Leitura do Texto
Leia novamente e revisem o texto da sobre a classificação dos instrumentos musicais, visto na última aula.
(Aula 09 do blog - https://emebfranciscamartins.blogspot.com/2020/04/6-anoturmas-e-b-aula-09.html).
Vídeo
Assistam também novamente o vídeo que foi passado.
(Aula 09 do blog - https://emebfranciscamartins.blogspot.com/2020/04/6-anoturmas-e-b-aula-09.html).
Atividades : Ouça as músicas dos vídeos com muita atenção.
“O sol” (Vitor Kley)
Fonte: https://youtu.be/YVJijQIualA
A Lua (música regional) a partir de 1min25
Fonte: https://youtu.be/cUoRuaWl1JQ?list=TLPQMDQwNTIwMjBGQAjgG5CTCw
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
Fonte: https://youtu.be/zsFSHg2hxbc
1ª Atividade = Vocês vão ouvir as músicas “O sol” (Vitor Kley), A Lua (música regional) e Asa Branca (Luiz Gonzaga), vão tentar identificar e escrever abaixo os instrumentos presentes em cada música.
O sol =
A Lua =
Asa Branca =
2ª Atividade = Depois de ouvir e identificar os instrumentos nas três músicas anteriores, vocês vão desenhar os instrumentos e, em seguida, tentar imaginar um tipo de som que esses instrumentos podem fazer e desenhar dando forma a ele. Vocês podem utilizar elementos como ponto (.....), linha (---), cores, palavras (trimmmm, plim plim), etc.
Bom trabalho e diversão a todos! Até a próxima aula!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Instrumentos Musicais. Disponível em: < https://www.smartkids.com.br/trabalho/instrumentos-musicais>. Acesso em: 13, Abr. 2020.
LIMA, Jackson Cesar de. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE Produções Didático-Pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibai_arte_pdp_jackson_cesar_de_lima.pdf> Acesso em: 17, abr. 2020.
🎼🎶🎵🎼🎶🎵🎼🎶🎵
LÍNGUA INGLESA
Com a professora Iolanda Zunoeta
Greetings (Saudações)
Vocabulary: Good Morning, Good Afternoon, Good Evening, Good night, hello, hi
Vamos assistir ao vídeo com atenção e depois realizar as atividades propostas.
Fonte: https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY
Atividades:
1) Escreva em seu caderno os Greetings dispostos no vídeo com a tradução em português.
2) Cole as figuras de acordo com os greetings.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
Vamos assistir ao vídeo com atenção e depois realizar as atividades propostas.
Fonte: https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY
Atividades:
1) Escreva em seu caderno os Greetings dispostos no vídeo com a tradução em português.
2) Cole as figuras de acordo com os greetings.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
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