5º ANO/Turmas A e B - AULA 10
Semana de 27 de Abril a 01 de Maio de 2020
HISTÓRIA
DIREITO INDÍGENA: A LUTA PELAS TERRAS
O Brasil é um país multicultural, pois nele há diferentes culturas que se relacionam. Essa convivência beneficia a todos, e muitas vezes, resulta em trocas de saberes, estimulando o respeito aos diferentes jeitos de ser, de pensar e de agir de cada povo.
Os povos indígenas do Brasil conquistaram o direito de manter e defender o seu modo de vida, suas crenças, tradições e costumes. É o que garante a Constituição de 1988, a lei maior do nosso país:
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: Janeiro de 2018.
A lei garante aos povos indígenas liberdade para lutar por seus direitos, aprender sua língua na escola e manter posse da terra na qual tradicionalmente vivem.
Converse com seus familiares e responda às questões no caderno .
1) Qual é o principal direito garantido aos indígenas pela Constituição Brasileira de 1988? O que representa a garantia desse direito?
2) De que forma os indígenas podem lutar por seus direitos?
3) Observe o mapa a seguir e responda as questões.
A) Em que estados brasileiros está localizada a maior parte das terras indígenas reconhecidas pelo governo?
B) Esses estados fazem parte de quais regiões do Brasil? Pesquise em um Atlas.
Pesquise sobre as terras indígenas no estado ou na região em que você vive e registre em seu caderno: onde estão localizadas; as etnias indígenas presentes nelas; as ações que garantem o direito desses indígenas à terra.
⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯⛯
O Brasil é um país multicultural, pois nele há diferentes culturas que se relacionam. Essa convivência beneficia a todos, e muitas vezes, resulta em trocas de saberes, estimulando o respeito aos diferentes jeitos de ser, de pensar e de agir de cada povo.
GEOGRAFIA
Observe os seguintes mapas:
MAPA 01
MAPA 02
MAPA 03
ATIVIDADES – PARE, PENSE E RESPONDA
1) Você reconhece os locais representados nos mapas? Escreva abaixo quais são?
Mapa 01 -
Mapa 02 -
Mapa 03 -
2) Em qual bairro você reside? Desenhe ou cole em seu caderno um mapa de seu bairro.
3) Qual a distancia de sua casa até a escola? Como, você fez pra obter essa distância?
4) Em uma folha a parte ou no caderno, faça uma lista dos elementos dos mapas acima, por exemplo, se há símbolos e cores e o que eles representam.
5) Observe se há a representação de ruas e avenidas, de construções, de áreas verdes. Quais são?
6) Partindo das observações desses mapas, você considera que seu bairro e sua cidade tiveram crescimento planejado ou espontâneo. Por quê?
⛙⛠⛙⛠⛙⛠⛙⛠⛙⛠⛙⛠⛙⛠⛙⛠
MATEMÁTICA
Vamos agora estudar sobre expressões numéricas. Portanto, assista o seguinte vídeo para aprender um pouco e depois leia sobre o conteúdo abaixo.
FONTE: https://youtu.be/sAsBdPex0cE
Expressões numéricas
Uma expressão que apresenta uma sequência de operações matemáticas envolvendo números é denominada expressão numérica. Veja alguns exemplos de expressões numéricas:
81 - 30 + 17
66 - 21 - 19 + 25
50 + 440 - 10 + 3 - 38
Podemos perceber que as expressões acima envolvem apenas adição e subtração e elas não apresentam parênteses. Para calcular o valor de cada uma, devemos realizar as operações, na ordem em que aparecem, sempre da esquerda para a direita.
Acompanhe:
Qual é o valor da expressão 81 - 30 + 17?
Vamos calcular o valor da expressão 66 - 21 - 19 + 25.
Qual é o valor da expressão 50 + 440 - 10 + 3 - 38?
Responda as questões abaixo.
1) Determine o valor de cada expressão numérica.
117 + 115 - 112
350 - 200 + 410
100 - 27 - 56 + 23
815 + 170 - 585 - 375
2) Ligue cada expressão numérica ao respectivo valor. Resolva primeiramente as expressões numéricas e posteriormente ligue as expressões aos seus resultados. é necessário os cálculos no caderno.
EXPRESSÃO VALOR NUMÉRICO
320 - 42 + 73 - 17 - 9 263
42 + 320 - 73 - 9 - 17 409
320 - 73 + 42 + 9 - 17 325
73 + 42 - 17 - 9 + 320 281
3) Invente uma expressão numérica com adições e subtrações cujo resultado seja:
22
1000
🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞
LÍNGUA PORTUGUESA
Vamos iniciar nossa aula com o texto abaixo.
Arte em todo lugar
Muitas vezes saímos de casa ou da escola para apreciar obras de arte em locais como museus, teatros ou outras casas de espetáculos. Mas você já reparou que as cidades e seus espaços públicos também podem ser lugares de expressão da arte?
