1º ANO/Turmas A, B e C - AULA 04
Semana de 06 a 10 de abril de 2020
Aula 04
VAMOS INICIAR NOSSA AULA DE HOJE!
PARABÉNS CUIABÁ! NOSSA CIDADE QUERIDA QUE COMPLETA 301 ANOS EM 08 DE ABRIL DE 2020
Na aula 03 vimos o que é cultura. Então já que descobrimos que cultura é tudo que um povo e sua comunidade pensa, representa e tem como identidade, tá na hora da...
CULTURA CUIABANA
LENDA: MINHOCÃO DO PARI
LENDA: A lenda é uma narrativa transmitida via oral, de geração em geração. Fruto da imaginação popular, diz sobre a cultura e a tradição social de um povo e essa que vamos contar é da cultura de Cuiabá.
MINHOCÃO DO PARI
O MINHOCÃO É UM MONSTRO QUE VIVE NO POÇO DO RIO CUIABÁ. ELE ATACA OS BARCOS A NOITE, FAZ IMENSO BARULHO, AGITA AS ÁGUAS DO RIO E CAUSA HORRORES AOS PESCADORES. CONTAM TAMBÉM QUE O BICHO DERRUBA AS BARRANCAS DO RIO PARA PERSEGUIR AQUELES QUE O ENXERGA.
COPIE AS PALAVRAS EM DESTAQUE DE AMARELO DO TEXTO E FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR
OBA! TEM HISTÓRIA PARA ASSISTIR!
MINHOCÃO DO PARI- NICO E LAU
VEJA A TELA "MINHOCÃO DO PARI" - Antônio João Jesus
Tela: Antônio João Jesus (Escritor, Indigenista e Artista Plástico cuiabano).
Minhocão - É uma minhoca enorme, monstruosa, que circula pelos rios e águas do Pantanal e da baixada cuiabana virando canoas, devorando pescadores, levantando grandes ondas e desmoronando barrancos dos rios. As lendas dizem que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz da capital de Mato Grosso pois o minhocão encontra-se preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora.
AGORA É COM VOCÊ!!!!
· AGORA QUE JÁ ASSISTIU AOS VÍDEOS SOBRE A LENDA “O MINHOCÃO DO PARI” VOCÊ VAI USAR A SUA CRIATIVIDADE E CONSTRUIR O SEU MINHOCÃO SE PAPEL PARA FAZER A DOBRADURA.
·SE PREFERIR PODE DESENHAR OU AINDA PODERÁ USAR MATERIAIS QUE TENHA NA SUA CASA, COMO: GARRAFA PET, JORNAL, TECIDO, REVISTA, TAMPINHA DE GARRAFA, MASSA DE MODELAR E FAZER DO SEU JEITO.
· AO FINAL DA SUA ATIVIDADE PEÇA PARA UM ADULTO TIRAR UMA FOTO E ENVIAR NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA.
ÓTIMA AULA PARA VOCÊ!!!
AGUARDAMOS VOCÊS NA PRÓXIMA AULA!

Comentários
Postar um comentário