6º ANO/Turmas A e B - AULA 08

Semana de 13 a 17 de Abril de 2020

HISTÓRIA


POVOS INDÍGENAS


Fonte: https://s2.glbimg.com/MUlSjanWpDrP7XoOYZdvwFaY7f4=/290x217/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/04/19/indios_mt_300x225.jpg

Leia o resumo da História do Dia dos Povos Indígenas
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio, porém em respeito à diversidade de etnias iremos tratar aqui enquanto Povos Indígenas. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os indígenas há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia dos Povos Indígenas Índio.

Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os estudantes costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais e modos de vida. 





Foto: https://i1.wp.com/www.xapuri.info/wp-content/uploads/2019/11/35fd455bbc7df71c10cd9c56dca4e148.jpg?fit=480%2C721&ssl=1


Devemos lembrar também, que os indígenas já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Dia do índio – 05/10/2019. https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm Acesso em 14 de Abril de 2020.

Agora que já sabemos um pouco sobre o dia 19 de Abril, vamos realizar as atividades do link abaixo:

Povo Bororo
O Povo Bororo constitui o principal povo indígena que deu origem a cultura cuiabana. O nome Cuiabá é originário de Ikuiapá, uma palavra de origem Bororo que indica ser um lugar onde os índios pescavam com flecha-arpão.
Os Bororos se autodenominam Boe. O termo "Bororo" significa "pátio da aldeia" e atualmente é a denominação oficial.
Ao longo da história, outros nomes foram usados para identificar esse povo, tais como: Coxiponé, Araripoconé, Araés, Cuiabá, Coroados, Porrudos, Bororos da Campanha (referente aos que habitavam a região próxima a Cáceres), Bororos Cabaçais (aqueles da região da Bacia do Rio Guaporé), Bororos Orientais e Bororos Ocidentais (divisão arbitrária feita pelo governo do Mato Grosso, no período minerador, que tem o rio Cuiabá como ponto de referência).
O vídeo a seguir mostra a Grande Tradição Bororo "BOE ERO KURIREU".
Fonte: https://youtu.be/ooNCJO7MA2w

Para saber mais sobre o Povo Bororo: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Bororo

Bons Estudos!
🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅

GEOGRAFIA

As paisagens se transformam

As paisagens são transformadas pelas ações da natureza e dos seres humanos ao longo do tempo. Observe a sequência de imagens.
Fonte: Livro Didático



Em seu caderno, responda às questões. 
1. Que mudanças ocorreram na paisagem ao longo do tempo?

2. Em sua opinião, as mudanças mais visíveis foram provocadas pelos seres humanos ou pela natureza? Por que você acha isso?

3. As mudanças nas paisagens se dão em ritmos e tempos diferentes. Elas podem acontecer tão lentamente, ao longo dos anos, que dificilmente são percebidas por nós. Ou podem ser muito rápidas, ocorrendo em um mesmo dia ou em questão de horas ou minutos. 
Observe as fotografias
Fonte: Livro Didático

Fonte: Livro Didático

4. Em seu caderno, descreva as paisagens das fotografias apresentadas, destacando seu principal agente transformador e o tempo que as mudanças retratadas levaram para acontecer.

5. No caderno, cite exemplos de transformações nas paisagens que podem ocorrer de maneira rápida e outras de maneira lenta.

6. Em sua opinião, o que é uma mudança rápida? O que é muito tempo para você?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PAULA, Marcelo Moraes. RAMA, Maria Angela Gomez. PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. Págs. 18-19

🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅

LÍNGUA PORTUGUESA

Sua participação nas atividades é essencial.
Nesta aula vamos estudar o gênero Reportagem e dar continuidade aos estudos do registro formal e informal. 

Vamos para próxima etapa!?

Daremos início à leitura dos textos abaixo e em seguida responderemos as questões que estão no link. 

Leia a reportagem sobre a iniciativa do Rijksmuseum

MUSEU EM AMSTERDÃ INCETIVA VISITANTES A DESENHAR EM VEZ DE FOTOGRAFAR
Rijksmuseum, em Amsterdã, na Holanda, encontrou uma nova maneira de incentivar os visitantes a apreciar a arte: estimulando-os a desenhar as obras que veem, em vez de fotografá-las. O museu não proíbe o uso de câmeras ou de celulares, mas sugere que as pessoas deixem os equipamentos em casa.

Como o próprio museu explica em seu site, “uma visita ao museu é, com frequência, uma experiência passiva e superficial. Os visitantes se distraem facilmente e não experienciam de verdade toda a beleza, mágica e maravilha daquilo que veem”.
Esse é o motivo pelo qual o Rijksmuseum desenvolveu a campanha #Startdrawing. Ao desenhar, é possível perceber proporções, linhas e detalhes que não seriam notados num simples clique de foto. Essa assimilação mais completa também permite uma aproximação e uma maior compreensão da obra do artista.
Não é necessário ser um expert em desenho para se juntar à campanha – a ideia é incentivar a participação de pessoas com diferentes níveis de habilidades. Trata-se de uma iniciativa que valoriza mais a experiência em si do que o resultado final.
Embora o Rijksmuseum esteja sempre aberto para desenhistas, é nos sábados que o museu oferece gratuitamente cadernos de desenho e lápis aos visitantes.

LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA

Para relembrarmos leia o texto abaixo
Fonte: Livro Didático

Em nosso cotidiano vivemos experiências de fala e de escrita. 
Fonte: Livro Didático
Atividades: responda as questões do link abaixo.

👇

👆

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
TEIXEIRA, Lucia. SOUSA, Silvia Maria de. FARIA, Karla. PATTRESI, Nadja. APOEMA: PORTUGUÊS 6 – 1. ed – São Paulo: Editora Brasil, 2018. Págs. 12 – 15 http://oviajante.uol.com.br/museu-em-amsterda-incentiva-visitantes-a-desenhar-em-vez-de-fotografar/ Acesso em 14 de Junho de 2020.



🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅

EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá estudantes, hoje quero propor uma atividade desafiadora para vocês.

O desafio é das embaixadinhas, você sabe o que é embaixadinha né?


Embaixadinha, pontinho, altinha ou freestyle é uma prática futebolística de cunho individual, que consta em controlar a bola com todas as partes do corpo, principalmente com o pé e com a cabeça, de forma a não deixar a bola cair no chão.

A ideia é que seja uma bola de verdade, mas se você não tiver em casa,  pode confeccionar uma bola com meias velhas ou jornais e barbante.
Depois que tiver com a bola você irá me provar que consegue o maior número de embaixadinhas, em qualquer parte do corpo e só interrompe quando a bola cair no chão ou bater em qualquer outra superfície.
Fonte: https://f088b146830a59b5.cdn.gocache.net/uploads/noticias/2020/03/26/ce7079f2acaa0e9380401c813167d92d779c8f5b.jpeg


Agora é com você, quero ver se consegue o máximo e me envie um vídeo e me mande, vou achar o máximo. Aguardo vocês.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
Não esqueça de enviar todas as atividades 
pelo WhatsApp.
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários