4º ANO/Turma A e B - AULA 09


Semana de 20 a 24 de Abril de 2020

HISTÓRIA

Com as professoras Andréia e Verônica
LEIA O TEXTO ABAIXO

O descobrimento do Brasil

Senhor;
[…] E assim seguimos o nosso caminho por este mar; até na terça-feira da semana de Páscoa – era dia 21 de abril – encontramos alguns sinais de terra: uma grande quantidade de ervas compridas chamadas botelhos, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. No dia seguinte – quarta-feira pela manhã – topamos aves a que chamam de fura-buchos. Neste mesmo dia, ao final da tarde, avistamos terra! Primeiramente um grande morro, muito alto e redondo; depois, outras serras mais baixas ao sul do monte e mais terra com grandes arvoredos. Ao monte alto, o Capitão deu o nome de Pascoal, e à terra, Terra de Vera Cruz.
Em seguida, […] lançamos âncoras. Ali permanecemos por toda aquela noite. No dia seguinte, quinta-feira pela manhã, fizemos vela e seguimos direto à terra, onde lançamos âncoras defronte à boca de um rio. A ancoragem se completou mais ou menos às dez horas. Dalí avistamos homens que andavam pela praia […].
O capitão-mor mandou que Nicolau Coelho desembarcasse em terra com um batel e fosse inspecionar aquele rio. E quando ele começou a dirigir-se para lá, apareceram pela praia homens em grupos de dois, três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já estavam ali dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus […] traziam nas mãos arcos e setas. Vinham todos rapidamente em direção ao batel. Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles assim fizeram […]
(Pero Vaz de Caminha. Carta do achamento do Brasil)

Agora vamos fazer as atividades? Copie e responda em seu caderno.

1) Qual foi o motivo que levou Pero Vaz de Caminha a escrever uma carta ao rei?

2) Quem era o Capitão-mor descrito na carta de Pero Vaz de Caminha?

3) Quem eram as pessoas que apareceram na praia?

4) O primeiro contato entre os europeus e os índios foi pacífico ou violento?

5) Que gênero textual foi utilizado para anunciar o descobrimento do Brasil?
a) Notícia      b) Artigo         c) Jornal          d) Carta

Dicionário
Botelho [Botânica] Planta aquática, citada por Pero Vaz de Caminha, na Carta de Caminha.
Rabo-de-asno, designação antiga de uma planta aquática, a que se refere Pero Vaz de Caminha, descrevendo o descobrimento do Brasil.
Betel a maior das embarcações miúdas que serviam aos navios antigos, naus e galeões
Capitão-mor: Pedro Alvares Cabral
Pero Vaz de Caminha foi um escrivão português, responsável por descrever as primeiras impressões desde a chegada ao Brasil, em 1500. Ele fez parte da frota de Pedro Álvares Cabral.

DIA DE TIRADENTES

Fonte: Google

Agora é com você!

1) Pesquise porque esse nome Tiradentes?

2) No mês de Abril tivemos algumas datas importantes. Coloque as datas que correspondem a cada evento.
Dia do Indígena (Índio) (____/____/_______)
Inconfidência mineira (____/____/_______)
Descobrimento do Brasil (____/____/_______)
Páscoa (____/____/_______)

3- Pesquise a data de nascimento de Tiradentes, calcule e descubra quantos anos ele  teria se estivesse vivo ainda na data de hoje.

LÍNGUA PORTUGUESA

Com as professoras Andréia e Verônica

Nossa aula de hoje vai começar com uma fábula.

Assista ao vídeo "O Leão e o Ratinho"


Fonte: https://youtu.be/YJyy3VeTXFQ

Vamos ler  fábula agora?

O Leão e o Rato

Certo dia, estava um leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.
- Perdoa-me! - gritou o ratinho.
- Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisso, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino, salvou o Rei dos Animais.
Moral da história: Não devemos subestimar os outros.
(Jean de La Fontaine)

Interpretação de texto
Copie em seu caderno as questões abaixo e as responda, não esqueça de enviar uma foto bem nítida mostrando suas tarefas, 👍!

1) Observe o trecho abaixo e responda as questões.

a) O leão acreditou que um dia o ratinho poderia ajudá-lo? Por quê?

b) Em que parte do texto, pode-se afirmar que o leão estava amedrontado?

c) Você acredita que o leão foi bondoso ao deixar o ratinho ir embora?

d) Por que o leão não o devorou no primeiro momento? Afirme retirando parte do texto.

e) De acordo com sua opinião, por que o leão se divertiu com o ratinho?

f) Quais foram os dois atos de coragem do pequeno ratinho?

GRAMÁTICA

2) Dê o antônimo das palavras retiradas do texto.

dia _____________            começou _____________   triste _______________

dormir _______________  apareceu ____________     pequeno _____________

3) Reescreva os trechos abaixo substituindo as palavras em negrito por sinônimos.
a) O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.

b) E foi assim que um ratinho pequenino, salvou o Rei dos Animais.

4) Classifique as palavras abaixo, conforme o número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.

a) ratinho ____________  c) bocarra _______  e) triste __________ g) caiu __________

b) pequenino _________  d) rei ___________  f) leão___________ h) um ____________

5) Acentue as palavras abaixo usando os acentos agudo (´)  ou circunflexo (^):

pos , voce, cafe, estomago, xicara, chacara, setimo, arvore, citrico, proximo, comodo

6) Leia as palavras abaixo como estão escritas. Em seguida, copie a palavra e  acentue-as, com os acentos agudo (´) ou circunflexo (^), e releia novamente.

a) Medico _______________           b) Bebe _________________
c) secretaria _____________          d) Ai ____________________
e) Pele __________________          f) fabrica ________________

7) Observe a palavra SABIA

a) Copie a palavra e acentue o primeiro A: _________________

b) Copie a palavra e agora acentue o segundo A: _________________

c) O que ocorreu com a palavra? O que você observou?

ORTOGRAFIA

8) Troque o S destacado da palavra sesta por X, o que ocorreu com a palavra?

9) Copei do texto as palavras que são escritas com a letra C mas o som é de S.

10) Forme palavras conforme o modelo abaixo.

       agredir → agressão                                converter → conversão

a) regredir → _____________________   b) reverter → ___________________

c) transgredir → __________________   d) inverter → ___________________

e) progredir → ___________________   f) contraverter → _________________

11) Complete as palavras usando SS, Ç OU S nos espaços:
a) deten___ão
b) conten___ão
c) absten___ão
d) progre___ão
e) transgre___ão
f) regre___ão
g) expre___ão
h) repre ___ão
m) mi___anga
n) a___afrão
o) opre___ão
p) expul__ão 
i) supre___ão
j) preten___ão
k) ascen___ão
l) compreen___ão

Dicionário
Sesta: é uma breve cochilada no início da tarde, geralmente depois do almoço. Esse período de sono é uma tradição em alguns países, particularmente naqueles onde o clima é quente.
Subestimar: Não dar o devido valor ou apreço: subestimar a inteligência da criança.

Referencias bibliográficas:
https://brainly.com.br/tarefa/7329520 pesquisado dia 17/04/2020
https://www.pensador.com/frase/ODEwNDAw/ pesquisado dia 17/04/2020
O Leão e Rato – em português/contos e músicas com os amiguinhos. Pesquisado

MATEMÁTICA

Com as professoras Andréia e Verônica
Algoritmo de adição e problemas de adição e subtração

Fonte: Imagem do Google

ALGORITMO DE ADIÇÃO

Exemplo 1. Somar 231 e 465.



Unidades: 1 + 5 = 6      Dezenas: 3 + 6 = 9       Centenas: 2 + 4 = 6 

Exemplo 2. Somar 142 e 3046
Unidades: 2 + 6 = 8     Dezenas: 4 + 4 = 8       Centenas: 1 + 0 =       1 Milhares: 0 + 3


Exemplo 3. Somar 234 e 148
Temos agora um caso especial. Quando somamos as unidades (4 + 8 = 12), temos como resultado um número com 2 algarismos. Neste caso, o algarismo 2 será também o algarismo da soma, enquanto o 1, que representa uma dezena, será lançado sobre a coluna das dezenas (o famoso “vai um”).


Unidades: 4 + 8 = 12 (consideramos apenas o 2) Dezenas: 1+3+4 =8 Centenas:2+1 = 3



Aprendeu a efetuar a adição através o algoritmo? Agora é só praticar. Vamos deixar a calculadora de lado.

