4º ANO/Turmas A e B - AULA 08
Semana de 13 a 17 de Abril de 2020
AULA DE MATEMÁTICA
Com as professoras Andreia e Verônica
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7Qh4szEo1vr2oLeqIh9EPYmZtiFh4K53Bpmeji7cTJcmsVFRqS9gl2sf8zKux1yjAmC-dYHdPSUvg9q__oFBrjr6OY9kp-1xVKCgguPs6gnl7Kkt5Yd8LKuv7RtbB7nOq5-lEpVSx2A3G/s1600/matematica1.jpg
IDEIAS DE DIVISÃO: Agora vamos estudar algumas situações envolvendo ideias associadas à divisão.
Assista aos vídeos que as professoras gravaram para vocês entenderem, como temos várias formas de realizar uma divisão e como podemos representá-la.
1º Exemplo: Vovó Val comprou 18 lápis de cor para os seus 3 netos e vai dividí-los em partes iguais. Quantos lápis ganhará cada neto?
Obs. Para responder a essa pergunta, podemos repartir a quantidade de 18 em 3 partes, ou seja podemos efetuar a divisão:
18 ÷ 3 = 6 , percebendo que 3 x 6 = 18
Vamos entender melhor com a explicação da professora Andréia?
Fonte: https://youtu.be/xDMssL93GAE
LEMBRE-SE: A DIVISÃO É O INVERSO DA MULTIPLICAÇÃO
OBSERVE OS SINAIS DE DIVISÃO
2º Exemplo: Em uma Ong de trabalho voluntário de proteção aos animais recolheram 24 cães abandonados. E precisava entregá-los para doação, porém apareceram somente 8 famílias interessadas em adotá-los. Quantos cães vão ficar para cada família?
OBS: Para responder essa pergunta será necessário repartir a quantidade de cães em 8 partes ou seja:
24 ÷ 8 = 3 porque 8 x 3 = 24
Vamos entender melhor com a explicação da professora Veronica?
Fonte: https://youtu.be/66ag7qrXMR4
As divisões 0 ÷ 2 = 0 2 ÷ 2 = 1 4 ÷ 2 = 2 16 ÷ 2 = 8 18 ÷ 2 = 9 20 ÷ 2 = 10
ATENÇÃO: Na divisão os termos são chamados de:
DIVIDENDO
DIVISOR
QUOCIENTE
RESTO
DIVIDENDO
DIVISOR
QUOCIENTE
RESTO
84 (dividendo) ÷ 2 (divisor) = 42 (quociente), neste caso sobrou 0 (resto)
AGORA É COM VOCÊ!
Copie em seu caderno as atividades abaixo e as resolva. Quando terminar, não esqueça de enviar uma foto bem nítida no grupo do WhatsApp.
1. Ontem, foram produzidas 42 cocadas e arrumadas igualmente em 2 caixas. Cada caixa recebeu mais que 10 cocadas.
a) Quantas a mais?
b) Quantas cocadas foram colocadas em cada caixa?
2. E se 48 cocadas fossem distribuídas igualmente em 2 caixas.
a) Quantas cocadas a mais do que 20 cada caixa receberia?
b) Quantas cocadas seriam colocadas em cada caixa?
3. Complete as divisões:
a) 0 ÷ 2 = ___ 2 ÷ 2 = ___ 4 ÷ 2 = ___ 6 ÷ 2= ___ 8 ÷ 2 = ___
10 ÷ 2 = ___ 12 ÷ 2 =___ 14 ÷ 2 = ___ 16 ÷ 2 = ___ 18 ÷ 2 = ___
10 ÷ 2 = ___ 12 ÷ 2 =___ 14 ÷ 2 = ___ 16 ÷ 2 = ___ 18 ÷ 2 = ___
b) 20 ÷ 2 = ___ 40 ÷ 2 = ___ 60 ÷ 2 = ___ 80 ÷ 2 = ___ 100 ÷ 2 = ___
200 ÷ 2 = ___ 400 ÷ 2 = ___ 600 ÷ 2 = ___ 800 ÷ 2 = ___ 1000 ÷ 2 = ____
200 ÷ 2 = ___ 400 ÷ 2 = ___ 600 ÷ 2 = ___ 800 ÷ 2 = ___ 1000 ÷ 2 = ____
4. Todos os números divididos por 2 são números pares? _________
5. São também múltiplos de 2? ________
6. Resolva os seguintes problemas: Vanda organizou 3 canteiros de flores. Para isso, ela dividiu 96 sementes igualmente nesses canteiros. No total, quantas sementes Vanda plantou em cada canteiro?
7. Paulo quer distribuir 180 fotos nas páginas de seu álbum. Qual é a quantidade de páginas que ele pode usar se em cada página cabem 9 fotos?