Você já viu ou presenciou alguma manifestação artística na rua? Como ela era? Onde estava? Como as pessoas reagiam? Observe as imagens a seguir refletindo sobre essas questões.
Público acompanhando apresentação no Theatro da Paz, Belém, Pará, 2014.
Pedestre caminha pela calçada na região dos bairros de Santa Teresa e Lapa, Rio de Janeiro, 2015.
Responda as questões abaixo.
1. Após observar com atenção as fotografias, responda às questões.
a) Que tipos de manifestação artística você conseguiu identificar em cada foto?
Imagem 01
Imagem 02
b) Em que lugares essas manifestações artísticas foram retratadas?
Imagem 01
Imagem 02
Como o público se comporta nos dois casos? As manifestações artísticas estão sendo prestigiadas?
Imagem 01
Imagem 02
2. Observe as características dos lugares retratados nas imagens.
a) Marque 1 para primeira fotografia e 2 para segunda.
b) Que condições os espaços retratados nas imagens oferecem para os artistas e para o público apreciar as manifestações? Comente.
3. Ao assistir a uma batalha de rap, uma contação de histórias, uma encenação de uma história ou mesmo observar uma estátua em local público, temos a oportunidade de vivenciar a arte de formas diferentes dos espaços convencionais, como museus e teatros. Que tipos de manifestação artística você já observou nas ruas e praças por onde passa? Você já participou de alguma dessas manifestações? Como foi essa experiência?
4. Como você acha que as manifestações artísticas podem se integrar aos espaços em que ocorrem?
5. Quando você lê uma mensagem no whatsapp você confia nessa informação ou primeiro se certifica para saber se é uma informação correta? Qual meio de comunicação você acha mais confiável, um noticiário em um jornal de grande circulação ou uma informação divulgada pelo whatsapp? Explique por que.
🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟
CIÊNCIAS
Vamos iniciar a aula com a leitura do texto abaixo.
Biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção em Mato Grosso
Biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas.
Mato Grosso possui vasta extensão de três tipos de biomas (que podem ser entendidos como vastos ecossistemas): Amazônia ao norte, Cerrado no centro, e Pantanais à leste (Araguaia) e à oeste (bacia do Rio Paraguai). Por si só, a presença desses três biomas é uma boa explicação para a altíssima biodiversidade mato-grossense. Em alguns contextos, como o das Chapadas dos Guimarães, dos Parecis, do Roncador entre outras, a parte alta da chapada, o planalto, possui espécies típicas de Cerrado. Esta vegetação por sua vez é entremeada por florestas fluviais ou de pé-de-morro, que possuem em grande parte a composição de espécies amazônicas. Os rios que nascem nos pés dessas chapadas, por sua vez, dão origem à vasta áreas úmidas, ou Pantanais, que também abrigam espécies típicas deste bioma.
Entretanto, com tanto biodiversidade, existem também muitas espécies de plantas (flora) e de animais (fauna) que estão ameaçadas de extinção, devido às ações de desmatamento, queimadas e uso desenfreado e sem consciência dos recursos naturais que acabam levando a morte muitos desses seres vivos. Dizemos que ocorreu uma extinção quando um determinado organismo não está mais presente em um ambiente.
Em relação aos animais ameaçados de extinção, segue abaixo uma lista de alguns:
Macaco prego
Ocorrência: grande parte de Mato Grosso.
Fonte: Redação com assessoria
Rãzinha
Ocorrência: pequena área fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Fonte: Redação com assessoria
Calango
Ocorrência: Vários municípios de Mato Grosso.
Fonte: Redação com assessoria
Lagarto sem patas
Ocorrência: Sapezal.
Fonte: Redação com assessoria
Cobra rainha da Serra do Roncador
Ocorrência: Ribeirão Cascalheira
Fonte: Redação com assessoria
Cobra rainha estriada
Ocorrência: divisa de Mato Grosso com Rondônia.
Fonte: Redação com assessoria
Cobra d'água grande do Tocantins
Ocorrência: Araguaia, região de Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Novo Santo Antônio.
Fonte: Redação com assessoria
Bagre
Ocorrência: bacia do Araguaia.
Fonte: Redação com assessoria
Matrinchã
Ocorrência: rio Araguaia e rio das Mortes.
Fonte: Redação com assessoria
Quanto as plantas (flora) do estado de Mato Grosso, existem 31 tipos de árvores ameaçadas de extinção, incluindo cerejeira, cedro, mogno, jatobá, pau-rosa, ipê-felpudo, itaúba e castanheira, segundo a Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. Dessas espécies arbóreas, 13 estão em perigo e 18 são consideradas vulneráveis.
Castanheira no parque estadual no norte de Mato Grosso, um dos principais redutos protegidos de biodiversidade da Amazônia. (Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT).
Agora responda as questões abaixo.
1. Em relação ao que você leu sobre os animais e plantas que estão ameaçados de extinção no estado de Mato Grosso, quais os que você já viu ou ouviu falar?