1) Copie e responda, em seu caderno, na frente quantas são: as unidades (U), as dezenas (D), as centenas (C) e as unidades de milhar (UM).
a) 53: U____ D____
b) 289: U_____ D_____ C______
c) 355: U______ D_____ C______
d) 5682: U_____ D_____ C______ UM______
e) 1234: U_____ D______ C______ UM______
f) 126: U______ D______ C______
g) 621: U______ D______ C_______
h) 23: U_____ D______
i) 789: U______ D_____ C  ______
j) 12: U______ D ______
k) 2932:U _____ D______ C______ UM______

 
Fonte: Imagem do Google

2) Nossos amigos fizeram uma visita à Chácara do Sol. E lá descobriram que a matemática pode ser aplicada em diferentes situações. A visita começou no pomar. Em grupos, contaram a quantidade de plantas. Veja o que descobriram:
159 macieiras, 161 bananeiras, 72 mamoeiros e 59 abacateiros.
Juntando as macieiras e as bananeiras, responda as questões:
a) Sem fazer cálculos, é possível saber se são mais ou menos que 300 plantas? Como você concluiu?

b) Qual o total dessas plantas?

c) Qual o total de plantas juntando os mamoeiros?

d) Qual é o total de plantas na Chácara do Sol?

e) Para completar 750 plantas, quantas estão faltando?

f) Descobriram mais 145 laranjeiras e 178 tangerineiras, Quantas laranjeiras e tangerineiras há ao todo na chácara?

g) Quantas tangerineiras existem a mais que laranjeiras?

h) Quantas laranjeiras precisam ser plantadas para completar 200 dessas árvores?

i) Quantas tangerineiras precisam ser plantadas para completar 200 dessas árvores?-

Referências bibliográficas :
Algoritmo de adição e subtração %C3%A7%C3%A3o+4+ano&sxsrf=ALeKk02Qp94h. livro a conquista da matemática autor Jose Rui Giovanni JR.

CIÊNCIAS

Com as professoras Andréia e Verônica

VACINA NO BRASIL
Fonte: Imagem do Google

O Brasil tem um dos maiores programas de vacinação do mundo, disponibilizando para a população, via rede pública, vacinas eficazes contra diversas doenças.
No Brasil, acredita-se que a história da vacinação inicia-se no ano de 1804 com a chegada da vacina contra a varíola. O mapa de vacinação mais antigo do Brasil data de 1820, indicando a vacinação de 2.688 pessoas, a primeira em massa do país. No entanto, a partir de 1830, esse número começa a declinar em meio a diversas controvérsias, o que gerou na população uma fobia à vacinação. Desse modo, em 1846, por meio de um decreto imperial, esse ato tornou-se obrigatório em todo o país.No entanto, a resistência contra a vacinação continuava. Em 1904, a publicação de um decreto extremamente rígido sobre a obrigatoriedade da vacinação, com ameaças de multas e demissões sumárias, desencadeou a conhecida Revolta da Vacina.
Assim o dia 11 de novembro de 1904 ficou marcado, pois a realização de um ato em oposição a tais medidas acabou gerando confrontos com a polícia que duraram dias, terminando com muitas pessoas processadas, presas, feridas e até mesmo mortas. Anos mais tarde, com a mudança na forma de ação e o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), criação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização, essa realidade começou a mudar. Com a conscientização da população sobre a importância da vacinação, muitas doenças (como sarampo, tuberculose e tétano) foram controladas e outras (varíola e poliomielite) erradicadas

Importância da vacinação
A vacinação é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por vírus e bactérias, as quais podem ser graves e até levar a óbito. Dessa forma, as vacinas estimulam o nosso sistema imunológico a preparar a defesa contra um agente infeccioso causador de determinada doença. Muitas pessoas, atualmente, ainda têm receio de vacinas, devido às reações que podem causar ou à quantidade delas administrada em curto período, especialmente em crianças. Se há esse receio, o ideal é conversar com esse profissional para que ele esclareça as dúvidas existentes, pois a falta de vacinação pode causar problemas sérios e, como já dito, até a morte.
A falta da vacinação não é um problema apenas para quem não vacina, mas para toda a população, pois quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor o risco do surgimento de doenças. Além disso, é importante destacar que a falta de vacinação pode aumentar casos de doenças que já estavam controladas. Isso pode ser observado, por exemplo, pelo aumento de casos de sarampo no mundo. No primeiro trimestre de 2019, esse número aumentou 300%. No Brasil, o número de casos também tem aumentado. a falta da vacinação por parte da população brasileira (mesmo estando disponível na rede pública de saúde) tem feito aumentar os casos dessa doença, que já estava controlada no país.

AGORA É COM VOCÊ
1) PESQUISE E ESCREVA NO CADERNO QUAIS SÃO OS NOMES DAS PRINCIPAIS VACINAS QUE PRECISAM SER TOMADAS DESDE O NASCIMENTO ATÉ A VIDA ADULTA, PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E ANALISE SUA CADERNETA DE VACINAÇÃO.

2- JÁ EXISTE VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS? COMO VOCÊ ACHA QUE SÃO DESCOBERTAS AS VACINAS NO MUNDO?