7. Paulo quer distribuir 180 fotos nas páginas de seu álbum. Qual é a quantidade de páginas que ele pode usar se em cada página cabem 9 fotos?
8. Um grupo de 63 turistas será levado a uma excursão em carros da agência de viagens. Sabendo que em cada carro cabem 7 turistas, no mínimo quantos carros como esses serão necessários para transportá-los?
9.
Fonte: Internet
AULA DE GEOGRAFIA
Com as professoras Andreia e Verônica
A SOCIEDADE
Você é integrante de uma sociedade complexa. A sociedade é a interligação entre os indivíduos, os quais dependem uns dos outros na execução de suas funções. Valem nessa definição as relações estabelecidas entre eles, como a convivência e a maneira com que eles demonstram suas ideias, necessidades, seus sentimentos, sonhos, interesses.
A sociedade é uma parte da totalidade da vida social do ser humano, na qual fatores de hereditariedade influem tanto quanto os elementos culturais (conhecimentos, técnicas científicas, crenças, sistemas éticos e metafísicos) e as formas de expressão estética — proporcionados pelo meio.
QUESTÕES
Fazemos parte da sociedade e temos como dever cuidar um do outro.
1. O você está fazendo para se proteger e para proteger as pessoas que você ama nesta quarentena?
2. Qual o trabalho dos seus pais dentro da sociedade? Você acha o importante para sociedade, o trabalho que eles realizam?
3. Todo trabalho edifica o homem, que tipo de profissionais predominam na comunidade em que você mora?
Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/vinte-personagens-de-desenhos-animados-de-diferentes-profissoes_1284-11661.jpg
A escola é muito importante para a sociedade, pois contribui para formação de vários profissionais importantes para seus habitantes.
1. Você gosta de estudar?
2. Qual profissão você deseja realizar no futuro?
3. Você se acha importante para sociedade?
4. Qual a importância da profissão que você deseja para sociedade?
Fonte: Google Imagens
Observe as figura, nela há homens, mulheres e crianças. Todos têm uma grande importância social, são seres sociais. 
Fonte: Google ImagensAssista ao vídeo para responder as questões
Responda em seu caderno as questões abaixo, de acordo com sua opinião.
1. Quais os cuidados que uma criança necessita para crescer saudável?
2. Qual a importância do trabalho para os cuidados diários com as crianças?
3. Como sua família está cuidando de você nesta quarentena?
4. Pesquise no Dicionário ou pelo Google o significado das palavras:
Complexa, hereditariedade, vulnerabilidade, vulnerável, quarentena
5. Por que é importante respeitar os deficientes?
6. Quais as adaptações necessárias para que todos tenham um bom convívio social?
"Você é um ser social muito importante, por isso, estamos em casa por causa da quarentena, mas ainda trabalhando para levar para cada um o melhor conhecimento científico."
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ARTE
Com o professor Alessandro Correa da Silva
Estimados estudantes na aula de hoje iremos explorar, conhecer, fruir e analisar a composição musical "O Trenzinho do Caipira" de Heitor Villa-Lobos e o desenho nanquim "Trem" de Tarsila do Amaral. Queremos que você estabeleça relações entre a arte musical e a visual.
A música “Trenzinho do Caipira” é uma composição de Heitor Villa-Lobos, parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva (trem) com os instrumentos da orquestra.
(FONTE: Wikipédia).
Observação: Bachianas Brasileiras é homenagem ao compositor de música clássica ‘Johann Sebastian Bach’, sendo assim o maestro Villa-Lobos ao fazer um arranjo com a música de Bach, homenageia tanto o Brasil quanto o compositor Bach.
Primeiro vamos assistir o vídeo de uma orquestra interpretando a composição da música "Trenzinho do Caipira" de Villa-Lobos, ouçam com atenção.
Vídeo 01 - Villa-Lobos/Bachianas Brasileiras Nº 2
Fonte: https://youtu.be/wIG4h7lvj4Y
Agora veja a imagem da obra em nanquim intitulada "Trem" que foi criada pela artista Tarsila do Amaral, .
Trenzinho do Caipira
O auge da criatividade de Heitor Villa-Lobos se deu na década de 30, quando deu início à série das nove “Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da música popular instrumental brasileira.
Em 1931, ao excursionar por 54 cidades do interior paulista, inspirou-se para compor "Trenzinho do Caipira", parte integrante da peça “Bachianas Brasileiras n.º 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.
Agora nos vamos conhecer outra versão dessa música, onde o poeta “Ferreira Gullar” faz um poema de acordo com “melodia” da música que você ouviu. Novamente gostaria de propor que acessem o vídeo, ouçam a música e observem os detalhes.
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra...
Vai pela serra...
Vai pelo mar...
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar...