2. De que forma você acha que poderia ajudar para diminuir os índices de mortes de animais e plantas da nossa região? Dê sugestões de ações (atitudes) que poderiam ser tomadas pela população.
3. Faça um desenho de uma linda biodiversidade do nosso estado de Mato Grosso, incluindo os animais e plantas habitam nossa região.
🌲🐆🌳🐊🌴🐞🌴🐗🌱🐦🌳🐢🌳🐠
EDUCAÇÃO FÍSICA
Vamos iniciar nossa aula de hoje repetindo os exercícios de alongamento praticados na Aula 08 postada no nosso Blog https://emebfranciscamartins.blogspot.com/.
Em seguida vamos realizar as seguintes atividades:
ATIVIDADES EM CIRCUITO RESISTIDO
MARQUE O TEMPO DE 1 MINUTO EM CADA ESTAÇÃO.
Estação 1 - Polichinelo (pernas unidas, braços paralelos ao corpo, saltitar afastando as pernas, elevando os braços acima da cabeça retornando na posição inicial).
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/YJbkVbNNops/maxresdefault.jpg
Estação 2 - Abdominal (deitado em decúbito dorsal com os braços estendidos acima da cabeça, sentar-se ao mesmo tempo em que flexiona as pernas e abraçando os joelhos, retornando a posição inicial).
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/kmxNHm6uv94/maxresdefault.jpg
Estação 3 - Flexão de braços (deitado em decúbito ventral, com os braços fletidos e mãos apoiadas ao lado dos ombros, estender os braços retirando o corpo do solo, mantendo o apoio do corpo apenas nas mãos e ponta dos pés).
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/HaaWL7Gt4Cs/maxresdefault.jpg
Estação 4- Agachamento (pernas afastadas na largura dos ombros, braços estendidos na horizontal, flexionar os joelhos a 90 graus e retornar na posição inicial.
Fonte: https://img.vixdata.io/pd/jpg-large/pt/sites/default/files/bdm/field/image/agachamento-principal.jpg
OBS: em cada estação procure fazer o exercício da forma correta, o maior número de repetições em 1 minuto. Repetir o circuito pelo menos 5 vezes. Registre em seu caderno o maior número de repetições em cada circuito. Envie um vídeo curto onde você executa algum dos exercícios.
🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃🏃
ARTE
VAMOS APRENDER A DANÇAR O SIRIRI?
Fonte: https://www.dancastipicas.com/wp-content/uploads/2018/11/siriri.jpg
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos).
A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracachá (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri que designa um entremez do século XVIII em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens, colocam os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia. Há vários outros movimentos como se eles tivessem brincando.
É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares:
- Mato Grosso: nas cidades e na zona rural da Região Metropolitana de Cuiabá (caracterizada por 111 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Tangará da Serra), além do Pantanal norte.
- Mato Grosso do Sul: cidades do Pantanal Sul: Corumbá, Aquidauana e Miranda.
2. De que forma ela fala?
3. Sobre a expressão corporal e a coreografia, o que elas transmitem?
4. Através da dança os parceiros comunicam a sua amizade e a brincadeira de amigos é feita com o passo definido dos homens e o das mulheres. Como dançam os homens e as mulheres?
5. Observe as cores, as roupas do grupo e identifique os gestos e expressões, explique o que você achou?
6. Agora vamos dançar: Faça o passo do homem ou da mulher em sua casa com um parceiro ou parceira, pode ser seu pai, sua mãe, seu irmão ou algum familiar. (se possível filme a sua dança e envie para seus colegas e professores)
8. Agora reflita: que emoções podem ser vividas nesta dança cultural possibilitaram tocar o mais íntimo de cada um?
Para se inspirar ainda mais assista ao vídeo abaixo. Acompanhe essa dança afetiva do nosso Estado pelo grupo Flor Ribeirinha. Flor Ribeirinha já ganhou prêmios e concursos fora do Brasil e leva a afetividade do nosso povo para onde vai!
7. Aproveite o seu tempo restante para fazer a representação plástica (desenho) de um ou mais dançarinos de Siriri colorindo com lápis de cor!
Bom trabalho!
Com a professora Iolanda Zunoeta
LÍNGUA INGLESA
Greetings (Saudações)
Vocabulary: Good Morning, Good Afternoon, Good Evening, Good night, hello, hi
Vamos assistir ao vídeo com atenção e depois realizar as atividades propostas.
Fonte: https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY
Atividades:
1) Escreva em seu caderno os Greetings dispostos no vídeo com a tradução em português.
2) Cole as figuras de acordo com os greetings.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋
Borgata Hotel Casino & Spa - JTR Hub
ResponderExcluirLocated 메이피로출장마사지 in Atlantic City, poormansguidetocasinogambling Borgata https://septcasino.com/review/merit-casino/ Hotel Casino & Spa offers worrione the finest in amenities and entertainment. It also provides 출장안마 a seasonal outdoor swimming