3- QUANTAS VACINAS VOCÊ JÁ TOMOU DESDE SEU NASCIMENTO, APROXIMADAMENTE?

4- PARA ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, COMO A ZICA, TRANSMITIDAS POR UM MOSQUITO, AINDA NÃO EXISTEM VACINAS. NESSES CASOS, QUAIS MEDIDAS VOCÊ ACHA QUE O PREFEITO E A POPULAÇÃO DO SEU MUNICÍPIO DEVEM TOMAR?

5- QUANDO VOCÊ ESTÁ GRIPADO, QUE CUIDADOS TOMA PARA NÃO CONTAMINAR AS PESSOAS COM O VÍRUS QUE ESTÃO NO SEU CORPO?



Referências: Livro de ciências Ligamundo, 4ºano,Editora Saraiva. Autores Cesar da Silva Júnior, Sezan Sasson (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/vacinacao.htm)

😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

ARTE


Com o professor Alessandro



ATIVIDADE Nº 01FRUIÇÃO DE OBRA DE ARTE 01
Estimado aluno, nesta atividade quero convidá-lo a olhar para este quadro logo abaixo, faça uma viagem em sua imaginação, busque observar os detalhes. 

A obra acima recebe o título de “Trem”, foi criada com a técnica de nanquim, pela artista Tarsila do Amaral, em 1924. A mesma busca registrar uma viagem que fez do interior de São Paulo a Minas Gerais. (fonte: Livro “Conectados Arte-vol.II, página 58).
O nanquim é uma das tintas mais populares do planeta. Surgida na China há mais de 4500 anos, a tinta apresenta uma cor negra intensa, extremamente fluida e de rápida absorção por seu suporte mais comum, o papel.
NANQUIM – em sua constituição tradicional
PigmentoAglutinante
Fuligem de carvão, negro de fumo, antigamente tinta de moluscos.Goma-laca (asa de barata), cola de peixe.




Atenção: a imagem foi editada, mais a cor estará disponível no vídeo abaixo. 

RESPONDENDO AS PERGUNTAS NO CADERNO.

1) Qual é a cor dos traços da obra?

2) Qual foi sua impressão à primeira vista, ou seja, o que sentiu?

3) Quais as formas geométricas que consegue identificar?

4) Quais são os desenhos que estão na vertical?

5) Quais são os desenhos que estão na horizontal?

6) Qual é o cenário que a obra nos remete?

7) Qual é o nome da pintora?

8) Qual é o nome da técnica utilizada pela mesma?

Quer saber mais? Pesquise sobre NANQUIM, acessando pelo link https://historiaartearquitetura.com/2017/03/30/nanquim-introducao/

ATIVDADE Nº 02: LEITURA DE TEXTO E FRUIÇÃO DE OBRA DE ARTE 02 
Observe a obra logo abaixo e leia o texto.
La Gare – óleo sobre tela, 84,5 x 65 cm. (1925)

LEIA O TEXTO
Tarsila do Amaral
La Gare, 1925
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o "Grupo dos Cinco", que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do Movimento Modernista do país. “Esta obra é intitulada A GARE. A palavra francesa GARE significa estação de trem ou de metrô. Como um jogo de peças encaixadas, a tela A GARE reúne círculos coloridos, trilhos vagões, chaminés, postes, casas e árvores. Alguns elementos do quadro, como a chaminé e a lâmpada elétrica, por exemplo, sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da indústria, que é apresentada por meio da geometria das formas e do colorido festivo dessa estação.” 

ATIVIDADE Nº 03PRODUÇÃO DE DESENHO

Estimado aluno, você deve ter percebido que as duas obras são de Tarsila do Amaral, a mesma utiliza duas técnicas distintas: Nanquim e Pintura sobre tela. Ambas tem algo em comum, ou seja, expressam um momento da infância da artista. Agora quero lançar um desafio. Que tal você fazer um desenho sobre alguma memória de sua infância, por exemplo, a primeira vez que atravessou uma avenida, lembra como tudo era grande e perigoso? Peço que desenhe no seu caderno e depois envie se puder.
🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨

EDUCAÇÃO FÍSICA

Com a professora Danielle Batista
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
Hoje, vamos conhecer sobre as características das danças afro-brasileiras, certo? Você já ouviu falar sobre estes estilos de dança? E a sua história?