Fonte: http://zelhumortotal.blogspot.com/2012/02/ferreira-gullar-caricatura.html (FERREIRA GULLAR )
O vídeo abaixo é uma interpretação da música "Trenzinho do Caipira" realizada pela artista Adriana Calcanhoto. Veja como ficou.
Vídeo 02 - Adriana Partimpim
Desenho criado pelo artista plático Brito em homenagem à artista Adriana Calcanhoto
Fonte: http://blogdobrito.com.br/adriana-calcanhotto/ (Adriana Calcanhoto)
Vamos agora fazer as atividades?
ATIVIDADE 01 : Olhar, ouvir e imaginar.
Copie as questões abaixo em seu caderno e as responda, depois envie uma foto de todas as atividades realizadas.
a) O que mais lhe chamou a atenção na música?
b) Qual é o nome do compositor de Trenzinho do Caipira?
c) Qual é o nome do poeta que fez a letra da canção?
c) O som do vídeo 01 é uma canção ou música instrumental?
d) Ao conhecer a música criada por Villa-Lobos e depois virar canção com o poema de Ferreira Gullar, você consegue imaginar o trem e seu movimento? Como você o imagina o movimento?
( ) Rápido.
( ) Lento.
( ) Tem sempre a mesma velocidade.
( ) A velocidade muda as vezes
ATIVIDADE 02: Vamos brincar de compor?
Estimado aluno, você sabe como fazer a composição de uma CANÇÃO? Uma canção é uma música cuja a execução de cada nota da melodia é sobreposta por uma sílaba cantada. Está difícil? Acalme-se. Tudo bem, vamos aprender juntos, ok?
Mas primeiro, quero propor um desafio utilizando uma técnica composicional muito conhecida denominada de “Paródia”. Ela geralmente tem a função de gênero humorístico, de crítica, etc., um pouco diferente da obra já apresentada “Trenzinho Caipira”, cujo o texto fala da natureza e do cotidiano.
Como fazer?
a) Primeiro selecione uma música, com melodia conhecida, por exemplo, “Parabéns à você”.
b) Depois invente uma letra com uma mensagem.
c) Experimente cantar sua letra com o mesmo som da melodia da canção “Parabéns à você”.
d) Pronto, já fez sua Paródia!
e) Envie um vídeo de você cantando sua paródia da canção Parabéns à você.
e) Envie um vídeo de você cantando sua paródia da canção Parabéns à você.
Caso não tenha conseguido, não se preocupe, nos procure pelo grupo ou aqui mesmo pelo blog (comentários).
😊CURIOSIDADES😊
Você sabia que a melodia de "Parabéns à Você" tem sua origem na canção "Good Morning to All" ("Bom dia a todos"), das irmãs e professoras Mildred J. Hill e Patty Hill em 1893 nos Estados Unidos da América ,elas fizeram a canção para as crianças cantarem na entrada da escola. Com o passar do tempo mudaram o nome da música para "Happy Birthday to You", que é cantada nas comemorações de aniversários das pessoas, chegou no Brasil em 1942 e teve uma letra adaptada por Bertha Celeste.
ATIVIDADE 03: Agora responda sobre esse texto:
1) Onde surgiu a canção?
2) Qual é o nome original da melodia da música “Parabéns a você?
3) Qual é o nome das pessoas que criaram a melodia?
4) No início a música foi criada para qual finalidade, ou função?
5) Quando chegou ao Brasil e qual era o nome que possuía?
6) Qual é o nome da pessoa que fez a letra para a música aqui no Brasil?
ANEXO
HEITOR VILLA-LOBOS (COMPOSITOR BRASILEIRO)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, considerado um expoente da música erudita no Brasil. Suas peças são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros europeus e americanos.
Curiosidade: Heitor Villa-Lobos contrariou sua mãe quando entrou para a escola de música, pois o desejo dela era que ele entrasse para a faculdade de medicina.
FERREIRA GULLAR Poeta e ensaísta brasileiro.
Biografia de Ferreira Gullar
Ferreira Gullar (1930-2016), pseudônimo de José de Ribamar Ferreira, foi um poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro. Abriu caminho para a "Poesia Concreta" com o livro "A Luta Corporal". Organizou e liderou o movimento literário "Neoconcreto". Recebeu o Prêmio Camões, em 2010. Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
ADRIANA DA CUNHA CALCANHOTTO
É uma cantora, compositora, intérprete, instrumental, produtora musical, arranjadora, escritora e ilustradora brasileira. Além de atuar como professora e embaixadora da Universidade de Coimbra, em Portugal. As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados, com seus principais sucessos em tom melancólico. Também gravou uma série de discos de música infantil sob a alcunha Adriana Partimpim.
POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
Não esqueça de enviar todas as atividades
pelo grupo do WhatsApp da turma.
Não esqueça de enviar todas as atividades
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👍👍👍👍👋👋👋👋
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