Fonte: Google Imagens

A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens, fatos históricos marcantes. Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando ao corpo, emoções e atitudes das pessoas daquele grupo. Eram também uma forma de valorização diante do grupo ou de si mesmos. Revelavam a intensidade do axé (energia) de cada um, de seu poder e capacidade de atuação. Trazidas ao Brasil, com a escravidão, encontraram nas senzalas e nos quilombos, espaço de resistência e afirmação cultural. 
Durante este século, a dança afro-brasileira, como toda cultura, foi se recriando através do tempo. Hoje, se mantém com uma expressão de características próprias bem marcantes. As danças brasileiras, assim como a raça brasileira, provêm das mesmas matrizes: europeia, africana e influências indígenas. Em algumas danças e manifestações folclóricas, já não se percebe mais as suas origens étnicas, criando danças ricas e exclusivamente originadas no Brasil.
Podem ser consideradas danças afro-brasileiras várias manifestações da nossa cultura popular: afoxé, samba de roda, dança do maculelê, reggae, samba-reggae, danças rituais e até mesmo o recente axé baiano. Também se destaca a dança afro-brasileira propriamente dita, criada a partir do cotidiano do negro africano. Representam momentos da vida diária da tribo africana - como a colheita, o corte da cana, a preparação da farinha, a caça ou a pesca - ou ritos e tradições, como a chegada de um rei, a coroação ou a morte. Agilidade e soltura de cabeça, ombros, braços, tronco e quadril são pontos em comum dos movimentos, que variam entre intensa energia, lentidão e sensualidade. Os joelhos flexionados e os pés marcando fortemente o ritmo mostram a ligação com a terra.

Na aula de hoje vamos conhecer uma das Danças consideradas Afro-Brasileiras: o Maculelê. Venha comigo embarcar nessa história, nessa cultura rica de aprendizado.

MACULELÊ

Fonte: Imagens Google

Antes de tudo, precisamos conhecer a história e sua origem. Então, vem comigo embarcar nesse universo de conhecimento. Clique no vídeo e venha ver o que eu tenho para te contar.
VIDEOAULA GRAVADO PELA PROFESSORA DANIELLE

Agora que a gente já conheceu a história do Maculelê suas lendas e suas curiosidades, vou testar o seu conhecimento a partir de tudo que foi falado no vídeo, ok? Vamos a nossa Atividade. 

ATIVIDADE NO CADERNO – PARE, PENSE E RESPONDA:
1) O que é o Maculelê? Descreva.

2)Qual a origem do Maculelê? Descreva.

3) O que conta o Maculelê através de suas danças e cânticos?

4) Qual a versão que sustenta todas as lendas apresentadas sobre a origem do Maculelê?

5)Observe as informações abaixo e marque V (para verdadeiro) ou F (para falso):
(    ) O instrumento fundamental no Maculelê é o atabaque 
(   ) Nos dias de hoje o Maculelê se mantém preservado graças à sua incorporação por grupos de capoeira
(   ) Na dança do Maculelê, além do coro os componentes batem os bastões no ritmo do atabaque que é tocado pelo mestre.
(    ) O instrumento fundamental no Maculelê é o berimbau 

6. Observe as informações e numere corretamente abaixo indicando a resposta correta:
[1] Origem do Maculelê
[2] Visual e figurino dos componentes do Maculelê
[3] Santo Amaro da Purificação no Estado da Bahia
[4] É formado um círculo em volta de uma pessoa, que representa o herói


(   ) vestidos de saia de sisal, sem camisa e com pinturas pelo corpo
(   )berço também da Capoeira
(   )Formação dos componentes do Maculelê, que representam a tribo rival
(   )Uns dizem que é africana, outros afirmam que ela tenha vindo dos índios brasileiros e há até quem diga que é uma mistura dos dois. 



MUITO BOM TÊ-LO/A AQUI, NOS VEMOS NA PRÓXIMA. TCHAU!

👋👋👋👋👋👋👋👋

LÍNGUA INGLESA

Coma a professora Iolanda Zunoeta
Hello students!
Na aula de hoje iremos revisar sobre as cores, vamos lá!
Fonte: https://youtu.be/F4cNXNrmn34

White: branco
Red: vermelho
Green:verde
Yellow: amarelo
Black:preto
Blue: azul
Brown: marrom
Purple: roxo
Pink: rosa
Orange: laranja

Agora vamos às atividades?
1) Primeiro você vai precisar de uma folha em branco para  realizar um desenho de uma linda borboleta. Depois que você desenhar com capricho você vai pintar nas cores conforme se pede no desenho abaixo. 
a) Vamos pintar com as cores pedidas: 

Fonte: Imagem do Google

2) Agora você vai construir em seu caderno a cruzadinha abaixo e escrever as cores em português.


POR HOJE É SÓ!
AGUARDAMOS VOCÊ NA PRÓXIMA AULA!
👍👍👍👍👋👋👋👋

Comentários